Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 17/1/2017 17:18

Contrariando o que alguns comentários mais alarmistas dizem, o "default" de Moçambique não tem assim tantas implicações negativas para o BCP, como alguns anunciam... :roll:

As implicações do “default” de Moçambique na bolsa portuguesa

.../...

Bancos com exposição, mas "relativamente pequena"

Outro dos sectores com presença em Moçambique é a banca. Mas os analistas do banco consideram que "as exposições são relativamente pequenas". O BPI refere que "o BCP e a Caixa Geral de Depósitos são os nomes com maior exposição ao terem participações maioritárias em subsidiárias locais". Já o BPI e o Novo Banco têm exposição através de participações abaixo de 50% em bancos locais que são contabilizadas como equivalência patrimonial.

Para o BCP, os analistas referem que "a exposição directa ao soberano é relativamente pequena (300 milhões de euros)". Além disso, o banco liderado por Nuno Amado detém 66,7% do moçambicano Millennium BIM, posição que tem um valor contabilístico de 196 milhões de euros. Este mercado contribuiu com 25 milhões de euros para os resultados líquidos do BCP nos primeiros seis meses de 2016.

.../...

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... asNoticias
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 17/1/2017 17:17

NaoSei Escreveu:
UriDarn Escreveu:Pessoal respondam-me só a esta pergunta sff
Eu nao tenho dinheiro para exercer os meus direitos todos.
Posso por exemplo amanha vender metade dos meus direitos e com esse dinheiro comprar as acções a 9,4 centimos??

podes claro



Pode se as ações lá chegarem
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 17/1/2017 17:08

Goldendust Escreveu:Obrigado pela vossa ajuda. Sendo assim vou manter estas 6600 e exercer os direitos correspondentes.
Vou apostar na entrada da Sonangol e no disparo da cotação.(tb já pouco tenho a perder)


Se exerceres os direitos ficas com mais capital investido, podes perder mais... sendo certo que se a cotação inverter ganhas mais!

Não sei, obviamente que a cotação e os direitos andarão mais ou menos alinhados no preço, haverá desfasamentos mas nunca tão grandes como o que falaste, só num mercado totalmente imperfeito e distraído poderia acontecer algo do género... o nosso é pequeno e tem muitos problemas mas não chega para tanto, nem perto disso!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por UriDarn » 17/1/2017 16:25

A subida da cotação na sexta já esta explicada redução de curtos de 4,34 para 4.09.
 
Mensagens: 209
Registado: 5/11/2014 20:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 16:22

Goldendust Escreveu:Obrigado pela vossa ajuda. Sendo assim vou manter estas 6600 e exercer os direitos correspondentes.
Vou apostar na entrada da Sonangol e no disparo da cotação.(tb já pouco tenho a perder)

mas entendeste que? mesmo que vendesses essas acoes hoje, os direitos já ninguem tos tira, e tens na mesma direito a comprar 6600 X 15 = 99.000 acoes novas a 0,094 cada uma.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 17/1/2017 16:14

Obrigado pela vossa ajuda. Sendo assim vou manter estas 6600 e exercer os direitos correspondentes.
Vou apostar na entrada da Sonangol e no disparo da cotação.(tb já pouco tenho a perder)
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 16:03

Goldendust Escreveu:Desculpem fazer repetir o que já foi explicado anteriormente. Na minha carteira não vão sobrar direitos pq é minha intenção acompanhar o AC e exercer todos os direitos que possuir na mesma.
Muito obrigado pela ajuda :clap:

vendendo as acoes que ainda tens neste momento é o mesmo que estares a vender a acao teoricamente antes do AC a cerca de 1,115, ou seja, tens de ver se há duas semanas atrás achavas que a estavas a vender cara ou barata.
Relembro que existia uma resistencia 1,10 (nós estamos em cima dela neste momento) e outra a 1,32-1,35 que haverá após AC um ajustamento ao valor para os 0,157 (a dos 1,10) e 0,17(a dos 1,32) , após a inclusão das novas acoes nos graficos.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 17/1/2017 15:52

Desculpem fazer repetir o que já foi explicado anteriormente. Na minha carteira não vão sobrar direitos pq é minha intenção acompanhar o AC e exercer todos os direitos que possuir na mesma.
Muito obrigado pela ajuda :clap:
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 15:48

NaoSei Escreveu:só um acrescento: ao vender os direitos sobrantes (cerca de 886 €), podem recomprar em acoes que são as que ja andam no mercado que já estão neste momento sem os direitos.


