Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por bolsifer » 14/2/2014 14:18

Olá MAV8!

Interessante esse teu gráfico.

Prolongando essas tuas linhas de suporte azul e a verde, teremos uma interseção das mesmas lá para finais de abril, inícios de maio com uma cotação de aprox. 0,1450. Será que isto a nível de AT quer dizer alguma coisa ou é pura especulação/ficção?! :-k
"Investir é entrar no domínio da incerteza..."
Bons investimentos,
bolsifer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 25/1/2014 0:29

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por onlyson » 14/2/2014 14:09

Bom dia

Qual será neste momento um bom valor de entrada, o Suporte já subiu dos antigos 0,1620 ?

Qual é a vossa opinião
 
Mensagens: 9
Registado: 5/2/2014 13:29

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 14/2/2014 12:52

Mav8 essa tua DSMA, não é de longo prazo? nao deveria ser 25 e 75?
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por yaya » 14/2/2014 12:41

Resultados 2013 de BES vs BCP

BES:
resultado com variação homóloga descendente (de lucro a prejuízo)
rácio Core Tier I manteve-se nos 10,6% (BdP)
rCTI nos 9,8% (EBA)
Provável necessidade de aumento de capital em 2014 - casa por arrumar

BCP:
resultado com variação homóloga ascendente (reduz prejuízo para quase metade)
rCTI sobe de 12,4% para 13,8% (BdP)
rCTI sobe de 9,8 para 10,8% (EBA)
rCTI com buffer sobe para 12,8 (EBA) com excedente de 799 milhões de euros (*)

"Esta evolução reflete fundamentalmente o efeito positivo da diminuição dos riscos ponderados. Em 30 de outubro de 2013, foi anunciada a conclusão do processo de desinvestimento no mercado grego,
com a venda da totalidade da participação no Piraeus Bank, antecipando o que estava inicialmente
previsto. A participação foi vendida por 494 milhões de euros, proporcionando um encaixe superior ao
inicialmente previsto e considerado no Plano Estratégico, gerando uma mais-valia de 168 milhões de
euros. A operação reduziu de forma significativa o risco do balanço, com um efeito muito positivo no
Core Tier I do Banco, melhorando-o em cerca de 40 pontos base face a setembro."
(resultados 4t 2013)

(*) "Em 22 de Julho de 2013, a EBA emitiu uma Recomendação que estabelece a preservação, em valor absoluto, do capital necessário ao cumprimento do rácio mínimo de 9% anteriormente previsto, com referência aos requisitos de capital de 30 de junho de 2012, incluindo o mesmo buffer de capital para exposições com risco soberano, de forma a garantir uma adequada transição para os requisitos mínimos de capital impostos pela CRD IV/CRR. Esta Recomendação prevê algumas exceções, nomeadamente para as instituições envolvidas em processos de reestruturação e de desalavancagem gradual ordenada, relativamente às quais o capital nominal mínimo poderá ser fixado com referência aos requisitos de capital apurados numa data de referência posterior, mediante solicitação que as instituições promovam junto do Banco de Portugal e para a qual obtenham a devida autorização. Neste âmbito, o Millennium bcp, em devido tempo, efetuou esta solicitação e que, à presente data, se encontra em apreciação.
O excedente de core tier I resultante da aplicação da nova recomendação de preservação de capital, apurado a 31 de dezembro e 30 de setembro de 2013, assumindo como referência do cálculo do referido excedente os requisitos de capital apurados em cada uma daquelas datas, foi de 799 milhões de euros e de 577 milhões de euros, respetivamente, refletindo o desempenho do rácio core tier I da EBA.
"
(resultados 4t 2013)

Para os testes stress o BCE vai exigir rácio mínimo de 8% (EBA)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1824
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por yaya » 14/2/2014 12:39

PIB 4ºT 2013 (INE):

Var. trimestral 4T: +0.5% (acima das estimativas que apontavam -0.2% a +0,3%)
Var. homóloga 4T: +1.6% (acima da estimativa de +1.3%)
Var. anual 2013: -1.4% (abrandamento da recessão e bem melhor que TODAS as estimativas que apontavam CE -1.8%, OCDE -1.7%, BdP -1.5%, governo -1.8%)

Dupla variação positiva a sinalizar crescimento, algo que já não acontecia desde...2010. A variação anual surpreende pela positiva todas as estimativas. Último trimestre do ano foi determinada, em larga medida, pela recuperação da procura interna refletindo principalmente o comportamento do consumo privado e à aceleração das exportações de bens e serviços.

Eu esperava crescimento, agora os valores surpreenderam tudo e todos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1824
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MAV8 » 14/2/2014 11:55

investpouco Escreveu:
T.C Escreveu:
investpouco Escreveu:sim, concordo, mas gostava de ouvir outras opinioes....para nao ser cada um a pensar por si, e um grupo pensa sempre melhor nas possibilidades..


Investpouco aqui só em tom de brincadeira achas que se eu pedir aos membros do forum para me dizerem uma chave do euromilhoes para o sorteio de hoje, isso vai aumentar as probabilidades de eu ganhar??? :D

na boa, nao sei se ganhas, mas falas duma lotaria, a bolsa tem previsões, senão seria lotaria e todos podiam ganhar mesmo a minha avó...looolll
mas estou a ver que ninguem aqui tem percepção do que vai acontecer.....eu tenho muitas duvidas....mas podia ser que alguem soubesse mais do que eu.....


Eu tenho previsões....














....para o Euro Milhões....







...Estrelas 3 e 5.

Quanto ao BCP deixo aqui a minha visão...
Anexos
BCP - Diário.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 14/2/2014 11:42

T.C Escreveu:
investpouco Escreveu:sim, concordo, mas gostava de ouvir outras opinioes....para nao ser cada um a pensar por si, e um grupo pensa sempre melhor nas possibilidades..


Investpouco aqui só em tom de brincadeira achas que se eu pedir aos membros do forum para me dizerem uma chave do euromilhoes para o sorteio de hoje, isso vai aumentar as probabilidades de eu ganhar??? :D

na boa, nao sei se ganhas, mas falas duma lotaria, a bolsa tem previsões, senão seria lotaria e todos podiam ganhar mesmo a minha avó...looolll
mas estou a ver que ninguem aqui tem percepção do que vai acontecer.....eu tenho muitas duvidas....mas podia ser que alguem soubesse mais do que eu.....
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por informador » 14/2/2014 11:26

investpouco Escreveu:sim, concordo, mas gostava de ouvir outras opinioes....para nao ser cada um a pensar por si, e um grupo pensa sempre melhor nas possibilidades..


Investpouco aqui só em tom de brincadeira achas que se eu pedir aos membros do forum para me dizerem uma chave do euromilhoes para o sorteio de hoje, isso vai aumentar as probabilidades de eu ganhar??? :D
 
Mensagens: 433
Registado: 23/7/2013 12:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 14/2/2014 10:45

DoukeN Escreveu:
investpouco Escreveu:bom dia traders, gostaria da vossa opinião para o fim de abril e principio de Maio....
haverá alguma correcção por esses dias, com alguns investidores a sair antes dos resultados do 1ºtrimestre?
ou se por um lado poderia haver essa correção e com o fim do programa de resgate, este afectará em alta, nao havendo assim correção, ou ainda afectará mais e a (suposta) correcção, será mais acentuada?
p.s: eu nao estou a afirmar que haja correção porque não sei se heverá, mas gostaria das vossas opinioes....


Penso que ninguém lhe vai conseguir dizer com precisão se vai haver correção ou não. Podem é dizer o que farão perante os diferentes cenários possíveis.

O preço da ação desconta tudo e, por isso, é nele que deve encontrar as respostas às suas perguntas.

Cumprimentos.

sim, concordo, mas gostava de ouvir outras opinioes....para nao ser cada um a pensar por si, e um grupo pensa sempre melhor nas possibilidades..
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DoukeN » 14/2/2014 10:32

investpouco Escreveu:bom dia traders, gostaria da vossa opinião para o fim de abril e principio de Maio....
haverá alguma correcção por esses dias, com alguns investidores a sair antes dos resultados do 1ºtrimestre?
ou se por um lado poderia haver essa correção e com o fim do programa de resgate, este afectará em alta, nao havendo assim correção, ou ainda afectará mais e a (suposta) correcção, será mais acentuada?
p.s: eu nao estou a afirmar que haja correção porque não sei se heverá, mas gostaria das vossas opinioes....


Penso que ninguém lhe vai conseguir dizer com precisão se vai haver correção ou não. Podem é dizer o que farão perante os diferentes cenários possíveis.

O preço da ação desconta tudo e, por isso, é nele que deve encontrar as respostas às suas perguntas.

Cumprimentos.
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."

Dalai Lama
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 19/9/2013 9:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 14/2/2014 9:44

bom dia traders, gostaria da vossa opinião para o fim de abril e principio de Maio....
haverá alguma correcção por esses dias, com alguns investidores a sair antes dos resultados do 1ºtrimestre?
ou se por um lado poderia haver essa correção e com o fim do programa de resgate, este afectará em alta, nao havendo assim correção, ou ainda afectará mais e a (suposta) correcção, será mais acentuada?
p.s: eu nao estou a afirmar que haja correção porque não sei se heverá, mas gostaria das vossas opinioes....
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por iMMgrafik » 13/2/2014 17:11

artista Escreveu:
mmgrafik Escreveu:Boas,

Nos ultimos dias tenho estado a re-analisar varias crises na historia e o seu impacto e posterior reaccao nos markets (foram estas analises e re-analises que mantiveram o meu sangue frio --e porque nao... sanidade mental-- em 2012/2013).
Todos sabemos que a crise Europeia (e mundial) foi gravissima e algo apenas com precedentes no Great Depression em 1929.
Mais recentemente, a mais grave crise de capitais (tirando o caso de Zimbabwe) foi a crise Argentina de 1998-2002.
Deixo aqui o grafico do Banco Macro (cotado na MERVAL da Argentina) que foi dos 15.00$ em 1997 aos 0.30$ em Junho de 2001.
Nao vou afirmar que vai acontecer, mas e apenas para abrir as mentes e ter uma perspectiva fora do momento presente e do time frame de 1/2 anos, embora sei que os que nunca acreditavam na descida aos valores de 2012 (.04 centimos), sei que agora nao acreditam que podera subir a 1/1.50€... Mas como eu digo sempre, "Stocks are all about being rational... buy when its going up, sell when its going down... its that simple".

Estou longo no BCP (comprado a .10, .06 e .11 = 6.000€ a media de .09) e dos stocks portugueses em geral.
Para o BCP o meu plano e muito simples:
1°- Venda das accoes quando baixar -20% do weekly 50 EMA (ou em ultimo caso stop loss a .11)
2°- Venda das accoes quando tocar na linha vermelha de cima


Podera parecer ridiculo neste momento (ou loucura), em todo caso vou fazer um screen shot deste post hoje (13 Fev. 2014) para o futuro ;o)

Bons investimento.

Banco Macro SA (Argentina) Chart_1994_2014.png

Banco Comercial Portugues SA (BCP.LS)_1994_2014.png


Estas comparações podem ser um bocado perigosas". Não sei até que ponto o banco argentino fez aumentos de capital da dimensão do BCP, também tenho dúvidas que os gráficos tenham o mesmo tipo de ajustamento!

Uma coisa eu sei, se o BCP voltar a cotar a 1 euro (sem reverse stock split) valerá bastante mais do que alguma vez valeu em bolsa, a 1,5 euros valerá o dobro do máximo de valorização que teve, no topo do bull market anterior... para mim esqueçam, o BCP nunca mais cotará a esses níveis... ainda assim, ainda pode ter muito que valorizar sem chegar aí, e se chegar melhor, apenas tenho sérias dúvidas que isso possa voltar a acontecer, pelo menos nos próximos anos, muitos!

Tenho posição longa no BCP...



Boas artista,

Lembro-me bem de ler os teus posts no teu blog "sobe e desce" em 2012 (parece que foi ha 10anos atras lol!)!
Ajudou-me bastante comparar as tuas AT (entre outras) com as minhas e manter-me logico e de cabeca fria nesses tempos loucos (ora positivo 20% or negativo 20%)!!
Time will tell... ate 2016/17.

1abraco e bom longtrade.
 
Mensagens: 65
Registado: 10/9/2010 16:36

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 13/2/2014 15:54

mmgrafik Escreveu:Boas,

Nos ultimos dias tenho estado a re-analisar varias crises na historia e o seu impacto e posterior reaccao nos markets (foram estas analises e re-analises que mantiveram o meu sangue frio --e porque nao... sanidade mental-- em 2012/2013).
Todos sabemos que a crise Europeia (e mundial) foi gravissima e algo apenas com precedentes no Great Depression em 1929.
Mais recentemente, a mais grave crise de capitais (tirando o caso de Zimbabwe) foi a crise Argentina de 1998-2002.
Deixo aqui o grafico do Banco Macro (cotado na MERVAL da Argentina) que foi dos 15.00$ em 1997 aos 0.30$ em Junho de 2001.
Nao vou afirmar que vai acontecer, mas e apenas para abrir as mentes e ter uma perspectiva fora do momento presente e do time frame de 1/2 anos, embora sei que os que nunca acreditavam na descida aos valores de 2012 (.04 centimos), sei que agora nao acreditam que podera subir a 1/1.50€... Mas como eu digo sempre, "Stocks are all about being rational... buy when its going up, sell when its going down... its that simple".

Estou longo no BCP (comprado a .10, .06 e .11 = 6.000€ a media de .09) e dos stocks portugueses em geral.
Para o BCP o meu plano e muito simples:
1°- Venda das accoes quando baixar -20% do weekly 50 EMA (ou em ultimo caso stop loss a .11)
2°- Venda das accoes quando tocar na linha vermelha de cima


Podera parecer ridiculo neste momento (ou loucura), em todo caso vou fazer um screen shot deste post hoje (13 Fev. 2014) para o futuro ;o)

Bons investimento.

Banco Macro SA (Argentina) Chart_1994_2014.png

Banco Comercial Portugues SA (BCP.LS)_1994_2014.png


Estas comparações podem ser um bocado perigosas". Não sei até que ponto o banco argentino fez aumentos de capital da dimensão do BCP, também tenho dúvidas que os gráficos tenham o mesmo tipo de ajustamento!

Uma coisa eu sei, se o BCP voltar a cotar a 1 euro (sem reverse stock split) valerá bastante mais do que alguma vez valeu em bolsa, a 1,5 euros valerá o dobro do máximo de valorização que teve, no topo do bull market anterior... para mim esqueçam, o BCP nunca mais cotará a esses níveis... ainda assim, ainda pode ter muito que valorizar sem chegar aí, e se chegar melhor, apenas tenho sérias dúvidas que isso possa voltar a acontecer, pelo menos nos próximos anos, muitos!

Tenho posição longa no BCP...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por iMMgrafik » 13/2/2014 13:57

Boas,

Nos ultimos dias tenho estado a re-analisar varias crises na historia e o seu impacto e posterior reaccao nos markets (foram estas analises e re-analises que mantiveram o meu sangue frio --e porque nao... sanidade mental-- em 2012/2013).
Todos sabemos que a crise Europeia (e mundial) foi gravissima e algo apenas com precedentes no Great Depression em 1929.
Mais recentemente, a mais grave crise de capitais (tirando o caso de Zimbabwe) foi a crise Argentina de 1998-2002.
Deixo aqui o grafico do Banco Macro (cotado na MERVAL da Argentina) que foi dos 15.00$ em 1997 aos 0.30$ em Junho de 2001.
Nao vou afirmar que vai acontecer, mas e apenas para abrir as mentes e ter uma perspectiva fora do momento presente e do time frame de 1/2 anos, embora sei que os que nunca acreditavam na descida aos valores de 2012 (.04 centimos), sei que agora nao acreditam que podera subir a 1/1.50€... Mas como eu digo sempre, "Stocks are all about being rational... buy when its going up, sell when its going down... its that simple".

Estou longo no BCP (comprado a .10, .06 e .11 = 6.000€ a media de .09) e dos stocks portugueses em geral.
Para o BCP o meu plano e muito simples:
1°- Venda das accoes quando baixar -20% do weekly 50 EMA (ou em ultimo caso stop loss a .11)
2°- Venda das accoes quando tocar na linha vermelha de cima


Podera parecer ridiculo neste momento (ou loucura), em todo caso vou fazer um screen shot deste post hoje (13 Fev. 2014) para o futuro ;o)

Bons investimento.

Banco Macro SA (Argentina) Chart_1994_2014.png
Banco Macro SA (Argentina) Chart_1994_2014

Banco Comercial Portugues SA (BCP.LS)_1994_2014.png
Banco Comercial Portugues SA (BCP.LS)_1994_2014
 
Mensagens: 65
Registado: 10/9/2010 16:36

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 13/2/2014 12:15

Wow, offtherecord. Fantástica explicação, simples e muito clara.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JEGC » 13/2/2014 11:51

Bom dia!
Na ultima cronica de Ulisses foi dito que uma das causas de se perder dinheiro neste negocios é falta de paciencia. É necessário esperar. Penso que com bcp é isso que é preciso. Esperar.
 
Mensagens: 43
Registado: 16/1/2014 9:40

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por zepirata » 13/2/2014 9:24

E um suporte para hoje, alguém dá uma dica e posta um grafico? não vai concerteza aos 17,11...

cumps
 
Mensagens: 165
Registado: 29/11/2013 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por bolsifer » 13/2/2014 1:17

Boa noite!

Para os veternos e mais entendidos na matéria, se me souberem responder...

O que se passa com o BCP? E perdoem-me a expressão, mas será que perdeu o "gás"? Será esta resistência intransponível por agora?

Até este tópico tem andado um bocado apagado... :roll:
"Investir é entrar no domínio da incerteza..."
Bons investimentos,
bolsifer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 25/1/2014 0:29

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Federer » 13/2/2014 1:09

24h inteiras sem um comment. Deve ser record no BCP :)
Mais a serio, a resistencia dos .188 veio pra ficar ou é a dos .19?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 226
Registado: 11/1/2013 0:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por carlosmaga » 11/2/2014 23:36

OffTheRecord Escreveu:
Storgoff Escreveu:Já agora talvez alguem por aqui versado em contabilidade me possa esclarecer como é que o tema dos créditos fiscais teve a interpretação que foi dado na imprensa nos ultimos tempos.

Por um lado foi dito que o mercado esteve na expectativa que o tema seria tratado como em espanha e como tal isso significava um boost brutal no capital core da ordem dos 1400M€ o que dava logo para abater metade dos CoCos sendo dito também que tal expectativa fez subir de forma brutal a cotação do BCP.

Ora , não entendo, desde já porque os ditos activos por créditos diferidos tem sido contabilizados no cálculo do racio desde há muito tempo.
O que acontece agora é que desde o inicio de 2014 devido à entrada em vigor de Basileia III os ditos créditos tem de ser deduzidos ao core capital o que geraria um rombo nos capitais do banco e necessidades de mais aumentos de capital.

