Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Be Cool » 7/7/2012 14:39

VirtuaGod Escreveu:Estou preocupado com alguns conservadores que apostam muito em obrigações americanas, como o Shroder ou o AXA. Mas PIMCO nem por isso (um pouco com PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc mas esse é só um no meio de muitos) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Todos os fundos fossem tão bons como esse. Tens alguns "calmos" que são boa alternativa a estes como:

JPM Income Opportunity que é um fundo com obrigações "high yield" com boa correlação com o mercado e beneficiariam de uma subida da bolsa/ descida das Treasuries.

PIMCO GIS Euro Bond E Acc e os AXA WF Euro que não tem obrigações americanas e vão ter muito sumo nas obrigações dos PIGS para continuar com excelentes resultados.

Claro que tudo o resto que investe em obrigações de mercados emergentes está "safo" dessa preocupação. Por isso insisto tanto nos templeton embora estejam com uns resultados recentes maus. Quando os "normais" deixarem de dar $ os templeton disparam e acabarão por compensar :wink: Por isso diversificação tem sempre de fazer parte de uma boa carteira e temos de ter boa noção do que cada fundo faz senão estamos apenas a ir atrás de rentabilidades passadas mas a aumentar o risco de baixas rentabilidades futuras. Tenho um update/post programado para isso em breve...

P.S. E dentro dos PIMCO tens boas escolhas, com pouco risco, pouco expostas a Treasuries. O PIMCO D.I. é uma excelente aposta com boa protecção quando os mercados caem (devido a algumas Treasuries em carteira) e costuma acompanhar bem os mercados quando estes sobem. Este ano tem sido o meu fundo de eleição :wink:


Ok, VG, obrigado. Já agora, se puderes, mais duas questões:

1 - Quando falas em "quando os mercados" caem, referes-te aos mercados acionistas, certo?

2 - Ainda não entendi bem quais os tipos de fundos que sobem e que caem em função dos mercados acionistas porquê.

Por exemplo, em 2008, quando os mercados acionistas cairam forte e feio, houve fundos que subiram (como sucedeu com o PIMCO do Bill Gross), mas outros tiveram comportamento inverso. Qual a explicação para este diferente comportamento?
.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por VirtuaGod » 7/7/2012 12:21

Estou preocupado com alguns conservadores que apostam muito em obrigações americanas, como o Shroder ou o AXA. Mas PIMCO nem por isso (um pouco com PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc mas esse é só um no meio de muitos) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Todos os fundos fossem tão bons como esse. Tens alguns "calmos" que são boa alternativa a estes como:

JPM Income Opportunity que é um fundo com obrigações "high yield" com boa correlação com o mercado e beneficiariam de uma subida da bolsa/ descida das Treasuries.

PIMCO GIS Euro Bond E Acc e os AXA WF Euro que não tem obrigações americanas e vão ter muito sumo nas obrigações dos PIGS para continuar com excelentes resultados.

Claro que tudo o resto que investe em obrigações de mercados emergentes está "safo" dessa preocupação. Por isso insisto tanto nos templeton embora estejam com uns resultados recentes maus. Quando os "normais" deixarem de dar $ os templeton disparam e acabarão por compensar :wink: Por isso diversificação tem sempre de fazer parte de uma boa carteira e temos de ter boa noção do que cada fundo faz senão estamos apenas a ir atrás de rentabilidades passadas mas a aumentar o risco de baixas rentabilidades futuras. Tenho um update/post programado para isso em breve...

P.S. E dentro dos PIMCO tens boas escolhas, com pouco risco, pouco expostas a Treasuries. O PIMCO D.I. é uma excelente aposta com boa protecção quando os mercados caem (devido a algumas Treasuries em carteira) e costuma acompanhar bem os mercados quando estes sobem. Este ano tem sido o meu fundo de eleição :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Be Cool » 7/7/2012 1:48

VG

Estando as taxas de juro em níveis historicamente baixos, sem margem para descer muito mais, achas que se pode perspetivar, ainda assim, um bom desempenho dos fundos de obrigações, pelo menos no curto prazo? Talvez os mais conservadores, como os PIMCO?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por VirtuaGod » 7/7/2012 1:10

pedrooa Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:@pedrooa Fui vasculhar melhor o caixagest acções EUA e de facto estou bem impressionado, principalmente tendo em conta que as cotações sãop já livres de impostos (como todos os fundos portugueses). Bom fundo sim senhor.


A comissão também me parece baixa. Não sei como é as dos outros bancos. Mas 1,5% se resgatado antes de prefazer 1 ano e 0% após 1 ano.

Tenho gostado e não acho nada mau.


Não há. A maioria destes fundos não tem qualquer tipo de comissão de resgate/subscrição nem tempo de espera de um ano nem coisa parecida...

Só os fundos portugueses tem dessas coisas sendo que o fundo do BES na primeira página tb tem essas comissões.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 7/7/2012 1:07

pedrooa Escreveu:Andei a ver uns fundos mais rentáveis que aparecem na página do Jornal de Negócios e deparei-me com este

:arrow: http://lt.morningstar.com/2zo3f2pecj/sn ... F000000NZU]2]0]FOPRT$$ALL&ClientFund=0

Alguém tem participação neste Fundo? O que acham?


Ah... o Global Prestige da Credit Suisse \:D/ Dos melhores fundos de acções, pena a volatilidade... preferiria a versão em euros.

Se te dás bem com o risco/volatilidade é boa alternativa a um portfolio diversificado.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por pedrooa » 6/7/2012 18:20

Andei a ver uns fundos mais rentáveis que aparecem na página do Jornal de Negócios e deparei-me com este

:arrow: http://lt.morningstar.com/2zo3f2pecj/sn ... F000000NZU]2]0]FOPRT$$ALL&ClientFund=0

Alguém tem participação neste Fundo? O que acham?
 
Mensagens: 426
Registado: 6/7/2012 12:38
Localização: 14

por pedrooa » 6/7/2012 18:16

VirtuaGod Escreveu:@pedrooa Fui vasculhar melhor o caixagest acções EUA e de facto estou bem impressionado, principalmente tendo em conta que as cotações sãop já livres de impostos (como todos os fundos portugueses). Bom fundo sim senhor.


A comissão também me parece baixa. Não sei como é as dos outros bancos. Mas 1,5% se resgatado antes de prefazer 1 ano e 0% após 1 ano.

Tenho gostado e não acho nada mau.
 
Mensagens: 426
Registado: 6/7/2012 12:38
Localização: 14

por JonhyRico » 6/7/2012 15:26

=) Muito obrigado.
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 6/7/2012 14:50

JonhyRico Escreveu:
Porque é que não tem rating Morningstar?


Tens de perguntar aos meninos da morningstar :-)

Eles estão-se um pouco a "marimbar" para as versões europeias destes fundos. A versão americana tem 5 estrelas e é Gold.

http://quote.morningstar.com/fund/f.aspx?t=PRRIX

JonhyRico Escreveu:Porque é que no gráfico do Best o seu desempenho recente é inferior à categoria?


Porque às vezes as categorias são diferentes. Não percebo pk que o AXA e o PIMCO R.R. têm categorias diferentes mas a verdade é que o têm. Tirando 2008 o PIMCO G.R.R. tem sido superior e é por aí que me guio.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 6/7/2012 14:33

Mais duas perguntas sobre o "PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc".

Porque é que não tem rating Morningstar?

Porque é que no gráfico do Best o seu desempenho recente é inferior à categoria?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por matiasprt » 6/7/2012 14:29

Como podes compreender é de todo o interesse aprender, seja para não cometer erros aquando dos nossos investimentos (parcos no meu caso), seja porque é um tema muito atual no mundo de hoje. E como sabemos quem não se atualiza e auto educa ficará para trás... penso que hoje em dia nenhum de nós terá interesse em ficar para trás...

Daqui a uns dias devo ter novamente mais um pouco para investir... mas terei de pensar novamente muito bem onde, pois não deverá dar para os custos de entrada num PIMCO (que tanto passei a gostar)... LOL
 
Mensagens: 38
Registado: 16/6/2012 21:26

por VirtuaGod » 6/7/2012 14:26

Está à vontade, fico super contente quando alguém quer aprender mais sobre esta área que tanto gosto :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por matiasprt » 6/7/2012 14:17

VirtuaGod Escreveu:
matiasprt Escreveu:O que eu queria perguntar era algo deste tipo, imaginando que a Finlandia sai do euro, isso vai criar alguma instabilidade que prejudica o "valor" da moeda unica... assim sendo os fundos que existem no mercado em euros sofrem correcto? Era mais dentro deste genero a minha pergunta. Desculpa se a pergunta que fiz anteriormente não era muito clara, mas ainda estou a aprender o que posso sobre este "novo" mundo e por isso ainda tenho algumas dificuldades


A cotação do euro (seja valorização ou desvalorização) não tem qualquer implicação na rentabilidade dos fundos, excepto os emergentes em moeda local já referidos acima. :wink: (que ganham com a queda do euro e vice versa, isto no que diz respetito apensa ao câmbio).

A cobertura câmbial (currency hedging) que estes fundos fazem é exactamente com esse objectivo. Estamos completamente protegidos das flutuações do euro face às outras moedas.


Ahh ok VirtuaGod... agora acho que entendi, obrigado pela resposta... desculpa lá as duvidas de n00b mas sem perguntar nunca vou saber e como prefiro aprender a continuar "leigo".... vou-te chateando
 
Mensagens: 38
Registado: 16/6/2012 21:26

por VirtuaGod » 6/7/2012 14:05

matiasprt Escreveu:O que eu queria perguntar era algo deste tipo, imaginando que a Finlandia sai do euro, isso vai criar alguma instabilidade que prejudica o "valor" da moeda unica... assim sendo os fundos que existem no mercado em euros sofrem correcto? Era mais dentro deste genero a minha pergunta. Desculpa se a pergunta que fiz anteriormente não era muito clara, mas ainda estou a aprender o que posso sobre este "novo" mundo e por isso ainda tenho algumas dificuldades


A cotação do euro (seja valorização ou desvalorização) não tem qualquer implicação na rentabilidade dos fundos, excepto os emergentes em moeda local já referidos acima. :wink: (que ganham com a queda do euro e vice versa, isto no que diz respetito apensa ao câmbio).

A cobertura câmbial (currency hedging) que estes fundos fazem é exactamente com esse objectivo. Estamos completamente protegidos das flutuações do euro face às outras moedas.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 6/7/2012 13:57

JonhyRico Escreveu:Para mim que sou muito, muito preguiçoso isto quer dizer que está na hora de mobilizar o que tenho no Axa e passar para esse novo PIMCO?


O Pimco tem-se comportado melhor por isso sim, eu alteraria mesmo que as diferenças sejam quase neglegênciáveis +1 ou 2% no fim do ano são sempre bem vindos. A diferença de rentabilidade este ano já é quase 1.5%, o que para fundos tão calmos é assinalável.

Já agora, como está a situação da subcarteira PIMCO Total Ret Bd + Templeton Global Bond Hdg?


Vou verificar isso melhor mas assim de cabeça diria que continua manca devido ao Templeton. De facto o Templeton G.B. mantem-se "barato" com uma rentabilidade de -1.5% a 12 meses. Quando isto subir o fundo vai por aí acima como se não houvesse amanhã, independentemente de já estar a subir quase 6% este ano.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por matiasprt » 6/7/2012 13:56

VirtuaGod Escreveu:@matiasprt A maioria destes fundos são americanos com activos denominados em moedas que nada têm a haver co mos euros. Eles basicamente fazem uma cobertura câmbial. O que acontecerá a essa cobertura câmbial se o euro der o estoiro pouco sei mas devem fixar logo um câmbio oficial euro-outras moedas ou algo do género.

Mesmo que os fundos percam o $ que usam para fazer a cobertura devem representar aí uns 0.5% da UP. Nada que me preocupe... Pelo contrário, ter estes fundos é das melhores protecções contra os problemas do euro.

Aliás os fundos emergentes em moeda local como o Templeton Glbl Total Return N Acc € ou o Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR ganham $ com a queda do euro. A queda de ontem do euro fez com que este Templeton subisse 1.15% (o Pictet ainda não foi actualizado mas espero uma rentabilidade de para 05-07-2012 muito semelhante).

Em último caso investe em dólares, quer nos fundos ou nos ETF's...


@VirtuaGod desculpa fui eu quem te induziu em erro, ao não me explicar bem.

O que eu queria perguntar era algo deste tipo, imaginando que a Finlandia sai do euro, isso vai criar alguma instabilidade que prejudica o "valor" da moeda unica... assim sendo os fundos que existem no mercado em euros sofrem correcto? Era mais dentro deste genero a minha pergunta. Desculpa se a pergunta que fiz anteriormente não era muito clara, mas ainda estou a aprender o que posso sobre este "novo" mundo e por isso ainda tenho algumas dificuldades
 
Mensagens: 38
Registado: 16/6/2012 21:26

por VirtuaGod » 6/7/2012 13:50

@matiasprt A maioria destes fundos são americanos com activos denominados em moedas que nada têm a haver co mos euros. Eles basicamente fazem uma cobertura câmbial. O que acontecerá a essa cobertura câmbial se o euro der o estoiro pouco sei mas devem fixar logo um câmbio oficial euro-outras moedas ou algo do género.

Mesmo que os fundos percam o $ que usam para fazer a cobertura devem representar aí uns 0.5% da UP. Nada que me preocupe... Pelo contrário, ter estes fundos é das melhores protecções contra os problemas do euro.

Aliás os fundos emergentes em moeda local como o Templeton Glbl Total Return N Acc € ou o Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR ganham $ com a queda do euro. A queda de ontem do euro fez com que este Templeton subisse 1.15% (o Pictet ainda não foi actualizado mas espero uma rentabilidade de para 05-07-2012 muito semelhante).

Em último caso investe em dólares, quer nos fundos ou nos ETF's...

@pedrooa Fui vasculhar melhor o caixagest acções EUA e de facto estou bem impressionado, principalmente tendo em conta que as cotações sãop já livres de impostos (como todos os fundos portugueses). Bom fundo sim senhor.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 6/7/2012 13:40

VirtuaGod Escreveu:PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc vem substituir o AXA WF Global Inflation Bonds E-Cap EUR. A rentabilidade é superior mas tem um pouco mais de volatilidade (negligenciável).


Olá VG.

Belo trabalho.

Para mim que sou muito, muito preguiçoso isto quer dizer que está na hora de mobilizar o que tenho no Axa e passar para esse novo PIMCO?

Já agora, como está a situação da subcarteira PIMCO Total Ret Bd + Templeton Global Bond Hdg?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por pedrooa » 6/7/2012 13:20

VirtuaGod Escreveu:
matiasprt Escreveu:


Tinha acabado de ler isso...

O que achas do Produto Caixagest Acções USA, pergunta apenas pela imensa publicidade que tiveram direito um dia destes na RTP com direito a entrevistas e tudo a alguém que não me lembro... da CGD.

É realmente um fundo de acções a sério? Ou precisava mesmo era de tempo de antena?


A caixa gest não é conhecida por ser boa gestora. Nacional só tens BPI em acções e BES em obrigações.

Pega lá um dentro do que queres com performances um BOCADINHO melhores :mrgreen: :mrgreen:

Threadneedle Amer Ret Net EUR Acc

e quem diz este diz dezenas de fundos melhores (dentro de capitalização grande USA) melhores que os do caixagest. Pesquisa no site do best que é o que uso, é bastante intuitivo!! (mais sobre isso em breve)


Eu tenho UP da Caixagest Acções EUA e para já tenho sido bem recompensado. Comprei a 3,6344 e já estão nos 3,9625. Uma valorização de 9%. Desde Novembro elas estão a valorizar quase 20%.
Já tive de todas as que eles comercializam. As de Portugal tiveram o maior revés, quase 20%, o que é normal. Alias, desde Novembro (data desde que comecei a investir nestes produtos) que as únicas que estão negativas são as de Portugal e Oriente, estas em 0,8%.
 
Mensagens: 426
Registado: 6/7/2012 12:38
Localização: 14

por matiasprt » 6/7/2012 12:00

Uma pergunta que hoje me ocorreu... Como já devem ter reparado a Finlandia, assim como outros paises, digo eu, já terão pensada uma saida do EURO caso a "coisa fique mais negra".... Como isso vai afectar o euro e os fundos de euros?
 
Mensagens: 38
Registado: 16/6/2012 21:26

por VirtuaGod » 5/7/2012 23:56

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 3/7/2012 16:24

E a revolução/evolução no tópico continua. 8 novos fundos. Dois dos quais para substituir fundos já existentes. As opções são tantas que tenho de limitar os novos fundos mas enquanto estou a criar quase de raiz a secção de fundos accionistas vai ser complicado. Vou aumentar o TOP para 12 fundos (mas fica limitado) e vou aumentando na secção de "Menções Honrosas".

Ora vamos lá:

Fundos de obrigações

Templeton Glbl Total Return N Acc € vem substituir o Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR. Têm uma performance quase igual mas o Templeton é ligeiramente superior. Divida emergente em moeda local. O outro Templeton Total Return tem Hedge em euros, este não. A carteira é exactamente a mesma.

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc vem substituir o AXA WF Global Inflation Bonds E-Cap EUR. A rentabilidade é superior mas tem um pouco mais de volatilidade (negligenciável).

Novo fundo no Menções Honrosas: Templeton Global Bond Euro N Acc €. Este fundo é inacreditável. Quem olhar de relance não se apercebe da beleza da carteira deste fundo. Provavelmente o fundo obrigacionista melhor diversificado da lista. LINDO, LINDO, LINDO. Tem uma volatilidade baixíssima (e se tivermos em conta a carteira \:D/) abaixo de 3%. Óptimo para quem quiser rentabilidade sem se meter em aventuras 8-) Este fundo vai substituir (no TOP) o Templeton Global Bond N Acc € H1 que vai descer para Menções Honrosas:.

Novo fundo nas Menções Honrosas: PIMCO GIS Euro Bond E Acc. Parece que não há nenhum PIMCO que não seja bom :P. Este PIMCO nem tem versão americana. É um fundo europeu para o mercado europeu que investe na europa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fundos accionistas

Threadneedle Amer Ret Net EUR Acc. Este fundo é um pouco mais diversificado do que o EEF Equity Consumer Staples R Acc. Para além de nomes partilhados com o fundo anterior como a Coca-Cola ou a Philip Morris International inclui Apple, IMB e Wells Fargo que é o banco favorito do warren buffet quando investe :wink:

ING (L) Invest Food & Bev X EUR. Este fundo é muito semelhante ao EEF Equity Consumer Staples R Acc mas tem mais risco (e mais retorno). Para quem quer ver outra versão com mais histórico pode encontrar aqui um fundo irmão gémeo ING (L) Invest Food & Bev X USD.

Vontobel Global Value Equity C Um fundo que me agrada devido à diversidade de empresas e à baixa volatilidade de 8.8% (temos de ter em consideração que é um fundo de acções). O fundo é em dólares o que pode ter ajudado a rentabilidade em fases de queda do euro.

Nordea-1 Global Stable Equity E Outro fundo com uma diversidade enorme de empresas de renome que geram muito $$$.

Uma vez que as pessoas estão mais habituadas a gerir acções neste fórum acho que podem analisar as carteiras com mais facilidade do que os fundos de obrigações. Qualquer empresa que tenham duvidas tb é só questionar. No google encontram também imensas informações de certeza sobre estas empresas pois são Multinacionais, algumas das quais devem gerar mais dinheiro que o nosso país :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Todos os fundos accionistas novos irão para a secção Menções Honrosas, ainda estou a decidir qual o fundo que vai para o TOP (1 deles) . CUIDADO a investir nos fundos de acçoes para não se sobreporem muitas acções. Comprar Threadneedle Amer Ret Net EUR Acc e EEF Equity Consumer Staples R Acc não diversifica nada. Eu chamo-me diversificação fantasma pois de facto dá a ilusão que se está a diversificar mas na realidade não se está. Por sua vez já combina bem com o Nordea-1 Global Stable Equity E. Ter em atenção contudo que fundos de acções têm muita mais correlação do que os fundos de obrigações. Pode-se ver fundos de obrigações que desceram e outros que subiram em 2008 mas fundos de acções que subiram em 2008 não há (a menos que seja um fundo bear e tenha apostado na queda mas isso são outros assuntos).
Editado pela última vez por VirtuaGod em 14/10/2012 17:53, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 2/7/2012 19:35

A razão porque as pessoas perdem $ na bolsa:

"Investors whipsawed by volatility that reached twice the 50-year average in 2011 have pulled about $300 billion from mutual funds since the bull market began three years ago." in bloomberg
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 2/7/2012 16:00

Não há dúvida que a "parede de texto" é muito bem vinda. Até explica alguns dos ETFs mencionados no tópico do LTCM de uma forma bastante esclarecedora.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 1/7/2012 12:03

Esse fundo foi a mais recente vítima da "Currency War". Para saberes mais anexo um artigo interessantíssimo. Escuso de dizer que quando as coisas se tornam políticas fujo dos fundos/investimentos como o diabo da cruz. Esse fundo está, de momento, refém do comportamento do real, que por sua vez está refém de "vontades" políticas (esta sendo a principal razão pk detesto investir em moedas estrangeiras). O Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR está com um comportamento excelente dentro do mesmo género (dívida emergente em moeda local) e sempre é mais diversificado.

Quem sabe se esse negócio (comprar UBS Brasil) não seria excelente e equivalente a comprar UBS (Lux) BS Eurp Convergence P Acc no ano passado quando estava a descer bastante. Poderás ir lá buscar uns 15 a 20% rápidamente mas é demasiado especulativo para mim. Pensa como um investimento/trade no real em que ganhas uns pozinhos das obrigações. :P
Anexos
Currency Wars III.pdf
(192.99 KiB) Transferido 434 Vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aprapr, Bing [Bot], Cem pt, farami, Google [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, jprgodinho, latbal, Musus, PAULOJOAO, RPM1 e 148 visitantes