Correcto. Não é a forma mais eficiente de o fazer (na prática está-se a vender quase tudo para comprar quase tudo de volta). Mas que por sinal poderá até ser vantajoso em sede fiscal, algo que cada um tem de analisar em função do seu contexto individual de investimentos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 15:44

Por outro lado se quiserem manter a posição como tinham (nem investir mais nem desinvestir) está explicado aqui como fazer:

viewtopic.php?f=3&t=85295&start=25#p1265799
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 15:44

MarcoAntonio Escreveu:Ok, já são vários participantes a colocar a mesma coisa por isso vou deixar este esclarecimento tão claro quanto possível.


Neste momento têm:

Acções
+
Direitos


Estão separados e destacados, se venderem direitos nada acontece às acções, se venderem acções nada acontece aos direitos.

Digamos que têm 1000 acções (a cerca de 16 centimos cada) e 1000 direitos (valem cerca de um euro em teoria neste momento, cada um).

Se venderem as acções para subscrever direitos (160 euros) podem subscrever 1702 acções mas só estão a usar 113.5 direitos.

Sobram Direitos, neste caso há 886.5 direitos que não estão a usar. Portanto devem vendê-los.

No fim desta operação terão reduzido a vossa posição original que era de ~1046.5 euros para ~160 euros.

A diferença encaixaram-na em dinheiro ao vender os direitos sobrantes.



Estou certo que se lerem o FAQ atentamente percebem toda a operação muito melhor e que questões como estas e outras - como "se vender agora as acções ainda fico com os direitos?" - desaparecem, daí a minha insistência.

só um acrescento: ao vender os direitos sobrantes (cerca de 886 €), podem recomprar em acoes que são as que ja andam no mercado que já estão neste momento sem os direitos.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 15:40

Ok, já são vários participantes a colocar a mesma coisa por isso vou deixar este esclarecimento tão claro quanto possível.


Neste momento têm:

Acções
+
Direitos


Estão separados e destacados, se venderem direitos nada acontece às acções, se venderem acções nada acontece aos direitos.

Digamos que têm 1000 acções (a cerca de 16 centimos cada) e 1000 direitos (valem cerca de um euro em teoria neste momento, cada um).

Se venderem as acções para subscrever direitos (160 euros) podem subscrever 1702 acções mas só estão a usar 113.5 direitos.

Sobram Direitos, neste caso há 886.5 direitos que não estão a usar. Portanto devem vendê-los.

No fim desta operação terão reduzido a vossa posição original que era de ~1046.5 euros para ~160 euros.

A diferença encaixaram-na em dinheiro ao vender os direitos sobrantes.



Estou certo que se lerem o FAQ atentamente percebem toda a operação muito melhor e que questões como estas e outras - como "se vender agora as acções ainda fico com os direitos?" - desaparecem, daí a minha insistência.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 15:38

A principal duvida e´na quinta-feira...a ação terá um preço e os direitos, outro que pode não ter nada a ver com a acao de hoje:
o direito fechou a 0,66
mas a acao actual, teoricamente o preço dela levaria um direito a 0,99 (a cotacao da acao de 0,16)
agora a duvida é:
irá a acao descer até ao preço do direito?
ou
irá o direito subir dos 0,66 a 0,99 (isto se no fecho de quarta a acao fechasse a 0,16)?
ou ainda
irão os dois um ao encontro do outro?
na quarta-feira após o fecho será facil de calcular o tipo mais barato baseado nas formulas simples que coloquei.
direito +1,41?
ou
16 acoes?

ambos geram 16 acoes no final, mas o preço será diferente provavelmente.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 17/1/2017 15:36

Goldendust Escreveu:Sendo este o primeiro AC a que assisto estando dentro de uma cotada surgem dúvidas todos os dias. Detenho ainda 6600 acções que me possibilitam comprar cerca de 99000 acções a 0.094. Vendendo essas acções ainda fico com os direitos das mesmas como foi acima referido ?
A ser verdade parece-me vantajoso vender tudo e ficar apenas com os direitos já que a tendência será a cotação ajustar para valores mais próximos do AC...


sim golden, ficas com os direitos.

