Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 6/2/2014 12:57

pvg80713 Escreveu:Artista,
eu acredito que o BCP pode voltar a lucros de mil milhões. A Polónia pode dar quase metade disso e Portugal, quando a Economia recuperar, facilmente dá a outra metade.
E penso que é com base em pensamentos deste tipo que a acção duplicou mesmo com os resultados tão maus.
Penso que os maiores cancros estão contidos. A Grécia arrumada.

E embora eu não me aperceba, mas parece que há sinais positivos na economia.


Eu também acredito que isso seja possível, não sei se acontecerá mas parece-me possível... mas daqui a quantos anos é que isso será possível? Com o capital atual lucros dessa ordem apenas justificarão uma cotação de 50/60 cêntimos, que poderá ser superior se o mercado acreditar que eles ainda podem subir mais... assim, não estou a ver que o mercado valorizasse nos próximos meses algo que apenas será justificado daqui a uns anos, embora em situações pontuais os mercados consigam fazer coisas à partida impensáveis! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 6/2/2014 12:55

Oberon__ a previsao de analistas a quem perguntei disseram-me para 0,25-0,35 para o final do ano


investpouco, a previsão da maior parte dos analistas durante a queda do BCP entre 2007 e 2012 foram sempre valores acima dos que estavam a fazer na altura. Esse é um péssimo argumento, portanto.

E peço-te para não seres tão agressivo com quem está pessimista. Apenas têm uma opinião diferente da tua. Não olhes para essas pessoas como alguém vindo do Demo que te está a tentar convencer o contrário do que achas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 12:49

Oberon__,
investpouco Escreveu:para o final do ano ha quem aponte para os 0,30 eu sou mais optimista e aponto para os 0,30 em julho e para o final do ano, para os 0,50
previsoes:
1-lucros nos 2º semestre
2-pagamento de cocos
3-fim de resgate
4-yields + baixas (o bcp comprou milhoes em yields)
5-investimentos em Africa a começar a mostrar os seus resultados.
6-e mais importante, pais retoma a ascensão da sua economia...


uma observação:
compara o inicio do resgate com a cotação, e verás que bate nos 0,30
compara o inicio da capitalização da banca, e verás que bate nos 0,17 - com inicio dos prejuizos senao me engano.
agora invertes o caminho e passas pelos 0,17 no inicio dos lucros e fim dos prejuizos.
e passas pelos 0,30 no fim do resgate.
o que pretendo indicar e que seja menos confuso é que na casa dos 0,30 havia menos 2 variaveis o resgate e os lucros do bcp, que quando estas variaveis desaparecerem voltará a casa dos 0,30, penso eu de que, mas sou um mero investidor de meia tigela.....no meio de muitos que muito mais sabem do que eu...

isto não fundamentou as minhas previsões???
mesmo que nao as aches crediveis (previsoes), pelo menos nao achas as fundamentações futuramente reais?
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 6/2/2014 12:48

OffTheRecord Escreveu:
Oberon__ Escreveu:[quote="artistaEm condições "normais" ou teóricas, a capitalização de uma empresa reflete o valor dos seus activos, somado dos lucros futuros atualizados, ponderado de alguma forma pelos riscos da empresa ou setor.

Em condições normais, a capitalização bolsista de uma empresa é sempre igual ao número de acções emitidas multiplicado pelo último preço em bolsa transaccionado. Todos os factores que referes são os que estão incorporados no preço por uma amálgama de percepções, especulações e agentes melhor ou pior informados a que chamamos mercado.


Exatamente, eu não diria melhor!

Podemos analisar e especular mas no fundo é isto que determina a evolução das cotações de uma empresa! Obviamente que ela dificilmente andará afastada de uma relação com a capacidade de gerar lucros daí a análise que fiz.. ainda assim, por vezes essa relação extrema-se, tanto em bull como em bear market, atingindo-se valores que à partida pareceriam impensáveis, mas há limites da razoabilidade!

Invetpouco, não te vou voltar a responder enquanto não voltares a ler com atenção o que escrevi, jáagora lê também a respota do Oberon... para começar mete uma coisa na cabeça, eu estou otimista em relação ao BCP e não pessimista! Mas estar otimista não significa que esteja a pensar em valorizações de quase 200% em menos de um ano, ou que deixe de colocar sequer a hipótese de a ação poder vir a inverter a sua tendência!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Oberon » 6/2/2014 12:37

OffTheRecord Escreveu:
Oberon__ Escreveu:[quote="artistaEm condições "normais" ou teóricas, a capitalização de uma empresa reflete o valor dos seus activos, somado dos lucros futuros atualizados, ponderado de alguma forma pelos riscos da empresa ou setor.

Em condições normais, a capitalização bolsista de uma empresa é sempre igual ao número de acções emitidas multiplicado pelo último preço em bolsa transaccionado. Todos os factores que referes são os que estão incorporados no preço por uma amálgama de percepções, especulações e agentes melhor ou pior informados a que chamamos mercado.


Pois... ... é a diferença sublime entre "é igual" e "reflete"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Oberon » 6/2/2014 12:35

investpouco Escreveu:
Oberon__ Escreveu:
investpouco Escreveu:artista, ela até pode vir aos 0,12, mas para mim viria a esse valor em caso de capitalização do bcp com mais acções no mercado, agora vir aos 0,12, estas a ir contra a maré, o bcp está em bull por enquanto, é claro que pode acontecer qualquer coisa como aconteceu no chipre, mas a banca está mais solida, e se tudo correr como previsto, estas a pensar como o bcp em bear market e ele está desde dezembro em bull, alem disso quem está a atirar pedras és tu, pois eu sou o optimista e tu o pessimista...
rema a favor da maré ou então entra com curtos e depois vês o que te acontece em longo prazo.... mas respeito a tua opiniao, alias respeito a de todos, mas este é o meu ponto de vista. eu tambem achava que o bcp ia aos 0,16 no final do ano após finalização do piraus e todos me diziam o que tu dizes agora..... por causa disso saí da cotada e nao ganhei o dobro do que tinha investido nos 0,08....agora para os pessimistas como tu, vai ser muito dificil de me influenciarem, mas lá está é como o Ulisses diz, às vezes estamos num bull market, até nos apercebermos mais tarde que afinal o barco virou.
se tens posicao sai desta cotada ou entra em curto, porque eu estou a precisar que ela baixe, para voltar a reinvestir, é que amanha ja tenho mais dinheiro para reforçar...


Pior que ter certezas no mercado, é nem sequer saber "ouvir". Atendendo ao facto de o artista ter assumido logo de início que tinha posição longa, esta tua resposta é no mínimo desadequada, para não dizer outra coisa
Vou-te tentar resumir o que o artista te disse:
- É um erro fazer previsões infundadas
- Deve-se sempre ter em mente o que devemos fazer qualquer que seja a evolução da cotação do título. Devemos estar prontos para todas as possibilidades. Há quem diga que fazer determinado tipo de previsões (como apresentaste) tolda-nos o julgamento. Por exemplo, já me aconteceu ter uma previsão que apontava uma duplicação de valor, e enquanto o título foi caindo por aí abaixo, dando todos os sinais bear, agarrei-me à tal previsão e consequentemente ao título. Quando dás por ti, tens uma posição negativa enorme e não sabes o que fazer.

Já agora acrescento, porque li algures que a tua previsão foi feita por alguém que percebe muito. Eu não gosto muito de me fiar em previsões de terceiros, sem as entender completamente. O artista questionou e muito bem essa previsão, com argumentos sólidos e objectivos. Será que não devias também questionar essa previsão que te deram? Ou sentes-se seguro e e satisfeito por teres em boa conta a capacidade dessa pessoa que fez a previsão? Não existe uma resposta certa. Existe, sim, gestão de risco.

Por último, não creio que te devas sentir melindrado por te questionarem. Nem tão pouco sou da opinião que apelides os que te questionam de "pessimistas". Eu, pessoalmente, adoro que me questionem porque me ajuda a solidificar o meu conhecimento e as minhas posições. Não se trata de uma luta egos.

Oberon__ a previsao de analistas a quem perguntei disseram-me para 0,25-0,35 para o final do ano, a de 0,50 sou eu e só eu que penso que ela lá chega,
não acho nada mas mesmo nada desadequada a minha posição até porque com o pessimismo que o artista entrou dá mesmo a entender um bull muito fraco ou um bull de muito curto prazo, se calhar será isso, eu já deliniei aqui o que o futuro em relação ao bcp transmite, não falei à toa, falei das alavancas que estão para acontecer empurrando a acção para cima.
claro que posso estar errado, mas então veremos o que acontecerá..., alias tu mesmo disseste que foste caindo no bear, entrando como bull, portanto mais do que isso, estás ainda em posição de bear quando o bcp rema em bull, nao cometas o mesmo erro....


Mais uma vez, e última,
1-Confundes pessimismo com o facto de os outros foristas questionarem o que dizes.
2- Falas em "alavancas" teóricas, mas continuas sem apresentar qualquer dado factual. Seria muito interessante dares a tua perspectiva de lucros do bcp nos próximos 5 anos, para podermos confrontar isso com a tua expectativa de capitalização bolsista. Ou então faz para ti mesmo, não me importa. Mas penso que seria a conclusão lógica desses raciocínios que apresentaste. Seria salutar para a integridade e solidez dos teus argumentos. A mim, só me importam gráficos. Nada contra a análise fundamental, quando ela é bem feita.

Qt ao teu último parágrafo, ou não percebeste absolutamente nada do que escrevi (pq não leste com a devida atenção) ou estás a brincar comigo. Qualquer uma delas é chato. Fiz a minha parte; partilhei a minha experiência; agora faz o que bem entenderes com isso.

disclaimer: não tenho posição aberta no bcp
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por OffTheRecord » 6/2/2014 12:34

Oberon__ Escreveu:[quote="artistaEm condições "normais" ou teóricas, a capitalização de uma empresa reflete o valor dos seus activos, somado dos lucros futuros atualizados, ponderado de alguma forma pelos riscos da empresa ou setor.

Em condições normais, a capitalização bolsista de uma empresa é sempre igual ao número de acções emitidas multiplicado pelo último preço em bolsa transaccionado. Todos os factores que referes são os que estão incorporados no preço por uma amálgama de percepções, especulações e agentes melhor ou pior informados a que chamamos mercado.
 
Mensagens: 134
Registado: 10/9/2009 11:27
Localização: Portugal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 12:32

Oberon__ Escreveu:
artista Escreveu:
Pernalonga Escreveu:Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?


O capital "esfumou-se", desapareceu... aquilo que faz o valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar lucros. Para o BCP valer 10 mil milhões de euros terá de conseguir gerar lucros que o justifiquem. Eu não acredito que o BCP consiga gerar lucros nos próximos anos que justifiquem uma cotação tão alta, ainda assim o mercado é soberano, enquanto estiver a subir eu não ponho em causa nada... é apenas uma reflexão paralela!



Por acaso sempre tive curiosidade de fazer uma análise da capitalização bolsista do bcp, mas nunca tive nem tempo, nem paciência. No entanto, diria que em termos teóricos não será exactamente como dizes.

Em condições "normais" ou teóricas, a capitalização de uma empresa reflete o valor dos seus activos, somado dos lucros futuros atualizados, ponderado de alguma forma pelos riscos da empresa ou setor.
Isto para dizer que podemos, em termos teóricos, afirmar que o bcp ainda estará a ser afectado em grande medida pelo risco de nacionalização (é a minha opinião, pelo menos). Assumindo essa premissa, o potencial de valorização da capitalização deveria ser os lucros futuros atualizados, somado do desaparecimento desse risco de nacionalização. Isto para concluir, que o potencial de valorização poderá ser muito superior à expectativa de lucros futuro. Que dizes?

PS: Nunca me envolvi numa argumentação sobre fundamentais aqui no caldeirão :D

neste post ja conconrdo contigo, a mota-engil foi um exemplo...uma ascensaõ em que todos perguntavam porque subia quando todas as casas de investimento diziam que a accao estava sobrevalorizada em uns 30%...
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Oberon » 6/2/2014 12:24

artista Escreveu:
Pernalonga Escreveu:Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?


O capital "esfumou-se", desapareceu... aquilo que faz o valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar lucros. Para o BCP valer 10 mil milhões de euros terá de conseguir gerar lucros que o justifiquem. Eu não acredito que o BCP consiga gerar lucros nos próximos anos que justifiquem uma cotação tão alta, ainda assim o mercado é soberano, enquanto estiver a subir eu não ponho em causa nada... é apenas uma reflexão paralela!



Por acaso sempre tive curiosidade de fazer uma análise da capitalização bolsista do bcp, mas nunca tive nem tempo, nem paciência. No entanto, diria que em termos teóricos não será exactamente como dizes.

Em condições "normais" ou teóricas, a capitalização de uma empresa reflete o valor dos seus activos, somado dos lucros futuros atualizados, ponderado de alguma forma pelos riscos da empresa ou setor.
Isto para dizer que podemos, em termos teóricos, afirmar que o bcp ainda estará a ser afectado em grande medida pelo risco de nacionalização (é a minha opinião, pelo menos). Assumindo essa premissa, o potencial de valorização da capitalização deveria ser os lucros futuros atualizados, somado do desaparecimento desse risco de nacionalização. Isto para concluir, que o potencial de valorização poderá ser muito superior à expectativa de lucros futuro. Que dizes?

PS: Nunca me envolvi numa argumentação sobre fundamentais aqui no caldeirão :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 12:23

Oberon__ Escreveu:
investpouco Escreveu:artista, ela até pode vir aos 0,12, mas para mim viria a esse valor em caso de capitalização do bcp com mais acções no mercado, agora vir aos 0,12, estas a ir contra a maré, o bcp está em bull por enquanto, é claro que pode acontecer qualquer coisa como aconteceu no chipre, mas a banca está mais solida, e se tudo correr como previsto, estas a pensar como o bcp em bear market e ele está desde dezembro em bull, alem disso quem está a atirar pedras és tu, pois eu sou o optimista e tu o pessimista...
rema a favor da maré ou então entra com curtos e depois vês o que te acontece em longo prazo.... mas respeito a tua opiniao, alias respeito a de todos, mas este é o meu ponto de vista. eu tambem achava que o bcp ia aos 0,16 no final do ano após finalização do piraus e todos me diziam o que tu dizes agora..... por causa disso saí da cotada e nao ganhei o dobro do que tinha investido nos 0,08....agora para os pessimistas como tu, vai ser muito dificil de me influenciarem, mas lá está é como o Ulisses diz, às vezes estamos num bull market, até nos apercebermos mais tarde que afinal o barco virou.
se tens posicao sai desta cotada ou entra em curto, porque eu estou a precisar que ela baixe, para voltar a reinvestir, é que amanha ja tenho mais dinheiro para reforçar...


Pior que ter certezas no mercado, é nem sequer saber "ouvir". Atendendo ao facto de o artista ter assumido logo de início que tinha posição longa, esta tua resposta é no mínimo desadequada, para não dizer outra coisa
Vou-te tentar resumir o que o artista te disse:
- É um erro fazer previsões infundadas
- Deve-se sempre ter em mente o que devemos fazer qualquer que seja a evolução da cotação do título. Devemos estar prontos para todas as possibilidades. Há quem diga que fazer determinado tipo de previsões (como apresentaste) tolda-nos o julgamento. Por exemplo, já me aconteceu ter uma previsão que apontava uma duplicação de valor, e enquanto o título foi caindo por aí abaixo, dando todos os sinais bear, agarrei-me à tal previsão e consequentemente ao título. Quando dás por ti, tens uma posição negativa enorme e não sabes o que fazer.

Já agora acrescento, porque li algures que a tua previsão foi feita por alguém que percebe muito. Eu não gosto muito de me fiar em previsões de terceiros, sem as entender completamente. O artista questionou e muito bem essa previsão, com argumentos sólidos e objectivos. Será que não devias também questionar essa previsão que te deram? Ou sentes-se seguro e e satisfeito por teres em boa conta a capacidade dessa pessoa que fez a previsão? Não existe uma resposta certa. Existe, sim, gestão de risco.

Por último, não creio que te devas sentir melindrado por te questionarem. Nem tão pouco sou da opinião que apelides os que te questionam de "pessimistas". Eu, pessoalmente, adoro que me questionem porque me ajuda a solidificar o meu conhecimento e as minhas posições. Não se trata de uma luta egos.

Oberon__ a previsao de analistas a quem perguntei disseram-me para 0,25-0,35 para o final do ano, a de 0,50 sou eu e só eu que penso que ela lá chega,
não acho nada mas mesmo nada desadequada a minha posição até porque com o pessimismo que o artista entrou dá mesmo a entender um bull muito fraco ou um bull de muito curto prazo, se calhar será isso, eu já deliniei aqui o que o futuro em relação ao bcp transmite, não falei à toa, falei das alavancas que estão para acontecer empurrando a acção para cima.
claro que posso estar errado, mas então veremos o que acontecerá..., alias tu mesmo disseste que foste caindo no bear, entrando como bull, portanto mais do que isso, estás ainda em posição de bear quando o bcp rema em bull, nao cometas o mesmo erro....
Editado pela última vez por Visitante em 6/2/2014 12:27, num total de 1 vez.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pvg80713 » 6/2/2014 12:13

Artista,
eu acredito que o BCP pode voltar a lucros de mil milhões. A Polónia pode dar quase metade disso e Portugal, quando a Economia recuperar, facilmente dá a outra metade.
E penso que é com base em pensamentos deste tipo que a acção duplicou mesmo com os resultados tão maus.
Penso que os maiores cancros estão contidos. A Grécia arrumada.

E embora eu não me aperceba, mas parece que há sinais positivos na economia.
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Oberon » 6/2/2014 12:12

investpouco Escreveu:artista, ela até pode vir aos 0,12, mas para mim viria a esse valor em caso de capitalização do bcp com mais acções no mercado, agora vir aos 0,12, estas a ir contra a maré, o bcp está em bull por enquanto, é claro que pode acontecer qualquer coisa como aconteceu no chipre, mas a banca está mais solida, e se tudo correr como previsto, estas a pensar como o bcp em bear market e ele está desde dezembro em bull, alem disso quem está a atirar pedras és tu, pois eu sou o optimista e tu o pessimista...
rema a favor da maré ou então entra com curtos e depois vês o que te acontece em longo prazo.... mas respeito a tua opiniao, alias respeito a de todos, mas este é o meu ponto de vista. eu tambem achava que o bcp ia aos 0,16 no final do ano após finalização do piraus e todos me diziam o que tu dizes agora..... por causa disso saí da cotada e nao ganhei o dobro do que tinha investido nos 0,08....agora para os pessimistas como tu, vai ser muito dificil de me influenciarem, mas lá está é como o Ulisses diz, às vezes estamos num bull market, até nos apercebermos mais tarde que afinal o barco virou.
se tens posicao sai desta cotada ou entra em curto, porque eu estou a precisar que ela baixe, para voltar a reinvestir, é que amanha ja tenho mais dinheiro para reforçar...


Pior que ter certezas no mercado, é nem sequer saber "ouvir". Atendendo ao facto de o artista ter assumido logo de início que tinha posição longa, esta tua resposta é no mínimo desadequada, para não dizer outra coisa
Vou-te tentar resumir o que o artista te disse:
- É um erro fazer previsões infundadas
- Deve-se sempre ter em mente o que devemos fazer qualquer que seja a evolução da cotação do título. Devemos estar prontos para todas as possibilidades. Há quem diga que fazer determinado tipo de previsões (como apresentaste) tolda-nos o julgamento. Por exemplo, já me aconteceu ter uma previsão que apontava uma duplicação de valor, e enquanto o título foi caindo por aí abaixo, dando todos os sinais bear, agarrei-me à tal previsão e consequentemente ao título. Quando dás por ti, tens uma posição negativa enorme e não sabes o que fazer.

Já agora acrescento, porque li algures que a tua previsão foi feita por alguém que percebe muito. Eu não gosto muito de me fiar em previsões de terceiros, sem as entender completamente. O artista questionou e muito bem essa previsão, com argumentos sólidos e objectivos. Será que não devias também questionar essa previsão que te deram? Ou sentes-se seguro e e satisfeito por teres em boa conta a capacidade dessa pessoa que fez a previsão? Não existe uma resposta certa. Existe, sim, gestão de risco.

Por último, não creio que te devas sentir melindrado por te questionarem. Nem tão pouco sou da opinião que apelides os que te questionam de "pessimistas". Eu, pessoalmente, adoro que me questionem porque me ajuda a solidificar o meu conhecimento e as minhas posições. Não se trata de uma luta egos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 6/2/2014 11:48

Investpouco, é melhor voltares o que eu escrevi porque não percebeste nada...

Eu não estou bear no BCP, estou bull, apenas sei que não posso fazer o tipo de projeções que tu e outros fazem porque elas estão condenadas a errar, por muito!

Em relação ao capital ele "esfumou-se" sim... a grande maioria dos aumentos de capital não foram para fazer novos investimentos investimentos ou aquisições, foram sim para suprir necessidades de capital provenientes de maus negócios que levaram a degradação do rácios de capital do banco! O BCP chegou a ter lucros na ordem dos mil milhões de euros, achas que um dia poderá voltar a ter lucros desta ordem de grandeza? Para voltar a cotar acima de um euro terá de ter ainda mais do que isto, e não fazer mais nenhum aumento de capital, o que também parece difícil acontecer dado o histórico do banco...

Uma coisa é estar bull num título (como eu também estou), outra coisa é fazer projeções irreais, sem qualquer sentido ou fundamento!

Já agora, que lucros é que achas que o BCP conseguirá gerar este ano e no próximo?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 11:14

olufsen Escreveu:Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito! Neste moemento .0.18 ainda é um valor misero para este titulo que disuludiu muita gente. No fundo já ela bateu uma vez e ainda está no fundo. Seja daqui a 1 ano ou a 2 anos, lentamente subirá ou caso contrário se cair novamente para o pior momento da sua história é porque teremos em mãos um caso mais grave que o proprio banco, o Páis neste caso.

Quem tiver capital para comprar e pacienca para esperar e assitir a variações bruscas, terá certamente um bom retorno em 2-3 anos.
Quem tiver uma posição ativa de trading (compra/venda), é um titulo põe os nervos à prova com muitas variações em curto prazo

Para terminar, 0,5 em 2014 é ambicioso.. mas se correr assim, ja correrá muito bem:

03/2014 - 0.20
04/2014 - 0.22
05/2014 - 0.20
06/2014 - 0.23
07/2014 - 0.26
08/2014 - 0.30
(...)
12/2014 - 0.35

Os 3 € ... isso, fica para os netos.

até que enfim apareceu alguem quase tão optimista quanto eu....
á cotada só nao garante os valores se entrar em capitalizacao com mais accoes para o mercado...mas ai entrarei na capitalizacao tambem
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 11:10

artista Escreveu:
olufsen Escreveu:Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito! Neste moemento .0.18 ainda é um valor misero para este titulo que disuludiu muita gente. No fundo já ela bateu uma vez e ainda está no fundo. Seja daqui a 1 ano ou a 2 anos, lentamente subirá ou caso contrário se cair novamente para o pior momento da sua história é porque teremos em mãos um caso mais grave que o proprio banco, o Páis neste caso.

Quem tiver capital para comprar e pacienca para esperar e assitir a variações bruscas, terá certamente um bom retorno em 2-3 anos.
Quem tiver uma posição ativa de trading (compra/venda), é um titulo põe os nervos à prova com muitas variações em curto prazo

Para terminar, 0,5 em 2014 é ambicioso.. mas se correr assim, ja correrá muito bem:

03/2014 - 0.20
04/2014 - 0.22
05/2014 - 0.20
06/2014 - 0.23
07/2014 - 0.26
08/2014 - 0.30
(...)
12/2014 - 0.35

Os 3 € ... isso, fica para os netos.


Isto vai de mal a pior, agora até targets mensais aparecem... eu aposto contigo como vais falhar por muito!! Eu não faço a mínima idéia de como o BCP vai evoluir, apenas sei que ainda está para nascer o primeiro que consegue acertar (ou ficar perto sequer) este tipo de evoluções da cotação de um ativo!

A coisa mais importante e básica que aprendi nos mercados é que estes são imprevisíveis e é inútil tentar adivinhar a forma como vão evoluir! Só depois de ter consciência disto alguém pode tentar encontrar uma forma interessante de se posicionar no mercado...

Já agora, a 3 euros o BCP vale 60 mil milhões de euros, mais de 3 vezes o máximo do que já valeu. Isto se não fizer mais nenhum aumento de capital, tendo em conta o histórico da empresa isso é muito pouco provável... nem netos nem bisnetos, o BCP nunca mais valerá 3 euros, nem vale a pena comparar com o passado, quando o BCP cotou a 3/4 euros tinha o seu capital representado por cerca de 1/4 dos títulos que tem atualmente... quem olha para aquilo que um título valeu no passado, tentando projetar o futuro, e o faz desta forma simplista, corre sérios riscos de se enganar!

olha que giro artista, tem graça que bons analista me deram uma possivel previsao entre os 0,25-0,35 para o final do ano, tu estas a pensar muito "bear", entra na jeronimo que concerteza terás ganhos ou então nela estas em bull....se pensares como estas no bcp.
aconselho-te a reveres as linhas de prejuizos, de despesas com efectivos, de planeamento futuro do bcp e mais nao digo.....
mas tambem nao venhas aqui quando um banco na europa entrar em falencia e as bolsas cairem todas e dizeres eu avisei.........
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 10:31

neste momento só ha uma coisa a fazer para apurar melhor o valor da acção e aí poderiam-me ajudar, porque não entendo disso.
mas nao poderemos calcular da seguinte forma:

capital activo (+qualidade) = nº accoes * preço da acção

entao:

preço da acção = capital activo (+qualidade) / nº accoes

se esta formula estiver correcta, entao nao saberemos como deveria estar o valor da cotação?
esta é uma pergunta, que vos faço porque não entendo mesmo nada, deste tema de activos, e gostaria de aprender...
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 10:21

Pernalonga Escreveu:Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?

aqui esta uma optima questao a qual abordei no post anterior, no bear market foram lançadas mais accoes, mas o valor de 0,50 para um futuro proximo nao é assim tão dificil porque, os tais 2,37 antes da crise tal como pernalonga aqui indica era quando o bcp estava melhor, e ao contrario do que lhe responderam o capital nao se esfumaça, eles tem de apresentar contas...nem que seja prejuizos.
quanto ao bcp ele desde 2007 que tinha um encargo brutal com a grecia, agora deixou de o ter, alem disso o bcp investiu muito em Africa (a capitalizacao ajudou), agora verá possiveis lucros do que a capitalização lhe permitiu investir no continente africano. portanto antes dos 2,37, nem sei se tinha banca africana, mas de certeza que nunca tanta como agora tem, porque africa arrancou após o inicio da crise europeia.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 10:09

jotaqualquer Escreveu:Só por mera curiosidade. Actualmente existem cerca de 20 000 000 000 de accões. Quantas existiam antes do ínicio do resgate? Há cerca de dois anos atrás compreia-as a 0.20€, fui ao último aumento de capital e "miraculosmente" passei a ter o dobro a um valor de cerca de 0.115€. Podia ser 0.095€, mas retirei cerca de 35% de "massa" que tive de "enfiar" para adquirir novas acções. Estava com medo de "queimar" mais papel moeda. Vendia-as no final do ano com um bom lucro (aparente), pois precisava de um acerto de contas com o fisco.
No anterior aumento de capital também lá estive. Levei uma razia de cerca de 50%. O prejuízo foi menor pois ainda vendi os direitos a um bom preço.
Resumindo. Não percebo "patavina" disto, apenas um pouquinho mais que a maioria dos gerentes bancários que são meros agentes comerciais. Vendem de tudo como os "chineses". O pouco que percebo vem de alguma observação das acções ao longo dos anos e do que leio por aqui, tentando fazer uma selecção de quem me parece perceber alguma coisinha disto. (Já agora se me puderem aconselhar um livro de bolsa para um Newbie, um daqueles muito básicos, para gente que passou os útimos 20 anos a fazer esquiços em caderninhos, agradecia ternamente).
Portanto. tenho mesmo muita dificuldade em perceber esses valores que apresentas pois parecem-me um verso com uma rima interpolada.
Como se costuma dizer por aqui.... estou dentro e longo no BCP.... não me soa muito bem, ainda por cima falando do BCP e há quem a denomine de menina.

Bem, tenho dito... abraço caldeireiro.

jota, estavas num bear market e viste as tuas accoes sempre a cair, é normal que tenhas pensado assim e que até tenhas perdido dinheiro, porque o bearmarket continuou após as 2 capitalizações, mas tambem sabes que existem inversões, e agora digo como me costumam dizer num bull (num bull dizem: vocês pensam que a acção vai subir até ao ceu sem corrigir).
Num bear eu digo: "pensavas q a cotação ia cair eternamente até aos 0 centimos?" só se abrisse falencia.
pergunto, o bcp está a recuperar? está.
o bcp está mal? está. mas não passa de mal a bem no imediato.
senao continuava nos 0,05 centimos e quando regressasse aos lucros tinha um salto de 0,50...
alias a cotacao de 0,50 nao é nada compara com o inicio da crise, tambem devido a um forte aumento de accoes.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 10:00

artista, ela até pode vir aos 0,12, mas para mim viria a esse valor em caso de capitalização do bcp com mais acções no mercado, agora vir aos 0,12, estas a ir contra a maré, o bcp está em bull por enquanto, é claro que pode acontecer qualquer coisa como aconteceu no chipre, mas a banca está mais solida, e se tudo correr como previsto, estas a pensar como o bcp em bear market e ele está desde dezembro em bull, alem disso quem está a atirar pedras és tu, pois eu sou o optimista e tu o pessimista...
rema a favor da maré ou então entra com curtos e depois vês o que te acontece em longo prazo.... mas respeito a tua opiniao, alias respeito a de todos, mas este é o meu ponto de vista. eu tambem achava que o bcp ia aos 0,16 no final do ano após finalização do piraus e todos me diziam o que tu dizes agora..... por causa disso saí da cotada e nao ganhei o dobro do que tinha investido nos 0,08....agora para os pessimistas como tu, vai ser muito dificil de me influenciarem, mas lá está é como o Ulisses diz, às vezes estamos num bull market, até nos apercebermos mais tarde que afinal o barco virou.
se tens posicao sai desta cotada ou entra em curto, porque eu estou a precisar que ela baixe, para voltar a reinvestir, é que amanha ja tenho mais dinheiro para reforçar...
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jotaqualquer » 6/2/2014 1:09

investpouco Escreveu:
Minsk Escreveu:Estava aqui a fazer umas contas de análise entre o BES e BCP para perceber se vale a pena comprar um ou outro. Tendo em conta uma cotação actual de 1,10€ do BES e tendo em conta o número de ações de cada banco, concluí que para ambos terem uma capitalização de mercado igual, as ações do BCP estariam a aprox. 0,223€. Isto numa base de 4403M€ de capitalização de mercado para ambos.

Sabemos que o estado actual de saúde do BCP é inferior ao BES, daí à partida esta diferença ter sentido.
A questão é, a nível europeu qual a capitalização de mercado para bancos de tamanho semelhante e que estejam com saúde razoável? Eu não conheço nenhum e essa informação poderia dar uma ideia de até onde poderiam ir as ações no longo prazo, que é a minha estratégia para o BCP.

Obrigado.

para o final do ano ha quem aponte para os 0,30 eu sou mais optimista e aponto para os 0,30 em julho e para o final do ano, para os 0,50
[/quote]
previsoes:
1-lucros nos 2º semestre
2-pagamento de cocos
3-fim de resgate
4-yields + baixas (o bcp comprou milhoes em yields)
5-investimentos em Africa a começar a mostrar os seus resultados.
6-e mais importante, pais retoma a ascensão da sua economia...

uma observação:
compara o inicio do resgate com a cotação, e verás que bate nos 0,30
compara o inicio da capitalização da banca, e verás que bate nos 0,17 - com inicio dos prejuizos senao me engano.
agora invertes o caminho e passas pelos 0,17 no inicio dos lucros e fim dos prejuizos.
e passas pelos 0,30 no fim do resgate.
o que pretendo indicar e que seja menos confuso é que na casa dos 0,30 havia menos 2 variaveis o resgate e os lucros do bcp, que quando estas variaveis desaparecerem voltará a casa dos 0,30, penso eu de que, mas sou um mero investidor de meia tigela.....no meio de muitos que muito mais sabem do que eu...[/quote]



Só por mera curiosidade. Actualmente existem cerca de 20 000 000 000 de accões. Quantas existiam antes do ínicio do resgate? Há cerca de dois anos atrás compreia-as a 0.20€, fui ao último aumento de capital e "miraculosmente" passei a ter o dobro a um valor de cerca de 0.115€. Podia ser 0.095€, mas retirei cerca de 35% de "massa" que tive de "enfiar" para adquirir novas acções. Estava com medo de "queimar" mais papel moeda. Vendia-as no final do ano com um bom lucro (aparente), pois precisava de um acerto de contas com o fisco.
No anterior aumento de capital também lá estive. Levei uma razia de cerca de 50%. O prejuízo foi menor pois ainda vendi os direitos a um bom preço.
Resumindo. Não percebo "patavina" disto, apenas um pouquinho mais que a maioria dos gerentes bancários que são meros agentes comerciais. Vendem de tudo como os "chineses". O pouco que percebo vem de alguma observação das acções ao longo dos anos e do que leio por aqui, tentando fazer uma selecção de quem me parece perceber alguma coisinha disto. (Já agora se me puderem aconselhar um livro de bolsa para um Newbie, um daqueles muito básicos, para gente que passou os útimos 20 anos a fazer esquiços em caderninhos, agradecia ternamente).
Portanto. tenho mesmo muita dificuldade em perceber esses valores que apresentas pois parecem-me um verso com uma rima interpolada.
Como se costuma dizer por aqui.... estou dentro e longo no BCP.... não me soa muito bem, ainda por cima falando do BCP e há quem a denomine de menina.

