Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lítio, o novo petróleo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Lítio, o novo petróleo?

por rtavares » 18/2/2018 21:04

Clinico Escreveu:[...]a queda das acções do litio começaram a cair tambem pelo receio de que muitas novas e pequenas companhias produtoras de litio acabem por aparecer no mercado e inundá-lo de litio , aumentando a concorrencia e embaratecendo o produto.


Boas, caro Clínico, pode ser que tenhas razão. Ou pode ser que tenham caído por outra razão, ou podem ter caído com o SP...
Tenho para mim que essas pequenas empresas estão destinadas a amalgamarem-se entre si, a serem incorporadas nos grandes aglomerados (como já disse aqui: https://raposotavaresbolsaemercados.wor ... -petroleo/), ou a ficarem esmagadas na sombra de um galifão qualquer (os 3 grandes, o estado chinoca...).

Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 18/2/2018 20:53

Caro rtavares, a queda das acções do litio começaram a cair tambem pelo receio de que muitas novas e pequenas companhias produtoras de litio acabem por aparecer no mercado e inundá-lo de litio , aumentando a concorrencia e embaratecendo o produto.
Do ponto de vista de AT, qualquer das 3 (SQM, ALB, FMC) tem muito espaço para subir pois têm RSIs inferiores a 50
Concordo que será um investimento para daqui a uns anos...
(aliás eu vejo 2 investimentos para comprar e esquece-los : o litio e a marijuana
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por rtavares » 18/2/2018 20:34

Tendo em atenção o futuro previsível da ‘electrificação dos transportes’ que nos espera, tem sido um pouco estranho, na nossa opinião, que nas últimas sessões de bolsa as acções das empresas ligadas à exploração do lítio tenham tido um desempenho baixista.

Independentemente do movimento dos índices (que foi semelhante…) este movimento de queda principiou por se registar nas cotações de todas as empresas produtoras do metal leve, segundo muitos, a reboque da previsão de supremacia avassaladora da SQM, que se consubstanciaria após a resolução do conflito com a Corfo (instituição ligada ao governo chileno que tem como missão a gestão do património mineiro deste país da América do Sul).

Mais: https://raposotavaresbolsaemercados.wor ... -petroleo/
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 5/10/2017 20:16

Boa noite Ilustres.

O ALB atingiu hoje os 140 usd e continua a não dar sinais de quebra, apesar de já ter entrado em sobrecomprado. Como tal, achei por bem vender metade da posição que me resta (1/4 da posição original)
O SQM vai fazer uma vela feia (martelo invertido) apesar de ainda ter algum espaço no RSI para subir. Mantive a posição (que é metade da original)

Sinceramente, o mercado começa a fazer-me "comichões"... Estas subidas e máximos após máximos no NAS, SPX, DAX não me estão a trazer tranquilidade nenhuma e algumas vozes de gurus que alertam para um CAPE dos mercados a niveis estratosféricos e semelhantes aos que precederam o crash de 1929 não me trazem segurança nenhuma.
A minha carteira tem agora 3/4 de liquidez e 1/4 investidos, apesar dos bons dados económicos vindos da Alemanha e USA. Infelizmente, do ponto de vista social e humano, os EUA estão muito doentes...
Enfim, vamos seguindo. Por enquanto, tenho a sorte de ter um ano positivo
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Ingenting » 26/9/2017 22:09

Clinico Escreveu:Bem me parecia que os níveis de sobrecomprados e da inclinação das curvas não eram sustentáveis...

ALB - o primeiro suporte que vejo é na zona dos 118 - 120 que corresponde á MM50
SQM - o primeiro suporte que vejo possível é na zona dos 46,5-47 e se falha, a zona do MM50 nos 45.

