Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Boas noticias sobre a Economia de Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por gorgo » 10/7/2012 20:55

mais_um Escreveu:Não quero ser injusto, mas não me recordo de nada positivo que o ministro da economia tenha feito, mas podes concretizar o que ele tem feito de positivo?


Li várias vezes o memorando de entendimento e não me recordo de ter visto a necessidade de eliminar os subsídios de natal e de férias dos FP. E se a memoria não me falha, o governo tem referido que tem ido além da troika.... :twisted: :twisted:


Então para sermos justos aqui vão algumas, podem não ser todas as que gostaríamos:

Acordo de consertação social,
Lei do arrendamento
Linhas de crédito à exportação e PME.
Reforço dos seguros de crédito à exportação
Renegociação e corte das rendas das eletricas
Cancelamento do TGV,
cancelamento do novo aeroporto.
cancelamento da terceira ponte sobre o Tejo no barreiro.
cancelamento de algumas concessões rodoviárias
Restruturação e fusão das empresas públicas de transportes, com cortes significativos dos seus custos
Criação do impulso jovem

Como é de memória fico por aqui.

Sei que falta a renegociação das PPP´s e que aguardamos com impaciência resultados.

Gostaria de ter mais destas medidas na Defesa, Administração interna e MAMAOT.


No primeiro paragrafo do memorando está uma frase que é o mesmo que tomar outras medidas:

De memória " o governo tomará todas as medidas consideradas necessárias para que o défice seja inferior a € 7.500 milhões em 2012"

Temos medidas no memorandum que não foram aplicadas e bem como a redução da taxa social unica, logo também outras equivalentes podem ser incluidas.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

por mais_um » 10/7/2012 19:58

MPC_finance Escreveu:
Quando existem coisas que correm bem, apenas andamos a reboque das economias mais pujantes e o governo não tem nada com isso. Se alguma coisa corre mal a culpa é toda do governo.


Sim tens razão esse era o discurso do PSD quando estava na oposição.....

MPC_finance Escreveu:Sobre as exportações e o mérito das empresas, acho que não podemos dissociar deste êxito o ministro da economia.


Podes partilhar connosco as medidas do ministro da economia que fizeram as exportações continuar um movimento que tem sido constante nos últimos anos e não só de agora?

MPC_finance Escreveu:Ou apenas é culpabilizado pelos maus resultados e quando são bons ninguém se lembra do ministro.


Não quero ser injusto, mas não me recordo de nada positivo que o ministro da economia tenha feito, mas podes concretizar o que ele tem feito de positivo?


MPC_finance Escreveu:Sem dúvida, mas não será isso devido aos cortes e medidas que este governo teve que aplicar por imposição dos nossos credores?!


Li várias vezes o memorando de entendimento e não me recordo de ter visto a necessidade de eliminar os subsídios de natal e de férias dos FP. E se a memoria não me falha, o governo tem referido que tem ido além da troika.... :twisted: :twisted:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por mais_um » 10/7/2012 19:49

JMHP Escreveu:
Eu não disse que o papel do governo é importante (apesar de o ser na generalidade como em qualquer país para o bem e para o mau), referi apenas que a economia portuguesa na globalidade não está tão mal quanto parece ou como acusam os críticos quando responsabilizam o governo de destruir a economia.


Retirando a parte de demagogia politica, obviamente que o governo não quer destruir a economia, mas parece-me óbvio que algumas medidas tem tido um efeito negativo, basta ver que o desemprego disparou para números bastante superiores ao esperado pelo governo, assim como o consumo interno reduziu mais do que esperado. E se analisares com mais detalhe o que tem falhado pelo lado da receita em relação ao previsto pelo governo, verificas que há um falhanço completo, o que é bastante preocupante.

