Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 23:29

se me puderem esclarecer...

eu ja me decidi como irei fazer...
agora pergunto sera a mesma coisa efectuar operacao na quinta feira ja ou noutro dia qualquer? as accoes e direitos suba a cotacao ou desca vai dar ao mesmo?
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Zecatreca_1001 » 17/1/2017 22:18

:arrow:
Anexos
ltd mooooorreu.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 17/1/2017 21:49

Ainda há posições curtas relevantes, muito relevantes.
 
Mensagens: 9746
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 17/1/2017 20:37

Green_Hawk Escreveu:Após ler o artigo do Ulisses no Jornal de Negócios, fiquei com uma dúvida. Porque razão fez o BCP um empréstimo junto do estado de x, quando podia ter feito um aumento de capital de x menos os juros que tem que pagar ao estado?



Peço desculpa se já perguntaram isto por aqui.

Algumas "contribuições" para a resposta à questão:

- Porque os acionistas do BCP estavam fartos de aumentos de capital do BCP.

- Porque os acionistas de referência não dinham disponibilidade financeira para acompanhar mais um aumento de capital.

- Porque os acionistas de referência e a administração do BCP não queriam que o número de ações representativas do capital social do BCP se tornasse bem maior (como acabou por acontecer).

- Porque Nuno Amado errou ao pensar que o BCP pagaria os CoCos com os resultados de exercício de atividade do BCP.

Já contribuí. Outros que contribuam também ...

O adiamento do aumento de capital necessário para o BCP pagar os CoCos foi desastroso pois orignou pesadas perdas para os acionistas do BCP!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Green_Hawk » 17/1/2017 20:23

Após ler o artigo do Ulisses no Jornal de Negócios, fiquei com uma dúvida. Porque razão fez o BCP um empréstimo junto do estado de x, quando podia ter feito um aumento de capital de x menos os juros que tem que pagar ao estado?



Peço desculpa se já perguntaram isto por aqui.
 
Mensagens: 106
Registado: 30/6/2010 19:47
Localização: 21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 17/1/2017 19:56

O curto não saiu efectivamente na 6a (ja tinha saído no quadro do ISIN certo aquando do ac da fosun). O update de sexta está refletido no ISIN errado que ja não está a negociar. Esse que fechou na 6a ja lá não devia estar (e não está nem nunca esteve no ISIN certo). Mas ao menos com o erro sabemos que fechou. Quanto a BR, o fecho percentual no ISIN certo deverá ser maior.
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 19:41

luislobs Escreveu:Nao sei..complicas muito, esquece essas teorias da multiplicacao, apenas valido quem saiu ontem reentrou, afinal houve muito volume...

Sexta saiu um curto de posicao qualificada e agora vamos ver amanha

o meu problema...é que sempre fui aluno de 20 a matematica.
já agora existe um curto que reduziu a participação para 0,27 e se nao estas a contar com esse....é que esse tambem vai desaparecer amanha (a posicao passou a menos de 0,5%).
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Omura » 17/1/2017 19:34

MarcoAntonio Escreveu:
Omura Escreveu:Esse seria o aspecto mais interessante da "discussão"...


Depende se se gosta de especular com pouca ou nenhuma evidência e se se acha isso útil.

:wink:

Em relação ao volume, não sei se estás a levar em linha de conta que o valor absoluto da acção agora é muito mais baixo.


Gostei do teu :wink: ao qual respondo com um :wink: .

Mas que o dia de negociação de hoje foi muito interessante... lá isso foi... e não foi "apenas" pelo facto do valor absoluto da acção ser agora muito mais baixo...
Carpe Diem
 
Mensagens: 33
Registado: 4/11/2004 12:27
Localização: Carcavelos

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 17/1/2017 19:02

Então a cmvm poe finalmente os curtos no novo isin do BCP pos ac da fosun. Quadro de baixo na página. Pelo meio não da cavaco sobre o atraso nem os mesmos são actualizados vários dias.
Os curtos fecharam no outro dia e esse fecho reflete-se no isin antigo em vez do novo!? Mais uma banhada... Ao menos ficamos a saber que a tt international, apesar de não aparecer no quadro novo porque baixou dos 0,5%, ainda tem algum (a data de 6a). E esses nem tinham de dizer nada!
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 17/1/2017 18:57

Nao sei..complicas muito, esquece essas teorias da multiplicacao, apenas valido quem saiu ontem reentrou, afinal houve muito volume...

Sexta saiu um curto de posicao qualificada e agora vamos ver amanha
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2214
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 18:34

MarcoAntonio Escreveu:Se alguém procura explicações para os movimentos, dois fortes candidatos é um efeito psicológico devido à "desvalorização brutal" (que resulta do destaque do direito) e a possibilidade de terem existido vendas pré-destaque para fugir aos direitos (receio da desvalorização dos mesmos, por exemplo) e que estariam agora a reentrar.

