Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Federer » 5/2/2014 10:27

A q valor esta(va) o GAP?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 226
Registado: 11/1/2013 0:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por zepirata » 5/2/2014 9:56

bom dia, eu trabalho com AT que fazem para mim e depois faço eu a minha analise disso, tão simples como isso, é logico que esta AT é paga e não a vou colocar aqui,

mas hoje por exemplo até partilho que se algo não correr mal pelo mundo um bom ponto de entrada é nos 18 ou ligeiramente abaixo..

cumps pirata
 
Mensagens: 165
Registado: 29/11/2013 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Minsk » 5/2/2014 9:48

AT, sai um grande LIKE para ti!

Posts educativos desses nunca são demais, principalmente para alguém inexperiente no trading de acções, tal como eu.
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 5/2/2014 9:32

AT2014, muito bem, estou a pensar da maneira correcta, tal como o teu pensamento, pensei que ainda estivesse longe disso, mas afinal fui ganhando maturidade no mercado e o meu resultado final foi como esse teu post me faz pensar, em grande parte devo aqui ao "caldeirao da bolsa", que me fez pensar e corrigir muitos erros meus.
um deles era entrar com muito capital, expondo muito a carteira e com stops curtos, e nas oscilações lá iam os stops roubar-me o dinheiro....
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Uma boa ideia, vamos ver se se transforma numa boa iniciativ

por OffTheRecord » 5/2/2014 9:22



O Millennium bcp Acionista destina-se a todos os acionistas particulares detentores de ações BCP, que se encontrem depositadas em Portugal.

No Millennium bcp Acionista, os acionistas têm acesso a vantagens, usufruindo de condições exclusivas junto dos parceiros do Banco e são, simultaneamente, convidados à utilização e/ou adesão a produtos e serviços do Banco com condições preferenciais. Esta área permite ainda acesso a informação relativa a eventos importantes do Banco, à informação que integra o kit do investidor e a uma Newsletter específica.

Nr. de Ações Classe Acionista
0-50.000 Acionista Millennium
50.001-250.000 Acionista Gold
≥250.001 Acionista Platinum

 
Mensagens: 134
Registado: 10/9/2009 11:27
Localização: Portugal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 5/2/2014 3:09

Ulisses Pereira Escreveu:Fantástico post, AT2014!

Um abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,
Obrigado mais uma vez.
Abraço,
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/2/2014 2:58

Fantástico post, AT2014!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 5/2/2014 2:49

GooPrime Escreveu:Foi um bocado triste ver as atitudes dos utilizadores nestas ultimas páginas deste tópico.

Sendo eu um extremo novato tanto no forúm (apenas acompanhando há cerca de 1 mês), tanto como na bolsa. (sendo BCP a primeira e única acção que tenho em carteira)
Venho em procura de aprender e retirar ensinamentos dos utilizadores, sejam eles oldschool no forum ou não, mas sem substância é a mesma coisa que nada.

Apesar de achar que o Sr. Sniper foi um bocadinho irónico demais e também a pisar os limites da (des)conversação, retirei da análise dele (nas entrelinhas), que é importante ter stop losses e seguir a tendência e que no caso do BCP teria sido vender no início da correcção.

Agora cada vez que um utilizador do forúm falha uma análise\previsão\leitura, o que quiserem chamar, não pode haver 2 páginas de insultos porque o falhou e um mero assumir de erro basta. Francamente!



Ora bem, tendo eu entrado no BCP no aumento de capital, com uma perspectiva de longo prazo. (Porque eu nada percebia\percebo de bolsa e simplesmente pareceu-me um bom negocio a longo prazo).
E não tendo vendido nos máximos de Janeiro por falta de sabedoria.

E tendo continuado com a perspectiva a longo prazo, mesmo contra a corrente de curto prazo. (porque o que tenho vindo a aprender é que as deveria ter largado na pressão ao suporte dos 16. E se tivesse stops, realmente teria acontecido).


Espero que a análise a esta acção ascenda a positivo tal como a sua cotação de hoje e se evite off-topics totalmente desnecessários.



Para acrescentar que estou tentado a investir mais na bolsa no ano de 2014 e o forúm tem sido uma boa descoberta para evoluir os meus conhecimentos e tomar decisões mais ponderadas.

Porque até ver, a minha maior dificuldade tem sido em encontrar pontos de saída e se no ambito geral não se perde possíveis lucros com o facto de mesmo em posições de longo prazo, não ser melhor vender em altas e comprar de novo em correcções, ao invés, de manter a carteira sem movimentações?
Sendo o principal problem, ler os gráficos técnicamente a ponto de reconhecer a saturação da subida antes da correcção. Sendo que se também não sei bem onde pesquisar para estudar estes pontos. Para além da observação dos comentários dos foristas.


Caro Gooprime,
Vejo que beneficiás-te duma "sorte de principiante" que te está a motivar para o investimento em acções. Isso é muito bom mas como refiro, é apenas sorte de principiante.

Mas o investimento em titulos de alto risco, sejam eles acções ou CFDs (vamos por agora deixar de foram os de elevadissimo risco como o Forex e as comodities) não é uma roleta e deves aproveitar esse tempo que a sorte de principiante te está a dar para aprenderes alguma coisa de análise técnica.

A análise técnica pode ser bastante complexa mas se souberes os principais conceitos básicos do que é (e traçar) uma linha de tendência, uma média móvel exponencial, um rsi, um stocástico, um macd e eventualmente um fibonanci já tens com que suportar as tuas decisões e ver os pontos de suporte e resistência. Juntas a isso a interpretação das velas dum gráfico e verás que afinal isto não é uma roleta e até que tem algum grau elevado de previsão. Podes encontrar vários cursos e explicações de análise técnica nos foruns, nas paltaformas de trading e na internet.

No meu caso junto a isto tudo alguns conceitos avulso:
1- Mais vale ser pouco rico que muito pobre, ou seja, uma acção não vai subir até ao céu nem cair até ao inferno. E um investidor que ganha consistentemente tem de ir realizando mais valias de vez em quando. Ora deves definir o teu patamar de ganho que pretendes obter num trade e assim que a acção atingir esse patamar deves sair. O rigor nessa decisão é critico porque senão vais andar sempre atrás do prejuizo. Lembra-te que um lucro só é mesmo lucro quando entra na conta bancária. Até lá é "fumo".

2- The trend is your friend. Tal como a maré, se a tendência é positiva (bull) ou negativa (bear), deves comprar ou vender. Não lutes contra a maré pois 905 das vezes dá muito mal resultado. Se não gostas da maré (eu por exemplo sinto-me confortável a comprar e menos confortável a vender) fica de fora.

3- Sleeping point: O Ulisses Pereira escreveu um artigo interessantissimo sobre isto que podes ler neste forum. Basicamente o investimento em acções tem risco elevado pelo que hoje podes estar a ganhar 10% e amanhã a perder 20%. Quando estamos a ganhar achamos que é sempre pouco (por isso que aplico rigidamente o que digo no ponto 1). Quando estamos a perder achamos que é sempre muito e acreditamos sempre que amanhã é que vai ser. E deixamos de dormir se o que temos investido for demasiado para as nossas posses. Logo, o sleeping point é quando o que tens investido, em caso de perda, não te tira o sono. Se te tira o sono vais ter menos descernimento para pensar racionalmente e mais tarde ou mais cedo vais perder.

4- Investimento e desinvestimento em patamares. Numa trend bull deves ir reforçando nos suportes. Numa trend Bear deves ir reforçando nas resistências. Não invistas todo o dinheiro numa única entrada. Se errares um patamar (e errarás muitos) podes sempre ir realizando mais valias com o patamar abaixo e cobrir os prejuizos que tenhas no patamar que errás-te. Exemplo: imagina que entráste a 0,18 no BCP e depois cai para 0,17 e tornás-te a entrar e depois para 0,16. Depois a acção sobe outra vez para 0,17. E depois cai outra vez para 0,16. A tentação será, obviamente, esperar que ela atinja o preço médio dos 0,18+0,17+0,16 para sair ou deixar seguir. Mas, se quando ela sobe de 0,16 para 0,17 realizares mais valias das acções que comprás-te a 0,16, no fim do dia já tens uma mais valia realizada e reduziste a tua exposição. Depois, se ela cair outra vez para 0,16 podes reforçar outra vez e assim estás outra vez no ponto de partida mas com mais valias realizadas de parte da carteira. Significa isso que se a acção se mantiver nesse patamar (0,16) já só estarás a ter prejuizos sobre parte do que comprás-te a 0,18 e 0,17 (a parte restante já foi compensada com as mais valias que obtiveste). Se, por contrário a acção subir, então realizas mais valias sobre 0,16+0,17+0,18 (e acumulas com as mais valias já realizadas anteriormente).