quanto à cotação "ajustar" é como está explicado no outro tópico, pode "ajustar" porque a tendência assim a leva lá, mas pode não "ajustar", o mercado o dirá. no dia que forem entregues as novas acções a 0,094, o BCP arrecadou 1,3MM€ por essas novas acções. para no dia que entrem a negociação valerem todas elas (as do ac mais as actuais) "apenas" 0,094€ seria preciso que o valor actual (hoje) do BCP se extinguisse! tens de ter em conta que apenas compra acções a 0,094 quem tem direitos, os outros não e continuam a negociar ao preço de mercado.
e espero não estar a dizer nenhum disparate!
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 15:27

Goldendust Escreveu:Sendo este o primeiro AC a que assisto estando dentro de uma cotada surgem dúvidas todos os dias. Detenho ainda 6600 acções que me possibilitam comprar cerca de 99000 acções a 0.094. Vendendo essas acções ainda fico com os direitos das mesmas como foi acima referido ?


Já foi respondido várias vezes. Sim.

Goldendust Escreveu:A ser verdade parece-me vantajoso vender tudo e ficar apenas com os direitos já que a tendência será a cotação ajustar para valores mais próximos do AC...


Vantajoso ou desvantajoso depende da avaliação dos direitos no mercado à vista (ainda não se conhece) e da evolução futura de ambos (idem).

Num mercado ideal/perfeito, custava tudo a mesma coisa. O mercado não é ideal/perfeito. Mas tipicamente anda lá perto...


Além disso, a tua sugestão é semelhante à que acabei de explicar a outro participante. Vão te sobrar direitos que deves vender e estás a diminuir a posição. Sugiro que leias esses posts. E o tópico do FAQ.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por UriDarn » 17/1/2017 15:26

Obrigado pelas respostas e pela a ajuda e tempo despendido.^
Muito Obrigado estou mais esclarecido ;)
 
Mensagens: 209
Registado: 5/11/2014 20:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 17/1/2017 15:26

Ulisses ja tens graficos actualizados?Agredeciamos muito se fosse possivel..

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2211
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 15:25

o que temos teoricamente neste momento é:

Direitos 0,999375
valor da acao se tivesse os direitos 1,16
valor da acao apos direitos retirados 0,1606
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 15:24

Goldendust Escreveu:Sendo este o primeiro AC a que assisto estando dentro de uma cotada surgem dúvidas todos os dias. Detenho ainda 6600 acções que me possibilitam comprar cerca de 99000 acções a 0.094. Vendendo essas acções ainda fico com os direitos das mesmas como foi acima referido ?
A ser verdade parece-me vantajoso vender tudo e ficar apenas com os direitos já que a tendência será a cotação ajustar para valores mais próximos do AC...

vantajoso no longo prazo nao sei.
mas podes vender as acoes hoje, que os direitos já são teus.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 17/1/2017 15:22

Sendo este o primeiro AC a que assisto estando dentro de uma cotada surgem dúvidas todos os dias. Detenho ainda 6600 acções que me possibilitam comprar cerca de 99000 acções a 0.094. Vendendo essas acções ainda fico com os direitos das mesmas como foi acima referido ?
A ser verdade parece-me vantajoso vender tudo e ficar apenas com os direitos já que a tendência será a cotação ajustar para valores mais próximos do AC...
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 15:15

NaoSei Escreveu:ficas com mais acoes, mas estas irão ficar ajustadas, mas o investimento será exatamente o que tens antes do AC. ou seja, a tua posicao irá valer os 1121 euros (preço de hoje) apesar do nº de acoes ser muito mais.


Ajustadas já elas estão e a explicação está incorrecta. Como ele descreveu a posição é inferior à original. Está explicado no meu post anterior, além do que ele disse ainda precisa de vender os direitos sobrantes. É onde vai parar a diminuição da posição, no caso que ele expos não se deve ao ajuste mas ao facto dele não usar todos os direitos e existirem direitos que sobram, é esta a verdadeira razão; claro que ele deve vender esses direitos pois se não vender, não só diminui a posição como destruiu a diferença.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 15:12

UriDarn Escreveu:Façam as contas comigo e digam o que estou a fazer mal sff.
Eu tenho 4120 acções que se vender agora 0,16 dão-me 659,2
Se me dão a mesma os direitos eu se gastar estes 659,2 compro 7012. Ou seja fico com mais acções. Estou a fazer bem as contas?

