Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 21/1/2017 23:08

MarcoAntonio Escreveu:Ativo, isso não envolve nenhuma finta. Antes pelo contrário: é um dos vários mecanismos que promove o relativo equilibrio na relação entre acções e direitos. Nem há nada para penalizar, confesso que não entendo o teu raciocínio e a que mecanismos estás a aludir.

Mais, eu não sei se já reparaste mas as acções ordinárias estão neste momento totalmente descapitalizadas, a maior parte da capitalização anterior está transitoriamente representada por direitos. Se alguém se arrisca a ser "penalizado" é quem detém a mais cara das duas formas de deter o activo.

Deveria ter colocado entre aspas a palavra "finta". Parece que não me posso esquecer de colocar aspas ...

Se já reparei que as ações estão neste momento muito descapitalizadas em resultado do destaque dos direitos de subscrição?! Pareço, assim, tão distraído?! :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xadrezinho » 21/1/2017 22:46

PIKAS Escreveu:
Xadrezinho Escreveu:Quando vêem estas noticias para a praça, a vontade fugir aumenta cada vez mais....

https://www.publico.pt/2017/01/21/econo ... es-1759110

Mas estarei a perceber bem? a vontade de fugir? que quem quiser fugir que fuja mas não pode invocar esta notícia porque ela é muitíssimo positiva para o BCP.
Aliás a notícia do " Público " ( que oxalá tenha fontes seguras ) tem 2 pontos positivos para o BCP. Um muitíssimo positivo e outro, apenas, positivo.
Destaco-os:
Público reforça ainda a notícia de que, no final da operação, a Sonangol, a petrolífera estatal angolana, actualmente com 14,9%, se manterá como accionista de referência do banco. Podendo manter a actual posição apesar de já ter sido autorizado pelo BCE a subir a sua presença até 30% do capital
Segundo a edição de hoje do jornal Público, o conselho de administração liderado por Nuno Amado tem andado a contactar investidores, nomeadamente portugueses, para subscreverem acções durante o aumento de capital do BCP que arrancou esta quinta-feira. Um dos contactados, segundo o diário, será Américo Amorim...

Isto - a ser verdade - é ouro com repercussões na cotação do BCP.
Mesmo correndo o risco de me baterem, digo novamente o que já bem a trás disse: O BCP tem à sua frente o melhor banqueiro português, presente e dos últimos anos, Nuno Amado.
Cumprimentos,


Atendendo ao historial recente, vejo uma noticia destas como mais uma tentativa de "embelezar" a coisa e daí o sentimento de fuga...
Será minimamente credível que o Amorim tenha possível interesse no BCP?
Na minha opinião o artigo do publico é apenas mais um conjunto de suposições do autor, baseado em nada de nada disparando às cegas para várias direccções.

Em relação à Sonangol será de qualquer forma um accionista de referência, resta saber se com 1%, com 14% ou se aumenta? Portanto nada de concreto.
Em relação ao contactar investidores, esta até tem a sua parte de verdade, até eu (loooollll), tal como outros milhares como eu recebemos uma carta do Amado a falar da importância de meter mais capital no BCP.....

Portanto como sempre li neste fórum, quando há noticia é hora de....

Cumprimentos
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/1/2017 22:32

Alguém perguntou ontem se haveria rateio e se devido à anunciada tomada firme poderia ocorrer não existir acções em rateio.

Não, haverá sempre rateio* e acções a distribuir em rateio. Esse é o segundo passo, só precedido pela distribuição das acções subscritas com direitos e precede a tomada firme.

Conforme previsto no prospecto aprovado pela CMVM.



* pode-se assumir como garantido que nem todos os direitos são subscritos, nem que seja por desconhecimento ou acidente
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/1/2017 22:14

Ativo, isso não envolve nenhuma finta. Antes pelo contrário: é um dos vários mecanismos que promove o relativo equilibrio na relação entre acções e direitos. Nem há nada para penalizar, confesso que não entendo o teu raciocínio e a que mecanismos estás a aludir.

Mais, eu não sei se já reparaste mas as acções ordinárias estão neste momento totalmente descapitalizadas, a maior parte da capitalização anterior está transitoriamente representada por direitos. Se alguém se arrisca a ser "penalizado" é quem detém a mais cara das duas formas de deter o activo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 21/1/2017 21:54

ativo Escreveu:
ativo Escreveu:"artista_" e "Dr Tretas" eu nunca duvidei que a operação de "short" de BCP e compra de direitos de subscrição do aumento de capital poderia ser lucrativa e eu digo "poderia ser lucrativa" e não "seria lucrativa" porque a minha dúvida a este respeito, sempre foi, se essa operação poderia, neste momento, ser feita por qualquer um de nós, ou seja, se o mercado nos daria efetivamente a oportunidade de "shortar" BCP ao preço de compra de ações do BCP.

Quando se fala em "shortar" BCP convém saber de que é que estamos concretamente a falar.

Pode-se "shortar" BCP vendendo-se ações que não se detenham, isto é, que sejam emprestadas. Eu pergunto: haverá alguém no mercado que neste momento empreste ações para esse efeito? É que a entidade que neste momento tenha ações, em vez de emprestá-las para esse efeito, poderia ela própria fazer a venda das ações e a compra de direitos de subscrição do aumento de capital e obter um ganho com isso. Além disso o empréstimo de ações para "shortar" envolveria certamente um custo.

Pode-se também "shortar" BCP vendendo-se contratos de futuros do BCP no mercado de derivados. Pode-se certamente também ficar "curto" noutros produtos derivados que eu efetivamente desconheço. Pergunto: o preço a que se poderia vender BCP, vendendo-se contratos de futuros do BCP, seria qual neste momento? Seria realmente o preço de compra das ações do BCP ou seria um preço, abaixo desse preço, "alinhado" com o preço de compra dos direitos de subscrição do aumento de capital? Pesquisem e digam (que eu não sei) qual seria neste momento o preço a que se poderia vender contratos de futuros do BCP de modo a ficar "curto" em BCP e depois então, se for caso disso, concordarei com voçês em que há almoço gratuito na Bolsa para quem não esteja neste momento investido em BCP. Se este for o caso poderemos depois almoçar gratuitamente os três na Bolsa!

Dr Tretas Escreveu:Admito que na prática, possa não ser possível tirar proveito do desequilíbrio de preço entre as acções e os direitos. Pelos vistos já não há futuros do BCP, podem cobrar juros muito altos pelo empréstimo das acções, com warrants é muito arriscado e já vi que o spread é demasiado alto para compensar.

Agora seguir a máxima do "não há almoços grátis" como uma religião, acho que é um erro, principalmente num mercado claramente ineficiente como o nosso. Claro que por exemplo, nos EUA, eu também nem me dava ao trabalho de procurar, mas aqui, nunca se sabe...

A ineficiência do mercado decorrente do facto da compra de ações do BCP através de compra de direitos de subscrição de (novas) ações do BCP ser mais barata do que a compra direta de ações do BCP só existe, justamente, porque na prática não é possível, a quem não esteja presentemente investido em BCP, tirar partido dessa ineficiência, de forma segura, sem correr efetivamente risco. Portanto, não há almoços grátis para quem esteja fora do BCP!

Direi ainda mais. Essa ineficiência, porventura, é mais "virtual" do que "real". Porquê?! Vou tentar explicar ...

Uma pessoa que presentemente detenha ações do BCP pode arbitrar a cotação das ações do BCP e a cotação dos direitos de subscrição do aumento de capital do BCP, vendendo as ações que detém e comprando direitos de subscrição de novas ações do BCP, de forma a, mais tarde, ficar com o mesmo número de ações a um preço inferior. Pode fazer isso até 30/01/2017, e de 30/01/2017 a 02/02/2017 subscrever as novas ações do BCP exercendo os direitos de subscrição delas detidos.
A pessoa pode esfregar as mãos com esta operação, convencida de que ganhou dinheiro, mas o mercado pode pregar-lhe uma partida. É que as novas ações que terão que ser subscritas até 02/02/2017 só poderão ser transacionadas a partir de 09/02/2017. Depois do encerramente da subscrição do aumento de capital a 02/02/2017, e até 09/02/2017, a cotação das ações do BCP pode corrigir, pressionada pela entrada em negociação das novas ações em 09/02/2017.
Portanto um ganho, que parecia adquirido, pode simplesmente esfumar-se ...

Quem não é e se quer tornar acionista do BCP olha para a dita "ineficiência" e compra ações do BCP através da aquisição de direitos de subscrição do aumento de capital.

Quem é e quer continuar a ser acionista do BCP olha para a dita "ineficiência" e decide vender ações e comprar direitos de subscrição do aumento de capital.

Portanto, a dita "ineficiência" convida, quem pretenda tornar-se ou continuar acionista do BCP, a comprar direitos de subscrição do aumento de capital, ou seja, o mercado tal como está convida à subscrição do aumento de capital do BCP.

Alguém anda a fazer "marketing" com vista à subscrição do aumento de capital do BCP, ai anda, anda ... :mrgreen:

MarcoAntonio Escreveu:Ativo, tu estás a misturar duas coisas distintas. Uma coisa é o risco da posição longa, outra é o benfício da troca directa de duas acções equivalentes. Mais: o cenário que descreveste seria quanto muito uma razão adicional para fazer a troca para qualquer investidor que pretende investir no longo prazo. O teu raciocínio está incorrecto e a descida não anula nada como estás a descrever dado que afecta todas as acções por igual, se mantivesse as originais era afectado na mesma e continuaria pior. O benefício mantém-se (estou a ignorar os custoz das transações).

MarcoAntonio Escreveu:Eu refiro-me aos dois parágrafos grandes no meio e a certas coisas que referes lá, não ao resto do texto.

Salvo erro referes-te aos seguintes parágrafos.

Direi ainda mais. Essa ineficiência, porventura, é mais "virtual" do que "real". Porquê?! Vou tentar explicar ...

Uma pessoa que presentemente detenha ações do BCP pode arbitrar a cotação das ações do BCP e a cotação dos direitos de subscrição do aumento de capital do BCP, vendendo as ações que detém e comprando direitos de subscrição de novas ações do BCP, de forma a, mais tarde, ficar com o mesmo número de ações a um preço inferior. Pode fazer isso até 30/01/2017, e de 30/01/2017 a 02/02/2017 subscrever as novas ações do BCP exercendo os direitos de subscrição delas detidos.
A pessoa pode esfregar as mãos com esta operação, convencida de que ganhou dinheiro, mas o mercado pode pregar-lhe uma partida. É que as novas ações que terão que ser subscritas até 02/02/2017 só poderão ser transacionadas a partir de 09/02/2017. Depois do encerramente da subscrição do aumento de capital a 02/02/2017, e até 09/02/2017, a cotação das ações do BCP pode corrigir, pressionada pela entrada em negociação das novas ações em 09/02/2017.
Portanto um ganho, que parecia adquirido, pode simplesmente esfumar-se ...

Compreendo o que tu dizes. O que dizes não é nada que não tenha vislumbrado. Evidentemente que quem detenha ações do BCP, e pretenda continuar acionista do BCP, deve vender as ações e comprar o número de direitos de subscrição necessários à subscrição do mesmo número de ações. Tal não está em causa!

Como dizes, e é obvio, se a pessoa não trocar ações por direiros de subscrição para com eles adquirir o mesmo número de ações, caso a cotação das ações descesse a perda seria maior. Não disse o contrário nem é possível dizer o contrário. O que procurei nesses dois parágrafos foi dizer outra coisa, mas parece que não o consegui. Adiante ...

A este respeito direi, ainda, que o mercado, posteriormente, pode eventualmente penalizar mais a cotação da ação, justamente em resultado dessa troca de ações por direitos de subscrição para subscrição de novas ações. É que o mercado não se deixa facilmente fintar...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/1/2017 21:21

Eu refiro-me aos dois parágrafos grandes no meio e a certas coisas que referes lá, não ao resto do texto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/1/2017 21:18

Ativo, tu estás a misturar duas coisas distintas. Uma coisa é o risco da posição longa, outra é o benfício da troca directa de duas acções equivalentes. Mais: o cenário que descreveste seria quanto muito uma razão adicional para fazer a troca para qualquer investidor que pretende investir no longo prazo. O teu raciocínio está incorrecto e a descida não anula nada como estás a descrever dado que afecta todas as acções por igual, se mantivesse as originais era afectado na mesma e continuaria pior. O benefício mantém-se (estou a ignorar os custoz das transações).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 21/1/2017 21:06

ativo Escreveu:"artista_" e "Dr Tretas" eu nunca duvidei que a operação de "short" de BCP e compra de direitos de subscrição do aumento de capital poderia ser lucrativa e eu digo "poderia ser lucrativa" e não "seria lucrativa" porque a minha dúvida a este respeito, sempre foi, se essa operação poderia, neste momento, ser feita por qualquer um de nós, ou seja, se o mercado nos daria efetivamente a oportunidade de "shortar" BCP ao preço de compra de ações do BCP.

