Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Peter82 » 17/1/2017 14:59

frosasantos Escreveu:
Peter82 Escreveu:Bom dia,

Poderiam esclarecer-me uma dúvida. Tenho múltiplos lotes de acções adquiridas pré-RSS, e alguns pós-RSS, tenciono vendê-los todos no mesmo momento. Quando declarar esta venda no IRS, como registo as aquisições? Posso englobar o valor de todas as aquisições com a data da última aquisição?

Obrigado.



data de compra mais antiga, data de venda mais recente. mas teoricamente só pode ser feito se as linhas do anexo não chegarem, eu pessoalmente para o mesmo activo estou-me nas tintas e vai tudo numa linha (valor de aquisição/valor de realização/comissões) e obviamente nas compras os anos poderão ser vários, mas nas vendas o ano (irs 2017) terão de ser as vendas de 2017. Uma venda agora só é declarada em 2017.


retirado do guia fiscal BIG do ano passado:
Se o número de operações financeiras a reportar for superior ao número de linhas disponível no Anexo onde os rendimentos devam ser incluídos, como deverá ser feito o reporte destas operações? A submissão da declaração de IRS por via eletrónica permite adicionar um número significativo de linhas de reporte. As alienações podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição. Quando o número de campos se mostre insuficiente para se poder indicar cada uma das alienações, deve ser efetuado o reporte do saldo global das operações, caso em que se deve indicar como data de aquisição a mais antiga e como data de realização a mais recente


Muito obrigado Frosasantos.
 
Mensagens: 17
Registado: 4/7/2014 15:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por UriDarn » 17/1/2017 14:57

Façam as contas comigo e digam o que estou a fazer mal sff.
Eu tenho 4120 acções que se vender agora 0,16 dão-me 659,2
Se me dão a mesma os direitos eu se gastar estes 659,2 compro 7012. Ou seja fico com mais acções. Estou a fazer bem as contas?

Obrigado pela ajuda bons negocios
 
Mensagens: 209
Registado: 5/11/2014 20:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 14:54

steven07 Escreveu:
NaoSei Escreveu:acabei de vender 13753 acoes velhas a 0,158.
e quero partilhar com voces o porquê.
1-fiz as contas e o BCP terá de ter um market cap 2,5MM euros a 0,158 e no curto prazo para já nao me parece.
2- a acçao com um ajustamento dos direitos ao preço de 0,158, terá um direito a 0,954 (isto se for o direito a ajustar à acao), e a acao estará neste momento identica ao valor de 1,114. acima da resistencia, penso que no curto prazo poderá corrigir a acção.
mas caso nao corrija tambem tenho muitos direitos para vender e acoes novas para comprar.



Estava a pensar fazer o mesmo:

para quem quiser ir ao AC será melhor vender as ações nestes dias, exercer os direitos e voltar a comprar após o AC? faz sentido?

faz sentido se o direito arrancar a 0,66 e no maximo até 0,94,....mas se o direito ajustar acima de 0,95 (preço teorico calculado hoje baseado na cotação de 0,16), ja a acao estará mais barata.
para nao criar confusao lanço aqui uma conta muito simples para voces compararem no dia em que os direitos estarão a venda e verem o que é mais barato:
se direitos+15 acoes novas
ou
se acoes já sem direitos?

façam estas contas na quinta-feira e vendam o mais caro e no segundo seguinte comprem a mais barata se a discrepancia for grande, em 2014 fiz isso e ganhei 500 €, só pela venda/compra directa:
direito + 1,41
ou
acao sem direitos x 15
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 17/1/2017 14:48

steven07 Escreveu:
NaoSei Escreveu:acabei de vender 13753 acoes velhas a 0,158.
e quero partilhar com voces o porquê.
1-fiz as contas e o BCP terá de ter um market cap 2,5MM euros a 0,158 e no curto prazo para já nao me parece.
2- a acçao com um ajustamento dos direitos ao preço de 0,158, terá um direito a 0,954 (isto se for o direito a ajustar à acao), e a acao estará neste momento identica ao valor de 1,114. acima da resistencia, penso que no curto prazo poderá corrigir a acção.
mas caso nao corrija tambem tenho muitos direitos para vender e acoes novas para comprar.



Estava a pensar fazer o mesmo:

para quem quiser ir ao AC será melhor vender as ações nestes dias, exercer os direitos e voltar a comprar após o AC? faz sentido?


Pode fazer, depende do que cada um quer, sendo que não há uma opção que seja a correta... na boa das verdades se o título continuar a cair o melhor seria vender tudo e ficar quieto, se inverter e passar a subir o mais correto seria colocar lá o guito todo. Para mim, no momento atual, não estou interessado, os riscos são mais que muitos, muito maioires daqueles que estou disposto a correr... mas cada um sabe de si, acho que a análise de risco é muito importante e deverá ser tida em conta. Colocar tudo o que temos num título com os riscos do BCP parece-me completamente descabido.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por UriDarn » 17/1/2017 14:45

Confirmam é a melhor forma? Ou seja eu tenho 4120, é melhor vender agora e fico com os direitos a mesma.
 
Mensagens: 209
Registado: 5/11/2014 20:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por steven07 » 17/1/2017 14:40

NaoSei Escreveu:acabei de vender 13753 acoes velhas a 0,158.
e quero partilhar com voces o porquê.
1-fiz as contas e o BCP terá de ter um market cap 2,5MM euros a 0,158 e no curto prazo para já nao me parece.
2- a acçao com um ajustamento dos direitos ao preço de 0,158, terá um direito a 0,954 (isto se for o direito a ajustar à acao), e a acao estará neste momento identica ao valor de 1,114. acima da resistencia, penso que no curto prazo poderá corrigir a acção.
mas caso nao corrija tambem tenho muitos direitos para vender e acoes novas para comprar.



Estava a pensar fazer o mesmo:

para quem quiser ir ao AC será melhor vender as ações nestes dias, exercer os direitos e voltar a comprar após o AC? faz sentido?
 
Mensagens: 2
Registado: 17/1/2017 14:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 14:35

acabei de vender 13753 acoes velhas a 0,158.
e quero partilhar com voces o porquê.
1-fiz as contas e o BCP terá de ter um market cap 2,5MM euros a 0,158 e no curto prazo para já nao me parece.
2- a acçao com um ajustamento dos direitos ao preço de 0,158, terá um direito a 0,954 (isto se for o direito a ajustar à acao), e a acao estará neste momento identica ao valor de 1,114. acima da resistencia, penso que no curto prazo poderá corrigir a acção.
mas caso nao corrija tambem tenho muitos direitos para vender e acoes novas para comprar.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por UriDarn » 17/1/2017 14:29

ativo Escreveu:
UriDarn Escreveu:A minha duvida é o pagamento da venda dos meus direitos ? É logo? No proprio dia ou no dia a seguir? Uso o site do millenium bcp

O prazo para liquidação financeira da venda de direitos de subscrição é o mesmo do da venda de ações, ou seja, 2 dias após a operação de venda.



Obrigado pela resposta
 
Mensagens: 209
Registado: 5/11/2014 20:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por steven07 » 17/1/2017 14:29

Bom dia

para quem quiser ir ao AC será melhor vender as ações nestes dias, exercer os direitos e voltar a comprar após o AC? faz sentido?
 
Mensagens: 2
Registado: 17/1/2017 14:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 17/1/2017 14:27

UriDarn Escreveu:A minha duvida é o pagamento da venda dos meus direitos ? É logo? No proprio dia ou no dia a seguir? Uso o site do millenium bcp

O prazo para liquidação financeira da venda de direitos de subscrição é o mesmo do da venda de ações, ou seja, 2 dias após a operação de venda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 14:23

Sim. A minha questão é ao manter esses 36% e vender os restantes é tudo ao mesmo tempo?
O que naonpercebo é..... para sbcrever esses 36% vou ter de investir da minha conta á ordem certo?
É só depois de receber os direitos vendidos e que vão para a minha conta. Mas esses que são taxados a 28% dos lucros já não vou reenvestir porque já gastei esse valor a subscrever. Certo?
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por migmig » 17/1/2017 14:18

NaoSei Escreveu:
UriDarn Escreveu:Pessoal respondam-me só a esta pergunta sff
Eu nao tenho dinheiro para exercer os meus direitos todos.
Posso por exemplo amanha vender metade dos meus direitos e com esse dinheiro comprar as acções a 9,4 centimos??

podes claro
Editado pela última vez por migmig em 17/1/2017 14:33, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 164
Registado: 17/10/2014 16:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por UriDarn » 17/1/2017 14:13

A minha duvida é o pagamento da venda dos meus direitos ? É logo? No proprio dia ou no dia a seguir? Uso o site do millenium bcp
 
Mensagens: 209
Registado: 5/11/2014 20:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 17/1/2017 13:50

United1900 Escreveu:Fui já ao balcão. A minha posição integrada está correcta. É o que interessa. No resto eles vão mudar para os valores corretos. Onde está 384000 e a dizer que estou a ganhar não sei quanto ( eles vão mudar isso)

Nem tinha noção que estava a perder tanto.

Eu tenho 5123 acções exatamente. Fazendo as contas eu quero subscrever uma parte e vender outra.( para que sejam os mesmos valores) qual seria a conta exata? O exemplo do frosantos por exemplo.
Subscrevo direitos no valor de 3000 euros por exemplo e quero vender direitos para cobrir as despesas das subscrições.
E no fim a cota total a pagar de "lucro" irá 2017 émenor.
Então digam me quando depois recebo a venda dos direitos não reenviado certo? Vou deixar estar esse dinheiro pois já gastei a quantia igual para as subscrever certo?



vê aqui neste post do outro tópico.
viewtopic.php?f=3&t=85295&start=25#p1265799

as contas para os valores dos direitos (teóricas) estão no inicio do post mas há users que as vão colocando aqui ao longo dos dias. mas basicamente, como o marco António disse, é manter D/(D+1.41). se os direitos valerem 0.80 (teórico e a titulo de exemplo) terias de manter 36.2% dos direitos e vender o resto. mas a conta é fácil e é uma regra de 3 simples. vendendo todos e comprando tudo em acções a mais valia é maior (dos direitos).
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 13:42

Fui já ao balcão. A minha posição integrada está correcta. É o que interessa. No resto eles vão mudar para os valores corretos. Onde está 384000 e a dizer que estou a ganhar não sei quanto ( eles vão mudar isso)

Nem tinha noção que estava a perder tanto.

Eu tenho 5123 acções exatamente. Fazendo as contas eu quero subscrever uma parte e vender outra.( para que sejam os mesmos valores) qual seria a conta exata? O exemplo do frosantos por exemplo.
Subscrevo direitos no valor de 3000 euros por exemplo e quero vender direitos para cobrir as despesas das subscrições.
E no fim a cota total a pagar de "lucro" irá 2017 émenor.
Então digam me quando depois recebo a venda dos direitos não reenviado certo? Vou deixar estar esse dinheiro pois já gastei a quantia igual para as subscrever certo?
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 13:32

UriDarn Escreveu:Pessoal respondam-me só a esta pergunta sff
Eu nao tenho dinheiro para exercer os meus direitos todos.
Posso por exemplo amanha vender metade dos meus direitos e com esse dinheiro comprar as acções a 9,4 centimos??

podes claro
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por UriDarn » 17/1/2017 13:31

Pessoal respondam-me só a esta pergunta sff
Eu nao tenho dinheiro para exercer os meus direitos todos.
Posso por exemplo amanha vender metade dos meus direitos e com esse dinheiro comprar as acções a 9,4 centimos??
 
Mensagens: 209
Registado: 5/11/2014 20:06

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 17/1/2017 12:54

Peter82 Escreveu:Bom dia,

Poderiam esclarecer-me uma dúvida. Tenho múltiplos lotes de acções adquiridas pré-RSS, e alguns pós-RSS, tenciono vendê-los todos no mesmo momento. Quando declarar esta venda no IRS, como registo as aquisições? Posso englobar o valor de todas as aquisições com a data da última aquisição?

Obrigado.



data de compra mais antiga, data de venda mais recente. mas teoricamente só pode ser feito se as linhas do anexo não chegarem, eu pessoalmente para o mesmo activo estou-me nas tintas e vai tudo numa linha (valor de aquisição/valor de realização/comissões) e obviamente nas compras os anos poderão ser vários, mas nas vendas o ano (irs 2017) terão de ser as vendas de 2017. Uma venda agora só é declarada em 2017.


retirado do guia fiscal BIG do ano passado:
Se o número de operações financeiras a reportar for superior ao número de linhas disponível no Anexo onde os rendimentos devam ser incluídos, como deverá ser feito o reporte destas operações? A submissão da declaração de IRS por via eletrónica permite adicionar um número significativo de linhas de reporte. As alienações podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição. Quando o número de campos se mostre insuficiente para se poder indicar cada uma das alienações, deve ser efetuado o reporte do saldo global das operações, caso em que se deve indicar como data de aquisição a mais antiga e como data de realização a mais recente
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 17/1/2017 12:54

Peter82 Escreveu:Bom dia,

Poderiam esclarecer-me uma dúvida. Tenho múltiplos lotes de acções adquiridas pré-RSS, e alguns pós-RSS, tenciono vendê-los todos no mesmo momento. Quando declarar esta venda no IRS, como registo as aquisições? Posso englobar o valor de todas as aquisições com a data da última aquisição?

Obrigado.


Como disse acima o que importa para as finanças é o capital investido e o capital que recebeste na venda.
Podes juntar tudo numa linha, podes somar as aquisições todas mas acho que é melhor colocares a data da primeira compra.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 17/1/2017 12:50

frosasantos Escreveu:alguém sabe-me responder à pergunta do numero de acções: 1 acção vendida hoje equivale a 75 acções pre-split para o fisco? ie, se o meu lote mais antigo for de 75000 pre-split, se vender hoje 1000, o preço de aquisição é o das 75000 e o de realização o das 1000 de hoje?


Caro frosantos para as finanças não interessa quantas comprastes e a que preço, importa sim o capital investido e o capital que recebeste na venda.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Peter82 » 17/1/2017 12:42

Bom dia,

Poderiam esclarecer-me uma dúvida. Tenho múltiplos lotes de acções adquiridas pré-RSS, e alguns pós-RSS, tenciono vendê-los todos no mesmo momento. Quando declarar esta venda no IRS, como registo as aquisições? Posso englobar o valor de todas as aquisições com a data da última aquisição?

Obrigado.
 
Mensagens: 17
Registado: 4/7/2014 15:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 12:32

No balcão só faz a conversão do RSS certo?
Porque na plataforma a acção já está a 15 cent. Isso é depois ajustado certo? Dependendo do que fazer com os direitos??
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 17/1/2017 12:17

frosasantos Escreveu:
(...)
se o meu lote mais antigo for de 75000 pre-split, se vender hoje 1000, o preço de aquisição é o das 75000 e o de realização o das 1000 de hoje?

Sim!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 12:16

E faz o acerto só do RSS? Ou já d0 ajuste de hoje também? Ou não tem nada a ver?
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 12:14

United1900 Escreveu:Hoje porque?
Não posso fazer noutro dia?qualquer?

porque nesta quinta-feira ja tens de ter os direitos na plataforma para vender...ou vais esperar que por milagre se resolva?
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, NTempero, Phil2014, zulu404 e 197 visitantes