Vamos seguindo.Vêm aí Outubro e, se me lembro, não costuma ser um mês muito famoso...
Vão partilhando as vossas opiniões...
Abraços
Clinico


Reduzi a posição no Global X Lithium ETF(NYSEARCA:LIT) para tirar os lucros de cerca de 50% e entrar temporariamente numa posição na bitcoin com alvo de 15 a 20% (compras e vendas diárias sucessivas, bem entendido). Lá para depois de amanhã reforço o ETF referido desde que esteja em maré ascendente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 25/9/2017 19:21

Bem me parecia que os níveis de sobrecomprados e da inclinação das curvas não eram sustentáveis...

ALB - o primeiro suporte que vejo é na zona dos 118 - 120 que corresponde á MM50
SQM - o primeiro suporte que vejo possível é na zona dos 46,5-47 e se falha, a zona do MM50 nos 45.

Vamos seguindo.Vêm aí Outubro e, se me lembro, não costuma ser um mês muito famoso...
Vão partilhando as vossas opiniões...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 23/9/2017 7:15

Não esquecer que 85% do ALB está nas mão dos institucionais e são eles que vão mexer nisto. Quanto á SQM já caiu 14% em 2 dias, e recuperou um pouco, tendo saido do sobrecomprado.
Tambem estou á espera de poder reforçar.
Vamos seguindo
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por rg7803 » 22/9/2017 18:29

Uma visita a zona dos 120-125 era perfeitamente aceitável e uma boa zona para reentradas ou reforços.
Anexos
alb.png
alb.png (30.26 KiB) Visualizado 7845 vezes
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Lítio, o novo petróleo?

por umXdois » 22/9/2017 14:42

Ingenting Escreveu:

Já sugeri, em publicação anterior, adquirir isto no caso de se querer uma dieta de Cobalto:

Glencore (NASDAQOTH:GLCNF)
Freeport-McMoRan (NYSE:FCX)
China Molybdenum (NASDAQOTH:CMCLF)


Sou rookie e por isso obrigado pela dicas.
Mas há uma que não vi por aqui referida e é do "katano".. Ou melhor do "katanga" .. ou mais preciso ainda "Katanga mining" .. alguém deu para este peditório em Toronto?!
Entretanto pus todas na "watch list" mais a ALB e SQM .. vou acompanhar antes de me decidir por uma/alguma/nenhuma delas.

Cálculo que no mundo ocidental moderno este tipo de actividade (investir em companhias de mineração) seja o mais próximo que temos de ser garimpeiros ou "gold diggers" como nos tempos do "wild west" .. Espero que o mercado não esteja em ponto sobreexplorado quando eu entrar... ainda espero ir a tempo de apanhar vários "filões"e ser o próximo "Xerife" da Junta
Editado pela última vez por umXdois em 22/9/2017 18:56, num total de 1 vez.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 22/9/2017 11:14

Para os meus ilustres amigos do LIT
https://www.investing.com/news/stock-ma ... etf-531489

ABL quer corrigir um pouco,o que é MUITO saudável
SQM parece ter caido tudo de uma vez, fez um doji ontem, que junto com a vela anterior forma um bullish Harami, se considerarmos a vela vermelha uma queda significativa... Hoje no pré está acima do fecho. Teoricamente para ser validado, a abertura de hoje deveria ter um gap up. Mas já é pedir muito...

Vamos seguindo
Abraços
Clinbico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Ingenting » 20/9/2017 22:53

Clinico Escreveu:Quando a esmola é muita, o pobre desconfia !
Posição no SQM fechada dado que estava a fazer (e pelos vistos vai fazer) uma bearish engulfing com a acção sobrecompradissima!
Abraços
Clinico


Hoje teve um trambolhão de cerca de 7%. O ETF a que aludi também caiu (2.19%) - até porque cerca de 20% da sua composição é constituída pela SQM - mas está agora a valorizar no mercado pós-fecho. Com um ganho de 57.59% desde o início do ano tenho andado a equacionar reforçar mas é necessário encontrar um ponto de entrada com o qual me sinta confortável.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 20/9/2017 18:53

Quando a esmola é muita, o pobre desconfia !
Posição no SQM fechada dado que estava a fazer (e pelos vistos vai fazer) uma bearish engulfing com a acção sobrecompradissima!
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 20/9/2017 14:37

Fenómeno curiosissimo estas subidas sem parar da ALB e SQM.

No caso da ALB, as subidas são ainda mais curiosas porque mais de 85% da empresa está em mãos de institucionais e o free float é pequeno. Portanto devem ser eles a provocar esta subida... Li ontem que ha´uma casa que dá o preço alvo da ALB 146 (vou ver se descubro onde li )

O caso a SQM, é um ADR da Sociedade Chilena e pelo que tenho percebido há um interesse chines em ter uma parte da empresa,
Bom, enquanto o pau vai e vem , descansam as costas!
Vamos aproveitando a subida
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 18/9/2017 19:38

Por uma questão de protecção de lucros, dado que ABL e sobretudo SQM, estão sobrecompradas, vendi metade da posição de cada uma.
Não sei como vai fechar mas ambas precisavam de uma correcção para poderem continuar a subida "sossegadas"...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 18/9/2017 16:33

Eis os graficos:
http://www.talkmarkets.com/content/stoc ... ost=149673
O ALB saiu do canal ascendente sobretudo se fechar nos 130s e se mantiver neles nesta
semana. Entrou em sobrecomprado
O SQM está sobrecompradissimo e mantem uma subida impressionante.
Vamos seguindo
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por rg7803 » 15/9/2017 22:26

Clinico Escreveu:Mais uma leitura interessante

https://www.fool.com/investing/2017/09/ ... yptr=yahoo

https://seekingalpha.com/article/410712 ... ngcom_feed

Curiosamente penso que só devemos estar os 3 por aqui...
Fiquei com a ABL e SQM e estes 11 dias têm sido fabulosos, apesar dos indicadores estarem esticadissimos.
Vamos seguindo
Abraço e BFS
Clinico


Nada disso....também tenho FCX, ABM e outras coisas ... continuem que estão indo muito bem ... :mrgreen: ...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 15/9/2017 21:28

Mais uma leitura interessante

https://www.fool.com/investing/2017/09/ ... yptr=yahoo

https://seekingalpha.com/article/410712 ... ngcom_feed

Curiosamente penso que só devemos estar os 3 por aqui...
Fiquei com a ABL e SQM e estes 11 dias têm sido fabulosos, apesar dos indicadores estarem esticadissimos.
Vamos seguindo
Abraço e BFS
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 15/9/2017 17:16

Estas subidas da ALB e da SQM sao assustadoras e ocorrem cada vez que sai uma noticia sobre os futuros carros electricos.
Mas estao ambas sobrecompradad e com uma inclinação de subida que nao me parece sustentável! Tem que parar para descansar...
Mas tambem se dizia isso Apple, da google da amazon e foram por aí acima...
Enfim vamos seguindo
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 15/9/2017 8:00

Achei o artigo curioso

https://seekingalpha.com/article/410514 ... ngcom_feed
Abraços
Clinico

PS - não consegui abrir a imagem
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Ingenting » 14/9/2017 10:54

umXdois Escreveu:
Clinico Escreveu:
umXdois Escreveu:One word "cobalto"


Cobalto? Porquê? Nao quis dizer "cobre"?
Abraço
Clinico


Boas noites,
Não. Quis dizer o que disse - Cobalto -
Porquê? Nada como "perder" uns minutos e ver o video (não sou "youtuber" nem tenho qq interesse que o video tenha visualizações)
Mas cobalto é ou será a "commodity" do futuro... digo eu.. (sendo esta a razão de pensar o que penso e ter dito o que disse :D ) ..
A forma de investir no assunto é que ultrapassa claramente a minha capacidade ... mas se houvesse ai à venda cobalto fresquinho eu atirava-me de pés e cabeça eu comprava às "pazadas" .. como não há vou ali ao Congo e já volto 8-)
https://www.youtube.com/watch?v=CQ1E-zEcyd8



Já sugeri, em publicação anterior, adquirir isto no caso de se querer uma dieta de Cobalto:

Glencore (NASDAQOTH:GLCNF)
Freeport-McMoRan (NYSE:FCX)
China Molybdenum (NASDAQOTH:CMCLF)

Eu não tenho quaisquer posições abertas em quaisquer destas cotadas mas estive a considerar entrar na última, no início de Agosto - a posteriori fiz mal não ter entrado, dado que entretanto valorizou cerca de 40%, mas não posso comprar tudo; para além disso é um activo que não tem muita liquidez e eu já tenho alocada a proporção que entendo ser correcta em activos com pouca liquidez na minha carteira (alternativamente é sempre possível adquirir o título em Hong Kong ou Shanghai com enorme liquidez). De qualquer forma, é algo a acompanhar. Já agora e sem comentários, espreitem para esta imagem (!): [url]http://www.chinamoly.com/en/03products/detail_jinshumufen.htm
[/url].
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 12/9/2017 14:10

 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 11/9/2017 17:06

Mais uma notícia fabulosa para o futuro das baterias a litio
http://pt.euronews.com/2017/09/11/china ... is-fosseis

Hoje a Albemarle disparou, provavelmente a ver com isto e o bom momento das praças.
Chamo a atenção que a data do ex-dividendo trimestral é 14/9 (0,32 cents/acção)
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 6/9/2017 21:00

O video é muito interessante e penso que investimento talvez seja para position trading e deixá-lo correr...
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Lítio, o novo petróleo?

por umXdois » 6/9/2017 20:50

Clinico Escreveu:
umXdois Escreveu:One word "cobalto"


Cobalto? Porquê? Nao quis dizer "cobre"?
Abraço
Clinico


Boas noites,
Não. Quis dizer o que disse - Cobalto -
Porquê? Nada como "perder" uns minutos e ver o video (não sou "youtuber" nem tenho qq interesse que o video tenha visualizações)
Mas cobalto é ou será a "commodity" do futuro... digo eu.. (sendo esta a razão de pensar o que penso e ter dito o que disse :D ) ..
A forma de investir no assunto é que ultrapassa claramente a minha capacidade ... mas se houvesse ai à venda cobalto fresquinho eu atirava-me de pés e cabeça eu comprava às "pazadas" .. como não há vou ali ao Congo e já volto 8-)
https://www.youtube.com/watch?v=CQ1E-zEcyd8
Editado pela última vez por umXdois em 6/9/2017 21:03, num total de 1 vez.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Lítio, o novo petróleo?

por Clinico » 6/9/2017 20:41

Ilustre Ingenting, obrigado pelo tempo e pela clareza da exposição. Devo confessar que aprendi alguma coisa nova hoje e bastante interessante.
Tive a pesquisar tambem sobre o assunto e, pelo que li, a Glencore é realmente a maior companhia que lida com cobalto e que se espera uma grande procura deste e de litio sobretudo durante 2019 e que a China começou já a armazenar o cobalto. Vem tudo na Google

A Albemarle continua com uma boa subida, apesar do PER de 44, mas comparada com uma Amazon em que o per é maior que 200, ainda a procissão vai no adro
A Freeport-Macmoran, apesar de ter mais cobre, tambem está envolvida com o cobalto
De todas as firmas que estão no negocio do cobalto, a Glencore, parece ser a maior
Assim, formei a carteira com
Albemarle - maior percentagem
Freeport-Macmoran
Glencore - que só consegui negociar no Activobank7 no mercado ingles (FTSE) em libras com a sigla GLEN

Quanto a gráficos, olho no Investing e no stockcharts.com

Abraço e obrigado mais uma vez, pelas explicações e dicas muito úteis
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Dar Adal, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JoeP, JosePinto71, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, MR32, nunorpsilva, Opcard, peterteam2, PMP69, rs521, vasco007 e 204 visitantes