Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 27/3/2015 10:46

Fosun favorita à compra do Novo Banco. Preço pode atingir €5,2 mil milhões mas sem riscos de litigância

O dono do Novo Banco será chinês. Mas se o comprador ficar com o risco dos processos judiciais, não haverá interessados.

Expresso Escreveu:Entre os sete candidatos com propostas não vinculativas, os grupos chineses estarão em melhor posição para comprar o Novo Banco (NB).

João Rendeiro, ex-presidente do extinto BPP, analisou o perfil dos candidatos, fez as contas e não tem dúvidas: será um dos três concorrentes chineses (Fosun,Angang Insurance ou Bank of China) a comprar o Novo Banco (NB), pagando pelo menos 5,2 mil milhões de euros.

Sem herdar "o risco de litigância que ficará no BES, ou seja no Estado português", Rendeiro faz as contas e conclui que a Fosun, beneficiando das sinergias com a seguradora Fidelidade, é que estará em melhor posição para bater a concorrência. Marques Mendes, num seu comentário televisivo, fora mais prudente e admitiria que, com tudo a correr pelo melhor, as melhores propostas nunca ultrapassariam os 4,5 mil milhões.

A verdade é que, seguindo os critérios que o Caixabank aplicou ao caso da oferta sobre o BPI (30% de desconto sobre o valor contabilístico), o valor de referência ficaria abaixo dos 4000 milhões de euros. Mas os casos não são comparáveis (o BPI tem maiores contingências, operação doméstica deficitária e um retorno dos capitais próprios muito baixo).

"Monumental litigância"
Esta semana, no Parlamento, a ministra Maria Luís introduziu um novo fator de ruído ao admitir que os riscos da litigância ficassem com o futuro dono. O Banco de Portugal sempre afastou esse cenário e ninguém acredita que algum interessado se atravesse com tal ameaça no caderno de encargos.

Quinta-feira à noite, na SIC Notícias ("Quadratura do Círculo"), António Lobo Xavier reconheceu que a "monumental litigância" afastará os candididatos mais sensatos e credíveis. Sem a proteção contra futuros processos judiciais, "o preço do NB cairá a pique" e na corrida ficarão candidatos desesperados "que aceitem um risco de litigância que perdurará por 10 ou 15 anos". Lobo Xavier, administrador do BPI, admitiu que, no final, os custos da litigância ficarão a cargo do "Sistem bancário são".

O BESI foi vendido à chinesa Haitong International livre de litigâncias. João Rendeiro diz que" com o risco do lado do comprador o banco será invendável".

Balanço mais limpo
Rendeiro verifica que aplicando ao NB a relação que se regista nos bancos ibéricos entre a capitalização bolsista e o valor contabilístico, chegaríamos a um valor sempre acima dos 5000 milhões. "Abaixo deste valor é um péssimo negócio", diz ao Expresso.

Mas o NB tem uma vantagem sobre os concorrentes "de ter o balanço mais limpo de todos, refletindo todas as imparidades e de ter a menor exposição no crédito à habitação da banca portuguesa". Por outro lado, o Novo Banco "é a melhor máquina comercial da banca portuguesa (basta ver como em poucos meses recuperou depósitos) e a plataforma ideal para a entrada na banca europeia". Num leilão competitivo, "o preço do NB revelará um prémio e não desconto em relação à sua situação líquida".

Sinergias de 500 milhões
Rendeiro concede favoritismo ao pelotão chinês, comandado pela Fosun, reconhece que o Santander é um candidato sério e desvaloriza as propostas do BPI, Banco Popular e fundo Apollo. "Apollo terá um preço curto e BPI não vai chegar à fase das propostas vinculativas", antecipa.

Rendeiro estima que a integração de redes e as sinergias decorrentes de uma fusão ibérica induzem poupanças de 500 milhões. É um fator que joga a favor do Santander, um bancocom forte experiência em aquisições e uma balanço sólido.