5- Uso de stops e trail stops. Pessoalmente eu uso poucos stops em investimento directo em acções (em CFDs sim). No entanto, como estás numa fase de aprendizagem deves utilizar stops para poderes limitar os teus prejuizos e ficares com dinheiro para investires num outro dia e ai poderes recuperar. E trail stops para ires protegendo os teus ganhos. Não sei a estatistica mas mesmo os pros erram, muitas vezes porque o mercado é traiçoeiro e há eventos que não são controláveis. Hoje pode estar maravilha para o BCP mas se amanhã falir um banco na América a cotação cai como tu nem imaginas. Se não tiveres um stop arriscas-te a encerrares a tua carreira de investidor. Outro erro a evitar são os stops demasiado curtos. Só servem para ires alimentando o mercado. Um stop deve ser um tudo nada acima ou abaixo dum ponto relevante (um suporte, uma resistência, um máximo dum W ou M, um número redondo relevante,etc). Se tens pouco dinheiro para investir, então investe menos e coloca um stop longo de modo a dar espaço à cotação para flutuar (o que é normal). Não invista uma batelada e depois colocas um suporte minimo. Assim que ela flutua arrebenta-te logo o stop e só vai servir para perderes dinheiro.

6- Só invisto o dinheiro que não me faz falta no médio prazo (minimo 5 anos). Se tiveres a curiosidade de olhar para as estatisticas ao longo de décadas vais verificar que é relativamente dificil perder dinheiro em acções desde que se esteja no longo prazo. Quem comprou acções na crise de 1929 ficou rico em 1932 e vais encontrar inumeros casos disto mesmo ao longo de todas as épocas e nas mais variadas bolsas. Isto, obviamente, se as empresas não falirem durante esse periodo, se a moeda não desvalorizar e se se acompanharem os aumentos de capital caso existam.

7- Consistência na estratégia. Se fazemos uma coisa consistentemente da mesma maneira iremos errar ou acertar um elevado número de vezes. Obviamente que se errarmos muitas vezes então estamos a fazer algo errado e há que alterar de estratégia. E quando temos uma estratégia vencedora, a mesma é para manter enquanto for vencedora. Atenção que o mercado "aprende" as estratégias e ao fim de uns meses ou anos uma estratégia vencedora pode não dar mais. Há que saber alterar. Mas o que se deve evitar de todo é estar sempre a mudar de estratégia. Se a estratégia é entrar sempre com 30% do capital sempre que a EMA 20 cruza a EMA 50 então deve-se fazer isso mesmo. Não chegar ao momento e dizer "sinto que vai descer". Na bolsa não se sente nada. Suporta-se uma entrada com alguma coisa (análise técnica, informação de mercado, queda abrupta duma cotação, etc) e se essa coisa acontece então entra-se long ou short. Coloca-se um stop longo e depois um trail stop longo para proteger os ganhos.

Isto são só alguns conselhos e práticas que utilizo. Há mais algumas noções que irás aprendendo com o tempo e irás construindo as tuas próprias regras.
Bons negócios.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 5/2/2014 1:21

_x_ Escreveu:A resistência dos 0,18
Mania dos números redondos!!!!!!


