Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 23/1/2017 14:18

jr.alves83 Escreveu:Como podemos saber se o AC esta a ser bem sucedido e se os direitos estao a ser "absorvidos" a bom ritmo. Essa informação está disponivel?


Não está, não é possível saber. Não de forma objectiva (podes tentar deduzir algo das notícias sobre manifestações de interesse ou etc, mas é tudo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jr.alves83 » 23/1/2017 14:15

MarcoAntonio Escreveu:Actualizado:

Cotação do BCP: 0.1566
Custo via direitos: 0.882 --> 0.1528 (-2.4%)



Como podemos saber se o AC esta a ser bem sucedido e se os direitos estao a ser "absorvidos" a bom ritmo. Essa informação está disponivel?
 
Mensagens: 126
Registado: 2/8/2016 19:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 23/1/2017 14:09

Actualizado:

Cotação do BCP: 0.1566
Custo via direitos: 0.882 --> 0.1528 (-2.4%)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/1/2017 13:39

Se querem discutir argumentos, óptimo. Se querem discutir personalidades, façam-no por MP e deixem que este tópico sirva para continuarmos o interessante debate sobre o BCP.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 23/1/2017 13:34

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Não, "artista_", não sou teimoso, nem arrogante! Defendo, sim, as minhas ideias tenazmente, se for necessário. No entanto, sou capaz de dar razão a quem a tem. Já provei isso aqui no Fórum. Gostava de ver o mesmo, noutros intervenientes no Fórum, por exemplo em ti. Sou daqueles que dá a bicicleta, mas o meu interlocutor tem que merecê-la.

Além disso, não faço juízos de valor dos meus interlocutores. Prefiro apenas debater ideias! :wink:

(...)
Não fazes juízos de valor?! Então o que é a tua primeira intervenção? e a insistência em que eu "descobri a pólvora"?!" é debate de ideias? E o dizeres que "não consegues ser tão ingénuo para pensar que isso é possível", também é debate de ideias?! :mrgreen: :mrgreen:
(...)

:shame:

Não, não faço juízos de valor dos meus interlocutores. Tu, sim, pelo visto fazes! Volto a dizer-te: interessa-me apenas debater ideias! :mrgreen:

artista_ Escreveu:
Ok, então tens uma forma arrogante e teimosa de debater ideias... é só isso! 8-)

Por mim isto já chega!

Não, não é verdade que seja arrogante e teimoso a debater ideias! Tenho-me limitado a defender-me das tuas falsas acusações, como tem sido patente. De certeza que não sou o "teimoso". Por mim, já tinha chegado!!! No entanto, vieste nos teus últimos "posts", não discutir qualquer ideia, apresentando um argumento, mas apenas "rotular-me". Meu caro, isso não aceito!!! :shame:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por STRESSZERO » 23/1/2017 13:24

Boas

Caro Ulisses, esse GAP será que irá ser fechado? :?
Claro que não poderás responder, mas é um elemento que salta logo à vista.

Bons negócios!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/1/2017 13:00

Aqui ficam os gráficos actualizados do BCP já com todos os ajustes devidamente efectuados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.png
bcp2.png
bcp3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Peter82 » 23/1/2017 12:51

Bem, não sei se fiz bem ou mal, mas vendi as minhas acções e os direitos todos esta manhã acima dos 0.16 e 0,90, respectivamente...vou aguardar a ver se nos últimos dias de negociação eles descem abaixo dos 0,50 para recomprar novamente, ou a mesma posição, ou uma posição maior.
 
Mensagens: 17
Registado: 4/7/2014 15:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 23/1/2017 10:48

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Não, "artista_", não sou teimoso, nem arrogante! Defendo, sim, as minhas ideias tenazmente, se for necessário. No entanto, sou capaz de dar razão a quem a tem. Já provei isso aqui no Fórum. Gostava de ver o mesmo, noutros intervenientes no Fórum, por exemplo em ti. Sou daqueles que dá a bicicleta, mas o meu interlocutor tem que merecê-la.

Além disso, não faço juízos de valor dos meus interlocutores. Prefiro apenas debater ideias! :wink:

(...)
Não fazes juízos de valor?! Então o que é a tua primeira intervenção? e a insistência em que eu "descobri a pólvora"?!" é debate de ideias? E o dizeres que "não consegues ser tão ingénuo para pensar que isso é possível", também é debate de ideias?! :mrgreen: :mrgreen:
(...)

:shame:

Não, não faço juízos de valor dos meus interlocutores. Tu, sim, pelo visto fazes! Volto a dizer-te: interessa-me apenas debater ideias! :mrgreen:


Ok, então tens uma forma arrogante e teimosa de debater ideias... é só isso! 8-)

Por mim isto já chega!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 23/1/2017 2:05

artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Não, "artista_", não sou teimoso, nem arrogante! Defendo, sim, as minhas ideias tenazmente, se for necessário. No entanto, sou capaz de dar razão a quem a tem. Já provei isso aqui no Fórum. Gostava de ver o mesmo, noutros intervenientes no Fórum, por exemplo em ti. Sou daqueles que dá a bicicleta, mas o meu interlocutor tem que merecê-la.

Além disso, não faço juízos de valor dos meus interlocutores. Prefiro apenas debater ideias! :wink:

(...)
Não fazes juízos de valor?! Então o que é a tua primeira intervenção? e a insistência em que eu "descobri a pólvora"?!" é debate de ideias? E o dizeres que "não consegues ser tão ingénuo para pensar que isso é possível", também é debate de ideias?! :mrgreen: :mrgreen:
(...)

:shame:

Não, não faço juízos de valor dos meus interlocutores. Tu, sim, pelo visto fazes! Volto a dizer-te: interessa-me apenas debater ideias! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SERRA LAPA » 23/1/2017 1:51

TRACTORES DE PORTUGAL DEIXAM BCP APEADO COM 8 MILHÕES

Como diria o The_Mecanism (que saudades dos posts dele) face a esta notícia : "Assim , meu caros...NÃO HÁ CÚ QUE AGUENTE!"


Não é obviamente por esta noticia, mas como já deixei um post a defender o aumento de capital importa dizer para os mais novos:

1) - Continuo a defender que o banco fica em melhor situação que há um ano atrás

2)-Trata-se no entanto de um investimento de elevadíssimo risco

3)- Quem vai consciente ao aumento de capital como eu, sabe que no ponto actual tanto pode ver o seu investimento triplicado daqui a 3 anos, como ter zero

4) Não é nenhuma Sonae, ou CTT empresas sólidas com retribuição garantida

5) Não se iludam com o anúncio de dividendos, esses já anteriormente foram anunciados para este ano e é o que se vê. Mais, o Nuno Amado ainda há uns meses atrás garantia o pagamento integral dos COCOS, sem recursos a aumentos de capital.

6)A gestão não é tão boa assim; dado que a economia não sofreu nenhum retrocesso e se o aumento de capital fosse há um ano, tinha-se poupado milhões em juros e a venda aos chineses não teria sido de mão estendida!

7) Trata-se de um grande banco com grandes oportunidades, mas atenção que tem os pés de barro.

8) Quem achar que pode haver um grande retorno como eu vai ao aumento de capital, mas com montantes reduzidos, de forma a que a perda possa ser sustentável, no caso de correr mal!
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 23/1/2017 2:06, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 23/1/2017 0:29

ativo Escreveu:Não, "artista_", não sou teimoso, nem arrogante! Defendo, sim, as minhas ideias tenazmente, se for necessário. No entanto, sou capaz de dar razão a quem a tem. Já provei isso aqui no Fórum. Gostava de ver o mesmo, noutros intervenientes no Fórum, por exemplo em ti. Sou daqueles que dá a bicicleta, mas o meu interlocutor tem que merecê-la.

Além disso, não faço juízos de valor dos meus interlocutores. Prefiro apenas debater ideias! :wink:


Aparentemente tens muito tempo para isto, eu, felizmente, não tenho... não vale a pena estares a citar apenas o que te interessa, e mesmo assim não te consegues defender grande coisa...

Não fazes juízos de valor?! Então o que é a tua primeira intervenção? e a insistência em que eu "descobri a pólvora"?!" é debate de ideias? E o dizeres que "não consegues ser tão ingénuo para pensar que isso é possível", também é debate de ideias?! :mrgreen: :mrgreen:

Aparentemente continuas a achar que é ingenuidade a mais pensar que há situações na bolsa em que o ganho é garantido.... e eu é que sou o teimoso que nunca admite estar errado, ou ter usado termos menos corretos... eu já fiz aqui as duas coisas, em mais que uma vez, e considero-me uma pessoa relativamente ponderada.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/1/2017 23:48

ALGACA Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
luislobs Escreveu:Nao me admirava nada a cmvm proibir short ate final do ac, existe uma forte diferença entre dir/acc pelo que pode existir alguns processos menos corretos.


Podes elaborar sobre isto?

Confesso que não entendendo onde é que a proibição dos shorts ajuda no que diz respeito à diferença entre direitos e acções (se alguma coisa seria o oposto).




o que eu sei que se lixe as perdas no BCP já estou habituado toca a sair antes seja tarde,

EMPRESAS
Tractores de Portugal deixam BCP apeado com oito milhões
Faliu o grupo Tractores de Portugal, após 69 anos de vida como importador da marca Massey Ferguson. Controlado pela família Lobo de Vasconcelos, deixou dívidas de 9,8 milhões de euros. O BCP é credor de 83% do total.


o bcp sempre foi conhecido pela sua generosidade, não há que levar a mal, também 9 MM de NpE (9000 M), o 8 M é a quarta casa, peanners :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 22/1/2017 23:43

Algaca, o que é que isso tem que ver com o meu post?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ALGACA » 22/1/2017 23:36

MarcoAntonio Escreveu:
luislobs Escreveu:Nao me admirava nada a cmvm proibir short ate final do ac, existe uma forte diferença entre dir/acc pelo que pode existir alguns processos menos corretos.


Podes elaborar sobre isto?

Confesso que não entendendo onde é que a proibição dos shorts ajuda no que diz respeito à diferença entre direitos e acções (se alguma coisa seria o oposto).




o que eu sei que se lixe as perdas no BCP já estou habituado toca a sair antes seja tarde,

EMPRESAS
Tractores de Portugal deixam BCP apeado com oito milhões
Faliu o grupo Tractores de Portugal, após 69 anos de vida como importador da marca Massey Ferguson. Controlado pela família Lobo de Vasconcelos, deixou dívidas de 9,8 milhões de euros. O BCP é credor de 83% do total.
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 22/1/2017 18:00

luislobs Escreveu:Nao me admirava nada a cmvm proibir short ate final do ac, existe uma forte diferença entre dir/acc pelo que pode existir alguns processos menos corretos.


Podes elaborar sobre isto?

Confesso que não entendendo onde é que a proibição dos shorts ajuda no que diz respeito à diferença entre direitos e acções (se alguma coisa seria o oposto).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 22/1/2017 17:57

Nao me admirava nada a cmvm proibir short ate final do ac, existe uma forte diferença entre dir/acc pelo que pode existir alguns processos menos corretos.

Apenas o senao dos shorts de grande escala terem andado a reduzir posiçoes o que pode anular os shorts de pequena dimensao.A cotaçao tende a subir e pelo que me parece a fosun ainda nem deve ter começado a comprar direitos dado o volume.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2211
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 22/1/2017 17:35

Dinamicadomercado Escreveu:
katz Escreveu:Sexta-feira com a proibição de shortar o bcp subiu. Qual será a tendência para amanhã visto ser um dia normal sem a protecção dada pela cmvm?


Acreditas mesmo que o BCp subiu por a CMVM ter proibido " short"?
E nem sempre a protecção dada pela CMVM é o melhor para o mercado, e para os pequenos investidores. Apenas pode colocar mas lenha para a fogueira, porque como tu ,talvez muito mais pessoas acreditem que o desempenho da sessão seja pela proibição da CMVM. ( e talvez até tenham comprado acção em base dessa informação, e depois não resistem a um movimento contrario à tomada da sua posição)



Trata-se de confirmation bias: ignoram-se os dias em que o BCP cai não obstante a proibição dos shorts (como já ocorreu diversas vezes no passado) e ignoram-se os dias em que o BCP sobe não obstante ser possível shortar (como aconteceu na última terça-feira, dia em que inclusivamente subiu mais do que na sexta, bem como na quarta-feira). Apenas se "contam" os dias em que é possivel shortar e a acção cai (quinta-feira) e os dias em que acção sobe e não é possível shortar (sexta-feira).

Os dados favoráveis são utilizados para reforçar a concepção, os dados desfavoráveis são ignorados.

Por mais que se diga, aponte e sustente que os shorts não são as razões das quedas e que, historica e estatisticamente, as tentativas de prevenir quedas via proibição de shorts não é fiável e tende inclusivamente a aumentar a volatilidade e os spreads, com prejuízos para os investidores, devido aos mecanismos do confirmation bias onde a percepção já existe a priori e os dados só são utilizados quando confirmam a percepção, a concepção não desaparece, antes como que se auto-alimenta no tempo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jotas007 » 22/1/2017 17:25

Boa tarde,

O BCP desde de Junho que vem a negociar num canal descendente tendo tocado na linha inferior nestas ultimas sessões o que causou uma boa reacção por parte dos compradores.
Na opinião poderá haver uma correcção destas ultimas descidas de final de ano e assim visitar novamente a zona dos 0,190/0,20€.

Veremos. :wink:
Gráfico diário.


Bons negócios
Anexos
BCP.png
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gil Rumor » 22/1/2017 16:26

katz Escreveu:Sexta-feira com a proibição de shortar o bcp subiu. Qual será a tendência para amanhã visto ser um dia normal sem a protecção dada pela cmvm?


Acreditas mesmo que o BCp subiu por a CMVM ter proibido " short"?
E nem sempre a protecção dada pela CMVM é o melhor para o mercado, e para os pequenos investidores. Apenas pode colocar mas lenha para a fogueira, porque como tu ,talvez muito mais pessoas acreditem que o desempenho da sessão seja pela proibição da CMVM. ( e talvez até tenham comprado acção em base dessa informação, e depois não resistem a um movimento contrario à tomada da sua posição)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por katz » 22/1/2017 15:55

Sexta-feira com a proibição de shortar o bcp subiu. Qual será a tendência para amanhã visto ser um dia normal sem a protecção dada pela cmvm?
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 22/1/2017 3:40

brunoktm Escreveu:Devo vender a totalidade das acçoens que tenho para usar esse dinheiro no aumento de capital ?


Depende de quanto pretendes ter investido no BCP. Se estás a planear subscrever os direitos que tens parcialmente e se planeias estar investido no longo prazo no BCP (não contas vender nas próximas semanas, o que significaria que esperar até ao dia 9 de Fevereiro não seria um problema) então provavelmente é preferível venderes acções e subscrever mais direitos. Simplesmente porque as acções subscritas ficam mais baratas cerca de 5% do que o que consegues vender em bolsa as antigas (a manter-se a relação das últimas duas sessões, isto pode vir-se a alterar).

Como notarás há uma série de ressalvas, mas a bottom line é esta: neste momento acções subscritas via direitos são mais baratas que acções ordinárias (é uma questão agora de analisares os ses).


brunoktm Escreveu:supondo que até tenho todo o dinheiro sem vender as acçoens , tinha algum ganho em vender as mesmas ?


As diferenças entre umas e outras são essencialmente estas:

> As novas só podem ser negociadas a partir de 9 de Fevereiro;
> As novas ficam, de momento aos valores a que os direitos têm estado, cerca de 4 a 6% mais baratas.

Custos de comissões e etc ignorados.


Às outras questões não vou responder. Seja porque não quero especular, seja porque são questões que te compete a ti decidir e eu não vejo em que possa ajudar.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por brunoktm » 22/1/2017 2:56

Bom já estou a ficar um pouco confuso , com tanta conversa de almoços grátis

Tendo eu 53866 acçoens que neste momento valem mais ou menos 8483 , e tendo todos os direitos referentes a essas acçoens estando a ponderar ir ao aumento de capital parcialmente ou na totalidade ...

Devo vender a totalidade das acçoens que tenho para usar esse dinheiro no aumento de capital ?
supondo que até tenho todo o dinheiro sem vender as acçoens , tinha algum ganho em vender as mesmas ?
ou compensa-me mais vender essas acçoens para não ter que gastar tanto capital ?

Já agora segundo as contas que fazem sobre o valor do banco . quanto pode valer o banco ? neste caso qual seria o valor teórico do banco se ele estive-se normal ?? exemplo 0,12 0,15 0.20 euros ?
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...
 
Mensagens: 215
Registado: 3/6/2009 0:25
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 22/1/2017 0:56

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Não se trata de arrogância, trata-se, sim, de não ser ingénuo: não acredito que na Bolsa se possa descobrir a pólvora!!!


Uma coisa é não acreditares, outra coisa a realidade... se lesses com mais atenção vias que não se trata de pólvora nenhuma, há investidores que dedicam quase exclusivamente a fazer arbitragem procurando situações onde ela se possa fazer praticamente sem riscos. No BCP isso aconteceu ontem quando ainda se podiam abrir posições curtas, não é a pólvora, mas dá para ganhar alguma coisa sem risco.

EDIT: E, obviamente, não fui eu que a descobri.

Já disse, e é sabido, que quem detenha ações e direitos de subscrição pode fazer arbitragem entre a cotação das ações e a cotação dos direitos de subscrição vendendo ações e comprando direitos de subscrição ou vice-versa.

Dado a CMVM ter suspenso, apenas por hoje, "shorts" no BCP, então segunda-feira continua a descoberta da pólvora na Bolsa ...

artista_ Escreveu:
Pois, como já te disse não é pólvora nenhuma, nem fui eu que a descobri... da mesma forma que não estou a descobrir pólvora nenhuma, e também não fui eu que descobri, o facto de seres teimoso e arrogante! :wink:
(...)

Não, "artista_", não sou teimoso, nem arrogante! Defendo, sim, as minhas ideias tenazmente, se for necessário. No entanto, sou capaz de dar razão a quem a tem. Já provei isso aqui no Fórum. Gostava de ver o mesmo, noutros intervenientes no Fórum, por exemplo em ti. Sou daqueles que dá a bicicleta, mas o meu interlocutor tem que merecê-la.

Além disso, não faço juízos de valor dos meus interlocutores. Prefiro apenas debater ideias! :wink:

ativo Escreveu:"artista_" e "Dr Tretas" eu nunca duvidei que a operação de "short" de BCP e compra de direitos de subscrição do aumento de capital poderia ser lucrativa e eu digo "poderia ser lucrativa" e não "seria lucrativa" porque a minha dúvida a este respeito, sempre foi, se essa operação poderia, neste momento, ser feita por qualquer um de nós, ou seja, se o mercado nos daria efetivamente a oportunidade de "shortar" BCP ao preço de compra de ações do BCP.

Quando se fala em "shortar" BCP convém saber de que é que estamos concretamente a falar.

Pode-se "shortar" BCP vendendo-se ações que não se detenham, isto é, que sejam emprestadas. Eu pergunto: haverá alguém no mercado que neste momento empreste ações para esse efeito? É que a entidade que neste momento tenha ações, em vez de emprestá-las para esse efeito, poderia ela própria fazer a venda das ações e a compra de direitos de subscrição do aumento de capital e obter um ganho com isso. Além disso o empréstimo de ações para "shortar" envolveria certamente um custo.

Pode-se também "shortar" BCP vendendo-se contratos de futuros do BCP no mercado de derivados. Pode-se certamente também ficar "curto" noutros produtos derivados que eu efetivamente desconheço. Pergunto: o preço a que se poderia vender BCP, vendendo-se contratos de futuros do BCP, seria qual neste momento? Seria realmente o preço de compra das ações do BCP ou seria um preço, abaixo desse preço, "alinhado" com o preço de compra dos direitos de subscrição do aumento de capital? Pesquisem e digam (que eu não sei) qual seria neste momento o preço a que se poderia vender contratos de futuros do BCP de modo a ficar "curto" em BCP e depois então, se for caso disso, concordarei com voçês em que há almoço gratuito na Bolsa para quem não esteja neste momento investido em BCP. Se este for o caso poderemos depois almoçar gratuitamente os três na Bolsa!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 22/1/2017 0:44

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Não se trata de arrogância, trata-se, sim, de não ser ingénuo: não acredito que na Bolsa se possa descobrir a pólvora!!!


Uma coisa é não acreditares, outra coisa a realidade... se lesses com mais atenção vias que não se trata de pólvora nenhuma, há investidores que dedicam quase exclusivamente a fazer arbitragem procurando situações onde ela se possa fazer praticamente sem riscos. No BCP isso aconteceu ontem quando ainda se podiam abrir posições curtas, não é a pólvora, mas dá para ganhar alguma coisa sem risco.

EDIT: E, obviamente, não fui eu que a descobri.

Já disse, e é sabido, que quem detenha ações e direitos de subscrição pode fazer arbitragem entre a cotação das ações e a cotação dos direitos de subscrição vendendo ações e comprando direitos de subscrição ou vice-versa:

Dado a CMVM ter suspenso, apenas por hoje, "shorts" no BCP, então segunda-feira continua a descoberta da pólvora na Bolsa ...


Pois, como já te disse não é pólvora nenhuma, nem fui eu que a descobri... da mesma forma que não estou a descobrir pólvora nenhuma, e também não fui eu que descobri, o facto de seres teimoso e arrogante! :wink:

Bruno, por enquanto todos os movimentos são muito difíceis de interpretar, se olhares para o gráfico de algum tempo estes movimentos têm pouca expressão. De qualquer forma para mim é positivo que a negociação dos direitos não tenha causado (por enquanto) uma pressão sobre o preço das ações. Provavelmente esse movimento foi antecipado, mas pode voltar mais tarde, ou não, ninguém sabe. A única coisa que é certa é que, por enquanto nada se alterou na tendência do título.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], katolo, latbal, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014 e 216 visitantes