Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por L.S.S » 31/7/2012 21:48

Imagem
Elias Escreveu:tugadaytrader,

A compilação que fizeste está absolutamente espectacular!

:clap:




Imagem
Dom_Quixote Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Para recordar... Um Ano Atrás


:clap: :clap: :clap:

Já agora, o jorjito continua actual. :wink:




Imagem
rsacramento Escreveu:não posso deixar de dar os parabéns ao tugadaytrader


Um bem haja pelas vossas palavras... :)
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por rsacramento » 31/7/2012 21:21

não posso deixar de dar os parabéns ao tugadaytrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 31/7/2012 20:56

mercurius lusitani Escreveu:Já se estava a ver iam dizer isso... não me parece que quem invista curto se importe com essas brincadeiras, em princípio são pessoas que conhecem muito melhor os mercados e controlam bem os riscos, não são o normal forista que vem procurar informações e pedir opiniões ao Caldeirão... estou a tentar ter uma conversa séria... mas pronto, fiquem lá com as vossas brincadeiras, já disse o que tinha a dizer.


Mercurius, isso não é bem assim. Julgo que estás a descurar todas as ferramentas acessíveis que existem para os pequenos accionistas investiram do lado curto. Actualmente, dependendo dos títulos/mercados, podem ser uma data deles a estar disponíveis/acessíveis como warrants, cfd's, etf's, etc.

Há uns 15 anos atrás ainda poderia fazer algum sentido (pelo menos cá em Portugal, que era um mercado pouco sofisticado) mas hoje e especialmente tendo em conta a audiência do forum - onde a generalidade dos participantes já está familiarizada com os divesos produtos - não creio que o que dizes tenha grande validade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 31/7/2012 20:54

mercurius lusitani Escreveu:não me parece que quem invista curto se importe com essas brincadeiras, em princípio são pessoas que conhecem muito melhor os mercados e controlam bem os riscos


Isto não passa de uma suposição, apoiada num preconceito.

Olha eu posso dizer que quando comecei a abrir posições curtas não sabia bem o que estava a fazer e levei uma tareia da qual nunca mais me esqueci.

Hoje conheço muito melhor esse terreno, mas daí a presumir que todos os que se metem a shortar conhecem bem os mercados e controlam os riscos...

mercurius lusitani Escreveu:não são o normal forista que vem procurar informações e pedir opiniões ao Caldeirão... estou a tentar ter uma conversa séria... mas pronto, fiquem lá com as vossas brincadeiras, já disse o que tinha a dizer.


Mas ainda há pouco disseste que "Brincadeiras quando as pessoas estão a ganhar são aceitáveis."

Agora eu pergunto: como é que tu sabes quantas pessoas é que estão a ganhar e a perder para poder definir o momento em que as brincadeiras são ou não aceitáveis?

Se no próximo mês o BCP subir 100% para os 20 cêntimos já se pode brincar? Ou devemos ter respeito por quem comprou a 1 euro e está entalado? Será que é melhor esperar que volte aos 5 euros para termos a certeza que já estão todos a ganhar e aí sim podemos brincar? Será que só é aceitável brincar com acções que estejam em máximos de sempre e mesmo assim devemos pedir desculpa aos curtos entalados?

Nota para o artista: sim, era Elias turbo mode on. :P
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mercurius lusitani » 31/7/2012 20:46

Já se estava a ver iam dizer isso... não me parece que quem invista curto se importe com essas brincadeiras, em princípio são pessoas que conhecem muito melhor os mercados e controlam bem os riscos, não são o normal forista que vem procurar informações e pedir opiniões ao Caldeirão... estou a tentar ter uma conversa séria... mas pronto, fiquem lá com as vossas brincadeiras, já disse o que tinha a dizer.
 
Mensagens: 57
Registado: 16/1/2008 18:29
Localização: Montemuro

por Dom_Quixote » 31/7/2012 20:39

tugadaytrader Escreveu:Para recordar... Um Ano Atrás


:clap: :clap: :clap:

Já agora, o jorjito continua actual. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por artista_ » 31/7/2012 20:32

mercurius lusitani Escreveu:
Supermann Escreveu:Portanto tudo o que esteja direccionado para o lado longo são análises coerentes e como deve ser ...

Do lado curto já é "gozo, ridicularizar" etc.

Boas palas sem dúvida


Exactamente, porque há uma diferença importante, a que eu sou sensível, embora não esteja investido, e por isso chamei a atenção:

Brincadeiras quando as pessoas estão a ganhar são aceitáveis. Quando estão a perder, não.

Mas se calhar é uma questão de "estilo" pessoal.


Então quando as pessoas brincam com as subidas quem estiver curto pode levar a mal?! ou não? :roll:

PS: Eu também sou um tipo sensível! :oops:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 31/7/2012 20:31

mercurius lusitani Escreveu:Brincadeiras quando as pessoas estão a ganhar são aceitáveis. Quando estão a perder, não.


Tens noção que quando as acções sobem há muita gente que perde?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mercurius lusitani » 31/7/2012 20:23

Supermann Escreveu:Portanto tudo o que esteja direccionado para o lado longo são análises coerentes e como deve ser ...

Do lado curto já é "gozo, ridicularizar" etc.

Boas palas sem dúvida


Exactamente, porque há uma diferença importante, a que eu sou sensível, embora não esteja investido, e por isso chamei a atenção:

Brincadeiras quando as pessoas estão a ganhar são aceitáveis. Quando estão a perder, não.

Mas se calhar é uma questão de "estilo" pessoal.
 
Mensagens: 57
Registado: 16/1/2008 18:29
Localização: Montemuro

por artista_ » 31/7/2012 20:19

tugadaytrader Escreveu:Para recordar... Um Ano Atrás

nunesvito Escreveu:A pergunta é muito fácil. Tenho acções do BCP a 0,38 € e com a descida que tem vindo a acontecer não sei o que lhe fazer.Vocês o que fariam?



Imagem
artista Escreveu:Vender massivamente! :mrgreen: :mrgreen:



Como se pode ver quem me seguiu ganhou muito dinheiro! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 31/7/2012 20:19

tugadaytrader,

A compilação que fizeste está absolutamente espectacular!

:clap:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por L.S.S » 31/7/2012 20:16

Para recordar... Um Ano Atrás

nunesvito Escreveu:A pergunta é muito fácil. Tenho acções do BCP a 0,38 € e com a descida que tem vindo a acontecer não sei o que lhe fazer.Vocês o que fariam?



Imagem
artista Escreveu:Vender massivamente! :mrgreen: :mrgreen:


Imagem
AC Investor Blog Escreveu:Tá quieto e vai de férias....



Drecksack Escreveu:Nunca tomes decisões, nem nunca te deixes influenciar por coisas que lês em fóruns.


Imagem
Sr_SNiper Escreveu:Toda a gente passa por isso, na minha altura, fechei tudo, fiquei fora dos mercados 10 meses a pensar e a estudar os mercados e voltei novamente



Imagem
Trisquel Escreveu:Não sei o que fazia no teu caso, não entrava da forma que entraste, sem objectivos!


Imagem
JCS Escreveu:"The average man doesn't wish to be told that it is a bull or a bear market. What he desires is to be told specifically which particular stock to buy or sell. He wants to get something for nothing. He does not wish to work. He doesn't even wish to have to think."

Jesse Livermore (há cerca de 100 anos atrás)...


A mente humana não muda e isso faz com que os mercados nunca mudem também.

JCS


Imagem
Elias Escreveu:nunesvito, diz-me uma coisa: se neste momento não tivesses BCP e tivesses dinheiro para investir, comprarias aos preços actuais?



caracinha Escreveu:tenho 300k acçoes do bcp com media a 0,56 nao estou preocupado em nada :mrgreen:





prumus Escreveu:olha o meu conselho é que nao vendas...as acçoes no meu ponto de vista têem mais probablidades de subir agora do que descer...



jorjito Escreveu:tenham calma, houve uma altura em que entrei no bcp a 1.06€, apartir daí foi sempre a descer, tenho vindo sempre a adicionar para que as perdas fossem menores... e adivinhem... tou f0did0.


Imagem
Wallstreetrader Escreveu:Esquece-as ai por uns 2 ou se possível mais anos ;), se investirmos com um time muito mais alargado o retorno e estupidamente elevado.



Flecha Escreveu:O que hei-de fazer a 15.000€? devo comprar BCP?




Imagem
MAV8 Escreveu:Se houvesse receitas mágicas não estariamos aqui...
...Estavamos de férias no haiti, veneza, las vegas, new york... enfim estavamos todos ricos...
Já agora, quanto ao BCP, abri hoje posição. Das duas uma ou vai à falencia ou daqui a dez anos tenho uma grande rentabilidade nos titulos que comprei. (Claro que correspondem a uma pequena parcela da carteira).





Imagem
Las_Vegas Escreveu:
Aqui fica a minha opinião sincera:

Vendia.
Já tinha vendido.
Mas se por um acaso eu as mantivesse desde os 0,38 (causado por exemplo por um coma profundo até ao dia de hoje) vendia-a-as na próxima abertura ou mal conseguisse ligar o computador.






Para Acabar em Beleza... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ImagemImagem
AC Investor Blog Escreveu:
Elias Escreveu:- é retirado da bolsa devido a uma OPA


Aposto nesta hipotese numa prazo maximo de 3 meses, agora que é oficial a venda do negocio na Polónia.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por Supermann » 31/7/2012 19:45

Portanto tudo o que esteja direccionado para o lado longo são análises coerentes e como deve ser ...

Do lado curto já é "gozo, ridicularizar" etc.

Boas palas sem dúvida
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por mercurius lusitani » 31/7/2012 19:41

Carrancho, obrigado pelo resumo das minhas participações.

Fiquei contente por ver que me mantenho coerente perante a palha, gozos, etc, que abundam por este tópico do BCP, e mostram que, pouco que seja, sempre tentei contribuir construtivamente.

Claramente há pessoas que acreditam na acção, seja no curto prazo, seja no longo prazo, e que aqui procuram alguma informação.. brincar, ou melhor gozar, com as expectativas das pessoas não me parece correcto.

Como é óbvio, não é isso que faz cair ou subir o BCP, nunca pus essa hipótese sequer.

Tens razão que não contribuo muito, trabalho numa área diferente e isto não é a minha vida, sou apenas um curioso que vai lendo de vez em quando, mais do que negociando.

No entanto, como tu demonstras bem nos quotes que fizeste das minhas participações, deixei a minha opinião em cada altura (em 3 das 4 participações que aí meteste apresentei argumentos técnicos).

Se tive razão ou não nas participações há verões atrás, isso não me lembro. Falaciosamente expões as longas descidas do BCP, mas, como sabes Carrancho, mesmo o BCP, que desceu de 4.00 para 0.09, teve dias em que subiu. E as descidas também se negoceiam.

Vamos ver desta vez, como diz o cego. :wink:

p.s. "veja-mos" escreve-se "vejamos"
 
Mensagens: 57
Registado: 16/1/2008 18:29
Localização: Montemuro

por carrancho » 31/7/2012 19:05

mercurius lusitani Escreveu:ontem e hoje foram bons dias para o BCP, caudas longas e hoje fez um martelinho


Nada que mereça o teu reaparecimento ao fim de mais 1 ano, mas ainda bem. :wink:

mercurius lusitani Escreveu:vejo por aqui muito "bota-abaixo" e quase gozo pelas quedas e pasmaceira do BCP.. são pouco construtivas.


O pessoal aqui é descontraído e gosta de brincar, não vejo mal nenhum nem é isso que faz o bcp cair, quem não o perceber não devia sequer andar a investir em bolsa, seja no bcp ou noutro qualquer. Mas que há alguns que servem de indicador, lá isso há!!! :)

mercurius lusitani Escreveu:Se calhar faziam melhor em analisar o BCP com mais cuidadoÉ um banco fundamental do nosso sistema bancário, e uma acção que desperta paixões.. apesar da apatia actual, tem feito grandes movimentos para baixo e para cima, é uma acção com muito potencial para um trader.


Concordo, também acho que devias analisar o bcp com mais cuidado. Tem efectivamente feito grandes movimentos mas quase sempre a descer!!! :wink:

Por falar em participações pouco construtivas nos tópicos do bcp, tive curiosidade e fui ver a tua contribuição... pode-se dizer que és um grande indicador... contrário :lol: , vejamos:

Em 27/08/2010 com o bcp a 0,62€...

mercurius lusitani Escreveu:O BCP está com óptimo aspecto técnico. O suporte tem funcionado bem nos últimos dias e não deixou que as quedas lá fora atirassem com o BCP ao tapete, por isso acho que este pode ser um bom buy point.

Especialmente depois da quebra da resistência intraday dos últimos dias nos USA, os mercados lá fora também poderão ajudar nos próximos dias a impulsionar o BCP.


Em 27/07/2011 com o bcp a 0,32€...

mercurius lusitani Escreveu:xiiii tanta gente a condenar o banco! e a dizer que a venda do Millenium Polónia que pode salvar as contas é péssima e que o BCP vai todo pró galheiro..

...deve estar na altura de comprar


Em 16/08/2011 já a 0,27€...

mercurius lusitani Escreveu:
Elias Escreveu:
nunesvito Escreveu:Se eu soubesse ver uma boa acção dizia-vos para ganharmos todos.


nunesvito, o problema é exactamente este: tu estás à espera que alguém te diga em que acção deves investir. Queres peixe, sem aprender a pescar.

Sugiro que revejas a tua abordagem. Em lugar de tentares que alguém te diga qual é a acção que vai subir (ou seja em lugar de comprares o peixe), tenta antes perceber porque é que o participante A, B ou C acha que a acção X, Y ou Z vai descer (tenta aprender como é que se pesca).

Pegando no caso do BCP, por exemplo, eu sou da opinião que o BCP vai descer mais. Passo a explicar porque é que acho isto: a tendência vigente é descendente; a probabilidade de continuação da tendência é sempre maior que a probabilidade de inversão, logo é mais provável que venham aí novos mínimos do que o de haver uma inversão exactamente aqui. Quem seguiu esta linha de raciocínio ao longo dos últimos 4 anos acertou. Quem tentou apanhar a inversão, falhou (embora pelo caminho tenha havido uns ressaltos jeitosos). Claro que um dia a tão almejada inversão virá. Mas ninguém sabe quando por isso prefiro ir seguindo a tendência.

Pronto, esta é a minha opinião. Agora procura um participante que pense o contrário, que é para haver o contraditório. Depois de "ouvires" os argumentos dois lados podes começar a formar a tua opinião.

Espero que isto ajude :wink:


finalmente há alguém que dá uma resposta ao nunesvito... ao fim de 4 páginas... é impressionante

o que o nunesvito perguntou foi o que achavam que iria acontecer ao BCP, penso que não é difícil de perceber... mas levou com 3 páginas e meia de "treino de bancada": porque compraste? porque não vendeste, qual a acção, quais as razões porque compraste, etc, etc..

acho que este fórum tem este problema fundamental, é que pouca gente, honra lhe seja feita, diz "eu acho que vai subir/descer por isto ou aquilo".. e está cheio de treinadores a debitar frases feitas

isso, passo a presunção, já todos sabemos, e não tem arte nenhuma, vem nos livros... e depois cada um tem capacidade e experiÊncia para as aplicar ou não.

o que interessa é a interpretação do momento, é discutir é a situação em que as coisas estão.. e foi isso que o nunesvito perguntou, o que vai acontecer ao BCP?

se não tÊm a mínima ideia respondam que não têm a mínima ideia

eu, por exemplo, tenho pouca ideia do que pode acontecer, nunca fiz as contas, não sei quanto vale, não sei quanto são as dívidas, etc, outras coisas fundamentais, nao sei... e na AT não vejo suportes nem figuras relevantes.. é impressionante que tenha caído tanto, mas todos os dias me surpreende com mais quedas..

provavelmente comprar a 0.38 foi tão boa ideia como comprar agora, quem comprou na altura também provavelmente decide comprar/manter agora, é porque pode esperar e porque não lhe faz falta o dinheiro se o perder todo.. deve ser a situação do nunesvito... nesse sentido, eu se calhar agora esperava, para ver o que acontece, acho que os americanos podem ajudar... e o que te sei dizer
é que quanto mais ele cai mais provável é que esteja a chegar ao fundo e que inicie a recuperação, ou então que vá À falência.. mas como é óbvio eu não sei o que vai acontecer, é a minha "aposta", vale o que vale, tens que ter isso em consideração, e vai já tudo cair.me em cima, mas é melhor do que "conversa de bancada" sobre estratégias que não ajudam nada á questão em apreço

eu acho que os americanos consolidaram alguma coisa depois das quedas e que ultrapassando os 1200 podem iniciar uma recuperação boa.. agora se isso interessa para o BCP, não tenho ideia nenhuma, ele cai quando os outros caem e também quando os outros descem.. o mercado reagiu mal à ideia de venda do BCP Polónia, talvez os rumores de que há compradores tenham empurrado hoje ainda o BCP


E no dia seguinte (este foi um verão quente quanto ao teu contributo) :P

fica aqui um dos adágios "dos livros", para quem gosta de dar a táctica:

"quando toda a gente diz vende, é altura de comprar"



Já percebi que gostas de aparecer no verão e tens aquele dom, mas... nem um gráficozinho? Para quem tem tão poucas participações, com tão grande % de critica ao contributo dos outros, os teu comentários deviam ter um pouco mais de sumo, não?!? :roll:
Editado pela última vez por carrancho em 1/8/2012 0:23, num total de 2 vezes.
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por mercurius lusitani » 31/7/2012 16:57

ontem e hoje foram bons dias para o BCP, caudas longas e hoje fez um martelinho

vejo por aqui muito "bota-abaixo" e quase gozo pelas quedas e pasmaceira do BCP.. são pouco construtivas.

Se calhar faziam melhor em analisar o BCP com mais cuidadoÉ um banco fundamental do nosso sistema bancário, e uma acção que desperta paixões.. apesar da apatia actual, tem feito grandes movimentos para baixo e para cima, é uma acção com muito potencial para um trader.
 
Mensagens: 57
Registado: 16/1/2008 18:29
Localização: Montemuro

por srosa » 31/7/2012 16:37

Que grande fecho hoje da bolsa.. hum?
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

por artista_ » 30/7/2012 22:48

carrancho Escreveu:" Tu mama no te vai a reconecer!!!" :lol:


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

EDIT: Pensava que estava a escrever no tópico "Prá-descontra", só depois de submeter é que reparei que era o do BCP... ah pois, já é mais ou menos o mesmo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por carrancho » 30/7/2012 19:51

O bcp não sabemos bem se ainda necessita do amoniaco ou se já está morto!

Faz-me lembrar aquele gringo no Panamá, muita uva pouca parra, só promessas, e depois...

" Tu mama no te vai a reconecer!!!" :lol:


<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/IOghsSaRaYQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por pvg80713 » 30/7/2012 19:22

Elias Escreveu:
pvg80713 Escreveu:para mim, o Sócrates, foi o principal responsavel pela ruina do BCP.
mesmo o Berardo foi apenas um figurante...


qual foi o papel do Sócrates não sei, mas sempre achei muito estranha aquela ida do CSF da Caixa para o BCP...



o papel do Sócrates foi : lá meter o Vara, emprestar dinheiro ao Berardo e comprar dívida Grega à maluca.
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por MarcoAntonio » 30/7/2012 18:07

Visitante57, uma resposta mais torta toda a gente dá, acontece a todos.

O que não é normal é o tom sistematicamente abrasivo com que escreves, atacando/criticando todos de forma indiscriminada: não tem justificação e não é bem vindo e por isso convido-te a repensares essa forma de estar.

E sim, aconteceu comigo no primeiro post que troquei contigo onde não tive para contigo a mínima incorrecção (nem tão pouco tinha cometido o mínimo lapso). A observação que deixei não teve nada de inútil, servia precisamente para tu instrospectivamente analisares que estás a estender a agressividade a todos a torto e a direito...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Visitante57 » 30/7/2012 17:45

MarcoAntonio Escreveu:Visitante57, porque é que os teus posts estão carregados de provocações? Ainda ontem me dirigiste um post todo implicativo na primeira troca de posts e sem existir qualquer razão para tal (além de que as tuas implicações não tinha qualquer substância)?

Este é um espaço de debate e é normal que as pessoas discordem. Até aí, tudo bem.

O que já não é normal é o tom "impertinente" ou de subtilezas de agressividade a torto e a direito. Não é normal nem é bem-vindo, devo dizer, uma vez que só serve para criar atritos desnecessários!


Este último post dirigido ao Elias é um perfeito exemplo do que eu estou a falar.


Eu detesto assumir o papel de queixinhas, e como tal não o vou fazer. Mas é claro que depois de ter sido chamado muito elegantemente de "ignorante" por não responder a uma pergunta absurda (sem que eu acusasse a pessoa de fazer perguntas absurdas), e de ser tratado como um "tipo" quando alguém escreveu mais ou menos "Há tipos que nem a levar cortes blá blá blá)" com uma muito elegante sugestão para outro forista não perder tempo comigo... obviamente que não gostei da experiência e reagi com o mesmo grau de baixeza. Apenas não fui elegante, porque nestas coisas ser elegante é assumir papel de politico aldrabão.

Como o administrador do espaço dá-me um "puxão de orelhas" por causa das minhas subtilezas e supostas provocações, enquanto me atira com a simpatica, subjetiva e inutil referência "além de que as tuas implicações não tinha qualquer substância", declaro publicamente que percebi e mensagem e o assunto está encerrado para mim.
 
Mensagens: 89
Registado: 3/7/2012 18:56

por Elias » 30/7/2012 17:24

pvg80713 Escreveu:para mim, o Sócrates, foi o principal responsavel pela ruina do BCP.
mesmo o Berardo foi apenas um figurante...


qual foi o papel do Sócrates não sei, mas sempre achei muito estranha aquela ida do CSF da Caixa para o BCP...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por pvg80713 » 30/7/2012 17:22

Elias Escreveu:
"Sócrates precisava de bancos obedientes e dóceis"

Filipe Pinhal usou ainda o tempo que lhe foi dado para falar pela juíza que conduz o processo para dar ao tribunal a sua leitura de uma conjuntura política e económica. De acordo com o ex-presidente do BCP, o governo de José Sócrates "iniciava em 2007 a sua política keynesiana [de investimento público] - TGV, novo aeroporto, terceira travessia do Tejo - e precisava de bancos obedientes e dóceis".

O governo socialista contava com a Caixa Geral de Depósitos e o BES, na opinião de Filipe Pinhal, mas não com o BPI, que era dominado pelos espanhóis do La Caixa e pelo banco brasileiro Itaú, assim como também não controlava o BCP, "que tinha uma base acionista muito dispersa". "Não seria fácil abanar o BCP e foi o que foi feito",
afirmou ao tribunal.

Nesta estratégia, acusou Pinhal, colaboraram ativamente "pessoas devedoras umas das outras", "íntimas", em dois "pilares" distintos: governo e Caixa Geral dos Depósitos. No Governo, Pinhal distinguiu José Sócrates, Fernando Teixeira dos Santos, então ministro das Finanças, e Carlos Pina, ex-secretário de Estado do Tesouro; na CGD, o ex-presidente do BCP identificou Carlos Santos Ferreira e Armando Vara.

Finalmente, "estes dois pilares contavam com um candidato a agitador, Joe Berardo", com quem o Governo tinha feito um acordo que "ninguém percebeu", o da instalação da coleção Berardo no Centro Cultural de Belém, afirmou Filipe Pinhal.


http://economico.sapo.pt/noticias/socra ... 49393.html



para mim, o Sócrates, foi o principal responsavel pela ruina do BCP.
mesmo o Berardo foi apenas um figurante...
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por Visitante57 » 30/7/2012 17:20

Elias Escreveu:Relativamente aos trades que enumeras, não tenho razão para duvidar dos números que apresentas, mas a minha interpretação para os teus ganhos é um bocadinho diferente da tua.


Por mim o carissimo pode duvidar á vontade, sabe que isso nem é o mais importante para o que estava a ser discutido. O importante é que há quem compre por sugestão, e os gestores de conta são eximios a sugerir ações que as pessoas compram pela simples sugestão. Eu apenas dei o exemplo que melhor conheço.

A sua interpretação de ganhos é diferente da minha por uma simples razão: Não faço análise técnica nem vivo disto. Como tal não preciso de estar sempre 100% em cima do mercado para saber o que comprar e o que vender (Não preciso nem a minha vida profissional me permite), pelo que posso passar um ano sem mexer em ações (já o fiz mais que uma vez) e olho para as compras que faço em função de questões fundamentais, o que tem as suas desvantagens.

É importante que as pessoas que andam por aqui entendam que nem toda a gente tem os mesmos objetivos, nem o mesmo grau de conhecimento, nem a mesma estrategia. A estrategia de alguns até pode ser vista como ridicula aos olhos da de outros, mas é a de cada um e cada um recebe do mercado aquilo para que trabalhou e teve sorte ou azar.

Relativamente à sorte, como este topico é para falar do BCP acho que é melhor não começar uma discussão sobre a dita.
 
Mensagens: 89
Registado: 3/7/2012 18:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2, VALHALLA e 437 visitantes
cron