Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Sonangol

por hallo » 22/10/2012 9:10

labirt Escreveu:Afinal os boatos sempre eram verdade da Sonangol adquirir 15.08% do respectivo capital social do BCP...


Bom dia,

Não é verdade porque ainda faltam 5%!!!!
Deixem os homens trabalhar.

Cumprimentos,
Hallo
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

por labirt » 22/10/2012 8:59

Afinal os boatos sempre eram verdade da Sonangol adquirir 15.08% do respectivo capital social do BCP...
 
Mensagens: 8
Registado: 19/10/2012 10:33
Localização: 17

por nook » 22/10/2012 8:46

Empresa passa a deter mais de 15% do banco português. Angolanos da Sonangol reforçam presença no BCP


22/10/2012 | 08:03 | Dinheiro Vivo A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) passou a deter, directamente, uma participação qualificada superior a 15% dos direitos de voto correspondentes ao capital social do Banco Comercial Português.

De acordo com a informação prestada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, esta participação resultou da aquisição, no dia 15 de Outubro de 2012, em mercado regulamentado, de um total de 40 milhões de acções do BCP.

Na sequência da transacção acima referida, passou a ser imputável à Sonangol uma participação correspondente a um total de 2.971.408.737 acções ordinárias do BCP, representativas de 15,08% do respectivo capital social e correspondentes direitos de voto.

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Art ... 65804.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: j

por nook » 22/10/2012 8:44

luislobs. Escreveu:Bem. . pelo menos foi bem falado que as contas desse banco repartidas pelo n de accoes dava um valor identico ao Bcp.
Lembram,se quando a Sonae mandou Opa a Pt por um valor que somente a Ptm cobria esse valor, aparte dos 10% que a Pt detinha na telefonica :wink:

O mercado dá o valor as cotadas. . Mas no momento. . ora como o momento é passageiro.


De que banco é que estás a falar?

Apresenta lá os números!

Isso de falar e não apresentar os dados... não vale rigorosamente de nada. :roll: :roll:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por jrnabolsa » 21/10/2012 23:18

Artista também te acho coerente...as questões pessoais ou a disponibilidade de cada um para estar no fórum, não interessa a mais ninguém que não seja ao próprio indivíduo em questão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

j

por luislobs. » 21/10/2012 23:17

Bem. . pelo menos foi bem falado que as contas desse banco repartidas pelo n de accoes dava um valor identico ao Bcp.
Lembram,se quando a Sonae mandou Opa a Pt por um valor que somente a Ptm cobria esse valor, aparte dos 10% que a Pt detinha na telefonica :wink:

O mercado dá o valor as cotadas. . Mas no momento. . ora como o momento é passageiro.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por MAV8 » 21/10/2012 23:10

artista Escreveu:
MAV8 Escreveu:Artista, não sei como consegues! Não deves ter mais nada que fazer?! Eu já desisti faz muito tempo, não querem perder o comboio, façam favor...


Realmente, e infelizmente, tenho realmente pouco que fazer nos últimos tempos!

E, realmente, também me surpreendo comigo próprio com a paciência que tenho para certas coisas... acho que no fundo, não resisto! :)


PROFESSOR que é PROFESSOR!!! Nunca desiste de ensinar mesmo a quem não quer aprender...

Fica aqui o meu agradecimento por tudo o que já aprendi contigo (em especial) e com muitos outros Forenses.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por artista_ » 21/10/2012 23:08

MAV8 Escreveu:Artista, não sei como consegues! Não deves ter mais nada que fazer?! Eu já desisti faz muito tempo, não querem perder o comboio, façam favor...


Realmente, e infelizmente, tenho realmente pouco que fazer nos últimos tempos!

E, realmente, também me surpreendo comigo próprio com a paciência que tenho para certas coisas... acho que no fundo, não resisto! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: ss

por MAV8 » 21/10/2012 23:05

luislobs. Escreveu:Boa noite, nao percebo nada de fundamentais, mas pelo que ouvi dizer pelo menos uma participacao do Bcp num Banco estrangeiro valia tanto como a capitalizacao bolsista do proprio Bcp :twisted: :roll:


Ok, eu ouvi dizer que os nossos governantes das últimas decadas eram fraquissimos e ouvi dizer que o Sporting é o melhor Clube de Futebol do País, como podes ver o "ouvi dizer" é pouco fiável, tanto acerta como não, é um tiro no escuro.

