Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cartão credito desconto 5% Santander

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por marijon2 » 1/4/2012 14:04

No ínicio, quando lançaram o cartão extorquiram os 5% de vários meses aquem tinha feito o pagamento a 100%; neste momento não sei se ainda o fazem.

Mas as regras são claras: só se obtem os 5% de desconto se pagares o extracto até 50%. E mais, ao pagares os 100% ao balcão ( só aí o podes fazer), o Banco cobra-te uma penalização de 3% sobre o pagamento que vais fazer, na parte que excede os 50% em dívida :evil:

Por isso é melhor não inventar. Para uma utilização regular, o cartão dá um bom desconto, obedecendo às regras dele. :wink:
Tentar contorná-las não dá bom resultado :roll:

Boa sorte

Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por fcpfcp » 31/3/2012 18:11

marijon2 Escreveu:A resposta que te deram está correcta. Se só usares o cartão uma vez na vida sucede o seguinte:

Março: gastas 1000 euros
Abril: pagas 500
Maio: recebes 5% de 1000 = 50 e pagas 1,6% ( que é a taxa mensal de juros do cartão) de juros de 500 euros = 8 euros
Junho: pagas 250 euros do saldo em dívida e pagas 1,6% de juros de 250 euros = 4 euros
Julho: pagas 125 euros do saldo em dívida e pagas 1,6% de juros de 250 euros = 2 euros

e assim sucessivamente, e por isso é que o retorno efectivo do cartão não são os 5% líquidos mas sim 3,5 ou 4%

O valor do juro vai-se tornando residual há medida que vais fazendo os pagamentos, mas claro que se só utilizares o cartão uma vez no ano, obtens menos vantagem do que quem o utiliza sistematicamente, pois em cada mensalidade tem sempre um crédito (dos 5% do mês anterior) e o débito dos juros.

Não sei o que dizem no Santander, mas desde que pagues sempre os 50% do valor em dívida e utilizes o cartão regularmente obtens o retorno de 3-4%.

Atenção que se fores pagar o extracto na totalidade, eles penalizam-te e não te atribuem o desconto dos 5%.

Quando cartão surgiu, chegaram mesmo a extorquir os 5% que já tinham dado a pessoas, que pagaram e extracto à posteriori.

E atenção, os 5% do que gasta em março só são creditados em Maio, após pagamento dos 50%.

Espero ter esclarecido

Maria João

Mais uma vez obrigada, mas em Maio não deveria que fazer o pagamento de €250,00 (50% de 500,00 de Abril)?
E se em Abril não utilizar o cartão chego a Maio que é quando recebo 5% e liquido a totalidade do cartão e assim eles não me podem penalizar ou fazem mais á frente com efeitos "retroativos" ?
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por majomo » 30/3/2012 16:51

fcpfc Escreveu:
jeso Escreveu:Se pagares sempre metade do valor em dívida, ela nunca mais chega a zero. (O gerente tinha preservativo?) :mrgreen: :mrgreen:
fcpfc Escreveu:Puxo este topico para me poderem esclarecer o uso do cartão visto hoje ter ido a uma sucursal do Santander e a pessoa que me respondeu,que por sinal era o gerente, me deu uma resposta contraria daquilo que ao lêr este topico tinha ideia, ora se me premitem dou o exemplo que dei a vêr se estava correcta a minha interpretação ao uso do mesmo:
Num mês faço compras de €1000,00, no mês seguinte pago 50% de €1000,00(€500,00)e não faço compras no 3ºmês pago os restantes €500,00 mais os juros dos mesmos e é deduzido os 5% de €1000,00(€50,00).Isto foi o exemplo que dei a vêr se estava certo a mêcanica do cartão, mas o tal dito gerente,que por sinal enquanto respondia estava a lêr a ficha do cartão no computador, disse que estava tudo bem mas que no 3º mês iria pagar somente 50% do valor em divida ou seja iria pagar 50% de €500,00(€250,00), visto que ele dizia que teria que pagar somente 50% do valor da divida, que era nessa altura de €500,00, é mesmo assim ? É que se for assim ando a maior parte do ano a pagar juros duma compra feita á meses, ou existe forma de contornar esta situação?
De referir que sou virgem em relação a cartões de credito.
Obrigada.
[/quot
Independentemente de ter dado ordem de pagamento a 50%, posso "forçar" o pagamento, quando me vem o extracto, do total da divida, correcto ?


Sim, só que o mês respetivo não é creditado o bónus de 5%... ou seja, se num mês realizares poucas compras, pode compensar amortizar a totalidade da dívida.
Contudo, e pegando no meu exemplo pessoal, só por uma vez paguei os 100% visto que nos outros meses o crédito é sempre superior aos juros da dívida.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por marijon2 » 30/3/2012 16:50

A resposta que te deram está correcta. Se só usares o cartão uma vez na vida sucede o seguinte:

Março: gastas 1000 euros
Abril: pagas 500
Maio: recebes 5% de 1000 = 50 e pagas 1,6% ( que é a taxa mensal de juros do cartão) de juros de 500 euros = 8 euros
Junho: pagas 250 euros do saldo em dívida e pagas 1,6% de juros de 250 euros = 4 euros
Julho: pagas 125 euros do saldo em dívida e pagas 1,6% de juros de 250 euros = 2 euros

e assim sucessivamente, e por isso é que o retorno efectivo do cartão não são os 5% líquidos mas sim 3,5 ou 4%

O valor do juro vai-se tornando residual há medida que vais fazendo os pagamentos, mas claro que se só utilizares o cartão uma vez no ano, obtens menos vantagem do que quem o utiliza sistematicamente, pois em cada mensalidade tem sempre um crédito (dos 5% do mês anterior) e o débito dos juros.

Não sei o que dizem no Santander, mas desde que pagues sempre os 50% do valor em dívida e utilizes o cartão regularmente obtens o retorno de 3-4%.

Atenção que se fores pagar o extracto na totalidade, eles penalizam-te e não te atribuem o desconto dos 5%.

Quando cartão surgiu, chegaram mesmo a extorquir os 5% que já tinham dado a pessoas, que pagaram e extracto à posteriori.

E atenção, os 5% do que gasta em março só são creditados em Maio, após pagamento dos 50%.

Espero ter esclarecido

Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por fcpfcp » 29/3/2012 22:32

jeso Escreveu:Se pagares sempre metade do valor em dívida, ela nunca mais chega a zero. (O gerente tinha preservativo?) :mrgreen: :mrgreen:
fcpfc Escreveu:Puxo este topico para me poderem esclarecer o uso do cartão visto hoje ter ido a uma sucursal do Santander e a pessoa que me respondeu,que por sinal era o gerente, me deu uma resposta contraria daquilo que ao lêr este topico tinha ideia, ora se me premitem dou o exemplo que dei a vêr se estava correcta a minha interpretação ao uso do mesmo:
Num mês faço compras de €1000,00, no mês seguinte pago 50% de €1000,00(€500,00)e não faço compras no 3ºmês pago os restantes €500,00 mais os juros dos mesmos e é deduzido os 5% de €1000,00(€50,00).Isto foi o exemplo que dei a vêr se estava certo a mêcanica do cartão, mas o tal dito gerente,que por sinal enquanto respondia estava a lêr a ficha do cartão no computador, disse que estava tudo bem mas que no 3º mês iria pagar somente 50% do valor em divida ou seja iria pagar 50% de €500,00(€250,00), visto que ele dizia que teria que pagar somente 50% do valor da divida, que era nessa altura de €500,00, é mesmo assim ? É que se for assim ando a maior parte do ano a pagar juros duma compra feita á meses, ou existe forma de contornar esta situação?
De referir que sou virgem em relação a cartões de credito.
Obrigada.
[/quot
Independentemente de ter dado ordem de pagamento a 50%, posso "forçar" o pagamento, quando me vem o extracto, do total da divida, correcto ?
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por jeso » 29/3/2012 18:54

Se pagares sempre metade do valor em dívida, ela nunca mais chega a zero. (O gerente tinha preservativo?) :mrgreen: :mrgreen:
fcpfc Escreveu:Puxo este topico para me poderem esclarecer o uso do cartão visto hoje ter ido a uma sucursal do Santander e a pessoa que me respondeu,que por sinal era o gerente, me deu uma resposta contraria daquilo que ao lêr este topico tinha ideia, ora se me premitem dou o exemplo que dei a vêr se estava correcta a minha interpretação ao uso do mesmo:
Num mês faço compras de €1000,00, no mês seguinte pago 50% de €1000,00(€500,00)e não faço compras no 3ºmês pago os restantes €500,00 mais os juros dos mesmos e é deduzido os 5% de €1000,00(€50,00).Isto foi o exemplo que dei a vêr se estava certo a mêcanica do cartão, mas o tal dito gerente,que por sinal enquanto respondia estava a lêr a ficha do cartão no computador, disse que estava tudo bem mas que no 3º mês iria pagar somente 50% do valor em divida ou seja iria pagar 50% de €500,00(€250,00), visto que ele dizia que teria que pagar somente 50% do valor da divida, que era nessa altura de €500,00, é mesmo assim ? É que se for assim ando a maior parte do ano a pagar juros duma compra feita á meses, ou existe forma de contornar esta situação?
De referir que sou virgem em relação a cartões de credito.
Obrigada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 24/6/2006 12:52
Localização: Via Lactea

por fcpfcp » 29/3/2012 17:08

Puxo este topico para me poderem esclarecer o uso do cartão visto hoje ter ido a uma sucursal do Santander e a pessoa que me respondeu,que por sinal era o gerente, me deu uma resposta contraria daquilo que ao lêr este topico tinha ideia, ora se me premitem dou o exemplo que dei a vêr se estava correcta a minha interpretação ao uso do mesmo:
Num mês faço compras de €1000,00, no mês seguinte pago 50% de €1000,00(€500,00)e não faço compras no 3ºmês pago os restantes €500,00 mais os juros dos mesmos e é deduzido os 5% de €1000,00(€50,00).Isto foi o exemplo que dei a vêr se estava certo a mêcanica do cartão, mas o tal dito gerente,que por sinal enquanto respondia estava a lêr a ficha do cartão no computador, disse que estava tudo bem mas que no 3º mês iria pagar somente 50% do valor em divida ou seja iria pagar 50% de €500,00(€250,00), visto que ele dizia que teria que pagar somente 50% do valor da divida, que era nessa altura de €500,00, é mesmo assim ? É que se for assim ando a maior parte do ano a pagar juros duma compra feita á meses, ou existe forma de contornar esta situação?
De referir que sou virgem em relação a cartões de credito.
Obrigada.
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

Ora vejamos.

por bboniek33 » 16/3/2012 21:14

Eu nestas coisas sei que sou um bocado marreta, quero dizer, cartoes e coiso. E a minha questao ee a seguinte: mas o que ganha o Banco com este negoocio ?

Lembro-me que antes das crises (agudas) eles atee davam cartoes aos maltrapilhos e o catano, mas agora devem ter outra poliitica para nao levarem uns calotes valentes. Ora esta campanha em particular baseia-se em quee ? Na captac,ao de fregueses ?

Como disse sou um tanto obnooxio em cartoes e coiso e portanto venho pedir o obseequio a algum elemento mais esclarecido para ficar elucidado sobre esta questao.

Desde jaa o meu obrigado.
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

por fcpfcp » 16/3/2012 19:46

Pickbull Escreveu:
fcpfc Escreveu:
Pickbull Escreveu:
V1rotate Escreveu:Dar dá, mas dá muito trabalho e pode não compensar, se pagares as contas diretamente nas empresas de serviços(EDP, EPAl, etc) podes utilizar o cartão para efetuar o pagamento e assim usufruis do desconto.


Nos agentes payshop tem que se pagar em dinheiro, não é?
Porque senão era um bom sítio para pagar as facturas todas no mesmo sítio usando o cartão. :P

Brevemente irei aderir a este cartão,como se comprova nas inumeras questões que levantei atrás,e sem certezas provavelmente a solução é ir aos ctt fazer o pagamento dessas contas visto eles aceitarem pagamentos com cartão de debito e este funciona em tais sitios.


Pensei que nos CTT o sistema tb fosse payshop.

Eles têm MB, mas secalhar quando se trata de pagamentos desse tipo (àgua,luz,tv etc)só o fazem através do sistema payshop(comissão a entrar) ou dinheiro, mas esta informação convem confirmares visto que eu não faço esse tipo de pagamentos no ctt.
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por Pickbull » 16/3/2012 19:33

fcpfc Escreveu:
Pickbull Escreveu:
V1rotate Escreveu:Dar dá, mas dá muito trabalho e pode não compensar, se pagares as contas diretamente nas empresas de serviços(EDP, EPAl, etc) podes utilizar o cartão para efetuar o pagamento e assim usufruis do desconto.


Nos agentes payshop tem que se pagar em dinheiro, não é?
Porque senão era um bom sítio para pagar as facturas todas no mesmo sítio usando o cartão. :P

Brevemente irei aderir a este cartão,como se comprova nas inumeras questões que levantei atrás,e sem certezas provavelmente a solução é ir aos ctt fazer o pagamento dessas contas visto eles aceitarem pagamentos com cartão de debito e este funciona em tais sitios.


Pensei que nos CTT o sistema tb fosse payshop.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por fcpfcp » 16/3/2012 19:17

Pickbull Escreveu:
V1rotate Escreveu:Dar dá, mas dá muito trabalho e pode não compensar, se pagares as contas diretamente nas empresas de serviços(EDP, EPAl, etc) podes utilizar o cartão para efetuar o pagamento e assim usufruis do desconto.


Nos agentes payshop tem que se pagar em dinheiro, não é?
Porque senão era um bom sítio para pagar as facturas todas no mesmo sítio usando o cartão. :P

Brevemente irei aderir a este cartão,como se comprova nas inumeras questões que levantei atrás,e sem certezas provavelmente a solução é ir aos ctt fazer o pagamento dessas contas visto eles aceitarem pagamentos com cartão de debito e este funciona em tais sitios.
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por Pickbull » 16/3/2012 16:52

V1rotate Escreveu:Dar dá, mas dá muito trabalho e pode não compensar, se pagares as contas diretamente nas empresas de serviços(EDP, EPAl, etc) podes utilizar o cartão para efetuar o pagamento e assim usufruis do desconto.


Nos agentes payshop tem que se pagar em dinheiro, não é?
Porque senão era um bom sítio para pagar as facturas todas no mesmo sítio usando o cartão. :P
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por V1rotate » 16/3/2012 16:44

Dar dá, mas dá muito trabalho e pode não compensar, se pagares as contas diretamente nas empresas de serviços(EDP, EPAl, etc) podes utilizar o cartão para efetuar o pagamento e assim usufruis do desconto.
 
Mensagens: 93
Registado: 28/8/2007 12:29

por Pickbull » 16/3/2012 16:25

V1rotate Escreveu:
Pickbull Escreveu:Já agora sabem se o cartão funciona (para os 5%) para pagamentos de serviços (cabo, gás, net, telemóvel, etc...) se for usado numa máquina ATM?

Se fizeres o pagamento numa máquina ATM não há lugar a desconto :(


Quer dizer que quanto a pagamento de serviços não há nada a fazer para aproveitar o desconto?

É uma pena. :cry:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por V1rotate » 16/3/2012 16:03

Pickbull Escreveu:Já agora sabem se o cartão funciona (para os 5%) para pagamentos de serviços (cabo, gás, net, telemóvel, etc...) se for usado numa máquina ATM?

Se fizeres o pagamento numa máquina ATM não há lugar a desconto :(
 
Mensagens: 93
Registado: 28/8/2007 12:29

por Pickbull » 16/3/2012 15:41

Já agora sabem se o cartão funciona (para os 5%) para pagamentos de serviços (cabo, gás, net, telemóvel, etc...) se for usado numa máquina ATM?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por fcpfcp » 14/3/2012 12:39

marijon2 Escreveu:Podes ter essa poupança se gastares os 5000 euros. Mas no mês seguinte só vais pagar 50% do que gastaste ou seja 2500. Só ficas com 2500 para gastar e aí só ganhas 125 euros.

Pessoalmente, eu tenho 5000 euros de plafond e gasto entre 2000 - 3000 euros/ mês, pelo que ganho entre 100 - 150 euros, valor ao qual são deduzidos os juros que pago pelos 50% que ficam em dívida todas os meses :wink:

Maria João

PS - Acho que já tens informação suficiente sobre o cartão :mrgreen: :mrgreen:


Obrigada Maria João e V1rotate pela vossa ajuda, estou mesmo a vêr quando for ao banco pedir um cartão e questionar o funcionário sobre como o mesmo funciona corro o risco de saber respostas a perguntas que nem ele me saberá reponder ou entao dá uma resposta a "chutar para o lado" só para não dizer que não sabe. :lol:
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por marijon2 » 13/3/2012 21:11

Podes ter essa poupança se gastares os 5000 euros. Mas no mês seguinte só vais pagar 50% do que gastaste ou seja 2500. Só ficas com 2500 para gastar e aí só ganhas 125 euros.

Pessoalmente, eu tenho 5000 euros de plafond e gasto entre 2000 - 3000 euros/ mês, pelo que ganho entre 100 - 150 euros, valor ao qual são deduzidos os juros que pago pelos 50% que ficam em dívida todas os meses :wink:

Maria João

PS - Acho que já tens informação suficiente sobre o cartão :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por fcpfcp » 13/3/2012 18:45

Como já algum tempo não fazia nenhuma pergunta cá vai,quem usa este cartão importa-se de dizer qual o seu plafond.Isto só para aferir se o santander tem algum "tecto" em relação a este cartão.
Estarei enrrado se disser se tivermos um plafond de €5000 teremos uma poupança de cerca de €200 em grosso modo ?
Obrigada.
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por marijon2 » 13/3/2012 16:31

fcpfc Escreveu:Existe algum limite ao desconto efectuado ? Ou seja o desconto propocionado só poderá ser de por exemplo €100 em cada mês ?


Não existe limite ao desconto efectuado até ao plafond do cartão :wink:
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por fcpfcp » 13/3/2012 11:14

Existe algum limite ao desconto efectuado ? Ou seja o desconto propocionado só poderá ser de por exemplo €100 em cada mês ?
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por V1rotate » 12/3/2012 21:39

Eles normalmente são bem generosos nos limites de crédito que dão aos clientes, a mim, um simples cliente, deram-me vários milhares de €€.


marijon2
Agradeço a bela ideia de ir pagar o IMI à tesouraria das finanças, sempre se poupa uns bons €€, nunca tinha pensado nisso, já recebi a dolorosa para pagar até ao final de abril :)
 
Mensagens: 93
Registado: 28/8/2007 12:29

por fcpfcp » 11/3/2012 23:15

Obrigada V1rotate e marijon2 pelos vossos esclarecimentos, não á nada do que ter a opinião de quem usa , mas visto não ter nunca usado na vida um cartão de credito penso que o mesmo está limitado ao valor que o banco impõe como limite de credito para o mesmo ao contrario do de debito que está limitado aquilo que temos na conta á ordem associado ao mesmo, correcto ?
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por marijon2 » 11/3/2012 15:23

fcpfc Escreveu:
V1rotate Escreveu:
fcpfc Escreveu:Alguem que utilize o cartão desconto do santander e do bpi universo consegue confirmar se nos establecimentos onde não aceitem cartão de credito dá para fazer o pagamento,comportando-se como cartão de debito, e se der esse mesmo pagamento conta para os referidos descontos (5% e 1%) ?

Sou utilizador do Santander 5% desde o inicio(+37 meses) e confirmo que consegues fazer pagamentos onde não aceitam cartões de crédito, Ex: Lidl, desde que aceitem MB.

Já poupei muito €€€ com este cartão, escusado será dizer que pago tudo o que seja possível com cartão :)

Ontem telefonei para a linha de apoio do Santander para confirmar duas coisas em relação a este cartão.A primeira era para confirmar se ainda faziam novos cartões e confirmaram-me que sim a segunda questão era relativa aos pagamentos onde não aceitam cartão de credito e a senhora disse que sim que o cartão funcionava tambem como cartão de debito mas essas transações não contavam para o desconto e que nem se quer ia para o extracto do cartão, iria directamente á conta á ordem.Ora quem utiliza este cartão consegue-me confirmar mesmo se esta situação é verdadeira ? Eu sei que existe aqui relatos de quem fez pagamento com este cartão em locais onde não aceitam cartões de credito e que esses mesmos pagamentos tambem contaram com o desconto,mas por outro lado tenho a informação do Santander a dizer que não será assim, é que para mim dava-me um jeitão que compras efectuadas em terminais que não aceitem cartões de credito com este conseguisse pagar,o que já deu para vêr que dá, mas que tambem ao fazê-lo iria beneficiar do tal dito desconto é que eu periodicamente tenho de emitir um vale nos correios e eles não aceitam o pagamento através de cartão de credito mas sim através do cartão de debito e outros meios de pagamento.
Obrigada.


fcpfc

Todos os pagamentos que fazes com o cartão vão para o extracto e dão o desconto dos 5% :wink:

Não esquecer que o Totta tem excelentes produtos, nomeadamente os cartões de crédito, mas como Banco deixa muito a desejar...os funcionários não sabem dar respostas e dão muitas vezes informaçãoes erradas :mrgreen:
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por V1rotate » 11/3/2012 0:11

Todos os pagamentos feitos com o cartão, vão para o extrato e contam para o desconto, não são debitados diretamente na conta à ordem, mesmo aqueles feitos na rede MB, Ex: Lidl :)
 
Mensagens: 93
Registado: 28/8/2007 12:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, andraderui, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JFDIL, jlmt, latbal, nfaz, peterteam2, Shimazaki_2 e 380 visitantes