Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por nmprc » 28/6/2014 21:12

IzNouGud_2014 Escreveu:
pUbLIS Escreveu:Sem dúvida! Realmente esqueci-me de mencioná-lo...
Eu tentarei usar os 71.500 direitos para adquirir as 125.125 acções no AC sem mexer na carteira de títulos... Mas caso não o consiga, estou a estudar a hipótese mais equilibrada para vender acções e/ou direitos na medida certa, por forma a financiar a minha subscrição do AC.

A dúvida mantém-se sobre qual a melhor estratégia...
1 - Vender algumas acções a 30/Junho, perder alguns direitos (proporcionais ao número de acções vendidas), entregar 28% das mais-valias e usar o capital liquido para financiar-me no AC?
2 - Vender algumas acções a 1/Julho mantendo todos os direitos obtidos até 30/Junho, registando uma menos-valia (porque é normal que as acções caiam a pique), não entregando qualquer % ao fisco e usando a totalidade do capital obtido para financiar-me no AC?
3 - Venda de alguns direitos na proporção suficiente para financiar os restante direitos no AC mas tendo em conta que a venda do direito é mais-valia total (custo zero) e daí, 28% terá de ser entregue ao fisco.

Decisions... decisions..... 8-)

Obrigado pelo esclarecimento.
Realmente estava a partir desse principio porque já tinha lido aqui que assim seria... mas com tanta gente a dizer e a contradizer, por vezes fica a dúvida no ar 8-)

Abraço

Dois esclarecimentos ao teu ponto 2:
1- as ações não vão "cair a pique", vão corrigir o valor do direito. Ou seja se as ações, na segunda fecharem a 0,18€ e o direito valer 0,07€ (não vai variar muito deste valor, pelos meus cáculos será 0,073, conforme expliquei anteriormente), na terça a ação vai abrir a 0,18-0,07 = 0,11€. Depois seguirá o seu curso normal da negociação em bolsa.
2- mesmo neste caso irás pagar um valor semelhante em as mais valias, pois o preço de aquisição vai diminuir (0,65€). Só será visível quando fechares a posição. Por isso, se neste ano tiveres grandes mais-valias, as menos-valias de 1 e 3 poderão ser de considerar. Isto considerando que, contrariamente às minhas previsões, as bolsas não acabem o ano em grandes quedas.


Como diz o IZNIGOUD, em termos de mais/menos valias é indiferente, vai dar ao mesmo... A questão é: Vale a pena investir no BCP? Eu julgo que sim... O que eu acho que vai acontecer:

2ª feira a cotação sobe, acredito que vá aos 0,2. Nos dias seguintes a procura vai-se manter... Se não queres ir ao AC, deves vender os direitos mais lá para a frente...
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por IzNouGud » 28/6/2014 20:33

pUbLIS Escreveu:Sem dúvida! Realmente esqueci-me de mencioná-lo...
Eu tentarei usar os 71.500 direitos para adquirir as 125.125 acções no AC sem mexer na carteira de títulos... Mas caso não o consiga, estou a estudar a hipótese mais equilibrada para vender acções e/ou direitos na medida certa, por forma a financiar a minha subscrição do AC.

A dúvida mantém-se sobre qual a melhor estratégia...
1 - Vender algumas acções a 30/Junho, perder alguns direitos (proporcionais ao número de acções vendidas), entregar 28% das mais-valias e usar o capital liquido para financiar-me no AC?
2 - Vender algumas acções a 1/Julho mantendo todos os direitos obtidos até 30/Junho, registando uma menos-valia (porque é normal que as acções caiam a pique), não entregando qualquer % ao fisco e usando a totalidade do capital obtido para financiar-me no AC?
3 - Venda de alguns direitos na proporção suficiente para financiar os restante direitos no AC mas tendo em conta que a venda do direito é mais-valia total (custo zero) e daí, 28% terá de ser entregue ao fisco.

Decisions... decisions..... 8-)

Obrigado pelo esclarecimento.
Realmente estava a partir desse principio porque já tinha lido aqui que assim seria... mas com tanta gente a dizer e a contradizer, por vezes fica a dúvida no ar 8-)

Abraço

Dois esclarecimentos ao teu ponto 2:
1- as ações não vão "cair a pique", vão corrigir o valor do direito. Ou seja se as ações, na segunda fecharem a 0,18€ e o direito valer 0,07€ (não vai variar muito deste valor, pelos meus cáculos será 0,073, conforme expliquei anteriormente), na terça a ação vai abrir a 0,18-0,07 = 0,11€. Depois seguirá o seu curso normal da negociação em bolsa.
2- mesmo neste caso irás pagar um valor semelhante em as mais valias, pois o preço de aquisição vai diminuir (0,65€). Só será visível quando fechares a posição. Por isso, se neste ano tiveres grandes mais-valias, as menos-valias de 1 e 3 poderão ser de considerar. Isto considerando que, contrariamente às minhas previsões, as bolsas não acabem o ano em grandes quedas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 17/10/2011 14:09
Localização: 4

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pUbLIS » 28/6/2014 20:18

IzNouGud_2014 Escreveu:PUBLIS: a diferença é que num caso estás a considerar logo as mais-valias, no outro está a ignorá-las. No teu segundo caso, quando baixas o preço médio, isso vai-se refletir, nas mais-valias, quando venderes.
Para quem está com grandes mais-valias pode ser interessante vender quer os direitos, quer as ações para assumir menos-valias. Claro que quando fechar a posição terá mais-valias superiores para declarar.

Ainda podes considerar outras situações: venderes direitos ou ações de modo a financiar a compra das novas ações
A ultima, seria fechares a posição na segunda feira e comprares direitos, esta pode ser mais arriscada. Mas acredito que muita gente vá vender as ações na segunda e comprar direitos na segunda, e outros vão vender direitos na segunda para arranjar liquidez para ir ao AC. Outros venderão porque não querem ir ao AC.

Sem dúvida! Realmente esqueci-me de mencioná-lo...
Eu tentarei usar os 71.500 direitos para adquirir as 125.125 acções no AC sem mexer na carteira de títulos... Mas caso não o consiga, estou a estudar a hipótese mais equilibrada para vender acções e/ou direitos na medida certa, por forma a financiar a minha subscrição do AC.

A dúvida mantém-se sobre qual a melhor estratégia...
1 - Vender algumas acções a 30/Junho, perder alguns direitos (proporcionais ao número de acções vendidas), entregar 28% das mais-valias e usar o capital liquido para financiar-me no AC?
2 - Vender algumas acções a 1/Julho mantendo todos os direitos obtidos até 30/Junho, registando uma menos-valia (porque é normal que as acções caiam a pique), não entregando qualquer % ao fisco e usando a totalidade do capital obtido para financiar-me no AC?
3 - Venda de alguns direitos na proporção suficiente para financiar os restante direitos no AC mas tendo em conta que a venda do direito é mais-valia total (custo zero) e daí, 28% terá de ser entregue ao fisco.

Decisions... decisions..... 8-)

deejaypt Escreveu:Já aqui tinha colocado essa questão e o Ulisses respondeu que sim.
Visto que a partir de 1 de julho as ações transacionadas já nao conferem direitos, portanto quem os tinha continua com eles destacados mesmo que venda as açoes. Podendo depois exercer os mesmos ou vendê-los, nas datas de negociação de direitos.

Obrigado pelo esclarecimento.
Realmente estava a partir desse principio porque já tinha lido aqui que assim seria... mas com tanta gente a dizer e a contradizer, por vezes fica a dúvida no ar 8-)

Abraço
 
Mensagens: 27
Registado: 28/6/2014 15:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por deejaypt » 28/6/2014 20:08

pUbLIS Escreveu:
nmprc Escreveu:Na minha opinião ainda podes considerar uma outra hipótese que será fechar a posição nesta 2ª feira...

Quanto à melhor decisão que deves tomar, deve ter em conta aquilo que consideras que venha a ser o comportamento futuro do banco....


É verdade que também existe essa hipótese.. mas eu acredito no futuro do BCP. É verdade que existem muitas incógnitas e variáveis, mas quando abri esta posição, tive sempre em mente que seria uma longa de vários anos.
Seja como for, poderia fechar a posição a 30/Julho para voltar a comprar quando as novas acções estivessem a ser negociadas:

Visto que 30/Julho é o último dia para adquirir acções com direitos à subscrição de AC, tendo em conta a procura que a cotada teve nos dias seguintes ao anúncio do AC devido à incerteza sobre qual seria, de facto, o último dia para transaccionar acções com direitos e ainda que essa mesma data apenas foi divulgada após o fecho de sexta-feira, é possível que vejamos a cotação subir a pique na 2ª feira com forte pressão compradora por parte de investidores a quererem garantir "lugar" no AC.
Dito isto, venda de 71.500 a :arrow: 0,20€ p/acção resultaria em 14.300€ no total, com mais valia bruta de 1.787,50€ e liquida de 1.394,25€.
Utilizando o capital liquido obtido desta operação (13.906,75€) para re-entrada pós AC a :arrow: 0,11€, conseguiria uma carteira de 126.425 acções (c/ óbvio valor médio por acção de 0,11€)

No final, e tendo em conta que pretendo manter-me longo no BCP, os resultados não são muito diferentes... só que neste último cenário, tenho que conjugar 2 variáveis (valor da acção no dia 30/Junho, e valor após negociação das novas acções).

Relativamente as minhas principais dúvidas, já percebi que a venda de direitos com consideradas mais-valias de custo zero, logo tributadas na totalidade da venda em 28%... E no que toca aos direitos? Se vender as acções no dia 1/Julho mantenho os meus 71.500 direitos para comprar 125.125 acções no AC?

Abraço



Já aqui tinha colocado essa questão e o Ulisses respondeu que sim.
Visto que a partir de 1 de julho as ações transacionadas já nao conferem direitos, portanto quem os tinha continua com eles destacados mesmo que venda as açoes. Podendo depois exercer os mesmos ou vendê-los, nas datas de negociação de direitos.
 
Mensagens: 24
Registado: 6/5/2008 12:04

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pUbLIS » 28/6/2014 19:57

nmprc Escreveu:Na minha opinião ainda podes considerar uma outra hipótese que será fechar a posição nesta 2ª feira...

Quanto à melhor decisão que deves tomar, deve ter em conta aquilo que consideras que venha a ser o comportamento futuro do banco....


É verdade que também existe essa hipótese.. mas eu acredito no futuro do BCP. É verdade que existem muitas incógnitas e variáveis, mas quando abri esta posição, tive sempre em mente que seria uma longa de vários anos.
Seja como for, poderia fechar a posição a 30/Julho para voltar a comprar quando as novas acções estivessem a ser negociadas:

Visto que 30/Julho é o último dia para adquirir acções com direitos à subscrição de AC, tendo em conta a procura que a cotada teve nos dias seguintes ao anúncio do AC devido à incerteza sobre qual seria, de facto, o último dia para transaccionar acções com direitos e ainda que essa mesma data apenas foi divulgada após o fecho de sexta-feira, é possível que vejamos a cotação subir a pique na 2ª feira com forte pressão compradora por parte de investidores a quererem garantir "lugar" no AC.
Dito isto, venda de 71.500 a :arrow: 0,20€ p/acção resultaria em 14.300€ no total, com mais valia bruta de 1.787,50€ e liquida de 1.394,25€.
Utilizando o capital liquido obtido desta operação (13.906,75€) para re-entrada pós AC a :arrow: 0,11€, conseguiria uma carteira de 126.425 acções (c/ óbvio valor médio por acção de 0,11€)

No final, e tendo em conta que pretendo manter-me longo no BCP, os resultados não são muito diferentes... só que neste último cenário, tenho que conjugar 2 variáveis (valor da acção no dia 30/Junho, e valor após negociação das novas acções).

Relativamente as minhas principais dúvidas, já percebi que a venda de direitos com consideradas mais-valias de custo zero, logo tributadas na totalidade da venda em 28%... E no que toca aos direitos? Se vender as acções no dia 1/Julho mantenho os meus 71.500 direitos para comprar 125.125 acções no AC?

Abraço
 
Mensagens: 27
Registado: 28/6/2014 15:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por IzNouGud » 28/6/2014 19:35

Diacono Escreveu:Essa questão do enquadramento fiscal da venda dos direitos era interessante de ver esclarecida por algum entendido no assunto.
Nao creio que se possa considerar o custo de aquisição como sendo 0 e o do o resultado da venda dos direitos seja considerado lucro.
Na minha maneira de ver, o direito ira ter um valor base, imaginemos...0,10 e esse será o preço de custo. Se venderemos acima temos lucro, se vendermos abaixo, tel s prejuízo.
Isto é a minha maneira de ver. Gostava que alguém esclarecesse.


Vamos considerar a seguinte situação com valores simplificados:
- valor de aquisição: 0,10€
- valor de cada direito: 0,07€
- valor de cada ação na véspera do ex-direito: 0,18€
- valor da cada ação no dia do ex-direito: 0,11€ (a cotação corrigida não se alterou)

imaginemos alguém que vendeu as suas ações no dia anterior ao ex-direito: nesse caso teve mais valias de 0,18 - 0,10 = 0,08€ por ação
consideremos outro individuo que vendeu na abertura no dia do ex-direito: neste caso teria mais valias 0,11 - 0,10 = 0,01€ por ação + 0,07€ por direito = 0,08€ no total
Este exemplo mostra que os direitos recebidos das ações, terão que ser considerados como comprados a custo zero.
Já o valor dos direitos comprados poderá ser somado aos preços das ações para determinar o valor de aquisição das mesmas.


PUBLIS: a diferença é que num caso estás a considerar logo as mais-valias, no outro está a ignorá-las. No teu segundo caso, quando baixas o preço médio, isso vai-se refletir, nas mais-valias, quando venderes.
Para quem está com grandes mais-valias pode ser interessante vender quer os direitos, quer as ações para assumir menos-valias. Claro que quando fechar a posição terá mais-valias superiores para declarar.

Ainda podes considerar outras situações: venderes direitos ou ações de modo a financiar a compra das novas ações
A ultima, seria fechares a posição na segunda feira e comprares direitos, esta pode ser mais arriscada. Mas acredito que muita gente vá vender as ações na segunda e comprar direitos na segunda, e outros vão vender direitos na segunda para arranjar liquidez para ir ao AC. Outros venderão porque não querem ir ao AC.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 17/10/2011 14:09
Localização: 4

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por nmprc » 28/6/2014 18:55

pUbLIS Escreveu:Pessoal, tenho uma dúvida que gostava de pedir a vossa ajuda para a esclarecer..

Detalhes de posição:
Carteira inicial de 71500 acções compradas a 0.175€ (custo total = 12.512,50€)
71500 direitos adquiridos, resultando na possibilidade de aquisição de 125.125 acções a 0,065
Ir a AC por completo, significa ter que investir (125.125*0,065=) 8.133,13€, ficando com uma carteira de 196.625 acções, com um custo total de 20.645,63 € e com um preço médio de 0,105€ p/ acção.

Agora os cenários possíveis.. e atenção que alguns valores que irei colocar aqui, vêm directamente da "bola de cristal" e são apenas para facilitar os calculos 8-) (vou marcar esses valores com uma :arrow:)
As minhas dúvidas estarão a vermelho.

Cenário 1) Venda total de direitos
Se vender a totalidade dos meus 71500 direitos a :arrow: 0,10€/cada, isto significa um encaixe bruto de 7150€. E sendo estes direitos vistos como a custo zero, significa que 28% (2002€) tenho que entregar ao fisco, ficando com 5148€ liquidos. No final, ficarei com 71500 acções em carteira, que inicialmente custaram 12.512,50€ mas subtraindo a mais valia (real) da venda de direito, passará a significar um custo total de 7.364,50€ e consequente valor por acção de 0,103.

Cenário 2) Venda total da posição no dia ex-Direitos com posterior utilização de direitos adquiridos
Venda das 71500 acções a :arrow: 0,11€ no dia 1/Julho (dia ex-Direitos), conseguindo um encaixe de 7865€. Visto que a acção foi comprada a 0,175€, o resultado desta venda é uma menos valia e logo, estaria isenta de pagamento de 28% ao fisco. Tendo em conta que aguentei as acções até ao dia 1/Julho, mesmo após a venda nesse mesmo dia, terei em meu poder 71500 direitos, que se traduzem na compra de 125.125 acções a 0,065€/cada, que chegada a altura da subscrição AC, se iria traduzir num investimento de 8.133,13€. Tendo em conta que me desfiz completamente da carteira que teve um custo inicial de 12.512,50€ por 7865€, isto representa uma menos valia de 4.647,50€ no total e não pode ser descartada das contas.
Ou seja, após a atribuição das novas acções, ficaria com uma carteira de 125.125 acções com um custo total de 12.780,63€ (8.133,13€ (AC) + 4.647,50€ (menos valia)) e um valor médio p/ acção de 0,102.

Como muitos, ainda estou a fazer as minhas contas para saber o que fazer neste AC.
Para cada um dos cenários existe 1 variável importante.. numa o valor do direito e na outra o valor da acção pós ex-Direitos. No entanto, o facto da venda do direito ser 100% mais valia, faz-me comichão e não acho, de todo, justo. :evil: Para além disso, julgo que seja mais complicado o direito atingir 0,10€ que a acção 0,11€.

:idea: Tentarei subscrever o AC na totalidade enquanto mantenho a minha carteira actual... mas na eventualidade de não conseguir o total do capital necessário para tal, estou a estudar todos os cenários de ante-mão, para puder agir com rapidez de acordo com os preços que aparecerem no dia 1/Julho.

Agradeço desde já a vossa ajuda... é que ainda sou muito novinho nestas andanças! :wall:
E desculpem o "testamento" :mrgreen:

Abraço


Na minha opinião ainda podes considerar uma outra hipótese que será fechar a posição nesta 2ª feira...

Quanto à melhor decisão que deves tomar, deve ter em conta aquilo que consideras que venha a ser o comportamento futuro do banco....
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Mr_L » 28/6/2014 18:50

Diacono Escreveu:Essa questão do enquadramento fiscal da venda dos direitos era interessante de ver esclarecida por algum entendido no assunto.
Nao creio que se possa considerar o custo de aquisição como sendo 0 e o do o resultado da venda dos direitos seja considerado lucro.
Na minha maneira de ver, o direito ira ter um valor base, imaginemos...0,10 e esse será o preço de custo. Se venderemos acima temos lucro, se vendermos abaixo, tel s prejuízo.
Isto é a minha maneira de ver. Gostava que alguém esclarecesse.


E se no dia ex-direitos vendesses as ações que tinhas qual era o preço de venda a considerar para o apuramento de mais valias ?

Claro que o custo dos direitos para apuramento de mais valias fiscais tem que ser 0. Caso contrário terias a mais valia do ativo principal reduzida do valor do direito e a mais valia do direito reduzida do valor que lhe fosse atribuído como custo ( fosse esse valor calculado como fosse).

:oh:
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
 
Mensagens: 113
Registado: 7/5/2014 12:40

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 28/6/2014 18:23

Essa questão do enquadramento fiscal da venda dos direitos era interessante de ver esclarecida por algum entendido no assunto.
Nao creio que se possa considerar o custo de aquisição como sendo 0 e o do o resultado da venda dos direitos seja considerado lucro.
Na minha maneira de ver, o direito ira ter um valor base, imaginemos...0,10 e esse será o preço de custo. Se venderemos acima temos lucro, se vendermos abaixo, tel s prejuízo.
Isto é a minha maneira de ver. Gostava que alguém esclarecesse.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pUbLIS » 28/6/2014 17:24

Pessoal, tenho uma dúvida que gostava de pedir a vossa ajuda para a esclarecer..

Detalhes de posição:
Carteira inicial de 71500 acções compradas a 0.175€ (custo total = 12.512,50€)
71500 direitos adquiridos, resultando na possibilidade de aquisição de 125.125 acções a 0,065
Ir a AC por completo, significa ter que investir (125.125*0,065=) 8.133,13€, ficando com uma carteira de 196.625 acções, com um custo total de 20.645,63 € e com um preço médio de 0,105€ p/ acção.

Agora os cenários possíveis.. e atenção que alguns valores que irei colocar aqui, vêm directamente da "bola de cristal" e são apenas para facilitar os calculos 8-) (vou marcar esses valores com uma :arrow:)
As minhas dúvidas estarão a vermelho.

Cenário 1) Venda total de direitos
Se vender a totalidade dos meus 71500 direitos a :arrow: 0,10€/cada, isto significa um encaixe bruto de 7150€. E sendo estes direitos vistos como a custo zero, significa que 28% (2002€) tenho que entregar ao fisco, ficando com 5148€ liquidos. No final, ficarei com 71500 acções em carteira, que inicialmente custaram 12.512,50€ mas subtraindo a mais valia (real) da venda de direito, passará a significar um custo total de 7.364,50€ e consequente valor por acção de 0,103.

Cenário 2) Venda total da posição no dia ex-Direitos com posterior utilização de direitos adquiridos
Venda das 71500 acções a :arrow: 0,11€ no dia 1/Julho (dia ex-Direitos), conseguindo um encaixe de 7865€. Visto que a acção foi comprada a 0,175€, o resultado desta venda é uma menos valia e logo, estaria isenta de pagamento de 28% ao fisco. Tendo em conta que aguentei as acções até ao dia 1/Julho, mesmo após a venda nesse mesmo dia, terei em meu poder 71500 direitos, que se traduzem na compra de 125.125 acções a 0,065€/cada, que chegada a altura da subscrição AC, se iria traduzir num investimento de 8.133,13€. Tendo em conta que me desfiz completamente da carteira que teve um custo inicial de 12.512,50€ por 7865€, isto representa uma menos valia de 4.647,50€ no total e não pode ser descartada das contas.
Ou seja, após a atribuição das novas acções, ficaria com uma carteira de 125.125 acções com um custo total de 12.780,63€ (8.133,13€ (AC) + 4.647,50€ (menos valia)) e um valor médio p/ acção de 0,102.

Como muitos, ainda estou a fazer as minhas contas para saber o que fazer neste AC.
Para cada um dos cenários existe 1 variável importante.. numa o valor do direito e na outra o valor da acção pós ex-Direitos. No entanto, o facto da venda do direito ser 100% mais valia, faz-me comichão e não acho, de todo, justo. :evil: Para além disso, julgo que seja mais complicado o direito atingir 0,10€ que a acção 0,11€.

:idea: Tentarei subscrever o AC na totalidade enquanto mantenho a minha carteira actual... mas na eventualidade de não conseguir o total do capital necessário para tal, estou a estudar todos os cenários de ante-mão, para puder agir com rapidez de acordo com os preços que aparecerem no dia 1/Julho.

Agradeço desde já a vossa ajuda... é que ainda sou muito novinho nestas andanças! :wall:
E desculpem o "testamento" :mrgreen:

Abraço
 
Mensagens: 27
Registado: 28/6/2014 15:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pacheco1979 » 28/6/2014 16:00

IzNouGud_2014 Escreveu:
pacheco1979 Escreveu:sim.... mas nessa sexta já a cotação está descontada do valor, tipo ex-direitos, certo? e esse valor é cotação de segunda no final do dia menos 0,065 (valor das novas acções)?

obg


O que desconta da cotação não é 0,065€, mas sim o valor do direito!
Até sexta tens que ver como é que cotação vai evoluir, pode subir ou descer, como é normal em bolsa.

Edit: corrigi dividendo (errado) por direitos


Obrigado a todos, penso que já terei as duvidas todas esclarecidas.
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por OffTheRecord » 28/6/2014 13:37

TheWolf Escreveu:Bom dia,

Alguém me pode ajudar na seguinte questão?

Estou interessado em vender o direitos das minhas acções. Para tal basta-me dirigir-me ao banco e dar essa ordem. Até aqui é tranquilo.
Mas qual será o melhor momento para dar essa ordem e de que forma é que poderei dar essa ordem? Ou seja, tanto quanto percebi o valor dos direitos oscila em função do mercado. Então, qual é a melhor opção para fazer uma boa venda dos direitos?
Será possível dar uma ordem de venda dos direitos (ao balcão), tipo, ao melhor preço ou a um preço limite?

Obrigado pela ajuda que possam dar. ;)


TheWolf,

Podes dar a ordem ao balcão, por internet, por telefone. Enfim, por todos os canais bancários que têm operações de bolsa disponíveis.

Os direitos vão aparecer na tua carteira como títulos destacados e dessa forma podes vender ao melhor ou com preço por ti determinado.

Quanto ao melhor momento, qualquer conselho que possas receber, não interessa. Se alguém soubesse qual o melhor momento para vender direitos, também sabia qual o melhor momento para comprar e tenho quase a certeza que não te ía contar porque não tinha tempo para isso dada a pressa que teria em ficar rico. Comprar e vender direitos é como comprar e vender acções. Os melhores timings para entrar e sair não estão pré-determinados.
 
Mensagens: 134
Registado: 10/9/2009 11:27
Localização: Portugal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TheWolf » 28/6/2014 12:41

Bom dia,

Alguém me pode ajudar na seguinte questão?

Estou interessado em vender o direitos das minhas acções. Para tal basta-me dirigir-me ao banco e dar essa ordem. Até aqui é tranquilo.
Mas qual será o melhor momento para dar essa ordem e de que forma é que poderei dar essa ordem? Ou seja, tanto quanto percebi o valor dos direitos oscila em função do mercado. Então, qual é a melhor opção para fazer uma boa venda dos direitos?
Será possível dar uma ordem de venda dos direitos (ao balcão), tipo, ao melhor preço ou a um preço limite?

Obrigado pela ajuda que possam dar. ;)
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Royal_Flush » 28/6/2014 2:00

gostava de saber porque raio andam a chamar dividendos ao que se chama DIREITOS :-k
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 514
Registado: 14/5/2014 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jmsbar » 28/6/2014 1:12

Não é a isso que me refiro. O que tu estás a fazer chama-se arbitragem, é possível mas não é comum nem fácil de fazer, pois a cotação dos dividendos e da ação vão variar de modo a que a compra de ações ou de dividendos seja praticamente igual (nos teus exemplos tens diferenças relativamente grandes devido aos arredondamentos e consideras que tens vendedores para a quantidade que queres).
Embora me pareça que, devido ao número de casas decimais, no caso do BCP, a arbitragem seja mais previsível do que habitual.

O que eu queria referir é que se comprares 10.000.000 de ações, dificilmente terás vendedor no nivel superior à cotação e terás que limpar vários níveis de cotações até satisfazer a tua compra na totalidade. Se quiseres 100.000.000 ainda pior. Se tiveres direitos, as tuas ações terão sempre o preço de 0,065€ mais direitos. Claro que se não tiveres direitos, tens que os comprar e vais fazer subir o preço.[/quote]

Obrigado uma vez mais.
Com a tua ajuda consegui perceber mais sobre aumentos de capital. As questoes sao agora menos, e a base ja e maior.
Obrigado e bom-fim de semana.

jmsbar
 
Mensagens: 20
Registado: 22/5/2008 16:56

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jmsbar » 28/6/2014 1:10

Não é a isso que me refiro. O que tu estás a fazer chama-se arbitragem, é possível mas não é comum nem fácil de fazer, pois a cotação dos dividendos e da ação vão variar de modo a que a compra de ações ou de dividendos seja praticamente igual (nos teus exemplos tens diferenças relativamente grandes devido aos arredondamentos e consideras que tens vendedores para a quantidade que queres).
Embora me pareça que, devido ao número de casas decimais, no caso do BCP, a arbitragem seja mais previsível do que habitual.

O que eu queria referir é que se comprares 10.000.000 de ações, dificilmente terás vendedor no nivel superior à cotação e terás que limpar vários níveis de cotações até satisfazer a tua compra na totalidade. Se quiseres 100.000.000 ainda pior. Se tiveres direitos, as tuas ações terão sempre o preço de 0,065€ mais direitos. Claro que se não tiveres direitos, tens que os comprar e vais fazer subir o preço.[/quote]
IzNouGud_2014,

Obrigado uma vez mais.
Com a tua ajuda consegui perceber mais sobre aumentos de capital. As questoes sao agora menos, e a base ja e maior.
Obrigado e bom-fim de semana.

jmsbar
 
Mensagens: 20
Registado: 22/5/2008 16:56

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por IzNouGud » 28/6/2014 1:03

pacheco1979 Escreveu:sim.... mas nessa sexta já a cotação está descontada do valor, tipo ex-direitos, certo? e esse valor é cotação de segunda no final do dia menos 0,065 (valor das novas acções)?

obg


O que desconta da cotação não é 0,065€, mas sim o valor do direito!
Até sexta tens que ver como é que cotação vai evoluir, pode subir ou descer, como é normal em bolsa.

Edit: corrigi dividendo (errado) por direitos
Editado pela última vez por IzNouGud em 28/6/2014 10:49, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 17/10/2011 14:09
Localização: 4

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por IzNouGud » 28/6/2014 0:59

jmsbar Escreveu:
IzNouGud_2014 Escreveu:
investpouco Escreveu:jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).


No dia 1 de Julho podes vender as ações, pois o direito já foi creditado na tua conta e a cotação corrigiu.
De igual modo as ações que compares no dia 1 já não terão direito ao "direito".
Segundo as contas que fiz, se no dia 30 de Junho o BCP fechar a 0,18€, no dia 1 de Julho abrirá a 0,107€ e terás os Direitos na tua conta (apesar de ainda não os poderes vender). Repito que nesse dia já podes vender as ações, ao novo preço, claro.

A subscrição da novas ações começa no dia 4, tal como a negociação dos direitos. A partir de 14 de Julho ou subscreves ações (até ao dia 18) ou perdes os direitos.

IzNouGud_2014,

Apenas mais uma questao relativa a nocao de "pequenas quantidade".
Supunhamos que:
* Valor dos DS no mercado: 0.07300
* Valor das acções no mercado durante o aumento de capital: 0.1070
* Qtd. de accoes a comprar: 1000000

Iria gastar, comprando direitos para poder subscrever essa quantidade 106,724.29 €
Iria gastar, comprando as accoes no AC 107,010.00 €
Uma diferenca de 285.71 € entre possibilidade e outra.

COMPRA DE DIREITOS PARA SUBSCRIÇÃO DE ACÇÕES
Qtd. de compra: 1000000
DS necessários: 571429
Valor dos DS no mercado: 0.07300
Montante a pagar pelos direitos: 41,714.29 €
Preço de subscrição das novas acções: 0.065
Montante a pagar pelas novas acções: 65,000.00 €
Custos operacionais: 10.00 €
Custo TOTAL com a operação: 106,724.29 €

COMPRA DE ACÇÕES EM BOLSA
Valor das acções no mercado: 0.1070
Qtd. de compra: 1000000
Montante a pagar pelas acções: 107,000.00 €
Custos operacionais: 10.00 €
Custo TOTAL com a operação: 107,010.00 €

E isso?


Não é a isso que me refiro. O que tu estás a fazer chama-se arbitragem, é possível mas não é comum nem fácil de fazer, pois a cotação dos dividendos e da ação vão variar de modo a que a compra de ações ou de dividendos seja praticamente igual (nos teus exemplos tens diferenças relativamente grandes devido aos arredondamentos e consideras que tens vendedores para a quantidade que queres).
Embora me pareça que, devido ao número de casas decimais, no caso do BCP, a arbitragem seja mais previsível do que habitual.

O que eu queria referir é que se comprares 10.000.000 de ações, dificilmente terás vendedor no nivel superior à cotação e terás que limpar vários níveis de cotações até satisfazer a tua compra na totalidade. Se quiseres 100.000.000 ainda pior. Se tiveres direitos, as tuas ações terão sempre o preço de 0,065€ mais direitos. Claro que se não tiveres direitos, tens que os comprar e vais fazer subir o preço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 17/10/2011 14:09
Localização: 4

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por IzNouGud » 28/6/2014 0:44

negociosbolsa81 Escreveu:Se puderem dar uma opinião agradecia...

Neste momento tenho 92000 ações a 0,2022, não tendo capital para ir ao AC o que aconselham:

A - Vender tudo na 2ªf e recomprar quando a ação ajustar para valores de AC

B - Vender 50% da posição detida na 2ªf, vender os respetivos direitos que ficam e comprar quando a ação ajustar os tais 50%

C - Não vender as ações e vender os direitos todos e assim baixa o preço médio. Valor depende do fecho de 2ªf...

Obrigado


Se acreditas que a ação vai subir, porque não vendes o número de direitos que te permita investir no resto?
Por exemplo: se os direitos estiverem a 0,07€, podes vender 58000 * 0,07 = 4.060€
Com os restantes direitos podes comprar (92.000-58.000) * 7/4 = 34.000 *7/4 = 59500 ações, que te custarão 3.867€. Ainda ficas com 133€ para custos.
Nota que ficas com mais ações, preço médio inferior, mas as ações vão ter uma cotação muito inferior à actual.

Claro que se não acreditares na subida da cotação depois de corrigir, o melhor é venderes!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 17/10/2011 14:09
Localização: 4

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jmsbar » 28/6/2014 0:11

IzNouGud_2014 Escreveu:
investpouco Escreveu:jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).


No dia 1 de Julho podes vender as ações, pois o direito já foi creditado na tua conta e a cotação corrigiu.
De igual modo as ações que compares no dia 1 já não terão direito ao "direito".
Segundo as contas que fiz, se no dia 30 de Junho o BCP fechar a 0,18€, no dia 1 de Julho abrirá a 0,107€ e terás os Direitos na tua conta (apesar de ainda não os poderes vender). Repito que nesse dia já podes vender as ações, ao novo preço, claro.

A subscrição da novas ações começa no dia 4, tal como a negociação dos direitos. A partir de 14 de Julho ou subscreves ações (até ao dia 18) ou perdes os direitos.

IzNouGud_2014,

Apenas mais uma questao relativa a nocao de "pequenas quantidade".
Supunhamos que:
* Valor dos DS no mercado: 0.07300
* Valor das acções no mercado durante o aumento de capital: 0.1070
* Qtd. de accoes a comprar: 1000000

Iria gastar, comprando direitos para poder subscrever essa quantidade 106,724.29 €
Iria gastar, comprando as accoes no AC 107,010.00 €
Uma diferenca de 285.71 € entre possibilidade e outra.

COMPRA DE DIREITOS PARA SUBSCRIÇÃO DE ACÇÕES
Qtd. de compra: 1000000
DS necessários: 571429
Valor dos DS no mercado: 0.07300
Montante a pagar pelos direitos: 41,714.29 €
Preço de subscrição das novas acções: 0.065
Montante a pagar pelas novas acções: 65,000.00 €
Custos operacionais: 10.00 €
Custo TOTAL com a operação: 106,724.29 €

COMPRA DE ACÇÕES EM BOLSA
Valor das acções no mercado: 0.1070
Qtd. de compra: 1000000
Montante a pagar pelas acções: 107,000.00 €
Custos operacionais: 10.00 €
Custo TOTAL com a operação: 107,010.00 €

E isso?
 
Mensagens: 20
Registado: 22/5/2008 16:56

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por negociosbolsa81 » 27/6/2014 23:45

Se puderem dar uma opinião agradecia...

Neste momento tenho 92000 ações a 0,2022, não tendo capital para ir ao AC o que aconselham:

A - Vender tudo na 2ªf e recomprar quando a ação ajustar para valores de AC

B - Vender 50% da posição detida na 2ªf, vender os respetivos direitos que ficam e comprar quando a ação ajustar os tais 50%

C - Não vender as ações e vender os direitos todos e assim baixa o preço médio. Valor depende do fecho de 2ªf...

Obrigado
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Royal_Flush » 27/6/2014 23:38

IzNouGud_2014 Escreveu:
katolo Escreveu:Só rezo para que, com estas ultimas notícias, cheguem aos 0,20€ na Segunda para cumprir o meu trade. Vender 60% das ações velhas e exercer os restantes direitos :pray:

PS: Não se admirem se os direitos chegarem aos 0,10€ durante o periodo de negociação :wink:


Isso é que é otimismo. Já repararam que os investidores praticamente precisam de triplicar os valores que têm investidos? Não se dará o caso de muitos venderem para depois irem ao AC? e nesse caso as ações vão cair e bem (levando atrás os direitos)!


isso para 2ª feira, certo?
alguns venderão parte das acções para poderem acompanhar o AC na outra parte que fica
outros não venderão e vendem é os direitos na fase de negociação
e vai haver ainda alguns que se meteram nisto das acções e nem lhes passa pela cabeça que se não vão ao AC devem vender os direitos (se não for o banco ou alguém a avisar suspeito que vai haver por aí uns quantos a fazer essa grande asneira...)
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 514
Registado: 14/5/2014 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jmsbar » 27/6/2014 23:36

IzNouGud_2014,

Obrigado uma vez mais pela disponibilidade e esclarecimentos.
 
Mensagens: 20
Registado: 22/5/2008 16:56

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 27/6/2014 23:35

IzNouGud_2014, muito obrigado pelo esclarecimento....e assim tem tudo muito mais sentido....o que muitos pensavam incluindo eu, era que ganhávamos muito com a queda dos 0,18 para perto dos 0,10, ou seja se a media com as novas seria 0,107 entao dos 0,18 aos 0,107.....demoraria o tempo suficiente para vender alguma posicao.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pacheco1979 » 27/6/2014 23:17

sim.... mas nessa sexta já a cotação está descontada do valor, tipo ex-direitos, certo? e esse valor é cotação de segunda no final do dia menos 0,065 (valor das novas acções)?

obg
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, jsousa71, latbal, maturidade, morinni, PAULOJOAO, pbasto, PMP69, Shimazaki_2, smog63, Tx9262 e 209 visitantes