É preciso números, confirmá-los tirar o valor especulativo das participações, etc... por exemplo: se o BCP quizer vender a tal participação de que falas, consegue fazê-lo pelo preço de mercado? e em quanto tempo conseguirá fazê-lo? será em bolsa? ou fora de bolsa? etc...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

ss

por luislobs. » 21/10/2012 22:58

Boa noite, nao percebo nada de fundamentais, mas pelo que ouvi dizer pelo menos uma participacao do Bcp num Banco estrangeiro valia tanto como a capitalizacao bolsista do proprio Bcp :twisted: :roll:
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por MAV8 » 21/10/2012 22:09

artista Escreveu:
Joca601 Escreveu:andas distraído, ou não tens consciência das alterações ao nível do balanço do bcp e do seu impacto nos resultados futuros.


Mas tu leste o que eu escrevi?! Vai lá ler outra vez...

Joca601 Escreveu:... os riscos e as incertezas, não vou dizer que não as há(por isso a cotação actual), os riscos e as incertezas são maioritariamente de ordem exógena, mas eu prefiro seguir a minha cabeça.


Não sou eu que digo que há, são as pessoas que fazem AF, eu admiti que sou um leigo, que nem a uso na minha forma de investir... mas até tinha alguma curiosidade em perceber a tua análise aos fundamentais do título, mas até agora nada! :roll:


Artista, não sei como consegues! Não deves ter mais nada que fazer?! Eu já desisti faz muito tempo, não querem perder o comboio, façam favor...

...eu poderei entrar numa das dezenas de estações onde ele parar!!!

Já agora, fico à espera dos dados da AF, também gosto deles quando estão simplificados o suficiente para eu perceber, sou um pouco lerdo em AF, muitas vezes só me apercebo disso quando vejo muita gente aqui a dizer que determinado titulo está barato!!!

Antes de ir, apesar de todo o respeito que o pessoal da AF aqui do Forum me merece quero aqui deixar o meu descontentamento por nunca ter visto uma análise de AF tão explicita como as de AT que por aqui encontramos, muitas vezes penso que as pessoas confundem AF com analise baseada em conhecimento empirico!!!

ps. Tenho pequena posição longa no BCP - Apanhei o inter cidades!!!! LOL

Abraço
Anexos
BCP1.png
BCP1.png (68.02 KiB) Visualizado 7744 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por artista_ » 20/10/2012 19:29

Joca601 Escreveu:andas distraído, ou não tens consciência das alterações ao nível do balanço do bcp e do seu impacto nos resultados futuros.


Mas tu leste o que eu escrevi?! Vai lá ler outra vez...

Joca601 Escreveu:... os riscos e as incertezas, não vou dizer que não as há(por isso a cotação actual), os riscos e as incertezas são maioritariamente de ordem exógena, mas eu prefiro seguir a minha cabeça.


Não sou eu que digo que há, são as pessoas que fazem AF, eu admiti que sou um leigo, que nem a uso na minha forma de investir... mas até tinha alguma curiosidade em perceber a tua análise aos fundamentais do título, mas até agora nada! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por carrancho » 20/10/2012 19:14

joca601,

Fazes AF, é isso?
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Joca601 » 20/10/2012 19:09

artista Escreveu:
Joca601 Escreveu:
artista Escreveu:ok Joca, já vi que não vale a pena! Digo-te apenas que não acerto sempre, erro muitas vezes, e é isso mesmo que é uma das coisas mais importantes, tenho consciência de que nos mercados erramos muitas vezes!


evidentemente que só um leigo em avaliação de empresas vai comprar para o longo prazo capital de uma empresa que já não vale. julgo que o entra e sai, também compra no topo dos bull market? eu não faço esse tipo de investimento, prefiro aguardar pelas oportunidades. continuo afirmar que o bcp é uma oportunidade unica com duração para 5 anos ou mais... no meu caso prefiro receber os dividendos quando a eles tiver direito.