Quando se fala em "shortar" BCP convém saber de que é que estamos concretamente a falar.

Pode-se "shortar" BCP vendendo-se ações que não se detenham, isto é, que sejam emprestadas. Eu pergunto: haverá alguém no mercado que neste momento empreste ações para esse efeito? É que a entidade que neste momento tenha ações, em vez de emprestá-las para esse efeito, poderia ela própria fazer a venda das ações e a compra de direitos de subscrição do aumento de capital e obter um ganho com isso. Além disso o empréstimo de ações para "shortar" envolveria certamente um custo.

Pode-se também "shortar" BCP vendendo-se contratos de futuros do BCP no mercado de derivados. Pode-se certamente também ficar "curto" noutros produtos derivados que eu efetivamente desconheço. Pergunto: o preço a que se poderia vender BCP, vendendo-se contratos de futuros do BCP, seria qual neste momento? Seria realmente o preço de compra das ações do BCP ou seria um preço, abaixo desse preço, "alinhado" com o preço de compra dos direitos de subscrição do aumento de capital? Pesquisem e digam (que eu não sei) qual seria neste momento o preço a que se poderia vender contratos de futuros do BCP de modo a ficar "curto" em BCP e depois então, se for caso disso, concordarei com voçês em que há almoço gratuito na Bolsa para quem não esteja neste momento investido em BCP. Se este for o caso poderemos depois almoçar gratuitamente os três na Bolsa!

Dr Tretas Escreveu:Admito que na prática, possa não ser possível tirar proveito do desequilíbrio de preço entre as acções e os direitos. Pelos vistos já não há futuros do BCP, podem cobrar juros muito altos pelo empréstimo das acções, com warrants é muito arriscado e já vi que o spread é demasiado alto para compensar.

Agora seguir a máxima do "não há almoços grátis" como uma religião, acho que é um erro, principalmente num mercado claramente ineficiente como o nosso. Claro que por exemplo, nos EUA, eu também nem me dava ao trabalho de procurar, mas aqui, nunca se sabe...

A ineficiência do mercado decorrente do facto da compra de ações do BCP através de compra de direitos de subscrição de (novas) ações do BCP ser mais barata do que a compra direta de ações do BCP só existe, justamente, porque na prática não é possível, a quem não esteja presentemente investido em BCP, tirar partido dessa ineficiência, de forma segura, sem correr efetivamente risco. Portanto, não há almoços grátis para quem esteja fora do BCP!

Direi ainda mais. Essa ineficiência, porventura, é mais "virtual" do que "real". Porquê?! Vou tentar explicar ...

Uma pessoa que presentemente detenha ações do BCP pode arbitrar a cotação das ações do BCP e a cotação dos direitos de subscrição do aumento de capital do BCP, vendendo as ações que detém e comprando direitos de subscrição de novas ações do BCP, de forma a, mais tarde, ficar com o mesmo número de ações a um preço inferior. Pode fazer isso até 30/01/2017, e de 30/01/2017 a 02/02/2017 subscrever as novas ações do BCP exercendo os direitos de subscrição delas detidos.
A pessoa pode esfregar as mãos com esta operação, convencida de que ganhou dinheiro, mas o mercado pode pregar-lhe uma partida. É que as novas ações que terão que ser subscritas até 02/02/2017 só poderão ser transacionadas a partir de 09/02/2017. Depois do encerramente da subscrição do aumento de capital a 02/02/2017, e até 09/02/2017, a cotação das ações do BCP pode corrigir, pressionada pela entrada em negociação das novas ações em 09/02/2017.
Portanto um ganho, que parecia adquirido, pode simplesmente esfumar-se ...

Quem não é e se quer tornar acionista do BCP olha para a dita "ineficiência" e compra ações do BCP através da aquisição de direitos de subscrição do aumento de capital.

Quem é e quer continuar a ser acionista do BCP olha para a dita "ineficiência" e decide vender ações e comprar direitos de subscrição do aumento de capital.

Portanto, a dita "ineficiência" convida, quem pretenda tornar-se ou continuar acionista do BCP, a comprar direitos de subscrição do aumento de capital, ou seja, o mercado tal como está convida à subscrição do aumento de capital do BCP.

Alguém anda a fazer "marketing" com vista à subscrição do aumento de capital do BCP, ai anda, anda ... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/1/2017 19:38

Exacto, existem inúmeras formas de risco envolvidas, mesmo a arbitragem pura e dura envolve riscos (normalmente baixos, mas o potencial de ganho "garantido" é similarmente reduzido). Vocês (não me refiro ao xacal mas aos posts anteriores) estão a sobre-simplificar o problema.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xacal » 21/1/2017 19:18

Dr Tretas Escreveu:Admito que na prática, possa não ser possível tirar proveito do desequilíbrio de preço entre as acções e os direitos. Pelos vistos já não há futuros do BCP, podem cobrar juros muito altos pelo empréstimo das acções, com warrants é muito arriscado e já vi que o spread é demasiado alto para compensar.

Agora seguir a máxima do "não há almoços grátis" como uma religião, acho que é um erro, principalmente num mercado claramente ineficiente como o nosso. Claro que por exemplo, nos EUA, eu também nem me dava ao trabalho de procurar, mas aqui, nunca se sabe...



Para um investidor individual, mesmo que consiga fazer arbitragem, ficar com custos na operação (neste caso) muito inferiores a 3 % é difícil. E tem que considerar os imponderáveis da bolsa, tipo por exemplo um que já vi acontecer que é as ações novas não entrarem à cotação no dia previsto. Porque houve uma providência cautelar ou por qualquer outro facto imprevisto e as ações novas ficam impedidas de negociar até estar resolvido. Claro que a possibilidade de acontecer um imponderavel é muitíssimo pequena, mas existe!
Para um fundo especializado ou gestores de risco com grande poder negocial e que pagam comissões mínimas é uma oportunidade e devido a isso normalmente as cotações dos direitos ajustam com a das ações, com pequenas diferenças.
A única razão que eu vejo para isso neste caso não estar a acontecer, é a diferença abismal (15-1) entre o número de ações novas e velhas. E mesmo para esses grandes players pode não ficar tão barato conseguir o instrumento para arbitrar.
 
Mensagens: 168
Registado: 29/11/2007 14:28
Localização: calendário

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 21/1/2017 19:09

Xadrezinho Escreveu:Quando vêem estas noticias para a praça, a vontade fugir aumenta cada vez mais....

https://www.publico.pt/2017/01/21/econo ... es-1759110

Mas estarei a perceber bem? a vontade de fugir? que quem quiser fugir que fuja mas não pode invocar esta notícia porque ela é muitíssimo positiva para o BCP.
Aliás a notícia do " Público " ( que oxalá tenha fontes seguras ) tem 2 pontos positivos para o BCP. Um muitíssimo positivo e outro, apenas, positivo.
Destaco-os:
Público reforça ainda a notícia de que, no final da operação, a Sonangol, a petrolífera estatal angolana, actualmente com 14,9%, se manterá como accionista de referência do banco. Podendo manter a actual posição apesar de já ter sido autorizado pelo BCE a subir a sua presença até 30% do capital
Segundo a edição de hoje do jornal Público, o conselho de administração liderado por Nuno Amado tem andado a contactar investidores, nomeadamente portugueses, para subscreverem acções durante o aumento de capital do BCP que arrancou esta quinta-feira. Um dos contactados, segundo o diário, será Américo Amorim...

Isto - a ser verdade - é ouro com repercussões na cotação do BCP.
Mesmo correndo o risco de me baterem, digo novamente o que já bem a trás disse: O BCP tem à sua frente o melhor banqueiro português, presente e dos últimos anos, Nuno Amado.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/1/2017 17:22

frosasantos Escreveu:Só acho estranho que usando (D+C) actuais (0,9775) estamos a pouco mais de 30% dos 1,30.


O problema está aqui, esta é uma forma arbitrária de calcular o valor da acção. Não tem real significado como forma de avaliar o valor de uma acção.

É difícil explicá-lo em poucas palavras mas o problema reside, sinteticamente, no facto de actualmente os direitos e acções serem activos independentes (embora relacionados entre si) quando antes eram indivisiveis, eram tudo parte da mesma coisa. Dito por outras palavras, quando compraste a acção no passado estavas a comprar a acção e o direito ao mesmo tempo (embora desconhecesses esse facto, uma vez que só se concretizou no futuro). E é errado agora fazer uma espécie de viagem no tempo onde se comparam preços passados onde o que está a ser considerado é o preço actual do direito. Não faz sentido. Só faz sentido comparar o valor da carteira, mas comparar o valor de uma carteira e comparar duas cotações de uma acção são coisas diferentes, a carteira é individual e depende do que o individuo fez, a cotação da acção é genérica.

Se compras um terreno por 100.000 euros, se ele desvaloriza para 10.000 euros e o divides em duas partes, não faz sentido agora andar para trás no tempo e considerar que uma dada metade sempre valeu 5.000 euros (que é o valor atribuido agora). A meio do caminho "cada metade" (ainda não estavam divididas sequer!) valia 25.000 euros....

Mais, a partir do momento que divides o terreno (se tens um gráfico da evolução do valor do terreno, suponhamos que é avaliado todos os dias) uma das metades deixou de estar cotada (o direito!). Supõe que foi construida uma casa aí e essa metade deixou de estar cotada no mercado de terrenos. Só a outra metade continua a ser cotada...

O valor do direito está no gráfico como parte integrante e indivisivel até ao destaque e, a partir daí, não está representado de todo (o direito tem cotação própria, independente, e é usado parcialmente para comprar acções novas).

Espero que isto seja suficiente para mostrar o problema inerente a esses exercícios.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 21/1/2017 17:06

Um usei perguntou ao Ulisses se estaríamos junto da resistência dos 1,30.
eu achei estranho pois d+C=0,82+0,1575=0,9775 (muito longe de 1,30 "brutos")

O user nãosei disse que antes dos destaques com a acção a valer 1,30, os direitos(teóricos) valiam 1.13 e a cotação teórica 0,1694. Não fiz os cálculos com a tua fórmula do outro tópico, apenas constatei que C+D não somava 1,30 e achei estranho ainda se poder fazer via "preços teóricos". (As perguntas que fiz em parte estavam relacionadas com isto!)

Como agora já deste a explicação, e segundo a qual os 1,30 antigos correspondem agora a:
1,30*0,1722=0,22386.

Só acho estranho que usando (D+C) actuais (0,9775) estamos a pouco mais de 30% dos 1,30. Mas usando o cálculo acima estamos a mais de 40% da resistência(0,22386). Presumo que esteja relacionado com o maior peso que a subida tem nos direitos,ie, se o direito fosse para o valor justo de acordo com a acção estaríamos muito mais perto!, se a acção descesse para o valor justo do direito estaríamos pouco mais longe)

Portanto a muralha (nas análises do Ulisses) está nos 0,22386 se bem que ja havia outra resistência (acho) nos 1,10 antigos, que será agora 0,1894.

Se estiver algum disparate apaga sff.

Vou para de estragar este tópico com estas perguntas todas.
Abraço
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/1/2017 16:32

frosasantos Escreveu:A pergunta da cotação pos ac é para tentar perceber. A acção custa x, A acção via direitos custa y (neste momento -5%). Se o ac tivesse acabado ontem, contas feitas, etc. O preço normal de abertura 2a feira seria próximo de x ou y?


Cotação só existe uma: a cotação atribuída pelo mercado.

Custos existem muitos: dependem das datas, dos meios utilizados, etc.

O que uma acção adquirida hoje ou amanhã via direitos custa, significa só isso: quanto te custou comprar essa acção nesse momento por essa via. E a este propósito convém notar que, por exemplo, nas estimativas que coloco são ignorados quaisquer custos (portanto o valor não é exacto/real). Não entro com comissões ou qualquer outro custo que é impossível de estimar ou generalizar (depende das quantidades, intermediários, etc).

No dia 9 de Fevereiro (data esperada para a entrada em negociação das novas acções) a acção vai abrir ao valor que o mercado decidir, poderá subir, poderá descer e seguirá o rumo que o mercado entender. Nessa data já não existem direitos há muito. O mercado não vai fazer nenhumas contas nessa data, não há contas nenhumas a fazer, apenas uma data de acções "novas" que finalmente podem ser transacionadas. E nesse momento todas as acções são iguais, deixa de existir acções novas ou antigas. Só acções.


frosasantos Escreveu:É uma alusão a outro post mais acima (sou péssimo em quotes!)


Entendo. Mas nem faço ideia do que é que está ali a tentar ser calculado nem o que o cálculo supostamente significa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 21/1/2017 16:19

Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento Marco. Estava-me a faltar a parte do cálculo do racio(que não sabia e acho que 99% não sabiam e fico assim a achar que nem sou assim tão nabo!) que é aplicado ao histórico da cotação. E não saberia se tal racio seria com o valor teórico do direito ou com o valor real na sessão de abertura pos destaque (pois foi esse que o mercado "avaliou"). Agora ja sei!

A pergunta da cotação pos ac é para tentar perceber. A acção custa x, A acção via direitos custa y (neste momento -5%). Se o ac tivesse acabado ontem, contas feitas, etc. O preço normal de abertura 2a feira seria próximo de x ou y?

Vou ler posts do ultimo ac para ver a evolução dos direitos (nada comparável, eu sei), mas serve para perceber porque razão nos últimos dias não tombarão de certeza! Porque a lógica da batata diz-me que é para cair!

A conta na parte final não ligues. É uma alusão a outro post mais acima (sou péssimo em quotes!)

Abraço e bom fim de semana
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Dr Tretas » 21/1/2017 15:34

Admito que na prática, possa não ser possível tirar proveito do desequilíbrio de preço entre as acções e os direitos. Pelos vistos já não há futuros do BCP, podem cobrar juros muito altos pelo empréstimo das acções, com warrants é muito arriscado e já vi que o spread é demasiado alto para compensar.

Agora seguir a máxima do "não há almoços grátis" como uma religião, acho que é um erro, principalmente num mercado claramente ineficiente como o nosso. Claro que por exemplo, nos EUA, eu também nem me dava ao trabalho de procurar, mas aqui, nunca se sabe...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 21/1/2017 15:30

frosasantos Escreveu:Bons dias,
Duas perguntas Ulisses ou Marco:
Um gráfico actualizado tirou à cotação o valor teórico do direito ou vai ajustando com o valor real do mesmo? Ie, o 1,16 antigo, nos gráficos, correspondem a que valor actual?


O ajuste não consiste realmente em tirar o valor teórico do direito. Esse ajuste aritmético criaria problemas, poderiamos inclusivamente obter cotações negativas no histórico se o ajuste fosse feito dessa forma. O ajuste é antes realizado da seguinte forma:

No fecho da véspera de ex-direitos determina-se o valor teórico da acção (C-D) uma vez determinado o valor teórico do Direito. Neste caso tinhamos

C-D = 0.1383

O passo seguinte consiste em determinar o rácio entre esse valor e o valor real do fecho:

0.1383/0.8031 = 0.1722

Este rácio é aplicado a todo o histórico até essa data (até à véspera da sessão de ex-direitos).

Por exemplo, a cotação no fecho da sessão de 9 de Janeiro, quando o AC foi anunciado, foi de 1.0412 (cotação original, sem ajustes). Uma vez ajustado o gráfico fica

1.0412 * 0.1722 = 0.1793

Se agora fores consultar o gráfico verás 0.1793 mas na verdade a cotação fechou a 1.0412 nessa data.


O objectivo do ajuste é eliminar a descontinuidade gerada pela saída do direito da acção e para que seja possível ter valores que sejam directamente comparáveis de umas sessões para as outras. Mas o gráfico não contém toda a informação e é equívoco comparar a cotação em duas datas e dizer "isto vale tanto como aquilo".

Um gráfico ajustado é meramente o menor de dois males dadas as limitações da informação fornecida pelo gráfico.


frosasantos Escreveu:No 1o dia pos ac a cotação tende a ajustar pela cotação via direitos ou via acção?


O ajuste ocorre na sessão de ex-direitos. Já está implícito ali atrás como ocorre (e explicado em mais detalhe no FAQ): o direito sai da acção portanto a acção passa a ter um novo valor valor téorico. Na sessão seguinte (ex-direitos) a cotação deverá abrir em torno desse valor. Não existem mais ajustes.


frosasantos Escreveu:O cálculo 1,130+0,1694 não soma 1,30. Há uma diferença de quase 0,5%!


O que é que estás a tentar calcular exactamente, qual é o racional?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 21/1/2017 13:43

"artista_" e "Dr Tretas" eu nunca duvidei que a operação de "short" de BCP e compra de direitos de subscrição do aumento de capital poderia ser lucrativa e eu digo "poderia ser lucrativa" e não "seria lucrativa" porque a minha dúvida a este respeito, sempre foi, se essa operação poderia, neste momento, ser feita por qualquer um de nós, ou seja, se o mercado nos daria efetivamente a oportunidade de "shortar" BCP ao preço de compra de ações do BCP.

Quando se fala em "shortar" BCP convém saber de que é que estamos concretamente a falar.

Pode-se "shortar" BCP vendendo-se ações que não se detenham, isto é, que sejam emprestadas. Eu pergunto: haverá alguém no mercado que neste momento empreste ações para esse efeito? É que a entidade que neste momento tenha ações, em vez de emprestá-las para esse efeito, poderia ela própria fazer a venda das ações e a compra de direitos de subscrição do aumento de capital e obter um ganho com isso. Além disso o empréstimo de ações para "shortar" envolveria certamente um custo.

Pode-se também "shortar" BCP vendendo-se contratos de futuros do BCP no mercado de derivados. Pode-se certamente também ficar "curto" noutros produtos derivados que eu efetivamente desconheço. Pergunto: o preço a que se poderia vender BCP, vendendo-se contratos de futuros do BCP, seria qual neste momento? Seria realmente o preço de compra das ações do BCP ou seria um preço, abaixo desse preço, "alinhado" com o preço de compra dos direitos de subscrição do aumento de capital? Pesquisem e digam (que eu não sei) qual seria neste momento o preço a que se poderia vender contratos de futuros do BCP de modo a ficar "curto" em BCP e depois então, se for caso disso, concordarei com voçês em que há almoço gratuito na Bolsa para quem não esteja neste momento investido em BCP. Se este for o caso poderemos depois almoçar gratuitamente os três na Bolsa!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xadrezinho » 21/1/2017 13:05

Quando vêem estas noticias para a praça, a vontade fugir aumenta cada vez mais....

https://www.publico.pt/2017/01/21/econo ... es-1759110
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 21/1/2017 11:06

Bons dias,
Duas perguntas Ulisses ou Marco:
Um gráfico actualizado tirou à cotação o valor teórico do direito ou vai ajustando com o valor real do mesmo? Ie, o 1,16 antigo, nos gráficos, correspondem a que valor actual?
No 1o dia pos ac a cotação tende a ajustar pela cotação via direitos ou via acção?
Por ultimo, quando estiver tudo com os direitos que quer e deixar de comprar, vão haver vendas fortes. É possível que a cotação vá parar la baixo? Por mais voltas que de acho sempre que quando ninguém mais quiser comprar só vai haver vendas provocando tombos enormes nos direitos e consequentemente na cotação da acção! Ou nessa altura tb ja não se quererá vender porque querem mesmo os direitos (quem os tiver)?

O cálculo 1,130+0,1694 não soma 1,30. Há uma diferença de quase 0,5%!
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Dr Tretas » 21/1/2017 2:15

NaoSei Escreveu:os shorts a fugirem à grande.....
black rock já desapreceu do mapa...no ecra debaixo.

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S_%0A

o que muita pessoal daqui nao sabe é que a black rock está a fechar a posição a 1,11 porque já lhes foi descontados os direitos da posição curta.


Pois, devem estar a fechar a posição curta comprando direitos, que sai mais barato.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/1/2017 23:10

frosasantos Escreveu:
luislobs Escreveu:Ulisses se pudesses postar o gráfico actualizado é que os antigos 1.30 devem ter perto..



Então Luís, como assim?

1 acção antiga vale agora D+C=0.82+0.1575=0.9775€, muito longe dos 1,30!

ou está-me a falhar algo!!?!


valor da acao actual 1,3
Direitos 1,130
valor da acao apos direitos retirados 0,1694
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 20/1/2017 22:36

luislobs Escreveu:Ulisses se pudesses postar o gráfico actualizado é que os antigos 1.30 devem ter perto..



Então Luís, como assim?

1 acção antiga vale agora D+C=0.82+0.1575=0.9775€, muito longe dos 1,30!

ou está-me a falhar algo!!?!
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 20/1/2017 22:21

wclami Escreveu:Surge-me uma dúvida:

Tendo em conta que o consórcio de bancos internacionais garante a aquisição das acções que possam não ser subscritas no aumento de capital por meio dos direitos, isto significa que poderá não existir rateio?


Consulta o prospecto (o link está no primeiro post do FAQ).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38359
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por wclami » 20/1/2017 22:10

Surge-me uma dúvida:

Tendo em conta que o consórcio de bancos internacionais garante a aquisição das acções que possam não ser subscritas no aumento de capital por meio dos direitos, isto significa que poderá não existir rateio?
 
Mensagens: 1
Registado: 20/1/2017 22:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, peterteam2 e 152 visitantes