Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ALGACA » 25/1/2016 0:23

Ministro da Economia: Portugal vai cumprir compromissos e banca está a estabilizarInês F. Alves | inesalves@negocios.pt | 22 Janeiro 2016, 11:38

1
0
0
12

Novo Banco, o eventual excesso de optimismo sobre a economia portuguesa, as necessidades de capital da banca portuguesa, a aprovação do orçamento pela Comissão Europeia e as eleições presidenciais do próximo domingo. Fora as questões da imprensa estrangeira para Caldeira Cabral em Davos.

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, começou o dia em Davos - onde decorre o Fórum Económico Mundial - a dar entrevistas à Bloomberg e à CNBC, onde fez questão de assegurar que Portugal está comprometido em reduzir a sua dívida apesar da reversão de algumas das medidas de austeridade e que a banca está estável, depois da queda do Banif e, sobretudo, da decisão do Banco de Portugal em responsabilizar também os credores seniores dos encargos da resolução do Banco Espírito Santo.

"Tivémos problemas com os nossos bancos, alguns deles inesperados, e outros não tão inesperados, e agora as coisas estão mais estáveis. Foi um longo esforço para o conseguir, para as contas públicas também. Não prevejo problemas adicionais no futuro próximo, então, espero que o sistema estabilize", disse Caldeira Cabral em entrevista à CNBC, quando inquirido sobre a banca portuguesa, um dos principais temas abordados pela imprensa estrangeira em Davos.

Caldeira Cabral assumiu à Bloomberg que "alguns agentes de mercado estão aborrecidos com a solução do banco central [Banco de Portugal] para o Novo Banco", mas salientou que se trata de uma "autoridade independente", cuja decisão está "em linha com as determinações que serão tomadas na Europa, e em que os credores séniores terão de pagar uma parte dos resgates dos bancos".

"Penso que não vamos precisar mais deste tipo de operações. Estabilizou o banco, e nesse sentido foi positivo. Claro que não foi positivo para os investidores, e estamos a estudar como garantir a confiança dos investidores no país", acrescentou o governante português.

Questionado sobre a necessidade de maior capitalização dos bancos, Caldeira Cabral disse à Bloomberg que "há casos específicos em que o reforço é positivo", mas recusou uma necessidade generalizada de recapitalização da banca portuguesa. Todavia, disse que "não colocaria de lado a necessidade de mais capital", e que daria as "boas-vindas" a todos os investidores que aproveitassem a "oportunidade e os baixos preços dos nossos activos na banca para reforçar o capital".


A decisão do Governo de António Costa de reverter algumas das medidas de austeridade foi outra das questões abordadas nestas entrevistas, tendo a imprensa pedido a Caldeira Cabral para explicar como pretende Portugal reduzir a dívida revertendo ao mesmo tempo a austeridade aplicada pelo anterior Governo.

"Não estamos a apostar na austeridade, mas estamos a apostar num processo contínuo de consolidação que é muito importante para o país", disse o ministro da Economia à Bloomberg, salientando que Portugal tem "um compromisso forte em reduzir a dívida" e em "pôr as contas em ordem".

Questionado sobre a possibilidade de a Comissão Europeia não aprovar o orçamento proposto para 2016, Caldeira Cabral pediu um voto de confiança. "Penso que estamos a trabalhar com a Comissão e esperamos ver que a Comissão dá crédito a esses esforços. Portugal está a fazer o seu trabalho, não é um trabalho fácil, que está a tornar-se mais fácil graças ao acelerar do crescimento que se estende a toda a Europa, mas em Portugal vamos ter um aumento superior a outros países, e isso é algo positivo", disse à CNBC.

Sobre este orçamento, o ministro da Economia salientou que a proposta [para 2016] prevê um défice de 2,6% do PIB, "ficando abaixo do limite delineado pelos compromissos europeus".

"Vamos ter um crescimento mais forte, em linha com o aumento do crescimento europeu, e isso vai ajudar um pouco", garantiu o responsável à Bloomberg.

Questionado pela agência sobre o que justifica o seu optimismo, Caldeira Cabral salientou que "a redução dos preços da energia é muito positiva para o país", que há um forte compromisso de investimento em Portugal "de grandes firmas como a Volkswagen, Bosch ou Siemens ", que "o crescimento das exportações está entre um dos mais fortes da União Europeia" e que há movimentos "muito positivos" também ao nível do turismo e do sector imobiliário.

"Sim, estou muito optimista sobre as perspectivas do país", disse Caldeira Cabral à Bloomberg, reforçando o compromisso do Governo português em trabalhar para criar incentivos para atrair investimento directo estrangeiro e melhorar as condições para as empresas que operem em solo nacional, o que "trará muitos resultados positivos para o país".

Convidado a olhar para o exterior, Caldeira Cabral disse que não espera "uma aterragem dura na China", apesar de a sua economia estar a abrandar. Todavia, lembrou que há investimento chinês em Portugal, pelo que o seu desejo é de que "a China fique bem e continue a ser um motor de crescimento".

