Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 10/1/2017 10:27

leão2 Escreveu:Eu vem disse que as quatro casas decimais não foram deixado por acaso, era para voltar aos cêntimos.
As 193/1 que NA queria converter, também não foi por acaso, se os acionistas estivessem atentos a estes pequenos pormenores, viam que esta cotada ia descer, descer, descer.



Portanto deves ter entrado curto com força desde essa altura não? Tanta inteligência e perspicácia
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por leão2 » 10/1/2017 9:46

NA bem queria transformar 193/1 para elas não virem outra vez a cêntimos, agora outra vez vem a cêntimos, ja não podem ir para índice, que imagem da este BCP.
 
Mensagens: 241
Registado: 15/6/2015 16:52

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 10/1/2017 8:29

"Dividindo este valor pelo número de acções após a conclusão da operação (15.113.989.952), o valor teórico da acção do BCP pós aumento de capital e destaque dos direitos é de 0,1532 euros."

"Tendo em conta a actual cotação do BCP (fecho de segunda-feira, 9 de Janeiro), cada direito do BCP apresenta um valor teórico de 0,888 euros"

"Se nessa altura a cotação do BCP for a actual (1,0412 euros), o valor da acção ajustará para 0,1532 euros e em troca os accionistas recebem um direito que nessa altura terá um valor teórico de 0,888 euros."

"Os números do aumento de capital do BCP

Novas acções a emitir: 14.169.365.580
Acções após aumento e capital: 15.113.989.952
Preço do aumento de capital : 9,4 cêntimos por acção
Encaixe com aumento de capital: 1,33 mil milhões de euros
Preço teórico da acção após aumento de capital: 15,32 cêntimos*
Desconto face ao preço teórico da acção: 38,6%
Desconto face ao preço da acção: 90%
Preço teórico dos direitos: 88,8 cêntimos*
Valor de mercado do BCP pós aumento de capital: 2,315 mil milhões de euros"

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais


E após AC lá deve voltar a acção aos poucos centimos :mrgreen:
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 10/1/2017 10:32, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 10/1/2017 2:44

Não estou certo se essas regras ainda estão em vigor. A forma como os Direitos são contabilizados em termos fiscais já mudou ao longo do tempo, se ainda são considerados como uma mais valia e adquiridos a custo zero, bom essa regra é, simplesmente posto, um pequeno "assalto" feito pelo fisco.

Mas é fácil contorná-lo: a solução mais simples é vender todas as acções antes do fecho da sessão (em que se atribui os direitos) e usar o valor da venda para recomprar as acções na abertura da sessão seguinte (na sessão de ex-direitos).

Desta forma, não há direitos nem as pseudo mais valias e assim o fisco já não cobra o que não deve.


O resultado é o mesmo do que disse anteriormente. Para este investidor, é como se não tivesse existido AC, apenas um stock-split. Para ele continua tudo na mesma: o mesmo montante investido, a mesma exposição às subidas e descidos e o mesmo potencial de perda adicional ou de recuperação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Dr Tretas » 10/1/2017 2:34

pUbLIS Escreveu:Para quem fala na hipótese de vender os direitos e utilizar o montante que resulta dessa operação para comprar novas ações...

... não se estão a esquecer que a venda de direitos é tributável em 28% na totalidade do montante?

Se bem me recordo, venda de direitos resulta numa mais valia de 100% do montante conseguido.
Portanto se vendem 10.000€ de direitos, 2.800€ vão direitos para o cofres de estado.
Os restantes 7.200€ podem re-investir na cotada.

Portanto nessa jogada, se não estou a ver mal a coisa, perdem automaticamente 28% (sem contar com tudo o resto).

Abraço


Portanto, o melhor é vender as acções, que após o destaque dos direitos vão perder a maior parte do valor, gerando menos-valias, que assim já dão para cobrir a venda de parte dos direitos.
Depois é exercer os direitos que restam.

Penso que o resultado final será semelhante, mas fiscalmente mais favorável.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 10/1/2017 2:28

A Sonangol tem 14,87 % do capital social do BCP.

Para se fazer ideia da enorme diluição a que o próximo aumento de capital do BCP sujeita os atuais acionistas, caso não acompanhem este aumento de capital, vamos supor, meramente, como hipótese de trabalho, que a Sonangol não acompanha esse aumento de capital.

O capital social do BCP é, presentemente, representado por 944.624.372 ações.