Caro x,

Muito interessante a visão da profundidade do mercado nessa sua plataforma. Alguém me sabe dizer de que plataforma se trata ?
Abraço a todos e Obrigado
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por j0a0 » 5/2/2014 0:52

zepirata Escreveu:o bcp hoje teve um fecho brutal, vendi pela manhã quando marinou na zona dos 17,05 com uma boa mais valia, aliás depois de uma queda aos 1571 e anterior fecho aos 1617, jamais pensaria que passava dos 17 hoje, mas vi a sempre galgar mas exitei em entrar porque podia ser o pico de retorno...

Previsões para amanhã?

Penso que se retroceder aos 17 é um bom ponto de entrada, ideal é mesmo os 1640 mas isso ja é uma miragem....

cumps pirata


Boas ZePirata,

Realmente, acho que a tua postura aqui, e a maioria dos teus comentários, estão a ficar um pouco "inúteis" e sem "fator construtivo".
Até eu, e não sou expert nem moderador, estou farto desses tipo de comentários, sem razão e sem nada a acrescentar. Não passa de pensamentos de investidor, e que até todos nos temos, mas são para ficar na tua cabeça.
Caso queiras partilhar o teu pensamento, argumenta e/ou mete gráficos.

Imagina todos os users a comentarem como tu... Isto ficava um caos sem regras, sem interesse e passado algum tempo sem users com valor. Porque o pessoal perdia a paciência e deixava de vir aqui. Era só os resabiados a escrever aqui.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 512
Registado: 14/11/2013 0:04

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/2/2014 0:48

Tens algo que consultas? Uma bola de cristal?

Zé Pirata, o Caldeirão é feito para que percebamos os argumentos dos outros. E eu não posso todos os dias estar a colocar-te as mesmas questões e a recordar-te que estás a infringir as regras do fórum.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por zepirata » 5/2/2014 0:44

ja referi em tempos que tenho aqui algo que consulto para definir esses valores Ulisses, e tem sido certeiro, mas duvido que o Bcp amanhã recue a esse valor, nem mesmo a pressão vendedora ao fim da sessão o derrubou...veremos amanhã

cumps pirata
 
Mensagens: 165
Registado: 29/11/2013 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/2/2014 0:30

Por que é que se retroceder até aos 17 (como tu dizes) é um bom ponto de entrada?

Não te posso estar a pedir argumentos todos os dias...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por zepirata » 5/2/2014 0:26

o bcp hoje teve um fecho brutal, vendi pela manhã quando marinou na zona dos 17,05 com uma boa mais valia, aliás depois de uma queda aos 1571 e anterior fecho aos 1617, jamais pensaria que passava dos 17 hoje, mas vi a sempre galgar mas exitei em entrar porque podia ser o pico de retorno...

Previsões para amanhã?

Penso que se retroceder aos 17 é um bom ponto de entrada, ideal é mesmo os 1640 mas isso ja é uma miragem....

cumps pirata
 
Mensagens: 165
Registado: 29/11/2013 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Momenta » 4/2/2014 20:25

Eu gostei da forma como o BCP cavalgou a ma 10 no último fabuloso swing. Será que se vai repetir?
Para já, temos o teste do fecho do GAP...
Anexos
screenshot_001.jpeg
screenshot_001.jpeg (13.32 KiB) Visualizado 7621 vezes
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por _Noah » 4/2/2014 20:15

Para mim veio respirar!!!!!! e tocar na linha de tendência de curto prazo!!!!!

Realizaram mais valias!!!???? A meu ver deveriam ter realizado!!!!! :lol:

Cumprimentos.

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Greedy_Greeny » 4/2/2014 20:03

eu diria mais! está em novo BULL market :mrgreen:

lfhm Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Grande vela...

Nota: Não tenho posição no BCP


A vela de hoje convenceu-me completamente que o BCP está em novo blue market, estivesse-mos na força do inicio do ano e tinha sido para os 25%
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 129
Registado: 20/7/2012 4:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por chamusco » 4/2/2014 19:49

Desculpem o meu desabafo, mas hoje fartei-me de rir a pensar naqueles que se tinham atirado à agua ontem, hoje a correrem de calções outra vez pra praia pra ver se apanhavam o navio, afinal muitos ficaram mesmo em terra, eu sigo viagem desde os 0.10, ate lá para os 0.30/0.35 depois vou então de ferias e se calhar num navio maior do que aquele onde ontem iam a bordo eheheheheheh, a vida continua e nunca se esqueçam que a casa termina na chaminé e nunca no telhado.
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Casais de Revelhos

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Manel_invest » 4/2/2014 19:34

Obrigado pela resposta Pata-Hari e MME5.

Já compreendi.
 
Mensagens: 11
Registado: 25/1/2014 22:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MME5 » 4/2/2014 19:34

http://pt.wikipedia.org/wiki/Candlestick
Peço desculpa mas estou sem tempo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 4/2/2014 19:28

Manel, é o desenho que faz os preço de abertura, com todos os preços do dia e o do fecho. É verde se o fecho for acima da abertura e encarnada se o fecho for abaixo da abertura.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Manel_invest » 4/2/2014 19:26

Desculpem fazer a pergunta aqui, mas nos artigos didáticos não encontrei referência e é uma expressão muito utilizada no fórum. Se não souber com segurança o que quer dizer não consigo perceber muitos dos posts aqui feitos..

O que é uma "vela"? É a variação intraday do preço da ação?

Obrigado a quem tiver paciência de me responder e desculpem os outros pelo offtopic.
 
Mensagens: 11
Registado: 25/1/2014 22:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Clinico » 4/2/2014 19:16

Quando entrei no BCP há uma semanas disse que era para o longo prazo pois as crises passam mais tarde ou mais cedo e a banca é a principal beneficiada com a melhoria das crises.
Apesar de estarmos de tanga, os indicadores económicos lá vão melhorando e mais tarde ou mais cedo, essas melhorias hão-de se reflectir naqueles que sobreviveram ao pior da crise.
Realmente a vela de hoje foi espectacular, e os preços target encorajadores mas o longo prazo é longo prazo, e aqui estaremos para o bem e para o mal, a vê-la subir
Aproveitei para reforçar, não conseguindo comprar quando caiu aos 0,15 e poucos mas no inicio dos 0,16.
Vamos seguindo e tranquilos. Vamos ver o que sucede quando nos vir-mos livres da troika.
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por BearManBull » 4/2/2014 19:01

AmigosdaBolsa Escreveu:Grande vela...

Nota: Não tenho posição no BCP


A vela de hoje convenceu-me completamente que o BCP está em novo blue market, estivesse-mos na força do inicio do ano e tinha sido para os 25%
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HaRt » 4/2/2014 18:55

investpouco Escreveu:
romeucosta Escreveu:Tive estas acções desde os 7cts... Pus um stop aos 16cts depois de ter atingido os 19cts... Foi batido hoje e depois aconteceu-lhe isto que se viu hoje... Raios...
Agora vou curar um pouco a azia durante uns dias e volto a entrar nela.
Pus os 16cts por ter receio que se tivesse perdido o Bull Market, afinal já eram mais de 20% desde o topo... Enganei-me...

com um stop desses tinhas que ter entrado logo de manhazinha quando viste a accao a recuperar, eu tive de recomprar pq pela 1ª vez pus um stop nas accoes e tive de recomprar um pouco mais acima...alias so recomprei mais acima porque cheguei ao pc 2 minutos depois da banca abrir


Eu acho que já percebi que fui guloso... Mantive desde os 7cts porque era o único investimento que tinha... Estava com mais de 100% de ganhos.
Entretanto, no mês de Janeiro, comprei Banif (a 0,0098cts), Teixeira Duarte (0,98€), Inapa (0, 28cts), Sonae Capital (0, 43cts) e de novo Inapa... Só na Sonae Capital é que tive prejuízo e na Inapa ainda está aberto o negócio. Como nesses negócios, no geral, tive um lucro muito grande no curto prazo, comecei a achar que o meu investimento no BCP já não estava a render o expectável e por isso considerei que se baixasse dos 16cts, estava ali empatado quando poderia estar a ganhar noutras acções...

Azar :-)
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
 
Mensagens: 595
Registado: 29/11/2007 12:46
Localização: Santo Tirso

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, maturidade, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PXYC e 446 visitantes