O banco surge "como um concorrente temível" e que mais ganharia com as sinergias comerciais e de racionalização. Mas, por prudência, a sua proposta nunca será a mais alta, num leilão competitivo. O "seu limite superior será sempre os 4,9 mil milhões". E porque se inclina para a Fosun? É, com o Bank of China "o mais rico", e pode otimizar as redes comerciais NB e Fidelidade.

A seguradora tem no balanço 12 mil milhões de reservas técnicas com espaço para otimizar. Além disso, o custo e capital de grupos chineses "é distinto de um banco cotado europeu".

Na fase das propostas vinculativas, a Fosun pode surgir coligada a um dos outros concorrentes chineses.

Esta semana, o governador Carlos Costa informou que o Banco de Portugal recebeu sete propostas " de várias geografias", sem identificar os candidatos. Na audição no Parlamento, Carlos Costa acrescentaria que se o comprador for uma entidade com "presença diminuta" no mercado português" conseguiremos minimizar o impacto social e, além disso, teremos conseguido manter os níveis de concorrência". A referência assenta bem à Fosun (que detém a Fidelidade) e deixa de fora os bancos ibéricos concorrentes.

Após a entrega das propostas fundamentadas e não vinculativas, o Banco de Portugal escolherá um lote (quatro ou cinco) para seguir para a fase seguinte, com rondas de negociação direta e preços vinculativos. Carlos Costa quer fechar o dossiê antes das férias de agosto.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 27/3/2015 10:43

alexmed Escreveu:O que acham hoje do comportamento do Bcp?


Se leres o meu ultimo post da pagina anterior, está a ser o que esperada depois do fecho de ontem. Agora vamos acompanhando e vendo como se aguenta, continuo curioso com o fecho e hoje.
Parece-me existir alguma apreensão por parte dos investidores relativamente à possibilidade da fitch retirar portugal de "lixo".
Editado pela última vez por Investbem em 27/3/2015 10:54, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por alexmed » 27/3/2015 10:33

O que acham hoje do comportamento do Bcp?
 
Mensagens: 2
Registado: 13/1/2014 0:38

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por informador » 27/3/2015 0:31

doke Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Como diz a noticia o bcp perdeu 110pb e so recuperou 46, agora o proximo passo e o ativo bank e os predios em lisboa se alguem os quiser... no fim disso tudo a administracao vai saber de quanto e o ac...
o bcp no proximo trimestre apresenta lucros pela venda da polonia com mais valias, sendo no entanto que essa situacao ja se encontra refletida no capital que e o que conta


Devo ser muito Nabo...

Mas digo a verdade :

Parece-me que você diz hoje Preto...e amanhã Branco ...para Situações IGUAIS :?


Excelente doke :clap:
Se vêm aquelas regras à "América" certamente que toda a banca tinha de fazer novos AC's para fazer face ás exigências de uma nova crise. Mas isto é caso para dizer que SE....SE....SE... :wink:
Quanto ao teu penúltimo comentário também estou de acordo e era bom que servissem para pagar pelo menos parte dos cocos porque os racios ja todos sabem que vão melhorar com a venda!
2012 o BCP CT1 tinha 12,4% em 2013 o mesmo rácio era de 13,8% (na altura com as regras do BP) e 10,8% (European Banking A...) no final de 2014 com as regras da CDR IV/CRR 12% E 8,9% (não sei se o minimo é 7 ou 8%)
 
Mensagens: 433
Registado: 23/7/2013 12:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jgut » 26/3/2015 23:57

ricardmag Escreveu:
manchini Escreveu:Está tudo à espera da correção, mas para mim ela já aconteceu no dia 4 de Março, onde veio furar a Fibo 23.
Como não fechou abaixo dela a maioria não considera, mas eu tenho esse entendimento.


Boas manchini, é como dizes, quase toda gente espera uma correção maior que a que referes.
Uns para comprar outros para reforçar. Se vai acontecer ninguém sabe, só o tempo o dirá.

Cumprimentos


Boa noite,
Pode não ser bem assim.... o que aconteceu com este último esticão foi o "descomprimir da mola", a meu ver há fortes possibilidades de uma visita aos 0,0888 ( no imediato).
A reforçar esta ideia, embora há quem diga que não tem qualquer relação, temos a correção no SP500, a qual já se começa a sentir com maior intensidade, mas desde o dia 29 de dezembro que sinalizou distribuição e posteriormente divergências bem marcadas (reforçando essa mesma distribuição). Na minha opinião o Psi20 tem alguns títulos muito esticados (onda3 em limites quase extremos), chegou a uma forte resistência e se juntarmos a situação no mercado americano temos as condições favoráveis a uma correção.
Bons negócios.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por hugob0ss » 26/3/2015 23:09

Ó meus amigos, ao ritmo que eles andam a cobrar comissões, rapidamente vai recuperar.

Cumps
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 340
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por epinay » 26/3/2015 22:22

Investbem Escreveu:Apesar de ter sido o segundo dia a fechar no vermelho, não desgostei da reta final de hoje, e comparativamente a ontem, numa altura de correção, com uma diminuição do volume.
Estou bastante curioso com o desenrolar do dia de amanha, ainda para mais sendo sexta.



"Ainda para mais" e apesar das avaliações das agências de notação financeira já não terem o papel do passado, amanhã poderá ser o dia em que a Fitch retira Portugal do "lixo".
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 26/3/2015 22:12

Apesar de ter sido o segundo dia a fechar no vermelho, não desgostei da reta final de hoje, e comparativamente a ontem, numa altura de correção, com uma diminuição do volume.
Estou bastante curioso com o desenrolar do dia de amanha, ainda para mais sendo sexta.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por doke » 26/3/2015 21:32

Artista Romeno Escreveu:Como diz a noticia o bcp perdeu 110pb e so recuperou 46, agora o proximo passo e o ativo bank e os predios em lisboa se alguem os quiser... no fim disso tudo a administracao vai saber de quanto e o ac...
o bcp no proximo trimestre apresenta lucros pela venda da polonia com mais valias, sendo no entanto que essa situacao ja se encontra refletida no capital que e o que conta


Devo ser muito Nabo...

Mas digo a verdade :

Parece-me que você diz hoje Preto...e amanhã Branco ...para Situações IGUAIS :?
 
Mensagens: 145
Registado: 15/8/2014 22:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 26/3/2015 21:15

Como diz a noticia o bcp perdeu 110pb e so recuperou 46, agora o proximo passo e o ativo bank e os predios em lisboa se alguem os quiser... no fim disso tudo a administracao vai saber de quanto e o ac...
o bcp no proximo trimestre apresenta lucros pela venda da polonia com mais valias, sendo no entanto que essa situacao ja se encontra refletida no capital que e o que conta
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por doke » 26/3/2015 21:13

Para mim a Operação Polonia foi ...o Certo se for para amortizas os côcôs 8-)

A ver Vamos...
 
Mensagens: 145
Registado: 15/8/2014 22:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 26/3/2015 17:47

manchini Escreveu:Está tudo à espera da correção, mas para mim ela já aconteceu no dia 4 de Março, onde veio furar a Fibo 23.
Como não fechou abaixo dela a maioria não considera, mas eu tenho esse entendimento.


Boas manchini, é como dizes, quase toda gente espera uma correção maior que a que referes.
Uns para comprar outros para reforçar. Se vai acontecer ninguém sabe, só o tempo o dirá.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 26/3/2015 17:42