Obrigado pela ajuda bons negocios


Sim e estás a diminuir a tua posição original.

Nesse caso sobrar-te-ão direitos, dado que para 7012 acções só precisas de 467.5 (nota: tens de acertar isto em números inteiros, por exemplo exercer 467 comprando 7005 acções). Os direitos não utilizados deverias vender, caso contrário estás a jogar esse dinheiro fora.

Existem diversas alternativas que já foram expostas se não quiseres diminuir a posição (aconselho-te a ler o tópico do FAQ).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 17/1/2017 15:10

UriDarn Escreveu:Façam as contas comigo e digam o que estou a fazer mal sff.
Eu tenho 4120 acções que se vender agora 0,16 dão-me 659,2
Se me dão a mesma os direitos eu se gastar estes 659,2 compro 7012. Ou seja fico com mais acções. Estou a fazer bem as contas?

Obrigado pela ajuda bons negocios



tens 4120 direitos=61800 acções a 0.094. mas só podes comprar a 0.094 porque tens os direitos (e já perdeste na cotação esse valor no ajuste técnico de hoje), quem não tenha paga o preço do mercado!
se só exercesses direitos para ficares com 7012 acções sobram-se 54788 direitos que podes (e deverás) vender (terá de ser múltiplo de 15). Não aches que por venderes a 0.16 e ires comprar a 0.094 estás a fazer um grande negócio, porque só compra a 0.094 quem tem direitos. se no final só ficares com 7012 acções, essas 7012 acções valem substancialmente menos que à data de ontem, portanto a possível recuperação/valorização é infima. Mas porque complicas, se queres manter a posição, no dia que os direitos estejam a negociar, vendes X direitos, os outros Y direitos exerces com o dinheiro obtido em X. ou então vendes todos os direitos e no minuto a seguir compras tudo em acções (fiscalmente mais desvantajoso)

vai ler o tópico do AC, tudo isto está lá explicadinho.

edit: atenção que a conta de mercearia que faço em cima não tem em conta que ao exercer 1 direito, temos 15 novas acções mais a acção que lhe deu origem (16)!
Editado pela última vez por Fred_Invest em 17/1/2017 15:12, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 15:06

UriDarn Escreveu:Façam as contas comigo e digam o que estou a fazer mal sff.
Eu tenho 4120 acções que se vender agora 0,16 dão-me 659,2
Se me dão a mesma os direitos eu se gastar estes 659,2 compro 7012. Ou seja fico com mais acções. Estou a fazer bem as contas?

Obrigado pela ajuda bons negocios

ficas com mais acoes, mas estas irão ficar ajustadas, mas o investimento será exatamente o que tens antes do AC. ou seja, a tua posicao irá valer os 1121 euros (preço de hoje) apesar do nº de acoes ser muito mais.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 17/1/2017 15:02

EAGLETRADER20 Escreveu:
O AC ainda vai a meio. Ainda falta a parte mais importante e totalmente fundamental dos direitos.

Com a negociação reduzida a 1/16 das acções é possível subidas de 15% devido a psicologicamente as acções terem baixado muito o valor absoluto e a maior parte ainda não estar disponivel para negociação.

Nos dias de negociação dos direitos é que quero ver as subidas de 15% ao dia .

EAGLETRADER20 Escreveu:Vejo vários utilizadores a relatarem que ou ainda não têm disponível o numero ajustado e supostamente as novas acções disponíveis para transaccionar na plataforma e outros que ainda não tinham acções disponíveis na plataforma.

SE isto for real, para além dos factores que seriam esperados para haver hoje e amanhã subida natural das cotações , este factor que eu não tinha ponderado, pensei que ficassem logo com o acerto disponível em todas as plataformas , poderá ser um factor adicional para ainda menores titulos disponíveis e subida fortíssima de 20% logo no inicio da sessão.

Não sei se os direitos para negociação estarão também logo disponíveis para negociação em todas as plataformas no inicio do 1º dia.

Explicação típica de quem vê a cotação do BCP evoluir, para já, num sentido diferente ao que havia imaginado...

Se há coisa que não faço é procurar "explicar" porque a cotação de um título sobe ou desce num determinado dia!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], MPAM, niceboy, sempreamesma, silva_39 e 134 visitantes