Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 18/1/2017 11:45

kidd Escreveu:Bastou o BCP pelo menos por enquanto, estar a portar-se bem, para muitas aves agoirentas desaparecerem! O tópico está bastante mais calmo.

Espermos que se mantenha assim

Cumprimentos


Quando a cotação está estagnada não existe muito interesse em comentar o desempenho.

As "aves agoirentas " estão a fazer uma análise correta há anos, ao contrario da grande maioria e não têm perdido dinheiro com o BCP nem com AC.

Apesar de acreditar em algumas subidas após terminus da negociação dos direitos , tal como aconteceu ontem.

Quando se parte de um minimo historico de 20 anos é fácil fazer subidas de 10% ou 15%, e irão existir mais e darão para lucrar.

Penso que a probabilidade de no periodo de negociação de direitos fazer valores muito inferiores a estes é muito elevada.


Felizmente existirão sempre vozes da razão ( Aves agoirentas ) e com conhecimentos fundamentais e tecnicos muito superiores á maioria e que vão alertando, mas quem quer ir assumindo perdas pode continuar a fazê-lo.

Nem todos conseguem ganhar nos mercados, só os que mais estudam , conhecem e pensam pela cabeça deles.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 18/1/2017 11:26

Bastou o BCP pelo menos por enquanto, estar a portar-se bem, para muitas aves agoirentas desaparecerem! O tópico está bastante mais calmo.

Espermos que se mantenha assim

Cumprimentos
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por xzx » 18/1/2017 10:12

Bom dia
O Rolling mencionou uns post,s atrás que, para efeito de deduçao de perdas em sede de IRS, depois de uma venda com menos valia nao se poderia comprar novamente a mesma açao antes de passados 30 dias.
Percebi bem ? É mesmo assim ?
 
Mensagens: 343
Registado: 15/12/2004 16:02
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por marijon2 » 18/1/2017 10:04

MarcoAntonio Escreveu:D = ( C - 0.094 ) * 15

(Ponto 7 do FAQ)


Obrigada, Marco
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 18/1/2017 9:59

D = ( C - 0.094 ) * 15

(Ponto 7 do FAQ)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por marijon2 » 18/1/2017 9:39

Bom dia, Marco

Qual é a fórmula para calcular o preço teórico do direito a partir da cotação actual da acção?
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 18/1/2017 1:54

Não.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SantanaHugo » 18/1/2017 1:54

SantanaHugo Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Não posso deixar de referir que o que o teu irmão fez foi rasgar e deitar fora algo que lhe saiu do bolso. Nunca se fica com os direitos na mão!

Ou se exerce ou se vende. Se não se faz nada, é como tirar notas do bolso, rasgá-las e deitá-las fora.

Não digo isto por malícia mas para que as pessoas percebam, passem a mensagem e deixem de fazer isso. É destruir o património próprio (outro alguém está a ganhar com isso).


Foi o que já lhe transmiti!

Já agora, esses direitos podem ser "doados"?... tipo cedidos a outra pessoa, sem ter de ser negociados em bolsa?


A situação passava por eu ficar com os "direitos" dele, dava-lhe o valor diretamente a ele, sem os mesmos serem tributados em sede de IRS... e eu exercer mais esses direitos!
 
Mensagens: 9
Registado: 23/9/2015 1:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SantanaHugo » 18/1/2017 1:50

MarcoAntonio Escreveu:Não posso deixar de referir que o que o teu irmão fez foi rasgar e deitar fora algo que lhe saiu do bolso. Nunca se fica com os direitos na mão!

Ou se exerce ou se vende. Se não se faz nada, é como tirar notas do bolso, rasgá-las e deitá-las fora.

Não digo isto por malícia mas para que as pessoas percebam, passem a mensagem e deixem de fazer isso. É destruir o património próprio (outro alguém está a ganhar com isso).


Foi o que já lhe transmiti!

Já agora, esses direitos podem ser "doados"?... tipo cedidos a outra pessoa, sem ter de ser negociados em bolsa?
 
Mensagens: 9
Registado: 23/9/2015 1:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 18/1/2017 1:30

Não posso deixar de referir que o que o teu irmão fez foi rasgar e deitar fora algo que lhe saiu do bolso. Nunca se fica com os direitos na mão!

Ou se exerce ou se vende. Se não se faz nada, é como tirar notas do bolso, rasgá-las e deitá-las fora.

Não digo isto por malícia mas para que as pessoas percebam, passem a mensagem e deixem de fazer isso. É destruir o património próprio (outro alguém está a ganhar com isso).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SantanaHugo » 18/1/2017 1:25

MarcoAntonio Escreveu:Referes-te a direitos de um AC anterior?

Se sim, esses direitos extinguiram-se assim que se terminou esse AC (e o mesmo ocorrerá com estes, passado o dia limite de subscrição).




Obrigado. Pelo esclarecimento!
 
Mensagens: 9
Registado: 23/9/2015 1:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 18/1/2017 1:23

Referes-te a direitos de um AC anterior?

Se sim, esses direitos extinguiram-se assim que se terminou esse AC (e o mesmo ocorrerá com estes, passado o dia limite de subscrição).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SantanaHugo » 18/1/2017 1:15

frosasantos Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:...
Quando venderes as acções tens direito a declarar menos valias para IRS desde que não as voltes a comprar no prazo de um mês...

...Depois disso quando venderes as acções lembra-te que não podes voltar a comprá-las durante um mês...


desculpa rolling, onde está isso no cIRS!?


e santana, são 5 anos para a frente que podes "amortizar" as menos valias.



Gostava de levantar outra questão, se me permitem! O meu irmão está no mesmo barco que eu!
Mas ele no último AC comprou os direitos, será que neste momento esses direitos têm alguma relevância, caso ele queria exercer os direitos neste AC e com isto comprar mais ações? Ou somente o n de ações detidas a data de ontem é que contam?


Os direitos "antigos" não servem de nada!?

Obg
 
Mensagens: 9
Registado: 23/9/2015 1:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 18/1/2017 1:08

rollingsnowball Escreveu:...
Quando venderes as acções tens direito a declarar menos valias para IRS desde que não as voltes a comprar no prazo de um mês...

...Depois disso quando venderes as acções lembra-te que não podes voltar a comprá-las durante um mês...


desculpa rolling, onde está isso no cIRS!?


e santana, são 5 anos para a frente que podes "amortizar" as menos valias.
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SantanaHugo » 18/1/2017 1:07

rollingsnowball Escreveu:
SantanaHugo Escreveu:Olá, boa noite! Pedia a ajuda aos mais entendidos da matéria, para tentarem esclarecer ....
Neste momento detenho 1200 acções, ações estás adquiridas apos o último AC... na altura a 0,854 e que eram 90000 ações, traduzindo em perda quase total do capital!... aproximadamente 7000 euros.

Já assumi a perda do mesmo! Mas mantenho posição como agora referi de 1200 ações (á cotação de hoje 192 euros)

Já decidi ir ao AC e acreditar nos anjinhos tentar com isto recuperar algum!!!

O que me aconselham!? Vender as 1200 ações E comprar com este valor mais direitos, e assim poder adquirir mais ações...
ou exercer somente os direitos, e após o AC comprar mais ações?

Parece-me má ideia venderes as acções e comprares acções antes de ter passado um mês.
É que não perdeste 7000 euros... só perdeste 72% disso, os restantes 1960€ o estado ainda os devolve se não fizeres asneira.
Quando venderes as acções tens direito a declarar menos valias para IRS desde que não as voltes a comprar no prazo de um mês...

se queres mesmo comprar exerce os direitos que tens e tenta comprar mais algumas se possível (vai ao tópico do aumento de capital perguntar se podes dar uma ordem superior àquela a que tens direito em teoria pelos direitos que possuis (em alguns aumentos de capital às vezes há direito a umas acções extra por causa de direitos que alguém não quis exercer).. Depois disso quando venderes as acções lembra-te que não podes voltar a comprá-las durante um mês




Consegue dizer-me qual o timing para poder "recuperar" essas menos valias!?
 
Mensagens: 9
Registado: 23/9/2015 1:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TUGA1010 » 18/1/2017 1:01

MarcoAntonio Escreveu:Não quero fazer previsões tuga...

:wink:


Boas ..

Sei que não, mas também acredito que profissionais como tu já tenham alguma informação mais concreta.....lol...valor dos direitos difícil, mas quanto a Sonangol, eu já aqui referi que a minha convicção é a de que neste momento a Sonangol não tem capacidade para ir ao AC, quanto muito tentar manter a mesma posição acionista e fiquei com a impressão que estava correto quando no Domingo o baixinho na SIC referiu que este AC iria permitir o reforço do seu maior acionista, e não dos seus maiores acionistas... mas certezas a 100%...isso... so mesmo para alguns...


BN a todos
 
Mensagens: 63
Registado: 13/12/2015 2:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rollingsnowball » 18/1/2017 1:00

SantanaHugo Escreveu:Olá, boa noite! Pedia a ajuda aos mais entendidos da matéria, para tentarem esclarecer ....
Neste momento detenho 1200 acções, ações estás adquiridas apos o último AC... na altura a 0,854 e que eram 90000 ações, traduzindo em perda quase total do capital!... aproximadamente 7000 euros.

Já assumi a perda do mesmo! Mas mantenho posição como agora referi de 1200 ações (á cotação de hoje 192 euros)

Já decidi ir ao AC e acreditar nos anjinhos tentar com isto recuperar algum!!!

O que me aconselham!? Vender as 1200 ações E comprar com este valor mais direitos, e assim poder adquirir mais ações...
ou exercer somente os direitos, e após o AC comprar mais ações?

Parece-me má ideia venderes as acções e comprares acções antes de ter passado um mês.
É que não perdeste 7000 euros... só perdeste 72% disso, os restantes 1960€ o estado ainda os devolve se não fizeres asneira.
Quando venderes as acções tens direito a declarar menos valias para IRS desde que não as voltes a comprar no prazo de um mês...

se queres mesmo comprar exerce os direitos que tens e tenta comprar mais algumas se possível (vai ao tópico do aumento de capital perguntar se podes dar uma ordem superior àquela a que tens direito em teoria pelos direitos que possuis (em alguns aumentos de capital às vezes há direito a umas acções extra por causa de direitos que alguém não quis exercer).. Depois disso quando venderes as acções lembra-te que não podes voltar a comprá-las durante um mês
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 18/1/2017 0:57

Tuga, isso já foi mencionado.

mas também pode criar outros problemas: quem vender no fim do ano e recomprar de seguida passará (muito provavelmente pq não acredito que suba e recupere a valores de 2015) a ter também em carteira uma acção bastante mais barata, o que para os anos seguinte se poderá transformar numa mais valia maior.

há muita malta que comprou e recomprou nos últimos meses, portanto, e se englobarem no IRS de 2016 (anexo G-o que só compensa com prejuízo ou com rendimentos globais baixos), em caso de perdas essas perdas reportarão para 2017, logo, ao entregarem 2017 terão essa mais valia abatida na menos valia do ano anterior (2016). Aqui atenção que o simulador julgo não "simular" com esses valores uma vez que é uma aplicação que corre do lado do cliente e não das finanças (não juro).

ultima nota, dia 31/12 é domingo! e ter atenção à data que o que conta é a data de liquidação que normalmente é 2 dias depois da data de venda, logo dia 27/12 parece-me ser o limite.
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SantanaHugo » 18/1/2017 0:48

Olá, boa noite! Pedia a ajuda aos mais entendidos da matéria, para tentarem esclarecer ....
Neste momento detenho 1200 acções, ações estás adquiridas apos o último AC... na altura a 0,854 e que eram 90000 ações, traduzindo em perda quase total do capital!... aproximadamente 7000 euros.

Já assumi a perda do mesmo! Mas mantenho posição como agora referi de 1200 ações (á cotação de hoje 192 euros)

Já decidi ir ao AC e acreditar nos anjinhos tentar com isto recuperar algum!!!

O que me aconselham!? Vender as 1200 ações E comprar com este valor mais direitos, e assim poder adquirir mais ações...
ou exercer somente os direitos, e após o AC comprar mais ações?
 
Mensagens: 9
Registado: 23/9/2015 1:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 18/1/2017 0:43

Não quero fazer previsões tuga...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TUGA1010 » 18/1/2017 0:32

Boa Noite a todos no fórum,

Tenho lido algumas dúvidas por alguns utilizadores e concretamente preocupados com a venda de direitos e a tributação de mais-valias dos mesmos, 28%,bastante preocupados e acho que um pouco a nora nesta questão.

Como este fórum já me ajudou bastante e considero-o, salvo algumas excepções(…), um espaço importante de ajuda em todos os sentidos, e pelo que percebi dos excelentes esclarecimentos do Marco António, já agradeci algumas vezes , mais uma não fará diferença, OBRIGADO, vinha tentar elucidar alguns com este tema e dizer claramente que não deviam estar assim tão aflitos com esta questão de mais valias nos direitos ,perdoem-me se estiver errado, e por certo que o Marco o corrigirá caso não o seja, passo a explicar:

Mais valias de IRS ( direitos e acções) corresponde as mais valias no ano civil de 01 de Janeiro a 31 Dezembro de 2017.
Pressupondo que os mais preocupados estarão com menos valias nas acções, e se não estiverem pagariam os 28 % de qualquer forma ( excluindo englobamento).
Imaginemos o seguinte :

1 000 Acçoes = 1 000 Direitos
- Venda de direitos com preço de venda de 1 Euro
- Mais Valia IRS 28% - ( 1000X1X28%) 280.00 €

- Acções adquiridas a PC - 1.50 €
- Supondo o Valor em Bolsa a 31/12/2017 – 0.25 €

- A 31/12/2017 bastaria para contornar a mais valia dos direitos vender 800 acçoes com a menos valia de 1.25 € ( PC – VB), 800 x1.25 = 1000 €, e apresentar saldo nulo, zero tributação em IRS.
Poderiam recomprar logo de seguida, minuto seguinte) as mesmas ações que venderam (800), acredito que a variação não iria ser significativa.

Claro que apresentei a data de 31/12/2017 como data limite podem fazer isto em qualquer altura, mas têm ate este dia como limite para fazer cálculos e anular a mais valia dos direitos, mais tranquilos e com mais calmas….
Espero ter ajudado, caso contrario, é mais uma publicação, e já agora Marco podias dar a tua previsão para o valor dos direitos e já agora se a Sonangol vai ou não acompanhar/subir/saltar neste AC… desculpa não resisti….

BN
 
Mensagens: 63
Registado: 13/12/2015 2:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 23:57

United1900 Escreveu:boas marco obrigado pela paciencia nao pesco nada disto.

a minha ideia e .. tenho 5123 accoes_ quero subscrever so algumas e vender o resto dos direitos.. aquela formula que me mostraste ... para nao receber tantas mais valias da venda dos direitos.. nisto havera diferenca dos dias?


Ah, aí faz diferença: as quantidades a manter/vender dependem do valor dos direitos (a fórmula que já indicamos antes serve para apurar isso).

Para já só tens "valores teóricos" para os direitos, tens de esperar por quinta e em diante para saberes/verificares os valores reais dos direitos no mercado.

Agora, não me peças para prever os valores dos direitos!

:lol: :wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/1/2017 23:37

"Não se recuperam bancos sem crescimento"
Em 1987, ainda estagiário, fui entrevistar Almerindo Marques, o então presidente do Banco Fonsecas & Burnay. A certa altura, perguntei-lhe o que, na sua gestão, tinha permitido a recuperação do banco.
Almerindo, sem peneiras e com um desassombro notável, respondeu: "Por muito bons que sejam os gestores, os bancos não se recuperam se a economia não crescer. E quem lhe disser o contrário, está a mentir.""

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... asNoticias
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 23:35

boas marco obrigado pela paciencia nao pesco nada disto.

a minha ideia e .. tenho 5123 accoes_ quero subscrever so algumas e vender o resto dos direitos.. aquela formula que me mostraste ... para nao receber tantas mais valias da venda dos direitos.. nisto havera diferenca dos dias?
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 23:31

United1900 Escreveu:se me puderem esclarecer...

eu ja me decidi como irei fazer...
agora pergunto sera a mesma coisa efectuar operacao na quinta feira ja ou noutro dia qualquer? as accoes e direitos suba a cotacao ou desca vai dar ao mesmo?


Se estás absolutamente decidido a fazer a operação e se não pretendes fazer transações (tipo comprar ou vender direitos) não faz diferença o dia.

Penso que era essa a pergunta e os pressupostos. Se sim, é indiferente (os direitos já os tens na mão e o preço de subscrição é fixo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Phil2014 e 243 visitantes