OK, presumo então que tu não te consideras um leigo na avaliação de uma empresa... o que ainda não apresentaste foi nenhuma argumento que sustente isso, um argumento que nos permita perceber porque é que dizes que o BCP é uma boa oportunidade de longo prazo?! Eu admito-me um leigo nessa matéria, mas não duvido que haja quem o consiga fazer bem! A ideia que tenho é que os que o sabem fazer bem estão a dizer que o BCP tem neste momento muitas incertezas, muitos riscos... se não fosse isso não teria havido tantos accionistas de referência a vender os seus direitos em bolsa, não acompanhando o AC. Presumo que não o fizeram só porque se lembraram disso um dia qualquer, o dinheiro que têm investido e os recursos humanos que têm parece-me que não deixam dúvidas que tomaram a decisão apoiada em avaliações ponderadas. O que não quer dizer que estejam certos, já se enganaram quando adquiriram as posições que têm atualmente...


andas distraído, ou não tens consciência das alterações ao nível do balanço do bcp e do seu impacto nos resultados futuros.

os riscos e as incertezas, não vou dizer que não as há(por isso a cotação actual), os riscos e as incertezas são maioritariamente de ordem exógena, mas eu prefiro seguir a minha cabeça.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por artista_ » 20/10/2012 18:54

Joca601 Escreveu:
artista Escreveu:ok Joca, já vi que não vale a pena! Digo-te apenas que não acerto sempre, erro muitas vezes, e é isso mesmo que é uma das coisas mais importantes, tenho consciência de que nos mercados erramos muitas vezes!


evidentemente que só um leigo em avaliação de empresas vai comprar para o longo prazo capital de uma empresa que já não vale. julgo que o entra e sai, também compra no topo dos bull market? eu não faço esse tipo de investimento, prefiro aguardar pelas oportunidades. continuo afirmar que o bcp é uma oportunidade unica com duração para 5 anos ou mais... no meu caso prefiro receber os dividendos quando a eles tiver direito.


OK, presumo então que tu não te consideras um leigo na avaliação de uma empresa... o que ainda não apresentaste foi nenhuma argumento que sustente isso, um argumento que nos permita perceber porque é que dizes que o BCP é uma boa oportunidade de longo prazo?! Eu admito-me um leigo nessa matéria, mas não duvido que haja quem o consiga fazer bem! A ideia que tenho é que os que o sabem fazer bem estão a dizer que o BCP tem neste momento muitas incertezas, muitos riscos... se não fosse isso não teria havido tantos accionistas de referência a vender os seus direitos em bolsa, não acompanhando o AC. Presumo que não o fizeram só porque se lembraram disso um dia qualquer, o dinheiro que têm investido e os recursos humanos que têm parece-me que não deixam dúvidas que tomaram a decisão apoiada em avaliações ponderadas. O que não quer dizer que estejam certos, já se enganaram quando adquiriram as posições que têm atualmente...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Joca601 » 20/10/2012 18:41

artista Escreveu:ok Joca, já vi que não vale a pena! Digo-te apenas que não acerto sempre, erro muitas vezes, e é isso mesmo que é uma das coisas mais importantes, tenho consciência de que nos mercados erramos muitas vezes!


evidentemente que só um leigo em avaliação de empresas vai comprar para o longo prazo capital de uma empresa que já não vale. julgo que o entra e sai, também compra no topo dos bull market? eu não faço esse tipo de investimento, prefiro aguardar pelas oportunidades. continuo afirmar que o bcp é uma oportunidade unica com duração para 5 anos ou mais... no meu caso prefiro receber os dividendos quando a eles tiver direito.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por artista_ » 20/10/2012 18:32

ok Joca, já vi que não vale a pena! Digo-te apenas que não acerto sempre, erro muitas vezes, e é isso mesmo que é uma das coisas mais importantes, tenho consciência de que nos mercados erramos muitas vezes!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP!!

por Joca601 » 20/10/2012 18:28

artista Escreveu:
Joca601 Escreveu:Nos investimentos do entra e sai. Muitos desses investidores perdem o comboio logo na primeira estação e outros logo na segunda. a razão é simples: o investidor do entra e sai, tem de estar sempre com a satisfação da mais valia, só que depois vai ter de investir novamente o capital, e aí reside o problema. No caso do bcp, muitos dos que venderam hoje realizando as boas mais valias, ficaram ou ficarão na ansia de ver recuar a cotação do bcp para voltar a entrar novamente no título que proporcionou tão bons ganhos. O problema é que o comboio pode não voltar atrás..depois há duas opções, ou compram mais alto, o que é mau para o ego ou partem para outro investimento onde perdem a mais valia entretanto ganha. Este é o retrato normal que justifica que só 10% dos investidores ganhem em bolsa.


A análise técnica pode ser usada de muitas formas, para entra e sai ou para o longo prazo! Depois de um sinal técnico de inversão de tendência, um investidor pode entrar e só sair com um sinal técnico de inversão de tendência de longo prazo, apanha movimentos de muito tempo, de anos até!

Mas acho curioso que digas que uma das alternativas para se ganhar dinheiro é investir a longo prazo. Depois defendes que a razão para a maioria não ganhar em bolsa (não sei onde foste buscar os 10% mas vamos partir do princípio que é verdade) é o entrar e sair constante de quem usa AT. Não sei se já reparaste que a grande maioria dos que, nos últimos anos, fizeram os tais investimentos a longo prazo no BCP, estão a perder muito! E mais, eu diria que para a maioria deles, aqueles que compraram acima de 1 euro, a probabilidade de recuperarem o dinheiro investido é quase nula. E o pior disto tudo é que essas pessoas não só dificilmente recuperam o que investiram como têm passado anos de agonia crescente, vendo as cotações cair, e ainda lhes é exigido permanentemente que metam mais dinheiro no banco! Olha deixo-te um texto que escrevi há quase há 5 anos sobre investimentos a longo prazo:

http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2008/01 ... prazo.html

Aqui já falava do BCP, mesmo que estivesse eu longe de imaginar o que viria aí!

Já agora, lembro-te que, tal como tudo, muitos defendiam o mesmo quando o BCP estava a na casa dos 2 ou 1 euro. A probabilidade desses recuperarem o dinheiro investido é quase nula. Se não foram a todos os Aumentos de Capital, têm ainda menos hipóteses. Se foram aumentaram a agonia de ver o capital a "evaporar-se". E, mesmo que recuperem o capital investido, algum dirá que valeu a pena?! Duvido!

Eu não tenho nada contra quem quer investir a longo prazo, escrevo isto apenas para tentar alertar para os perigos de quem investe sem stops a longo prazo (o texto explica bem quais são), mas ver alguém aqui, com pouca experiência, a explicar porque é que "apenas 10% dos investidores ganham em bolsa" é um bocado de mais! :)

Nota: Mantenho posição longa no BCP!


por enquanto ainda estás longo, mas suspeito que rapidamente vais deixar de estar :wink: não leves a mal, não gosto muito de comparar experiências, nem dizer que sou mais ou menos experiente que outros, cada um faz o que entende de acordo com o seu método. de qualquer forma, a minha mensagem é de alerta, alerta para a possibilidade de alguns perderem o comboio definitivamente.
Não sei se estás dentro do mesmo barco dos que perderam, quanto ultimamente apostaram contra o bcp antes do AC? foram muitos que aqui vieram dizer que o bcp iria aos 0,04 com uma segurança aterradora...mas admito que estavas no grupo dos "nim", no grupo naqueles que nunca falham, dos tais que contribuem com força para o orçamento de estado.
não vou dizer nada de novo, basta ver o meu histório. Tenho feito compras regulares no bcp. Desde o dia 9 de novembro 2011 que vou comprando regularmente BCP, o preço mais alto foi nesse dia, vi o investimento valorizar 100% não vendi uma unica acção e depois vi a valorização passar a negativa. A minha brutal compra no bcp foi agora concretizada no AC. vamos ver o que me espera no longo prazo. Sem Stress, apesar de estar bem informado e reunir as competências necessárias para avaliar um bom ou mau investimento, a minha vida não é andar todos os dias na bolsa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por motocross » 20/10/2012 16:20

boa sorte Escreveu:Pois, o meu maior trade mistake foi com o BCP: transformei uma posição de curto prazo numa de longo.
Em 2007 (salvo erro) entrei a 2,30.
Foi descendo e eu transformei o trade num investimento "alguma vez ha-de subir, fica para os netos, etc. Etc."
Em 2010 ( salvo erro) tomei consciência da situação e vendi, a 0,60.
Uns 80% de perdas. Num montante ainda elevado.

Acabou, aderi aos stops e nunc amais investirei na bolsa sem eles (ou seja, nao invisto no longo prazo). Minutos, horas, até 2 ou 3 dias, é o meu time frame.

Stops a mais de 2% nao aceito, logo, o BCP nao serve para mim, seriam quebrados facilmente...

Exactamente por este motivo que só utilizo stops mentais. Tenho entrado e saído do BCP e não me importo de comprar mais caro no dia seguinte desde que o andamento da cotação me atraia. No BCP especialmente compro sempre por parcelas . Exemplo: 150k sao adquiridos mó mínimo em 3 oc. Stops mentais senão sou apAnhado com facilidade. No BCP aumento esse risco perda para os 3%. Moticross
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 28/12/2010 18:23
Localização: Leiria

Re: BCP!!

por artista_ » 20/10/2012 13:29

Joca601 Escreveu:Nos investimentos do entra e sai. Muitos desses investidores perdem o comboio logo na primeira estação e outros logo na segunda. a razão é simples: o investidor do entra e sai, tem de estar sempre com a satisfação da mais valia, só que depois vai ter de investir novamente o capital, e aí reside o problema. No caso do bcp, muitos dos que venderam hoje realizando as boas mais valias, ficaram ou ficarão na ansia de ver recuar a cotação do bcp para voltar a entrar novamente no título que proporcionou tão bons ganhos. O problema é que o comboio pode não voltar atrás..depois há duas opções, ou compram mais alto, o que é mau para o ego ou partem para outro investimento onde perdem a mais valia entretanto ganha. Este é o retrato normal que justifica que só 10% dos investidores ganhem em bolsa.


A análise técnica pode ser usada de muitas formas, para entra e sai ou para o longo prazo! Depois de um sinal técnico de inversão de tendência, um investidor pode entrar e só sair com um sinal técnico de inversão de tendência de longo prazo, apanha movimentos de muito tempo, de anos até!

Mas acho curioso que digas que uma das alternativas para se ganhar dinheiro é investir a longo prazo. Depois defendes que a razão para a maioria não ganhar em bolsa (não sei onde foste buscar os 10% mas vamos partir do princípio que é verdade) é o entrar e sair constante de quem usa AT. Não sei se já reparaste que a grande maioria dos que, nos últimos anos, fizeram os tais investimentos a longo prazo no BCP, estão a perder muito! E mais, eu diria que para a maioria deles, aqueles que compraram acima de 1 euro, a probabilidade de recuperarem o dinheiro investido é quase nula. E o pior disto tudo é que essas pessoas não só dificilmente recuperam o que investiram como têm passado anos de agonia crescente, vendo as cotações cair, e ainda lhes é exigido permanentemente que metam mais dinheiro no banco! Olha deixo-te um texto que escrevi há quase há 5 anos sobre investimentos a longo prazo:

http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2008/01 ... prazo.html

Aqui já falava do BCP, mesmo que estivesse eu longe de imaginar o que viria aí!

Já agora, lembro-te que, tal como tudo, muitos defendiam o mesmo quando o BCP estava a na casa dos 2 ou 1 euro. A probabilidade desses recuperarem o dinheiro investido é quase nula. Se não foram a todos os Aumentos de Capital, têm ainda menos hipóteses. Se foram aumentaram a agonia de ver o capital a "evaporar-se". E, mesmo que recuperem o capital investido, algum dirá que valeu a pena?! Duvido!

Eu não tenho nada contra quem quer investir a longo prazo, escrevo isto apenas para tentar alertar para os perigos de quem investe sem stops a longo prazo (o texto explica bem quais são), mas ver alguém aqui, com pouca experiência, a explicar porque é que "apenas 10% dos investidores ganham em bolsa" é um bocado de mais! :)

Nota: Mantenho posição longa no BCP!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por LTCM » 20/10/2012 13:00

boa sorte Escreveu: Stops a mais de 2% nao aceito, logo, o BCP nao serve para mim, seriam quebrados facilmente...


Parece que o problema são as regras erradas de MM, ou falta delas, não o BCP.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por boa sorte » 20/10/2012 12:35

Pois, o meu maior trade mistake foi com o BCP: transformei uma posição de curto prazo numa de longo.
Em 2007 (salvo erro) entrei a 2,30.
Foi descendo e eu transformei o trade num investimento "alguma vez ha-de subir, fica para os netos, etc. Etc."
Em 2010 ( salvo erro) tomei consciência da situação e vendi, a 0,60.
Uns 80% de perdas. Num montante ainda elevado.

Acabou, aderi aos stops e nunc amais investirei na bolsa sem eles (ou seja, nao invisto no longo prazo). Minutos, horas, até 2 ou 3 dias, é o meu time frame.

Stops a mais de 2% nao aceito, logo, o BCP nao serve para mim, seriam quebrados facilmente...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 15/2/2012 10:46

por Investbem » 20/10/2012 12:00

Joca601 Escreveu:
ZEsteves Escreveu:
Joca601 Escreveu:
boa sorte Escreveu:Joca601:"10%"

Onde obtiveste essa estatística?


talvez seja um número inventado por mim.

o que eu quero dizer é que a maioria perde para uma minoria.

o ganho em bolsa é o chamado de “the hardest easy money”, ou o dinheiro fácil mais difícil de ganhar

como em qualquer negócio, o ganho está em comprar bem e não na venda.


E como achas que essa "minoria" ganhadora consegue bons resultados?

Não será a seguir a tendência?

Senão só há duas hipóteses: insider trading ou sorte! e a sorte em bolsa não é eterna...


e não achas que o entra e sai, não será uma questão de sorte? o dilema não é sair com mais valias, o dilema é voltar a entrar numa posição melhor que saída anterior.


Bom dia a todos, pois eu, na generalidade dos trades, trabalho quase so com as resistencias e suportes como orientação de entrada, tento entrar na resistencia ou muito perto dela, quanto à venda não tenho valor pre definido, conforme ela vai subindo vou também subindo os stops, o que me permite, caso quebre a resistencia seguinte, manter-me dentro e acompanhar a subida, caso chegue à resistencia e inverta, deixo de ganhar uma pequena percentagem que é a diferença da resistencia ao ultimo stop que estipulei. Quanto aos stops para evitar perdas no momentos da compra, a % dos mesmo difere com o valor da ação, numa como é o caso do BCP, por norma, coloco o stop nos 4% ou 5%. Para outras de valores mais elevados os stops são mais apertados.
Nota: Conscientemente, mas foi mesmo conscientemente, a minha ultima entrada no BCP, relativamente recente, foi a 0.102€ e sem stops, porque a ideia era acompanhar o AC. Neste momento devo dizer que já coloquei o stop no valor que me parece o mais correto face à atual situação de incerteza em relação ao percurso que este papel vai tomar, embora como já disse noutros posts tenha a minha opinião pessoal, e que me garante algum lucro caso seja ativado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

por carrancho » 20/10/2012 11:32

caracinha Escreveu:alguem tem grafico? actualizado com o suporte e resistencia.


Coloquei um na página 129, só falta a última vela.
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por carrancho » 20/10/2012 11:24

Joca601 Escreveu:
ZEsteves Escreveu:
Joca601 Escreveu:
boa sorte Escreveu:Joca601:"10%"

Onde obtiveste essa estatística?


talvez seja um número inventado por mim.

o que eu quero dizer é que a maioria perde para uma minoria.

o ganho em bolsa é o chamado de “the hardest easy money”, ou o dinheiro fácil mais difícil de ganhar

como em qualquer negócio, o ganho está em comprar bem e não na venda.


E como achas que essa "minoria" ganhadora consegue bons resultados?

Não será a seguir a tendência?

Senão só há duas hipóteses: insider trading ou sorte! e a sorte em bolsa não é eterna...


e não achas que o entra e sai, não será uma questão de sorte? o dilema não é sair com mais valias, o dilema é voltar a entrar numa posição melhor que saída anterior.


Quem disse que é obrigatório entrar de novo e mais baixo? Quem garante que entretanto não entrou noutro comboio (já que parecem gostar tanto deste meio de transporte) que andava mais rápido? Que mal tem se voltar a entrar no 1º numa estação mais a norte? Como se ganha ao mercado?
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], JFDIL, macau5m, Nietz19, peterteam2, rg7803 e 171 visitantes