Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos conceitos na definição das volatilidades nos mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Novos conceitos na definição das volatilidades nos merca

por Cem pt » 29/12/2019 18:11

Boas!

Puxei este tópico antigo para cima porque me apercebi que os conceitos essenciais da definição da tendência dominante do sistema de trading que uso atualmente, através do "Osc MI5", se encontram plasmados no conjunto das mensagens deste tópico, ou seja, conceitos essencialmente relacionados com volatilidades de movimentos direcionais, aos quais adicionei recentemente outras funções auxiliares baseadas em regressões lineares.

Assim, para todos aqueles que sentirem alguma curiosidade acerca da programação de indicadores técnicos creio terem acima muitas ideias básicas para, em termos de Análise Técnica, poderem desenvolver um pouco mais a vossa imaginação adicional para se adaptar ao modo como cada um aborda os mercados.

Deixo um pequeno exemplo do S&P 500 com os indicadores mais elementares, que são no fundo a essência básica do sistema de trading: no quadro de cima a interpretação do valor de cada barra, com parcelas verdes positivas e parcelas vermelhas negativas de cada sessão, e em baixo com a linha branca da integração dos valores do quadro de cima a qual é utilizada para as valorizações de cada barra no âmbito do sistema de trading , ao contrário do que seria normal usar e que em princípio deveriam ser os valores acumulados dos fechos ou "Close" das sessões.

Essa linha branca representa a base das regressões lineares subsequentes, a partir das quais se calculam as tendências.

A razão essencial da utilização desta linha integradora da valorização de cada barra, em detrimento da evolução percentual dos fechos, deve-se a que essa linha possui um ligeiro avanço de antecipação sobre o que poderia ser a evolução das cotações, já que uma das parcelas de valorização de cada barra assenta na extrapolação duma fórmula de previsão dos fechos para a sessão seguinte (2º quadro de cima) e no significado de cada barra. Todos os que experimentámos a vivência do verdadeiro mercado sabemos bem que uma barra com a mesma valorização pode ter significados muito distintos, seja por exemplo uma vela japonesa representando um "hammer" ou um "inverted hammer", certamente em função da configuração que determinou a sessão iremos apontar para caminhos previsionais muito diferentes em relação ao sentido do mercado de curto prazo daí para a frente!

Por exemplo, em vez de considerarmos que na última barra o valor semanal do S&P 500 valorizou de facto em relação à barra anterior o valor real percentual de (3240,02-3221,22) / 3221,22 x 100% = 0,58%, os indicadores de valorização potencial da última barra apontam pelo contrário para um valor total relacionado com as somas de todas as parcelas dos indicadores do quadro de cima: 0,01297% (peso da abertura em relação ao fecho da barra anterior) + 0,0517% (peso da evolução da barra entre a abertura e o meio da sessão semanal) + 0,07404% (peso entre o meio da sessão e o seu fecho) + 0,18384% (peso da previsão da evolução normal do mercado para a barra seguinte, por extrapolação linear) = 0,32102%.

Ou seja, na prática o S&P 500 valorizou 0,58% durante toda a semana passada mas para o programa de trading a configuração da última barra semanal equivale apenas a uma valorização de 0,32%, atribuindo portanto um valor mais baixo representando mais cautela em relação ao que transparece da valorização simples do mercado. Será que nos aproximamos lentamente dum topo de reversão a breve prazo?

Enjoy it!


S&P 500 Rating Week 20191227.png
S&P 500: Ratings básicos de valorização / Sistema de trading ·Osc MI5" - Gráfico Semanal
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Novos conceitos na definição das volatilidades nos merca

por Marco Martins » 24/7/2016 7:37

Um tópico com algum tempo mas atual e muito interessante...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Novos conceitos na definição das volatilidades nos merca

por jccgold » 3/5/2015 20:05

Volatilidade é o principio das probabilidades aplicado à soma de vários factores que influenciam a cotação. Foi nesse principio que a fórmula Black-Scholes foi feita falhando num aspecto. Consideraram que um dos factores a ter em conta é que o que descia teria de voltar a subir. O que se revelou errado. Quando ocorria o caso BES lembrava-me dessa fórmula Black-Scholes em como muitos partiam do mesmo principio errado que o que descia tinha de subir.
Artista Romeno o problema dessa teoria da desgraça é que os Estados Unidos existem.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re:

por Artista Romeno » 3/5/2015 18:38

pata-hari Escreveu:Sniper, infelizmente o que eu me estou a referir é algo de mais crucial que isso. O facto é que nos últimos muitos anos, no muito longo prazo, momento o não pagou o famoso risk premium de que a AF sempre falou.... o facto é que esteve melhor quem esteve em obrigações do que quem esteve em acções.


