Mkpt Escreveu:PT_Trader Escreveu:Pata-Hari Escreveu:O emagrecimento da banca é já uma realidade há muito tempo (no departamento onde trabalho, perdemos já um terço das pessoas). E concordo, vai continuar.
O que vou dizer pode 'afectar' os crentes de que há acções demasiado baratas aka investidores longos no BCP...

..
Mas a verdade é que isso também vai ter que acontecer no BCP e...
à grande!
Na sede do concelho - cidade pequena - onde resido há duas agências do BCP...uma frente à outra...
Na cidade onde trabalho, a 30km, já é uma cidade um pouco maior, há 5 agências BCP... duas delas em diferentes sitios da cidade e as outras 3 no mesmo [pequeno] largo/praça, 2 delas praticamente lado-a-lado.
São ainda 'sobras' do tempo das aquisições do BCP que nunca foram devidamente ajustadas nas localidades onde havia agências dos bancos adquiridos lado-a-lado com as agências do próprio BCP.
Remodelaram só o aspecto das agências e está despachado.
E assim se publicitou um número enorme de agências sem necessidade para Berardo ver..
E agora de repente me lembro que afinalo BCP até tem motivos [a nível de custos] para ser tão chulo, perdão 'caro' a nível de comissões.
Mas se eu praticamente dispenso a existência de uma agência..dispenso por completo a existência de 3 agências lado a lado...

Tem razão a Pata-Hari, só não nota a redução nos últimos anos quem não está no sector, como é o meu caso "confesso", a saber:
- grande parte dos serviços (compensação, processual, tratamento de depósitos etc) são prestação serviços externos.
- redução gradual de nº agências nos últimos 10 anos é um facto, veja-se os relatórios dos bancos.
- redução do nº pessoal, reforma e não admissões.
- redução das equipas de analise de crédito e reforço nas equipas recuperação credito vencido, "banca assurance" e negocio imobiliário.
etc, etc
- grande parte das instalações dos grandes bancos são sua propriedade. Sendo ainda rentaveis, com a quebra do mercado imbiliário e a necessidade capital para as indemnizações mais valerá continuar abertas.
Depois existem outros pontos muito especificos, embora recorrentes numa actividade comercial:
- quem vai dando alguma confiança ao negocio bancário são as "pessoas", não o portal financeiro, ou outros.
- quem vende com regularidade são as pessoas, não as máquinas. estas fazem o que o cliente quer e raramente o que o Banco quer vender. O cliente entra para fazer o depósito e sai com o cartão, o seguro e por vezes até com uma casa que era propriedade do banco.
- nos grandes Bancos as pessoas da area comercial continuam a trabalhar horas não pagas. muitas horas.
- a oferta da Banca, tal com noutros sectores (ex comunicações) é muito igual. O que conta são as pessoas. Continuam a existir comerciais neste sector que valem milhoes de negocio, mesmo em aplicações sem risco. Não é o Banco...
- mesmo na actual conjuntura e fruto das comissões bem agressivas, continuo a não conhecer agencias com margem deficitárias mas cada Banco será uma realidade diferente.
A Banca comercial vive um problema grave: não cresce (reduz), não há mobilidade, não há promoções, não há admissões logo não há renovação. Reduz a dinâmica, a motivação etc. A continuar assim mais 10 anos teremos todo o pessoal comercial nos 40/50 anos.
Diria algo que li em tempos: bons comerciais transformam um mau negócio num bom negócio. Maus comerciais levam uma boa empresa à falência. Cabe a cada instituição bancária escolher os melhores e livrar-se dos maus que, já não são muitos.
Custumo dizer às minhas pessoas, quem "vendeu banca"
muito bem nos últimos 10 anos, venderá qualquer coisa no futuro...Os bons comerciais nunca terão dificuldade em encontrar trabalho.
Este tema é complexo, mais do que parece.