Bem, tenho dito... abraço caldeireiro.
 
Mensagens: 6
Registado: 3/12/2013 1:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pernalonga » 6/2/2014 0:50

artista Escreveu:
Pernalonga Escreveu:Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?


O capital "esfumou-se", desapareceu... aquilo que faz o valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar lucros. Para o BCP valer 10 mil milhões de euros terá de conseguir gerar lucros que o justifiquem. Eu não acredito que o BCP consiga gerar lucros nos próximos anos que justifiquem uma cotação tão alta, ainda assim o mercado é soberano, enquanto estiver a subir eu não ponho em causa nada... é apenas uma reflexão paralela!


Obrigado, fiquei esclarecido,

Cumprimentos
 
Mensagens: 7
Registado: 4/5/2009 22:43
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 6/2/2014 0:43

Pernalonga Escreveu:Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?


O capital "esfumou-se", desapareceu... aquilo que faz o valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar lucros. Para o BCP valer 10 mil milhões de euros terá de conseguir gerar lucros que o justifiquem. Eu não acredito que o BCP consiga gerar lucros nos próximos anos que justifiquem uma cotação tão alta, ainda assim o mercado é soberano, enquanto estiver a subir eu não ponho em causa nada... é apenas uma reflexão paralela!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 6/2/2014 0:37

olufsen Escreveu:Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito! Neste moemento .0.18 ainda é um valor misero para este titulo que disuludiu muita gente. No fundo já ela bateu uma vez e ainda está no fundo. Seja daqui a 1 ano ou a 2 anos, lentamente subirá ou caso contrário se cair novamente para o pior momento da sua história é porque teremos em mãos um caso mais grave que o proprio banco, o Páis neste caso.

Quem tiver capital para comprar e pacienca para esperar e assitir a variações bruscas, terá certamente um bom retorno em 2-3 anos.
Quem tiver uma posição ativa de trading (compra/venda), é um titulo põe os nervos à prova com muitas variações em curto prazo

Para terminar, 0,5 em 2014 é ambicioso.. mas se correr assim, ja correrá muito bem:

03/2014 - 0.20
04/2014 - 0.22
05/2014 - 0.20
06/2014 - 0.23
07/2014 - 0.26
08/2014 - 0.30
(...)
12/2014 - 0.35

Os 3 € ... isso, fica para os netos.


Isto vai de mal a pior, agora até targets mensais aparecem... eu aposto contigo como vais falhar por muito!! Eu não faço a mínima idéia de como o BCP vai evoluir, apenas sei que ainda está para nascer o primeiro que consegue acertar (ou ficar perto sequer) este tipo de evoluções da cotação de um ativo!

A coisa mais importante e básica que aprendi nos mercados é que estes são imprevisíveis e é inútil tentar adivinhar a forma como vão evoluir! Só depois de ter consciência disto alguém pode tentar encontrar uma forma interessante de se posicionar no mercado...

Já agora, a 3 euros o BCP vale 60 mil milhões de euros, mais de 3 vezes o máximo do que já valeu. Isto se não fizer mais nenhum aumento de capital, tendo em conta o histórico da empresa isso é muito pouco provável... nem netos nem bisnetos, o BCP nunca mais valerá 3 euros, nem vale a pena comparar com o passado, quando o BCP cotou a 3/4 euros tinha o seu capital representado por cerca de 1/4 dos títulos que tem atualmente... quem olha para aquilo que um título valeu no passado, tentando projetar o futuro, e o faz desta forma simplista, corre sérios riscos de se enganar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pernalonga » 6/2/2014 0:32

Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?
 
Mensagens: 7
Registado: 4/5/2009 22:43
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DoukeN » 6/2/2014 0:23

olufsen Escreveu:Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito!


Isso é quase o mesmo que dizer que acha que o titulo vai subir porque sim... Não há nada mais relativo que o "muito" a que se refere.

Cumprimentos,

DoukeN
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."

Dalai Lama
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 19/9/2013 9:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], Carrancho_, Garfield, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, joao garcao, latbal, Lisboa_Casino, malakas, Minsk, MPAM, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, SalvaFP, Shift72 e 179 visitantes