Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 3/9/2013 21:31

Storgoff Escreveu:As regras da EBA são gerias. não se aplicam apenas ao BCP ou só aos bancos portugueses.
Portanto se as exigências de capital aumentaram foi para todos.

O Bes por exemplo também ficou bem entalado mas pelos vistos ainda tinha argumentos para convencer os privados a suprir essas novas necessidades de capital.
O BCP pelo contrário. Apesar de todo o folclore à volta de grandes investidores chineses, angolanos e brasileiros, quando chegou a hora H foi o estado que teve que lá meter a pasta o que só demonstra que os investidores não acreditam no negócio do BCP, pelo menos ao ponto de assumirem a totalidade do risco. Esse ficou maioritariamente para o estado.

Se não estivéssemos em presença de um banco, provavelmente era só mais uma empresa a fechar portas.
Assim lá se mantém assistido , ligado à máquina sempre na esperança do milagre que tarda e cada vez se torna menos provável.

Veremos se não ficará umbilicalmente ligado à máquina por um prazo bastante alargado.
Eu preferia que não. Afinal sou contribuinte e não me queria ver como um accionista forçado do BCP



claro que as regras de capital são para todos, o que eu contesto, é o que aparentemente deveria ser uma ajuda, é um "tirar o tapete" com imposições a condicionar o desenvolvimento regular dos negócios... impor o despedimento de mil pessoas em troca da manutenção do bcp Polónia parece-me pouco ético e de ajuda parece-me muito pouco.

eu empresto 3 mil milhões mas em contrapartida tens de desmantelar o teu negócio ou parte do teu negócio...e depois, como pago o empréstimo???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 3/9/2013 20:45

As regras da EBA são gerias. não se aplicam apenas ao BCP ou só aos bancos portugueses.
Portanto se as exigências de capital aumentaram foi para todos.

O Bes por exemplo também ficou bem entalado mas pelos vistos ainda tinha argumentos para convencer os privados a suprir essas novas necessidades de capital.
O BCP pelo contrário. Apesar de todo o folclore à volta de grandes investidores chineses, angolanos e brasileiros, quando chegou a hora H foi o estado que teve que lá meter a pasta o que só demonstra que os investidores não acreditam no negócio do BCP, pelo menos ao ponto de assumirem a totalidade do risco. Esse ficou maioritariamente para o estado.

Se não estivéssemos em presença de um banco, provavelmente era só mais uma empresa a fechar portas.
Assim lá se mantém assistido , ligado à máquina sempre na esperança do milagre que tarda e cada vez se torna menos provável.

Veremos se não ficará umbilicalmente ligado à máquina por um prazo bastante alargado.
Eu preferia que não. Afinal sou contribuinte e não me queria ver como um accionista forçado do BCP
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 3/9/2013 20:31

Devido às exigências ou regras EBA, o bcp vai andar os próximos 3 anos a trabalhar para o estado. Por outro lado, o estado em vez de ajudar facilitando o banco, de forma a ver o reembolso dos cocos + juros, não.... o estado impõe condições de forma a dificultar o regular funcionamento e baixando eventualmente a rentabilidade do bcp. Até parece que estão desejosos que o bcp não pague os cocos dentro dos prazos estabelecidos. Enfim!! sou eu que não percebo nada disto!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 3/9/2013 20:25

Ora aí está mais uma bomba relógio.
Se não estou em erro o estado meteu no BCP 3000M€ em Cocos em Set 2012
De lá para cá só tenho visto resultados negativos no BCP.
Claro está que os juros dos cocos também tem ajudado à festa, mas o problema é que o principal como lhe chamam os américas, ainda está todo por pagar. Esperar que no final de 2016 com a senda desastrosa de resultado líquidos, o banco já tenha amortizado 2300M€ sem baixar brutalmente os racios core Tier abaixo do mínimo exigido, parece-me fruta a mais.

Amputar o BCP da actividade polaca seria a machadada final e aí sim teríamos definitivamente o BCP nacionalizado
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Bruxelas dá mais seis meses para BCP pagar apoio estatal

por C0rr3i4 » 3/9/2013 17:24

jornaldenegocios.pt Escreveu:Bruxelas dá mais seis meses para BCP pagar apoio estatal
03 Setembro 2013, 12:44 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt

O BCP ganhou seis meses para reembolsar a ajuda do Estado com o plano de reestruturação aceite por Bruxelas.
Apesar de o banco ter acordado com o Tesouro reembolsar todo o apoio público (3.000 milhões) até ao final de 2016, as autoridades europeias admitem que o grupo possa deixar 700 milhões para devolver até final de Junho de 2017, data limite para liquidar a ajuda do Estado.

Esta folga temporal está implícita na condição que as autoridades europeias impuseram para que o BCP não seja obrigado a vender o seu banco na Polónia. O Millennium polaco foi considerado "uma operação core, não existindo o compromisso de alienação salvo no caso do montante dos CoCo's a reembolsar em Dezembro de 2016 exceder 700 milhões". Ou seja, se cumprir o seu próprio calendário de reembolso do apoio estatal ou se deixar apenas 700 milhões para liquidar até final de Junho de 2017, o BCP não terá de sair da Polónia.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 3/9/2013 17:11

Storgoff, neste caso temos matéria para discutir o significado da palavra AJUDA.

No caso de não ser de interesse do banco despedir estas mil pessoas e no caso destes despedimentos afectarem o regular funciomanento do banco, implicando prejuízos para o banco. Esta AJUDA do estado, não passa de uma ajuda venenosa, para além de ser uma ajuda bem remunerada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 3/9/2013 16:59

Joca601 Escreveu:
Joca601 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Joca, acredito que é possível que seja acompanhada do fecho de alguns balcões.

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, o banco tem de despedir mil pesssoas para cumprir as exigências da Comissão, provavelmente também o fecho de alguns balcões. será que o remédio prescrito não poderá matar o paciente? a minha questão; a comissão é que sabe se estas pessoas estão em excesso ou fazem falta ao bom funcionamento do banco?

Cumprimentos,



Ou seja, acho normal que uma administração contrate ou demita em função das necessidades operacionais. Faz-me confusão que uma entidade externa decida sobre assuntos que deveriam de ser da exclusiva responsabilidade da gestão do banco, que é o caso de despedimentos.


Neste caso em concreto essa entidade externa tinha mesmo que meter o bedelho.
Quer queiras quer não.

Em questão estão ajudas de estado.
Como a UE vigia a pente fino estas situações para evitar distorções de mercado (leia-se concorrência) e como o BCP teve que se socorrer das ajudas do estado português, é natural que agora esteja sujeito ao que estes organismo da UE impõem.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 3/9/2013 16:53

Joca601 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Joca, acredito que é possível que seja acompanhada do fecho de alguns balcões.

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, o banco tem de despedir mil pesssoas para cumprir as exigências da Comissão, provavelmente também o fecho de alguns balcões. será que o remédio prescrito não poderá matar o paciente? a minha questão; a comissão é que sabe se estas pessoas estão em excesso ou fazem falta ao bom funcionamento do banco?

Cumprimentos,



Ou seja, acho normal que uma administração contrate ou demita em função das necessidades operacionais. Faz-me confusão que uma entidade externa decida sobre assuntos que deveriam de ser da exclusiva responsabilidade da gestão do banco, que é o caso de despedimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 3/9/2013 16:48

Ulisses Pereira Escreveu:Joca, acredito que é possível que seja acompanhada do fecho de alguns balcões.

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, o banco tem de despedir mil pesssoas para cumprir as exigências da Comissão, provavelmente também o fecho de alguns balcões. será que o remédio prescrito não poderá matar o paciente? a minha questão; a comissão é que sabe se estas pessoas estão em excesso ou fazem falta ao bom funcionamento do banco?

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 3/9/2013 16:17

Joca, acredito que é possível que seja acompanhada do fecho de alguns balcões.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 3/9/2013 16:08

BCP obrigado a reduzir mais mil pessoas até 2015


http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-o ... 76362.html

considerando que este ano já não sai ninguém, temos 500 pessoas/ano a sair até ao final de 2015. mil pessoas é muita gente e intriga-me que não façam falta ao banco. noutra notícia vi que nos ultimos 10 anos sairam 5000 mil pessoas do bcp: média de 500 pessoas/ano. sabemos que a inovação tecnológica de processos veio retirar postos de trabalho à banca, no caso do bcp houve quase uma redução de 50% de trabalhadores.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 3/9/2013 9:33

pvg80713 Escreveu:as notícias de hoje dão como inevitável mais despedimentos e cortes nos salários dos que ficam. O ambiente deve estar horrível, e deve ser difícil endireitar um banco assim.


O ambiente é igual ao que se passa numa grande maioria de empresas portuguesas...os dias não estão faceis para ninguém. algumas empresas têm de emagrecer para voltar a engordar, e o mesmo se passa com o bcp e banca em geral. Há que ter esperança no futuro, na recuperação da economia.

cumprimentos,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pvg80713 » 3/9/2013 8:38

as notícias de hoje dão como inevitável mais despedimentos e cortes nos salários dos que ficam. O ambiente deve estar horrível, e deve ser difícil endireitar um banco assim.
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 2/9/2013 15:50

Bruxelas aprova plano de reestruturação do BCP

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR46701.pdf


uma notíca que parece não trazer nada de novo, mas que no entanto vem afastar algumas incertezas ou riscos quanto à implementação da estratégia de médio/longo prazo do bcp. o bcp tem aparentemente a casa arrumada e pode dedicar-se ou concentrar-se a fundo na recuperação da rentabilidade do negócio.

de salientar a obrigação de manter menos de 700 milhões de euros de cocos a 31 dezembro de 2016 - como contrapartida da não venda bcp Polónia.

exigência e rigor precisa-se no bcp. estamos perante o negócio da década ou o abismo para os investidores bcp. estes próximos 3 anos vão ser decisivos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rags » 28/8/2013 11:29

canguru Escreveu:hey

eu já não fechoc um trade durante o dia há anos.

epa eu entrei na quebra da resistência nos 0.09X-0.10, reforcei na quebrada LTd e só saio quando o (agora) suporte nos 0.09X-0.1 seja, consistentemente, quebrado. e isso só faço nos finais das sessões.
cá estaremos para ver se a minha martelada não é maior



Compreendo perfeitamente o teu método de fechar os trades no final da sessão, até porque regularmente é também assim que actuo. O problema prende-se com o tempo que tenho disponivel para acompanhar os mercados... E aqui entra a decisão de stops automáticos ou "manuais". Tenho tido muito pouco tempo para acompanhar os mercados, ainda esta manhã era para não ter tempo para abrir o PC, por acaso acabei por ter, logo há tarde não vou de certeza acompanhar os mercados... Enfim quando assim é não tenho outro remédio senão deixar um stop automático e correr o risco de ser stopado mesmo que no final da sessão, que é o que importa, a LT não tenha sido quebrada.

Abraço e BN
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por canguru » 28/8/2013 10:38

Rags Escreveu:
Rags Escreveu:Deixo o meu plano de trading para o BCP, vamos ver como corre...


Correu mal este trade no BCP, ontem a LT ainda se aguentou nas canetas deixando a esperança que fosse apenas mais um teste e que hoje aguentasse a cotação... Por enquanto não aguentou (embora a sessão ainda agora tenha começado e ainda pode fechar acima), temos o preço a negociar novamente abaixo dela o que foi o suficiente para disparar o stop que tinha colocado a 0,095

Estou novamente como simples observador do BCP, a ver uma Death Cross a ocorrer e ao mesmo tempo a cotação a reagir ás MM em destaque.




PS: Tiago parabéns pela análise :wink:



hey

eu já não fechoc um trade durante o dia há anos.

epa eu entrei na quebra da resistência nos 0.09X-0.10, reforcei na quebrada LTd e só saio quando o (agora) suporte nos 0.09X-0.1 seja, consistentemente, quebrado. e isso só faço nos finais das sessões.
cá estaremos para ver se a minha martelada não é maior ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rags » 28/8/2013 9:02

Rags Escreveu:Deixo o meu plano de trading para o BCP, vamos ver como corre...


Correu mal este trade no BCP, ontem a LT ainda se aguentou nas canetas deixando a esperança que fosse apenas mais um teste e que hoje aguentasse a cotação... Por enquanto não aguentou (embora a sessão ainda agora tenha começado e ainda pode fechar acima), temos o preço a negociar novamente abaixo dela o que foi o suficiente para disparar o stop que tinha colocado a 0,095

Estou novamente como simples observador do BCP, a ver uma Death Cross a ocorrer e ao mesmo tempo a cotação a reagir ás MM em destaque.




PS: Tiago parabéns pela análise :wink:
Anexos
BCP 28 08 2013.png
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tiopatinhas » 28/8/2013 1:03

Muito simples e objectivo :!: :!: :clap: :clap: :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tiagopt2 » 27/8/2013 19:42

Ulisses Pereira Escreveu:Análise muito interessante.

Um abraço,
Ulisses


Muito obrigado Ulisses.

Abraço,
Tiago
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/8/2013 9:29

Análise muito interessante.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tiagopt2 » 27/8/2013 9:07

O Banco BCP foi o vencedor da análise semanal. Protagonista de uma das maiores desvalorizações bolsistas de que há memória na nossa praça, este título chegou a desvalorizar 98% face ao seu valor no final do anterior ciclo ascendente. Se não tem sido um exemplo de lucro rápido, que seja pelo menos um exemplo para os buy & holders, que compram na esperança (tantas vezes pouco fundada) de ver um título recuperar simplesmente porque já caiu demais. E a esmagadora queda nem tem sido o pior para os investidores de longo prazo, os sucessivos aumentos de capital e a contínua necessidade de reforçar um investimento perdedor podem levar até os mais avantajados ao desespero. Que o diga Joe Berardo, uma das maiores vítimas do BCP.

Confesso que ando há já algum tempo de olho no BCP. A instituição tem vindo a ser ridicularizado em praça pública durante os últimos anos, até as pessoas que não percebem absolutamente nada de mercados sabem que investir neste banco é um péssimo negócio. Isso atrai-me! Diz-me que o potencial de queda que incendiou esta fogueira durante anos, as acções detidas por milhares de clientes do banco que foram "persuadidos" a comprá-las e que depois se foram despachando delas, já estarão provavelmente vendidas.

Indo à técnica, os sinais de compra efectiva para um horizonte de longo prazo ainda não surgiram. Nos últimos meses pensei que iamos assistir a um fundo em U. Gorada essa possibilidade após o impacto com a zona de resistência ponderei a activação de um massivo cup & handle. O que é facto é que esta teimosa zona de resistência (construída tendo por base uma quebra de 57% em pouco mais de 3 meses) tem impedido a activação de qualquer padrão de inversão.

Se nos focarmos no curto/médio prazo, a linha de tendência que vinha a acompanhar a descida desde o início do ano foi recentemente quebrada em alta com algum volume. Mas a inactivação do padrão de lower-highs que vinha a desenhar-se (ainda por cima com alto volume) deixou-me um pouco de pé atrás. Actualmente, e apesar dos sinais interessantes, uma nova queda até à zona dos 8 cêntimos não pode ser descartada.

Pessoalmente entraria no BCP se a zona de resistência fosse quebrada em alta de forma efectiva e se a minha teoria quanto à inversão de médio prazo no mercado português não se chegar a verificar. Uma entrada neste momento não seria, de todo, prudente. Uma entrada após a eventual quebra em alta da zona de resistência será muito mais prudente e não menos lucrativa, já que existe uma subida potencial de 180% até à próxima resistência! Irrealista? Talvez, mas os mercados são imprevisíveis....
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por LSVA » 26/8/2013 10:03

O sector da construção está a ser amparado pelas eleições autarquicas, acho impressionante ser referido como um dado positivo de recuparação.
 
Mensagens: 49
Registado: 3/1/2012 10:01
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jbatistalg » 23/8/2013 15:28

Isto não é futurologia: \:D/

Imagem
 
Mensagens: 18
Registado: 29/11/2007 4:05
Localização: Algarve

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TheMolle » 23/8/2013 0:50

Rags, acabo de ler o teu último post e parece que me estás a ler o pensamento. Ando nisto há muito pouco tempo, mas tudo aquilo que referiste sempre foi para mim ponto assente.

Fico feliz pelos comentarios recentes que te têm feito, também porque de certa forma sinto que estou com a postura correcta neste meio.

Este tipo de posts não acrescentam nada à evolução da cotação do BCP, mas são um belo guia para quem se inicia neste mundo! (e estamos a falar da base, que será sempre determinante para o futuro de qualquer investidor)

Bem hajas!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rags » 22/8/2013 23:15

ppbogos Escreveu:De facto não é mesmo nada fácil chegar ao fim do ano com ganhos e como tenho referido, o mercado está aqui para sacar o nosso dinheiro.

Ninguém gosta de perder é ponto assente. Mas prefiro perder dinheiro com uma estratégia (como tu indicas-te nesses gráficos), do que não ter estratégia nenhuma.

A palavra chave está marcada no teu discurso. Acrescento ainda a palavra trabalho, pois sem estes dois factores, não passaremos de meras fichas de máquinas de casino.



Trabalho sem dúvida!!! Muito trabalho, começamos por ter que aprender qual a nossa postura ou perfil neste mundo, entretanto perdemos dinheiro, sentimos frustação, pensamos que não conseguimos dominar este mundo, e não desistimos... continuamos a trabalhar sobe balas, lemos, pesquisamos, dedicamos horas a fio a algo que não nos garante um sucesso futuro... por fim temos o nosso perfil de investidor definido (o meu é de seguidor de AT pura de curto médio prazo, tudo o resto está para mim a mais) e o trabalho não acaba, no meu caso gráficos aos magotes, de vários sectores, para rever quase diáriamente à procura dos melhores setups. Com os anos os resultados vão aparecendo e finalmente começamos a pensar que tanto trabalho, afinal dá os seus frutos. Mas o trabalho nunca deixará de andar de mãos dadas com a bolsa.
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, Maverick StockMan, PAULOJOAO e 147 visitantes