Portanto a contabilização à Espanhola significa o manter da situação já existente o contrário significa penalização para o banco.

Alguem me consegue dizer onde é que falha o meu raciocínio?



Storgoff,

O que Basileia III determina é que todos os créditos fiscais cuja probabilidade de serem utilizados não seja próxima de 100% devem ser abatidos aos fundos próprios.

Ora o BCP e a CGD (principalmente estes dois mas também quase todos os outros Bancos), dados os volumosos prejuízos que tiveram nos últimos anos têm um grande montante de créditos fiscais que só poderão utilizar como abate fiscal nos cinco anos seguintes a cada um dos anos em que os mesmos foram gerados. Deste modo, e dada a profundidade da crise que atravessamos, não é verosímil que o BCP consiga aproveitar todos esses reportes fiscais no prazo estabelecido e esse valor que está no activo (e que perderá valor no tempo por não utilização) deverá ser desde já abatido aos fundos próprios.

O que os espanhois e de alguma forma também os italianos fizeram foi autorizar que uma percentagem significativa (60% no caso espanhol) desses reportes fiscais não percam valor no tempo e por isso essa parte torna-se 100% segura que virá a ser usada para reduzir impostos sobre lucros futuros e não carece de dedução aos fundos próprios, tornando a base de capital mais sólida.

Na prática, o que estes dois países determinaram em termos legais é que esta crise não tem a mesma profundidade das outras e adaptaram as leis por forma a que os bancos mais penalizados pela crise não percam os reportes fiscais que em situações normais são sempre usados nos cinco anos supervenientes mas que, no contexto actual, não o seriam.

Ajudei?


Excelente explicação!!
Obrigado.
 
Mensagens: 20
Registado: 28/8/2013 10:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por zepirata » 11/2/2014 23:07

fechou com elevada pressão compradora, foi o que provocou o ressalto aos 93, penso que amanha faz um ataque a resistencia dos 19 ou 1940, penso que sejam 2...

Sai hoje porque a 3 dias que andava naquele compasso e vou tentar voltar entrar mais para a casa dos 50, dos 80 para cima a acção mostra muita pressão vendedora e resistência...

cumps pirata
 
Mensagens: 165
Registado: 29/11/2013 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por OffTheRecord » 11/2/2014 20:58

Storgoff Escreveu:
No entanto o que as noticias disseram era que tal tratamento no caso do BCP iria dar uma folga de 1400M€ no capital core o que permitia logo despachar metade dos CoCos e supostamente tal expectativa teve na base da escalada do BCP dos ultimos meses.
É isto que eu questiono.


O raciocínio que está por trás das referidas notícias está correcto porque o BCP só não começa a amortizar os cocos porque existe a referida contingência de ter que abater - com as regras actuais - o valor dos impostos diferidos aos fundos próprios, assim que entrar em vigor Basileia III.

Se desaparecer essa contingência, automaticamente o BCP não precisa de continuar a guardar capital para fazer face a isso e pode, de imediato, começar a amortizar cocos nos tais 1.400 milhões noticiados.
 
Mensagens: 134
Registado: 10/9/2009 11:27
Localização: Portugal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 11/2/2014 20:49

OffTheRecord

Bem relendo melhor o teu post talvez tenha de analisar isto com mais detalhe
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 11/2/2014 20:39

OffTheRecord Escreveu:
Storgoff Escreveu:Já agora talvez alguem por aqui versado em contabilidade me possa esclarecer como é que o tema dos créditos fiscais teve a interpretação que foi dado na imprensa nos ultimos tempos.

Por um lado foi dito que o mercado esteve na expectativa que o tema seria tratado como em espanha e como tal isso significava um boost brutal no capital core da ordem dos 1400M€ o que dava logo para abater metade dos CoCos sendo dito também que tal expectativa fez subir de forma brutal a cotação do BCP.

Ora , não entendo, desde já porque os ditos activos por créditos diferidos tem sido contabilizados no cálculo do racio desde há muito tempo.
O que acontece agora é que desde o inicio de 2014 devido à entrada em vigor de Basileia III os ditos créditos tem de ser deduzidos ao core capital o que geraria um rombo nos capitais do banco e necessidades de mais aumentos de capital.

Portanto a contabilização à Espanhola significa o manter da situação já existente o contrário significa penalização para o banco.

Alguem me consegue dizer onde é que falha o meu raciocínio?



Storgoff,

O que Basileia III determina é que todos os créditos fiscais cuja probabilidade de serem utilizados não seja próxima de 100% devem ser abatidos aos fundos próprios.

Ora o BCP e a CGD (principalmente estes dois mas também quase todos os outros Bancos), dados os volumosos prejuízos que tiveram nos últimos anos têm um grande montante de créditos fiscais que só poderão utilizar como abate fiscal nos cinco anos seguintes a cada um dos anos em que os mesmos foram gerados. Deste modo, e dada a profundidade da crise que atravessamos, não é verosímil que o BCP consiga aproveitar todos esses reportes fiscais no prazo estabelecido e esse valor que está no activo (e que perderá valor no tempo por não utilização) deverá ser desde já abatido aos fundos próprios.

O que os espanhois e de alguma forma também os italianos fizeram foi autorizar que uma percentagem significativa (60% no caso espanhol) desses reportes fiscais não percam valor no tempo e por isso essa parte torna-se 100% segura que virá a ser usada para reduzir impostos sobre lucros futuros e não carece de dedução aos fundos próprios, tornando a base de capital mais sólida.

Na prática, o que estes dois países determinaram em termos legais é que esta crise não tem a mesma profundidade das outras e adaptaram as leis por forma a que os bancos mais penalizados pela crise não percam os reportes fiscais que em situações normais são sempre usados nos cinco anos supervenientes mas que, no contexto actual, não o seriam.

Ajudei?


Tudo muito claro e isso também eu ja tinha percebido.
Ou seja o tratamento que Espanha esta a dar ao tema apenas evita que a imposição de Basileia III que so entrou em vigor este ano não crie mais estragos. Ou seja Os espanhois criaram uma excepção para manter tudo com dantes.
Ora transpondo para o caso portugues significa que igual tratamento simplesmente evitava que a situação dos bancos em termos de capital não piorasse. Porque até aqui os créditos fiscais tem entrado nas contas de capital não sendo abatidos como impõe agora Bas III

No entanto o que as noticias disseram era que tal tratamento no caso do BCP iria dar uma folga de 1400M€ no capital core o que permitia logo despachar metade dos CoCos e supostamente tal expectativa teve na base da escalada do BCP dos ultimos meses.
É isto que eu questiono.

Pelo que percebo a implementação da solução espanhola em Portugal deixa os bancos como dantes e portanto não vejo como é que surgem essas brutais folgas de capital, caso se aplique cegamente basileia III então os bancos ficam em maus lençois e arriscam necessitar de mais aumentos de capital
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 11/2/2014 19:44

yaya Escreveu:Tendência ascendente. Casa arrumada.

Imagem



Como disse não me costumo aventurar em análises fundamentais, ainda assim vou meter uma colherada! :D

Essa tendência dos resultados do BCP está certamente muito relacionada com a tendência de descida das yields portuguesas. Não sei até que ponto os resultados estão dependentes desta descida dos juros, mas as taxas não cairão eternamente, aliás já não terão muita margem de queda, a não ser que alguém acredite que teremos taxas idênticas a países muito mais seguros da UE!?

Pergunto-me até que ponto o BCP vai conseguir manter essa tendência dos resultados quando as taxas deixarem de cair, mesmo que estabilizem cá em baixo, como todos esperamos que aconteça (esperamos ou rezamos)!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado: