Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como poupar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Facto GPL: a poupança que se nota!

por MarcoAntonio » 19/10/2011 18:14

alvim Escreveu:Claro que as contas têm de ser feitas para a gasolina pois os carros a gasoleo "nao" podem ser convertidos.


Os carros a gasóleo podem ser convertidos.

O que é que as tuas aspas no "não" querem dizer?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por EBF » 19/10/2011 18:13

Caro Zeca,

Faltou uma pequena explicação, os paineis serão fotovoltaicos, e a unica utilização que vais usufruir é o aquecimento das aguas para banhos e eventualmente para aquecimento ambiente, o resto é tudo venda a EDP, certo?

O que não gosto deste tipo de investimento é: só ficas a "0" daqui a sete anos, estás a colocar 700€ manutenção para estes sete anos, o que pode vir a ser pouco.
Que garantias é que tens que a EDP se mantem no contrato? preços? prazos? pagamentos etc.
Daqui a sete anos, estás a viver na mesma manção?(ou estarás em Miami, Monaco ou Corsega :lol: :lol:
Daqui a sete anos a tecnologia é a mesma?
Quantos anos mais é que o equipamento estará operacional?

Eu gosto do investimento, mas acho que deves ponderar bem sobre o assunto.

um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 411
Registado: 26/3/2009 16:16
Localização: 16

por Zecatreca_1001 » 19/10/2011 18:11

MarcoAntonio Escreveu:Bom, já está numa série de tópicos mas, sucintamente:


Isso não é "verdadeira poupança" mas subsidiação de tecnologias deficitárias. A "chave" da recuperação está aqui: a EDP vai-te comprar a energia eléctrica que produzires ao exorbitante preço de 0.38/KWh.

Quem paga estes desvarios?

Eu e o resto do país todo...

Exorbitante?
Os que fizeram esse investimento à 2anos, a EDP está a pagar a 0,65eur.
Já agora em que tópicos está esta discussão?
Desde já obrigado.
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

Facto GPL: a poupança que se nota!

por alvim » 19/10/2011 18:09

Eu so tenho mais uma coisa a acrescentar qt GPL

É o segundo carro que tenho a GPL.
No total sao quase 500 000km feitos. Claro que as contas têm de ser feitas para a gasolina pois os carros a gasoleo "nao" podem ser convertidos.

A poupança é incrivel e nota-se mesmo ao fim do mes.
Vale a pena


:wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 562
Registado: 29/11/2007 1:52
Localização: coimbra

por MarcoAntonio » 19/10/2011 18:06

Bom, já está numa série de tópicos mas, sucintamente:


Isso não é "verdadeira poupança" mas subsidiação de tecnologias deficitárias. A "chave" da recuperação está aqui: a EDP vai-te comprar a energia eléctrica que produzires ao exorbitante preço de 0.38/KWh.

Quem paga estes desvarios?

Eu e o resto do país todo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Zecatreca_1001 » 19/10/2011 18:01

MarcoAntonio Escreveu:Zeca, espero (fico a torcer) para que chegues à conclusão que não compensa...

:?

Achas que não?podes justificar? :oops: :roll: :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por MarcoAntonio » 19/10/2011 17:59

Zeca, espero (fico a torcer) para que chegues à conclusão que não compensa...

:?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Zecatreca_1001 » 19/10/2011 17:57

O estudo é para microprodução e não auto consumo.
No primeiro contacto(hoje) apresentaram-me um valor de 13.500euros (ainda não negociado). Irei gastar mais 600euros para colocar o contador no exterior da moradia(antigamente os contadores situavam-se no interior das mesmas).
Infelizmente ainda não tenho aquecimento de aguas(termosifão), pelo que o Dc lei 118/A2010 obriga a que exista um abastecimento solar para me candidatar a microprodutor. Sendo assim, são mais 1200euros.
Resumo do investimento:
-13.500(Fornecimento e aplicação de paineis fotovoltaicos e tudo o que lhes compete de construção civil)
-600euros(mudança de contador)
-1200euros(Fornecimento e aplicação de termosifão)

Total: 15.300euros.

Sendo um contrato de 15anos com a EDP, nos primeiros 8anos, a energia é vendida a 0,38eur/KWh. Nos 7anos seguintes, é aplicada a tarifa de 0,22eur/KWh.
Nos meses de Dez, Jan, Fev, Março em média consegue-se 100 a 150euros por mês. Nos restantes 250-350euros por mês (Pode ter um pico de um Mês chegar aos 400-450euros).
Para as minhas contas, admiti um valor constante minimo de 175eur/mês o que perfaz 2100eur/ano. Retirando 100eur/ano de manutenção, fica 2000eur/ano.
Em (15.300/2000) 7,65anos o investimento está pago e não contabilizei a poupança de gás para as àguas quentes(média de 4banhos por deposito de 150litros de àgua quente provenientes dos paineis solares).
Caso fizesse o mesmo investimento(15.300eur) no banco, davam-me uma TANB máxima de 5,5%.
Simplificando contas sem ir ao pormenor: 13500*0,055*0,785=660eur anuais, 55eur/mês.

À partida parece-me um investimento viável/rentavel.

Agradeço "opinanços" :)
Cumprimentos
Editado pela última vez por Visitante em 19/10/2011 17:59, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por escada1 » 19/10/2011 17:06

Lamento discordar, mas não é assim.
As baterias são sempre necessárias.
Todos os equipamentos electricos podem ter picos de consumo.Por exemplo um frigorifico, tem picos de consumo, quando o motor começa a trabalhar.

Dimensionar paineis para garantir essa necessidade pode implicar multiplicar por 5 a necessidade de paineis, para resposdonder a um pedido que dura 20 minutos.
As baterias são sempre necessárias, mais ou menos, mas são sempre necessárias.


O aerogerador ainda é mais eficiente do que o solar.

O Solar é caro, e os paineis tem pouco rendimento.


tavaverquenao2 Escreveu:Só precisas de baterias se quiseres fazer uso da energia durante a noite, mas nessa possibilidade tens de montar mais paineis, pois durante o dia, tens de produzir para consumo e para carregar as baterias. Normalmente não se instalam baterias porque torna o investimento muito mais caro, e durante a noite com o bi-horário, até tens a energia da rede mais barata.
 
Mensagens: 453
Registado: 23/8/2011 11:35
Localização: 12

por tava3 » 19/10/2011 16:36

Só precisas de baterias se quiseres fazer uso da energia durante a noite, mas nessa possibilidade tens de montar mais paineis, pois durante o dia, tens de produzir para consumo e para carregar as baterias. Normalmente não se instalam baterias porque torna o investimento muito mais caro, e durante a noite com o bi-horário, até tens a energia da rede mais barata.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por rjmsilva » 19/10/2011 16:29

E os apoios do estado à microgeração, que faziam o investimento valer a pena, estão (pelo menos deviam estar) com os dias contados.
 
Mensagens: 104
Registado: 27/12/2010 21:02
Localização: 12

por escada1 » 19/10/2011 15:52

Só em paineis vais gastar uns 10.000 €
Depois vem as baterias, conversores, etc.

Para uma moradia, uns 15000 euros.E ATENçÂO nada de aquecimentos electricos nem grandes grelhados electricos.


zecatreca Escreveu:Estou a estudar/consultar (pedir orçamentos!) um investimento para paineis fotovoltaicos, instalação numa moradia.
Em breve comunico o que me chegou às maos.
Cumprimentos
 
Mensagens: 453
Registado: 23/8/2011 11:35
Localização: 12

por Zecatreca_1001 » 19/10/2011 14:32

Estou a estudar/consultar (pedir orçamentos!) um investimento para paineis fotovoltaicos, instalação numa moradia.
Em breve comunico o que me chegou às maos.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

Certamente

por alvim » 19/10/2011 14:29

Temos sempre que fazer contas. Mas é sobre isso que trata este topico.

Fazer contas para poupar!!!

Se nao compensar, mais vale estar quieto.
Neste caso do GPL, tambem nao compensa para quem gosta de trocar de carro "constantemente".

E atençao. Torno a chamar a atençao, para o preço do GPL!!!!
Eu tenho sorte de aqui na zona ele andar pelos 0,60-0,65. Mas o normal é andar pelos 0,72 e nalguns locais passa os 0,80 !!!! (+ 25%; ate doi)

Temos sempre que fazer contas e ver o Investimento Vs Retorno.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 562
Registado: 29/11/2007 1:52
Localização: coimbra

Re: Muito simples....Poupança Significativa

por Zecatreca_1001 » 19/10/2011 14:29

MarcoAntonio Escreveu:
alvim Escreveu:
Sabes EXACTAMENTE; quanto gastas por ano em combustivel? valor em €uros????


(....)Além disso, as tuas contas estão todas mal, não faço ideia de que matemática estás a utilizar mas não é a pura...

:lol:

Só faltou oferecer uma lata de areia ou um barrete... :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

Re: Muito simples....Poupança Significativa

por MarcoAntonio » 19/10/2011 14:24

alvim Escreveu:
Sabes EXACTAMENTE; quanto gastas por ano em combustivel? valor em €uros????



Sei, claro. Na viatura principal no meu caso particular gasto sensivelmente uns 700 a 1000 euros (depende do valor exacto de kilometros e do preço do combustível nesse ano).


alvim Escreveu:È que o pessoal mete gasolina 2 centimos mais barato e fica todo contente. Esquece que se andar com outro combustivel a poupança pode chegar a 1€ !!!!


Bom, eu não meto gasolina mas gasóleo e também não meto 2 centimos mais barato mas 10 centimos mais barato (em média, por vezes passa disso) que o valor de referência da GALP/BP.


alvim Escreveu:E Nao é necessario fazer 100 000km/ano, basta pouco mais de 30 000.


Basta para quê? Eu não sei em relação ao que é que estás a falar.


alvim Escreveu: Mas mesmo que faças 20 000, dá uma poupança de +3000€/ano!!! :P (matematica pura)


Que disparate: 20.000Km corresponde a uns 1200 litros. O preço de 1200 litros de gasóleo é de ~1500 euros; mesmo o preço de 1200 litros de gasolina é de ~1800 ou ~1900. Para gastar 3000 euros era preciso um camião (ou pelo menos um grande furgão que andava sempre carregado) e depois ainda era preciso descontar o GPL. Ora, o custo do GPL em 20.000Km ronda os 700 euros.

A poupança é portanto na ordem dos 800 euros se o automóvel for a gasóleo, um pouco mais (mas menos de metade de 3000 euros) se o automóvel for a gasolina.

Em todo o caso, cerca de 70~75% dos automóveis ligeiros já são a gasóleo, a comparação mais relevante é com o gasóleo!



alvim Escreveu:Ps: qt ao carro perder potencia...bla bla bla, é MENTIRA!!!


O carro perde potência e passa a consumir ligeiramente mais (isto é confirmado por n utilizadores de GPL em foruns de utilizadores de GPL) mas por norma é marginal. É na ordem dos 10% e não é coisa que se veja a "olho nú" (nalguns casos contudo pode ser superior, tipo 15% ou mais).


alvim Escreveu:Eu só sei que 4500€ ano, ficam no MEU BOLSO em vez de ficarem no BOLSO das GASOLINEIRAS!!! :mrgreen:


Bom, o dinheiro não fica realmente no bolso das gasolineiras (a maior parte vai para o Estado que leva em impostos cerca de 4 vezes a margem líquida das gasolineiras).

Além disso, as tuas contas estão todas mal, não faço ideia de que matemática estás a utilizar mas não é a pura...

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Hramos3 » 19/10/2011 14:20

5000 litros de GPL ( 0.60) = 3000€
(poupa-se 4500€/ano)


.1 - Um carro a GPL por norma consome mais que a gasolina, em média por um factor de 25% (logo, 5000L Gasolina = 6250L GPL)

.2 - O GPL tem neste momento um preço MÉDIO de €0.784. Sim, eu sei que vocês o arranjam a 0.62€, mas não é = pra todos.[/quote]
 
Mensagens: 410
Registado: 14/6/2011 16:43
Localização: 20

Re: GPL 2

por Elias » 19/10/2011 14:14

MarcoAntonio Escreveu:Para recuperar o investimento (que ronda por norma os 1500 euros) são necessários uns 40.000Km, para muitos condutores são uns 2 ou 3 anos.


A este propósito é importante referir que nalguns países (creio que França e Itália) os governos subsidiaram total ou parcialmente a reconversão de carros para GPL.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: GPL 2

por MarcoAntonio » 19/10/2011 14:11

alvim Escreveu:Ainda a semana passada foi atestar de GPL.
80 LITROS. E paguei, 48€ !!!

Com 80 litros faço cerca de 1 300 km!!!
(pouco mais de mil e trezentos km)

a pergunta que faço é: Quanto custa fazer 1 300km a Gasolina ou gasoleo??????


Em condições equivalentes, cerca de 90 e poucos euros. Ou seja, a poupança é na ordem dos 45 euros por cada 1300km nessas condições ou ~3.5 euros por cada 100Km.

Para recuperar o investimento (que ronda por norma os 1500 euros) são necessários uns 40.000Km, para muitos condutores são uns 2 ou 3 anos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

GPL 2

por alvim » 19/10/2011 14:05

Ainda a semana passada foi atestar de GPL.
80 LITROS. E paguei, 48€ !!!

Com 80 litros faço cerca de 1 300 km!!!
(pouco mais de mil e trezentos km)

a pergunta que faço é: Quanto custa fazer 1 300km a Gasolina ou gasoleo??????
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 562
Registado: 29/11/2007 1:52
Localização: coimbra

Re: Muito simples....Poupança Significativa

por alvim » 19/10/2011 13:55

MarcoAntonio Escreveu:
rjmsilva Escreveu:
alvim Escreveu:GPL

Se voces conseguirem por GPL entre 0,60 a 0,75 centimos litro, a poupança é mesmo significativa. Eu tenho um peugeot 206 (60 cv) a GPL. Converti o carro em 2006. Custou-me 1500€ a conversao a GPL.

Hoje (2011), o que poupei, pagou-me o CARRO, a Conversao e ainda ganhei perto de 15 000€ que foi para pagar parte da casa ao banco.

:P


Gostava de ver essas poupanças todas transformadas em kilómetros, para ver quantas vezes virou o conta-km em 5 anos.


É preciso fazer na ordem dos 100.000km por ano ou perto disso para se conseguir uma poupança como a descrita, o que é extremamente anormal (anormal mas não impossível).

A maior parte dos condutores faz entre 10 a 20 mil km por ano, por viatura...



Sabes EXACTAMENTE; quanto gastas por ano em combustivel? valor em €uros????

È que o pessoal mete gasolina 2 centimos mais barato e fica todo contente. Esquece que se andar com outro combustivel a poupança pode chegar a 1€ !!!!

E Nao é necessario fazer 100 000km/ano, basta pouco mais de 30 000. Mas mesmo que faças 20 000, dá uma poupança de +3000€/ano!!! :P (matematica pura)

Isto num carro que consuma 6L/100km, e que consigam por GPL..., BARATO!!! A diferença gasolina/GPL, pode chegar a 1€ por litro (nao te esqueças).
As contas sao faceis de fazer.... 30 000km/ano / consumo de 6 litros aos 100 = 5000 litros !!!!!

5000 litros de GASOLINA (1.50)= 7500€
5000 litros de GPL ( 0.60) = 3000€
(poupa-se 4500€/ano)

Ps: qt ao carro perder potencia...bla bla bla, é MENTIRA!!!
Eu só sei que 4500€ ano, ficam no MEU BOLSO em vez de ficarem no BOLSO das GASOLINEIRAS!!! :mrgreen:

Abraços e façam contas!
:lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 562
Registado: 29/11/2007 1:52
Localização: coimbra

por paulop2009 » 19/10/2011 8:09

moppie85 Escreveu:só pra dar uma maozinha:

-> nem todos os contraceptivos de marca estao disponiveis... alias cada vez menos os de marca estao disponiveis...



Cuidado com uma coisa
- vários contraceptivos são a mesma coisa, vêm da mesma fábrica, apenas muda a cor do pacote. Por exemplo o Harmonet da Pfizer e o Minigeste da Bayer são a mesma coisa e por isso não vale a pena ter dos 2, e vale mais comprar ao que oferecer melhor preço.
- Já vão aparecendo genéricos de algumas marcas, o que também é uma poupança para todos.
- Aquilo que não está disponível são os contraceptivos que o estado não comparticipou por não lhes ber vantagem clinica ou farmaco-económica (exemplo o Yaz).
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por moppie85 » 18/10/2011 23:57

paulop2009 Escreveu:Aqui ficam 2 dicas sobre como poupar com medicamentos

Contraceptivos
:arrow: O estado disponibiliza contraceptivos gratuitos a toda a população através dos centros de saúde. Não se sintam mal com isto pois o preço a que o estado compra esses contraceptivos (por concurso publico) é mais barato do que a comparticipação que vos dariam se fossem aviar a receita à farmácia. (trust me, i know what i am talking about...)
:arrow: Como funciona? Basta irem a uma consulta de planeamento familiar num centro de saúde (a maior parte dos entros já marca consultas pelo que não é preciso ir para lá de madrugada guardar lugar). Ao acordar o contraceptivo que melhor vos serve, levam logo quantidade para 6 meses. Para tornar a aviar mais quantidade basta voltar lá e pedir (tem validade por 2 anos). Isto varia de centro para centro, mas em média é assim.
:arrow: A maior parte das marcas estão disponíveis, e os médicos costumam aceder a prescrever a marca que as pessoas já estão habituadas.

Genéricos
:arrow: O mundo dos genéricos é um pouco como o IRS: quem mais sabe, melhor se safa. Nem todos os genéricos têm o mesmo preço. Os preços variam brutalmente.
:arrow: A razão dessa variação deriva de 1. concorrencia e 2. actualmente cada novo genérico que queira entrar no mercado tem que ser 5% mais barato que o último que entrou. Especialmente esta última tem levado os preços a cair bastante.
:arrow: Neste link podem ver os preços de todos os genéricos de todas as moléculas. http://www.infarmed.pt/genericos/pref_med_abrangidos.php
:arrow: Deixem-me dar um exemplo para vos "motivar" a ter mais atenção. Imaginem que têm uma receita de Clopidogrel 75mg 28 comprimidos. Vejam a diferença daquilo que pagam no no Regime Geral
Marca - Plavix - 38.8€
Generico mais caro (Merck) - 21.86€
Genérico mais barato (Krival) - 11.77€
E vocês pensam "eh pah, mas eu sei lá quem são esses gajos da Krival... nunca ouvi falar...". Bom, então têm a hipótese do 2º mais barato que é da Mylan (empresa americana e das maiores empresas de genéricos do mundo) que vos custa 12.44
:arrow: Claro está que o senhor da farmácia não vai achar piada à gracinha, porque a margem dele vai ser mto menor. Mas saibam que ele é obrigado a pedir esse genérico ao armazenista (que têm entregas diárias, e muitas vezes até 4 vezes ao dia). E se ele vier com a cantiga de que o armazenista não tem, então escrevam no livro de reclamações e digam que vão reportar ao INFARMED. O INFARMED vai cair-lhes em cima à grande e à francesa em cima de quem estiver a parar o processo (seja a farmácia, o armazenista ou o produtor) pois é uma obstrução grave negar o acesso ao genérico mais barato.

Boas poupanças! Espero que isto ajude, numa área que normalmente não é muito conhecida...


só pra dar uma maozinha:

-> nem todos os contraceptivos de marca estao disponiveis... alias cada vez menos os de marca estao disponiveis...

-> a consulta de planeamento familiar é gratuita e, pelo menos no programa q estava instalado no c saude onde trabalhei, os exames pedidos em PF saem com isenção de taxa moderadora.
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

por karamelu » 18/10/2011 18:07

MarcoAntonio Escreveu:Epá, karamelu, se calhar era mesmo muito boa ideia não postares mais ideias de poupança neste tópico pois os teus posts são pouco acerca de poupança e muito acerca de coisas que têm outros nomes.

O objectivo do tópico é discutir hábitos de consumo e poupar de forma legítima e dentro dos limites da decência.

E não para apresentar uma lista de "esquemas" e ilegalidades...


Sim, tens razão. Algumas das ideias fogem ao tópico. Até como disse o Elias "Aqui já não se trata de poupar mas sim de transferir os custos para outrem".
Peço desculpa.

Mas deixo aqui outra dica. Por vezes os sapatos têm a sola gasta mas ainda estão bons. Ir a um sapateiro ver o orçamento é boa ideia. Podem vir a ficar "como novos" por um baixo custo.
 
Mensagens: 42
Registado: 7/6/2010 16:09
Localização: 15

por MarcoAntonio » 18/10/2011 17:26

Epá, karamelu, se calhar era mesmo muito boa ideia não postares mais ideias de poupança neste tópico pois os teus posts são pouco acerca de poupança e muito acerca de coisas que têm outros nomes.

O objectivo do tópico é discutir hábitos de consumo e poupar de forma legítima e dentro dos limites da decência.

E não para apresentar uma lista de "esquemas" e ilegalidades...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, afcapitao, AlexTim, Bing [Bot], Carrancho_, Ferreiratrade, Goya777, JoeP, m-m, malakas, nicolau2019, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trend=friend, Tx9262 e 370 visitantes