Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Incendios

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 20/7/2012 14:33

Ti Salvador Mano Escreveu:Ele percebe de coisas que ardem! :lol: :lol: a começar pelo 5lb :lol: :lol:


Deves estar a fazer confusão, ó tripeiro duma figa.

Eu nunca fui sócio nem desse nem aliás de nenhum outro.

Nem nunca fui lá assistir a qualquer evento, seja ele com bola, com águia ou com outra coisa qualquer.

Por isso em vez de dizeres asneiras, vê lá mas é se orientas umas broas :lol:

tavaverquenao2 Escreveu:Onde é que o fogo posto fica em relação à meteorologia?


Não tem muita ciência. Quando as condições não são meteorologicamente favoráveis, não arde.

Quando as condições são propícias, qualquer ignição (seja ela por fogo posto, por negligência, por beatas, por queimadas, por cabos eléctricos, por explosões ou por trovoada seca), pode ter efeitos devastadores.

Mas não vale a pena perder muito tempo com isto, é mais giro lançar suspeições sobre os incendiários e de caminho aproveitar para dizer mal do governo :roll:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por TRSM86 » 20/7/2012 14:25

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Mas a maioria dos incendios sao feitos por pastores, bombeiros , empresas madeira, empresas avioes/helicopeteros , e negocios imobiliarios.


Qual é a base desta afirmação?


Ele percebe de coisas que ardem! :lol: :lol: a começar pelo 5lb :lol: :lol:
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/
 
Mensagens: 2163
Registado: 29/11/2007 2:05
Localização: aqui

por tava3 » 20/7/2012 14:21

Onde é que o fogo posto fica em relação à meteorologia?
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por Elias » 20/7/2012 14:16

tavaverquenao2 Escreveu:Área ardida na primeira metade do ano triplica média dos últimos 10 anos.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=569245

Será que isto tem alguma coisa com o facto deste governo alterar a lei do anterior, onde nos terrenos queimados só se podia plantar o que lá estava? Praticamente só tivemos uns dias de calor intenso, o inverno não foi mau de todo. Agora vão poder plantar qualquer coisa, nomeadamente eucaliptos.


tavaverquenao, em vez de começares com as suspeições do costume, que tal leres um pouco mais sobre o Inverno passado? O mês de Fevereiro foi o mais seco dos últimos 80 anos, pelo que as condições para a propagação de fogos foram especialmente favoráveis.

O problema dos incêndios anda de mão dada com a meteorologia.

Mas a maioria das pessoas não quer saber disto para nada, prefere fazer filmes, lançar suspeições e desencadear a caça às bruxas.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por tava3 » 20/7/2012 14:12

Área ardida na primeira metade do ano triplica média dos últimos 10 anos.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=569245

Será que isto tem alguma coisa com o facto deste governo alterar a lei do anterior, onde nos terrenos queimados só se podia plantar o que lá estava? Praticamente só tivemos uns dias de calor intenso, o inverno não foi mau de todo. Agora vão poder plantar qualquer coisa, nomeadamente eucaliptos.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por RISCAS » 20/7/2012 14:07

PAulo68 Escreveu:Os incêndios em Portugal não são mais do que o reflexo da inoperancia e hiprocisia nacional, à semelhança de tantas áreas do nosso país, como por exemplo a justiça que não consegue condenar ninguém isto apesar da evidente corrupção que existe. Nada funciona.
Isto dos incêndios requer uma abordagem séria da parte de todos. Os órgãos de comunicação social que fazem desta "catastrofe nacional" um dos seus tópicos de verão (senão acreditem vejam os últimos 10 anos, isto para não estar a recuar mais 10) dando propaganda a esta miséria, aos autarcas e governo que não se preocupam em limpar as florestas (e a obrigar os outros a limpar) ou a implementar mecanismos de prevenção ao longo do ano e depois nestas alturas trocam acusações demagógicas, aos interesses instalados que ganham dinheiro com tudo isto (vejam os contratos celebrados com os meios aéreos quando a força aérea tem meios para conduzir este tipo de combate,as regras impostas (queimadas, fogo de artificio, piqueniques, ... basta ter em atenção o que se passa em nosso redor para ver que tudo continua na mesma) à "vista grossa" das autoridades para com os que violam, aos tribunais que continuam a sua inoperância não condenando ninguém (se condenam vão fazer trabalho comunitário ou têm consultas de psiquiatria), terminando na falta de civismo das pessoas, sim nós portugueses que falamos muito mas fazemos pouco. Eu adoro o meu país que é portugal, mas isto dos fogos irrita-me solenemente porque é um dos assuntos mais hipocitas e demagógicos da nossa sociedade.


Há muito que se possa dizer sobre o governar se está mal se está bem, sobre os incendios, porque não limpem os terrenos e matas antes de chegar o verão ? Preferimos pagar os desempregados e coloca-los em casa. Isto é só uma parte de governar mal. Se pagamoos aos desempregados, toca limpar as matas e terrenos, não limpa 10m² limpa 1 m² mas está ocupado pelo o que recebe. É minha opinião. Cada um tem a sua.
 
Mensagens: 596
Registado: 31/5/2010 14:22

por Paulo68 » 20/7/2012 12:46

Os incêndios em Portugal não são mais do que o reflexo da inoperancia e hiprocisia nacional, à semelhança de tantas áreas do nosso país, como por exemplo a justiça que não consegue condenar ninguém isto apesar da evidente corrupção que existe. Nada funciona.
Isto dos incêndios requer uma abordagem séria da parte de todos. Os órgãos de comunicação social que fazem desta "catastrofe nacional" um dos seus tópicos de verão (senão acreditem vejam os últimos 10 anos, isto para não estar a recuar mais 10) dando propaganda a esta miséria, aos autarcas e governo que não se preocupam em limpar as florestas (e a obrigar os outros a limpar) ou a implementar mecanismos de prevenção ao longo do ano e depois nestas alturas trocam acusações demagógicas, aos interesses instalados que ganham dinheiro com tudo isto (vejam os contratos celebrados com os meios aéreos quando a força aérea tem meios para conduzir este tipo de combate,as regras impostas (queimadas, fogo de artificio, piqueniques, ... basta ter em atenção o que se passa em nosso redor para ver que tudo continua na mesma) à "vista grossa" das autoridades para com os que violam, aos tribunais que continuam a sua inoperância não condenando ninguém (se condenam vão fazer trabalho comunitário ou têm consultas de psiquiatria), terminando na falta de civismo das pessoas, sim nós portugueses que falamos muito mas fazemos pouco. Eu adoro o meu país que é portugal, mas isto dos fogos irrita-me solenemente porque é um dos assuntos mais hipocitas e demagógicos da nossa sociedade.
 
Mensagens: 463
Registado: 27/12/2011 20:40
Localização: 20

por tava3 » 20/7/2012 12:32

Noticia tvi24, ultima hora, incendio urbano em belmonte fez três mortos. :cry:

Actualizado.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por RISCAS » 20/7/2012 12:20

Lion_Heart Escreveu:Uma coisa que acho Inacreditavel é existirem pessoas dispostas a perder a vida para tentar salvar os seus bens.

Como se a vida Humana fosse algo inferior!

Talvez se compreenda a pouca resistencia as medidas que os Governos nos impoe ao inves de Espanha e Grecia por exemplo.


Não é bem assim, nós arriscamos o maximo para salvarmos os nossos bens, mas por fim 1º está a nossa familia. E aqui na Madeira todos nós somos uma familia, quando toca a trabalhar e ajudar vamos todos, dinheiro não importa, depois hade aparecer.
 
Mensagens: 596
Registado: 31/5/2010 14:22

por STRESSZERO » 19/7/2012 23:45

Obrigado mas agora não me apetece poncha, só mesmo uma cama para descansar.

Boa noite
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por PT_Trader » 19/7/2012 23:17

Stresszero Escreveu:Sou madeirense e vivo em Santa Cruz e hoje passei pela experiência mais aterradora da minha vida. Estava em casa e via o incêndio a uma certa distância, mas de repente o vento aumentou e mudou de direção e as chamas vieram por ali abaixo tão rapidamente que quando dei por mim já estava rodeado de chamas. Foi o pânico total, os meus filhos desataram a chorar, meti-me no carro e fugi. O trânsito era caótico e por momentos conduzi entre as chamas até chegar a uma zona segura. Estive 4 horas sem saber se a minha casa tinha ardido. Felizmente não ardeu, mas sinceramente o que eu senti foi um grande alívio por ter-mos escapado ilesos daquele inferno. Tive uma grande lição de vida no sentido que os bens materiais deixam de ter algum valor quando nos vemos numa situação destas. Abracei-me aos meus filhos e não senti medo de perder a casa. A vida é o bem mais precioso que temos. Ainda estou em choque.


Que cena!

Ainda bem que correu tudo bem..

Bebe uma poncha para tentar esquecer esses momentos :wink:

Abraço
 
Mensagens: 1191
Registado: 20/6/2011 21:48
Localização: 16

por amsfsma » 19/7/2012 23:02

Suspeito que a nossa classe política madeirense, instintivamente, aprendeu algumas coisas com o 20 de Fevereiro; nomeadamente a fazer o que eu chamo de marketing de catástrofes e economia igualmente de catástrofes. Neste momento decorre o marketing de catástrofe que permite à nossa classe política unir os madeirenses à sua volta e nas próximas semanas decorrerá a operação de economia de catástrofe que consistirá em tentar extorquir apoios financeiros à República e à União Europeia para direccionar para os "amigos". Este benefício do infractor terá como consequência a não criação de políticas de prevenção. Actualmente o bom político é aquele que discretamente cria os problemas e que depois de forma espectacular os resolve!

amsf
 
Mensagens: 494
Registado: 4/2/2010 19:57
Localização: 24

por STRESSZERO » 19/7/2012 22:40

Sou madeirense e vivo em Santa Cruz e hoje passei pela experiência mais aterradora da minha vida. Estava em casa e via o incêndio a uma certa distância, mas de repente o vento aumentou e mudou de direção e as chamas vieram por ali abaixo tão rapidamente que quando dei por mim já estava rodeado de chamas. Foi o pânico total, os meus filhos desataram a chorar, meti-me no carro e fugi. O trânsito era caótico e por momentos conduzi entre as chamas até chegar a uma zona segura. Estive 4 horas sem saber se a minha casa tinha ardido. Felizmente não ardeu, mas sinceramente o que eu senti foi um grande alívio por ter-mos escapado ilesos daquele inferno. Tive uma grande lição de vida no sentido que os bens materiais deixam de ter algum valor quando nos vemos numa situação destas. Abracei-me aos meus filhos e não senti medo de perder a casa. A vida é o bem mais precioso que temos. Ainda estou em choque.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por Lion_Heart » 19/7/2012 21:03

Uma coisa que acho Inacreditavel é existirem pessoas dispostas a perder a vida para tentar salvar os seus bens.

Como se a vida Humana fosse algo inferior!

Talvez se compreenda a pouca resistencia as medidas que os Governos nos impoe ao inves de Espanha e Grecia por exemplo.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Elias » 19/7/2012 20:21

Madeirense,

É isso mesmo. A acumulação de matéria combustível, resultante da falta de limpeza, facilita a propagação dos incêndios.

Infelizmente há muita gente (muitas vezes com os políticos à cabeça) que se aparentemente preocupa mais com a determinação da origem da ignição (leia-se: em encontrar um culpado) do que em tentar perceber porque é que o fogo se propagou tão depressa.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Madeirense » 19/7/2012 19:39

Estes incêndios na Madeira especialmente os dos concelhos do Funchal e Santa Cruz, têm uma caraterística um pouco diferente dos acontecidos em anos anteriores. Realmente nos anos anteriores apareceu a suspeita, de serem pastores sem escrúpulos, os responsáveis pelos grandes incêndios que destruíram em 95% o Parque Natural. Claro que não se provou nada e agora o trabalho de recuperação está em andamento, mas levará muitos anos até que se normalize a situação.
Os incêndios de ontem e hoje, pelo contrário, não podem ser atribuídos aos pastores, pois a área ardida não tem qualquer valor para pastoreio. Então quais foram as razões?
Pirómanos? Talvez, mas há 50 anos também os havia e nunca aconteceram estes incêndios.
As razões têm muito mais a ver, na minha modesta opinião, com as seguintes condições:
Má organização territorial, pois construíram-se habitações em áreas florestais e agrícolas, sem qualquer estudo de impacto ambiental.
Nessas mesmas áreas, os terrenos agrícolas que se mantiveram, deixaram de ser trabalhados e estão ao abandono, criando condições ao crescimento de matagais, que depois de secos, se tornam autênticas bombas prontas a explodir à 1ª fagulha. Isto pode-se verificar por exemplo a quem passar nas zonas de Gaula, Lombada e Morena.
Claro que se pode fazer uma lei que obrigue os proprietários a limparem os seus terrenos, no entanto tal cairá de certeza em saco roto, pois a maioria deles são pessoas de fracos recursos económicos e para além disso, já com idades que não lhes permite trabalhar.
Então que fazer?
O caminho passa por convencer as pessoas a alugar ou emprestar os seus terrenos a quem esteja disposto a explorá-los. Lembro que a Camara do Funchal há pouco tempo, sorteou a cedência de pequenos lotes agrícolas e houve muito mais candidatos que lotes. Mas para se obter isso, tem que se desmitificar o chamado usucapião. A maioria das pessoas têm muito más experiências com isso, especialmente os emigrantes, pelo uso abusivo dessa lei. Daí que seria de toda a utilidade que se fizesse um enquadramento legal que garantisse os proprietários contra esse abusos.
Penso que os terrenos baldios em Santa Cruz e Funchal que arderam, nunca teriam ardido se os terrenos estivessem limpos e cultivados.
Porque é que cheguei a esta ideia? Simplesmente porque desde há 2 anos cedi o meu terreno a uma família para cultivo de hortaliças. Faço contratos com a duração de 1 ano pelo valor simbólico de 1 Euro que pode ser renovável caso as partes cheguem a acordo ficando os encargos com água de rega a cargo do arrendatário (10 Euros ano).
Quem ganhou com isto?
Primeiro, eu pois tenho o meu terreno cultivado o que me dá um gozo enorme e eu nunca tive queda nem tempo para a agricultura.
Segundo, o arrendatário pois tem ali um bom rendimento.
Terceiro, a vizinhança, pois do meu terreno não haverá incêndios que lhes possam pôr em perigo as suas habitações.
Quarto, os meus amigos, pois o arrendatário insiste sempre em me oferecer alguns produtos do que cultiva, tomates, alfaces, pepinos etc etc e para minha “desgraça” sou um carnívoro incorrigível, pelo que hortaliças não é comigo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 118
Registado: 5/11/2002 18:56
Localização: Funchal

por Elias » 19/7/2012 18:01

solrac1977 Escreveu:boa tarde,


nunca pensei ver e ler que ainda existem pessoas que acreditam que a maior parte dos fogos em portugal na altura do verão acontecem por causas naturais e nao por mao humana (seja ela consciente ou inconsciente)

lá está...também ainda há quem acredita no menino jesus.

há que respeitar..


solrac


solrac,

Creio que não terás lido o tópico com atenção.

Podes por favor confirmar que é que acredita que a maior parte dos fogos acontecem por causas naturais?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por solrac1977 » 19/7/2012 17:54

boa tarde,


nunca pensei ver e ler que ainda existem pessoas que acreditam que a maior parte dos fogos em portugal na altura do verão acontecem por causas naturais e nao por mao humana (seja ela consciente ou inconsciente)

lá está...também ainda há quem acredita no menino jesus.

há que respeitar..


solrac
 
Mensagens: 80
Registado: 17/12/2010 20:02
Localização: 15

por Lion_Heart » 19/7/2012 16:45

Um pouco de História:

"O cultivo da ilha pelos primitivos povoadores foram inspiraçao para todo tipo de lendas. Uma delas sustem que Madeira ardeu sem cessar durante os sete anos que se levou para limpar a selva. Outra diz que os primeiros colonizadores tiveram que passar dois dias e duas noites no oceano por causa das chamas incontroláveis. Os novos governadores da ilha concederam terra aos nobres e aos comerciantes que se comprometeram a tornar productiva a terra virgem num período de tempo limitado. Se o excedessem, a terra passaria aos colonos mais capacitados."


In http://www.portaltur.com/index.php?id=1197


Logo, um dos primeiros pirómanos em grande escala foi Português.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por PMACS » 19/7/2012 16:04

Camacha, na Ilha da Madeira
Bombeiros pedem aos moradores que abandonem as casas


O fogo na localidade do Rochão, freguesia da Camacha, está incontrolável e os bombeiros acabam de pedir aos moradores que abandonem as suas casas.



O chefe dos bombeiros voluntários madeirenses, Afonso Nóbrega, avança que "devido ao vento inconstante, o combate ao incêndio está a ser fortemente prejudicado, além de que estão apenas cinco homens da corporação, apoiados por um veículo" no combate às chamas.

"Temos populares a ajudarem-nos, conseguimos salvar a escola, mas agora o fogo está junto à capela e a ameaçar muitas casas", referiu.

Afonso Nóbrega aconselha as pessoas a sairem de Rodão e a irem para as zonas baixas do Funchal.

Diversos moradores tentam, com recurso a terra, ramos e panos pôr fim ao fogo. Já há populares a queixarem-se da falta de água.

A equipa de jornalistas da Lusa no local dá conta da existência de muito fumo e pouca visibilidade.

Vários moradores, munidos de mangueiras e baldes com água, estão em cima de telhados e em quintais a tentar evitar estragos maiores.

Uma moradora, Lídia Barreto, de 56 anos, adiantou que bombeiros e populares "não têm mãos a medir". "O que temo é que nada se salve. Há muitas casas em perigo", disse.

Notícia em atualização
http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo ... _4338.html


O pesadelo Madeirense sem fim á vista! :(
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1045
Registado: 30/9/2009 12:27
Localização: Savana Alentejana

por PT_Trader » 19/7/2012 12:56

Elias Escreveu:PT Trader,

Se quiseres realmente saber mais sobre este assunto, recomendo vivamente o livro que a seguir indico. Li-o de uma ponta à outra e posso assegurar que tem alguns dados impressionantes.

http://www.wook.pt/ficha/portugal-o-ver ... /id/183654


Ok, tks :wink:
 
Mensagens: 1191
Registado: 20/6/2011 21:48
Localização: 16

por Elias » 19/7/2012 12:54

PT Trader,

Se quiseres realmente saber mais sobre este assunto, recomendo vivamente o livro que a seguir indico. Li-o de uma ponta à outra e posso assegurar que tem alguns dados impressionantes.

http://www.wook.pt/ficha/portugal-o-ver ... /id/183654
Anexos
oveoncover.jpg
oveoncover.jpg (18.75 KiB) Visualizado 6436 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por richardj » 19/7/2012 12:50

por norma, será sempre muito difícil iniciar-se a autocombustão, mas localmente podem ser reunidas condições para tal, mas não tenhas duvidas que a madeira pegar fogo por si é muito mais difícil do que parece, tem de ter algum elemento canalizador.

por exemplo se estiver sobre chapas metálicas as possibilidades são maiores, porque os metais conseguem aquecer muito mais ao sol...

nesse sentido depende muito do que existe e acontece localmente.

outra coisa, uma coisa é autocombustão, outra coisa é uma pessoa incendiar por acidente, outra coisa é incendiar intencionalmente. A maioria pertence aos ultimos 2 mas nao estou a dizer que são todos incendiarios...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

por PT_Trader » 19/7/2012 12:46

Elias Escreveu:ok, dou de barato que pode haver diferenças entre sites (até porque o local das medições pode não ser o mesmo).

De qualquer forma, mantenho o que escrevi anteriormente relativamente aos incêndios: eles acontecem quando as condições meteorológicas são especialmente favoráveis. Nos outros dias não arde nada.

Lembras-te do Verão de 2010? Nesse ano quase só ardia no distrito de Viana do Castelo. E na Galiza. No resto do país havia poucos incêndios, apesar do calor. Será que os incendiários migraram todos para o noroeste, qual máfia organizada, para dar cabo daquela região?

Ontem havia incêndios no centro e sul mas quase nada no norte.


Por acaso no Verão de 2010 também houve grandes incêndios na Madeira. Ardeu muita coisa mesmo, como há muitos anos não acontecia, mas foi mais na serra e não em zonas residênciais...

Elias Escreveu:A que se deve este estranho padrão regional?


Incendiários :twisted:
(agora estou a especular)
 
Mensagens: 1191
Registado: 20/6/2011 21:48
Localização: 16

por Elias » 19/7/2012 12:42

ok, dou de barato que pode haver diferenças entre sites (até porque o local das medições pode não ser o mesmo).

De qualquer forma, mantenho o que escrevi anteriormente relativamente aos incêndios: eles acontecem quando as condições meteorológicas são especialmente favoráveis. Nos outros dias não arde nada.

Lembras-te do Verão de 2010? Nesse ano quase só ardia no distrito de Viana do Castelo. E na Galiza. No resto do país havia poucos incêndios, apesar do calor. Será que os incendiários migraram todos para o noroeste, qual máfia organizada, para dar cabo daquela região?

Ontem havia incêndios no centro e sul mas quase nada no norte. A que se deve este estranho padrão regional?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], cibernautix, Garfield, Goya777, iniciado1, m-m, malakas, maturidade, MR32, Nightrader, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, TheKuby, vasco007, xeidafome, zulu404 e 135 visitantes