em 2015 digo estamos a entrar numa era twilight na zona euro, 25% da dívida espanhola cota com juros negativos, deixem o QE acabar.... quando rebentar vai ser bonito, ninguem paga a ninguem para ir lá meter dinheiro, será um evento bonito de se ver, anda tudo a jogar na queda das ytm..... :shock: :wall:

nos ultimos anos devido a baixa velocidade de circulação do $$ injetou-se mais, o que levou a que muitos ativos subissem de preço, mas cuidado muito cuidado em termos reais os titulos de fixed income estão em minimos historicos, isso quer dizer que a procura por credito em face da quantidade de dinheiro em circulação é modesta, pois quando há muita procura relativamente à oferta de uma coisa o seu preço sobe, agora quando toda a gente vir que tem papeis que não valem nada :oh: vai ser lindo... na bolha das dot com aquilo também ia tudo ao infinito :-$
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Novos conceitos na definição das volatilidades nos merca

por F.Ferreira1 » 3/5/2015 16:00

Interessante tópico.
Penso que ainda não tinha passado por aqui.
Vou tomar algum tempo para analisar o tópico. ;)

Obrigado por trazeres o tópico á primeira página. :)

Um grande abraço
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: Novos conceitos na definição das volatilidades nos merca

por Cem pt » 2/5/2015 23:24

Curiosamente não consigo aceder aos gráficos originais do sistema de trading "Neco" que apresentei neste tópico como exemplos dados na devida altura, totalmente baseado no conceito das volatilidades relativas.

Estou em crer que o motivo se deve ao tipo de ficheiros gráficos que dantes eram aceites no forum e que entretanto na nova versão dos ficheiros gráficos passaram a ser rejeitados.

Uma vez que se trata do método de negociação que antecedeu o atual sistema que uso à data presente nos mercados, de nome "Emocional", curiosamente também baseado no conceito das volatilidades relativas que foram objeto da introdução a este tópico, creio que para alguns foristas mais interessados nestes assuntos dos sistemas de trading será uma pena não ter acesso a um exemplo gráfico do método em causa.

Assim deixo de novo ficar um exemplo recente, neste caso o DAX, com o diagnóstico do referido sistema de trading, curiosamente a sair da posição longa no dia 31 de março aos 11.966 pontos depois de ter entrado longo em 16 de janeiro aos 9.986 pontos, precisamente há mais de 1 mês atrás, e a entrar em curtos no dia 17 de abril nos 11.736 pontos, há cerca de 10 sessões atrás. Atualmente o DAX navega pelos 11.454 pontos.

A grande diferença entre o método do "Neco" e o "Emocional" reside essencialmente em que o primeiro é muito mais rápido a sair e a entrar no mercado mas em contrapartida faz mais entradas e saídas extemporâneas que o "Emocional" que é bastante mais estável / teimoso na manutenção temporal mais alargada duma tendência.
Anexos
DAX Neco 20150430.png
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Re

por ljbk » 27/9/2011 22:29

Cem pt Escreveu:Amigo Skblz:

Sim, confirmo que utilizava o default do desvio-padrão de 10.

BN.

Cem


Muito obrigado.

Ainda não integrei o conceito subjacente a este indicador nas minhas ferramentas de análise, mas não duvido que alterando o valor do periodo do desvio padrão, o resultado final deverá ser muito diferente.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Pata-Hari » 27/9/2011 22:07

Sniper, infelizmente o que eu me estou a referir é algo de mais crucial que isso. O facto é que nos últimos muitos anos, no muito longo prazo, momento o não pagou o famoso risk premium de que a AF sempre falou.... o facto é que esteve melhor quem esteve em obrigações do que quem esteve em acções.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Sr_SNiper » 27/9/2011 21:33

Pata-Hari Escreveu:
vset Escreveu:Olá a todos,

não me interpretem mal, mas passados 10 anos parece-me que ninguém se tornou multi-milionário ou só milionário :) no meio dos entusiastas e utilizadores de AT no seu trading. Creio até que a maioria desapareceu.

A que se deverá este facto? 10 anos é pouco tempo? Os mercados no longo prazo têm movimentos inesperados que abalam a carteira e fazem desistir os traders?

Cumprimentos e bom fim de semana.


Bem, nem os seguidores da AF...


É como ir á bola... ninguem fica rico a ver a bola e a malta vai ao estádio... brincadeira...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Pata-Hari » 27/9/2011 21:22

vset Escreveu:Olá a todos,

não me interpretem mal, mas passados 10 anos parece-me que ninguém se tornou multi-milionário ou só milionário :) no meio dos entusiastas e utilizadores de AT no seu trading. Creio até que a maioria desapareceu.

A que se deverá este facto? 10 anos é pouco tempo? Os mercados no longo prazo têm movimentos inesperados que abalam a carteira e fazem desistir os traders?

Cumprimentos e bom fim de semana.


Bem, nem os seguidores da AF...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re

por Cem pt » 27/9/2011 20:36

Amigo Skblz:

Sim, confirmo que utilizava o default do desvio-padrão de 10.

BN.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

RVI

por ljbk » 27/9/2011 20:31

Cem pt Escreveu:Você referiu o RVI como um indicador favorito, também eu nos primeiros anos usava muito esse bicho, que para mim era na altura quase um "Graal", para sua curiosidade deixo aqui este post localizado onde essa utilização antiga era assumida:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=rvi



Boa noite,

Aproveitando este post, e sabendo que muitas vezes diversifica e altera os indicadores standard, pergunto se no RVI utiliza(va) o periodo de defeito de 10 dias/unidades de tempo para o desvio padrao ou se pelo contrário faz depender esse valor, para alem do periodo em análise, de outras variaveis.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re

por Cem pt » 26/9/2011 18:17

Respondendo de forma sucinta:

- SSBS:

Tudo bem contigo?

Não tens de agradecer, em relação ao LRS confirmo que no sistema uso entre outros auxiliares o LRS - Linaer Regression Slope.

- Caio Lord:

Oi, cara, tudo bem aí por terras de Vera Cruz? Estive aí recentemente em trabalho, mais concretamente em BH de Minas Gerais, cidade e povo magníficos!

Thanks pelas referências simpáticas, em relação às forças "positivas" e "negativas" existe alguma divergência com o percentual de variação dos preços, no fundo uma simples barra pelo método que proponho possui 3 parcelas de volatilidade indicativas onde a ponderação da informação da 2ª metade da sessão tem um peso crucial.

Você referiu o RVI como um indicador favorito, também eu nos primeiros anos usava muito esse bicho, que para mim era na altura quase um "Graal", para sua curiosidade deixo aqui este post localizado onde essa utilização antiga era assumida:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=rvi

Bons negócios.



Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

por caiolordin » 14/9/2011 2:55

Primeiramente, obrigado por compartilhar seu indicador. Sou do Brasil e sou um grande admirador seu Cem, venho acompanhando seus posts e vi que você colabora muito com a comunidade.
Considero que o 'Santo Graal' realmente seja a volatilidade. Gosto muito de trabalhar o RVI, pricipalmente quando se encontra divergências. Quanto ao seu indicador (Neco), tirei a diferença entre as 'forças positivas' e 'forças negativas', curiosamente o resultado nada mais foi que a variação percentual dos preços, nas suas devidas proporções.

Abraços do Brasil,

Caio.
 
Mensagens: 1
Registado: 2/8/2011 20:10

por SobeSobeBalaoSobe » 7/9/2011 10:31

Caro Cem,
Como sempre, assuntos muito interessantes, agradeço a partilha do conteudo e do entusiasmo pelo tema.

Os resultados deste novo indicador sempre estão a corresponder às altas expectativas? Fiquei na dúvida se o indicador tendencial final apenas se baseava no novo DMI/ADX ou se incorporava outros indicadores. Isto porque nos gráficos leio "LRS" que imagino vir de "Linear Regression Slope".

Na tua opinião este novo indicador DMI/ADX ganharia em ter uma ponderação com base no volume da barra diária, acima/abaixo da média?

Obrigado e um abraço,
SSBS
 
Mensagens: 23
Registado: 9/12/2008 19:06
Localização: 16

Resumo final

por Cem pt » 5/9/2011 14:43

Aproveito para agradecer a contribuição de todos e particularmente dos últimos intervenientes: Farnie, Green, Setas, Ilhéus e Iabas.

Fica um agradecimento extra ao Iabas pela pachorra e conhecimento em traduzir estas fórmulas propostas para o ambiente do ProRealTime, utilizado por muitos dos que vêm a este site.

Abraços a todos.

----------

Como nota complementar final gostaria apenas de acrescentar que existem evidentemente excepções às fórmulas aproximadas propostas, que se prendem com a duração das chamadas sessões activas de Bolsa.

Tomemos como exemplo o que se passa no mercado Forex, a sessão é um verdadeiro “non-stop” de 24 horas e é interrompida apenas aos fins-de-semana.

Neste caso deixa de existir a chamada parcela passiva da volatilidade relativa nocturna, uma vez que o fecho da sessão anterior coincide praticamente com a abertura da sessão actual, passando a existir apenas 2 parcelas, uma relativa às primeiras 12 horas de sessão e outra às restantes 12 horas finais.

As fórmulas neste caso transformam-se em:


necovrmmhplusipfx:=
If(
( - Open / 2 + High + Low - Close / 2 ) > Open ,
10000 / 4 * ( - 3 / 2 * Open + High + Low – Close / 2 ) / ( ( - Open / 2 + High + Low – Close / 2 ) * 12 ) ,
0 ) ;


necovrtmhplusipfx:=
If(
Close > - Open / 2 + High + Low - Close / 2 ,
3 / 4 * 10000 * ( 3 / 2 * Close + Open / 2 – High - Low ) / ( Close * 12 ) ,
0 ) ;


necovrfpmhplusipfx:=
necovrmmhplusipfx + necovrtmhplusipfx ;


necovrmmhminusipfx:=
If(
( - Open / 2 + High + Low - Close / 2 ) > Open ,
0 ,
10000 / 4 * ( 3 / 2 * Open – High – Low + Close / 2 ) / ( ( - Open / 2 + High + Low – Close / 2 ) * 12 ) ) ;


necovrtmhminusipfx:=
If(
Close > - Open / 2 + High + Low - Close / 2 ,
0 ,
3 / 4 * 10000 * ( - 3 / 2 * Close - Open / 2 + High + Low ) / ( Close * 12 ) ) ;


necovrfmhminusipfx:=
necovrmmhminusipfx + necovrtmhminusipfx ;

Em relação às formulas complementares da volatilidade relativa extrema não existem alterações, tudo se mantém igual às fórmulas standard aplicadas aos activos bolsistas.

----------

A parte principal dum enorme caminho fica agora aberta a quem pretender avançar com estas bases do cálculo das volatilidades relativas, aplicando estes conhecimentos no desenvolvimento de sistemas de trading totalmente inovadores.

A grande vantagem deste método das volatilidade é o facto de se abrirem e fecharem novas posições do tipo tendencial em zonas mais próximas das bases e topos do que recorrendo aos tradicionais indicadores de médias móveis, MACD, RSI, etc.

Espero que estas novas propostas no campo da volatilidade possam ser aproveitadas por muitos que se dedicam a este sector, havendo a reconhecer que este tipo de resolução acerca dos problemas dos timings ideais que se levantam nos mercados tanto terá uma boa dose de pesquisa no campo técnico e, porque não, também no artístico, havendo a trilhar milhares de possibilidades de aplicações totalmente diversas.

Deixo ficar um exemplo muito interessante onde é possível observar o caso exemplar do EuroDollar, onde os sinais de inversão de tendência baseados num sistema que se baseia neste método das volatilidades relativas parecem ser disparados, notoriamente ao longo do ano de 2010 (ver posições compradas ou vendidas no indicador tendencial de cima, a castanho), exactamente na vizinhança das barras que servem de topo e base com algum significado, embora presentemente se deva salientar que o sistema mantenha de há alguns meses para cá o par cambial no seu actual “trading range”, encontrando-se presentemente sem tendência definida pelo que aconselha a que por enquanto fiquemos de fora a aguardar uma definição mais concreta do que se vai passar no EURUSD.

Bons negócios e obrigado mais uma vez a quem participou nestes debates.

Cem
Anexos
EURUSD Neco 20110905.png
EuroDollar: a pastar, enquanto não houver novo arranque...
EURUSD Neco 20110905.png (50.81 KiB) Visualizado 9941 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

por yabadoo » 3/9/2011 16:59

Olá Cem !

Excelente tópico ! Fico à espera, ansioso, pelo próximo capítulo.

Entretanto, para aqueles que não têm MetaStock e não estão a par da programação na linguagem do ProRealTime,
deixo aqui uma conversão:

Código: Selecionar todos
If( Open > Close[1] ) then
   necovrnmhplusip = 10000 / 3 * ( Open - Close[1]) / (Open * 16 )
else
   necovrnmhplusip =   0
endif


If( - Open /2 + High + Low - Close /2 > Open ) then
   necovrmmhplusip = 3 / 4 * 10000 * ( - 3 / 2 * Open + High + Low - Close /2 ) / ( ( -Open /2 + High + Low - Close /2 )*4 )
else
   necovrmmhplusip = 0
endif


If(Close > - Open / 2 + High + Low - Close / 2 ) then
   necovrtmhplusip = 11 / 12 * 10000 * ( 3 / 2 * Close + Open / 2 - High - Low ) / ( Close * 4 )
else
   necovrtmhplusip = 0
endif


necovrfpmhplusip = necovrnmhplusip + necovrmmhplusip + necovrtmhplusip


If( Open > Close[1]) then
   necovrnmhminusip = 0
else
   necovrnmhminusip = 10000 / 3 * (Close[1] - Open)/(Open*16)
endif


If(- Open / 2 + High + Low - Close / 2 > Open)  then
   necovrmmhminusip = 0
else
   necovrmmhminusip = 3 / 4 * 10000 * ( 3 / 2 * Open - High - Low + Close / 2 ) / ( ( -Open / 2 + High + Low - Close / 2 ) * 4 )
endif

If(Close > - Open / 2 + High + Low - Close / 2 ) then
   necovrtmhminusip = 0
else
   necovrtmhminusip = 11 / 12 * 10000 * ( - 3 / 2 * Close - Open / 2 + High + Low ) / ( Close * 4 )
endif


necovrfpmhminusip = necovrnmhminusip + necovrmmhminusip + necovrtmhminusip

If( Close > High[1])  then
   complvrextremeiplus = 10000 / 2 * ( High + Close - 2 * High[1] ) / ( Close * 24 )
else
   If(High > High[1]) then
      complvrextremeiplus = 10000 / 2 * ( High - High[1] ) / ( Close * 24 )
   else
      complvrextremeiplus = 0
   endif
endif

If( Close < Low[1])  then
   complvrextremeiminus = 10000 / 2 * ( 2*Low[1] - Low - Close ) / ( Close * 24 )
else
   If(Low < Low[1]) then
      complvrextremeiminus = 10000 / 2 * ( Low[1] - Low ) / ( Close * 24 )
   else
      complvrextremeiminus = 0
   endif
endif

necovrfdmhplusip = necovrfpmhplusip + complvrextremeiplus

necovrfdmhminusip = necovrfpmhminusip + complvrextremeiminus

return  necovrfdmhminusip as  "necovrfdmhminusip" , necovrfdmhplusip as "necovrfdmhplusip"



que produziu o seguinte 'boneco' para comparar com o que o Cem postou sobre o Dax :
Anexos
DAX PERFORMANCE-INDEX.png
DAX PERFORMANCE-INDEX.png (13.43 KiB) Visualizado 10077 vezes
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
 
Mensagens: 535
Registado: 5/3/2010 17:06
Localização: 16

por azoress » 3/9/2011 9:38

Boas,

Julgo que a maioria está viva. Muitos desistiram, fruto da forte especulaçao daquela altura com PTMs a 150 euros, Pararede a 50 euros e até Ibersol, onde parecia que este forum mexia com o PSI, lolll.

Foram bons tempos em 2000/2001.

Hoje vejo novas pessoas mas o sentido continua o mesmo, enriquecer em bolsa. Poucos o conseguirão. A maioria não chegará lá por ganância, excesso de confiança e por último... o que dizemos sempre "se tivesse entrado ou saido... foi azar".

Ainda hoje estou a aprender, não a AT, mas o meu lugar no mundo das transacções financeiras. Será que 100 euros feitos num dia serão suficientes para mim ou quero mil?


Enfim, ao ler este post onde se falou em sites como o Emeerging Trade, onde não era grande participante mas era um atento e assiduo visitante, fez-me recuar no tempo como se de uma musica se tratasse.

Saúde para todos...(esta não se transacciona)
 
Mensagens: 5
Registado: 3/9/2011 9:25
Localização: 3

por vset » 3/9/2011 7:44

Olá a todos,

não me interpretem mal, mas passados 10 anos parece-me que ninguém se tornou multi-milionário ou só milionário :) no meio dos entusiastas e utilizadores de AT no seu trading. Creio até que a maioria desapareceu.

A que se deverá este facto? 10 anos é pouco tempo? Os mercados no longo prazo têm movimentos inesperados que abalam a carteira e fazem desistir os traders?

Cumprimentos e bom fim de semana.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por EuroVerde » 3/9/2011 0:19

Caro K.
Relativamente à frase: "De facto a volatilidade é o Santo Graal do mercado. Alguem que a consiga medir correctamente pode enriquecer em alguns dias (sem exagero..). "

Esse é um balanço positivo e consistente?


----

Esse livro que refere de Mandelbrot, quem o ler fica com uma visão diferente do mercado bolsista. Fica mais consciêncioso do elevado risco que corre? E nunca mais interpretará o mercado como até aqui?

É livro que faz a diferença pela positiva, ou é apenas mais um com uma nova teoria?
É livro que ajuda a dar um pequeno passo em frente para a consistência da capitalização de uma carteira?

thanks
Editado pela última vez por EuroVerde em 3/9/2011 17:59, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por arnie » 2/9/2011 19:45

heterocedasticidade

estacionaridade

prosápia


:?

Bolas, parecia que estava a ler o discurso de um ministro. Tive que ir ver no dicionário... :oops:



Eu tô :shock:

Será possivel ver aqui o "grande" K? O homem que nos anos de 1999/2000 (juntamente com o Ulisses) criou uma autêntica legião de seguidores no forum bolsapt.com?

Deixem-me vos dizer, aos mais novos aqui no caldeirão, que foi este homem que basicamente ensinou AT à malta. Se não fosse ele e o Ulisses, 90% das analises publicadas hoje em dia nos forums portugueses não existiam.

Foi esta dupla que deu o pontapé de saida aos forums bolsistas e à massificação da AT em Portugal, não esquecendo naturalmente o Chris (também ele um dos que desapareceu com o passar dos anos) e o Pedro Miranda (que continua no activo). Deveriam ser o quarteto mais poderoso na altura na net portuguesa.

Lembro-me de ter guardado (durante um bom par de anos) o mail que ele (K) me enviou com a resposta sobre como aplicar os retracements de fibonacci. Fazia-me imensa confusão como raio escolhia ele os topos e os fundos e depois aquelas linhas baterem certinho com os topos e fundos feitos posteriormente. :P

Escusado será dizer que a resposta dele, algo esoterica (tipica de um matemático), me deixou :?, muito parecido com o que foi escrito sobre a lei de Pareto , o indice de Hurst, e o GARCH(1,1)... eheheheheheh

Estes matemáticos esquecem-se sempre de nós, os leigos, os iletrados...
Bons tempos...

:mrgreen:
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Re

por Cem pt » 2/9/2011 18:16

Oi, K!

Humm, então se bem percebi, o índice de Hurst é uma variável que pretende informar a força duma tendência, se o seu valor for superior a 0,5.

Já no passado desenvolvi vários indicadores semelhantes que tentavam decifrar de forma idêntica se estávamos em regime lateral abaixo de 0,5 ou tendencial acima dessa fronteira, aliás em tempos cheguei mesmo a ponderar um sistema de trading com regras bem distintas, umas para swing e outras para trend trading, que sugeriam um regime de proporcionalidade em termos de colocação de quantidades em risco.

Por exemplo se o indicador de medição da tendência estivesse em 0,73 e eu tivesse 100 acções para negociar da empresa X, se houvesse um disparo de sinal de compra através das regras de swing trading, só comprava 27 acções mas se fosse um disparo do sinal de compra do trend trading compraria 73 acções.

O problema é que o indicador de medição da tendência era algo instável, estava sempre a alterar valores de sessão para sessão e retornava um grau de variação muito elevado, ou seja, já posicionado dentro do mercado acabava quase sempre por fechar ou atravessar ciclos de lateralização/tendência indesejados com as ponderações teóricas percentuais das quantidades muitas vezes a trocar de campo, enfim, uma grande baralhada porque de facto não conseguia estabelecer um regime de estabilidade na medição duma lateralização ou da sua complementar tendência!

No actual programa tive de ser bastante mais selectivo e estabelecer algumas condições simultâneas de maior estabilidade que têm de ser sempre verificadas, se uma delas falhar a subrotina de lateralização deixa de ser considerada válida!

Por exemplo no EuroDollar actualmente o programa está há quase 100 sessões a impedir-me de fazer "trend trading" e o certo é que aquele par do EURUSD não sai da cepa torta! Já viste a massa que tinha pedido se andasse ali aos bonés naqueles falsos arranques junto às fronteiras da "flag" em que o EuroDollar se instalou?

De qualquer forma vou ver se descubro essa publicação do Mandelbrot, deve ser muito interessante, thanks pela sugestão.

Abraço.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

por K. » 2/9/2011 17:27

Viva Cem,

bem sei que temos formações diferentes; de outro modo a troca de ideias não era tão interessante. Mesmo em Matemática as grandes ideias t~em origem na Engenharia, na Física, na Economia etc.

A sensação que eu tenho é que estás a tentar estimar o índice de Hurst, que tem mais informação do que a volatilidade: é um valor entre 0 e 1 que diz o quanto o mercado está tendencial (se superior a 1/2) ou oscilatório (entre 0 e 1/2). O 1/2 corresponde à curva de sino assumida no modelo Black-Scholes (que não entra em conta com as características tendenciais dos mercados). Há muita informação na net, mas recomendo fortemente um fabuloso livro de Mandelbrot: "The misbehaviour of markets", que está traduzido em português. O problema do indíce de Hurst é justamente ser dificilimo de calcular a partir do histórico, de outro modo seria possível construir modelos de preços (e de análise técnica) quase perfeitos.

Foi a partir do índice de Hurst que Mandelbrot descobriu os fractais. Isto depois de estudar...o princípio de Elliott!
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

Re

por Cem pt » 2/9/2011 12:43

Antes de continuar com esta prosápia, deixem-me só responder rapidamente às mensagens que entenderam por bem colocar.

----------


- Amigo Farnie:

Infelizmente não disponho em casa de scanner para o efeito, a melhor maneira é aguentares-te com um sistema de “slow roller window, one line each click!”, para treinares o campo de visão!


- Amigo LTCM:

Obrigado pelos esclarecimentos complementares acerca da tão badalada falência, salva “in extremis”, do Long Term Capital Management”.
É sempre bom conhecer mais detalhes acerca desse processo nebuloso que esteve quase a desencadear na altura uma nova crise financeira mundial.


- Amigo K!:

És mesmo tu?! Há quanto tempo, realmente!

O grande guru dos anos 2000, o Emerging Trade, aquelas célebres discussões com o esotérico do Tótó1, as tuas aulas de Matemática na Universidade de Coimbra, tempos memoráveis…

Pensei que te tinhas afastado deste mundo infernal do trading, que grande prazer ter-te aqui outra vez!

Em relação às pertinentes questões que levantaste de facto estão aí pontos importantíssimos que rapidamente vou comentar:

- Citação tua:

A primeira coisa que me apercebi foi que a maior parte dos sistemas de trading falhavam porque não levavam em conta as alterações das caracteristicas de frequência ao longo do tempo: os mercados alteram a forma como oscilam, e se o sistema (ou um trader discricionário!) não se adaptar correctamente, a nova realidade oscilatória transforma um sistema ganhador num perdedor. Chama-se de heterocedasticidade ou não estacionaridade do sinal.


Totalmente de acordo, já há vários anos que reconheço não existir nenhum ciclo bem definido nos mercados, excepto talvez no sector da alimentação das commodities sujeitos à meteorologia variável decorrente das estações do ano, mas estes nichos não representam de facto a regra geral.
Dessa forma introduzir um filtro, quase obrigatório em regras de negociação, é tentar estabelecer condições que possam determinar se um determinados papéis poderão ter entrado ou não em regime “sideways”, em especial os que se comportam com aquelas oscilações “mumbo-jumbo” sem sentido e com vários arranques falsos que só estoiram dinheiro aos poucos e poucos escusadamente, dando falsos sucessivos sinais de compra junto ao topo da oscilação e venda junto à base, estragando por completo a performance dum sistema de trading que obrigariamente, para ser ganhador, tem de se basear no princípio do “go with the trend”.

Dessa forma é como se um sistema tivesse uma nova subrotina que para os papéis em regime de “trading range” estabelece apenas regras de “swing trading”, esquecendo a rotina principal.

Outra questão importante: para adaptar por um lado a diminuição do tempo de resposta em períodos de aumento de volatilidade e evitar o “lagging” de temporadas mais estacionárias ou de menor volatilidade, também o número de sessões dos indicadores tendenciais é obrigado a adaptar-se constantemente às novas condições que o mercado vai transmitindo, pelo que na primeira situação tens de trabalhar com um número baixo/médio de sessões e nas calmarias, para diminuir de forma clara a frequência do trading, esse número de períodos pode eventualmente passar a ser quase o triplo da primeira situação!

Citação tua:

De facto a volatilidade é o Santo Graal do mercado. Alguem que a consiga medir correctamente pode enriquecer em alguns dias (sem exagero..).

Bem, se a volatilidade é ou não o segredo que muitos procuram para responder da forma mais acertada possível sinceramente não te sei responder, porque como sabes por muito perfeito que alguém consiga desenvolver um sistema de trading a percentagem de desacertos vai continuar a ser elevada.
O certo é que depois de algumas centenas largas ou talvez milhares de tentativas para testar os indicadores mais fiáveis e rápidos (time is money!), aqueles dos quais consegui extrair o maior rendimento em performance de “profit/loss” e “profit/risk” foram exactamente os da família ligada ao sector da volatilidade.
Há outros grupos de indicadores certamente também com grande potencial (ex: regressões lineares e similares) e interesse aos quais não fechei as portas de futuras pesquisas, mas têm de ser combinados com outro tipo de indicadores e só funcionam bem segundo determinados padrões de comportamento do mercado.

Isto do trading e das respostas mais correctas que procuramos em permanência é de facto um mundo novo fascinante e a solução, depois destes anos todos envolvidos com negociação em mercados através da aplicação de sistemas de trading, só tem no meu caso cada vez mais feito acentuar a convicção de que as respostas para a procura do caminho mais fiável e rápido para se ganhar dinheiro estão concentradas essencialmente na Análise Técnica, independentemente da consideração que tenho por todos os convictos da Análise Fundamental.

Recordo já agora um episódio que nunca mais esqueci. Por volta de 2001, nessa altura estavam os mercados em “bear market” a corrigir do grande “bull run” dos anos 90, conheci pessoalmente o professor João Duque numa conferência que houve na Bolsa de Lisboa, quando o edifício era vizinho da sede do PCP. Depois desse encontro trocámos números de telefone e combinámos um almoço a dois no “Tia Matilde”.

O almoço acabou por ser memorável porque o professor era um fanático defensor da AF e eu estava no campo oposto da AT, para o meu interlocutor a AT era uma área totalmente esotérica e sem apego à realidade, dizia ele que era como um tipo a guiar numa estrada cheia de movimento em marcha atrás a orientar-se pelo retrovisor, certamente seria uma condução pouco segura! Ele assegurava a pés juntos que um investimento a longo prazo na Bolsa era sempre uma aposta ganha e eu disse-lhe na altura que tinha muitas dúvidas! Hoje, passados quase 10 anos depois desse almoço, não é para me gabar mas devem-se contar pelos dedos as poucas acções que estão a ganhar dinheiro se tivessem siso compradas nessa altura…

Citação tua:

A minha pergunta é a seguinte: já fizeste experiências com modelos academicamente mais convencionais, como o GARCH(1,1) que é de alguma forma considerado optimal em muitos artigos (o que, como sabemos, não significa que seja bom para ganhar dinheiro). Em relação às criticas sobre a curva de sino, já a tentaste substituir por uma lei de Pareto e estimar o indice de Hurst (dada a incorporação da importância do movimento tendencial)?

Tenho mais questoes do género. É que agora que conheço mais modelos académicos sinto que existe um "gap" enorme entre o mundo académico teórico e o mundo dos traders reais MOM(My Own Money). Talvez este início de discussão seja um pouco técnico, mas a verdade é que eu acredito que, com uma uma diversidade de participantes tão grande, talvez este fórum seja um local apropriado para fechar o tal "gap" e tenho esperança de que em algum tempo, este tópico resulte em algo mais inteligível.



:mrgreen: :shock: :roll: :oops:
Xii, vou-te ser sincero, nunca experimentei os modelos de Garch, nem leis de Pareto e muito menos o índice de Hurst até hoje, não te esqueças que não sou formado em Matemática nem muito menos tenho um Doutoramento neste campo como tu, sou no mínimo um mero entusiasta que vai aplicando de vez em quando neste campo dos indicadores umas derivadas e uns diferenciais para tentar antecipar o fim de alguns movimentos e já é muito!

Para já estou tentado a chegar ao extremo possível no campo das pesquisas dentro dos indicadores universalmente mais conhecidos da Análise Técnica, haja tempo, mas não ponho contudo de parte a possibilidade de futuramente vir a recorrer a modelos matemáticos mais convencionais como seja o caso concreto dos modelos de Garch, certamente que me vai ajudar ou servir para poder complementar ou consolidar certas conclusões que já foram inseridas na forma mais “correcta” de actuar nos mercados.

De qualquer forma ao falares também na lei de Pareto e no índice de Hurst, vou ver já isso durante o fim-de-semana, estou certo de que podem ser boas pistas ou bons contributos para eu me entreter, pelo menos para já vou rever a teoria dessas matérias e depois de tentar perceber o esquema então tentarei ver se há alguma hipótese de proceder à aplicabilidade desses conhecimentos aos sistemas de negociação nos mercados.

Finalmente, sejas bem-vindo e bem aparecido, estes fóruns precisam muito de pessoas com os teus conhecimentos e o teu carisma, coisa boas se avizinham!



- Amigo Tridentes:

Thanks pelo comentário, o ideal é que toda a gente entendesse a ideia mas realmente, por muito que me esforce, não consigo colocar o tema duma forma mais terra a terra, problema crónico meu!


Abraços a todos.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

por Tridion » 2/9/2011 11:00

São estes tópicos que fazem este caldeirão especial, muito bom mesmo...não percebo patavina mas um dia vou perceber 8-)

Continua Cem que só assim pessoas como eu com pouca experiência podem aprender muito em pouco tempo!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Shimazaki_2 e 417 visitantes