Detendo a Sonangol, atualmente, 14,87 % do BCP, ela terá cerca de:

14,87 % x 944.624.372 ações = 140.465.644 ações

O aumento de capital do BCP, ontem anunciado, prevê a subscrição de 14.169.365.580 ações (15 x 944.624.372 ações), que adicionadas às que atualmente representam o capital social do BCP, 944.624.372 ações, fará com que o capital social do BCP, futuramente, seja representado por 15.113.989.952 ações.

Assim, a Sonangol, caso não subscrevesse o próximo aumento de capital do BCP, ficaria, futuramente, apenas com:

140.465.644 : 15.113.989.952, aproximadamente, 9,29 % do capital social do BCP!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por leão2 » 10/1/2017 2:19

Eu vem disse que as quatro casas decimais não foram deixado por acaso, era para voltar aos cêntimos.
As 193/1 que NA queria converter, também não foi por acaso, se os acionistas estivessem atentos a estes pequenos pormenores, viam que esta cotada ia descer, descer, descer.
 
Mensagens: 241
Registado: 15/6/2015 16:52

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 10/1/2017 2:11

Essas contas não fazem sentido. É por isso que eu insisto para as pessoas lerem o FAQ pois é óbvio que não é claro para elas o que esse tal "desconto" (que não é desconto nenhum) representa nem como se processam os passos do aumento de capital. E isto ocorre em todos os AC's.

Para já o BCP não tem porque subir ou descer ou ajustar ou descontar. Vai continuar para já a variar como varia o resto do tempo. Se descer é porque o mercado "não gosta" do AC mas não há nenhumas contas a fazer quanto a isso, a opinião do mercado não segue nenhuma formula.


No dia de ex-direitos - que ainda não se sabe quando é e muito menos se sabe a quanto o BCP irá estar a cotar na véspera - irá ocorrer um ajuste técnico devido ao destaque dos direitos. Pode-se "exemplificar" com os valores de hoje mas é apenas isso, um exemplo. Um exercício.

E vou esclarecer de novo: o "desconto" que se fartam de referir é meramente o diferencial entre o preço novo pós ajuste e o valor de subscrição das acções novas. Este diferencial tem relevância virtualmente nula.

Como o valor de subscrição não representa o custo real dessas acções, dado que é necessário utilizar direitos que de uma forma ou de outra custam dinheiro (salvo as obtidas via rateio, que são uma insignificância), aquele suposto "desconto" significa muito menos do que se tende a supor. Na prática é desconto coisa nenhuma, é uma diferença entre preços que se paga via direitos e que no fim de contas, bem se vê, só serve para confundir. Quem for ao AC deve sempre contudo candidatar-se ao rateio, onde obtêm uma "meia dúzia" de acções, essas sim, a desconto.

Ainda, este "desconto" não faz a cotação descer, nem subir. Esse tal de "desconto" é um efeito, um "resultado cosmético" das condições estabelecidas para o AC e dependente das cotações à data. Um efeito, não uma causa.

Por cosmético, quer-se dizer que se podiam ter escolhido outros pares de valores (subscrição e número de acções) para o mesmíssimo montante, o valor do pseudo-desconto era totalmente diferente e a salada era a mesma. Não mudaria nada, só a aparência.

Se quiserem entender melhor, sugiro pela enésima vez que leiam o FAQ que escrevi para o AC de 2012. Entendendo para um AC, entendem para todos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pepe7 » 10/1/2017 2:01

Thoth Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:"Novas acções do BCP serão vendidas a 9,4 cêntimos
O BCP vai aumentar o capital em 1.300 milhões de euros. Cada novo título vai ser vendido a 9,4 cêntimos. Operação está garantida pela Fosun e por um consórcio de bancos internacionais e deve estar concluída a 2 de Fevereiro."

"Tendo em conta a cotação de fecho de hoje, o preço das novas acções do BCP corresponde a um desconto de 90%. No entanto, tendo em conta o valor teórico dos títulos após o aumento de capital e o facto de cada uma das actuais acções dar direito a subscrever 15 novos títulos, o desconto é de 38,6%."

"O aumento de capital terá início a 19 de Janeiro e deve terminar a 2 de Fevereiro."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... taquesTopo


Com o desconto e considerando o preço de hoje lá vai ela para os 0,6393?

Cumprimentos e bons negócios


Thoth,
Não sei se essa conta está bem feita (até parece-me que não, tb não me vou dar a essa trabalho pois estou fora e sem interesse em ir AC).
Mas é curioso +- esse valor, tendo em conta uma AT feita por mim, em meados de novembro :P , da formação de um triângulo descente (apesar não ser perfeito, mas... :arrow: ).
Com o anuncia do AC, penso que devemos colocar a AT do BCP de parte durante o decorrer do mesmo.
E estar atento ao que vai acontecer após o AC em termos de gráfico.

viewtopic.php?f=3&t=80331&p=1259152#p1259152

viewtopic.php?f=3&t=80331&p=1263904#p1263904
Anexos
B.COM.PORTUGUES2.png
B.COM.PORTUGUES2.png (48.21 KiB) Visualizado 7616 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Polahvski » 10/1/2017 2:00

ativo Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Polahvski Escreveu:Pela minha parte vou fazer o que o Marco Antônio sugeriu. Vender os direitos e comprar acções. Para mim toda esta operação não tem nada de mais, uma vez que o mercado encarrega se de ajustar os valores, só há uma questão que não entendo "e por isso estou fora". A questão é porque é que há pouco tempo se fez um reverse stock split de 75 para 1 e agora se faz uma aumento de capital de 1 para 15. Há aqui qq coisa que não bate certo para mim. Cumprimentos.


Parece que se arrependeram do reverse stock split e decidiram por tudo com estava antes, o BCP nos centimozinhos. Tal com dizes, efectivamente este AC irá reverter o efeito desse reverse stock-split. Coisas da nossa Bolsa...

:lol:

O "reverse stock split" foi feito, como referi em tempos, para dar "folga" ao valor de cotação do BCP, com vista à realização pelo BCP de um grande aumento de capital, o qual, incluindo o aumento de capital subscrito pela Fosun, é de 1500 milhões de euros!!!

Imagine-se qual seria o preço de subscrição de cada ação do BCP no próximo aumento de capital do BCP, no montante de 1300 milhões de euros, se não tivesse sido feito um "reverse stock split" anteriormente. :lol:


Ativo, eu não estou contra o reverse stock split, estou é contra os 9 cêntimos e contra o facto de cada direito dar direito a comprar 15 ações. Se fizessem cada direito dava para comprar 3 ações a 45 cêntimos faziam o mesmo valor e ficavam no final com menos ações e a mesma capitalização bolsista. Acho eu.
 
Mensagens: 45
Registado: 20/5/2014 20:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 10/1/2017 1:59

O capital social do BCP é, presentemente, representado por 944.624.372 ações.

O aumento de capital do BCP, ontem anunciado, prevê a subscrição de 14.169.365.580 ações (15 x 944.624.372 ações), que adicionadas às que atualmente representam o capital social do BCP, 944.624.372 ações, fará com que o capital social do BCP, futuramente, seja representado por 15.113.989.952 ações.

A Fosun detém:

944.624.372 ações (número atual de ações representativas do capital social do BCP) - 787.186.977 ações (número de ações representativas do capital social do BCP antes do aumento de capital subscrito pela Fosun) = 157.437.395

Se a Fosun utilizar todos os seus direitos de subscrição no aumento de capital, ontem anunciado, poderá subscrever 15 x 157.437.395 ações = 2.361.560.925 ações

Ficaria, então, com:

157.437.395 + 2.361.560.925 = 2.518.998.320 ações, o que lhe conferiria, aproximadamente, 16,7 % (2.518.998.320: 15.113.989.952) do BCP.

A Fosun está disposta a subscrever até 31 % do próximo aumento de capital do BCP.

A Fosun dipõe-se, portanto a subscrever:

31 % x 14.169.365.580 (novas ações a emitir em resultado do próximo aumento de capital do BCP) = 4.392.503.330 ações

Este número de ações, 4.392.503.330, conferiria à Fosun, 29,0625 % (4.392.503.330 : 15.113.989.952) do BCP.

A Fosun parece que está disposta a gastar cerca de 400 milhões de euros no próximo aumento de capital do BCP.

Ora, para subscrever 4.392.503.330 ações a Fosun teria que gastar:

4.392.503.330 x 0,094 euro = 412.895.313 euros, mais a despesa com compra de direitos de subscrição para adquirir 2.030.942.405 ações (4.392.503.330 - 2.361.560.925 ações, que pode subscrever utilizando os direitos de subscrição conferidos pelas ações que atualmente detém).
Editado pela última vez por Ativo em 10/1/2017 2:01, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 10/1/2017 1:36

TUGA1010 Escreveu:Boas noites a todos,

Desculpem a pergunta de alguém um pouco ingénuo nestas andanças de Aumentos de Capital, mas, não querendo ultrapassar as duvidas da maioria dos participantes, gostaria de saber se existe data para aquisição de ações que deem direito a subscrever no aumento de capital as condições hoje conhecidas....

Obrigado


Tudo o que é preciso para receber direitos é deter acções no fecho da sessão imediatamente anterior à sessão de ex-direitos / ex-rights / destaque dos direitos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TUGA1010 » 10/1/2017 1:26

Boas noites a todos,

Desculpem a pergunta de alguém um pouco ingénuo nestas andanças de Aumentos de Capital, mas, não querendo ultrapassar as duvidas da maioria dos participantes, gostaria de saber se existe data para aquisição de ações que deem direito a subscrever no aumento de capital as condições hoje conhecidas....

Obrigado
 
Mensagens: 63
Registado: 13/12/2015 2:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 10/1/2017 0:59

MarcoAntonio Escreveu:
Polahvski Escreveu:Pela minha parte vou fazer o que o Marco Antônio sugeriu. Vender os direitos e comprar acções. Para mim toda esta operação não tem nada de mais, uma vez que o mercado encarrega se de ajustar os valores, só há uma questão que não entendo "e por isso estou fora". A questão é porque é que há pouco tempo se fez um reverse stock split de 75 para 1 e agora se faz uma aumento de capital de 1 para 15. Há aqui qq coisa que não bate certo para mim. Cumprimentos.


Parece que se arrependeram do reverse stock split e decidiram por tudo com estava antes, o BCP nos centimozinhos. Tal com dizes, efectivamente este AC irá reverter o efeito desse reverse stock-split. Coisas da nossa Bolsa...

:lol:

O "reverse stock split" foi feito, como referi em tempos, para dar "folga" ao valor de cotação do BCP, com vista à realização pelo BCP de um grande aumento de capital, o qual, incluindo o aumento de capital subscrito pela Fosun, é de 1500 milhões de euros!!!

Imagine-se qual seria o preço de subscrição de cada ação do BCP no próximo aumento de capital do BCP, no montante de 1300 milhões de euros, se não tivesse sido feito um "reverse stock split" anteriormente. :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Mendix » 10/1/2017 0:59

A ver se eu entendo isto.

Fizeram o Reverse Split com o pretexto de acabar com o valor da açao a cotar em Cents e que dava mau aspecto e o bla bla bla que ja todos conhecem.
E agora vao voltar a colocar a açao a cotar a cents....

É isto ou esta-me a escapar alguma coisa ???

É impressao minha ou nem no Faroeste se roubava tanto assim???
Editado pela última vez por Mendix em 10/1/2017 1:04, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 79
Registado: 3/3/2015 1:20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 10/1/2017 0:59

MarcoAntonio Escreveu:
NaoSei Escreveu:não será: ( 15 x 0,094) =1,41 que a açao actual de 1,045 nos dá ?? ou seja 1,41 que uma acao dá mas só custou hoje 1,045....desconto de 38,5%


Estes cálculos estão incorrectos. Já está explicado acima (e mais informação em links) o que é o desconto (que não é desconto nenhum) e como se chega aos 38.5%. Não é preciso tentar adivinhar...

:wink:

ok obrigado
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Punitor » 10/1/2017 0:45

As acções do Banco Comercial Português deverão estar sob pressão na sessão desta terça-feira, 10 de Janeiro, com os investidores a reflectirem na negociação dos títulos a informação sobre o aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros.

Os títulos fecharam esta segunda-feira nos 1,0412 euros e deverão agora reflectir o desconto que será aplicado no aumento de capital. As novas acções serão emitidas a 9,4 cêntimos cada uma, o que representa um desconto de 90% face à última cotação.

Desconto de 38,6%

Tendo em conta o valor teórico dos títulos após o aumento de capital (cada acção dá o direito a subscrever 15 novos títulos), o desconto é de 38,6%, sendo que deverá servir de barómetro para a abertura das acções esta terça-feira.

Por cada acção que detêm actualmente, os accionistas vão receber um direito, que por sua vez garante a subscrição de 15 novas acções, mediante o pagamento de 9,4 cêntimos por cada uma.

Somando o encaixe com o aumento de capital (1,33 mil milhões de euros), à capitalização bolsista actual (983,5 milhões de euros), o BCP apresenta um valor de mercado pós-aumento de capital de 2,315 mil milhões de euros. Dividindo este valor pelo número de acções após a conclusão da operação (15.113.989.952), o valor teórico da acção do BCP pós aumento de capital e destaque dos direitos é de 0,1532 euros.

Tendo em conta a actual cotação do BCP (fecho de segunda-feira, 9 de Janeiro), cada direito do BCP apresenta um valor teórico de 0,888 euros. Este valor corresponde à diferença entre a cotação actual e a cotação teórica pós destaque dos direitos. Pode também ser encontrado multiplicando 15 (número de acções que cada direito permite subscrever) pela diferença entre o preço teórico da acção pós destaque dos direitos (0,1532 euros) e o preço do aumento de capital (0,094 euros).

Contudo, este valor teórico dos direitos é nesta altura apenas uma referência, pois vai variar em função da evolução da cotação das acções.

Ajuste técnico das acções ainda sem data

Apesar de já ter anunciado a realização do aumento de capital, não há ainda datas para as várias etapas do aumento de capital. Quando a operação arrancar oficialmente haverá lugar ao destaque dos direitos, sendo que nessa altura as acções vão sofrer um ajuste técnico em bolsa.

Se nessa altura a cotação do BCP for a actual (1,0412 euros), o valor da acção ajustará para 0,1532 euros e em troca os accionistas recebem um direito que nessa altura terá um valor teórico de 0,888 euros.

Contudo será pouco provável que quando acontecer o ajuste técnico nas acções estas apresentem uma cotação idêntica à actual, uma vez que já esta terça-feira os títulos deverão reflectir o desconto de 38% que foi aplicado na operação.

É pelo menos este o comportamento habitual das acções de empresas nas sessões posteriores aos anúncios de aumento de capital, com os investidores a posicionarem-se nos títulos reflectindo já a informação referente à operação.

Os números do aumento de capital do BCP

Novas acções a emitir: 14.169.365.580
Acções após aumento e capital: 15.113.989.952
Preço do aumento de capital : 9,4 cêntimos por acção
Encaixe com aumento de capital: 1,33 mil milhões de euros
Preço teórico da acção após aumento de capital: 15,32 cêntimos*
Desconto face ao preço teórico da acção: 38,6%
Desconto face ao preço da acção: 90%
Preço teórico dos direitos: 88,8 cêntimos*
Valor de mercado do BCP pós aumento de capital: 2,315 mil milhões de euros

*Tem em conta cotação de fecho do dia de anúncio do aumento de capital, nos 1,0412 euros
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por passivo » 10/1/2017 0:44

 
Mensagens: 58
Registado: 1/12/2016 23:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pUbLIS » 10/1/2017 0:43

Para quem fala na hipótese de vender os direitos e utilizar o montante que resulta dessa operação para comprar novas ações...

... não se estão a esquecer que a venda de direitos é tributável em 28% na totalidade do montante?

Se bem me recordo, venda de direitos resulta numa mais valia de 100% do montante conseguido.
Portanto se vendem 10.000€ de direitos, 2.800€ vão direitos para o cofres de estado.
Os restantes 7.200€ podem re-investir na cotada.

Portanto nessa jogada, se não estou a ver mal a coisa, perdem automaticamente 28% (sem contar com tudo o resto).

Abraço
 
Mensagens: 27
Registado: 28/6/2014 15:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 10/1/2017 0:39

jorgeacampino Escreveu:Obrigado Marco, eu ja tenho o teu link nos favoritos para ler com calma, neste momento ando um pouco á deriva ainda a abosorver a informação que chega. Peço desculpa pelo Spam.

cumprimentos, jorge


Os valores agora são diferentes, claro. Mas o que acontece às acções, o que se pode fazer com os direitos, o que é isso do "desconto", etc, etc, está tudo lá explicado e funciona para aquele, para este e para praticamente qualquer AC.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pepe7 » 10/1/2017 0:39

Turtle Trader Escreveu:Este BCP é mesmo um poço sem fundo !


Caro Turtle Trader,
Isso nunca se sabe, espero que não seja um "BES" (em que a maior parte de "nós" nunca imaginou /acreditou que seria possível estourar...mas o que é certo é que estourou mesmo para os accionistas, e "desgraçou" muitos deles, em especial os pequenos accionistas). Não quer dizer que vai acontecer o mesmo ao BCP (mas nunca sabemos...), sabemos sim, exceto nas subidas de 2012...e após a inversão dessa tendência (para bear market) e o anterior AC, para quem tem entrado contra a tendência e a fazer tipo preço médios, tem sido um derreter de dinheiro...em que muitos foram alertados para tal aqui no caldeirão, infelizmente nunca deram ouvidos a essas pessoas, agora para recuperar o perdido, imagino que tem que subir brutais %, tipo aos 100%.
A noticia de hoje já deveria ter acontecido há muito tempo para bem do BCP, accionistas, etc...O mercado não perdoa, foi duro para com BCP e seus accionistas.
Apesar de paradoxal, não deixa de ser uma noticia positiva para o mercado, acabou-se o "dilema" (apesar do AC pelo que se falou aqui, ser praticamente inevitável).
O que vai acontecer ao BCP "amanha", não sabemos (apesar de ter AT para ele, que vou colocar novamente a seguir).
O que posso dizer agora sobre BCP?! Para quem está fora é continuar bem fora até que um dia o BCP inverta a tendência (pois um dia isso certamente vai acontecer, a não ser que aconteça algo género como "BES", vamos "acreditar" que tal não aconteça para bem de "todos" e de País).
Para quem esta dentro (posições longos), ou continua com as perdas (posição) e reforça (não vendendo os direitos) e comprando mais acções novas (fazer tipo preço médio), ou vende os direito e continua a com a mesma posição (numero de acções) ou fecha a posição toda agora, esquece o AC e assume as perdas.
Sinceramente apesar de estar fora, não sei o que dizer....É complicado para quem vem com perdas brutais, pois recuperar o dinheiro investido é ainda mais complicado. O melhor mesmo no mercado, é estar do lado da tendência primaria.
Não gosto de fazer futurologia, mas se calhar agora o pessimismo no BCP, vai ser ainda maior, que se calhar após o AC, pode vir ai uma inversão...Mas isso nunca me faria entrar agora no BCP (nunca), mas se inverter após o AC por exemplo, se tiver que entrar entro...nem que para muitos como tu, achem "Este BCP é mesmo um poço sem fundo" :wink:
Lamento por aqueles que tem muitas perdas, sim, mas os avisos aqui no CB foram muitos, apesar ultimamente não acompanhar tanto o forum.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 10/1/2017 0:37

Polahvski Escreveu:Pela minha parte vou fazer o que o Marco Antônio sugeriu. Vender os direitos e comprar acções. Para mim toda esta operação não tem nada de mais, uma vez que o mercado encarrega se de ajustar os valores, só há uma questão que não entendo "e por isso estou fora". A questão é porque é que há pouco tempo se fez um reverse stock split de 75 para 1 e agora se faz uma aumento de capital de 1 para 15. Há aqui qq coisa que não bate certo para mim. Cumprimentos.


Parece que se arrependeram do reverse stock split e decidiram por tudo com estava antes, o BCP nos centimozinhos. Tal com dizes, efectivamente este AC irá reverter o efeito desse reverse stock-split. Coisas da nossa Bolsa...

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 10/1/2017 0:36

frosasantos Escreveu:Portanto um actual accionista (recente, mas actual) define o valor de um AC e com quanto quer ficar após esse AC, e os restantes nada sabem até hoje (tirando especulações)e fazem vénias. Para os grandes ha certezas há meses, para o resto ha especulação. É isso? E no passa nada? Jesus que sou mesmo tenrinho nisto.


Apesar das ilusões que cada um pode ter perante estas notícias, a verdade é que os accionistas estão todos nas mesmas condições. Todos vão receber os direitos e todos podem comprar mais ou menos do que os direitos atribuidos a cada um (quanto aos valores é tudo cosmética, o que interessa é o montante do AC, para cada montante pode-se escolher basicamente o valor que se quiser para as acções, é tudo mera cosmética).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Polahvski » 10/1/2017 0:35

Pela minha parte vou fazer o que o Marco Antônio sugeriu. Vender os direitos e comprar acções. Para mim toda esta operação não tem nada de mais, uma vez que o mercado encarrega se de ajustar os valores, só há uma questão que não entendo "e por isso estou fora". A questão é porque é que há pouco tempo se fez um reverse stock split de 75 para 1 e agora se faz uma aumento de capital de 1 para 15. Há aqui qq coisa que não bate certo para mim. Cumprimentos.
 
Mensagens: 45
Registado: 20/5/2014 20:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jorgeacampino » 10/1/2017 0:34

Obrigado Marco, eu ja tenho o teu link nos favoritos para ler com calma, neste momento ando um pouco á deriva ainda a abosorver a informação que chega. Peço desculpa pelo Spam.

cumprimentos, jorge
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 15/12/2015 7:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferry63, GamesOver, novato, Nuno V e 276 visitantes