Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 27/4/2014 23:41

O Alquimista Escreveu:
HJOR Escreveu:O valor de fecho de uma sessão não resulta de nenhuma média, resulta precisamente no valor de fecho dessa sessão.
Continuo a querer saber o porque de se calcular uma SMA(1) e qual o seu significado?
Bons estudos!


Eu não falei em valores de fecho de uma sessão, mas de valores ao longo de uma sessão num gráfico one-day-only.

E termino esta querela, que não vai dar a lado nenhum, citando Aristóteles mas sugerindo que se leia "informar-se" onde se lê "encolerizar-se:
Qualquer pessoa pode encolerizar-se. É fácil. Mas encolerizar-se com a pessoa certa, no grau certo, no momento certo, pela razão certa e da forma certa - isso não é fácil."


Para terminar "esta querela", concordo que "não vai dar a lado nenhum" porque eu estava a falar de "alhos" e veio falar de "bugalhos".
A citação que fez do ilustre Aristóteles acaba por lhe "assentar que nem uma luva".
Talvez uma questão de interpretação que sugiro que tenha em consideração no futuro, para que este tipo de situações não volte a ocorrer.
Bons estudos!
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por O Alquimista » 27/4/2014 23:36

HJOR Escreveu:O valor de fecho de uma sessão não resulta de nenhuma média, resulta precisamente no valor de fecho dessa sessão.
Continuo a querer saber o porque de se calcular uma SMA(1) e qual o seu significado?
Bons estudos!


Eu não falei em valores de fecho de uma sessão, mas de valores ao longo de uma sessão num gráfico one-day-only.

E termino esta querela, que não vai dar a lado nenhum, citando Aristóteles mas sugerindo que se leia "informar-se" onde se lê "encolerizar-se:
Qualquer pessoa pode encolerizar-se. É fácil. Mas encolerizar-se com a pessoa certa, no grau certo, no momento certo, pela razão certa e da forma certa - isso não é fácil."
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 27/4/2014 23:26

O Alquimista Escreveu:
HJOR Escreveu:
Gostaria de aprender como se calcula uma média de, apenas, um valor?


"Bons estudos!"

Como é evidente, nos gráficos onde-day-only não há um único valor pois a sessão está repartida por unidades de tempo inferiores ao dia (máximo de data que exibe). Ao visualizar-se nesses gráficos a variação do preço em subunidades de por, por exemplo, 1 minuto ou 189 ticks, temos uma média em formação para essa sessão/dia. Por isso existe.
Quem quiser dar-se ao trabalho pode consultar os gráficos de eSignal. Aí encontrará informação pertinente.


O valor de fecho de uma sessão não resulta de nenhuma média, resulta precisamente no valor de fecho dessa sessão.
Continuo a querer saber o porque de se calcular uma SMA(1) e qual o seu significado?
Basta usar o gráfico de linha!
Bons estudos e "keep it simple"!
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por O Alquimista » 27/4/2014 23:10

HJOR Escreveu:
Gostaria de aprender como se calcula uma média de, apenas, um valor?


"Bons estudos!"

Como é evidente, nos gráficos onde-day-only não há um único valor pois a sessão está repartida por unidades de tempo inferiores ao dia (máximo de data que exibe). Ao visualizar-se nesses gráficos a variação do preço em subunidades de por, por exemplo, 1 minuto ou 189 ticks, temos uma média em formação para essa sessão/dia. Por isso existe.
Quem quiser dar-se ao trabalho pode consultar os gráficos de eSignal. Aí encontrará informação pertinente.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 27/4/2014 23:02

rmcmb Escreveu:Em relação às MMs, qualquer livro de estatística da mais básica, ensina isso!


Daí a minha chamada de atenção!
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rmcmb » 27/4/2014 23:01

E que tal se se discutisse por aqui o BCP!

Em relação às MMs, qualquer livro de estatística da mais básica, ensina isso! :D
 
Mensagens: 36
Registado: 11/8/2011 8:29
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 27/4/2014 22:59

Clinico Escreveu:Talvez eu o compreenda. Pode-se fazer médias móveis no gráfico de 1 minuto ou dos 5 ou dos 15 minutos? será que é isto que ele quer dizer?
è claro que quando falamos de médias móveis falamos do diário, mas será possível calculá-las nos gráficos diários de 1 minuto? e têm alguma significancia ou importância? nunca ouvi falar delas...
Abraços
Clinico


A minha chamada de atenção foi para o significado da SMA(1).
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Clinico » 27/4/2014 22:56

Talvez eu o compreenda. Pode-se fazer médias móveis no gráfico de 1 minuto ou dos 5 ou dos 15 minutos? será que é isto que ele quer dizer?
è claro que quando falamos de médias móveis falamos do diário, mas será possível calculá-las nos gráficos diários de 1 minuto? e têm alguma significancia ou importância? nunca ouvi falar delas...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 27/4/2014 22:48

Por acaso também estou curioso, a não ser que se divida o dia de negociação por sub unidades
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 27/4/2014 22:44

O Alquimista Escreveu:
HJOR Escreveu:
"média móvel de uma sessão" não existe.


Nos gráficos one-day-only todos os indicadores que aí sejam usados, médias móveis ou outros, são de uma sessão: a sessão desse dia.
Por isso, média móvel de uma sessão existe.


"Se o árbitro apitou é porque é falta".

Gostaria de aprender como se calcula uma média de, apenas, um valor?

Acaba por ser o próprio valor. O significado de média não existe.

Ninguém utiliza o conceito de média quando possui apenas um, e um só, valor.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por O Alquimista » 27/4/2014 22:29

HJOR Escreveu:
"média móvel de uma sessão" não existe.


Nos gráficos one-day-only todos os indicadores que aí sejam usados, médias móveis ou outros, são de uma sessão: a sessão desse dia.
Por isso, média móvel de uma sessão existe.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 27/4/2014 21:24

rsacramento Escreveu:não sendo nenhum deles, sempre te digo o que penso que ele queria dizer: se usares um gráfico de linhas, em vez do popular gráfico de velas, consegues ter menos ruído visual, e os padrões tornar-se-ão (para alguns) mais visíveis

aqui não é um gráfico de linhas mas sobrepõe uma média móvel de uma sessão


"média móvel de uma sessão" não existe. É apenas uma forma de unir com uma linha o fecho das sessões.



Limonov Escreveu:
AT2014 Escreveu:
António Manuel Escreveu:Grafico semanal
Aquele suporte está mesmo ali; e a MM50 logo a seguir.
Vamos ver até onde vai!

Cumprimentos
António Manuel


Amigo Manuel,

Excelente gráfico e concordo com os seus suportes. Não uso gráficos semanais mas verifico que o meu amigo tem estado a crescer a cada dia que passa. Fico muito feliz com isso e olhe que gostei muito da sua sugestão da SMA1 para poder mais facilmente detectar as figuras. Nunca me passou isso pela cabeça. Uma coisa simples e prática que não deve vir em livro nenhum mas que dá imenso jeito :wink: :wink: :wink:

Grande abraço e bons negócios


Só traz ruído. É preferível, e mais fácil, alternar entre gráfico de vela e linha.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Limonov » 27/4/2014 21:12

Rsacramento,

Muito obrigado. Pensei que se tratasse de outra coisa qualquer...

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rsacramento » 27/4/2014 21:09

não sendo nenhum deles, sempre te digo o que penso que ele queria dizer: se usares um gráfico de linhas, em vez do popular gráfico de velas, consegues ter menos ruído visual, e os padrões tornar-se-ão (para alguns) mais visíveis

aqui não é um gráfico de linhas mas sobrepõe uma média móvel de uma sessão
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Limonov » 27/4/2014 20:48

AT2014 Escreveu:
António Manuel Escreveu:Grafico semanal
Aquele suporte está mesmo ali; e a MM50 logo a seguir.
Vamos ver até onde vai!

Cumprimentos
António Manuel


Amigo Manuel,

Excelente gráfico e concordo com os seus suportes. Não uso gráficos semanais mas verifico que o meu amigo tem estado a crescer a cada dia que passa. Fico muito feliz com isso e olhe que gostei muito da sua sugestão da SMA1 para poder mais facilmente detectar as figuras. Nunca me passou isso pela cabeça. Uma coisa simples e prática que não deve vir em livro nenhum mas que dá imenso jeito :wink: :wink: :wink:

Grande abraço e bons negócios



Olá AT2014 e António Manuel,

Um de vós pode desenvolver um pouco o que sublinhei?

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por vella » 27/4/2014 19:12

AT2014 Escreveu:
vella Escreveu:Olá amigos, gostaria de me apresentar a todos.
Comecei a participar aqui no fórum, em 2008 com outro nicknamame, infelizmente perdi a conta numa altura que me afastei da Bolsa. Fui investidor numa altura péssima, mas mesmo assim entre perdas, somei ganhos na Galp e na JMT e perdi na SONI. Acontece que perdi muito dinheiro em FOREX, e decidi que pode ser muito bom, mas não faz o meu perfil. Em questão de aprendizagem aqui, agradeço muito principalmente ao Tiagopt e outros, mas francamente, permitam-me a humildade, não sei nada....
Hoje, entrei longo neste papel a 0,21. Vamos ver.

Cumprimentos


Amigo Vella,

Bem vindo. E perder no inicio acontece aos melhores. Não se preocupe. Para mais no Forex.

Olhe eu, num dia de trovoada também achei que ia ficar rico no Forex. Já transacionava há anos acções e achei que era o maior da cantareira.

Meti-me no Forex e tive o azar de ganhar 12k numa semana. Isso serviu de incentivo para perder 3 meses da minha vida a enervar-me, dormir mal, tentar encontrar uma estratégia vencedora e no final perder os tais 12k. Tal como o meu amigo percebi que aquilo não era a minha praia e regressei àquilo onde conseguia ter sucesso (as acções). Por isso esqueça isso que aquilo é para adivinhos :lol: :lol: :lol:

Claro que, um dia que tenha todo o tempo do mundo para transacionar ainda quero voltar a fazer mais uma tentativa no forex mas com montantes pequenos e transacionado acções como actividade principal.

Vá colocando as suas dúvidas e cá estaremos para o ajudar. E não fique acanhado porque todos erramos, os mais experientes e os menos experientes. Vá lendo e aquilo que não perceber pergunte. Alguém lhe responderá seguramente.

Abraço e bons negócios



Amigo AT, obrigado pelas suas palavras. Juntos conseguimos ver para alem daquilo que os nossos olhos querem ver, o que geralmente gera maus negocios.
 
Mensagens: 13
Registado: 26/4/2014 2:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rocha28 » 27/4/2014 18:49

pessoalmente penso k amanha nao vira nada de bom, na sexta a accao fechou novamente abaixo do suporte de curto prazo e sendo o segundo assusta me um pouco, penso k podera vir ai uma correcao ate aos 0,20 centimentos, pode ser k amanha feche acima do tal suporte, era importante k o fizesse pra tendencia de curto prazo se manter optimista. a este cenario temos a ajudar o volume k tem sido constantemente mais baixo na descida
Anexos
bcp.png
 
Mensagens: 104
Registado: 5/11/2013 21:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 27/4/2014 15:25

Sr_SNiper Escreveu:Apenas a titulo de curiosidade gostaria de saber a correlação entre a Ucrânia e o BCP, qual deverá ser o Beta entre a escalada do conflito e a cotação?
Pessoalmente se estivesse dentro, e não estou, apenas fecharia a posição, abaixo dos 0,19x


Cuidado porque tendo em conta a correção, a possibilidade de seres stopado a esses valores, existe.
Claro que o cenário de inversão não está colocado de parte. Ele existe.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 27/4/2014 12:54

Apenas a titulo de curiosidade gostaria de saber a correlação entre a Ucrânia e o BCP, qual deverá ser o Beta entre a escalada do conflito e a cotação?
Pessoalmente se estivesse dentro, e não estou, apenas fecharia a posição, abaixo dos 0,19x
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 27/4/2014 1:16

pacheco1979 Escreveu:


Amigo pacheco,

Concordo com quase tudo com a excepção dos 0,20. Não se esqueça que o BCP esteve meses para quebrar esse ponto. Quando o consegui quebrar a cotação subiu logo quase 10%. Foi um fortissimo ponto de resistência e naturalmente será um fortissimo ponto de suporte.

Abraço e bons negócios[/quote]

sim, percebo o que querem dizer... lembro me bem dessa luta :) mas não será cedo para falar de 0,20?? ou 0,19?? parece me que sexta foi dia estranho para se analisar.... os volumes foram péssimos mesmo.... estavam duas pessoas a vender uma a comprar... lá em baixo... aliado ao facto de ser uma sexta feira.

Reafirmo que a grande preocupação é rebentar uma guerra mais séria na ucrania.... pois se por acaso amanha (vamos sonhar) se reunissem e resolvessem as coisas, muito provavelmente os 0,24 eram curtos para o BCP :).... goste-se ou não, estas noticias tem muito impacto nas bolsas...

abraços[/quote]

Amigo Pacheco,

Se a Ucrânia se resolvesse isto dava tudo um salto estratósférico. Os indicadores da AT podiam estar muito altos ou muito baixos que era igual. É como diz, os 0,24, seriam um aperitivo :lol: :lol: :lol:

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 27/4/2014 1:12

António Manuel Escreveu:Obrigado AT2014. Espero conseguir melhorar nos trades no curto prazo; vamos ver.
hoje fui á ultima fase do curso com o Ulisses
foi óptimo, reforçou a minha autoconfiança e entusiasmo, tive oportunidade de por as minhas dúvidas, fui muito bom ter lá estado; e partilhado aqueles momentos com aquele grupo de pessoas.Fiquei com uma boa impressão de todos eles, tudo pessoas positivas e com muita humildade, espero que sejam bem sucedidos.
O Ulisses foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, e acho que conseguiu cumprir plenamente o objectivo pretendido.
Aproveito para reforçar que o AT2014 é daquelas pessoas que enriquece o caldeirão, tem a postura que nós menos experientes precisamos.
Obrigado
Abraço
António Manuel


Amigo António,

Olhe que nem sabia que estava no curso com o Guru Ulisses. Por isso que o estava ai a ver crescer com essa velocidade. Um bom trader é parte de bom aluno e parte de bom professor e consigo vejo que estão reunidas as duas partes. As coisas não são imediatas mas a crescer dessa maneira depressa encontrará o caminho do sucesso. Parabésn e acho que fez muito bem em começar com o Ulisses. Excelente escolha. Agora é continuar a investir no estudo e cá vamos conversando sobre as suas dúvidas. Eu e os restantes estamos sempre à disposição para o ajudar.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AntónioManuel » 27/4/2014 1:04

Obrigado AT2014. Espero conseguir melhorar nos trades no curto prazo; vamos ver.
hoje fui á ultima fase do curso com o Ulisses
foi óptimo, reforçou a minha autoconfiança e entusiasmo, tive oportunidade de por as minhas dúvidas, fui muito bom ter lá estado; e partilhado aqueles momentos com aquele grupo de pessoas.Fiquei com uma boa impressão de todos eles, tudo pessoas positivas e com muita humildade, espero que sejam bem sucedidos.
O Ulisses foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, e acho que conseguiu cumprir plenamente o objectivo pretendido.
Aproveito para reforçar que o AT2014 é daquelas pessoas que enriquece o caldeirão, tem a postura que nós menos experientes precisamos.
Obrigado
Abraço
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pacheco1979 » 27/4/2014 0:41

[/quote]

Amigo pacheco,

Concordo com quase tudo com a excepção dos 0,20. Não se esqueça que o BCP esteve meses para quebrar esse ponto. Quando o consegui quebrar a cotação subiu logo quase 10%. Foi um fortissimo ponto de resistência e naturalmente será um fortissimo ponto de suporte.

Abraço e bons negócios[/quote]

sim, percebo o que querem dizer... lembro me bem dessa luta :) mas não será cedo para falar de 0,20?? ou 0,19?? parece me que sexta foi dia estranho para se analisar.... os volumes foram péssimos mesmo.... estavam duas pessoas a vender uma a comprar... lá em baixo... aliado ao facto de ser uma sexta feira.

Reafirmo que a grande preocupação é rebentar uma guerra mais séria na ucrania.... pois se por acaso amanha (vamos sonhar) se reunissem e resolvessem as coisas, muito provavelmente os 0,24 eram curtos para o BCP :).... goste-se ou não, estas noticias tem muito impacto nas bolsas...

abraços
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 27/4/2014 0:38

António Manuel Escreveu:Grafico semanal
Aquele suporte está mesmo ali; e a MM50 logo a seguir.
Vamos ver até onde vai!

Cumprimentos
António Manuel


Amigo Manuel,

Excelente gráfico e concordo com os seus suportes. Não uso gráficos semanais mas verifico que o meu amigo tem estado a crescer a cada dia que passa. Fico muito feliz com isso e olhe que gostei muito da sua sugestão da SMA1 para poder mais facilmente detectar as figuras. Nunca me passou isso pela cabeça. Uma coisa simples e prática que não deve vir em livro nenhum mas que dá imenso jeito :wink: :wink: :wink:

Grande abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AntónioManuel » 27/4/2014 0:20

Grafico semanal
Aquele suporte está mesmo ali; e a MM50 logo a seguir.
Vamos ver até onde vai!

Cumprimentos
António Manuel
Anexos
bcpa.png
Continua Possivel
Editado pela última vez por AntónioManuel em 9/5/2014 14:24, num total de 1 vez.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BigLift, Bing [Bot] e 408 visitantes