Com outras personagens (ministros) teríamos aqui uns tópicos a chamar de incompetente ao ministro das finanças e a pedir a cabeça dele, agora com este está tudo bem....:twisted:

Mas como referi não sei se era possível fazer melhor.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Lion_Heart » 10/7/2012 19:17

Agora imaginem o que não era se fossemos exportar os BMW , Mercerdes e Audi que por ai andam. :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Lion_Heart » 10/7/2012 19:09

pepi Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Parece que nessas esportações* esta o Ouro das familias que foi vendido (algo no valor de 500 Milhoes de €?) . Ora isso nao se vai repetir por muito mais tempo.


exportações*


Obrigado Sr. Professor 8-) . Ninguem se pode distrair com o teclado que é logo apanhado :wink:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Lion_Heart » 10/7/2012 19:08

Em 2010, Portugal exportou nada mais nada menos que treze toneladas de ouro compradas pelas lojas de compra e venda de ouro físico.

Seriam porventura os investimentos de algumas famílias debilitadas pela crise que tiveram necessidade de realizar capital.

Quanto aos números de 2011, ainda não se conhecem, mas um indicador de que poderão ser ainda superiores reside no facto de em 2010 existirem em Portugal quatro mil lojas de compra e venda de ouro usado, e desse número ter aumentado para cinco mil no ano passado.
Estes números foram conhecidos pela voz do presidente da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, Manuel Alcino, em declarações nos últimos dias ao grupo de trabalho sobre compra e venda de ouro que está a decorrer na Assembleia da República e de que aqui já lhe demos conta.

Mas nem só a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal foi ouvida. Paulo Martinho, da Associação de Comerciantes de Ourivesaria e Relojoaria do Sul, deu conta que nas lojas de compra e venda de ouro físico, é adquirido ouro a valores que ficam muito aquém do real valor de mercado e não é realizada qualquer avaliação por um técnico credenciado.

Os cálculos do valor de compra de ouro deveriam ter em atenção a cotação diária do ouro, para que não haver situações de aproveitamento.

Embora por si só a regulação já não seja muita no setor, as multas convidam ainda mais ao incumprimento. É o que pensa o presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, Nuno Camilo, que adiantou que as coimas previstas para a atividade da compra e venda de ouro pecam por serem muito pequenas em valor (250 a 2500 euros).

In http://ourobolsa.com/ouro/toneladas-de- ... a-e-venda/
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Lion_Heart » 10/7/2012 19:06

Exportações: crise faz disparar exportação de ouro
A maior parte do ouro exportado em 2011 foi para a Bélgica



Em 2011, as exportações do ouro em bruto aumentaram 140% como revelam os dados do Instituto Nacional de Estatítica (INE). Destes números estão excluídas as vendas de jóias ou outras peças valiosas deste metal, bem como o ouro vendido para fins monetários. Como acontece, por exemplo, quando o Banco de Portugal troca as suas reservas deste metal precioso por outro tipo de activos.

No ano passado, os portugueses venderam cerca de 519 milhões de euros de ouro em bruto, semifaturado ou em pó. Este valor corresponde a uma exportação de 13,7 toneladas de ouro, um valor recorde desde o ano 2000.

A maior parte do ouro exportado o ano passado foi em primeiro lugar para a Bélgica, seguindo-se a Espanha, Itália, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Cabo Verde, Luxemburgo e Angola.

Dado que Portugal não é um país produtor do metal precioso, tudo indica que a forte subida das vendas esteja a ser impulsionada pela crise, supõe-se que através das lojas de compra e venda de ouro que proliferam pelo país. «Sou tentado a associar o aumento das exportações de ouro à crise económica e às casas de penhores de compra de ouro», disse ao «Diário Económico» o professor da Faculdade de Economia do Porto, João Loureiro, ressalvando que esta poderá não ser a única explicação.

«Muitas das famílias sobreendividadas já recorreram a esse negócio da venda do ouro (...). As pessoas vendem por valores muito mais baixos do que sentem que é o valor justo» acrescenta Graça Cabral, da DECO, argumentando que o ouro é vendido como mercadoria e não pelo seu valor acrescentado.

No sentido inverso, a percentagem das importações deste metal precioso teve uma forte descida em relação aos anos anteriores. Em 2011, o nosso país comprou 1,9 milhões de toneladas de ouro em bruto, o que equivale a cerca de 63 milhões de euros.

Neste sentido, conclui-se que Portugal foi um exportador líquido de ouro, tendo registado um saldo positivo nesta mercadoria de 456 milhões de euros.

In http://www.agenciafinanceira.iol.pt
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por mapaman » 10/7/2012 19:01

AutoMech Escreveu:Ò Mapaman, tens de levar porrada :lol:
Este tópico é só para boas notícias. Para desgraças já temos os outros tópicos. :twisted:



É só pra tentar mostrar,como se fosse preciso,que uma andorinha não faz a primavera,excepto para alguns passarinhos.

abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por Automech » 10/7/2012 18:55

Ò Mapaman, tens de levar porrada :lol:
Este tópico é só para boas notícias. Para desgraças já temos os outros tópicos. :twisted:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por mapaman » 10/7/2012 18:53

"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

Re: Opinião

por PT_Trader » 10/7/2012 18:24

Cem pt Escreveu:uma vez que alargar os cortes de subsídios aos privados vai certamente provocar mais recessão ao diminuir ainda mais o consumo interno no nosso País.


É o que tenho referido por diversas vezes.

É uma parvoíce estarmos a pressionar tanto a procura interna com impostos e + impostos. Só agrava a situação e tem efeitos imediatos no desemprego.
 
Mensagens: 1191
Registado: 20/6/2011 21:48
Localização: 16

Opinião

por Cem pt » 10/7/2012 18:12

É excelente saber que podemos estar no bom caminho para dar a volta por cima.

O Governo infelizmente não tem tido nenhum papel positivo nesta performance das empresas, tudo o que estas têm conseguido, para bem delas e do País, se deve ao grande esforço dos seus empresários e trabalhadores dedicados para tentar ganhar novos mercados e ganhar novo alento para continuar a sobreviver, respirar e criar riqueza adicional à nossa Economia tão depauperada.

No meu caso pessoal estou envolvido na direção duma excelente equipa comercial de venda de serviços num mercado da América Latina onde felizmente já aumentámos as nossas quotas de venda em mais de 1.000% em menos de 1 ano.

Claro que isto sai-nos do pelo, tive de deixar a família em Portugal há quase 1 ano atrás e tive de largar pontualmente o meu hobby do trading dos mercados, mas é muito satisfatório pensar que sou mais um dos que vai colaborando ativamente na recuperação do tecido económico das empresas viáveis exportadoras do nosso Portugal.

Em relação aos Governos, seja o atual ou o anterior, infelizmente temos todos a ideia que o seu objetivo é ir continuando a sugar nos tempos mais próximos em impostos os lucros das empresas e os salários de todo o pessoal, sejam eles da iniciativa privada, como é o meu caso, como os pensionistas e funcionários públicos, sem que haja qualquer incentivo público que tenha contribuído para este sucesso exportador, a não ser os apelos à emigração que mais pareceram um pontapé no rabo para nos pormos a milhas porque já não nos querem ver no nosso próprio País.

Esta decisão recente do Tribunal Constitucional pode vir a estragar qualquer tentativa de recuperação que esteja aparentemente próxima no horizonte, uma vez que alargar os cortes de subsídios aos privados vai certamente provocar mais recessão ao diminuir ainda mais o consumo interno no nosso País.

Em vez disso estou convicto que a melhor alternativa seria Portugal, na qualidade de aluno cumpridor, conseguir ainda este ano negociar uma descida da taxa de juro da sua dívida em cerca de cento e cinquenta pontos base (aprox. 1,5%), baixando a fatura anual dos juros da dívida de 8.000 milhões para 6.000 milhões de Euros.

Assim, face à pouca margem de manobra prática em baixar despesa nos gastos do Estado, seria preferível poupar para o ano o equivalente aos tais 2.000 milhões de Euros dum eventual imposto que abrangeria um subsídio para toda a gente. Esta liquidez acrescida para todos os portugueses daria
um bom impulso a uma retoma do consumo interno.

No entanto, face à tacanhez e timidez do nosso atual Primeiro Ministro, não estou a ver que as coisas se possam encaminhar por esse sentido.

A todo o pessoal vai entretanto um abraço saudoso destas paragens quentes mas longínquas da América do Sul.


Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3142
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

por MPC_finance » 10/7/2012 16:55

mais_um Escreveu:
JMHP Escreveu:
altrio Escreveu:Embora um excedente comercial seja claramente uma notícia positiva, é preciso não esquecer que o principal motor desta alteração é a redução das importações e apenas em menor grau o aumento das exportações.

Mais do que uma vitória das empresas, é uma derrota dos portugueses (principalmente dos que perderam o emprego).


Não consigo entender o encerramento de empresas insustentáveis ou pouco viáveis como uma derrota, manter-las é que seria um desperdício de recursos de créditos dada a escassez de dinheiro.

Eu acho notável estes números da nossa economia, desde logo porque dada a nossa escassez de recursos e equipamentos, por norma um aumento de exportações representa de imediato um aumento também das importações, algo que agora é verdadeiramente surpreendente.... Quase um milagre. :shock:

Por ultimo, estes dados vem também contradizer as criticas sobre a acção do actual governo que ao contrário dos números de hoje acusavam o executivo de destruir a economia.

Imagino a "dor" que anda por ai..... :mrgreen:


Curioso.....quando os números são bons o governo tem um papel importante, quando são maus, é da conjuntura...

De qualquer forma, a economia não é só empresas exportadoras e em relação ao mercado interno está de rastos e a culpa é em parte do governo, não quer dizer que não tivesse que ser feito algo semelhante, mas não sei se o caminho escolhido é o melhor.

Sobre as exportações, o mérito é quase exclusivo das empresas, tira dai o governo, que esse só atrapalha.



Essa teoria sempre foi apanágio da actual oposição. E vejo como ainda está em forma!

Quando existem coisas que correm bem, apenas andamos a reboque das economias mais pujantes e o governo não tem nada com isso. Se alguma coisa corre mal a culpa é toda do governo.

Sobre as exportações e o mérito das empresas, acho que não podemos dissociar deste êxito o ministro da economia.
Ou apenas é culpabilizado pelos maus resultados e quando são bons ninguém se lembra do ministro.



De qualquer forma, a economia não é só empresas exportadoras e em relação ao mercado interno está de rastos e a culpa é em parte do governo


Sem dúvida, mas não será isso devido aos cortes e medidas que este governo teve que aplicar por imposição dos nossos credores?!
 
Mensagens: 358
Registado: 23/12/2011 1:41

Re: O que eu vejo no dia a dia

por JMHP » 10/7/2012 16:20

quimboio Escreveu:O que se presencia no terreno é que deixou de haver praticamente mercado interno e a única saída para as empresas é tentar exportar...isso muitas vezes é feito a custo, mas resulta em situação futura melhor.


O mercado interno surgirá quando houver crescimento económico, impulsionado e suportado pelo sector privado após o ajustamento e as reformas económicas em curso e previstas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por JMHP » 10/7/2012 16:16

mais_um Escreveu:
JMHP Escreveu:
altrio Escreveu:Embora um excedente comercial seja claramente uma notícia positiva, é preciso não esquecer que o principal motor desta alteração é a redução das importações e apenas em menor grau o aumento das exportações.

Mais do que uma vitória das empresas, é uma derrota dos portugueses (principalmente dos que perderam o emprego).


Não consigo entender o encerramento de empresas insustentáveis ou pouco viáveis como uma derrota, manter-las é que seria um desperdício de recursos de créditos dada a escassez de dinheiro.

Eu acho notável estes números da nossa economia, desde logo porque dada a nossa escassez de recursos e equipamentos, por norma um aumento de exportações representa de imediato um aumento também das importações, algo que agora é verdadeiramente surpreendente.... Quase um milagre. :shock:

Por ultimo, estes dados vem também contradizer as criticas sobre a acção do actual governo que ao contrário dos números de hoje acusavam o executivo de destruir a economia.

Imagino a "dor" que anda por ai..... :mrgreen:


Curioso.....quando os números são bons o governo tem um papel importante, quando são maus, é da conjuntura...


Eu não disse que o papel do governo é importante (apesar de o ser na generalidade como em qualquer país para o bem e para o mau), referi apenas que a economia portuguesa na globalidade não está tão mal quanto parece ou como acusam os críticos quando responsabilizam o governo de destruir a economia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

O que eu vejo no dia a dia

por quimboio » 10/7/2012 16:03

O que se presencia no terreno é que deixou de haver praticamente mercado interno e a única saída para as empresas é tentar exportar...isso muitas vezes é feito a custo, mas resulta em situação futura melhor.
 
Mensagens: 54
Registado: 1/6/2011 13:24
Localização: 12

por mais_um » 10/7/2012 15:58

JMHP Escreveu:
altrio Escreveu:Embora um excedente comercial seja claramente uma notícia positiva, é preciso não esquecer que o principal motor desta alteração é a redução das importações e apenas em menor grau o aumento das exportações.

Mais do que uma vitória das empresas, é uma derrota dos portugueses (principalmente dos que perderam o emprego).


Não consigo entender o encerramento de empresas insustentáveis ou pouco viáveis como uma derrota, manter-las é que seria um desperdício de recursos de créditos dada a escassez de dinheiro.

Eu acho notável estes números da nossa economia, desde logo porque dada a nossa escassez de recursos e equipamentos, por norma um aumento de exportações representa de imediato um aumento também das importações, algo que agora é verdadeiramente surpreendente.... Quase um milagre. :shock:

Por ultimo, estes dados vem também contradizer as criticas sobre a acção do actual governo que ao contrário dos números de hoje acusavam o executivo de destruir a economia.

Imagino a "dor" que anda por ai..... :mrgreen:


Curioso.....quando os números são bons o governo tem um papel importante, quando são maus, é da conjuntura...

De qualquer forma, a economia não é só empresas exportadoras e em relação ao mercado interno está de rastos e a culpa é em parte do governo, não quer dizer que não tivesse que ser feito algo semelhante, mas não sei se o caminho escolhido é o melhor.

Sobre as exportações, o mérito é quase exclusivo das empresas, tira dai o governo, que esse só atrapalha.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por pepi » 10/7/2012 15:43

Lion_Heart Escreveu:Parece que nessas esportações* esta o Ouro das familias que foi vendido (algo no valor de 500 Milhoes de €?) . Ora isso nao se vai repetir por muito mais tempo.


exportações*
 
Mensagens: 935
Registado: 17/3/2009 14:43
Localização: 16

por Automech » 10/7/2012 15:31

Lion_Heart Escreveu:Parece que nessas esportações esta o Ouro das familias que foi vendido (algo no valor de 500 Milhoes de €?) . Ora isso nao se vai repetir por muito mais tempo.

Fonte ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Lion_Heart » 10/7/2012 15:26

Parece que nessas esportações esta o Ouro das familias que foi vendido (algo no valor de 500 Milhoes de €?) . Ora isso nao se vai repetir por muito mais tempo.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por migluso » 10/7/2012 15:26

altrio Escreveu:Embora um excedente comercial seja claramente uma notícia positiva, é preciso não esquecer que o principal motor desta alteração é a redução das importações e apenas em menor grau o aumento das exportações.

Mais do que uma vitória das empresas, é uma derrota dos portugueses (principalmente dos que perderam o emprego).


Deixar de consumir com recurso a crédito é uma derrota...

Olha, foi a primeira vez que ouvi tal...

No cerne da questão está que um país, seja ele qual for, não paga as suas importações com dinheiro, mas sim vendendo outros bens e serviços. O dinheiro é só um meio de troca.
No longo prazo, exportações e importações deverão tender sempre para um saldo próximo de 0.

Achar que seríamos capaz de fazer o ajustamento apenas pelo lado das exportações é o mesmo que acreditar em milagres.

Passar de uma economia do café em cada esquina, do centro comercial em cada quarteirão, da autoestrada ao lado de uma outra e do BMW para o assessor tem que acabar.

Considerar que o desaparecimento de alguns agentes que até agora beneficiaram daquele modelo é uma derrota, é o mesmo que exigir que os exportadores fossem super heróis, isto é, ficção.

Se já assim é difícil o ajustamento, imagina como seria se os incentivos (como por exemplo taxas de juro baixas) à procura interna continuassem. Seria impossível.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por JMHP » 10/7/2012 15:21

altrio Escreveu:Embora um excedente comercial seja claramente uma notícia positiva, é preciso não esquecer que o principal motor desta alteração é a redução das importações e apenas em menor grau o aumento das exportações.

Mais do que uma vitória das empresas, é uma derrota dos portugueses (principalmente dos que perderam o emprego).


Não consigo entender o encerramento de empresas insustentáveis ou pouco viáveis como uma derrota, manter-las é que seria um desperdício de recursos de créditos dada a escassez de dinheiro.

Eu acho notável estes números da nossa economia, desde logo porque dada a nossa escassez de recursos e equipamentos, por norma um aumento de exportações representa de imediato um aumento também das importações, algo que agora é verdadeiramente surpreendente.... Quase um milagre. :shock:

Por ultimo, estes dados vem também contradizer as criticas sobre a acção do actual governo que ao contrário dos números de hoje acusavam o executivo de destruir a economia.

Imagino a "dor" que anda por ai..... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por altrio » 10/7/2012 15:08

Embora um excedente comercial seja claramente uma notícia positiva, é preciso não esquecer que o principal motor desta alteração é a redução das importações e apenas em menor grau o aumento das exportações.

Mais do que uma vitória das empresas, é uma derrota dos portugueses (principalmente dos que perderam o emprego).
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por JMHP » 10/7/2012 15:01

Um curioso... Escreveu:
AutoMech Escreveu:
BdP: Portugal regista excedente comercial este ano
10 Julho 2012 | 13:03

Portugal deverá registar um superavit das balanças corrente e de capital em 2013. Mas já este ano, o excedente na balança de bens e serviços será positivo. A confirmarem-se estes valores, será a primeira vez em décadas que tal acontece.
O Banco de Portugal espera que, este ano, o saldo entre compras e vendas de mercados e serviços ao exterior permita financiar a economia portuguesa em 0,4% do PIB, um valor que subirá para 2,5% em 2013.



Desde "pequenino" (e já sou muito grande), que esperava ler esta notícia. :lol:
Será que o túnel tem mesmo luz?


De facto é uma luz no meio da escuridão e logo uma que nunca se acendeu desde a implementação da democracia e coisa rara no passado... É uma vitória da nossa economia e sobretudo dos empresários que para muita gente sábia são considerados uma sub-espécie da nossa sociedade.

Outra tipo de noticia com drama (coitadinhos sem subsídios do Estado ou sopa para comer e sem roupa lavada) ou uma novela politica arrebentaria com estrondo na abertura dos telejornais e grande 1ªs páginas, agora noticias desta natureza... :roll:
Editado pela última vez por JMHP em 10/7/2012 15:09, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por Um curioso... » 10/7/2012 13:47

AutoMech Escreveu:
BdP: Portugal regista excedente comercial este ano
10 Julho 2012 | 13:03

Portugal deverá registar um superavit das balanças corrente e de capital em 2013. Mas já este ano, o excedente na balança de bens e serviços será positivo. A confirmarem-se estes valores, será a primeira vez em décadas que tal acontece.
O Banco de Portugal espera que, este ano, o saldo entre compras e vendas de mercados e serviços ao exterior permita financiar a economia portuguesa em 0,4% do PIB, um valor que subirá para 2,5% em 2013.



Desde "pequenino" (e já sou muito grande), que esperava ler esta notícia. :lol:
Será que o túnel tem mesmo luz?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado: