Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A minha estratégia de investimento no longo-prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Supermann » 11/6/2012 13:35

OSPF Escreveu:Aproveitando esta questão sobre a cobertura cambial gostaria ainda de trazer uma outra; esta situação não poderia ser resolvida através da aquisição de ETFs adquiridos em euros?

Os mesmos não fazem hedging por modo a não serem sensíveis às taxas de câmbio?

Curiosamente existem diversos ETFs comercializados em euros contudo os respetivos prospetos mencionam a utilização do USD como moeda do fundo...o que quer isto dizer na prática? Que continuam a ser sensíveis às variações de câmbio?


Pouco interessa estar cotado em dólares ou em euros.

Se o ETF estiver em euros, e investir nos EUA, e não fizer cobertura cambial, obviamente estás exposto ao risco cambial.

É a mesma coisa que comprar ETF no EUA. Lá por estarem em dólares, se o euro valorizar não há problema, dado que os activos que detêm estão cotados em euros logo haverá um reajustamento.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Corto_Maltese » 11/6/2012 12:42

Eis um Tópico que decididamente irei acompanhar. Parabens....

Caro Metallising, na escolha da sua carteira, deverá ter tido em consideração a correlação dos varios activos de investimento... `

A minha duvida é se a maior convergencia de correlações entre activos que se tem vindo a verificar num passado recente, influenciou a sua escolha de activos ou não ?
Nomeadamente, estou interessado em saber qual foi o periodo de análise para o calculo da correlação de activos (10 Year / 1Year / 6Months).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 22/6/2010 18:09

por Tridion » 11/6/2012 9:44

Metallising, já optaste pela corretora? Será que corretoras como a Zecco ou MB Trading ainda estarão cá daqui a 25 anos!?

Thanx.[/b]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por MDC2011 » 11/6/2012 9:21

Aproveitando esta questão sobre a cobertura cambial gostaria ainda de trazer uma outra; esta situação não poderia ser resolvida através da aquisição de ETFs adquiridos em euros?

Os mesmos não fazem hedging por modo a não serem sensíveis às taxas de câmbio?

Curiosamente existem diversos ETFs comercializados em euros contudo os respetivos prospetos mencionam a utilização do USD como moeda do fundo...o que quer isto dizer na prática? Que continuam a ser sensíveis às variações de câmbio?
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

por Supermann » 11/6/2012 0:59

Adoptares uma espécie de posição que cubra o risco de desvalorização significativa da moeda.

Um filtro de tendencia de longo prazo por exemplo. Vais ter algumas perdas pequeninas, mas os movimentos grandes irás estar protegido.

Tendencia de alta no EURUSD, estar coberto. o cotrário deixar andar.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Metallising_ » 11/6/2012 0:08

vset Escreveu:Boa noite,

E o problema cambial USD-EUR?

Cumprimentos.


Tocas-te na ferida! Sobre esse matéria ainda não sei o que fazer ao certo.
Vários membros do forum recomendam abrir uma posição FX EURUSD num valor equivalente à parte da carteira cotada em USD.
A questão é que não há forma de prever o FX rollover (juro pago/debitado diariamente), o que pode resultar num custo elevado pelo seguro cambial.

Para ilustrar os efeitos nocivos deste custos, imaginemos que num período de 25 anos, numa carteira com crescimento médio anual de 9%, pago em média 1% de juros para a manutenção da posição FX EURUSD. No final do período, a parte da carteira em USD teve uma valorização 21% inferior comparativamente à mesma carteira sem posição FX EURUSD. A história dos "compound interest" no longo prazo podem fazer moça.

Não sei ao certo o que fazer. Aceitam-se sugestões!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por vset » 9/6/2012 22:00

Boa noite,

E o problema cambial USD-EUR?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Metallising_ » 9/6/2012 18:33

Ok. Editei o BBCode para tornar as imagens compatíveis com todos browsers.

Agora a malta mais old-school - os que ainda não instalaram o google chrome :mrgreen: - também pode visualizar as imagens.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por PMACS » 9/6/2012 18:03

Metallising Escreveu:

Mais alguém teve o mesmo problema que o vset relativamente às imagens do 1º post?


Sim, com o Firefox não se vê a não ser clicando em cima do símbolo com o botão direito do rato e escolher,ver imagem!
Com o Chrome vêem-se as imagens.
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1045
Registado: 30/9/2009 12:27
Localização: Savana Alentejana

por Metallising_ » 9/6/2012 17:30

mnvalente, de facto, não há nada que me garante que o retorno dos mercados accionistas será idêntico durante os próximos anos. De qualquer forma, com a carteira que sugeri, tem-se exposição a todos os mercados, o que significa que todo o crescimento que haja, muito ou pouco, será absorvido pela carteira. Independentemente da taxa de crescimento da economia durante os próximos anos e o respectivo retorno nos mercados financeiros, uma estratégia passiva irá continuar a bater todos os investidores individuais e a grande maioria dos fundos de gestão activa.
Será que a alocação de activos que defini para a minha carteira é a mais rentável? Não sei, mas está bem diversificada.

gorgol, todos os ETFs sobre índices de acções que referi distribuem dividendos. O mesmo se aplica a todos os ETFs de obrigações.
Na Suiça a carga fiscal é bem inferior, as mais-valias não são sujeitas a impostos e sobre os dividendos pago 8%. A taxa varia em função do ordenado e do cantão (semelhante a um estado nos USA) de residência.
Sim concordo com o que dizes sobre a formação. Para já é impossível uma vez que sou pouco fluente no francês e não pesco nada de alemão.


Mais alguém teve o mesmo problema que o vset relativamente às imagens do 1º post?

Celsius, a mim interessa-me poupar tempo, ausência de stress e boas rentabilidades. Se não te vês a ter uma postura tão passiva o mais certo é que acabes com menos tempo livre, mais stress e menores rentabilidades. Não sou eu que o digo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por gorgo » 9/6/2012 17:27

Supermann Escreveu:
Celsius Escreveu:Interessante estratégia. Mas tb sou jovem (ñ tanto qto tu) e ñ me vejo a ter uma postura tão passiva.
Ñ estarás e replicar o "atraso de vida " para a tua carteira de investimentos?


A maior parte das pessoas não bate os mercados, logo ele está é a ser inteligente.


Estamos a aplicar a curva de Gauss. Será que não há cisne negro nos investimentos financeiros? O futuro é aleatório e não pode ser previsto no passado? O Nassim Taleb ia aos arames de certeza! O Warren Buffet tem batido sempre os mercados. Um pouco de cético empírico não fica mal.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

por Supermann » 9/6/2012 15:33

Celsius Escreveu:Interessante estratégia. Mas tb sou jovem (ñ tanto qto tu) e ñ me vejo a ter uma postura tão passiva.
Ñ estarás e replicar o "atraso de vida " para a tua carteira de investimentos?


A maior parte das pessoas não bate os mercados, logo ele está é a ser inteligente.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Celsius-reloaded » 9/6/2012 11:23

Interessante estratégia. Mas tb sou jovem (ñ tanto qto tu) e ñ me vejo a ter uma postura tão passiva.
Ñ estarás e replicar o "atraso de vida " para a tua carteira de investimentos?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

por vset » 8/6/2012 23:31

mnvalente Escreveu:Obrigado pela resposta e aqui vai mais uma pergunta.

Esse portfolio no passado teria tido um rendimento como o que investigaste. Sera' que os proximos anos serao identicos? E se estivermos num momento de mudanca de paradigma? E se o crescimento continuo das ultimas decadas e a valorizacao do mercado accionista nao se mantiver?

Eu sei que e' uma daquelas visoes que nao nos deixa sair do sofa, mas nao consigo encontrar uma solucao que me deixe descansado.

Abraco



É verdade, há autores que defendem que tendo no passado boas rentabilidades será mais díficil de o conseguir no futuro.


Metalising : não consigo ver as imagens do 1º post

Abraço.
Editado pela última vez por vset em 9/6/2012 15:32, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por gorgo » 8/6/2012 23:14

Metallising Escreveu:Sim concordo. A reforma não significa dar despesa ao estado, não trabalhar e ser inútil para a sociedade. Vejo a reforma apenas como a fase da vida em que não preciso de acordar todos os dias às 6h da manhã e levar com um superior idiota só para poder chegar ao final do mês e pagar as contas.


Dito assim parece ser uma vida dura aí na Suiça. Então, o superior idiota não dura para sempre. Ou nós o substituimos ou mudamos de trabalho. Com a pedalada que tens as oportunidades vão aparecer de certeza. Sugestão aproveita tempos livres para formação específica. Com a dimensão do sistema bancário e mercados financeiros deve haver por aí muita oportunidade de formação e rodar de setor. O melhor investimento é a formação, permitido ganhar mais e fazer aquilo que gostamos.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

por Supermann » 8/6/2012 13:57

gorgol Escreveu:
Metallising Escreveu:Antes de mais, agradeço o vosso feedback.

Curioso essa dos ETFs Total Return. Já vasculhei milhares de ETFs e pouco ou nada existe nessa categoria. Há alguma instituição financeira específica que emita esses ETFs?


Agora também estou a ficar baralhado. Para mim os ETF´s incorporam os dividendos, o que singifica que são total return depois de impostos. Nos ETF´s sobre o PSI é assim. O mesmo se passa com os fundos. A diferença está nas comissões e não serem transacionados como instrumento.


Não. Existem mutiso ETF's que distribuem o rendimento os dividendos, ou seja, para ti acaba por ser contraproducente em teremos de capital dado que somos taxados novamente a 25%.

O ETF do PSI sim penso que seja TR, mas vais a qualquer ETF no mercado americano e a grande maioria está em regime distribuição dos dividendos.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por gorgo » 8/6/2012 13:08

Metallising Escreveu:Antes de mais, agradeço o vosso feedback.

Curioso essa dos ETFs Total Return. Já vasculhei milhares de ETFs e pouco ou nada existe nessa categoria. Há alguma instituição financeira específica que emita esses ETFs?


Agora também estou a ficar baralhado. Para mim os ETF´s incorporam os dividendos, o que singifica que são total return depois de impostos. Nos ETF´s sobre o PSI é assim. O mesmo se passa com os fundos. A diferença está nas comissões e não serem transacionados como instrumento.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

por mval2002 » 8/6/2012 11:14

Obrigado pela resposta e aqui vai mais uma pergunta.

Esse portfolio no passado teria tido um rendimento como o que investigaste. Sera' que os proximos anos serao identicos? E se estivermos num momento de mudanca de paradigma? E se o crescimento continuo das ultimas decadas e a valorizacao do mercado accionista nao se mantiver?

Eu sei que e' uma daquelas visoes que nao nos deixa sair do sofa, mas nao consigo encontrar uma solucao que me deixe descansado.

Abraco
 
Mensagens: 182
Registado: 20/11/2006 23:11
Localização: Emigrante

por Metallising_ » 8/6/2012 1:07

Corto_Maltese Escreveu:Interessante !!!

Tenho uma duvida...

Se inicialmente defini 10% de exposição sobre o ouro e chegada a altura de rebalanceamento, esse activo valorizou passando a representar 15% da carteira, então, é altura de vender os 5% em excesso.


E no caso de ter uma desvalorização num determinado activo, na altura de rebalanceamento irá vender outros activos e investir o valor no activo que desvalorizou a fim de manter a exposição defenida de 10% ?


Exactamente. É muitas vezes aconselhado fazer este rebalanceamento apenas uma vez por ano de forma a manter os custos de transacção baixos. A não esquecer que cada vez que se liquida uma posição pode estar-se a realizar mais-valias, que serão sujeitas a impostos. O ideal é reforçar o portofólio com novo capital de forma a equilibrar as posições perdedoras.

cbslbstr, este tipo de estratégia é passiva, logo não é suposto incluir análises de mercado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Metallising_ » 8/6/2012 0:50

Antes de mais, agradeço o vosso feedback.

gorgol:
Luzern é na minha opinião a cidade mais catita da Suiça. :)

Tens de prever a possibilidade de perder o rendimento fixo do ordenado


Essa acaba por ser uma razão pela qual eu considero que não devo ter tanta exposição a activos voláteis. Se fosse despedido e ao mesmo tempo a carteira estivesse a desvalorizar 40% antes de ter isónias dava um tiro na cabeça. Daí outras classes de activos serem convenientes para atenuar movimentos bruscos na carteira, dando estabilidade, não só financeira, mas essencialmente emocial. Contudo, é certo que no muito longo prazo a rentabilidade das acções é superior a qualquer outra activo.

A carteira que sugeres, nos últimos 40 anos teve uma valorização média anual de 11.04% e uma queda de -41.03% em 2008. A carteira que sugeri foi mais rentável (12.51%) e a queda foi de "apenas" -21,25%. Por mais incrível e contra-senso que possa parecer, a verdade é que uma carteira constituída 100% por acções é menos rentável que uma carteira constituída por 55% em acções, 15% em commodities e 30% bonds. Os mistérios da diversificação...

Sim concordo. A reforma não significa dar despesa ao estado, não trabalhar e ser inútil para a sociedade. Vejo a reforma apenas como a fase da vida em que não preciso de acordar todos os dias às 6h da manhã e levar com um superior idiota só para poder chegar ao final do mês e pagar as contas.

Supermann:

Escolhi o Canadá porque é a única grande economia que através dos outros activos não consegui incluir no portofólio. As prespectivas económicas para o país parecem ser positivas devido à grande oferta de matérias-primas e à respectiva procura pelas economias emergentes. Porque achas que o Canadá irá passar por um mau bocado?

Quantos aos países que sugeres, todos eles já estão incluídos nos ETFs que sugeri referentes aos mercados emergentes. Investir num deles isoladamente iria causar sobreposição.

Sim, o ETF de matérias-primas é o x-trackers. Mais informação sobre o fundo, aqui - http://www.etf.db.com/UK/pdf/EN/factshe ... _04_30.pdf
Este activo é o que mais dúvidas me suscita. Existem vários ETFs que seguem o índice AIG, outros o CRB, outros o DBLCI e por aí diante. (Cada índice distrubui o peso de cada matéria-prima de forma diferente). Não sei qual o índice mais apropriado para a estratégia de longo-prazo.
Porque consideras equal weighting a melhor forma de investir em matérias-primas?

Curioso essa dos ETFs Total Return. Já vasculhei milhares de ETFs e pouco ou nada existe nessa categoria. Há alguma instituição financeira específica que emita esses ETFs?
De qualquer forma, provavelmente o expense ratio de um ETF total return deve ser muito elevado uma vez que os dividendos devem ser aplicados pelo fundo através da compra de mais activos, logo, custos de transacção mais elevados. Ainda assim, tenho que dar uma vista de olhos nisso. Agradeço a sugestão.

Defini a liquidação de 5% anuais, mesmo que estagne o crescimento ou até reduza ligeiramente o valor do portofólio, é impossível chegar a 0€ antes de eu morrer. :)

mnvalente:
Não vasculhei ao pormenor, mas tendo em conta que a Interactive Brokers é uma empresa americana, diria que a conta fica lá domiciliada.
Utilizes a Interactive Brokers ou qualquer outra correctora, pagas os impostos sempre no teu país de residência fiscal.


Para os que me questionaram sobre a Suiça.
Uma resposta decente levaria-me horas e horas, por isso vou encurtar. Resumidamente, a mentalidade e o temperamento da Europa Central é bastante diferente da Europa do Sul. Uma pessoa proveniente da Europa do Sul está habituada a uma liberdade e um estilo de vida bem mais dinâmico. Na Europa Central as pessoas são muito mais fechadas e com um estilo de vida muito mais rotineiro. Penso que o clima é que torna esta regiões tão destintas.
Trabalho com muitos portugueses e espanhóis e não há um que diga que vive melhor na Suiça do que no seu país de origem.
Estando no centro da Europa já tive oportunidade de viajar bastante e conhecer outros países, depois de ter passado por tanto lado e ter visto tanta coisa, uma coisa tomo como certa, excluindo a actual situação económica, não há melhor país na Europa para viver que Portugal. (O típico choradinho do emigrante quando se aproxima o Verão)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por cbslbstr » 8/6/2012 0:25

Corto_Maltese Escreveu:Interessante !!!

Tenho uma duvida...

Se inicialmente defini 10% de exposição sobre o ouro e chegada a altura de rebalanceamento, esse activo valorizou passando a representar 15% da carteira, então, é altura de vender os 5% em excesso.


E no caso de ter uma desvalorização num determinado activo, na altura de rebalanceamento irá vender outros activos e investir o valor no activo que desvalorizou a fim de manter a exposição defenida de 10% ?
... ou comprar mais do activo que desvalorizou?
Diria que (também) depende das condições pessoais e do mercado, na altura.
 
Mensagens: 115
Registado: 19/2/2007 21:50

por Corto_Maltese » 7/6/2012 23:59

Interessante !!!

Tenho uma duvida...

Se inicialmente defini 10% de exposição sobre o ouro e chegada a altura de rebalanceamento, esse activo valorizou passando a representar 15% da carteira, então, é altura de vender os 5% em excesso.


E no caso de ter uma desvalorização num determinado activo, na altura de rebalanceamento irá vender outros activos e investir o valor no activo que desvalorizou a fim de manter a exposição defenida de 10% ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 22/6/2010 18:09

por mval2002 » 7/6/2012 19:28

Excelente topico!

Tenho algumas perguntas quanto 'a escolha da Interactive brokers?
- Onde fica domiciliada a conta?
- Onde pagas impostos sobre as mais valias?

Abraco
 
Mensagens: 182
Registado: 20/11/2006 23:11
Localização: Emigrante

por Automech » 7/6/2012 15:12

Na minha opinião era melhor deixar este tópico para falar da estratégia de investimento do Metallising e continuar a discussão sobre a Suiça noutro tópico como por exemplo:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... c&start=25
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por cbslbstr » 7/6/2012 15:09

EuroVerde Escreveu:
Metallising Escreveu: A parte má é que viver neste país é um atraso de vida.


Podes explicar melhor? Atraso em que sentido? :shock:
Realmente, também fiquei curioso. Na Suiça, apenas estive como turista, não deu para ter percepção da realidade diária de quem vive e trabalha lá (aí 8-) ).
 
Mensagens: 115
Registado: 19/2/2007 21:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], cmmanel, fatura.pt, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], hbsilva, joingue, malakas, MPAM, Nuno V, PAULOJOAO, PXYC e 127 visitantes