Há outras possíveis explicações e provavelmente a reacção resulta de vários factores ao mesmo tempo.

eu penso exatamente da forma como o Marco pensa, mas estou mais inclinado para a 2ª em que venderam antes de destacar os direitos e agora recompram outra vez.
poderá haver aqui tambem uma situação.
o market cap do bcp hoje estava pelo 150 Milhoes, o que tem a ver isto?
é que uma simples entrada de alguem faz uma moça na cotação, isto porque quem está dentro desde ontem, tem o valor retido em direitos, e transaciona quase 10% do seu valor em carteira.
exemplo ficticio: alguem com 100.000 € só pode vender 10.000 € nas acoes velhas...estando o restanto valor em direitos (à espera de transacionar na quinta-feira), mas quem compra desde hoje, vai apanhar as mesmas acoes à venda mas com um valor 90% mais baixo, perfazendo assim um lote de compra 90% maior que seria o normal.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 17/1/2017 18:32

Ainda terão de comprar muitas mais. Há-de chegar o momento dos curtos queimarem os dedos.
 
Mensagens: 9746
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 18:27

Omura Escreveu:Esse seria o aspecto mais interessante da "discussão"...


Depende se se gosta de especular com pouca ou nenhuma evidência e se se acha isso útil.

:wink:

Em relação ao volume, não sei se estás a levar em linha de conta que o valor absoluto da acção agora é muito mais baixo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38425
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Omura » 17/1/2017 18:16

MarcoAntonio Escreveu:Há outras possíveis explicações...


Esse seria o aspecto mais interessante da "discussão"...

Os dois argumentos referidos, por defeito, são de percepção, mais ou menos lógica.

O volume não foi normal...

O volume não foi normal, principalmente para um intervalo de negociação diária tão... "reduzido"...
Carpe Diem
 
Mensagens: 33
Registado: 4/11/2004 12:27
Localização: Carcavelos

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xacal » 17/1/2017 18:08

EAGLETRADER20 Escreveu:
luislobs Escreveu:Esta valorizaçao so pode ser insiders que ja sabem da Sonangol, positivo acompanhar ac...so pode.Ou petroleo na cave :twisted:

.


Não , este é um movimento natural e normal de subida, embora eu ache que foi exagerado na dimensão, não é petroleo :

1 . Psicologicamente acção caiu 80% no valor absoluto, logo gera novo valor muito baixo de compra psicologico e investidores acreditam que só pode subir
2 . Muitos que não queriam injetar novos fundos podem ter vendido antes e agora terem entrado a 1 valor absoluto mais baixo a esperar valorizações
3. Quanto mais elevada estiver a cotação , em teoria e numa relação direta , provavelmente a um valor muito mais elevado se podem vender os direitos ( TEORIA ) , gerando um encaixe maior para quem estiver a vender
4 . Com esta subida o mercado pode ficar animado e percepcionar que pode ser bom investimento e ajuda na operação a ser percepcionada como muito bem recebida pelo mercado

É mais efeito psicologico ( Mas funciona) , e neste periodo ninguem está a refletir nos fundamentais. Bom para quem quiser arriscar e tirar mais valias nestes 2 dias


Exagerado na dimensão?? Então espera que comecem a transaccionar os direitos!
 
Mensagens: 169
Registado: 29/11/2007 14:28
Localização: calendário

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 18:03

Se alguém procura explicações para os movimentos, dois fortes candidatos é um efeito psicológico devido à "desvalorização brutal" (que resulta do destaque do direito) e a possibilidade de terem existido vendas pré-destaque para fugir aos direitos (receio da desvalorização dos mesmos, por exemplo) e que estariam agora a reentrar.

Há outras possíveis explicações e provavelmente a reacção resulta de vários factores ao mesmo tempo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38425
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/1/2017 17:56

luislobs Escreveu:Esta valorizaçao so pode ser insiders que ja sabem da Sonangol, positivo acompanhar ac...so pode.Ou petroleo na cave :twisted:

.


Não , este é um movimento natural e normal de subida, embora eu ache que foi exagerado na dimensão, não é petroleo :

1 . Psicologicamente acção caiu 80% no valor absoluto, logo gera novo valor muito baixo de compra psicologico e investidores acreditam que só pode subir
2 . Muitos que não queriam injetar novos fundos podem ter vendido antes e agora terem entrado a 1 valor absoluto mais baixo a esperar valorizações
3. Quanto mais elevada estiver a cotação , em teoria e numa relação direta , provavelmente a um valor muito mais elevado se podem vender os direitos ( TEORIA ) , gerando um encaixe maior para quem estiver a vender
4 . Com esta subida o mercado pode ficar animado e percepcionar que pode ser bom investimento e ajuda na operação a ser percepcionada como muito bem recebida pelo mercado

É mais efeito psicologico ( Mas funciona) , e neste periodo ninguem está a refletir nos fundamentais. Bom para quem quiser arriscar e tirar mais valias nestes 2 dias
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 17/1/2017 17:53

Nao vale a pena sem dados concretos apenas q com dois players os chineses nao brincam com a stituacao, depois 60% de capital entre os dois e caso petroleo suba podemos ter uma guerra de poder.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2214
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 17/1/2017 17:50

Omura Escreveu:
luislobs Escreveu:Esta valorizaçao so pode ser insiders que ja sabem da Sonangol, positivo acompanhar ac...so pode.Ou petroleo na cave :twisted:

.


