Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 20/1/2017 14:44

essa historia do ..paga almocos è simples,

quem tiver agora 150000 accoes do bcp vende agora ja a 0.015 faz 22500 euros, imediatamente da ordem de compra de 10000 direitos e gasta 7200(0.72) ora vai gastar mais 14100 a exerce-los portanto gasta 7200+14110 igua a 21300 euros :lol: lucro de mil e tal euros
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2211
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 20/1/2017 14:34

Sinceramente continuo com a ideia de que os chineses andam a controlar a cotação para comprar tudo bem baratinho e adquirindo a parte que lhes interessa vejo muito caminho livre para subidas. Para recuperar todo o meu investimento terei que ver o bcp a cotar a 0,65. Haja paciência...
Com a cotação adaptada ao AC a que valor corresponde o máximo histórico do bcp? (Não estou a insinuar que vai chegar sequer lá perto mas gostava de me situar em termos de valores..)
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 20/1/2017 14:30

Só existe um ajuste técnico e já ocorreu: no dia de ex-direitos.

O BCP vai abrir em cada sessão ao valor que o mercado entender. Os 0.094 não são nenhum valor de especial, não é suposto a cotação corrigir para esse valor. Se a cotação for para esse valor será porque o mercado assim entendeu. Pode ir para outro qualquer.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38377
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 20/1/2017 14:29

joamarques Escreveu:
não estará relacionado com o que está em baixo a ironia/sarcasmo e arrogância? este senhor desde que veio para aqui falar das suas compras de ações tem participado muito mais do lado dos otimistas. Mas acredito que ver 40% esfumar-se ontem logo de manhã provoque calafrios em alguém que afirmou quando estava por cima: "A Bolsa mais do que uma questão de preço é, sobretudo, uma questão de "timing" " e viu, no dia seguinte, o tiro sair-lhe pela culatra. Quanto mais isto recuperar mais a atitude mudará. Nem acho que seja pelo dinheiro, julgo mesmo ser por estar a perder. Como vou ser apontada como outsider, que tinha prometido estar calada, fica já aqui escrito que não irei responder.
beijinhos

ativo Escreveu:Em 10/01/2017, dei um importante sinal ao mercado:

ativo Escreveu:Comunicado ao mercado: o "ativo" comprou BCP a 0,927 euro, há minutos atrás. :mrgreen:

:mrgreen:

No mesmo dia escrevi:

ativo Escreveu:O aumento de capital do BCP de cerca de 1500 milhões de euros, incluindo o aumento de capital do BCP subscrito pela Fosun, foi sendo descontado ao longo do tempo e, na minha opinião, mais coisa, menos coisa, está descontado!


Em 12/01/2017, reforçei a mensagem:

ativo Escreveu:Anteontem, tinha comprado 1100 ações do BCP. Hoje comprei mais 1050 ações! No meu entender está na altura de se ir comprando, devagarinho ...
Acredito que a Sonangol vai, pelo menos, acompanhar o aumento de capital.


Tendo ainda comprado mais algumas ações e tendo vendido ontem todas as ações compradas, como declarei,

ativo Escreveu:Comunicado ao mercado: fecho da posição em ações a 0,1580 euro.


se amanhã vendesse todos os direitos de subscrição do aumento de capital, ao preço teórico de 1,005 euro, seria realizada uma mais valia superior a 950 euros. Nada mau ...

Dou conhecimento disto para que certas "cabecinhas" percebam que por ter tido, durante muito tempo, uma perspetiva pessimista relativamente à evolução da cotação do BCP isso não me impede de comprar ações do BCP quando entendo que terá chegado a hora disso. Entendido?

A Bolsa mais do que uma questão de preço é, sobretudo, uma questão de "timing" ...

Mais uma vez a senhora intervém neste tópico do Fórum, não para dizer alguma que se aproveite relativamente ao título objeto deste tópico, mas, sim, para "descascar", que é efetivamente o que gosta de fazer e a motiva a intervir esporadicamente no Fórum.

Quanto à minha compra de ações, os direitos de subscrição do aumento de capital por elas conferidos serão exercidos.

Cara senhora estou convicto de que a compra que efetuei se revelará futuramente lucrativa. Está em curso um aumento de capital, é preciso perceber isso, é um contexto espeecial. É preciso ter calma! O pós-aumento de capital certamente fará com que a minha compra se revele lucrativa.

Prometo-lhe, desde já, que quando vender as ações, como espero, com lucro, notificarei a senhora disso!

O aumento de capital não lhe agradou? Pois é, mas já há muito tempo que estava "prometido" ...

Tente se distrair, está frio, mas vá passear ... no fim de semana, para descarrgar a bílis.
Editado pela última vez por Ativo em 20/1/2017 14:36, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SERRA LAPA » 20/1/2017 14:29

Kumbaia my lord Escreveu:Preciso da opinião urgente da parte dos entendidos.

A minha situação é a seguinte, tenho 80k enterrados nos bcp até ao dia de hoje.
Tenho 12mil direitos a exercer por 17mil eur
Se não exercer recebo 10mil euros e saio com menos valias de 70k
Se acompanhar o AC fico com 200mil accoes e passo a ter 100k enterrados, o que me dá um preço medio de 0,50c por accao
Se comprar mais direitos posso baixar o meu preço médio e ganhar uma posiçao maior na esperança de recuperar o € mais rapido e ganhar mais com dividendos mas estou muito céptico face à ideia de meter mais dinheiro.

Alguem me pode ajudar???



Compete-te a ti decidir: apenas vou dizer o que faria nessa situação. Pode não ser a melhor solução.Nessa situação, porque eu continuo a acreditar que o BCP fica incomparavelmente melhor após este aumento de capital e portanto exercia os meus direitos.
Mas atenção a minha exposição é incomparavelmente diferente porque é muito menor que a tua.
No teu caso parece-me existir um erro demasiado grande que se traduz na imensa exposição que detens. Assim, ainda que pouco expressivo, tentava aligeirar, vendendo as acções e exercendo os direitos. Espero ter ajudado, mas isso é apenas a minha opinião.
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 20/1/2017 14:32, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 20/1/2017 14:29

luislobs Escreveu:
frosasantos Escreveu:Mas perseu, isso não quer dizer (direitos abaixo de 0,3 ou 0,5) nos ultimos dias que a cotação tombará juntamente?
a minha pergunta é mais simples, o preco de abertura pos AC será nos 0,094 (ou próximo) garantido ou até pode ser bastante acima (a serio que estou perdido)?[/qu

A cotaçao vai abrir em referencia ao fecho anterior imagine que fecha 0.15 vai abrir dentro desses valores nunca 0.09,

A cotaçao ja esta normalizada ja nao vai mexer mais, agora so manda o mercado se vai p cima ou p baixo.


o AC esta feito
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2211
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 20/1/2017 14:27

[quote="frosasantos"]Mas perseu, isso não quer dizer (direitos abaixo de 0,3 ou 0,5) nos ultimos dias que a cotação tombará juntamente?
a minha pergunta é mais simples, o preco de abertura pos AC será nos 0,094 (ou próximo) garantido ou até pode ser bastante acima (a serio que estou perdido)?[/qu

A cotaçao vai abrir em referencia ao fecho anterior imagine que fecha 0.15 vai abrir dentro desses valores nunca 0.09,

A cotaçao ja esta normalizada ja nao vai mexer mais, agora so manda o mercado se vai p cima ou p baixo.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2211
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 20/1/2017 14:13

Mas perseu, isso não quer dizer (direitos abaixo de 0,3 ou 0,5) nos ultimos dias que a cotação tombará juntamente?
a minha pergunta é mais simples, o preco de abertura pos AC será nos 0,094 (ou próximo) garantido ou até pode ser bastante acima (a serio que estou perdido)?
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Optimiza » 20/1/2017 14:07

Kumbaia my lord Escreveu:Preciso da opinião urgente da parte dos entendidos.

A minha situação é a seguinte, tenho 80k enterrados nos bcp até ao dia de hoje.
Tenho 12mil direitos a exercer por 17mil eur
Se não exercer recebo 10mil euros e saio com menos valias de 70k
Se acompanhar o AC fico com 200mil accoes e passo a ter 100k enterrados, o que me dá um preço medio de 0,50c por accao
Se comprar mais direitos posso baixar o meu preço médio e ganhar uma posiçao maior na esperança de recuperar o € mais rapido e ganhar mais com dividendos mas estou muito céptico face à ideia de meter mais dinheiro.

Alguem me pode ajudar???


Terás de decidir sempre em função do teu racional e apenas dele, porque "cada cabeça sua sentença" e em BCP, até todas as "sentenças" podem estar erradas (porque cada um parte de extrapolações singulares sobre um histórico sincrético para variáveis que não controla).

A minha "sentença" assumindo que pretendia manter uma posição nessa ação, passaria por vender tudo hoje, aproveitando o "short squeeze" e as compras de Dtos da Fosun - ações acima dos 0,148 actuais e direitos acima dos 0,71 actuais.
Recompraria apenas direitos, paulatinamente, no antepenúltimo ou penúltimo dia de transações (visando repor na íntegra a operação original), abaixo de 0,5 (até espero ver os direitos pontualmente abaixo de 0,3). A vantagem é o averaging down do preço de aquisição. O risco é que o preço dos direitos não caia até aos 0,5 (o que quereria dizer que todo o Mundo estava "doidão" para entrar num banco tão lucrativo, em crescimento acelerado e sem novas imparidades como o BCP).

nota - Só entrarei em BCP, e apenas via Direitos, se os mesmos vierem abaixo dos 0,3, porque não vislumbro "euforias" neste mega aumento de capital de um Banco pouco sólido, e só apartir de 3ª feira é que vamos visualizar a real propensão dos players a investir (por agora são os "S" a imperar - Show off, Short Squeeze e foSun)
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por joamarques » 20/1/2017 14:05

artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Lamento, mas não consigo ser tão ingénuo a ponto de pensar que hoje teria havido almoços grátis na Bolsa e que continuaria a haver amanhã, e depois de amanhã e depois depois de amanhã ... se se pudesse "shortar" no BCP!!!


Não precisas de ser ingénuo, precisas é de menos arrogância. Ou sabemos que isso não é assim por esta e/ou aquela razão (e eu não tinha qualquer problema em mudar de opinião) ou não fazemos comentários Irónicos/sarcásticos sobre o assunto...

EDIT: Quanto ao resto o Dr Tretas já disse tudo...


não estará relacionado com o que está em baixo a ironia/sarcasmo e arrogância? este senhor desde que veio para aqui falar das suas compras de ações tem participado muito mais do lado dos otimistas. Mas acredito que ver 40% esfumar-se ontem logo de manhã provoque calafrios em alguém que afirmou quando estava por cima: "A Bolsa mais do que uma questão de preço é, sobretudo, uma questão de "timing" " e viu, no dia seguinte, o tiro sair-lhe pela culatra. Quanto mais isto recuperar mais a atitude mudará. Nem acho que seja pelo dinheiro, julgo mesmo ser por estar a perder. Como vou ser apontada como outsider, que tinha prometido estar calada, fica já aqui escrito que não irei responder.
beijinhos

ativo Escreveu:Em 10/01/2017, dei um importante sinal ao mercado:

ativo Escreveu:Comunicado ao mercado: o "ativo" comprou BCP a 0,927 euro, há minutos atrás. :mrgreen:

:mrgreen:

No mesmo dia escrevi:

ativo Escreveu:O aumento de capital do BCP de cerca de 1500 milhões de euros, incluindo o aumento de capital do BCP subscrito pela Fosun, foi sendo descontado ao longo do tempo e, na minha opinião, mais coisa, menos coisa, está descontado!


Em 12/01/2017, reforçei a mensagem:

ativo Escreveu:Anteontem, tinha comprado 1100 ações do BCP. Hoje comprei mais 1050 ações! No meu entender está na altura de se ir comprando, devagarinho ...
Acredito que a Sonangol vai, pelo menos, acompanhar o aumento de capital.


Tendo ainda comprado mais algumas ações e tendo vendido ontem todas as ações compradas, como declarei,

ativo Escreveu:Comunicado ao mercado: fecho da posição em ações a 0,1580 euro.


se amanhã vendesse todos os direitos de subscrição do aumento de capital, ao preço teórico de 1,005 euro, seria realizada uma mais valia superior a 950 euros. Nada mau ...

Dou conhecimento disto para que certas "cabecinhas" percebam que por ter tido, durante muito tempo, uma perspetiva pessimista relativamente à evolução da cotação do BCP isso não me impede de comprar ações do BCP quando entendo que terá chegado a hora disso. Entendido?

A Bolsa mais do que uma questão de preço é, sobretudo, uma questão de "timing" ...
 
Mensagens: 68
Registado: 27/5/2016 23:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 20/1/2017 13:54

Kumbaia my lord Escreveu:Preciso da opinião urgente da parte dos entendidos.

A minha situação é a seguinte, tenho 80k enterrados nos bcp até ao dia de hoje.
Tenho 12mil direitos a exercer por 17mil eur
Se não exercer recebo 10mil euros e saio com menos valias de 70k
Se acompanhar o AC fico com 200mil accoes e passo a ter 100k enterrados, o que me dá um preço medio de 0,50c por accao
Se comprar mais direitos posso baixar o meu preço médio e ganhar uma posiçao maior na esperança de recuperar o € mais rapido e ganhar mais com dividendos mas estou muito céptico face à ideia de meter mais dinheiro.

Alguem me pode ajudar???


Depende se achas q un dia o titulo pode ainda te dar algum valor, mas paa nao gastares mais podes vender alguns direitos para com esse dinheiro exerceres os restantes.

se nao estiver errado vendes 8000 direitos-5760 eur e ficas com 4000 direitos que vais exercer com esses 5760 eur e ficas com 60000 acoes sem meteres la mais nenhum
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2211
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por brunoktm » 20/1/2017 13:45

Kumbaia my lord Escreveu:Preciso da opinião urgente da parte dos entendidos.

A minha situação é a seguinte, tenho 80k enterrados nos bcp até ao dia de hoje.
Tenho 12mil direitos a exercer por 17mil eur
Se não exercer recebo 10mil euros e saio com menos valias de 70k
Se acompanhar o AC fico com 200mil accoes e passo a ter 100k enterrados, o que me dá um preço medio de 0,50c por accao
Se comprar mais direitos posso baixar o meu preço médio e ganhar uma posiçao maior na esperança de recuperar o € mais rapido e ganhar mais com dividendos mas estou muito céptico face à ideia de meter mais dinheiro.

Alguem me pode ajudar???


O conselho que tu pedes e difícil de alguém te dar ...
Pois aqueles que odeiam o bcp vão dizer para venderes
os que amam vão dizer para comprares
os racionais vão dizer que o banco vai melhorar mas mesmo assim esta tudo numa incógnita pois não sabemos quantas mais imparidades vão ter que ser assumidas ...

Os entalados como eu e acredito que de quem aqui escreve possivelmente sou o que perde mais ou estou no raking dos 3 primeiros ,
eu tenho esperança que melhore que seja agora que vai melhorar mas a realidade é que essa esperança me arrastou para dentro deste grande buraco ,
Ao que tudo indica o banco agora vai ficar melhor , COM OS COCOS PAGOS mas a realidade e que vai ficar melhor com o dinheiro que NOS MAIS UMA VEZ injectamos lá para dentro e a duvida É QUANDO vamos ser chamados a injectar mais ...
Mas claro se pensarmos que isto já desceu tanto tanto que um dia destes vamos ver ai umas subidas agora esperamos que elas aconteçam a seguir a este aumento de capital ...
eu até ao momento ainda não tomei decisão nenhuma estou a ver para onde vai o barco se para o fundo ou continua ao de cima mas com um furo grande ...

Na Segunda feira tentei vender parte das acçeons mas não consegui ao preço que pretendia , com esta venda ia ao aumento de capital sem ter de injectar mais capital ...
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...
 
Mensagens: 215
Registado: 3/6/2009 0:25
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Kumbaia my lord » 20/1/2017 13:16

Preciso da opinião urgente da parte dos entendidos.

A minha situação é a seguinte, tenho 80k enterrados nos bcp até ao dia de hoje.
Tenho 12mil direitos a exercer por 17mil eur
Se não exercer recebo 10mil euros e saio com menos valias de 70k
Se acompanhar o AC fico com 200mil accoes e passo a ter 100k enterrados, o que me dá um preço medio de 0,50c por accao
Se comprar mais direitos posso baixar o meu preço médio e ganhar uma posiçao maior na esperança de recuperar o € mais rapido e ganhar mais com dividendos mas estou muito céptico face à ideia de meter mais dinheiro.

Alguem me pode ajudar???
 
Mensagens: 15
Registado: 24/1/2014 12:23

Re: Re:

por artista_ » 20/1/2017 13:15

ativo Escreveu:Lamento, mas não consigo ser tão ingénuo a ponto de pensar que hoje teria havido almoços grátis na Bolsa e que continuaria a haver amanhã, e depois de amanhã e depois depois de amanhã ... se se pudesse "shortar" no BCP!!!


Não precisas de ser ingénuo, precisas é de menos arrogância. Ou sabemos que isso não é assim por esta e/ou aquela razão (e eu não tinha qualquer problema em mudar de opinião) ou não fazemos comentários Irónicos/sarcásticos sobre o assunto...

EDIT: Quanto ao resto o Dr Tretas já disse tudo...
Editado pela última vez por artista_ em 20/1/2017 13:19, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 20/1/2017 12:48

O BCP a continuar a subir assim qualquer dia já está a dar lucro aos pequenos acionistas que estão agora só com perdas de 99%, em vez de 99,1%.
Mas brincadeiras à parte (até porque ficava contente era se o banco desse finalmente algumas alegrias aos pequenos acionistas), vamos a ver como termina o AC, e qual a cotação nessa altura.
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/1/2017 12:46

o meu patamar de venda de alguns direitos, será aos 0,99, porque nessa altura a açao com direitos + acao estaria nos 1,15. e me daria:

% sobre o investimento antes e após AC (sem investir nada no AC)
direitos a 0,99 = 42%
direitos a 0,70 = 36%

ou seja recompro mais acoes com direitos vendidos a 0,99.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por brunoktm » 20/1/2017 11:56

Esta muito parado o forum hoje , que se passa ?
ngm comenta as subidas do momento ?

Será mais um engodo para a malta ganhar animo e ir ao aumento de capital :-"
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...
 
Mensagens: 215
Registado: 3/6/2009 0:25
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Peter82 » 20/1/2017 11:33

MarcoAntonio Escreveu:
Peter82 Escreveu:Precisamente porque uma vez iniciado o aumento de capital a ação ajusta automaticamente ao valor definido para esse mesmo AC, (...)


Agora com um pouco de mais tempo...

Peter82, o que acção ajusta é o destaque do direito. A acção não ajusta ao valor definido para o AC. Não só não é isso que acontece, como isso não faz qualquer sentido. Se quiseres perceber em maior detalhe e para que valor efectivamente a acção corrige, podes ler o FAQ que tenho no outro tópico. Além disso, o valor de uma cotação é sempre o definido pelo mercado (com ou sem AC) pelo que ao suspender a cotação, ficamos sem saber quanto vale o BCP ao longo deste período todo (que dura semanas).

No que não há vantangem nenhuma. E não é por suspender que a cotação vai deixar de mudar, apenas toda a gente fica na ignorância e findo o processo descobre na reabertura, que supostamente seria a 9 de Fevereiro.


Desvantagens:

> Fica impossível negociar as acções (ninguém consegue sair do título, etc, seja porque motivo for);

> Não existe referência durante este período para avaliar os Direitos;

> Ninguém sabe quanto realmente vale o que possui (seja acções ou direitos);

> Ninguém sabe muito bem quanto vale o que está a comprar (nem o custo nem o valor da acção quando as acções são fundidas é realmente 0.094);

> Fica destruido qualquer mecanismo de equilibrio entre acções e direitos;

Por outras palavras, é um cenário em que "tá tudo agarrado à bronca": a única coisa que se pode negociar é os direitos (produto alavancado e altamente volátil, especialmente se nem existem acções com cotações correntes para referência), não se sabe ao certo o valor do que se está a comprar, quem precisar de sair da acção porque precisa de liquidez ou assim não pode (durante semanas!), etc.

Numa palavra, terrível.



Ok, Marco António...Faz sentido, percebi o racional. Disse aquilo porque por vezes tenho impressão que são os direitos a ditar a direção da ação e não o contrário.
Obrigado pelo esclarecimento.
 
Mensagens: 17
Registado: 4/7/2014 15:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por masterpro » 20/1/2017 10:55

Eu mantive o investimento, vendi alguns direitos, vendi as acções e exerci os restantes direitos.
Desta operação já estou despachado.
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 20/1/2017 10:46

Artista Romeno Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Não querem que se faça arbitragem? Parece um bocado idiota, a decisão, só vai trazer volatilidade e ineficiência às cotações. De qualquer modo, neste momento os direitos representam a maior parte do capital, eles é que mandam, a acção segue.


sim as ações valem bola, os direitos é que valem, é uma decisão mesmo feita por um amanuense na cmvm, não entendendo que:
1- num AC a volatilidade tende a subir
2- os direitos ou sobem porque há procura ou caiem, não é por isso que a coisa muda muito :lol:


Concordo com decisão da CMVM simplesmente porque o rácio/cálculo ( o que quiserem chamar) foi demasiado (propositadamente?) desequilibrado? Colocaram 15avos de 16 do valor da antiga cotação do BCP nos direitos e estes a negociar/decidir em meia dúzia de dias.. ..e no quadro de um AC a exigir um capital 1,4 vezes superior ao que os accionistas lá tinham em valor.
Assim a CMVM retira alguma vantagem do especulador perante o accionista.
H


Conforme disse que o problema dos bancos nomeadamente dos italianos, não eram as exigencias de capital serem demais, mais sim eles tarem falidos tirando o intesa, e tu discordas-te dando me o tempo razão, aqui também julgo que obviamente não tens razão, o pequeno acionista não fica mais protegido por não haver shorts nas ações, pois aqui é tudo jogado nos direitos e no que se vai fazer com eles! sim este AC foi para queimar os pequenos! na realidade o bcp precisava do capital como nessa data avisei, podiam era ter sido uma para 2 ações ou 3, e não foi claramente como na SONI para tirar os pequenos que não invistam mais do barco! mas voltando ao ponto o pequeno tem sempre que acompanhar o AC ainda que parcialmente senão é obliterado, logo só lhe restam 2 hipoteses vender os direitos em parte e comprar mais, ou enfiar a cabeça toda no cepo.... a meu ver só a operação branca faz sentido, não se aconselha de modo algum a que seja injetado mais cash no bcp....[/quote]



Podes explicar-me o que é a "operação branca" que referes?
Na tua opinião os acionistas não deveriam exercer os direitos, mas sim vende-los, é isso?
Obrigado
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Zeanzol » 20/1/2017 7:08

Isso mesmo !!

Ou há dúvidas que o que se vai fazer è mudar de buraco porque o banco não sai da cepa torta.
Da forma como o mercado está ... fracas rentabilidades, concorrência, economia Portuguesa, exposicao do Bcp a Angola e Moçambique... !! Para o AC ter o dito sucesso que por ai vão dizendo ... o Bcp tem de pagar a um sindicato bancário para assegurar a operação :-k

Em suma : isto está mau muito mau e não vai ficar melhor após o AC vai piorar e muito !!!

E quando chegar a vez de reestruturar a dívida pública portuguesa ... Game Over !!!
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pro_b » 20/1/2017 6:47

ativo Escreveu:
Pro_b Escreveu:(...)

Ainda há pouco o BPI teve de(ou ainda vai) emitir dívida subordinada a 8 a 9%.. que vai dar cabo das margens de lucro. Isso é mesmo necessário? Eu acho isso uma nova exigência brutal ..mais uma. Mas o mundo é o que é ...e apesar disso temos de continuar a viver. O BCP também vai ter de o fazer.. quando? Quanto? E a que preço?.. tenho a opinião que as exigências são demasiadas...(...)

O BCE pretende que os bancos detenham dívida subordinada para em caso de dificuldades de um banco haja logo onde o banco possa ir buscar capital. A dívida subordinada seria uma espécie de seguro para o banco.

Como se sabe, em caso de resolução de um banco os titulares de dívida subordinada do banco serão os primeiros a perderem o capital, depois seriam os detentores de dívida sénior do banco e finalmente os depositantes.

Sendo, portanto, a dívida subordinada de um banco dívida de alto risco é natural que a sua taxa de juro seja também alta: 8 %, 9% e mais. Por exemplo, pensa-se que a CGD irá pagar uma taxa de juro de 10 % por 1000 milhões de dívida subordinada que se prepara para emitir.

O que muita gente não sabe é que o BCP vai-se libertar dos Cocos que tinham um taxa de juro de 8 % mas vai ser obrigado, pelo BCE, pela razão que indiquei acima, a emitir dívida subordinada pela qual o mercado certamente exigirá uma taxa de 8 ou mais por cento!

A grande diferença entre os CoCos e essa dívida subordinada a emitir não estará portanto na sua taxa de juro, mas no seguinte: os CoCos, ao contrário dessa dívida subordinada a emitir pelo BCP, impõem restrições ao BCP, ditadas pelo Estado, e poderiam, caso não fossem pagos, ser convertidos em ações, ficando o banco, desse modo, "nacionalizado" pelo Estado.


Ativo, explicaste bem o que é a dívida subordinada e a desculpa que dão para essa exigência existir.
Mais uma vez, digo que a minha opinião pessoal é que as exigências já aumentaram exponencialmente nos últimos anos que são contraproducentes na óptica da "proteger os contribuintes". Se aumentarem muito mais as exigências, não há banco que resista. Só a exigencia de 350 milhões de dívida subordinada ao BPI vão limpar 30 milhões de euros anualmente.. é isto que vai proteger os contribuintes? Não acredito.
Imaginemos que o rácio tier I passa a ter não de 11% mas para 22%... sempre com a desculpa de proteger os contribuintes.. na Europa quantos bancos resistiriam? Mesmo que resistissem, seriam rentáveis com tanta exigência de capital? O capital custa dinheiro (passo a redundância). :) na minha opinião as exigências têm de existir...mas já ultrapassaram o que não minha óptica é razoável.
H
 
Mensagens: 18
Registado: 15/9/2015 15:27

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 20/1/2017 1:15

Pro_b Escreveu:(...)

Ainda há pouco o BPI teve de(ou ainda vai) emitir dívida subordinada a 8 a 9%.. que vai dar cabo das margens de lucro. Isso é mesmo necessário? Eu acho isso uma nova exigência brutal ..mais uma. Mas o mundo é o que é ...e apesar disso temos de continuar a viver. O BCP também vai ter de o fazer.. quando? Quanto? E a que preço?.. tenho a opinião que as exigências são demasiadas...(...)

O BCE pretende que os bancos detenham dívida subordinada para em caso de dificuldades de um banco haja logo onde o banco possa ir buscar capital. A dívida subordinada seria uma espécie de seguro para o banco.

Como se sabe, em caso de resolução de um banco os titulares de dívida subordinada do banco serão os primeiros a perderem o capital, depois seriam os detentores de dívida sénior do banco e finalmente os depositantes.

Sendo, portanto, a dívida subordinada de um banco dívida de alto risco é natural que a sua taxa de juro seja também alta: 8 %, 9% e mais. Por exemplo, pensa-se que a CGD irá pagar uma taxa de juro de 10 % por 1000 milhões de dívida subordinada que se prepara para emitir.

O que muita gente não sabe é que o BCP vai-se libertar dos Cocos que tinham um taxa de juro de 8 % mas vai ser obrigado, pelo BCE, pela razão que indiquei acima, a emitir dívida subordinada pela qual o mercado certamente exigirá uma taxa de 8 ou mais por cento!

A grande diferença entre os CoCos e essa dívida subordinada a emitir não estará portanto na sua taxa de juro, mas no seguinte: os CoCos, ao contrário dessa dívida subordinada a emitir pelo BCP, impõem restrições ao BCP, ditadas pelo Estado, e poderiam, caso não fossem pagos, ser convertidos em ações, ficando o banco, desse modo, "nacionalizado" pelo Estado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 20/1/2017 1:12

Portanto o volume poderá ter tido inúmeros trades de malta a fazer arbitragem?! De um lado e de outro. a convergencia dos 2 ao longo do dia assim o sugeriria?

Mas quem vende direitos para comprar acções e vice versa, só volta a vender se essa discrepância inverter de sentido?
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pro_b » 20/1/2017 0:40

Concordo com decisão da CMVM simplesmente porque o rácio/cálculo ( o que quiserem chamar) foi demasiado (propositadamente?) desequilibrado? Colocaram 15avos de 16 do valor da antiga cotação do BCP nos direitos e estes a negociar/decidir em meia dúzia de dias.. ..e no quadro de um AC a exigir um capital 1,4 vezes superior ao que os accionistas lá tinham em valor.
Assim a CMVM retira alguma vantagem do especulador perante o accionista.
H[/quote]

Conforme disse que o problema dos bancos nomeadamente dos italianos, não eram as exigencias de capital serem demais, mais sim eles tarem falidos tirando o intesa, e tu discordas-te dando me o tempo razão, aqui também julgo que obviamente não tens razão, o pequeno acionista não fica mais protegido por não haver shorts nas ações, pois aqui é tudo jogado nos direitos e no que se vai fazer com eles! sim este AC foi para queimar os pequenos! na realidade o bcp precisava do capital como nessa data avisei, podiam era ter sido uma para 2 ações ou 3, e não foi claramente como na SONI para tirar os pequenos que não invistam mais do barco! mas voltando ao ponto o pequeno tem sempre que acompanhar o AC ainda que parcialmente senão é obliterado, logo só lhe restam 2 hipoteses vender os direitos em parte e comprar mais, ou enfiar a cabeça toda no cepo.... a meu ver só a operação branca faz sentido, não se aconselha de modo algum a que seja injetado mais cash no bcp....[/quote]

AR, eu não discordei propriamente que os bancos estavam com grandes dificuldades.. falidos? Talvez alguns.. ..apenas alertei que nessa altura a minha opinião era que as exigências eram demasiadas e contraproducentes. Ainda tenho essa opinião.
Ainda há pouco o BPI teve de(ou ainda vai) emitir dívida subordinada a 8 a 9%.. que vai dar cabo das margens de lucro. Isso é mesmo necessário? Eu acho isso uma nova exigência brutal ..mais uma. Mas o mundo é o que é ...e apesar disso temos de continuar a viver. O BCP também vai ter de o fazer.. quando? Quanto? E a que preço?.. tenho a opinião que as exigências são demasiadas...mas não vou investir contra o mundo :) Cheguei a ter BCP e fui "stopado" :)
H
 
Mensagens: 18
Registado: 15/9/2015 15:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, Google [Bot], Minsk, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014 e 280 visitantes