Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ljbk » 22/6/2017 22:06

jgut Escreveu:Como não quero ABRIR novo TÓPICO.... mas gosto de participar....
Deixo aqui esta visão para baralhar mais as ideias.... mas com o psi a olhar para a zona dos 5100 pontos.... :-k
Critiquem e corrijam mas não me mandem abrir tópicos... :D
Abraço.


Aqui está uma boa análise !
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: valor de fecho em graficos

por ljbk » 22/6/2017 22:05

NaoSei Escreveu:sao os fechos que interessam sim, pois é nos fechos que os graficos se baseiam e nunca nas cotações intermédias.


Num grafico de barras o que é que interessa mais, o valor de fecho ou o máximo e minimo a que a barra se refere ?

Se falamos de indicadores nos gráficos (SMAs, EMAs, RSIs, MACDs, ...) são apenas formulas matematicas que podemos alterar considerando apenas o valor de fecho, mas tambem o de abertura, o maximo e o minimo até com pesos diferentes.
No caso de se estar a trabalhar com escala de tempo inferior a 1 dia (1 hora, 2 horas, 30 minutos, ...) qual é o valor efectivo do fecho se nem sequer houve leilão no final do periodo ?

EDIT:
Exemplo de valor de fecho disparatado sem qualquer significado:
CTT no dia 31/05/2017 fez 5.418 sem nunca ter atingido esse valor em intraday nem nunca o atingiu no dia seguinte em que fez um minimo em 5.45. Em contrapartida esse valor de 5.45 esse sim foi importante já que no dia 16/06/2017 os CTT foram testar esse "suporte" fazendo um minimo de 5.455 e tambem poderá vir a se-lo nas proximas sessões.
Editado pela última vez por ljbk em 22/6/2017 22:18, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xadrezinho » 22/6/2017 21:29

Desculpem o desabafo...mas uma página do tópico sem intrigas, com gráficos e troca de ideias...
:clap: :D Pode ser um bom presságio futuro :shock:
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 22/6/2017 20:47

Por aqui vai assim ...

B.COM.PORTUGUES.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jgut » 22/6/2017 20:27

Como não quero ABRIR novo TÓPICO.... mas gosto de participar....
Deixo aqui esta visão para baralhar mais as ideias.... mas com o psi a olhar para a zona dos 5100 pontos.... :-k
Critiquem e corrijam mas não me mandem abrir tópicos... :D
Abraço.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JohnyRobaz » 22/6/2017 18:59

rtavares Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Caro Raposo,

De facto essa linha está lá, mas creio que perde relevância face à grande resistência que são os 0,24 e que me parece ainda ser a grande barreira às subidas da cotação, e é só por isso que não a considero no meu gráfico. Quanto a figuras, não me parece estar a fazer nenhuma sinceramente. Nem sempre duas linhas formam uma figura, acho eu. Portanto em geral estou contigo, o volume nas subidas tem sido bastante forte e este respirar sem ir muito abaixo antes de partir a resistência dos 0,24 parece-me positivo. Estou optimista e o martelo de hoje foi mais um sinal de força, mesmo com notícias aparentemente adversas. Veremos. 8-)

Abraço
JR

Depois do que disse ao Penaforte temo que acabe de entrar em contradição. É da vida... Para dizer que estamos de acordo na avaliação que fazemos dos volumes e do facto de nem sempre duas linhas formarem uma figura com significado. Quanto à linha que traço (tracejada precisamente por ser de difícil consideração) põe em evidência que os highs têm sido highers...

Um abraço,
Raposo Tavares


Ora isto sim, parece-me bem relevante. 8-)

Abraço
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rtavares » 22/6/2017 18:52

JohnyRobaz Escreveu:Caro Raposo,

De facto essa linha está lá, mas creio que perde relevância face à grande resistência que são os 0,24 e que me parece ainda ser a grande barreira às subidas da cotação, e é só por isso que não a considero no meu gráfico. Quanto a figuras, não me parece estar a fazer nenhuma sinceramente. Nem sempre duas linhas formam uma figura, acho eu. Portanto em geral estou contigo, o volume nas subidas tem sido bastante forte e este respirar sem ir muito abaixo antes de partir a resistência dos 0,24 parece-me positivo. Estou optimista e o martelo de hoje foi mais um sinal de força, mesmo com notícias aparentemente adversas. Veremos. 8-)

Abraço
JR

Depois do que disse ao Penaforte temo que acabe de entrar em contradição. É da vida... Para dizer que estamos de acordo na avaliação que fazemos dos volumes e do facto de nem sempre duas linhas formarem uma figura com significado. Quanto à linha que traço (tracejada precisamente por ser de difícil consideração) põe em evidência que os highs têm sido highers...

Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rtavares » 22/6/2017 18:45

Penaforte Escreveu:
rtavares Escreveu:Caro Penaforte, há por aí investopédia a mais... Hum? Há não há?... se há bons volumes de negociação, dificilmente estamos perante uma situação de exaustão de preço...
Um abraço,
Raposo Tavares


Não utilizo o Investopedia, o meu conhecimento da figura vem daqui :

http://stockcharts.com/school/doku.php? ... e_reversal

Quanto ao volume, poderás ter razão :
"Volume: Ideally, volume will decline as prices rise and the wedge evolves. An expansion of volume on the support line break can be taken as bearish confirmation."

Desenhaste uma figura que na minha opinião é uma wedge.. se é válida? Na minha opinião não, pois até ao momento não foi confirmada.
Não sei que mais queres que te diga, penso que é enriquecedor para o fórum discutir possibilidades, pelo menos para mim é pois se estiver errado com certeza que vou aprender com isso.


Desculpa, precipitei-me. Peço-te que não leves a mal a minha impaciência. Temi que estivesse para surgir uma dessas discussões de testosterona, lana caprina e presunção a que este tópico (e outros) é muito sujeito. Lembro-me sempre de um forista que escrevia que preferia perder a razão a perder dinheiro. E é mesmo isso. Está-se no mercado para ganhar dinheiro e não para teorizar sobre métodos de análise gráfica e questões quejandas.
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JohnyRobaz » 22/6/2017 18:35

Caro Raposo,

De facto essa linha está lá, mas creio que perde relevância face à grande resistência que são os 0,24 e que me parece ainda ser a grande barreira às subidas da cotação, e é só por isso que não a considero no meu gráfico. Quanto a figuras, não me parece estar a fazer nenhuma sinceramente. Nem sempre duas linhas formam uma figura, acho eu. Portanto em geral estou contigo, o volume nas subidas tem sido bastante forte e este respirar sem ir muito abaixo antes de partir a resistência dos 0,24 parece-me positivo. Estou optimista e o martelo de hoje foi mais um sinal de força, mesmo com notícias aparentemente adversas. Veremos. 8-)

Abraço
JR
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fjcbolsa » 22/6/2017 18:32

:clap:
Anexos
BCP.png
BCP.png (105.48 KiB) Visualizado 5054 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 22/6/2017 18:20

https://www.empiricus.pt/relatorios/esta-na-hora-de-comprar-acoes-bcp/?utm_medium=email&utm_campaign=emp_pt_welcome_bcp_opt-in&utm_content=emp_pt_welcome_bcp_opt-in+&utm_source=Email%20marketing%20software

Está na hora de comprar ações do BCP?

Depois das ações do BCP terem subido mais de 66% desde meados de janeiro deste ano, a pergunta para um milhão de euros é: Ainda é uma boa aposta comprar BCP agora, visto que o cenário macroeconómico parece mais bem equilibrado?


Por Diogo Baltazar, CFA, Analista Financeiro Independente, CMVM Lisboa, Portugal .

Depois das ações do BCP terem subido mais de 66% desde de meados de janeiro deste ano, a pergunta para um milhão de euros é:

Ainda é uma boa aposta comprar BCP agora, visto que o cenário macroeconómico parece mais bem equilibrado?

Primeiro, um breve contexto. Desde o início da crise em 2011 que o BCP tem passado por severas dificuldades.

Entre 2011 e 2014 o BCP não soube o que eram resultados positivos e realizou três aumentos de capital de modo a corresponder às necessidades de capital exigidas pelas autoridades europeias. Em todos eles, concedendo uma rentabilidade ruinosa ao investidor.

Além da diminuição sistemática das receitas devido à crise que se instalou em Portugal, as imparidades – reconhecimento em resultados do crédito malparado atribuído durante o enchimento da bolha imobiliária – não pareciam ter fim.

O primeiro sinal de esperança surgiu em 2015, quando o banco teve pela primeira vez nos últimos anos resultados positivos no valor de 235 milhões de euros. Para logo, em 2016 as imparidades voltarem a assombrar os resultados.

E no início deste ano lançou um novo aumento de capital para desespero de muitos.

O BCP virou a página?

No início do ano, o contexto macroeconómico português mudou, mostrando sinais de melhorias.

Com este novo contexto, o cenário para a banca nacional não se afigura tão complicado. Assim, e depois das imparidades reconhecidas em 2016 em conjunto com o aumento de capital já este ano, surgiu uma nova tese de investimento para o banco – “o caminho para a normalização”.

Colocando de uma forma mais clara, pois estes dois fatores são extremamente importantes:
1.As imparidades do ano de 2016 devem ser encaradas como o limpar da casa, preparando o caminho para a recuperação. Ainda que nem tudo esteja resolvido.
2.A entrada de um novo acionista de referência – o conglomerado chinês Fosun – diversifica a base acionista, diminuindo assim a força da Sonangol e os seus meandros políticos.


Além disso, o aumento de capital serviu também para fortalecer os rácios de capital exigidos pelas autoridades supervisoras, assegurando uma maior robustez do balanço.

Vale ainda a pena referir, que este aumento de capital veio desembaraçar o banco dos empréstimos do Estado – pesarosos na margem financeira – libertando a gestão das limitações estratégicas impostas pelo Estado.

Assim, o ano de 2017 pode ser um ano de transição para a normalização, ou seja, de volta aos lucros e, possivelmente no futuro, ao crescimento. Sendo assim, espera-se agora que o crédito malparado tenha um menor impacto nos resultados do banco.

Em bom português, que o passado fique lá atrás e não atormente os futuros resultados.

O que fazer com as ações?

O BCP pode subir mais?

De forma direta, pode sim.

Numa primeira fase, além da limpeza do balanço, a gestão do banco tem sido competente em comunicar e executar medidas com empenho para aumentar a eficiência.

Nos resultados apresentados no primeiro trimestre, a gestão sublinhou o sólido plano de reestruturação que coloca o BCP como um dos bancos mais eficientes da zona euro. O cost-to-income ratio do BCP é de 48% contra os 80% dos bancos da área do euro.

Ou seja, por cada euro gerado operacionalmente, o BCP gasta 48 cêntimos com trabalhadores e com toda a infraestrutura. Na Europa, gasta-se em média 80 cêntimos.

Além dos custos, a recuperação da rentabilidade deverá também ser suportada pelo aumento das receitas devido a uma melhoria da situação económica do país. O avanço nesse processo poderá elevar à instituição de crédito para outros patamares, destravando valor aos acionistas.

É justamente o próximo passo que tem alimentado as recentes valorizações.

A avaliação de bancos é uma arte muito difícil. Os métodos de avaliação utilizados nas empresas quotidianas não são replicáveis na indústria financeira. Por isso, não vale a pena olhar para as contas à procura de similaridades.

Nesse sentido, um dos métodos mais utilizados para avaliar bancos é através da comparação com os seus pares e nesse caso, o método price-to-book é o mais utilizado pela indústria. ver anexo

O que o rácio nos diz é quanto o preço da ação reflete o valor contabilístico da empresa. No caso do BCP, se olhar para a valorização, o price-to-book está em linha com os congéneres europeus.

Por essa métrica, e depois das recentes subidas, o BCP está neste momento a um preço justo.

Fonte: Empiricus Research

Se virmos bem, até está melhor que alguns, pois o rating do BCP é inferior a muitos dos bancos europeus que são investment grade (qualidade e não especulativo).

O prognóstico de melhores resultados no futuro deixa-nos mais seguros com a tese de investimento no BCP. Porém, no preço atual das ações, o mercado já ajustou grande parte da normalização em vista.

Desse ponto de vista não se trata mais de uma posição com grande potencial de valorização, como foi no início do ano. Temos, portanto, a recomendação de manter.
Anexos
bcp.png
bcp.png (132.32 KiB) Visualizado 5108 vezes
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 22/6/2017 18:03

rtavares Escreveu:Caro Penaforte, há por aí investopédia a mais... Hum? Há não há?... se há bons volumes de negociação, dificilmente estamos perante uma situação de exaustão de preço...
Um abraço,
Raposo Tavares


Não utilizo o Investopedia, o meu conhecimento da figura vem daqui :

http://stockcharts.com/school/doku.php? ... e_reversal

Quanto ao volume, poderás ter razão :
"Volume: Ideally, volume will decline as prices rise and the wedge evolves. An expansion of volume on the support line break can be taken as bearish confirmation."

Desenhaste uma figura que na minha opinião é uma wedge.. se é válida? Na minha opinião não, pois até ao momento não foi confirmada.
Não sei que mais queres que te diga, penso que é enriquecedor para o fórum discutir possibilidades, pelo menos para mim é pois se estiver errado com certeza que vou aprender com isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por F63 » 22/6/2017 17:58

F63 Escreveu:Hoje saí no pré fecho. Já estava dentro há algum tempo.
Saí com mais valias consideráveis mas não pretendia sair tão cedo.
No entanto, esta semana mostrou-nos que, para já, não há força para passar os 0,24. Nunca fechou acima e sempre que passa é momentâneo.
A acrescer a isto as ordens de venda que víamos hoje à tarde a 0,2375 ou acima eram enormes, o que indicia que neste momento há forças poderosas a puxar para baixo.
Penso que se hoje não fosse dia de fecho de contratos teríamos tido uma queda maior.
Posso estar enganado, mas acho que voltaremos a visitar a LTA, na casa dos 0,225 ou 0,227 (dependendo do dia) e espero que esta seja mais uma vez respeitada. Se for, volto a entrar.
16/6/2017
Bom FDS e BN


LTA mais uma vez respeitada. Voltei a entrar (a um valor médio de € 0,2324).
Mas para já com stop porque está perigoso e nunca se sabe... :D
Acreditava e continuo a acreditar (por vários motivos) nesta cotada.
Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rtavares » 22/6/2017 17:42

Caro Penaforte, há por aí investopédia a mais... Hum? Há não há?... se há bons volumes de negociação, dificilmente estamos perante uma situação de exaustão de preço...
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 22/6/2017 17:38

rtavares Escreveu:
Penaforte Escreveu:RTavares, não consigo ver o teu gráfico completo mas deduzo que seja a "rising wedge" de que já falaram anteriormente.
A confirmar, trata-se de uma figura de inversão.. outro factor que me deixa de sobreaviso é a divergência negativa no RSI desde o início dessa figura.

Dito isto, eu estou 'bullish' no BCP e enquanto mantiver a tendência não vejo razões para não o estar.


Não percebo: É uma figura de inversão e tu estás bullish? Há aí um coisa qualquer que me escapa...
Um abraço,
Raposo Tavares


É uma figura de inversão mas carece de confirmação. Enquanto a wedge não quebrar em baixa, para mim o que vigora é a LTA e o rompimento recente de resistências, o que faz com que o BCP esteja bullish.
Eu estar dentro não implica estar desatento..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rtavares » 22/6/2017 17:34

Penaforte Escreveu:RTavares, não consigo ver o teu gráfico completo mas deduzo que seja a "rising wedge" de que já falaram anteriormente.
A confirmar, trata-se de uma figura de inversão.. outro factor que me deixa de sobreaviso é a divergência negativa no RSI desde o início dessa figura.

Dito isto, eu estou 'bullish' no BCP e enquanto mantiver a tendência não vejo razões para não o estar.


Não percebo: É uma figura de inversão e tu estás bullish? Há aí um coisa qualquer que me escapa...
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Penaforte » 22/6/2017 17:25

RTavares, não consigo ver o teu gráfico completo mas deduzo que seja a "rising wedge" de que já falaram anteriormente.
A confirmar, trata-se de uma figura de inversão.. outro factor que me deixa de sobreaviso é a divergência negativa no RSI desde o início dessa figura.

Dito isto, eu estou 'bullish' no BCP e enquanto mantiver a tendência não vejo razões para não o estar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Clinico » 22/6/2017 17:18

Nem mais Johny! Aproveitei para reforçar quando tocou a LTa ( lembram-se quando só se falava da LTd de longo prazo??).
Continuo a pensar que a melhor forma de estar agora no BCP é dar-lhe uma oportunidade de longo prazo, reforçando em alturas como estas.
Nao tenho dado qualquer importancia ás variaçoes diárias nem a estas pequenas correcçoes saudaveis...
Em suma, pago para ver :wink:
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 22/6/2017 17:17

Novatus Escreveu:
katz Escreveu:Está cotada é de rir. Ainda nem sabem como será o fecho da accionista chinesa e já estão todos a comprar. Amanhã se voltar a cair os chineses, na abertura da bolsa portuguesa é só ver pardais a levantar vôo!

Não entendo porque razão a queda das acções da FOSUN podem afectar o BCP. A FOSUN tem acções do BCP, do mesmo modo que qualquer um de nós tem. Se nós tivermos problemas económicos afectamos o BCP? Só porque um acionista detem um maior número de ações, a sua situação económica afectará o BCP?
Parece-me que afectaria sim se o BCP detivesse acções da FOSUN.
Não acredito que a queda das acções hoje tenha tido a ver com a situação da FOSUN.
Parece-me que os indíces europeus estão a cair um pouco e isso poderá arrastar algumas das nossas cotadas.
É uma modestíssima opinião. :wink:


Afecta porque a manada assusta-se. Se a FOSUN cai à bruta é porque alguém pensa que tem problemas, talvez sérios.
Muitas das vezes isto também dá em efeito " pescadinha rabo na boca ". A empresa está bem, a cotação cai fortemente por boato ou por qualquer motivo, a confiança na empresa é abalada, os clientes e os bancos perdem a confiança e deixa de estar bem.
Vamos supor que o caso é mesmo sério e a FOSUN tem que vender apressadamente os anéis para se manter à tona.
Logo, nessa lógica, teria que vender milhões de BCP no curto prazo. Quem compra milhões do pé para a mão? só em mercado e ao inundar o mercado com acções a cotação vai por aí abaixo. Nada que daqui a 2 ou 3 meses, ou até menos, não estivesse recuperado. Mas, no imediato...
Ora, se se tivesse que desfazer da posição e não existir o factor pressa, aí pode procurar comprador para o bloco e normalmente esses blocos até são vendidos mais caro que em mercado, com um prémio de controlo.
Cumprimentos,
Editado pela última vez por PIKAS em 22/6/2017 17:22, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rtavares » 22/6/2017 17:13

Caro Johnny, ponho os meus riscos no diário a seguir aos teus porque me parece importante ver que há uma resistência ao preço que não é horiontal (não tenho pachorra para discutir se é um pendão, um triângulo ascendente ou um botton up), para que se veja que há volumes consistentes, que os indicadores (só mostro o RSI 14) estão a aliviar e que o Ichimoku dá um parecer muito positivo a todas estas movimentações.
Um abraço,
Raposo Tavares

Imagem

Editei: Já agora os riscos às 4 horas:
Imagem
Editado pela última vez por rtavares em 22/6/2017 17:18, num total de 1 vez.
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 22/6/2017 17:12

S&P prevê que a banca portuguesa só regresse aos lucros em 2018

A banca nacional só deverá regressar aos lucros no próximo ano. E serão “limitados”, prevê a S&P, que realça que apesar do que tem sido feito “a maioria dos grandes bancos continua em reestruturação.”

A Standard & Poors (S&P) emitiu uma análise ao risco da banca portuguesa, apontando para o ainda elevado nível de activos problemáticos e para a baixa rentabilidade, provocada pelas reduzidas taxas de juro praticadas.

Esta conjuntura fará com que seja "improvável" que os bancos consigam reduzir de forma rápida o nível de activos considerados problemáticos. "Prevemos que o rácio de activos problemáticos continue a ser de 20% em 2019", acrescenta a mesma fonte."Prevemos que o sistema bancário português continue a reportar prejuízos em 2017 e só reporte lucros limitados em 2018", num período em que a capacidade de gerar lucros recorrentes "continua sob pressão significativa" e em que "os custos operacionais são elevados".

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JohnyRobaz » 22/6/2017 16:59

LTA tocada com um belo martelo. 8-)
Anexos
bcp.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Novatus » 22/6/2017 16:55

katz Escreveu:Está cotada é de rir. Ainda nem sabem como será o fecho da accionista chinesa e já estão todos a comprar. Amanhã se voltar a cair os chineses, na abertura da bolsa portuguesa é só ver pardais a levantar vôo!

Não entendo porque razão a queda das acções da FOSUN podem afectar o BCP. A FOSUN tem acções do BCP, do mesmo modo que qualquer um de nós tem. Se nós tivermos problemas económicos afectamos o BCP? Só porque um acionista detem um maior número de ações, a sua situação económica afectará o BCP?
Parece-me que afectaria sim se o BCP detivesse acções da FOSUN.
Não acredito que a queda das acções hoje tenha tido a ver com a situação da FOSUN.
Parece-me que os indíces europeus estão a cair um pouco e isso poderá arrastar algumas das nossas cotadas.
É uma modestíssima opinião. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 4/12/2014 12:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/6/2017 16:36

Katz, porquê de rir? Está com uma tendência ascendente e quando isso acontece o normal são as retracções serem oportunidades de compra. Durante anos, quando "Bear Market" imperava, acontecia exactamente o inverso, ou seja, os ressaltos eram vendidos. :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por katz » 22/6/2017 16:31

Está cotada é de rir. Ainda nem sabem como será o fecho da accionista chinesa e já estão todos a comprar. Amanhã se voltar a cair os chineses, na abertura da bolsa portuguesa é só ver pardais a levantar vôo!
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ABDM, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, Kooc, nfaz, Phil2014, Shimazaki_2 e 332 visitantes