Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 7/4/2020 0:46

O Bcp é umas das cotadas que menor força tem, foi das que caiu mais desde o início da crise e é das que com menos força reage em sessões de recuperação. Espero sinceramente que as coisas melhorem, não gostaria nada de ver o contribuinte a voltar a ser chamado para tapar mais buracos na banca!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 6/4/2020 15:34

luislobs Escreveu:Bcp deve ser um dos menos prejudicados com este vrus, contudo revelou um descarregar junto com posiçoes short que o fez fazer minimos historicos sem razao aparente.

pelos 23 anos que levo de bolsa digo, enquanto eles short nao fecharem posiçoes elw nao sobe ou sobe timido.

Acredito que esteja para breve uns disparos de 6-7% ao dia ou mais, deixar aquecer os motores :twisted: :twisted:

bcp movesse muito ao sabor do petroleo



Isso perdeu so na passada 5ª e 6ª feira...
Se nao dispara bem mais do que isso, algo estará muito mal...

Podia disparar 100% e estaria a valores de Fevereiro apenas... ainda MUITO abaixo dos valores de há um ano
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 6/4/2020 14:39

Bcp deve ser um dos menos prejudicados com este vrus, contudo revelou um descarregar junto com posiçoes short que o fez fazer minimos historicos sem razao aparente.

pelos 23 anos que levo de bolsa digo, enquanto eles short nao fecharem posiçoes elw nao sobe ou sobe timido.

Acredito que esteja para breve uns disparos de 6-7% ao dia ou mais, deixar aquecer os motores :twisted: :twisted:

bcp movesse muito ao sabor do petroleo
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01


Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 6/4/2020 12:53

penso que esta gestão é de transição para uma opa


Redbull, explica lá isso. É que, ao longo de 17 anos de Caldeirão, já foram pseu-doanunciadas aqui centenas de OPA`s ao BCP. Todas falsas, obviamente. Por isso, somos tão rigorosos aqui com essas especulações. Explica lá porque dizes isso,senão teremos que apagar o teu post.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 6/4/2020 12:36

RedBull Escreveu:opaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que se passa com a cotação do bcp.
era e continua a ser obvio que o bcp vai sofrer uma opa.
penso que esta gestão é de transição para uma opa. confesso que não sei se esta gestão já sabe quem é o comprador mas quando o negócio se fizer ficaremos todos a saber.
a cotação hoje é cerca de 1/3 de há um ano.


porquê uma OPA? :shock:

porque não, uma falência tipo BANIF, BES; BPP; BPN :lol:

o NPE do bcp talvez este ano se venha a multiplicar bastante.....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por RedBull » 6/4/2020 12:14

opaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que se passa com a cotação do bcp.
Já não faço comentários sobre o bcp desde o inicio do verão do ano passado, era e continua a ser obvio que o bcp vai sofrer uma opa.
investir nesta acção é queimar dinheiro, é um banco sem futuro, revolut e companhia vão acelerar o funeral, penso que esta gestão é de transição para uma opa. confesso que não sei se esta gestão já sabe quem é o comprador mas quando o negócio se fizer ficaremos todos a saber.
a cotação hoje é cerca de 1/3 de há um ano.
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
 
Mensagens: 169
Registado: 29/11/2007 12:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 4/4/2020 16:12

MarcoAntonio Escreveu:Em relação à economia, estou "moderadamente optimista". Claro que vão existir dificuldades. Mas não creio que vá ter o impacto que alguns chegaram a aventar. Entre medidas de exepção para reduzir o impacto imediato, uma boa dose de readaptação e um progressivo retorno à normalidade, vai ser duro e não consigo medir com precisão. Mas não vai ser terrivelmente mau. Convinha que estivesse certo nisto.



Pois, espero bem que sim.
Como trabalho no sector secundário, "o meu mundo" do dia-a-dia leva-me a um sentimento de preocupação pela economia.
Talvez por estar mais focado neste ambiente, esteja mais pessimista.
A industria parou, os custos da paragem são pesados. E os clientes (optica de B2B) também estão parados e alguns com dificuldades, o que não adivinha nada de bom para o recomeço.
Vamos ver os que sobrevivem, e desses, como irão fluir os pagamentos nos próximos meses. Para já adivinha-se um massivo lay-off e baixas perspectivas de recuperação até ao fim do ano, pela retracção no consumo que se manterá por longos periodos em vários sectores da actividade.

A ver vamos. Mas a verdade é que vivemos numa sociedade de consumo. A economia só gira dessa forma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 4/4/2020 16:08

MarcoAntonio Escreveu:Em relação à economia, estou "moderadamente optimista". Claro que vão existir dificuldades. Mas não creio que vá ter o impacto que alguns chegaram a aventar. Entre medidas de exepção para reduzir o impacto imediato, uma boa dose de readaptação e um progressivo retorno à normalidade, vai ser duro e não consigo medir com precisão. Mas não vai ser terrivelmente mau. Convinha que estivesse certo nisto.


Eu também ando por ai, mas a questão central é que acho que o grau de imprivisibilidade é muito grande... eu não consigo deixar de colocar vários cenários, uns mais otimistas outros menos, sendo normal que a minha opinião tende a andar ali pelo meio, esperando que não aconteça o pior mas tendo consciência que também não será fácil que aconteça o melhor.

As minhas grandes dúvidas prendem-se mais com o pós onda incial e «regresso à normalidade». Se conseguirmos que não haja muitos avanços e recuos e a normalidade venha mesmo para ficar, mesmo que com limitações, acho que os efeitos desta crise serão muito limitados e daqui a 2/3 anos estará tudo melhor que estava hoje antes da crise. Mas se a nova «normalidade» for durante muito tempo demasiado restritiva, as economias sofrerão muito e os impactos serão muito significativos de difíceis de quantificar agora.

Outra coisa que considero relevante é o que se passar nos EUA, que para mim ainda são uma grande incógnita...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Marco Martins » 4/4/2020 16:04

MarcoAntonio Escreveu:Em relação à economia, estou "moderadamente optimista". Claro que vão existir dificuldades. Mas não creio que vá ter o impacto que alguns chegaram a aventar. Entre medidas de exepção para reduzir o impacto imediato, uma boa dose de readaptação e um progressivo retorno à normalidade, vai ser duro e não consigo medir com precisão. Mas não vai ser terrivelmente mau. Convinha que estivesse certo nisto.


Infelizmente não estou muito otimista, embora não o transmita com as pessoas que lido.
Mas a ver pela paragem que tudo isto está a provocar, os prejuízos enormes de quem tem contas para pagar sem entrada de dinheiro (temos de ter em conta que por exemplo há muita coisa que as empresas compram para depois tratar e vender, e que agora não puderam ser vendidas e ficam com monos ou produtos estragados).
Há todo um ciclo económico que pode começar a ser quebrado provocando falências em cascata.
Para além disso começam a haver certos comportamentos que podem originar conflitos e retrocessos económicos... por exemplo a questão dos USA não deixar a 3M exportar equipamentos que o Canadá tinha encomendado, ou os que o Brasil encomendou à China e num aeroporto intermédio foram bloqueados (para ser vendidos aos USA) e que a China deu indicação que tinha cancelado a encomenda do Brasil!!!

Ou seja, começa a ser um vale tudo e isso mina tudo o resto.
Para além disso, vindo o desemprego, os patrões poderão começar a "explorar" os medos de quem nada tem... e obrigar a trabalhar, independentemente de haver vírus ou não haver!!!

A juntar a isto tudo, teremos o aumento de impostos que já será esperado e vamos ver se não entramos em default ou se não teremos de pedir novamente apoio ao FMI. Neste momento não sei como está a nossa dívida, em o rácio da dívida e daquilo que o estado arrecada, não parece estar nada bem, o que vai também minar a confiança que os outros terão em investimentos no nosso país....

Ou seja, estamos numa fase muito inícial, e se o vírus for contido em mais países, vejo uma luz ao fundo do tunel para breve, senão, não fico nada optimista para os próximos anos!!!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 4/4/2020 16:00

miguellene Escreveu:concordo bastante com a visao do artista, MAS, a verdade é que é pouco certo que as bolsas americanas ja tenham caido tudo e por outro lado podem não voltar facilmente aos niveis anteriores, pois o que esta crise trouxe foi um atraso e muitos prejuizos.


Não percebo o «MAS»?! Estás a concluir o mesmo que eu, mais coisa menos coisa! :D

miguellene Escreveu:Eu não digo que apostar no bcp se deva fazer a 100% nem que vai voltar a 0.24 ou 0,28, ou mesmo 0,2. O que digo é que a 12 meses tem grande probabilidade de voltar a 0.14. Ora para mim 0.14/0.09~50% de ganho. Acho mais dificil, por exemplo, a NOS ter igual performance. E claro que a REN nem se fala.


Este tipo de raciocínio é que acho muito dificeis de fazer, extamente pelo que escreveste atrás e que, no essencial, concordo. Diria que há umas semanas atrás, com o BCP a 13/14 cêntimos esse raciocinio diria que depois da crise o BCP voltaria facilmente para cima dos 20 cêntimos.. e daqui a algum tempo se as coisas se agravarem e o BCp estiver a 5 cêntimos haverá quem diga que isto vai acabar por passar e o BCP deverá voltar aos 10 cêntimos... e se isto se agravar muito mesmo, estaremos a falar de AC's e as contas já serão outras! Isto vai sempre dar ao mesmo, gestão de risco... nesse particular encaixa bem o que dizes no início, se colocarem apenas uma pequena percentagem da carteira em algo com o risco do BCP, ainda compreendo, e parece-me aceitável... mas palpita-me que a grande maioria dos que estão investidos no BCP estão mais numa de all in, reforçar para reduzir o preço médio, etc...

miguellene Escreveu:A questão está claro em risco. Mas numa altura em que os indicadores da crise começam a melhorar, o PR, os italianos, etc, começam a falar que é preciso voltar ao trabalho, vemos que vai desanuviar dentro de um mês. Isso fará subir as ações.
Tenho que admitir que entrei a 0.094 de média, e que me sinto confortável com este risco. Creio que aliás as recentes descidas se deveram a uma fuga de informação (ou aposta) sobre ratings, que aliás não trouxeram nada de novo. O rating do BCP nunca foi de investimento; será, a estes preços, um ativo especulativo. Eu acho que as pessoas estão a ler mal o impacto desta crise e por isso não me importei de me desfazer de semapas (a meu ver mais seguras) para arriscar mais no bcp. Estou a especular, mas a estes valores sinto-me confortável por o fazer. A meu ver não estamos a falar da sobrevivencia do BCP, e por isso esqueçam lá os 9 centimos...


Obviamente tu é que sabes o que deves fazer com o teu dinheiro e ninguém tem nada a ver com isso, muito menos eu! :D

Dito isto, acho que identificas bem ao início o que está em jogo, mas parece-me que o texto a seguir não se conjuga bem com ele... será que os riscos que assumiste te devem deixar realmente confortável?! Ou estás sobretudo a convencer-te disso?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 4/4/2020 15:50

Em relação à economia, estou "moderadamente optimista". Claro que vão existir dificuldades. Mas não creio que vá ter o impacto que alguns chegaram a aventar. Entre medidas de exepção para reduzir o impacto imediato, uma boa dose de readaptação e um progressivo retorno à normalidade, vai ser duro e não consigo medir com precisão. Mas não vai ser terrivelmente mau. Convinha que estivesse certo nisto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 4/4/2020 15:43

MarcoAntonio Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Um bom texto, que é aliás, reflexo da minha opinião.
Faria muito mais sentido optar pelo isolamento selectivo de quem tem mais de 65 anos, e que em norma até é reformado.
Acrescido do isolamento de pessoas com especiais factores de risco, como diabetes ou doença prolongada. De longe, este tipo de opção, permitiria o "girar" do circuito económico, minimizando o impacto humano pelo isolamento selectivo.

Quanto a mim, o truque esta mesmo nessa palavra isolamento "selectivo", porque não temos (nem o mundo tem) estrutura económica para continuar em casa.



Isto é um aparte neste tópico mas o isolamento selectivo numa fase inicial da pandemia seria provavelmente insuficiente (não quer dizer que não funcionasse em determinadas circunstâncias, no entanto as evidências não sugerem que funcionasse de forma generalizada/alargada). Mas, a prazo, a solução (ou parte da solução) poderá passar por aí (especialmente se se conseguir implementar testes serológicos em larga escala).


Os efeitos da pandemia não se extinguem nos óbitos nem tão pouco nos óbitos das faixas demográficas mais susceptíveis. Essa é apenas a parte mais "sonante". Num hospital será apenas uma pequena parte do problema dado que por cada óbito, há muitas dezenas de individuos hospitalizados, vários (uma boa parte das quais vai sobreviver) em cuidados intensivos durante longos dias, tudo isto utilizando recursos limitados (de equipamento e pessoal).

Os números variam de país para país mas cerca de 30% dos cuidados intensivos (com medidas de contenção) são para individuos com menos de 60 anos (utilizando os números de Espanha para referência). Sem medidas de contenção, estes números tenderiam a explodir (é bom recordar que mesmo nos países mais afectados o virus está relativamente confinado a determinadas áreas). Não haveria ventiladores ou hospitais que chegassem. Além disso, o isolamento selectivo nunca será ideal e se o resto da população se expõe (e porque vão existir sempre contactos directos ou indirectos), sem medidas de controlo adicionais altamente eficientes, até o isolamento selectivo correria o risco de ter pouco efeito nessa faixa da população.

Até do ponto de vista económico, mesmo indo para lá dos sistemas de saúde nacionais, ter montes de individuos infectados, uma parte dos quais com sintomas severos, seria um problema em si. É difícil de imaginar uma economia a funcionar normalmente se se permitisse uma taxa de ataque como as que são típicas da gripe sazonal, sem se tentar espraiar a curva da epidemia.




Julgo que a solução não vai ser "uma". Vão ser várias coisas a contribuir para uma melhoria progressiva da situação e um retorno progressivo à normalidade.



Sim. Que seja.
Mas terá de ser rápido a abertura do "mercado" e a saída das pessoas para a rua. (rápido, dentro dos possíveis, ou seja, com bastante sentido de urgência e não deitando a perder o esforço do ultimo mês) - É um balanço dificílimo de avaliar, eu sei.

A este ritmo, o impacto económico é tão grande, que acredito que se comece a pagar mais caro o preço humano pela recessão económica, do que pele enfermidade. É que a pobreza mata e fere de morte uma sociedade. E o mata, neste caso, não é eufemismo, é mesmo evidência estatistica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 4/4/2020 15:26

Ruffus86 Escreveu:Um bom texto, que é aliás, reflexo da minha opinião.
Faria muito mais sentido optar pelo isolamento selectivo de quem tem mais de 65 anos, e que em norma até é reformado.
Acrescido do isolamento de pessoas com especiais factores de risco, como diabetes ou doença prolongada. De longe, este tipo de opção, permitiria o "girar" do circuito económico, minimizando o impacto humano pelo isolamento selectivo.

Quanto a mim, o truque esta mesmo nessa palavra isolamento "selectivo", porque não temos (nem o mundo tem) estrutura económica para continuar em casa.



Isto é um aparte neste tópico mas o isolamento selectivo numa fase inicial da pandemia seria provavelmente insuficiente (não quer dizer que não funcionasse em determinadas circunstâncias, no entanto as evidências não sugerem que funcionasse de forma generalizada/alargada). Mas, a prazo, a solução (ou parte da solução) poderá passar por aí (especialmente se se conseguir implementar testes serológicos em larga escala).


Os efeitos da pandemia não se extinguem nos óbitos nem tão pouco nos óbitos das faixas demográficas mais susceptíveis. Essa é apenas a parte mais "sonante". Num hospital será apenas uma pequena parte do problema dado que por cada óbito, há muitas dezenas de individuos hospitalizados, vários (uma boa parte das quais vai sobreviver) em cuidados intensivos durante longos dias, tudo isto utilizando recursos limitados (de equipamento e pessoal).

Os números variam de país para país mas cerca de 30% dos cuidados intensivos (com medidas de contenção) são para individuos com menos de 60 anos (utilizando os números de Espanha para referência). Sem medidas de contenção, estes números tenderiam a explodir (é bom recordar que mesmo nos países mais afectados o virus está relativamente confinado a determinadas áreas). Não haveria ventiladores ou hospitais que chegassem. Além disso, o isolamento selectivo nunca será ideal e se o resto da população se expõe (e porque vão existir sempre contactos directos ou indirectos), sem medidas de controlo adicionais altamente eficientes, até o isolamento selectivo correria o risco de ter pouco efeito nessa faixa da população.

Até do ponto de vista económico, mesmo indo para lá dos sistemas de saúde nacionais, ter montes de individuos infectados, uma parte dos quais com sintomas severos, seria um problema em si. É difícil de imaginar uma economia a funcionar normalmente se se permitisse uma taxa de ataque como as que são típicas da gripe sazonal, sem se tentar espraiar a curva da epidemia.




Julgo que a solução não vai ser "uma". Vão ser várias coisas a contribuir para uma melhoria progressiva da situação e um retorno progressivo à normalidade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 4/4/2020 15:03

Vou citar o MEL mas a resposta também é para o miguellene

MEL1980 Escreveu:Será assim tao difícil alguém ganhar 20/40/50 ou até neste título? Aos preços que se encontra! Não me parece.


Eu fiz aquela pergunta porque o BCP precisaria de subir hoje mais de 20% para estar ao nível que estava há uma semana ou pouco mais que isso. Não sei se estamos nos mínimos mas parece-me extremamente arriscado tentar fazê-lo no contexto atual, ainda mais no BCP, basta olhar para o gráfico.

Quando o BCP atingir o mínimo, se fizermos as contas não me surpreenderá que pouco tempo depois valorize 100% ou mais... falta é saber quando, e a que valores, atingirá os mínimos. Se os mínimos forem nos 4/5 cêntimos valorizar 100% significa que vem para os níveis a que estamos hoje... e convém perceber que as probabilidades de conseguir comprar nos mínimos um título que cai da forma como o BCP tem caído é mais ou menos o mesmo que conseguir acertar no Euromilhões...


MEL1980 Escreveu:Também pode perder tudo, claro que pode. Nenhum título tem garantia de capital, nem uma obrigação.


E quem é que está disposto a correr riscos de perder tudo? Sei que na bolsa temos de ter sempre isso como uma possibilidade, mas há situações muito, muito, muito diferentes de risco de isso acontecer... não estou a ver ninguém sequer a colocar essa hipótese no tópico da Ren, só para dar um exemplo.

MEL1980 Escreveu:Quem investe na bolsa portuguesa e teve a sorte de não ter o título pre crash pode comprar agora desde que numa carteira diversificada e construída Por fases. Não entendo estas visões preto ou branco!
Saúde para todos. mel.


Ninguém é obrigado a investir na bolsa portuguesa, pode investir noutros mercados que historicamente têm riscos muito menores... e a visão não é preto ou branco, é de avaliação de risco, se ninguém pode saber como vai evoluir a pandemia pergunto-me se fará sentido colocar as fichas todas num título que sabemos que tem muito maiores riscos que outros? Quem não consegue fazer uma avaliação, mesmo que empírica, do risco, terá certamente pouca capacidade para fazer uma boa gestão da sua carteira de investimentos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MEL1980 » 4/4/2020 11:41

Eu até gostava que estivesses certo, mas não me parece que estejas a ver bem o cenário, ou estás a pintá-lo demasiado cor de rosa! E ganhar 20 a 40%, refereste ao BCP?[/quote]


Será assim tao difícil alguém ganhar 20/40/50 ou até neste título? Aos preços que se encontra! Não me parece. Também pode perder tudo, claro que pode. Nenhum título tem garantia de capital, nem uma obrigação. Quem investe na bolsa portuguesa e teve a sorte de não ter o título pre crash pode comprar agora desde que numa carteira diversificada e construída Por fases. Não entendo estas visões preto ou branco!
Saúde para todos. mel.
 
Mensagens: 50
Registado: 21/5/2014 22:08

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 4/4/2020 11:28

miguellene Escreveu:
artista_ Escreveu:
miguellene Escreveu:... Estou convicto que este problema é bastante mais simples que outros até mais abstratos de natureza financeira (por exemplo, a grande depressão). O que falta às pessoas será relativizarem os perigos, criarem hábitos de vivência em sociedade que diminuam riscos coletivos (uso obrigatório de máscaras em muitos locais vai ser norma no imediato; os mais velhos terão que ser muito instruídos nessa direção) e imprimir dinheiro, muito dinheiro. Depois, o resto virá um dia que ajudará para aumentar a tranquilidade, seja vacina ou fármaco, ou o mais provável, imunidade colectiva. E quando se olhar para a economia tudo andará para a frente quase como dantes. Algumas coisas mudarão (talvez os cruzeiros deixem de ser um negócio tão rentável) mas acredito que continuaremos a andar de avião e de comboio. Não creio que isto dure 12 meses. E por isso, investimento em bolsa neste momento não creio que seja assim tão arriscado! Ganhar 20, 30 ou 40% em 12 ou 18 meses será bem bom.


Eu até gostava que estivesses certo, mas não me parece que estejas a ver bem o cenário, ou estás a pintá-lo demasiado cor de rosa! E ganhar 20 a 40%, refereste ao BCP?


Refiro-me à bolsa em geral e também ao BCP que foi o que mais desvalorizou (e com razão; maior risco). Mas uma coisa parece-me certa: é nestes momentos que os bancos fazem os melhores negócios (se for competente) pois tens o comprador do produto desesperadamente a necessitar dele. A questão está em saber qual a gravidade desta crise e as suas implicações futuras. Eu acredito que a crise simplesmente desequilibrou o mercado numa direcção imprevista. É óbvio que certas empresas farmaceuticas e produtoras de equipamento hospitalar nunca tiveram valorizações tão grandes, tecnologicas relacionadas com videoconferencia, etc.. Transportadoras e empresas de turismo terão vários anos para superar estes prejuizos. Há outras para quem a crise é neutra (papeleiras, ganham por certos lados e perdem por outros; telefónicas podem ganhar um pouco mas perder com redução de poder de compra). Diria que os bancos estão nesse conjunto, sendo que, como têm poder de lobby é mais provável que possam ganhar, pois as condições com que serão levados a implementar negócios serão mais beneficiadas do que em situações normais. É disso bem exemplo a história das moratórias... e sem dúvida que a concessão de crédito está agora a ser feita com condições e favoráveis aos bancos. Por outras palavras, um banco que se preze, nestes momentos só se mexe se for com risco muito reduzido pois pode escolher entre emprestar ou ficar parado.
Claro que se acreditares que estamos no fim do mundo, então coitados dos bancos, mas coitados de todos nós também. Só que claramente eu não acredito nisso. Estamos num momento em que as pessoas lêem 15000 mortos em itália, servidos a conta gotas, com notícias diárias e medo coletivo instalado, um cenário de terror que nem os melhores regimes autocráticos conseguem implementar, como um cenário comparável às das crises que mencionei. Mas eu interrogo-me se esta crise consegue chegar a 10% dessas outras crises! Claro que não. As pessoas saberão quantos mortos morrem por dia em Itália em situações normais e quantos morrerão depois deste momento passar. Acabarão, estou certo, por saber relativizar a informação que lhes é passada.

Para mim mais importante são os novos pobres que não contavam sê-lo. São mais que 15000, e esses continuam vivos. E em Portugal esses novos pobres são facilmente 1milhão. São pessoas para quem ganhar 66% do ordenado não chega e que podem ter 20, 30 ou 40 anos, e hão-de começar a interrogar-se se esta crise é para eles?! E outros perderam o emprego, pois os 66% acabam por se aplicar a menos do que o que é sempre apregoado. Eu acho que esses novos pobres obrigarão esta crise a resolver-se à bruta. E há soluções simples que passam pela obrigatoriedade de usar máscaras, que é bem diferente da obrigatoriedade de ficar em casa. Por outras palavras, a imunidade coletiva vai aparecer como solução dentro de 15 dias; vão dizer às pessoas que já podem ir trabalhar, com algumas restrições. Riram-se do UK; riem-se de Israel e da Suécia, mas a imunidade coletiva não tem que ser implementada à bruta. E estou a dizer isto, consciente de que tudo aponta no sentido oposto: temos o número de casos a crescer, como se estivessemos no inicio da nossa pandemia. Só que não estou a ver que seja aceitável ficarmos em casa até ao verão. Como é que um empregado de 30 anos com contas para pagar e uma vida a viver encara isto?


MiguelLené.




Um bom texto, que é aliás, reflexo da minha opinião.
Faria muito mais sentido optar pelo isolamento selectivo de quem tem mais de 65 anos, e que em norma até é reformado.
Acrescido do isolamento de pessoas com especiais factores de risco, como diabetes ou doença prolongada. De longe, este tipo de opção, permitiria o "girar" do circuito económico, minimizando o impacto humano pelo isolamento selectivo.

Quanto a mim, o truque esta mesmo nessa palavra isolamento "selectivo", porque não temos (nem o mundo tem) estrutura económica para continuar em casa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 4/4/2020 0:06

miguellene Escreveu:... Estou convicto que este problema é bastante mais simples que outros até mais abstratos de natureza financeira (por exemplo, a grande depressão). O que falta às pessoas será relativizarem os perigos, criarem hábitos de vivência em sociedade que diminuam riscos coletivos (uso obrigatório de máscaras em muitos locais vai ser norma no imediato; os mais velhos terão que ser muito instruídos nessa direção) e imprimir dinheiro, muito dinheiro. Depois, o resto virá um dia que ajudará para aumentar a tranquilidade, seja vacina ou fármaco, ou o mais provável, imunidade colectiva. E quando se olhar para a economia tudo andará para a frente quase como dantes. Algumas coisas mudarão (talvez os cruzeiros deixem de ser um negócio tão rentável) mas acredito que continuaremos a andar de avião e de comboio. Não creio que isto dure 12 meses. E por isso, investimento em bolsa neste momento não creio que seja assim tão arriscado! Ganhar 20, 30 ou 40% em 12 ou 18 meses será bem bom.


Eu até gostava que estivesses certo, mas não me parece que estejas a ver bem o cenário, ou estás a pintá-lo demasiado cor de rosa! E ganhar 20 a 40%, refereste ao BCP?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 3/4/2020 23:35

O BCP podia fazer um acordo com o governo, por forma a apoiar ao máximo o país neste momento delicado, com eventuais juros zero ou perto disso, mas com a certeza que na pior das hipoteses teria lucro zero.
O Governo cobriria qualquer eventual prejuizo, por forma ao banco não ter prejuizo
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 3/4/2020 23:14

kidd Escreveu:O BCP podia fazer um acordo com o governo, por forma a apoiar ao máximo o país neste momento delicado,

Claro que já está e muito é uma questão de sobrevivência ...tal como em 2011 o pais não era capaz de sobreviver sem e banca, agora a banca não vai conseguir sobreviver sem o pais..
 
Mensagens: 1375
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 3/4/2020 23:03

O BCP podia fazer um acordo com o governo, por forma a apoiar ao máximo o país neste momento delicado, com eventuais juros zero ou perto disso, mas com a certeza que na pior das hipoteses teria lucro zero.
O Governo cobriria qualquer eventual prejuizo, por forma ao banco não ter prejuizo
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 3/4/2020 22:33

Ruffus86 Escreveu:Factos:
Vale 1/3 do que valia há um ano.
Esta em mínimos históricos, o que por definição significa abaixo do valor durante o período da grande crise financeira.

Quão baixo é muito baixo?


Uma "teimosa" questão a ser feita desde 1998.. ainda sem resposta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 3/4/2020 22:29

Factos:
Vale 1/3 do que valia há um ano.
Esta em mínimos históricos, o que por definição significa abaixo do valor durante o período da grande crise financeira.

Quão baixo é muito baixo?
Anexos
Anotação 2020-04-03 222552.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 3/4/2020 22:08

PC05 Escreveu:
“Se a banca apresentar em 2020 e 2021 lucros avultados, ...."


Mas esta frase faz algum sentido dada a conjuntura atual!? ... tomara a banca conseguir fugir aos prejuízos nesse período. :D

Obviamente nenhum...esta historia das moratórias e pouco mais que lutar pela sobrevivência....
 
Mensagens: 1375
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por peaners » 3/4/2020 21:56

Marco Martins Escreveu:Tal com ´ja tinha referido agora as agências de rating vão começar a fazer o que mais gostam para com os países mais em "risco"


Baixaram nos bancos chineses tb

Mas sim devia haver um período de nojo e as agências rating deviam ser proibidas de fazer avaliações nesta fase quanto muito para evitar especulação
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Shimazaki_2 e 347 visitantes