Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 21/12/2016 10:17

CNBC International ‏@CNBCi Há 4 minutos
BMPS shares suspended after 12% plunge as bank admits liquidity crisis


Este parece um morto vivo....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 21/12/2016 9:57

frosasantos Escreveu:
Thoth Escreveu:Caro frosasantos, podemos concluir então que a participação foi vendida a mais que um institucional e que nenhum ultrapassou os 2%.
Isto partindo do pressuposto que não houve ilegalidades.

Cumprimentos e bons negócios



Julgo que ainda não! vamos no 5º dia de negociação desde a venda (13-12-2016), sendo que a liquidação da oferta julgo que foi a 15 de Dezembro e não sei se não será esta data que conta, e ainda temos:

Artigo 17.º Divulgação

1 - A sociedade participada deve divulgar, pelos meios referidos no n.º 4 do artigo 244.º, toda a informação recebida nos termos do artigo 16.º, o mais rapidamente possível e no prazo de três dias de negociação após recepção da comunicação.

Portanto 9 dias se o BCP tiver recebido ao 6º dia e divulgar ao 9º! e confesso que não sei se o prazo é inclusive o dia do trade/divulgação ou não. Mas se a data inicial que "contar" for a de liquidação, na minha humilde opinião, teremos 9 dias de negociação no máximo para se saber, isto a contar de dia 15-12, o que pelas minhas contas dará dia 28-12-2016 a data limite.

basicamente se alguém ficou com valor que obriguem ao dever de comunicação (e no limite pois pode ser mais cedo):
Liquidação a dia 15-12
tomada de conhecimento por parte do comprador (lol-2 dias max): 19-12
divulgação (do comprador ao BCP-4 dias max):23-12
divulgação do BCP ao mercado (3 dias max): 28-12-2016

se a data inicial for mesmo a de venda e não liquidação será dois dias mais cedo(26-12-2016)


nãosei, a Sonangol passava os 15% rapidamente se tem comprado alguma coisa (tem 14,9%), ao abrigo do ponto 2 do artigo 16º:

2 - Fica igualmente sujeito aos deveres referidos no número anterior:
a) Quem atinja ou ultrapasse participação de 5 %, 15 % e 25 % dos direitos de voto correspondentes ao capital social e quem reduza a sua participação para valor inferior a qualquer daqueles limites...

Portanto a sonangol mal espirre terá de comunicar. a fosun julgo que só aos 20%.

Atenção que é uma analise minha rápida, não assumo que esteja correcta mas é assim que interpreto.

abc


:oh: Andava longe ... Obrigado pelo esclarecimento

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 20/12/2016 21:55

A fusão do Banco Millennium Angola com o Banco Privado Atlântico, realizada no corrente ano, gerou 250 milhões de euros para o BCP.

Recentemente, o BCP realizou um aumento de capital, subscrito pela Fosun, tendo encaixado com essa operação 175 milhões de euros.

Mesmo assim, o BCP continua sem pagar os CoCo`s porque não tem condições para isso, pelo menos o BCE entenderá tal.

Entretanto, o BCP obteve, nos primeiros 9 meses do ano, um resultado negativo de cerca de 250 milhões de euros. Pois ...

O BCP vai, certamente, fazer novo aumento de capital que, juntamente com o já subscrito pela Fosun, permitirá ao BCP pagar os CoCo`s e cobrir imparidades.

Há quem pense que os dois galifões do BCP, a Fosun e a Sonangol, poderão determinar a realização de um ou vários aumentos de capital reservados a eles próprios, arredando, dessa forma, os outros acionistas do BCP da sua subscrição e provocando, assim, a diluição das participações no capital social do BCP dos outros acionistas, mas as coisas não podem ser feitas desse modo, pois os outros acionistas teriam fundamento para tentar impedir tal ou tais aumentos de capital do BCP reservado(s) a dois acionistas em detrimento dos restantes acionistas do BCP. :shame:

Uma coisa é o BCP realizar um aumento de capital reservado a uma entidade que ainda não é acionista, para que se torne acionista, e outra é efetuar um aumento de capital reservado a um ou dois acionistas em prejuízo dos restantes acionistas. São coisas muito diferentes!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 20/12/2016 20:45

Thoth Escreveu:Caro frosasantos, podemos concluir então que a participação foi vendida a mais que um institucional e que nenhum ultrapassou os 2%.
Isto partindo do pressuposto que não houve ilegalidades.

Cumprimentos e bons negócios



Julgo que ainda não! vamos no 5º dia de negociação desde a venda (13-12-2016), sendo que a liquidação da oferta julgo que foi a 15 de Dezembro e não sei se não será esta data que conta, e ainda temos:

Artigo 17.º Divulgação

1 - A sociedade participada deve divulgar, pelos meios referidos no n.º 4 do artigo 244.º, toda a informação recebida nos termos do artigo 16.º, o mais rapidamente possível e no prazo de três dias de negociação após recepção da comunicação.

Portanto 9 dias se o BCP tiver recebido ao 6º dia e divulgar ao 9º! e confesso que não sei se o prazo é inclusive o dia do trade/divulgação ou não. Mas se a data inicial que "contar" for a de liquidação, na minha humilde opinião, teremos 9 dias de negociação no máximo para se saber, isto a contar de dia 15-12, o que pelas minhas contas dará dia 28-12-2016 a data limite.

basicamente se alguém ficou com valor que obriguem ao dever de comunicação (e no limite pois pode ser mais cedo):
Liquidação a dia 15-12
tomada de conhecimento por parte do comprador (lol-2 dias max): 19-12
divulgação (do comprador ao BCP-4 dias max):23-12
divulgação do BCP ao mercado (3 dias max): 28-12-2016

se a data inicial for mesmo a de venda e não liquidação será dois dias mais cedo(26-12-2016)


nãosei, a Sonangol passava os 15% rapidamente se tem comprado alguma coisa (tem 14,9%), ao abrigo do ponto 2 do artigo 16º:

2 - Fica igualmente sujeito aos deveres referidos no número anterior:
a) Quem atinja ou ultrapasse participação de 5 %, 15 % e 25 % dos direitos de voto correspondentes ao capital social e quem reduza a sua participação para valor inferior a qualquer daqueles limites...

Portanto a sonangol mal espirre terá de comunicar. a fosun julgo que só aos 20%.

Atenção que é uma analise minha rápida, não assumo que esteja correcta mas é assim que interpreto.

abc
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 20/12/2016 20:37

naosei, se um fundo de pensões comprar apenas 100 acções não deixa de ser um institucional a comprar.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/12/2016 20:04

Thoth Escreveu:Caro frosasantos, podemos concluir então que a participação foi vendida a mais que um institucional e que nenhum ultrapassou os 2%.
Isto partindo do pressuposto que não houve ilegalidades.

Cumprimentos e bons negócios


institucionais penso que são todos os que ja detem acima de 2%, posição considerada qualificada.

o que depreendo pelo que o frosasantos escreveu:

1- foi vendido a institucionais que já tinham pelo menos 2%...como já tinham passado a fasquia dos 2% não precisam de comunicar o reforço.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 20/12/2016 18:52

Caro frosasantos, podemos concluir então que a participação foi vendida a mais que um institucional e que nenhum ultrapassou os 2%.
Isto partindo do pressuposto que não houve ilegalidades.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 20/12/2016 18:35

Thoth Escreveu:Em boa verdade esses institucionais podem não terem atingido o estatuto de qualificado, logo não tem obrigatoriedade de informar a CMVM.
Também existe a possibilidade de alguns terem despachado logo no dia seguinte enquanto o preço esteve acima de 1,15, que não foi muito tempo.
Alguém sabe o prazo legal para informar a CMVM após atingir uma participação qualificada?

Cumprimentos e bons negócios


julgo ser isto

SECÇÃO II
Participações qualificadas
Artigo 16.º
Deveres de comunicação

1 - Quem atinja ou ultrapasse participação de 10 %, 20 %, um terço, metade, dois terços e 90 % dos direitos de voto correspondentes ao capital social de uma sociedade aberta, sujeita a lei pessoal portuguesa, e quem reduza a sua participação para valor inferior a qualquer daqueles limites deve, no prazo de quatro dias de negociação após o dia da ocorrência do facto ou do seu conhecimento:
.....
2 - Fica igualmente sujeito aos deveres referidos no número anterior:
...
b) Quem atinja ou ultrapasse participação de 2 % e quem reduza a sua participação para valor inferior àquela percentagem dos direitos de voto correspondentes ao capital social de sociedade aberta prevista na subalínea i) da alínea anterior.

edit: no ponto 3 ainda temos:
a) Presume-se que o participante tem conhecimento do facto determinante do dever de comunicação no prazo máximo de dois dias de negociação após a ocorrência daquele;


portanto faz 6 dias.
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 20/12/2016 18:18

Em boa verdade esses institucionais podem não terem atingido o estatuto de qualificado, logo não tem obrigatoriedade de informar a CMVM.
Também existe a possibilidade de alguns terem despachado logo no dia seguinte enquanto o preço esteve acima de 1,15, que não foi muito tempo.
Alguém sabe o prazo legal para informar a CMVM após atingir uma participação qualificada?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/12/2016 17:26

frosasantos Escreveu:Naosei, a transação grandinha que houve há uns dias foi na véspera que a BR passou no curto de 1,4 a 1,18%. Se bem que do nada voltou a aparecer com 1,4%. Basicamente o quadro dos curtos está errado e aparentemente estão-se todos nas tintas. Disse que achava que essa transação seria o fecho do longo (ou parte)que a BR ainda teria.
Ulisses, desculpa, mas a BR não despachou +4% no mercado? E sim, caiu 40% ou mais na altura (bem sei que o curto lhes "compensava") Mas não é uma fantasia. Mas sabemos que o Sabadell vendeu fora de mercado a institucionais, logo não houve ordem grande nenhuma deles.

essa transacao foi quando a acao chegou aos 1,29 se nao estou em erro.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/12/2016 17:25

kidd Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:naosei, essas posições não se vendem no mercado. Lamento mas não sabes do que falas. Pergunta a alguém que negociou institucionalmente e irão dizer-te a mesma coisa. Mas não vale a pena, tu que nunca negociaste a esse nível é que sabes :roll:



O Sabadell vendeu as acções representativas de 4,08% do capital do BCP por 1,15 euros por título, o que implicou um encaixe total de 44,36 milhões de euros "pelo total da participação vendida, sem que tenha um impacto relevante (menos-valias de aproximadamente 8,3 milhões de euros brutos) na conta de resultados e balanço do banco", revela o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A cotação dos títulos do BCP está, assim, a ajustar-se ao valor que o banco espanhol recebeu por cada acção – 1,15 euros – que corresponde a menos 10,87% do que a cotação de fecho na sessão de segunda-feira, 12 de Dezembro.

A venda da participação foi realizada "através de um processo de ‘accelerated bookbuilding’ dirigido exclusivamente a investidores qualificados e institucionais, levado a cabo pelo Citigroup Global Markets Limited actuando como Sole Bookrunner da oferta", adianta o comunicado.

Estás esclarecido "Não Sei"?

Caro Forista, essa noticia já eu tinha visto e muitos que aqui se questionam....o porquê de nao serem reveladas aumentos de posições, pois eu pensava que era obrigatoria a divulgação de quaisquer alterações a institucionais, agora não sei se os qualificados são a mesma coisa e/ou se são os mesmos.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 20/12/2016 16:42

Naosei, a transação grandinha que houve há uns dias foi na véspera que a BR passou no curto de 1,4 a 1,18%. Se bem que do nada voltou a aparecer com 1,4%. Basicamente o quadro dos curtos está errado e aparentemente estão-se todos nas tintas. Disse que achava que essa transação seria o fecho do longo (ou parte)que a BR ainda teria.
Ulisses, desculpa, mas a BR não despachou +4% no mercado? E sim, caiu 40% ou mais na altura (bem sei que o curto lhes "compensava") Mas não é uma fantasia. Mas sabemos que o Sabadell vendeu fora de mercado a institucionais, logo não houve ordem grande nenhuma deles.
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 20/12/2016 15:18

Ulisses Pereira Escreveu:naosei, essas posições não se vendem no mercado. Lamento mas não sabes do que falas. Pergunta a alguém que negociou institucionalmente e irão dizer-te a mesma coisa. Mas não vale a pena, tu que nunca negociaste a esse nível é que sabes :roll:



O Sabadell vendeu as acções representativas de 4,08% do capital do BCP por 1,15 euros por título, o que implicou um encaixe total de 44,36 milhões de euros "pelo total da participação vendida, sem que tenha um impacto relevante (menos-valias de aproximadamente 8,3 milhões de euros brutos) na conta de resultados e balanço do banco", revela o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A cotação dos títulos do BCP está, assim, a ajustar-se ao valor que o banco espanhol recebeu por cada acção – 1,15 euros – que corresponde a menos 10,87% do que a cotação de fecho na sessão de segunda-feira, 12 de Dezembro.

A venda da participação foi realizada "através de um processo de ‘accelerated bookbuilding’ dirigido exclusivamente a investidores qualificados e institucionais, levado a cabo pelo Citigroup Global Markets Limited actuando como Sole Bookrunner da oferta", adianta o comunicado.

Estás esclarecido "Não Sei"?
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por paul_invest » 20/12/2016 15:13

Bcp devido ao enorme gap e o potencial de o fechar com um triângulo em formação activado acima de 1.15 vale entrada com stop no minimo de hoje
Anexos
bcp.PNG
 
Mensagens: 338
Registado: 15/5/2014 15:51

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/12/2016 14:45

Ulisses Pereira Escreveu:Não sabes a quem vendeu, se foram várias tranches, etc...

Achas que se fossem vender 38 milhões de acções (mais de 40 milhões de euros!) iam anunciar isso ao mercado antes de o fazerem? Só se fossem burros, coisa que acredita que não são...

ok, vou aceitar a tua opiniao, mas vamos ver se mais tarde se se percebe o que aconteceu aos 40 Milhoes.
mas tambem acho que mesmo que tenha acontecido como dizes....alguns que as compraram, poder ter vendido na terça-feira no mercado com algumas mais valias..
.....logo voltaram para o mercado.....
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 20/12/2016 14:42

Não sabes a quem vendeu, se foram várias tranches, etc...

Achas que se fossem vender 38 milhões de acções (mais de 40 milhões de euros!) iam anunciar isso ao mercado antes de o fazerem? Só se fossem burros, coisa que acredita que não são...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/12/2016 14:28

Ulisses Pereira Escreveu:naosei, essas posições não se vendem no mercado. Lamento mas não sabes do que falas. Pergunta a alguém que negociou institucionalmente e irão dizer-te a mesma coisa. Mas não vale a pena, tu que nunca negociaste a esse nível é que sabes :roll:

então responde-me por favor, se nao aconteceu o que eu pensei (...e estou aberto a receber a tua opiniao), os insitucionais não são obrigados a apresentar as alterações de posições (isto fez parte do meu raciocinio) ??
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maturidade » 20/12/2016 14:22

Boas, pessoal.
se passa os 1.15€, será que vai fechar o GAP?

abraços

RSI ao diário cruzado para cima.
Bons indicadores, como mostra o gráfico.
Anexos
B.com Portugues(5 Horas)20161220132501.png
B.com Portugues(5 Horas)20161220132501.png (28.92 KiB) Visualizado 5174 vezes
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 20/12/2016 14:10

naosei, essas posições não se vendem no mercado. Lamento mas não sabes do que falas. Pergunta a alguém que negociou institucionalmente e irão dizer-te a mesma coisa. Mas não vale a pena, tu que nunca negociaste a esse nível é que sabes :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 20/12/2016 14:00

Não sei das ca uma tanga. :lol:
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Restart2987 » 20/12/2016 13:54

Esperemos que seja agora a resposta para rebentar com o € 1.15
Anexos
bcp.png
bcp.png (51.58 KiB) Visualizado 5236 vezes
 
Mensagens: 42
Registado: 14/12/2016 18:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/12/2016 13:47

e com isto fiz a minha ultima entrada ao minimo do dia 1,1066, vamos ver se a consigo ver acima dos 1,2 no curto prazo....preferia mais pertinho da zona de resistencia, vamos ver a força que pode vir a ter....
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/12/2016 13:44

Ulisses Pereira Escreveu:
se te aperceberes na terça-feira anterior, houve varias enormes descargas de acoes no mercado...eu penso que elas foram vendidas ao melhor...e directamente no mercado.


naosei, se alguém vendesse 38 milhões de acções no mercado durante uns dias, a cotação cairia mais de 20%. E se vendesse ao melhor, certamente que cairia para perto de 40%. Portanto, esquece lá essa ideia fantasista.

fantasista??
Ulisses aqui não se inventa....fiz uma analise e ao que a mim me pareceu por imensos motivos, retirei as conclusoes, já tu nao estou a ver como podes tirar essa conclusão.... mas estou aberto a recebe-la tambem.
o que eu achei foi que houve algumas posições vendidas a institucionais e o que sobrou (que não foi pouco, foi vendido no mercado).
e como retirei a conclusao?
1- no grafico que apresento estive a contar temporalmente os valores dos enormes volumes e contei acima de 20 Milhoes (tambem sei que algum volume foi com curtos/longos no mercado a transaccionar).
2-nenhum institucional apresentou até agora algum aumento de posição, e curtos acima de 0,50% tambem nao se mostram aqui (quem se mostrou já saiu), ou seja nada de aumento de posicao de grandes curtos.

no grafico apresento os valores assinalados para que vejas que só nos maiores (vermelhos) estão mais de 5 Milhoes de acoes, nos segundos (amarelo) estao mais de 3 Milhoes de accoes, a verde contando com alguns tambem na zona dos amarelos estao volumes de mais de 500mil acoes uns 10Milhoes todos juntos e todos os volumes restantes sao perto dos 300mil accoes nesse dia......uns 20x300mil
1.400.000 e perto = 5.000.000
700.000 e perto = 3.000.000
500.000 e perto = 10.000.000
300.000 e perto = 6.000.000
= 24.000.000 a olho nú
Anexos
bcp.jpg
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 20/12/2016 12:33

se te aperceberes na terça-feira anterior, houve varias enormes descargas de acoes no mercado...eu penso que elas foram vendidas ao melhor...e directamente no mercado.


naosei, se alguém vendesse 38 milhões de acções no mercado durante uns dias, a cotação cairia mais de 20%. E se vendesse ao melhor, certamente que cairia para perto de 40%. Portanto, esquece lá essa ideia fantasista.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 20/12/2016 11:47

Também aposto nela a 1 euro ou mesmo bastante abaixo, mas o volume. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, JFDIL, MPAM, Musus, Nietz19, PacoNasssa, Phil2014, PIKAS, Pmart 1, VALHALLA, xzx e 199 visitantes