Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos de acções estrangeiras?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dividendos de acções estrangeiras?

por edvieira » 22/1/2018 13:04

Obrigado

Por acaso tb estou a usar a DGiro. E faz-me ainda confusão como funcionam as ações das mesmas empresas que são negociadas em bolsas diferentes.
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

Re: Dividendos de acções estrangeiras?

por pcm79 » 20/1/2018 11:52

edvieira Escreveu:Boa Tarde a todos!

Primeiro desculpem por desenterrar um tópico antigo, mas penso que é preferível do que criar um novo... :)

Sou novato nestas andanças, menos de 1 mês, mas as coisas não me têm corrido mal, a minha duvida é a seguinte:

Suponho que compro ações da Renault, e para evitar custos de bolsa prefiro comprar as mesmas na Bolsa Americana por ser mais em conta, como funcionariam os dividendos?
È igual independente da bolsa devido a ser uma empresa Europeia?


Obrigado e desde já um abraço!


Sinceramente eu acho que depende do banco/corretora que utilizes. No Invest pago taxa do ADR, IVA, sei lá mais o quê... e fico com a medula, às vezes nem isso. Na Degiro ainda não recebi os dividendos da General Electric, mas a indicação que tenho na plataforma é que só vão descontar 15%. :clap:
 
Mensagens: 438
Registado: 24/2/2014 22:44

Re: Dividendos de acções estrangeiras?

por edvieira » 19/1/2018 17:28

Boa Tarde a todos!

Primeiro desculpem por desenterrar um tópico antigo, mas penso que é preferível do que criar um novo... :)

Sou novato nestas andanças, menos de 1 mês, mas as coisas não me têm corrido mal, a minha duvida é a seguinte:

Suponho que compro ações da Renault, e para evitar custos de bolsa prefiro comprar as mesmas na Bolsa Americana por ser mais em conta, como funcionariam os dividendos?
È igual independente da bolsa devido a ser uma empresa Europeia?


Obrigado e desde já um abraço!
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

por Automech » 5/2/2012 2:35

Ao procurar outra informação, encontrei no site das finanças um link sobre as Convenções para evitar a dupla tributação, resumos, formulários, etc. Como é um assunto recorrente, penso que será útil ficar aqui:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... ributacao/
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por mapaman » 29/1/2012 19:27

paulop2009 Escreveu:
mapaman Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Acabo de ligar para a linha de apoio das finanças, e parecia que estava a falar em mandarim...

A senhora era muito simpática mas não fazia ideia do que estava a falar, nem nunca tinha ouvido menvionar o tal w-8ben...

Se alguém puder dar uma ajudinha aos desgraçados que estão no Best Trading Pro, por favor dêm uma maozinha... :?


Liga para a Orey,Dif e Carregosa,todas utilizam a mesma plataforma.Se alguem disponibilizar o W8ben transfere a conta para lá.

Se ninguem o fizer,paciencia,estamos em Portugal.


De facto esta situação de o BEST se descartar e me mandar a mim ir tratar da butocracia, está a irritar-me um bom pedaço...

Tu utilizas o saxobank? Consegues abrir conta através de portugal? Como funciona a transferência de dinheiro?

obrigado!


Utilizo a best trading pro para acções europeias e indices e a IB para acções americanas e por isso tenho termo de comparação em comissões e qualidade de serviço.

A IB é a estrada da Beira e o BTP é a beira da estrada.

Nesta questão do formulário W8, na IB é de preenchimento obrigatório no momento de abertura de conta,tudo online sem complicações.

Que me lembre,no BTP tive de imprimir o formulario de abertura de conta(sem W8) e depois enviar pelo correio ou deixar em mão numa agencia.Não sei se ainda é assim,espero que não.

A única vantagem do BTP é o facto do dinheiro estar mais perto e poder ser conjugado com outros produtos do banco.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por Laribau » 29/1/2012 18:21

Na plataforma Saxo os dividendos serão sempre tributados por 30 %, uma vez que no Saxo os títulos estão numa conta"basket" pertença do broker nacional que funciona com a sua plataforma. Por sua vez os títulos Americanos estão numa conta "basket" do Saxo junto de um broker americano (JPM ou GS provavelmente), portanto para o fisco americano os títulos são do Saxo bank, apenas estando identificados como sendo do titular junto do broker "inicial". O saxo quando "paga" os dividendos não sabe de quem são as acções, sabe apenas que estão lá numa conta Best, ou Orey, ou etc..., portanto não sabe se são de um português de um americano ou de um chinês. Razão pela qual, quando se assina o contrato com esses brokers, está lá bem claro (embora com letras mais ou menos "miudinhas" )que existe a possibilidade de confundibilidade entre os activos do cliente e os activos do Saxo.

Espero ter ajudado !

:?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

por paulop2009 » 29/1/2012 15:26

mapaman Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Acabo de ligar para a linha de apoio das finanças, e parecia que estava a falar em mandarim...

A senhora era muito simpática mas não fazia ideia do que estava a falar, nem nunca tinha ouvido menvionar o tal w-8ben...

Se alguém puder dar uma ajudinha aos desgraçados que estão no Best Trading Pro, por favor dêm uma maozinha... :?


Liga para a Orey,Dif e Carregosa,todas utilizam a mesma plataforma.Se alguem disponibilizar o W8ben transfere a conta para lá.

Se ninguem o fizer,paciencia,estamos em Portugal.


De facto esta situação de o BEST se descartar e me mandar a mim ir tratar da butocracia, está a irritar-me um bom pedaço...

Tu utilizas o saxobank? Consegues abrir conta através de portugal? Como funciona a transferência de dinheiro?

obrigado!
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por Viandeiro » 27/1/2012 11:57

O w8ben é um formulário do serviço de finanças norte-americano (IRS) que serve, essencialmente, para te identificares como não-residente perante as autoridades fiscais norte-americanas e para solicitares a aplicação da convenção de dupla tributação entre Portugal e os EUA.

http://www.irs.gov/pub/irs-pdf/fw8ben.pdf

Se o teu intermediário financeiro tiver este formulário na sua posse, pode pedir que os dividendos que te são pagos sejam sujeitos à taxa de retenção na fonte (mais reduzida) prevista no acordo em questão.

No entanto, isto custa dinheiro aos intermediários e nem todos estão para isso.

V.
 
Mensagens: 53
Registado: 11/2/2009 13:10
Localização: 16

por paulop2009 » 27/1/2012 11:10

Relativamente ao w8ben, tentei saber detalhes junto das finanças, e pelo que recebi já desisti... Fico mesmo lixado com o BEST Trading Pro por não tratarem disto... raios!

email que enviei à Direcção de Serviços das Relações Internacionais

Assunto: W-8ben (tributação de dividendos de acções americanas)



Caro Dep. relações internacionais,

este contacto foi-me dado pela linha telefónica de apoio, pois estes não foram capazes de me responder.

Sou pequeno investidor em acções, coisa que faço através de um banco em portugal (banco BEST). Quando recebo dividendos de acções americanas, o estado americano retem na fonte 30%, e posto isso, ao declarar no meu IRS, tenho uma nova tributação de 25%.

Fui informado pelo meu banco que através deste acordo W-8ben (acordo de tributação entre portugal e os EUA), o estado amercano me passaria a reter apenas 15%. O meu banco informou-me que deveria tratar do w-8ben junto das finanças.

Venho por este meio pedir esclarecimento do que tenho que fazer para estar dentro desse acordo de dupla tributação.

Muito obrigado



E eis a resposta que recebi

Com referência ao seu e-mail, recebido nesta Direcção de Serviços, informamos o seguinte: O formulário W-8ben é um formulário interno, específico para cada situação/natureza de entidade, previsto na legislação interna dos EUA, mas que não se destinam à aplicação da Convenção de Dupla Tributação celebrada entre os dois Estados;No mesmo formulário não se encontra qualquer espaço para autenticação por uma autoridade fiscal, nem o mesmo faz tal referência; Assim, para aplicação da CDT entre Portugal e os EUA, deverá utilizar o modelo de certificado de residência fiscal, via net (www.portaldasfinancas.gov.pt) e, sendo o caso, juntar o modelo W-8ben dirigindo-o à administração fiscal norte-americana.Com os melhores cumprimentos

EM
DSRI
Direcção de Serviços das Relações Internacionais


Sendo honesto, não entendo a totalidade do que dizem... mas cheira-me a complicado e demorado...
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por pedrorf » 24/1/2012 10:11

As minhas desculpas por estar a "empurrar" o tópico, mas precisava mesmo de uma ajudinha relativamente à tributação dos ETF...
 
Mensagens: 5
Registado: 22/1/2012 18:52

por pedrorf » 22/1/2012 19:18

Na sequência da discussão sobre dividendos de acções estrangeiras, gostaria de colocar algumas questões:

Se comprar unidades de participação em ETFs transaccionados na bolsa americana, também vou sofrer dupla tributação (pela administração tributária americana e portuguesa)sobre eventuais dividendos ou juros distribuídos (ETF de acções / de obrigações)?

E sobre mais valias, aquando da venda das participações respectivas?

E no caso de ETFs transaccionados em bolsas dentro da União Europeia?

E se adquirir unidades de participação em fundos de investimento estrangeiros, através de banco português, serei tributado também em mais valias, no estado da entidade emissora, aquando da alienação das participações?

Estava a planear investir em ETFs, a longo prazo, na senda da exposição do LTCM no tópico "enriquecer devagar", mas se os eventuais rendimentos "levarem" com dupla tributação, provavelmente acaba por compensar mais investir em fundos, apesar de as comissões de gestão serem mais elevadas...

Agradeço desde já as vossas respostas.
 
Mensagens: 5
Registado: 22/1/2012 18:52

por Pata-Hari » 20/1/2012 20:21

Acho que o bpionline e o bpinet funcionam com w8bens e aplicaçao do acordo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pickbull » 20/1/2012 18:15

paulop2009 Escreveu:Acabo de ligar para a linha de apoio das finanças, e parecia que estava a falar em mandarim...

A senhora era muito simpática mas não fazia ideia do que estava a falar, nem nunca tinha ouvido menvionar o tal w-8ben...

Se alguém puder dar uma ajudinha aos desgraçados que estão no Best Trading Pro, por favor dêm uma maozinha... :?


Eu uso o Best Trading Pro e disseram-me que não dava para fazer.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por mapaman » 20/1/2012 17:47

paulop2009 Escreveu:Acabo de ligar para a linha de apoio das finanças, e parecia que estava a falar em mandarim...

A senhora era muito simpática mas não fazia ideia do que estava a falar, nem nunca tinha ouvido menvionar o tal w-8ben...

Se alguém puder dar uma ajudinha aos desgraçados que estão no Best Trading Pro, por favor dêm uma maozinha... :?


Liga para a Orey,Dif e Carregosa,todas utilizam a mesma plataforma.Se alguem disponibilizar o W8ben transfere a conta para lá.

Se ninguem o fizer,paciencia,estamos em Portugal.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por paulop2009 » 20/1/2012 17:29

Acabo de ligar para a linha de apoio das finanças, e parecia que estava a falar em mandarim...

A senhora era muito simpática mas não fazia ideia do que estava a falar, nem nunca tinha ouvido menvionar o tal w-8ben...

Se alguém puder dar uma ajudinha aos desgraçados que estão no Best Trading Pro, por favor dêm uma maozinha... :?
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por mapaman » 20/1/2012 11:58

A ideia subjacente ao post nao é essa mas podes sempre ver no site do saxobank preços e condições.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por fcpfcp » 20/1/2012 11:39

mapaman Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:bmm, por acaso é. Os 30% deveriam ter sido 15 se tivesses assinado o w8ben. O teu intermediário está a ser pouco eficiente.


Efectivamente o Best Trading Pro não faz isto pois dizem que não prestam acessoria financeira. Dizem-me que tenho que "tratar disto junto das finanças"...

Só que "ir às finanças" é um conceito muito abrangente...

Alguém já tratou disto directamente com as finanças? Qual o processo? Quanto demora?



Este é só um exemplo da forma como são tratados os pequenos investidores em Portugal.

Experimentem a comparar comissoões entre uma conta best normal e o BTP para acções de baixo valor.

Percam o medo e abram conta numa corretora americana(ou outra) a sério de uma vez por todas e dêem um salto quantico em termos de qualidade de serviço prestado.Isto é válido apenas para quem pretende negociar acções americanas.

Obrigado!!!

Já agora podias dar exemplos de corretoras, de preferência com uma representação em Portugal ?
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por mapaman » 20/1/2012 11:18

paulop2009 Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:bmm, por acaso é. Os 30% deveriam ter sido 15 se tivesses assinado o w8ben. O teu intermediário está a ser pouco eficiente.


Efectivamente o Best Trading Pro não faz isto pois dizem que não prestam acessoria financeira. Dizem-me que tenho que "tratar disto junto das finanças"...

Só que "ir às finanças" é um conceito muito abrangente...

Alguém já tratou disto directamente com as finanças? Qual o processo? Quanto demora?



Este é só um exemplo da forma como são tratados os pequenos investidores em Portugal.

Experimentem a comparar comissoões entre uma conta best normal e o BTP para acções de baixo valor.

Percam o medo e abram conta numa corretora americana(ou outra) a sério de uma vez por todas e dêem um salto quantico em termos de qualidade de serviço prestado.Isto é válido apenas para quem pretende negociar acções americanas.
Editado pela última vez por mapaman em 20/1/2012 17:56, num total de 1 vez.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por paulop2009 » 20/1/2012 9:30

Pata-Hari Escreveu:bmm, por acaso é. Os 30% deveriam ter sido 15 se tivesses assinado o w8ben. O teu intermediário está a ser pouco eficiente.


Efectivamente o Best Trading Pro não faz isto pois dizem que não prestam acessoria financeira. Dizem-me que tenho que "tratar disto junto das finanças"...

Só que "ir às finanças" é um conceito muito abrangente...

Alguém já tratou disto directamente com as finanças? Qual o processo? Quanto demora?

Obrigado!!!
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por Pickbull » 18/1/2012 23:35

Pata-Hari Escreveu:bmm, por acaso é. Os 30% deveriam ter sido 15 se tivesses assinado o w8ben. O teu intermediário está a ser pouco eficiente.


Pelo que percebi não dá para fazer com todos os intermediários.

No meu caso (Besttradingpro) não dá.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Automech » 18/1/2012 22:44

Já se falou também noutro tópico. Fica aqui para quem tiver interesse
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Pata-Hari » 18/1/2012 21:07

bmm, por acaso é. Os 30% deveriam ter sido 15 se tivesses assinado o w8ben. O teu intermediário está a ser pouco eficiente.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Ledisi » 18/1/2012 20:41

Utilizando um exemplo real, no ano passado recebi $306 de dividendos da realnetworks, após o pagamento dos impostos e comissão foi creditado na conta $145.33.

Se o valor for negativo não te cobram nada.
 
Mensagens: 47
Registado: 2/10/2009 10:36
Localização: 14

por bmmteixeira » 18/1/2012 20:35

"30% irs americano mais 25%irs mais 2.5€ de comissão de pagamento de dividendos." :evil: :evil: :evil:

Isso não é dupla tributação?!
querem ver que ainda vou ter de pagar por um dividendo que não recebi? 2,5 euros de comissão?! Acho que no BCP não cobram tanto...
 
Mensagens: 97
Registado: 6/5/2004 20:19
Localização: Avelãs de Caminho

por Elias » 18/1/2012 20:30

bmmteixeira é muito variável, mas no caso dos EUA é frequente que o dividendo só seja pago 1 mês depois do dia ex-dividend.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], iniciado1, J.f.vieira, latbal, papamericano, PAULOJOAO, simvale e 139 visitantes