26-03-2015 13:59 - NOVA 1-BCP vende 15,41 pct Bank Millennium por 304 ME, rácio CET1 sobe 46 pb
(Acrescenta detalhes, comentário, cotações)
Por Shrikesh Laxmidas
LISBOA, 26 Mar (Reuters) - O Millennium bcp
encaixou 304 milhões de euros com a venda de 15,41 pct do polaco
Bank Millennium , a um preço de 6,65 zlotys por acção,
reforçando o seu rácio de capital CET 1 'fully implemented' em
46 pontos base (pb), anunciou o maior banco cotado português.
O preço da operação representa um desconto de 10 pct face à
cotação de 7,37 zlotys por acção do Bank Millennium no fecho da
sessão de ontem na bolsa de Varsóvia.
"O montante estimado do encaixe da Colocação é
aproximadamente 1,24 mil milhões de zlotys (304 ME), resultando
num aumento do ratio CET1 do Grupo BCP, face a Dezembro de 2014,
de 46 pb em base 'fully implemented' e de 64 pb de acordo com os
critérios 'phased-in'," adiantou em comunicado.
Referiu que "após a conclusão da colocação, o BCP continua
a deter uma participação maioritária no capital social do Bank
Millennium, correspondente a 50,1 pct do capital social da
Sociedade".
André Rodrigues, analista do Caixa BI, referiu que "o
resultado da operação não é de todo mau".
"O preço é menor do que o nosso cenário central, mas o
impacto no rácio de capital é interessante, e é esse o foco,"
sublinhou.
Numa nota publicada antes do comunicado do BCP, Rodrigues
tinha previsto que a venda da participação poderia ser reforçar
o rácio de capital CET1 'fully implemented', do BCP em entre 47
pb, com 7,5 pct de desconto na colocação, e 53 pb, ao preço de
fecho das acções do Bank Millennium ontem.
A deterioração dos rácios do Millennium bcp era uma
preocupação dos analistas, que anteviam medidas adicionais de
reforço da almofada de capital, incluindo a venda de uma
participação nesta rentável unidade polaca.

MEDIDAS ADICIONAIS?
O BCP foi o único banco português a falhar os "testes de
stress" do Banco Central Europeu em Outubro, que foram feitos
com base nas contas de 2013 e, entretanto, o banco tomou várias
medidas, incluindo um bem sucedido 'cash call' de 2.250 ME em
Julho último.
Mas as preocupações acentuaram-se com os resultados do
quarto trimestre de 2014.
O banco português reportou uma descida do rácio CET 1 'fully
implemented' para 8,9 pct, contra 10,2 pct no terceiro
trimestre, devido à perda trimestral e ao impacto de menos 110
pontos base com a reavaliação de responsabilidades com pensões,
e abaixo dos pares europeus.
André Rodrigues avançou que o BCP poderá apresentar algumas
medidas adicionais de melhoria da sua posição de capital no
curto prazo para atingir a meta de 10 pct.
Adiantou que estas medidas poderão incluir lançamento de uma
de securitização de carteiras de crédito, encaixando entre 1.000
ME e 1.500 ME, com um impacto em capital de 20 pb a 35 pb, ou a
venda de parte da carteira de dívida soberana, com mais-valias
potenciais perto de 400 ME no final de 2014 e com impacto máximo
perto de 65 pb.
As acções do BCP afundaram mais de 5 pct no início da sessão
e seguem a perder 2,42 pct para os 0,093 euros.
Em Varsóvia, o Bank Millennium tomba 9 pct para 6,74 zlotys.

(Reportagem adicional de Andrei Khalip; Editado por Daniel
Alvarenga)
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Chavaska » 26/3/2015 17:10

Chavaskal Escreveu:Vamos ver se os níveis de fibonacci e o antigo máximo relativo seguram a cotação.
Bem me parecia que a descida a 0.09 seria rápida.
Eu volto a entrar longo com metade da exposição a esta cotada.
Do ponto de vista técnico está perfeita.
BN

Se fechar em máximos do dia, é um sinal BULL forte, e entro com a outra metade destinada a este ativo.
Vamos seguir atentamente
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 3/12/2007 11:12
Localização: Setubal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por manchini » 26/3/2015 17:07

ricardmag Escreveu:Deixo a analise de ontem do tiagopt



Boas Ricardmag,

Está tudo à espera da correção, mas para mim ela já aconteceu no dia 4 de Março, onde veio furar a Fibo 23.
Como não fechou abaixo dela a maioria não considera, mas eu tenho esse entendimento.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 583
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Carnaxide

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 26/3/2015 16:48

Deixo a analise de ontem do tiagopt

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Charts » 26/3/2015 16:35

Ulisses Pereira Escreveu:charts, não sei.

investpouco, não sabes, nem ninguém sabe. E se alguém soubesse fazia uma operação no mercado cambial.

Abraço,
Ulisses


Repetida, apareceu mensagem de erro 'documento expirado'.
 
Mensagens: 109
Registado: 29/11/2007 10:30
Localização: UNOP14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Charts » 26/3/2015 16:34

Ulisses Pereira Escreveu:charts, não sei.

investpouco, não sabes, nem ninguém sabe. E se alguém soubesse fazia uma operação no mercado cambial.

Abraço,
Ulisses


Obrigado.

Era uma questão interessante, em vez de discutir o sexo dos anjos, se o custos financeiros são lucros ou prejuízos.

Este fórum tem o problema dos egos, demonstrações de conhecimento e questões pessoais em grande parte dos posts.

Eu também já dei para o peditório quando um forista andava a afirmar reiteradamente e argumentando que 2014 era o ano da boas notícias para o BCP (Aumento capital, Falência BES e fundo resolução + chumbo Stress Tests)

Mas também faz parte desde que não seja em exagero.
 
Mensagens: 109
Registado: 29/11/2007 10:30
Localização: UNOP14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 26/3/2015 16:30

reducao dos fundos em short.
Anexos
bcpshort.jpg
bcpshort.jpg (68.2 KiB) Visualizado 6335 vezes
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 26/3/2015 16:29

whiteshark Escreveu:isso nao faz sentido nenhum. reforça como? mete uma ordem de compra de 1.000.000.000 de acções?
Achas mesmo? operações destas não é como comprar 10.000 acções do BCP na gobulling.

nao sei como fazer foi uma ideia mas a accao tambem está a 7 euros penso que nao seriam tantas accoes, mas ok, nao dá nao dá. foi a minha ideia tal como os fundos vão reforçando e certas cotadas vão comprando e vendendo accoes proprias.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 26/3/2015 16:23

charts, não sei.

investpouco, não sabes, nem ninguém sabe. E se alguém soubesse fazia uma operação no mercado cambial.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por whiteshark » 26/3/2015 16:14

No grafico intraday parece me estar a formar um triangulo com projecção ou nos 0,88 ou nos 0,96.
Vamos ver onde quebra
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por whiteshark » 26/3/2015 16:12

investpouco Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:investpouco, se as razões fossem de natureza cambial, fariam uma operação nesse mercado não uma venda deste calibre.

Abraço,
Ulisses

o que pretendo dizer é que se mais tarde o BCP voltar a reforçar a posição na polonia, pode compra-las mais abaixo (caso estejam).
Pois ainda nao sabemos como ficará a situação do Zloty.


isso nao faz sentido nenhum. reforça como? mete uma ordem de compra de 1.000.000.000 de acções?
Achas mesmo? operações destas não é como comprar 10.000 acções do BCP na gobulling.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 26/3/2015 16:05

Ulisses Pereira Escreveu:investpouco, se as razões fossem de natureza cambial, fariam uma operação nesse mercado não uma venda deste calibre.

Abraço,
Ulisses

o que pretendo dizer é que se mais tarde o BCP voltar a reforçar a posição na polonia, pode compra-las mais abaixo (caso estejam).
Pois ainda nao sabemos como ficará a situação do Zloty.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Charts » 26/3/2015 15:56

Ulisses Pereira Escreveu:investpouco, se as razões fossem de natureza cambial, fariam uma operação nesse mercado não uma venda deste calibre.

Abraço,
Ulisses


Ulisses sabes se nos 4900M consagrados no fundo de resolução serão incorporados as vendas dos imóveis, BESI e Tranquilidade?

Só isso ascende a 900M se não me engano.
 
Mensagens: 109
Registado: 29/11/2007 10:30
Localização: UNOP14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Cem pt, Ferreiratrade, iniciado1, luislobs, PAULOJOAO, Phil2014, PIKAS e 425 visitantes