Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 25/4/2014 17:26

Sr_SNiper Escreveu:Camarada AT, , estás a enterpretar me mal, se seguisses os meus posts ao longo dos curtos anos que cá estou verias que sou muito didáctico.
Além disso tenho tão poucos conhecimentos que parei para adquirir mais, um abraço


Amigo Sniper,

Eu sei disso porque já tive oportunidade de ler o seu tópico de obrigações e fartei-me de aprender sobre um assunto do qual percebia pouco. O meu amigo sabe do que fala e gosta de ensinar daquilo que percebe :wink: . Mas necessita ai de dar um toque na maneira que comunica. Aliás veja que foi o meu amigo que não compreendeu a reacção que as pessoas tiveram (e já não é a primeira vez como sabe) ao comentário que fez. Pense nisso porque sei que é uma pessoa inteligente. :wink: :wink:

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 25/4/2014 17:21

HJOR Escreveu:
JotaFreitas1 Escreveu:Quanto aos brincalhões, sem comentários...quanto ao stop...Sempre! Abraço AT :lol:


Um "rabisco" e "sem comentários"... e quanto ao stop!... boa sorte...


Amigo HJOR,

Mais um excelente gráfico. Parabéns. E com base nisto vai fazer o quê ? Explique lá a sua estratégia. Mesmo que não funcione não se preocupe que todos erramos e assim fica mais ao nivel dos "mortais" aqui do fórum. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 25/4/2014 17:17

Camarada AT, , estás a enterpretar me mal, se seguisses os meus posts ao longo dos curtos anos que cá estou verias que sou muito didáctico.
Além disso tenho tão poucos conhecimentos que parei para adquirir mais, um abraço
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 25/4/2014 17:09

Cem pt Escreveu:
AT2014 Escreveu:
AT2014 Escreveu:Caros,

Long 0,2108. Stop 0,208. Target 0,2363. Motivos: consolidação à volta de 0,2100 que também o limite minimo do canal de lateralização. Stop muito curto abaixo da EMA 50 pois se quebrar poderá cair bastante.

Hoje existe muito pouco volume devido ao feriado e é 6ª feira pelo que poderá ser uma boa oportunidade para 2ª feira abrir em força se a Ucrânia não fizer das suas no fim de semana :lol:

Abraço e bons negócios


Stopado. Para a semana há mais.

Abraço e bons negócios.





Amigo AT:

Stopado? Não haverá engano da tua parte? Pelo que vi a cotação ainda não foi abaixo dos 0,2080 quando publicaste o post, acho que se calhar ainda estás em jogo!

Em relação aos stops, repara que isto não é crítica nenhuma mas sim um apport para reflexão, acho que em geral o pessoal os coloca demasiado curtos para a volatilidade do mercado e isso provoca um número apreciável de pequenas perdas que se vão acumulando, mas em geral creio que a maioria das pessoas não procura aproveitar a big picture de onde pode vir a maioria da massa, ou seja, tentar aproveitar a estabilidade de uma tendência dominante enquanto ela se desenrola de forma visível.

Na minha opinião um stop deveria ser usado quase sempre como exceção de último recurso para proteger um movimento de médio/ longo prazo, e não como regra geral para pequenos swings. E mesmo assim eu aplicaria o stop apenas nas transições da escala gráfica utilizada (ex: diária, horária, o que cada um usar) onde se pensa que o mercado pode estar nessa time-frame na transição onde deve terminar a tendência dominante, caso contrário estaremos sempre a colocar stops a torto e a direito que de uma forma involuntária vão fazendo uma mossa ou dano progressivo acumulado na carteira de cada um, mas isso é apenas a minha opinião pessoal duma conclusão que retirei ao fim de muitos anos de trading.

Há muitos traders conhecidos nos USA, de onde provém a maioria da comunidade especuladora mundial, que reconhecem que os stops no final acabam por deteriorar os retornos potenciais de uma boa estratégia de trading, por maioria de razão talvez por não serem usados da forma mais conveniente ou acertada.

Abraço.


Amigo Cem Pt,

É verdade. Fui mesmo stopado. Ela bateu mesmo lá. Foi o minimo do dia mas bateu :lol: :lol: :lol: Poderá ter a ver com o spread das plataformas de trading. Eu uso o Best e lá atingiu os 0,2080.

De resto dou-lhe todo a razão. Os stops muito curtos deterioram-nos os ganhos. Eu só os uso mesmo tão curtos quando faço entradas em pontos muito fortes e o mercado está muito instável. Este é um desses momentos. Para mais em véspera de fim de semana.

Correu mal mas não tem problema. Perdi pouco mais de 100€. Nada de especial. Fico mais tranquilo assim do que se a cotação tivesse encerrado a 0,2050 e eu estivesse a martirizar-me de não ter cumprido a estratégia neste caso especifico. Até porque no fim do dia, só nesta semana, recuperei cerca de 2.000€ potenciais face à semana passada e realizei 500€ o que é bom para uma semana tão volátil. Para a semana há mais :D .

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por O Alquimista » 25/4/2014 16:53

num outro tópico, a propósito de uma stoploss activada, tive oportunidade de citar Linda Raschke: Taking a loss is merely playing for a better position
apetece-me acrescentar que ser stopado é motivo suficiente para ir comprar um livro, tomar um café ao pé de um lago ou mesmo fazer um retiro
eu, quando sou stopado e vejo que falhei em alguma coisa que estava ao meu alcance, vou fazer uma sessão intensa de cross fit e depressa me esqueço da perda (mas não da lição)
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 25/4/2014 16:52

HJOR Escreveu:
AT2014 Escreveu: Stopado. Para a semana há mais.

Abraço e bons negócios.


Era de esperar...


Amigo HJOR,

Aproveite o meu post para o Sniper e aprenda qualquer coisa.

O meu amigo não entra no mercado (ou pelo menos tem receio de dizer as suas entradas para não errar) e ironiza com tudo e todos como se fosse a última coca-cola do deserto. Imagino que seja um Warren Buffet, Multi-trilionário e esteja aqui no Caldeirão apenas porque se reformou aos 25 com os ganhos de bolsa e não tem nada que fazer.

Sabe, é pena que uma pessoa que até tem tão bons conhecimentos de Análise Financeira seja tão pobre em comunicação. Mas isto na vida não somos perfeitos.

Eu, do meu lado tento ajudar, ouço os que me tentam ajudar e até tenho paciencia para tentar ajudar o meu amigo naquilo que o meu amigo é francamente pobre: Comunicar com pessoas. Em termos de AF não tenho nada para lhe ensinar seguramente até gosto muito de ver os seus rabiscos.

Relativamente à minha entrada, entrei como expliquei, consciente dos riscos e fui stopado. Podia ter corrido mas não correu. Perdas minimas e siga a marinha. Melhor isso que ter ficado sentado à espera do momento óptimo que poderia acontecer ou não.

Mas se me quiser explicar, por exemplo, quando pretende entrar e os fundamentos sempre posso aprender qualquer coisa. Já lhe lançei este repto tantas vezes que se evitar responder-me mais uma vez não ficarei desapontado porque sei que quando se expõe uma entrada depois ficamos sujeitos a que, mais tarde, alguém nos diga que afinal não eramos assim tão inteligentes. Como eu não sou muito inteligente não tenho problemas com isso. O meu amigo já não sei...

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Cem pt » 25/4/2014 16:50

AT2014 Escreveu:
AT2014 Escreveu:Caros,

Long 0,2108. Stop 0,208. Target 0,2363. Motivos: consolidação à volta de 0,2100 que também o limite minimo do canal de lateralização. Stop muito curto abaixo da EMA 50 pois se quebrar poderá cair bastante.

Hoje existe muito pouco volume devido ao feriado e é 6ª feira pelo que poderá ser uma boa oportunidade para 2ª feira abrir em força se a Ucrânia não fizer das suas no fim de semana :lol:

Abraço e bons negócios


Stopado. Para a semana há mais.

Abraço e bons negócios.





Amigo AT:

Stopado? Não haverá engano da tua parte? Pelo que vi a cotação ainda não foi abaixo dos 0,2080 quando publicaste o post, acho que se calhar ainda estás em jogo!

Em relação aos stops, repara que isto não é crítica nenhuma mas sim um apport para reflexão, acho que em geral o pessoal os coloca demasiado curtos para a volatilidade do mercado e isso provoca um número apreciável de pequenas perdas que se vão acumulando, mas em geral creio que a maioria das pessoas não procura aproveitar a big picture de onde pode vir a maioria da massa, ou seja, tentar aproveitar a estabilidade de uma tendência dominante enquanto ela se desenrola de forma visível.

Na minha opinião um stop deveria ser usado quase sempre como exceção de último recurso para proteger um movimento de médio/ longo prazo, e não como regra geral para pequenos swings. E mesmo assim eu aplicaria o stop apenas nas transições da escala gráfica utilizada (ex: diária, horária, o que cada um usar) onde se pensa que o mercado pode estar nessa time-frame na transição onde deve terminar a tendência dominante, caso contrário estaremos sempre a colocar stops a torto e a direito que de uma forma involuntária vão fazendo uma mossa ou dano progressivo acumulado na carteira de cada um, mas isso é apenas a minha opinião pessoal duma conclusão que retirei ao fim de muitos anos de trading.

Há muitos traders conhecidos nos USA, de onde provém a maioria da comunidade especuladora mundial, que reconhecem que os stops no final acabam por deteriorar os retornos potenciais de uma boa estratégia de trading, por maioria de razão talvez por não serem usados da forma mais conveniente ou acertada.

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3140
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 25/4/2014 16:37

Sr_SNiper Escreveu:
JotaFreitas1 Escreveu:Quanto aos brincalhões, sem comentários...quanto ao stop...Sempre! Abraço AT :lol:

Mas porque é que ficam assim quando alguém faz uma questão, que não vai ao encontro de dizer parabéns, grande compra?


Amigos Sniper,

Não é a questão que está em causa. É a maneira como faz a questão. Se fizer a questão duma maneira construtiva, ou seja, colocando uma questão e dando o seu ponto de vista alertando para os riscos, toda a gente entende e lhe agradece.

Se, por outro lado, colocar a questão duma maneira irónica ou sarcástica em que parece que está a gozar com as pessoas por não serem tão espertos como o meu amigo então ninguém aprecia.

Perceba que as pessoas não nasceram ensinadas. Nem o meu amigo nasceu ensinado. Haverá coisas que sabe mais do que outros e outras que saberá menos. Se vê que estão a cometer um erro há que as corrigir duma maneira construtiva. Partilhe a sua experiência e apoie os outros que eles agradecem-lhe e apoiarão o meu amigo quando cometer erros. E garanto-lhe que os vai cometer também.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 25/4/2014 16:31

AT2014 Escreveu: Stopado. Para a semana há mais.

Abraço e bons negócios.


Era de esperar...
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 25/4/2014 16:26

AT2014 Escreveu:Caros,

Long 0,2108. Stop 0,208. Target 0,2363. Motivos: consolidação à volta de 0,2100 que também o limite minimo do canal de lateralização. Stop muito curto abaixo da EMA 50 pois se quebrar poderá cair bastante.

Hoje existe muito pouco volume devido ao feriado e é 6ª feira pelo que poderá ser uma boa oportunidade para 2ª feira abrir em força se a Ucrânia não fizer das suas no fim de semana :lol:

Abraço e bons negócios


Stopado. Para a semana há mais.

Abraço e bons negócios.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por negociosbolsa81 » 25/4/2014 16:20

Sim sem comentários mais vale nem escrever nada! Supostamente tem de se argumentar seja o que for mas neste caso, é o escreve e foge :-" :wall:
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JotaFreitas1 » 25/4/2014 16:16

Sem comentários, não é melindre...é apenas não comentar....Bons negócios 8-)
 
Mensagens: 218
Registado: 11/4/2011 23:04
Localização: 24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 25/4/2014 16:10

JotaFreitas1 Escreveu:Quanto aos brincalhões, sem comentários...quanto ao stop...Sempre! Abraço AT :lol:


Um "rabisco" e "sem comentários"... e quanto ao stop!... boa sorte...
Anexos
BCP_ID_1H_2014-04-25.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 25/4/2014 16:07

JotaFreitas1 Escreveu:Quanto aos brincalhões, sem comentários...quanto ao stop...Sempre! Abraço AT :lol:

Mas porque é que ficam assim quando alguém faz uma questão, que não vai ao encontro de dizer parabéns, grande compra?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JotaFreitas1 » 25/4/2014 15:50

Quanto aos brincalhões, sem comentários...quanto ao stop...Sempre! Abraço AT :lol:
 
Mensagens: 218
Registado: 11/4/2011 23:04
Localização: 24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 25/4/2014 15:38

JotaFreitas1 Escreveu:Mesmo que a Ucrânia venha a instabilizar, é uma oportunidade para entrar, pois a médio prazo vai ter os seus frutos. Obrigado AT.


Amigo Jota,

O que os nosso amigos brincalhões HJOR e Sniper querem dizer é que não se esqueça de colocar o stop pois se a Ucrânia desestabilizar as coisas podem ficar feias e convém ter lá um stop. Se cair muito o stop evita que se enerve e outras oportunidades de compra, a valores mais baixos aparecerão. E apenas suporta perdas minimas.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 25/4/2014 15:18

JotaFreitas1 Escreveu:Mesmo que a Ucrânia venha a instabilizar, é uma oportunidade para entrar, pois a médio prazo vai ter os seus frutos. Obrigado AT.

Mas por alguma razão em especial? Ou porque é uma questão dos frutos ficarem madoros devido ao sol da primavera?
Curiosidade apenas
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 25/4/2014 15:04

JotaFreitas1 Escreveu:Mesmo que a Ucrânia venha a instabilizar, é uma oportunidade para entrar, pois a médio prazo vai ter os seus frutos. Obrigado AT.


curto...médio...longo... netos...
:mrgreen:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JotaFreitas1 » 25/4/2014 14:58

Mesmo que a Ucrânia venha a instabilizar, é uma oportunidade para entrar, pois a médio prazo vai ter os seus frutos. Obrigado AT.
 
Mensagens: 218
Registado: 11/4/2011 23:04
Localização: 24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 25/4/2014 14:31

Caros,

Long 0,2108. Stop 0,208. Target 0,2363. Motivos: consolidação à volta de 0,2100 que também o limite minimo do canal de lateralização. Stop muito curto abaixo da EMA 50 pois se quebrar poderá cair bastante.

Hoje existe muito pouco volume devido ao feriado e é 6ª feira pelo que poderá ser uma boa oportunidade para 2ª feira abrir em força se a Ucrânia não fizer das suas no fim de semana :lol:

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SLeão » 24/4/2014 22:41

TheWolf Escreveu:Boa tarde caldeireiros.

Aqui vai um gráfico. Sou um iniciado ainda muito verdinho nestas andanças, pelo que estou aberto a críticas construtivas.

Se alguém mais entendido quiser pronunciar-se sobre a forma como coloquei as médias móveis, esteja à vontade :)
Tenho a sensação de que estas MM's estão muito elevadas neste gráfico. Em que erro estarei a incorrer?



Pessoalmente não uso médias ariteméticas mas sim exponenciais, são mais rápidas mas é uma questão de gosto. Quanto a estarem muito elevadas, não parece ter nenhum problema a diferença podera ser se usas escala linear o algoritmica.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10
Registado: 15/1/2014 0:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TheWolf » 24/4/2014 16:29

AT2014 Escreveu:
TheWolf Escreveu:Bom dia companheiros de Caldeirão,

Queria mais uma vez pedir a vossa ajuda. :)

A plataforma que uso para compra e venda de acções é a do meu banco (Barclays). No entanto, estou decidido a mudar.

Foi-me aconselhado o Bigonline. Se algum de vocês a utilizar ou tiver conhecimento sobre ela, gostaria de ouvir as vossas opiniões, sobretudo no que diz respeito às potencialidades desta para fazer análise técnica.

Obrigado pela ajuda que possam dar. :wink:


Amigo The Wolf,
Acrescentava outras que permitem transacionar e fazer boa análise técnica ao mesmo tempo: Best, Dif, Go bulling, Orey, etc. Existe outra que é a IG markets que tem o Pro real time e desde que se transacione 4xs por mês não se paga nada (senão tem um cust de 30€/mês). Na minha opinião os gráficos da Pro Real Time são os melhores.

Abraço e bons negócios


Caro AT2014,

Obrigado pela sua resposta.

De facto, tenho mesmo que mudar para uma plataforma em condições. Não que sejam os meus conhecimentos a exigir melhor ferramenta, ainda só estou à vontade em conceitos básicos. Simplesmente, a plataforma do banco com que trabalho é muito fraca. Tão fraca que há dias que nem funciona. Limita-se a apresentar os dados de véspera. Enfim...

Para já estou a trabalhar com a Best Trading Pro. É um sem fim de informação! Vai levar tempo até ter a casa organizada...

Pelo que me vou apercebendo, as plataformas que referiu são todas elas bastante boas. Só não sei é qual delas se adapta melhor ao meu perfil. Eu só transacciono acções. Assim sendo, penso que A BTP estará bem. Há duas características que procuro numa plataforma para além da sua fidedignidade, que são a simplicidade e intuitividade no uso.

Abraço.
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TheWolf » 24/4/2014 16:16

Diacono Escreveu:não estás a cometer erro nenhum. estás a usar média móvel simples, quando a mais usada é a média móvel exponencial.
Se trocares as mm simples pelas exponenciais vais reparar que a cotação usado esses indicadores como suporte em diversos momentos.
Ainda assim, não é nenhum erro da tua parte. Da mesma forma que há quem use as médias exponenciais, tb tu podes usar as simples, desde que isso se traduza em bons resultados.


Obrigado pela dica. :wink:

Ainda estou na fase de testes. Por agora estou a trabalhar com a Best Trading Pro. É um mundo de informação e de sub-aplicações.
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 24/4/2014 15:59

TheWolf Escreveu:Bom dia companheiros de Caldeirão,

Queria mais uma vez pedir a vossa ajuda. :)

A plataforma que uso para compra e venda de acções é a do meu banco (Barclays). No entanto, estou decidido a mudar.

Foi-me aconselhado o Bigonline. Se algum de vocês a utilizar ou tiver conhecimento sobre ela, gostaria de ouvir as vossas opiniões, sobretudo no que diz respeito às potencialidades desta para fazer análise técnica.

Obrigado pela ajuda que possam dar. :wink:


Amigo The Wolf,
Acrescentava outras que permitem transacionar e fazer boa análise técnica ao mesmo tempo: Best, Dif, Go bulling, Orey, etc. Existe outra que é a IG markets que tem o Pro real time e desde que se transacione 4xs por mês não se paga nada (senão tem um cust de 30€/mês). Na minha opinião os gráficos da Pro Real Time são os melhores.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 24/4/2014 15:52

não estás a cometer erro nenhum. estás a usar média móvel simples, quando a mais usada é a média móvel exponencial.
Se trocares as mm simples pelas exponenciais vais reparar que a cotação usa esses indicadores como suporte em diversos momentos.
Ainda assim, não é nenhum erro da tua parte. Da mesma forma que há quem use as médias exponenciais, tb tu podes usar as simples, desde que isso se traduza em bons resultados.
Editado pela última vez por Diacono em 24/4/2014 16:26, num total de 1 vez.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Caelito Telles, Crissssx, dm222, Google Adsense [Bot], iniciado1, JoeP, karaya75, Kooc, m-m, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, zorro2009, zuluotegui e 467 visitantes