As eleições presidenciais de domingo foram outro dos temas em cima da mesa, com o ministro da Economia a salientar que "todos os líderes na corrida são candidatos moderados, comprometidos em manter o Governo e a legislatura". "Não acredito que as eleições presidenciais tragam alguma surpresa ou algum problema ao Governo, disse à CNBC.

Questionado sobre a capacidade de o Governo chegar ao fim da legislatura, Caldeira Cabral mostrou-se confiante: "Acredito que o Governo tem condições para durar quatro anos". "Temos de fazer um esforço para garantir que estamos à altura das nossas promessas, que conseguimos alcançar a consolidação das contas públicas e tornar a vida dos portugueses melhor", concluiu na entrevista à CNBC.



Veja a entrevista de Manuel Caldeira Cabral à CNBC:
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por joao73 » 25/1/2016 0:16

joao73 Escreveu:O pagamento dos coco's não se limita unicamente a um aumento de capital. O BCP tem liquidez suficiente para liquidar os coco's. A questão não é ter liquidez, mas sim cumprir com os rácios de capital.



Tem liquidez para pagar os Coco's?! Deves ser o único que sabe disso...

Pergunta ao teu amigo Artista Romeno, qual é a verdadeira dificuldade do BCP pagar os coco's? Mas digo-te já que é uma questão de capital e não de liquidez.


joao73 Escreveu:Porque é que os accionistas perderam o seu investimento? Porque ficaram impedidos de negociar as suas acções. Como os accionistas ficaram com elas nas mão os curtos também. Ainda se falou que os curtos estavam a comprar acções fora do mercado para fecharem as posições, LOLOLOLOL.


Mas os curtos não têm ações! :mrgreen: :mrgreen: Os curtos vendem para depois comprarem e apenas entregam um valor de margem, não será difícil encontrarem quem lhes venda ações de uma empresa falida a preços simbólicos... importas-te de colocar aqui um link qualquer que sustente essa tua afirmação?! Ou vais mais uma vez refugiar-te no "ah e tal tu tens de sair aqui do Caldeirão"?! :roll: :roll:[/quote]

Mau.... os curtos não tem ações??? Os curtos tem ações emprestadas que são vendidas com intenção de as comprar a um preço inferior para depois devolver a quem as emprestou. Precisas de um link para quê? ?? Efectivamente existiram muitos curtos que ganharam muito dinheiro, mas esses foram aqueles que compraram e devolveram as ações emprestadas antes da resolução. Depois ficaram com elas como os outros acionistas.
Já agora deixo esta dica para reflectir. .. O maior volume de curtos no BCP em 2015 com uma percentagem superior a 0.04%, foi atingida no fina de Janeiro, onde o BCP atingiu os 0.06€, que coincide com a inversão de curto prazo e que leva o BCP aos 0.10€. E mais não digo.


Um abraço.
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ALGACA » 25/1/2016 0:13

artista_ Escreveu:
Goldendust Escreveu:
rbrandaopereira Escreveu:O rally que refere é no psi certo? É que no bcp não me parece lá muito.. Tivemos uma grande prova disso na Sexta Feira onde o psi subiu mais de 3%, e o bcp a encerrar com quase 2%.
Os resultados em si, não são o ponto chave, mas o que toda a gente espera na divulgação dos resultados, é uma tomada de decisão referente aos cocos. Os resultados do 4T esperam-se positivos tal como no 3T 2015.
Na minha opinião, os resultados em 2016 irão sofrer um decréscimo relativamente aos de 2015.


Essa é fácil de explicar...realizaram mais valias brutais em apenas 2 dias. Se estivesse no meu daytrading era só encher o saco nestes dois dias mas não posso dar-me a esse luxo com receio de perder um disparo da cotação.


Disparo para que lado? Um dia dizes que só estás à espera de um ressalto para sair, alguns dias depois já não te podes porque vais perder o disparo?! Viva a disciplina!!! :D



Depois de reflectir e de analisar as ultimas noticias das quais passo a descriminar, títulos dos bancos portugueses para o ano de 2016 é fugir deles pois não sabemos qual é o dia que os títulos são suspensos e entra em modo baill in a segurança neste momento é zerooooooo para toda a banca portuguesa.



Assine já
Assinatura Digital. Negócios Primeiro Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE
Dívida do Novo Banco gera perdas de 18 milhões no BICMaria João Gago | mjgago@negocios.pt | 24 Janeiro 2016, 22:40
Dívida do Novo Banco gera perdas de 18 milhões no BIC

0
0
0

O BIC Português perdeu cerca de 18 milhões com a exposição a dívida sénior do Novo Banco que regressou ao BES. Perdas terão levado banco de Isabel dos Santos a ter prejuízos em 2015.
O Banco BIC Português perdeu quase 18 milhões de euros com a exposição a dívida sénior do Novo Banco que, por decisão do Banco de Portugal, regressou ao BES, sabe o Negócios. Estas perdas deverão ...












Montepio alerta para perdas nas suas unidades de participaçãoDiogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt | 24 Janeiro 2016, 22:50
Montepio alerta para perdas nas suas unidades de participação
Marta Poppe

0
0
0

O Montepio quer admitir à negociação as suas unidades de participação que estão na mutualista. Mas avisa que a remuneração é incerta. E lembra que, numa intervenção, arriscam a perda do investimento.
O Montepio vai colocar no mercado mais 200 milhões de unidades de participação do fundo que criou para se capitalizar. Contudo, os investidores que comprarem estes títulos arriscam a "perda de parte ou da totalidade do montante ...
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 25/1/2016 0:08

Goldendust Escreveu:
rbrandaopereira Escreveu:O rally que refere é no psi certo? É que no bcp não me parece lá muito.. Tivemos uma grande prova disso na Sexta Feira onde o psi subiu mais de 3%, e o bcp a encerrar com quase 2%.
Os resultados em si, não são o ponto chave, mas o que toda a gente espera na divulgação dos resultados, é uma tomada de decisão referente aos cocos. Os resultados do 4T esperam-se positivos tal como no 3T 2015.
Na minha opinião, os resultados em 2016 irão sofrer um decréscimo relativamente aos de 2015.


Essa é fácil de explicar...realizaram mais valias brutais em apenas 2 dias. Se estivesse no meu daytrading era só encher o saco nestes dois dias mas não posso dar-me a esse luxo com receio de perder um disparo da cotação.


Disparo para que lado? Um dia dizes que só estás à espera de um ressalto para sair, alguns dias depois já não te podes porque vais perder o disparo?! Viva a disciplina!!! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 24/1/2016 23:54

Goldendust Escreveu:Tenho uma pergunta a fazer...o que andavam para aqui a dizer quando o BCP atingiu o mínimo histórico anterior a este mais recente ? O Banco tinha mais ou menos valor que hoje em relação a activos ? O que levou o BCP a saltar dos 0,03 para os 0,20?


Não leves a mal mas alguém que está no BCP sem qualquer tipo de stop não deveria ter de perguntar coisas dessas! :roll:

Eu não sei mas essa informação é irrelevante para quem investe (ou não investe) suportado na AT! O que interessa é o que a empresa vale, os ativos são apenas uma parte dela... o BCP hoje vale menos do que aquilo que os acionistas lá meteram nos dois AC's de 2012 e 2014, ou seja, não só estoirou o que ainda valia antes do AC de 2012 como estoirou com parte do capital que os acionistas lá meteram nos dois AC's...

EDIT: Aliás o BCP já vale menos do que aquilo que os acionistas meteram lá só no AC de 2014, 2,25 mil milhões de euros (ou vale mais ou menos isso)... ou seja, foi-se tudo o que o BCP valia em 2012 e foi-se aquilo que os acionistas lá meteram nesse ano. Ou isto é um movimento especulativo e o BCP está muito desvalorizado, ou já percebemos porque é que vai ser difícil encontrar quem lá meta mais um chavo que seja! (espero sinceramente que seja verdade a primeira hipótese, a questão é se em alguma circunstância devemos meter o nosso capital a apostar nisso?!)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 24/1/2016 23:48

joao73 Escreveu:Por favor.... Alem de não conheceres a AF só conheces uma pessoa que analisa AF que é o Artista Romeno, isto só demonstra como te encontras limitado ao caldeirão. E para não saíres da tua área de conforte queres que coloque aqui as analises de AF que eu tenho acesso.


Ok, já percebi, as AF's que tens são basicamente raciocínios do género dos que aqui expuseste! Se eu estou limitado ao Caldeirão ou não isso pouco importa, nem vou sequer refutar isso, o importante era tu dares alguma substância às afirmações que fazes!

joao73 Escreveu:Continuo a afirmar o mesmo...


... é uma opinião, tens todo o direito em tê-la, mas não me parece que ela acrescente nada de importante para quem investe, quantos não disseram coisas do género em relação ao BES ou ao Banif... ok, eles estavam errados, tu certamente não estarás! :roll:

joao73 Escreveu:O pagamento dos coco's não se limita unicamente a um aumento de capital. O BCP tem liquidez suficiente para liquidar os coco's. A questão não é ter liquidez, mas sim cumprir com os rácios de capital.



Tem liquidez para pagar os Coco's?! Deves ser o único que sabe disso...

joao73 Escreveu:Porque é que os accionistas perderam o seu investimento? Porque ficaram impedidos de negociar as suas acções. Como os accionistas ficaram com elas nas mão os curtos também. Ainda se falou que os curtos estavam a comprar acções fora do mercado para fecharem as posições, LOLOLOLOL.