Era interessante uma discussão de ideias sobre "teses" para o movimento de hoje e o seu volume...



Mas pq é que tem de cair sp? Não bastou o que já caiu o ano passado e inicio deste?
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Omura » 17/1/2017 17:44

luislobs Escreveu:Esta valorizaçao so pode ser insiders que ja sabem da Sonangol, positivo acompanhar ac...so pode.Ou petroleo na cave :twisted:

.


Era interessante uma discussão de ideias sobre "teses" para o movimento de hoje e o seu volume...
Carpe Diem
 
Mensagens: 33
Registado: 4/11/2004 12:27
Localização: Carcavelos

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 17/1/2017 17:33

Esta valorizaçao so pode ser insiders que ja sabem da Sonangol, positivo acompanhar ac...so pode.Ou petroleo na cave :twisted:

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2214
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 17/1/2017 17:31

kidd Escreveu:
NaoSei Escreveu:
UriDarn Escreveu:Pessoal respondam-me só a esta pergunta sff
Eu nao tenho dinheiro para exercer os meus direitos todos.
Posso por exemplo amanha vender metade dos meus direitos e com esse dinheiro comprar as acções a 9,4 centimos??

podes claro



Pode se as ações lá chegarem


Não. Não tem nada a ver com o lá chegar.
Se exerceres os direitos, isto é, não os venderes até 30 de janeiro ( e, atenção, ou exerces ou vendes porque senão desaparecem ), no dia 3 de fevereiro tens para pagar 15 ações por cada direito que detenhas a 0,094€ por acção. Só podes começar a negociar essas novas acções a partir de 9 de fevereiro.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1715
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 17:30

Brass River Escreveu:Boa tarde Marco

Muito aqui tenho ouvido falar em receios no respeitante ao impacto fiscal porque o preço de aquisição dos direitos é zero do ponto de vista fiscal (implicando uma mais valia quando os vendemos). Sinceramente não entendo (porque as acções desvalorizam na proporção). Qualquer que seja a situação, vendendo os direitos, exercendo os direitos, exercendo/vendendo parte, etc, penso que não há qualquer problema fiscal, desde que, até final do ano se vendam as acções envolvidas (após AC) e se volte a recomprar...


Sendo as palavras chave "desde que".

E que vender acções para cancelar a mais valia dos direitos é uma das possíveis soluções para contornar a questão já foi apontado.

Brass River Escreveu:Acho que é uma não questão...


Quem vender direitos e não tenha vendido acções que compensem com uma menos valia, irá pagar IRS sobre mais valias inexistentes. É definitivamente uma questão e existem por certo muitos investidores nesta situação (especialmente se não forem alertados). O que não faltam são investidores a manter em carteira durante anos acções em que estão a perder.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38425
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Brass River » 17/1/2017 17:21

MarcoAntonio Escreveu:
NaoSei Escreveu:só um acrescento: ao vender os direitos sobrantes (cerca de 886 €), podem recomprar em acoes que são as que ja andam no mercado que já estão neste momento sem os direitos.


Correcto. Não é a forma mais eficiente de o fazer (na prática está-se a vender quase tudo para comprar quase tudo de volta). Mas que por sinal poderá até ser vantajoso em sede fiscal, algo que cada um tem de analisar em função do seu contexto individual de investimentos.


Boa tarde Marco

Muito aqui tenho ouvido falar em receios no respeitante ao impacto fiscal porque o preço de aquisição dos direitos é zero do ponto de vista fiscal (implicando uma mais valia quando os vendemos). Sinceramente não entendo (porque as acções desvalorizam na proporção). Qualquer que seja a situação, vendendo os direitos, exercendo os direitos, exercendo/vendendo parte, etc, penso que não há qualquer problema fiscal, desde que, até final do ano se vendam as acções envolvidas (após AC) e se volte a recomprar...

Acho que é uma não questão...

Abraço

Brass
 
Mensagens: 452
Registado: 26/10/2006 23:12

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 17:19

kidd Escreveu:
NaoSei Escreveu:
UriDarn Escreveu:Pessoal respondam-me só a esta pergunta sff
Eu nao tenho dinheiro para exercer os meus direitos todos.
Posso por exemplo amanha vender metade dos meus direitos e com esse dinheiro comprar as acções a 9,4 centimos??

podes claro



Pode se as ações lá chegarem


O UriDarn está a falar de subscrever parte dos Direitos.

Já agora, Uri, amanhã ainda não é possível vender Direitos, só a partir de quinta-feira.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38425
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado: