Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 3/4/2014 1:15

andre.p Escreveu:
bar38 Escreveu:
Não percebo porque da relevância dessa media móvel e não outra qualquer? Tem algum histórico de resistência ou suporte? Não me parece.


Bar38, eu utilizo muito estas MM240 e Mm200 no semanal para ter principalmente uma noção das tendências de longo prazo, que é o que eu tento negociar.
A relevância ou não delas depende da que cada um lhe quer dar, no entanto as acções que tenho negociado em reversão de bear a bull muitos delas reagem a estas zonas no semanal.
Se é coincidência ou não, eis a questão!

Abc


Bem a relevância da MM200 e' indescutivel, agora a importância MM240 e' que não percebi.
 
Mensagens: 1367
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por andre.p » 2/4/2014 23:08

bar38 Escreveu:
Não percebo porque da relevância dessa media móvel e não outra qualquer? Tem algum histórico de resistência ou suporte? Não me parece.


Bar38, eu utilizo muito estas MM240 e Mm200 no semanal para ter principalmente uma noção das tendências de longo prazo, que é o que eu tento negociar.
A relevância ou não delas depende da que cada um lhe quer dar, no entanto as acções que tenho negociado em reversão de bear a bull muitos delas reagem a estas zonas no semanal.
Se é coincidência ou não, eis a questão!

Abc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 334
Registado: 9/11/2008 23:27

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por soso » 2/4/2014 22:46

Caldeireiros, eu coloquei a hipótese de duplo topo, não disse que era um facto consumado. Por sinal, MAV, no meu "boneco" identifico exactamente essas áreas: Resistência~0,24 e suporte nos ~0,21.
A chávena também é um cenário, não ligando muito ao espaço temporal.

Cumprimentos bolsistas :wink: (via postal :mrgreen: ) .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rei de £spadas » 2/4/2014 22:31

Questão :-k ? Manter ou Vender numa tentativa próxima subida de amanha?

Cumprimentos
 
Mensagens: 4
Registado: 28/3/2014 20:52

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SLeão » 2/4/2014 22:22

soso Escreveu:g.a.

Cumprimentos bolsistas :wink: .


Não. Activação do padrão dá-se na quebra do suporte.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10
Registado: 15/1/2014 0:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 2/4/2014 22:11

A solução aumento de capital, é na minha opinião o melhor caminho para o BCP. Pode ser doloroso agora mas prepara o banco para o futuro.
Concordo com o BPI quando diz que o BCP pode reembolsar os cocos via orgânica, mas isso implica um emagrecimento forçado retirando musculo ao banco, em consequência o banco reduz a sua capacidade de crescimento e lucros.

O BPI vendeu metade da divida portuguesa e italiana para poder reembolsar cocos, ou seja menos activos a render, menos lucro agora e futuro.

Entretanto com a redução dos juros, menos rentabilidade para a banca. Os bancos sabem disso e os investidores atentos também.

A banca enfrenta um dilema, mais solidez versus menos lucros. curiosamente o 3 principais bancos privados portugueses seguem caminhos bastante diferentes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs. » 2/4/2014 19:06

Mav8 que achas da formaçao possivel nos proximos dias da ASA da chavena :lol:

Seria um otimo sinal para atacar os maximos..

.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MAV8 » 2/4/2014 16:57

soso Escreveu:g.a.

Cumprimentos bolsistas :wink: .


Para ser ativado um Duplo Topo tem de quebrar em baixa os 0,21...
- Falta a "Leg Down"
- Falta a quebra do Suporte do DTopo
Parece um pouco precipitado tentar adivinhar um duplo topo...

...eu diria que temos no curto prazo um suporte nos 0,21 e uma resistência nos 0,24.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rorvalho » 2/4/2014 16:07

yaya Escreveu:
rorvalho Escreveu:Considerando esta solução de venda dos títulos de dívida pública semelhante ao BPI, poderá ter algum impacto ao nível de cotação?


Não sei. Como referi há uns meses o BCP tem uma linha ascendente nos resultados enquanto BES e BPI é ao contrário. O que é certo é que o BPI aumentou o resultado negativo com esta operação e se o ano passado ainda andou à tona de água este ano pode apresentar resultados negativos. Provavelmente na carteira de activos o BPI viu diminuir o valor mas também diminui o passivo, ou seja a dívida de Cocos. Mas se o BPI vende dívida para pagar Cocos é porque necessita de alguma liquidez. Já o BCP pretende pagar 400 milhões de Cocos este ano sem necessidade de vender dívida.

Se leres o comunicado do BPI refere que até 2017 o BCP vai reter 1,9 mil milhões (de lucros e alienações) para pagar Cocos. O BPI acredita que o BCP vai pagar os Cocos. Relembro que o BCP pode ficar a dever 700 milhões em 2017 se quiser ficar com a sucursal polaca. Portanto 3.000-400 (este ano)-700 (que pode ficar a dever) = 1.900 precisamente o valor referido pelo BPI :wink:

O que o BPI refere no comunicado é que seria interessante o BCP antecipar o pagamento dos Cocos na totalidade já em 2014, mas para isso teria de fazer determinadas coisas como um AC. Não passa de um cenário é óbvio mas que eu não acredito que o BCP vá por aí. Eu acredito mais que o BCP vá cumprir o calendário em vez de tentar antecipar porque o estado tem uma parte no capital e pretende receber os juros.


Obrigado Yaya.
É este tipo de respostas e opiniões que procuro.
Discutindo números e alternativas para tentar compreender o rumo do banco.

Pessoalmente também não acredito num aumento de capital, mas acredito que será uma alternativa em cima da mesa, se os números não forem optimistas...
 
Mensagens: 42
Registado: 14/3/2010 22:53
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 2/4/2014 15:57

andre.p Escreveu:
Cruzeta Escreveu:
andre.p Escreveu:O que eu vejo é a MM240 no semanal a fazer novamente das suas.

Significando o quê? Ainda não domino os conceitos básicos de AT...


Significa que tem servido de resistência a novas subidas, pelo menos para já.
A 3 semanas também serviu de resistência, dessa vez tocou e recuou imediatamente no entanto desta vez ainda cotou acima da MM.
Quero querer que a ultrapassará em breve!

Fiz zoom á imagem que coloquei em cima.


Não percebo porque da relevância dessa media móvel e não outra qualquer? Tem algum histórico de resistência ou suporte? Não me parece.
 
Mensagens: 1367
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por soso » 2/4/2014 15:44

g.a.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
Anexos
DUPLO TOPO.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por yaya » 2/4/2014 15:04

rorvalho Escreveu:Considerando esta solução de venda dos títulos de dívida pública semelhante ao BPI, poderá ter algum impacto ao nível de cotação?


Não sei. Como referi há uns meses o BCP tem uma linha ascendente nos resultados enquanto BES e BPI é ao contrário. O que é certo é que o BPI aumentou o resultado negativo com esta operação e se o ano passado ainda andou à tona de água este ano pode apresentar resultados negativos. Provavelmente na carteira de activos o BPI viu diminuir o valor mas também diminui o passivo, ou seja a dívida de Cocos. Mas se o BPI vende dívida para pagar Cocos é porque necessita de alguma liquidez. Já o BCP pretende pagar 400 milhões de Cocos este ano sem necessidade de vender dívida.

Se leres o comunicado do BPI refere que até 2017 o BCP vai reter 1,9 mil milhões (de lucros e alienações) para pagar Cocos. O BPI acredita que o BCP vai pagar os Cocos. Relembro que o BCP pode ficar a dever 700 milhões em 2017 se quiser ficar com a sucursal polaca. Portanto 3.000-400 (este ano)-700 (que pode ficar a dever) = 1.900 precisamente o valor referido pelo BPI :wink:

O que o BPI refere no comunicado é que seria interessante o BCP antecipar o pagamento dos Cocos na totalidade já em 2014, mas para isso teria de fazer determinadas coisas como um AC. Não passa de um cenário é óbvio mas que eu não acredito que o BCP vá por aí. Eu acredito mais que o BCP vá cumprir o calendário em vez de tentar antecipar porque o estado tem uma parte no capital e pretende receber os juros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rorvalho » 2/4/2014 14:13

yaya Escreveu:
rorvalho Escreveu:Uma ideia para animar o tópico, e que gostava de obter opiniões:

Explicando de uma forma muito simples, o BPI vendeu títulos da dívida pública assumindo prejuízos, mas libertando capital suficiente para reembolsar os COCO´s, e eliminando a intervenção estatal no banco.
A curto prazo, assumir prejuízos é mau, mas futuramente serão menos juros que terão de pagar, o que me parece uma boa notícia.

Fala-se muito que o BCP terá de recorrer a um aumento de capital para reembolsar os COCO´s, mas até que ponto, o BCP poderia usar uma solução semelhante ao BPI, e evitar mais aumentos de capital?


Fala-se muito onde? Nos cafés? O BCP usa uma política diferente do BPI. Prefere esperar pela maturidade da dívida obtendo mais valias. O BPI antecipou-se ficando com menos valias para antecipar o reembolso dos Cocos e pagar menos juros. Se por um lado paga menos juros por outro tem menos valia. Só fazendo contas...Julgo que a alienação da sucursal romena do BCP dê mais folga.
Quem pensa que os bancos que não aderiram aos Cocos ficaram melhor, é ler o artigo do João Miguel Tavares 27/03/2014. O BES emitiu dívida com juros altos junto de privados para se financiar ao invés de adquirir Cocos. O problema é que o BdP tem dúvidas que o BES consiga pagar os juros.



Yaya,
obrigado pela tua resposta.
A questão que coloquei era sobre o BCP e vejo grande parte da resposta a falar do BES. Tem um tópico próprio para isso.
Sobre a tua resposta do " possível aumento de capital muito falado nos cafés", a questão importante é saber se o BCP pode ou não pagar os COCO´s. Há quem diga que o BCP não consegue pagar sem recorrer ao aumento de capital, e pelo contrário, há quem defenda que o banco vai reerguer-se por si só.
O que é certo é que o banco terá de pagar os COCO´s mais cedo ou mais tarde, e terá várias alternativas para isso: gerar lucros suficientes, aumento de capital, alienação de sucursais noutros países, venda de títulos da dívida pública, etc...

Considerando esta solução de venda dos títulos de dívida pública semelhante ao BPI, poderá ter algum impacto ao nível de cotação?
 
Mensagens: 42
Registado: 14/3/2010 22:53
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por andre.p » 2/4/2014 13:50

Cruzeta Escreveu:
andre.p Escreveu:O que eu vejo é a MM240 no semanal a fazer novamente das suas.

Significando o quê? Ainda não domino os conceitos básicos de AT...


Significa que tem servido de resistência a novas subidas, pelo menos para já.
A 3 semanas também serviu de resistência, dessa vez tocou e recuou imediatamente no entanto desta vez ainda cotou acima da MM.
Quero querer que a ultrapassará em breve!

Fiz zoom á imagem que coloquei em cima.
Anexos
image.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 334
Registado: 9/11/2008 23:27

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs. » 2/4/2014 13:47

novamente porquê andré ?..

.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por VBFonseca » 2/4/2014 13:42

andre.p Escreveu:O que eu vejo é a MM240 no semanal a fazer novamente das suas.

Significando o quê? Ainda não domino os conceitos básicos de AT...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 21/4/2008 3:08

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por andre.p » 2/4/2014 13:19

O que eu vejo é a MM240 no semanal a fazer novamente das suas.
Anexos
image.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 334
Registado: 9/11/2008 23:27

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rucamorim » 2/4/2014 12:55

Boa tarde a todos,

Estou no BCP, a longo prazo, sendo que espero vender metade do meu investimento nessa cotada, em Setembro, quando a ação atingir/ultrapassar os €0,35.
Sem perceber nada de análises técnicas, entendo que estas refletem a realidade e o sentimento do mercado, sendo que o cenário atual é bem diferente do que há uns anos atrás:
:: exposição à Grécia - resolvida;
:: luta de galos pela liderança - ultrapassada;
:: gestão - respeitada e com resultados apresentados e a apresentar significativamente melhores (ou menos maus, conforme se quiser olhar para o copo);
:: mercado imobiliário global - deixou de estar depressivo e os emergentes estão na mira e na carteira de cada vez mais investidores;
:: CoCo's - fala-se já no como e quando se processará o pagamento e não na necessidade (já realizada) de os receber;
:: lixo do Banco - supostamente já varrido nos anteriores 2 exercícios;
:: economias internacional e nacional (dados macro) - a evoluir positivamente e com alguma sustentabilidade. O inverso da contração abrupta, de há poucos anos;
:: EUA - em recuperação;
:: China - em recuperação mais lenta do que o previsto, mas com uma classe média sedenta de consumo, cada vez com mais numerosa poder económico;
:: ("last but not the least") rating de Portugal - revisto a partir de Maio, tem de ser alvo de melhoria, pela parte das agências S&P, Moodys, Fitch...
Face ao exposto, o valor do BCP depende tanto do arrumar da casa e dos resultados a apresentar, como da evolução já registada e a continuar de fatores como os apontados.

Um abraço e bons investimentos!
 
Mensagens: 4
Registado: 27/2/2014 21:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por yaya » 2/4/2014 12:26

rorvalho Escreveu:Uma ideia para animar o tópico, e que gostava de obter opiniões:

Explicando de uma forma muito simples, o BPI vendeu títulos da dívida pública assumindo prejuízos, mas libertando capital suficiente para reembolsar os COCO´s, e eliminando a intervenção estatal no banco.
A curto prazo, assumir prejuízos é mau, mas futuramente serão menos juros que terão de pagar, o que me parece uma boa notícia.

Fala-se muito que o BCP terá de recorrer a um aumento de capital para reembolsar os COCO´s, mas até que ponto, o BCP poderia usar uma solução semelhante ao BPI, e evitar mais aumentos de capital?


Fala-se muito onde? Nos cafés? O BCP usa uma política diferente do BPI. Prefere esperar pela maturidade da dívida obtendo mais valias. O BPI antecipou-se ficando com menos valias para antecipar o reembolso dos Cocos e pagar menos juros. Se por um lado paga menos juros por outro tem menos valia. Só fazendo contas...Julgo que a alienação da sucursal romena do BCP dê mais folga.
Quem pensa que os bancos que não aderiram aos Cocos ficaram melhor, é ler o artigo do João Miguel Tavares 27/03/2014. O BES emitiu dívida com juros altos junto de privados para se financiar ao invés de adquirir Cocos. O problema é que o BdP tem dúvidas que o BES consiga pagar os juros.

A decisão do Banco de Portugal de obrigar o Grupo Espírito Santo a fazer provisões de 700 milhões de euros, devido a receios sobre a capacidade de reembolsar a totalidade de emissão de dívida vendida a clientes do BES, é um momento muito importante para o sistema financeiro português. Por um lado, porque mostra finalmente o nosso banco central a actuar como um verdadeiro regulador, após anos e anos de uma supervisão narcoléptica, que acabou por enterrar o país no caso BPN. Por outro, porque é um sinal público de que o BES, eterno banco do regime e porta-giratória de inúmeros ministros e deputados, tem, de uma vez por todas, de mudar de cultura e de vida.
Na última década, o nome Espírito Santo esteve envolvido em investigações relacionadas com: 1) o caso Portucale, que meteu o abate de sobreiros numa zona protegida, após a aprovação de empreendimentos imobiliários em contra-relógio, em vésperas das legislativas de 2005, por parte de ministros do CDS-PP; 2) o caso dos submarinos, onde se suspeitou de financiamento partidário por parte do consórcio vencedor; 3) o caso Mensalão, mais financiamento partidário, desta vez do PT de Lula da Silva (as notícias do caso levaram a um corte de relações entre o BES e a Impresa); 4) o caso das contas de Pinochet, com dinheiro do ditador chileno a passar, segundo uma investigação americana, pelo banco português, via Miami; 5) o caso das fraudes na gestão dos CTT, incluindo a mediática venda de um prédio em Coimbra, valorizado em mais de cinco milhões de euros num só dia; 6) a interminável Operação Furacão, megaprocesso de investigação de fraude fiscal; 7) o caso Monte Branco, onde Ricardo Salgado constava da lista de clientes da Akoya, rede suíça de fraude fiscal e branqueamento de capitais; 8) o caso dos 8,5 milhões de euros que Salgado se esqueceu de declarar ao fisco, detectados na sequência das investigações à Akoya, e que teria recebido por alegados serviços de consultadoria prestados a um construtor português a actuar em Angola; 9) o caso da venda das acções da EDP pelo BES Vida, feita dias antes da aprovação da dispersão em bolsa da EDP Renováveis, o que levantou suspeitas de abuso de informação privilegiada; 10) o caso do BES Angola, uma investigação por branqueamento de capitais que acabou por transformar Álvaro Sobrinho, antigo presidente do BESA, num dos inimigos de Ricardo Salgado (o BES, por sua vez, veio acusar Sobrinho de utilizar os jornais da Newshold – o i e o Sol – para ataques pessoais ao presidente do banco); 11) o caso da recente multa (1,1 milhões de euros) em Espanha, devido a infracções “muito graves” de uma norma para a prevenção de branqueamento de capitais (em 2006, a Guardia Civil já havia feito uma rusga a uma dependência espanhola do BES). É possível que me esteja a esquecer de alguma coisa.
Manda o rigor, e a boa tradição portuguesa, sublinhar que muitos destes casos resultaram em absolvição dos arguidos. Mas, das duas, uma: ou o BES é menos popular no DCIAP do que Hitler entre os judeus, ou, de facto, há uma cultura de gestão altamente problemática, a que urge pôr cobro. Tendo em conta a importância da reputação num banco sistémico, é impossível viver com a sensação de que valia a pena a polícia abrir uma dependência dentro do BES, tendo em conta o tempo que passa a investigar o banco. Daí a importância simbólica do gesto do Banco de Portugal – é um enorme passo em frente na transparência do nosso sistema financeiro e, sobretudo, um motivo para termos esperança de que fazer negociatas à moda antiga venha a ser, no futuro, muito mais difícil.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pikota » 2/4/2014 12:15

yaya Escreveu:
Pikota Escreveu:Ao que se deve esta queda repentina? :pray:


Pikota se consultares o gráfico horário ajuda-te a compreender as flutuações diárias.
Subiu depressa e afastou-se demasiado da MA10. Faz parte, nada de mais.
Cumps


Obrigado.
Sempre aprender. :oh:
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por yaya » 2/4/2014 12:08

Pikota Escreveu:Ao que se deve esta queda repentina? :pray:


Pikota se consultares o gráfico horário ajuda-te a compreender as flutuações diárias.
Subiu depressa e afastou-se demasiado da MA10. Faz parte, nada de mais.
Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rorvalho » 2/4/2014 12:03

Uma ideia para animar o tópico, e que gostava de obter opiniões:

Explicando de uma forma muito simples, o BPI vendeu títulos da dívida pública assumindo prejuízos, mas libertando capital suficiente para reembolsar os COCO´s, e eliminando a intervenção estatal no banco.
A curto prazo, assumir prejuízos é mau, mas futuramente serão menos juros que terão de pagar, o que me parece uma boa notícia.

Fala-se muito que o BCP terá de recorrer a um aumento de capital para reembolsar os COCO´s, mas até que ponto, o BCP poderia usar uma solução semelhante ao BPI, e evitar mais aumentos de capital?
 
Mensagens: 42
Registado: 14/3/2010 22:53
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 2/4/2014 12:00

investpouco e nmiguel, a generalidade dos comentários aqui feitos vai ao encontro da minha opinião. depois de subidas tão pronunciadas, correcções são normalíssimas, independentemente das notícias. Não é preciso procurar grandes explicações para um movimento como este.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 2/4/2014 11:49

yaya Escreveu:investpouco » 2/4/2014 9:04

bpi recomenda ao bcp, aumento de capital para pagar coco's
alguem sabe como deverá ser feito este aumento se se avançasse?
http://www.destakes.com/redir/9676f4cca ... 7accb7a772


Essa notícia difundida julgo que pelo JN com base numa análise do BPI está incorrecta porque o BPI não recomenda nada. Diz que "seria interessante" para acelerar o reembolso de Cocos. Mas nunca aconselha nem faz recomendações.

pois...limitei-me a divulgar com a fonte... mas seria interessante um aumento de capital, pois estou interessado em entrar nele se fosse em acoes
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por yaya » 2/4/2014 11:43

investpouco » 2/4/2014 9:04

bpi recomenda ao bcp, aumento de capital para pagar coco's
alguem sabe como deverá ser feito este aumento se se avançasse?
http://www.destakes.com/redir/9676f4cca ... 7accb7a772


Essa notícia difundida julgo que pelo JN com base numa análise do BPI está incorrecta porque o BPI não recomenda nada. Diz que "seria interessante" para acelerar o reembolso de Cocos. Mas nunca aconselha nem faz recomendações.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Nuno V, PAULOJOAO, serdom e 186 visitantes