Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por ativo » 31/7/2019 16:39

In Negócios Online, hoje:

«UBS vai cobrar taxa aos depósitos dos clientes mais ricos.

O banco central da Suíça poderá baixar a taxa dos depósitos para -1%, levando as instituições financeiras a transferirem os custos para os clientes mais abastados.

Há já vários anos que diversos bancos centrais aplicam taxas negativas aos depósitos efetuados pelos bancos. Agora a estratégia está a chegar às grandes gestoras de fortunas.

O Financial Times noticia esta quarta-feira que o UBS vai começar a aplicar uma taxa negativa aos depósitos efetuados pelos clientes mais ricos, com volumes acima de 2 milhões de francos suíços.

O jornal dá conta que muitos bancos, da Suíça e da Zona Euro, já cobram aos clientes empresariais pelos depósitos de elevado montante, mas têm até agora evitado fazer o mesmo aos clientes individuais.

O UBS deverá dar o ponto de partida na mudança entre as grandes gestoras de fortunas. A partir de novembro, segundo três fontes contactadas pelo Financial Times, o banco suíço vai aplicar uma taxa de -0,75% nos depósitos acima de 2 milhões de francos suíços. Quer isto dizer que os clientes afetados vão receber menos dinheiro do que depositaram quando o prazo do depósito terminar.

A taxa é igual à que o banco central do país cobra aos depósitos dos bancos. Na Zona Euro a taxa dos depósitos está em -0,4% e deverá baixar mais 10 pontos base em setembro. As taxas negativas foram implementadas por vários bancos centrais na Europa há vários anos como uma medida extraordinária, mas perspetiva-se agora que perdure por mais anos. O banco central da Suíça foi um dos pioneiros na Europa nesta política monetária ultra-expansionista, que tem como objetivo primordial pressionar os bancos a aumentarem o crédito concedido a empresas e famílias.

"No ano passados todos pensávamos que as taxas de juro iriam subir. Agora não parece bem assim", diz ao FT um responsável pela unidade de gestão de fortunas do UBS. No caso da Suíça, os economistas estimam que a taxa dos depósitos pode baixar para -1% já em setembro.

O UBS confirmou ao jornal britânico que pretende alterar a política da remuneração dos depósitos, uma vez que "o período de taxas baixas vai durar mais tempo" do que o previsto. Bancos de menor dimensão na Suíça já cobram pelos depósitos dos clientes e o Credit Suisse admitiu há dias que está a equacionar avançar com taxas negativas nos depósitos dos clientes mais abastados, cujos saldos bancários estejam na casa dos milhões.
».

Ao que chegamos ...

Registado: 24/1/2014 17:24

por VirtuaGod » 13/8/2019 16:44

Nenhum dos fundos que testei parecem estar na BD:

Verdade. Natural. A base de dados ainda é pequena. Pouco mais que os fundos que uso normalmente tem. Neste caso ainda só tem 100 fundos e 20 ETFs.

IE0030011294 - BNY Mellon Global High Yield Bond Fund EUR A

Incluído

LU0056886558 - Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A (EUR)

Esse isin é da versão distribuição (a base de dados ainda não aceita fundos com distribuição mas isso está para breve). Usa a versão acc - LU0251130554. As diferenças deverão ser negligenciáveis mas por favor confere antes (testando uma carteira só com este fundo e vendo se as rentabilidades anuais batem com o que esperavas).

LU0257370246 - Goldman Sachs Global CORE Equity E acc. Close

Incluído

LU0265292556 - Parvest Convertible Bond Europe Small Cap N-Distr

Fundo com distribuição. A base de dados ainda não aceita como referi acima. Não encontrei versão Acc (a versão N não parece ter versão acc). Em Setembro a base de dados já deverá ter fundos com distribuição.

LU0280435461 - PICTET-CLEAN ENERGY R EUR

Incluído

IE00B8N0MW85 - PIMCO GIS Income Fund E Class EUR (Hedged) Income

Fundo com distribuição. Usa a versão Acc - IE00B84J9L26

P.S. Por favor testa todos os fundos a ver se estão a dar bem. Este software é "AS IS ", ou seja sem quaisquer garantias, excepto que eu próprio o uso profissionalmente e pelo que sei está sem erros. De qualquer das formas recomendo ver se cada fundo da base de dados está em linha com o esperado, sempre que adiciono um novo (algo que eu também faço).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por xuser » 12/9/2019 12:58

VirtuaGod Escreveu:Nenhum dos fundos que testei parecem estar na BD:

Verdade. Natural. A base de dados ainda é pequena. Pouco mais que os fundos que uso normalmente tem. Neste caso ainda só tem 100 fundos e 20 ETFs. (...)

Fantástico. Muito obrigado.

Registado: 28/7/2019 14:50

por Rick Lusitano (New) » 17/9/2019 16:56

VirtuaGod Escreveu:LU0265292556 - Parvest Convertible Bond Europe Small Cap N-Distr

Fundo com distribuição. A base de dados ainda não aceita como referi acima. Não encontrei versão Acc (a versão N não parece ter versão acc). Em Setembro a base de dados já deverá ter fundos com distribuição.

Tem versão ACC:

LU1596581980 - BNP Paribas Funds Europe Small Cap Convertible N Capitalisation
[url]https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F00000ZYYZ]2]1]FOEUR$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR[/url]
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP) & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Jonhy_Rico » 28/9/2019 15:57

Existe algum fundo ou ETF que possa ser subscrito em Portugal que seja uma combinação de vários fundos de ações e obrigações?

Por exemplo, eu de momento na minha conta Australiana compro o VDGR que tem a seguinte distribuição:

Percentage
Vanguard Australian Shares Index Fund (Wholesale) 28.1%
Vanguard Global Aggregate Bond Index Fund (Hedged) 21.3%
Vanguard International Shares Index Fund (Wholesale) 20.4%
Vanguard International Shares Index Fund (Hedged) - AUD Class (Wholesale) 12.4%
Vanguard Australian Fixed Interest Index Fund (Wholesale) 9.0%
Vanguard International Small Companies Index Fund (Wholesale) 4.9%
Vanguard Emerging Markets Shares Index Fund (Wholesale) 3.9%
Total 100.0%

Com apenas um trade fico com esse cesto altamente variado que ações e obrigações.

Há alguma coisa assim deste estilo que eu possa recomendar aos meus familiares que vivem em Portugal?

Registado: 18/7/2014 8:38

por VirtuaGod » 30/9/2019 14:41

Rick Lusitano (New) Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:LU0265292556 - Parvest Convertible Bond Europe Small Cap N-Distr

Tem versão ACC:

[url]https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F00000ZYYZ]2]1]FOEUR$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR[/url]

Boa. Obrigado. Já vai fazer parte da próxima actualização de dados no início do mês!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 30/9/2019 14:43

Jonhy_Rico Escreveu:Existe algum fundo ou ETF que possa ser subscrito em Portugal que seja uma combinação de vários fundos de ações e obrigações?

Por exemplo, eu de momento na minha conta Australiana compro o VDGR que tem a seguinte distribuição:

Percentage
Vanguard Australian Shares Index Fund (Wholesale) 28.1%
Vanguard Global Aggregate Bond Index Fund (Hedged) 21.3%
Vanguard International Shares Index Fund (Wholesale) 20.4%
Vanguard International Shares Index Fund (Hedged) - AUD Class (Wholesale) 12.4%
Vanguard Australian Fixed Interest Index Fund (Wholesale) 9.0%
Vanguard International Small Companies Index Fund (Wholesale) 4.9%
Vanguard Emerging Markets Shares Index Fund (Wholesale) 3.9%
Total 100.0%

Com apenas um trade fico com esse cesto altamente variado que ações e obrigações.

Há alguma coisa assim deste estilo que eu possa recomendar aos meus familiares que vivem em Portugal?

Que eu saiba não há assim nada de jeito. Há uns blackrock (fundos de ETFs) que são semi aceitáveis mas os bancos que os comercializam cobram comissão de entrada, o que acaba por fazer com que não valham muito a pena!!

por Rick Lusitano (New) » 30/9/2019 15:44

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:

Tem versão ACC:

Boa. Obrigado. Já vai fazer parte da próxima actualização de dados no início do mês!!

De nada, se quiseres mais ajuda, just say. :wink:

By the way, os teus links na assinatura, não estão a funcionar.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP) & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Jonhy_Rico » 1/11/2019 5:29

Para quem procurar uma opção ultra passiva e barata através de fundos que seguem indíce e que não façam distribuição, o Best tem fundos que o façam?

Refiro-me a alguma opção do estilo MSCI World Index para ações e uma Global Aggregate Bond para as obrigações.

Registado: 18/7/2014 8:38

Anterior

Quem está ligado: