Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por epinay » 26/7/2012 17:24

É já amanha!

27 Jul/12 (16:30h) Conferência de Imprensa sobre os Resultados do 2º Trimestre de 2012
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

lol!!

por hallo » 25/7/2012 23:06

MarcoAntonio Escreveu:Talvez já estejam a contabilizar o aumento de capital que está a decorrer, no valor de 200 milhões de euros.

Sem (antes do) aumento de capital, o BPI vale menos em Bolsa mas com o AC é possível que passe (temporariamente) a valer mais. Entretanto a situação voltará a inverter pois o BCP tb vai realizar um AC dentro de cerca de dois meses.

Parece-me ser isso pois os números batem mais ou menos certo (476+200=676) sendo que o valor exacto depende da hora/cotação a que é calculado.


Exacto Marco António,

A tua informação está correcta e a da noticia é verdadeira. Mas eu acho que noticias dessas, são para encher "pneus" e confundir os mais desatentos.

Hoje o BPI vale o mesmo do que o BCP (mais ou menos). Mas daqui a um mês já só vale metade.
Na próxima noticia, escreve-se BPI, hoje avaliado em bolsa por metade do BCP.

Acho que para se perceber a dimensão dos bancos é importante a capitalização bolsista entre mais 20 ou 30 indicadores. Só para enumerar alguns, o volume de € geridos por cada um, o número de balcões, o número de empregados. A composição de cada administração, o capital concedido, as áreas geográficas abrangidas. Tantos factores que podem influenciar a capacidade prejuízos e lucros de um banco. Que uma noticia como a que lemos, torna-se inútil e despropositada.

Por exemplo. Hoje todos temos a ideia transmitida pelos "media". Que o BES é o banco que não precisou de fundos públicos como o melhor banco e mais sólido em Portugal. Mas ninguém falou que o BES apostou em Espanha e abriu balcões quando a crise ia estalar lá. Que a internacionalização passa por África, Brasil e China. Ninguém comentou que caso as condições externas piorem é o que provavelmente estará mais mal preparado no momento. Ninguém fala sobre a ESFG como se fala sobre o BES. E atenção, não estou a dizer mal do BES. Só estou a dizer que as noticias que interessam são as sencionalistas e que infelizmente orientam muito mal quem está por fora. E infelizmente isso acontece.

O BCP foi alvo de uma previsão de prejuízos terrivel. Vende.
Em seguida na Polónia o BCP consegue o impensável.

Acho que estamos numa fase em que é tudo óptimo ou tudo péssimo. No euro, a Grécia sai ou se calhar não. A Espanha vai ser ajudada no seu pleno, ou talvez não. A Itália está logo em seguida, mas o BCE vai logo meter a mão por baixo e tal cenário é impensável. Penso que a especulação já chegou ás noticias. Ao inverso de chegar aos mercados. Isso leva-me a crer que a volatilidade de uma noticia começa a existir.



Abraço,
Hallo
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

por artista_ » 25/7/2012 19:09

MarcoAntonio Escreveu:Talvez já estejam a contabilizar o aumento de capital que está a decorrer, no valor de 200 milhões de euros.

Sem (antes do) aumento de capital, o BPI vale menos em Bolsa mas com o AC é possível que passe (temporariamente) a valer mais. Entretanto a situação voltará a inverter pois o BCP tb vai realizar um AC dentro de cerca de dois meses.

Parece-me ser isso pois os números batem mais ou menos certo (476+200=676) sendo que o valor exacto depende da hora/cotação a que é calculado.


Pois, pensei nisso mas nem me lembrei que o BPI já destacou os direitos. Este facto faz sentido que se considerem esses 200 milhões...

De qualquer forma será sempre um dado relevante que o valor dos dois títulos em bolsa seja comparado, acho que poucos imaginariam isto até há bem pouco tempo!
Editado pela última vez por artista_ em 25/7/2012 23:24, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por MarcoAntonio » 25/7/2012 18:33

Talvez já estejam a contabilizar o aumento de capital que está a decorrer, no valor de 200 milhões de euros.

Sem (antes do) aumento de capital, o BPI vale menos em Bolsa mas com o AC é possível que passe (temporariamente) a valer mais. Entretanto a situação voltará a inverter pois o BCP tb vai realizar um AC dentro de cerca de dois meses.

Parece-me ser isso pois os números batem mais ou menos certo (476+200=676) sendo que o valor exacto depende da hora/cotação a que é calculado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por artista_ » 25/7/2012 18:29

Custa-me a perceber como é que um jornal de referência comete um erro destes... será que me está a escapar alguma coisa?! :roll:

http://bpi.bancobpi.pt/index.asp?riIdAr ... ACEvolucao
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por artista_ » 25/7/2012 18:24

Banesco Escreveu: À cotação actual, o BPI vale 678 milhões de euros, enquanto que o BCP está avaliado em 670 milhões de euros.


Não tenho tempo para verificar mas a ideia que tenho é que o capital do BPI é representado por 990 milhões de títulos. Se assim for o BPI vale menos de 500 milhões de euros...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Texano Bill » 25/7/2012 18:14

Diário Económico Escreveu:BPI vale mais do que o BCP

O BPI superou em valor de mercado o BCP, que em 2001 chegou a valer mais de 10 mil milhões de euros que o seu rival.

O BCP é hoje o banco menos valioso do PSI 20. O BPI deixou esse testemunho ao banco liderado por Nuno Amado na semana passada e assim se mantém até hoje. À cotação actual, o BPI vale 678 milhões de euros, enquanto que o BCP está avaliado em 670 milhões de euros. A diferença entre o valor de mercado dos dois bancos tem vindo a estreitar-se na última década, desde o pico em 2011 quando o BCP valia mais 10 mil milhões de euros que o BPI.

O desempenho em bolsa dos dois bancos foi muito negativo nos últimos três anos. O BPI perdeu 71,10% do seu valor em bolsa neste período, valendo hoje quase 50 cêntimos por acção. Pior esteve o BCP, que afundou 86,37% na pior performance na bolsa nacional, para valer hoje quase 10 cêntimos por acção.
Em 2012 as diferenças entre as duas instituições que estiveram perto de se fundir acentuaram-se: o BCP perde mais de 30%, ao passo que o BPI contraria a tendência geral do PSI 20 ao ganhar 4,3%.

O BPI apresenta hoje contas relativas ao segundo trimestre. Os analistas esperam que Fernando Ulrich anuncie um lucro de 27 milhões de euros, menos que no mesmo período do ano passado, impulsionado sobretudo pela actividade angolana.

Sem razões para sorrir continua o BCP. A Grécia arrasou as contas do banco no ano passado e voltará a penalizar os resultados do segundo trimestre. O mercado espera prejuízos de 500 milhões de euros.

De recordar que em Março de 2006, o BCP, na altura liderado por Paulo Teixeira Pinto, lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o BPI a 5,70 euros por acção (preço não ajustado). Em Abril do ano seguinte a contrapartida foi revista em alta para 7 euros por título - avaliando o BPI em 5,3 mil milhões de euros -, mas ainda assim a operação fracassou. Na resposta, em Outubro de 2007 foi o BPI a avançar com uma proposta para fundir os dois bancos e criar o Millennium BPI. A operação também não se concretizou.

http://economico.sapo.pt/noticias/bpi-v ... 49113.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

por MarcoAntonio » 25/7/2012 18:12

Drecksack Escreveu:Já há data prevista para o aumento de capital e preço das novas acções ?

Temos visto constantemente que a cotação acaba por ir sempre ao preço das novas acções, indo até mais para baixo.


Ainda não há nem data nem valores.

Os preços incorporam sempre um ajuste técnico, as cotações antes e depois dos AC's não são directamente comparáveis.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MatildeSerrano » 25/7/2012 18:09

Já há data prevista para o aumento de capital e preço das novas acções ?

Temos visto constantemente que a cotação acaba por ir sempre ao preço das novas acções, indo até mais para baixo.
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por migluso » 24/7/2012 22:33

artista Escreveu:Drama?! Estamos apenas a mandar umas bujardas para o ar! :)


Eu sei amigo artista... :mrgreen:
Os camaradas Carrancho e Dom_Quixote perceberam a finalidade do meu post - postar o anexo...
Espero, por isso, que não consideres o meu post vazio de conteúdo... :P

BN
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por artista_ » 24/7/2012 21:23

migluso Escreveu:Eu sinceramente também não acredito no bcp...

Mas daí a fazer um drama por causa do posicionamento do zeca vai uma grande diferença...


Drama?! Estamos apenas a mandar umas bujardas para o ar! :)

O Zeca até me parece ser alguém que já tem experiência para ter juízo e saber o que está a fazer... ele próprio está plenamente consciente dos riscos que corre! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 24/7/2012 20:58

Cardoso24 Escreveu:Negociar em cêntimos pouca diferença faz:P O importante é o capital investido 8-)


Exacto.

Se bem que 100 acções do BCP a 0,10 não são bem o mesmo que uma acção da GALP a 10 euros.

É que a primeira varia 1% de cada vez, ao passo que a segunda tem variações de 0,05%.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Cardoso25 » 24/7/2012 20:55

zecatreca Escreveu:
carrancho Escreveu:zeca, deixa ver se entendi... com base numa divergência estás disposto a aguentar e ainda reforçar uma posição perdedora em mais de 40% ? :shock:

Se isso acontecer assim mesmo, essa vela semanal vai ter de ser tão verde que parece preta!!! :)

Abraço e boa sorte!


Camarada Carrancho

Realmente a primeira posição poderá sofrer uma desvalorização de 50%! mas no total, na posição global que estou disposto a aguentar será apenas praí de 20%. Faz lá as continhas!
Ora, se estou a arriscar (va la...que chegue aos 30%!!!!!!! mas duvido!) 20% vs um ganho de 200-250%.... não me digas que é mau negocio?
Temos de arriscar.Ela está lá.

Carissimo Nuno

Quando negociamos em bolsa, supostamente já temos algum capital disponivel para negociar. O que quero dizer é que é um capital que mesmo que se perca, não vai interferir no nosso dia a dia...nao sei se me faço entender?! Espero que seja esse o teu caso.
Para que fiques com outra moral, conheço uns tantos que compraram valores acima do normal a 4,**euros e ainda as estão a aguentar. Significa uma desvalorização de 97%! :shock:
Eu estou a negociar cêntimos :)


Negociar em cêntimos pouca diferença faz:P O importante é o capital investido 8-) Quanto à tua opinião noutros comentários, obrigado pela forma como expões a tua opinião :wink:
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

por Zecatreca_1001 » 24/7/2012 20:55

:)

Sem stress.
Vamos acompanhando.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por Las_Vegas » 24/7/2012 20:31

zecatreca Escreveu:Conforme post´s no tópico antigo, irei entrar no BCP com 4posições LONGAS divididas de igual modo:

- a 1ª abri a 0,092;
- a 2ª será para abrir a 0,075;
- 3ª a 6 cêntimos;
- 4ª a 5 cêntimos ou apenas no caso em que ultrapasse os 0,11.

Target de todas as posições a 0,20.

Ainda não coloquei stops.

Cumprimentos


Mesmo que o Zeca fosse um trader experiente e a quantidade alocada para esta estratégia relativamente pequena na minha opinião não deixa de ser quase o mesmo que gastar umas massas em totolotos.

Se as divergências de longo prazo fossem assim tão fáceis de negociar estavamos todos milionários.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1187
Registado: 4/11/2002 23:12
Localização: Portugal

por Dom_Quixote » 24/7/2012 20:00

migluso Escreveu:Eu sinceramente também não acredito no bcp...

Mas daí a fazer um drama por causa do posicionamento do zeca vai uma grande diferença...

E se ele estiver a apostar menos de 1% do seu capital... ou mesmo 2% ?!?!?

Qual é o drama?!?!?

Para além disso, quem nos diz que o zeca não tem informação relevante vinda do grande império do meio (OPA???)

Bem, não interessa... mas interessa ainda menos fazer da posição dele um drama...

BN

PS - Atenção ao nome do ficheiro...


Mas qual drama qual carapuça. Com ficheiros desses ele bem pode tentar as posições que quiser... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por carrancho » 24/7/2012 19:46

migluso,

Confessa, essa conversa toda do "drama" foi só para colocares a imagem, não foi?!? :P

Não há drama nenhum, até porque o zeca sabe que pode perder e estou certo que se isso acontecer não é este trade que o vai deitar abaixo, drama seria se viesse cheio de certezas e só colocasse a possibilidade de sucesso com a carne toda no assador, isso sim seria um drama.


Isso e tentar dropar a minha onda!!!

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/w5D9_g-HKRw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por migluso » 24/7/2012 18:56

Eu sinceramente também não acredito no bcp...

Mas daí a fazer um drama por causa do posicionamento do zeca vai uma grande diferença...

E se ele estiver a apostar menos de 1% do seu capital... ou mesmo 2% ?!?!?

Qual é o drama?!?!?

Para além disso, quem nos diz que o zeca não tem informação relevante vinda do grande império do meio (OPA???)

Bem, não interessa... mas interessa ainda menos fazer da posição dele um drama...

BN

PS - Atenção ao nome do ficheiro...
Anexos
Fonte Informação Zeca.jpg
Fonte Informação Zeca.jpg (47.95 KiB) Visualizado 28168 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por carrancho » 24/7/2012 18:38

artista Escreveu:
zecatreca Escreveu:
zecatreca Escreveu:
carrancho Escreveu:zeca, deixa ver se entendi... com base numa divergência estás disposto a aguentar e ainda reforçar uma posição perdedora em mais de 40% ? :shock:

Se isso acontecer assim mesmo, essa vela semanal vai ter de ser tão verde que parece preta!!! :)

Abraço e boa sorte!

Desculpa tens razão... Vai aos 38,5%.
Sim aguento bem a pancada :)

Cumprimentos

E por acaso tambem não sao os 200%...são 152%. sorry!

Ou seja, se ficar com media 0,069, e se a cotação for mesmo aos 0,2 em percentagem dá 152 e não os 200%.

O q quer dizer que esta dentro dos parametros W/L= 152%/38,5=3,97! obrigaste-me a fazer contas....


Seja como for parecem-me riscos demasiado grandes para se correrem... sobretudo contra a tendência dominante!

E ficará por saber se accionarás realmente o stop a perder 40%!!?... ou se farás como muitos, "ficam para os netos"! :roll:


Não há stop nenhum a 40%... há reforço!
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Elias » 24/7/2012 18:35

artista Escreveu:Seja como for parecem-me riscos demasiado grandes para se correrem... sobretudo contra a tendência dominante!


Nem mais. Eu hoje em dia não tomo posições em título algum que vão contra a tendência primária. E primeiro que a tendência primária no BCP se inverta...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por artista_ » 24/7/2012 18:34

zecatreca Escreveu:
zecatreca Escreveu:
carrancho Escreveu:zeca, deixa ver se entendi... com base numa divergência estás disposto a aguentar e ainda reforçar uma posição perdedora em mais de 40% ? :shock:

Se isso acontecer assim mesmo, essa vela semanal vai ter de ser tão verde que parece preta!!! :)

Abraço e boa sorte!

Desculpa tens razão... Vai aos 38,5%.
Sim aguento bem a pancada :)

Cumprimentos

E por acaso tambem não sao os 200%...são 152%. sorry!

Ou seja, se ficar com media 0,069, e se a cotação for mesmo aos 0,2 em percentagem dá 152 e não os 200%.

O q quer dizer que esta dentro dos parametros W/L= 152%/38,5=3,97! obrigaste-me a fazer contas....


Seja como for parecem-me riscos demasiado grandes para se correrem... sobretudo contra a tendência dominante!

E ficará por saber se accionarás realmente o stop a perder 40%!!?... ou se farás como muitos, "ficam para os netos"! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por carrancho » 24/7/2012 18:26

zecatreca Escreveu: obrigaste-me a fazer contas....


Então já não foi mau! :) Mas está aí a faltar qualquer coisinha. Nessas contas estás a considerar que pode cair até 5 cts, valor a que estás disposto a comprar e não a vender. Se o trade correr mal, se 5 ctms não for um fundo, vais vender abaixo disso.

Depois também me parece que estás a despresar outra coisa importante, se for a 5 centimos (minimo histórico absoluto) as expectativas que te levaram a entrar ainda serão válidas, reforças e esperas uma valorização de... 400% numa vela verde semanal?!? :shock: :shock: :shock:

Eu acho que é muita fruta mas o que estás a demonstrar ter também é fruta mas um gajo chama-lhe legumes!!! :mrgreen:
Anexos
tomates.jpg
tomates.jpg (59.31 KiB) Visualizado 28333 vezes
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Zecatreca_1001 » 24/7/2012 15:44

zecatreca Escreveu:
carrancho Escreveu:zeca, deixa ver se entendi... com base numa divergência estás disposto a aguentar e ainda reforçar uma posição perdedora em mais de 40% ? :shock:

Se isso acontecer assim mesmo, essa vela semanal vai ter de ser tão verde que parece preta!!! :)

Abraço e boa sorte!

Desculpa tens razão... Vai aos 38,5%.
Sim aguento bem a pancada :)

Cumprimentos

E por acaso tambem não sao os 200%...são 152%. sorry!

Ou seja, se ficar com media 0,069, e se a cotação for mesmo aos 0,2 em percentagem dá 152 e não os 200%.

O q quer dizer que esta dentro dos parametros W/L= 152%/38,5=3,97! obrigaste-me a fazer contas....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por Visitante57 » 24/7/2012 15:41

Depois do descalabro que foi o aumento de capital do BPI, a conjetura começa a não ser favoravel ao BCP para lançar os pormenores do aumento de capital.
 
Mensagens: 89
Registado: 3/7/2012 18:56

por nuuuuno » 24/7/2012 15:39

zecatreca Escreveu:
carrancho Escreveu:zeca, deixa ver se entendi... com base numa divergência estás disposto a aguentar e ainda reforçar uma posição perdedora em mais de 40% ? :shock:

Se isso acontecer assim mesmo, essa vela semanal vai ter de ser tão verde que parece preta!!! :)

Abraço e boa sorte!


Camarada Carrancho

Realmente a primeira posição poderá sofrer uma desvalorização de 50%! mas no total, na posição global que estou disposto a aguentar será apenas praí de 20%. Faz lá as continhas!
Ora, se estou a arriscar (va la...que chegue aos 30%!!!!!!! mas duvido!) 20% vs um ganho de 200-250%.... não me digas que é mau negocio?
Temos de arriscar.Ela está lá.

Carissimo Nuno

Quando negociamos em bolsa, supostamente já temos algum capital disponivel para negociar. O que quero dizer é que é um capital que mesmo que se perca, não vai interferir no nosso dia a dia...nao sei se me faço entender?! Espero que seja esse o teu caso.
Para que fiques com outra moral, conheço uns tantos que compraram valores acima do normal a 4,**euros e ainda as estão a aguentar. Significa uma desvalorização de 97%! :shock:
Eu estou a negociar cêntimos :)


sim zeca...só lido com €€ que nao me fazem falta e sim tenho bastante abaixo de 1€....de qq modo tenho 1 desvalorização % demasiado ...! pior que isso..ja tive a ganhar 30% com elas e deixei nao só "comer" os lucros como tornei a posiçao em perdedora. dai ter 2 liçoes, don't average losses, never let a winner turn into a loser. mais facil escrever e falar do que fazer.
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], iniciado1, silva_39 e 482 visitantes