Mas os curtos não têm ações! :mrgreen: :mrgreen: Os curtos vendem para depois comprarem e apenas entregam um valor de margem, não será difícil encontrarem quem lhes venda ações de uma empresa falida a preços simbólicos... importas-te de colocar aqui um link qualquer que sustente essa tua afirmação?! Ou vais mais uma vez refugiar-te no "ah e tal tu tens de sair aqui do Caldeirão"?! :roll: :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 24/1/2016 23:47

rbrandaopereira Escreveu:O rally que refere é no psi certo? É que no bcp não me parece lá muito.. Tivemos uma grande prova disso na Sexta Feira onde o psi subiu mais de 3%, e o bcp a encerrar com quase 2%.
Os resultados em si, não são o ponto chave, mas o que toda a gente espera na divulgação dos resultados, é uma tomada de decisão referente aos cocos. Os resultados do 4T esperam-se positivos tal como no 3T 2015.
Na minha opinião, os resultados em 2016 irão sofrer um decréscimo relativamente aos de 2015.


Essa é fácil de explicar...realizaram mais valias brutais em apenas 2 dias. Se estivesse no meu daytrading era só encher o saco nestes dois dias mas não posso dar-me a esse luxo com receio de perder um disparo da cotação.
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 24/1/2016 23:43

Tenho uma pergunta a fazer...o que andavam para aqui a dizer quando o BCP atingiu o mínimo histórico anterior a este mais recente ? O Banco tinha mais ou menos valor que hoje em relação a activos ? O que levou o BCP a saltar dos 0,03 para os 0,20?

Obrigado
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 24/1/2016 23:42

Ainda não há prognósticos para os resultados do banco?
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rbrandaopereira » 24/1/2016 23:39

O rally que refere é no psi certo? É que no bcp não me parece lá muito.. Tivemos uma grande prova disso na Sexta Feira onde o psi subiu mais de 3%, e o bcp a encerrar com quase 2%.
Os resultados em si, não são o ponto chave, mas o que toda a gente espera na divulgação dos resultados, é uma tomada de decisão referente aos cocos. Os resultados do 4T esperam-se positivos tal como no 3T 2015.
Na minha opinião, os resultados em 2016 irão sofrer um decréscimo relativamente aos de 2015.
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 702
Registado: 21/10/2015 14:52

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por joao73 » 24/1/2016 23:35

joao73 Escreveu:
Não conheces porque ficas preso ao caldeirao. Se pesquisar vai encontrar análises AF.


Coloca lá então aqui uma para eu ver, caso contrário o teu comentário serve de pouco...

Por favor.... Alem de não conheceres a AF só conheces uma pessoa que analisa AF que é o Artista Romeno, isto só demonstra como te encontras limitado ao caldeirão. E para não saíres da tua área de conforte queres que coloque aqui as analises de AF que eu tenho acesso.



joao73"
Eu também digo o mesmo. O BCP encontra-se nitidamente num canal descendente. Mas não é isso que eu pergunto. [/quote]

O que tu perguntas tem uma resposta óbvia, se eles atacaram fortemente no final da sessão é porque acreditam que o BCP vai cair. Estão certos? Não faço a mínima ideia mas se não havia já razões suficientes para não estar investido em BCP, esta é apenas mais uma...

Deixo aqui alguma informação;

O maior volume de curtos em 2015 foi atingido em 27/01/2015 com uma posição de 3.95%, que coincidiu com os mínimos e partir desta data atingiu o valor máximo de 0.10€, valores para poderes reflectir.
O valor mínimo em 2016 de curtos 3.79% foi atingido em 8/01/2016.



[quote="joao73 Escreveu:
Essa frase é muito importante para a minha análise. Para mim é isto que os curtos acreditam.


Lamento, mas dizeres que o BCP não é o Banif nem o BES não é nenhuma análise é apenas uma opinião...

Continuo a afirmar o mesmo...


joao73 Escreveu:Aumento brutal de capital??????
Tens noção do que dizes? ????
Aumento brutal foi efectuado em 2014. Sabes no mínimo quanto seria necessário de capital para pagar os coco's??? E quanto isso representaria na cotada com os valores de hoje????


Sei sim, mas olha que já representou bem menos do que representa atualmente. Ninguém me diz que não será preciso ainda mais do que o necessário para pagar os COCO's, ninguém me diz que há alguma coisa que não conhecemos... bom, na boa das verdades o Amado disse que não era preciso um AC... mas porque é que as cotações não param de cair?! A grande pergunta é essa... Neste momento os 750 milhões de euros representam cerca de 1/3 da market cap do BCP, mas se os grandes investidores não quiserem meter lá nada (e vejo muitas razões para o fazerem) o BCP terá poucas alternativas, ou vende o que tem mais valor do banco e fica sem nada que valha muito (tipo Pharol quando vendeu a Vivo) ou vai pelo mesmo caminho do Banif... de qualquer forma eu estou a analisar isto sobretudo na perspetiva de quem vê o BCP a cair forte e feio e presume que haja alguma coisa de má a acontecer... mas eu já digo isto desde que o BCP cotava na casa dos 7/8 cêntimos, ou seja, 100% acima do valor atual... isto para não falar de ter dito que o BCP estava a inverter a tendência de subida na casa dos 10/11 cêntimos, altura em que saí do BCP!

O pagamento dos coco's não se limita unicamente a um aumento de capital. O BCP tem liquidez suficiente para liquidar os coco's. A questão não é ter liquidez, mas sim cumprir com os rácios de capital.


joao73 Escreveu:

Sabes quanto perderam os curtos no BES??? Tenta perder algum tempo fora do Caldeirão e vais encontrar esses valores.


Ainda me vais explicar como é que alguém que vende BCP a 5 cêntimos (por exemplo) perde dinheiro se o BCP falir?! Eu nem sequer sou um entendido nessa matéria, nunca tive uma posição curta sequer, mas duvido que estejas a ver as coisas bem... mas nem quero desenvolver muito isto, não me interessa muito![/quote]

Porque é que os accionistas perderam o seu investimento? Porque ficaram impedidos de negociar as suas acções. Como os accionistas ficaram com elas nas mão os curtos também. Ainda se falou que os curtos estavam a comprar acções fora do mercado para fecharem as posições, LOLOLOLOL.

Um abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 24/1/2016 23:21

generalideafix2 Escreveu:
Goldendust Escreveu:Estava à espera deste ressalto efectivamente para sair e comprar novamente as acções bem mais abaixo e até tenho um amigo ...


Goldendust,

Esse teu amigo não é o investepouco pois não?

Cumprimentos,

General Idéafix


Negativo :shame:

Palpita-me que vai iniciar o rally anual....este raciocínio tem como base o disparo do preço do petróleo e novas medidas de estímulo para a economia dadas pelo BCE e penso tb que os resultados do BCP dentro de 1 semana vão acabar com todas as incertezas para o bem ou para o mal.
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por joao73 » 24/1/2016 23:15

Toda a europa caiu no final da sessão, o BCP é um título especulativo: se sobe de forma galopante, pode cair estrondosamente.

Sem bonecos, diria que foram boas entradas longas no fundo e alguns que tinham entrado mal na véspera tiveram boa oportunidade de sair e irem de fim de semana descansados.
outra questão tem a ver com quem especula no BCP: se tivesses entrado longo no BCP e ganho 10%, como imaginas é muito bom, porque razão manter o papel no fim de semana?

Tenho de meter um boneco....eu acompanhei de perto a negociação de Sexta e deixo-te o que se via no S&P na altura que os mercados europeus fechavam e pergunto: para quem negoceia no próprio dia, valia a pena sair e trancar os lucros ou reforçar nas quedas? Isto anda muito volátil, quem faz o seu contra a tendência sabe a pouca margem que tem para ter sucesso.

BN,
BM[/quote]

Obrigado pelo comentário.

Um abraço,

João
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bernie Madoff » 24/1/2016 22:36

joao73 Escreveu: (...)Afinal porque o BCP caiu estrondosamente na sexta feira, quando tudo subia de forma galopante?

É esta pergunta que quero que se comente, porque motivo os curtos atacaram desta forma em 30 minutos?
Não pretendo, respostas com gráficos e grafinhos nem ondas e ondinhas, essa já todos conhecemos. Gostava de saber a vossa opinião mais intima, pessoal, fora do âmbito de AT e AF.
[/size][/b]

Um abraço e protejam as vossas carteiras.

João


Toda a europa caiu no final da sessão, o BCP é um título especulativo: se sobe de forma galopante, pode cair estrondosamente.

Sem bonecos, diria que foram boas entradas longas no fundo e alguns que tinham entrado mal na véspera tiveram boa oportunidade de sair e irem de fim de semana descansados.
outra questão tem a ver com quem especula no BCP: se tivesses entrado longo no BCP e ganho 10%, como imaginas é muito bom, porque razão manter o papel no fim de semana?

Tenho de meter um boneco....eu acompanhei de perto a negociação de Sexta e deixo-te o que se via no S&P na altura que os mercados europeus fechavam e pergunto: para quem negoceia no próprio dia, valia a pena sair e trancar os lucros ou reforçar nas quedas? Isto anda muito volátil, quem faz o seu contra a tendência sabe a pouca margem que tem para ter sucesso.

BN,
BM
Anexos
S&P 16 horas.JPG
S&P 16 horas.JPG (24.63 KiB) Visualizado 3456 vezes
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por generalideafix2 » 24/1/2016 20:50

Goldendust Escreveu:Estava à espera deste ressalto efectivamente para sair e comprar novamente as acções bem mais abaixo e até tenho um amigo ...


Goldendust,

Esse teu amigo não é o investepouco pois não?

Cumprimentos,

General Idéafix
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 176
Registado: 22/11/2015 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por generalideafix2 » 24/1/2016 20:20

joao73 Escreveu:O BCP não é um BANIF nem um BES. Nunca mas mesmo nunca, vai acontecer ao BCP o que aconteceu ao BES e ao Banif......


Tens a certeza? Com este princípio deves ir muito longe...
Para fazeres uma afirmação destas é porque ou é inexperiente ou estás a pôr as tuas crenças à frente da realidade.
Nunca irá acontecer?? Até ao BPI pode acontecer o mesmo!!
Bom, se acontecer depois não te venhas queixar do Passos Coelho, do António Costa, da Merkel, da ISIS, dos ursos...

joao73 Escreveu:Caso aconteça ao BCP o mesmo que ao BES e Banif, os curtos também perdem o seu dinheiro investido.


Já pesquisei no google e não encontrei ninguém com curtos que perderam o dinheiro investido no BES. Podes elucidar sobre esse ponto? Podes indicar um exemplo de tal ter acontecido, ou um link?

Obrigado e Cumprimentos,

General Idéafix
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 176
Registado: 22/11/2015 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 24/1/2016 19:47

PC05 Escreveu:
joao73 Escreveu:É esta pergunta que quero que se comente, porque motivo os curtos atacaram desta forma em 30 minutos?




Quanto às razões que os movem só eles, naturalmente, saberão.
No entanto, falta uma semana para a apresentação de resultados (4T) e se não houver melhorias ao nível das imparidades e provisões a cotação pode continuar a ser penalizada (o tempo urge e há CoCos para pagar).
Por ex., o bcp dificilmente apresentará lucros com imparidades e provisões ao nível do 1T e 2T, uma vez que não será possível repetir as mais valias dessa altura em operações financeiras (Outros proveitos operacionais).


Quando eu disse que o bcp nao ia repetir esses lucros iam me passando a ferro!
outras observações:
a AT tem por ai dado resultados fantasticos, com reredicionamento de comissões de overtrading enfim :wink:
não é por acaso que as ações em geral do tipo value apresentam das melhores performances
quem entrou no bcp a 7 8 centimos demorará anos a rentabilizar o valor investido. se é que alguma x o recuperará problemas na polonia africa toda arrasada, imparidades
enfim palavras para que....
agora se voltar aos 3 centimos e então abaixo o bcp será uma pechincha a meu ver
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 24/1/2016 18:51

Joca601 Escreveu:Eu acho que os curtos, apostam na incerteza que neste momento rodeia o bcp e continuo a pensar que o curto de sexta-feira contrariou o mercado numa aposta que contem riscos porque acontece numa altura em que muitos curtos aliviam as suas posições.. algum dos curtos tem de estar enganado ou então faz parte da estratégia deliberada de baixar a cotação.


Isso pouco importa, as estratégias de cada um são diferentes, pode estar a acontecer muita coisa, mas sinceramente não estou a perceber o que é que esse raciocínio interessa... também se perguntam as mesmas coisas em relação aos longos? Há sempre quem venda e quem compre o importante é perceber que lado está mais forte... no caso do BCP há meses que não há dúvidas!

Joca601 Escreveu:Se acho que é arriscado investir no bcp, diria que foi arriscado comprar a 12 e a 10 cêntimos, ou mesmo a 8 cêntimos... Não acho que se deva comprar agora bcp, mas também não acho que se deva vender... por isso digo que quem está fora deve estar atento à oportunidade e quem comprou a 5, 10 cêntimos ou mais deve ter calma porque vender a estes preços é na minha opinião fazer uma valente asneira... a não ser que alguém tenha prova evidentes que o banco vá À falência.


Pois, nem sei que dizer, felizmente há muitos anos que não sei o que é estar investido numa situação destas... tenho alguma pena de quem já tem há muito tempo e não sabe o que fazer... mas é assim, temos de aprender com os erros, e alguns são realmente muito penalizadores!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por balta » 24/1/2016 17:41

Sim, olhando para a DR do banco, ela até está muito convidativa não me parece que seja por aí que se justifique esta cotação, também quanto aos resultados de 4T2015, acho estranho que nesta fase do campeonato ainda não andem por aí estimativas, elas costumam aparecer bem mais cedo, em todo o caso também já não falta muito para se saber, o que me inquieta é saber que no verão passado houve um aumento de capital de cerca de 600M com a conversão de divida sénior em capital, na altura a 8 cêntimos, e passados poucos meses é outra vez este alarido com mais capital? mas as conta são assim? será que aqueles 600 milhões não tinham de ser reembolsados aos obrigacionistas? esse dinheiro não entrou no banco? pois deixou de haver uma dívida de 600M que passou a capital, foi ou não? mais os 300M lucro, será que não dá para pagar os cócós?
... lol...,
Tantas perguntas, mas é que me faz confusão, parece que andamos todos a dormir, e pode acontecer tudo...não sei.
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 24/1/2016 17:21

Artista, há luz da informação contabilística existente, diria que o banco bcp está bem mais sólido que há alguns anos atrás... na minha opinião, a questão dos cocos ou a questão do AC para pagar os cocos é que levanta a incerteza em volta da cotação... os acontecimentos recentes, banif e Bes também tem o seu peso no medo que afasta os investidores de investir neste momento no bcp. O Amado sempre afirmou que pagaria os cocos com resultados, no entanto todos os investidores têm o direito de duvidar...

Eu acho que os curtos, apostam na incerteza que neste momento rodeia o bcp e continuo a pensar que o curto de sexta-feira contrariou o mercado numa aposta que contem riscos porque acontece numa altura em que muitos curtos aliviam as suas posições.. algum dos curtos tem de estar enganado ou então faz parte da estratégia deliberada de baixar a cotação.

Se acho que é arriscado investir no bcp, diria que foi arriscado comprar a 12 e a 10 cêntimos, ou mesmo a 8 cêntimos... Não acho que se deva comprar agora bcp, mas também não acho que se deva vender... por isso digo que quem está fora deve estar atento à oportunidade e quem comprou a 5, 10 cêntimos ou mais deve ter calma porque vender a estes preços é na minha opinião fazer uma valente asneira... a não ser que alguém tenha prova evidentes que o banco vá À falência.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 24/1/2016 16:59

E isso nem sequer é a primeira vez que acontece, em 2012 o BCP chegou a valer em bolsa menos de 500 milhões de euros, valor muito inferior ao seu capital social... aliás, essa é uma das "red flag" clássicas para os investidores ficarem fora de títulos nessas condições!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 24/1/2016 16:44

O Artista assinalou em cima uma situação que a AF não consegue responder, a existência ou não de um buraco financeiro, ou seja, imparidades não reconhecidas no balanço.

As contas que os investidores normais tem acesso, são contas muito sintéticas que não permite ter uma avaliação detalhada dos ativos. O investidor tem de acreditar nas demonstrações financeiras como boas e acreditar que existe uma fiscalização séria desses ativos pelas entidades reguladoras..

Não é muito normal que o banco valha em bolsa quase metade do seu capital social e menos de metade do seu capital próprio atribuído a acionistas..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 24/1/2016 16:35

Joca601 Escreveu:O curtos, principalmente os que estão abrir posições nestes níveis de preços correm sérios riscos, o curto de sexta pode inclusive fechar a posição logo na segunda.


Eu já vejo isto aqui escrito desde que o BCP estava 100% acima, ou mais, da cotação a que fechou na sexta, no entanto são eles quem tem acumulado lucros nos últimos meses...

Joca601 Escreveu:Os curtos contrariaram o mercado na ultima hora de negociação de sexta-feira, isto é, numa altura em que os mercados dão sinais de recuperação...


Os mercados também estão em queda, a recuperação é que contraria a tendência dominante e, até ver, é apenas um ressalto técnico! Mas pior que isso, se o BCP nem sequer consegue subir quando o mercado sobe... hummm, está na hora de comprar uma carrada delas! :wall: :wall:

Joca601 Escreveu: é claro que o aumento de curtos no titulo, cria pânico na cabeça dos pequenos investidores, mas estou convencido que quem tinha que vender já vendeu...


Mais uma que já aqui vejo escrita desde há uns meses para cá...

Joca601 Escreveu: alguns até afirmaram por aqui que perderam mais de 50% do capital na descida aos quase 3 cêntimos. depois também há os curtos que reduzem a sua posição.. porquê? não querem ganhar mais? O banco está sob forte especulação e na minha opinião é um erro vender nessas condições, normalmente são sempre maus negócios, porque a descida já aconteceu. Quem está fora deverá estar atento à oportunidade...


Eu espero que estejas certo, sinceramente gostava que o BCP não caísse mais, se subir muito ainda melhor... eu não pretendo adivinhar o rumo que o título vai ter, mas com tanta incerteza, com tantos pontos de interrogação, com tantas "red flag", quem é que, no seu perfeito juízo, pode colocar o seu dinheiro a apostar nisto?! :oh: :oh:

Joca601 Escreveu:o bcp só de capital social vale 4100 milhões de euros, está cotado em bolsa a 2200 milhões de euros, são só 1900 milhões de euros de diferença, ou seja, uma diferença de 0,0322 euros por ação em relação ao capital social.


E o BES quando faliu, como é que estava? E o Banif? Essas AF's... vai lá vai! :roll: :roll: :roll:

Joca601 Escreveu:O eventual anuncio de um AC de capital pode ter um efeito contrário à queda da cotação porque é uma eventualidade que é mais que conhecida do mercado e por outro lado seria a solução definitiva para o problema de capital do banco.


Concordo que há boas hipóteses de teres razão... mas uma coisa é falar disso, outra coisa é meter o meu dinheiro apostando nisso...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 24/1/2016 16:04

joao73 Escreveu:
Já olhaste? Variações diárias e constantes?


Sim, mais coisa menos coisa tem havido muitas situações do género... mas isso também não é importante!

joao73 Escreveu:
Não conheces porque ficas preso ao caldeirao. Se pesquisar vai encontrar análises AF.


Coloca lá então aqui uma para eu ver, caso contrário o teu comentário serve de pouco...

joao73 Escreveu:
Tens razão numa análise temporária. Mas eu fala dos dados de hoje.


Mesmo com os dados de hoje há valores que serviriam já como primeiros sinais de inversão... mas também isto é pouco importante. Quem usa a AT pouco lhe importa a que valores entra, ou se são 30% ou 200% acima dos mínimos do título, quem usa a AT não quer estar nunca a perder muito, antes pelo contrário quer estar sempre a ganhar, obviamente que isso não é fácil, aqui nada é fácil, mas é relativamente fácil nunca perder muito, controlar as perdas!


joao73"
Eu também digo o mesmo. O BCP encontra-se nitidamente num canal descendente. Mas não é isso que eu pergunto. [/quote]

O que tu perguntas tem uma resposta óbvia, se eles atacaram fortemente no final da sessão é porque acreditam que o BCP vai cair. Estão certos? Não faço a mínima ideia mas se não havia já razões suficientes para não estar investido em BCP, esta é apenas mais uma...

[quote="joao73 Escreveu:
Então seria escusado perderes tempo em comentar, porque foi exactamente isso que eu pedi.


Acho que era realmente necessário comentar, exatamente porque, na minha opinião, esse tipo de raciocínios são os que orientam a maioria dos pequenos investidores... os resultados estão à vista no caso do BCP... e em muitos outros! Se querem continuar a fundamentar os vossos investimentos neste tipo de raciocínios estão à vontade, mas eu não posso deixar de manifestar a minha opinião completamente contrária... e isto entronca na conversa lá de trás, parece-me que é a este tipo de raciocínios que tu chamas AF?! Se é, na minha opinião, estás completamente enganado e iludido... mas fico curioso em relação à boa AF do BCP que me vais colocar aqui! :wink:

joao73 Escreveu:Essa frase é muito importante para a minha análise. Para mim é isto que os curtos acreditam.


Lamento, mas dizeres que o BCP não é o Banif nem o BES não é nenhuma análise é apenas uma opinião...


joao73 Escreveu:Aumento brutal de capital??????
Tens noção do que dizes? ????
Aumento brutal foi efectuado em 2014. Sabes no mínimo quanto seria necessário de capital para pagar os coco's??? E quanto isso representaria na cotada com os valores de hoje????


Sei sim, mas olha que já representou bem menos do que representa atualmente. Ninguém me diz que não será preciso ainda mais do que o necessário para pagar os COCO's, ninguém me diz que há alguma coisa que não conhecemos... bom, na boa das verdades o Amado disse que não era preciso um AC... mas porque é que as cotações não param de cair?! A grande pergunta é essa... Neste momento os 750 milhões de euros representam cerca de 1/3 da market cap do BCP, mas se os grandes investidores não quiserem meter lá nada (e vejo muitas razões para o fazerem) o BCP terá poucas alternativas, ou vende o que tem mais valor do banco e fica sem nada que valha muito (tipo Pharol quando vendeu a Vivo) ou vai pelo mesmo caminho do Banif... de qualquer forma eu estou a analisar isto sobretudo na perspetiva de quem vê o BCP a cair forte e feio e presume que haja alguma coisa de má a acontecer... mas eu já digo isto desde que o BCP cotava na casa dos 7/8 cêntimos, ou seja, 100% acima do valor atual... isto para não falar de ter dito que o BCP estava a inverter a tendência de subida na casa dos 10/11 cêntimos, altura em que saí do BCP!

joao73 Escreveu:Porquê? ???


Porque será? Se não há um único que aposte na queda do BPI e há carradas deles a continuarem a apostar na queda do BCP... podem estar enganados mas... eu não quereria estar a apostar o meu dinheiro contra isso!

joao73 Escreveu:Não entendi.


Dizeres que os curtos estão a vender para comprar mais baixo?! A sério?! :-k :-k

joao73 Escreveu:

Sabes quanto perderam os curtos no BES??? Tenta perder algum tempo fora do Caldeirão e vais encontrar esses valores.


Ainda me vais explicar como é que alguém que vende BCP a 5 cêntimos (por exemplo) perde dinheiro se o BCP falir?! Eu nem sequer sou um entendido nessa matéria, nunca tive uma posição curta sequer, mas duvido que estejas a ver as coisas bem... mas nem quero desenvolver muito isto, não me interessa muito!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 24/1/2016 13:05

joao73 Escreveu:É esta pergunta que quero que se comente, porque motivo os curtos atacaram desta forma em 30 minutos?




Quanto às razões que os movem só eles, naturalmente, saberão.
No entanto, falta uma semana para a apresentação de resultados (4T) e se não houver melhorias ao nível das imparidades e provisões a cotação pode continuar a ser penalizada (o tempo urge e há CoCos para pagar).
Por ex., o bcp dificilmente apresentará lucros com imparidades e provisões ao nível do 1T e 2T, uma vez que não será possível repetir as mais valias dessa altura em operações financeiras (Outros proveitos operacionais).
Anexos
bcp.png
bcp.png (14.91 KiB) Visualizado 4051 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3253
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 221 visitantes