Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 11/8/2011 9:08

PIMCO TR em maximos históricos, depois de uma subida de 0.56% ontem!! :) :) É disto que falo jovens! Ao menos algo que me alegra no meio destas quedas todas!! Está assim a subir 4.09% este ano!!

O PIMCO IG está a cair 1% este mês e o templeton 3%!! Valores que me parecem aceitáveis dado o fim do mundo que se tem passado nas acções!!

Planeio fazer um apanhado das variações mensais de todos os fundos no fim do mês :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 9/8/2011 12:57

vset Escreveu:vg,
a tua carteira está recheada de fundos ou é questões profissionais?


A minha carteira não está recheada de fundos pk sou uma pessoa propensa a risco e consigo rentabilidades superiores a estes fundos. Acredita quando digo que estas quedas não me assustaram por afectar a minha carteira, mas tenho pessoas muito próximas que têm destes fundos...

Para dizer a verdade, é mais uma questão pessoal, como já aqui alguém disse, há muito trading e pouco investimento. Sempre me vi como alguém que gosta de discutir os assuntos que lhe interessa. Eu tenho este post como "diário" das andanças destes fundos, todos vamos obtendo mais conhecimentos sobre investir. Penso que tenho tanto a aprender, MUITO mesmo!! E destas discussões é que TODOS evoluimos. Lá por falarmos de Ferraris não quer dizer que tenhamos um na garagem...

Mas este tópico (felizmente) não é sobre mim, para questões pessoais temos sempre as mensagens privadas!!

ruicarlov Escreveu:Poderá ser vantajoso investir nesses fundos nos próximos tempos?


Infelizmente timing nestes fundos para mim é extremamente complicado!!

ruicarlov Escreveu:Sei que estas coisas são muito difíceis de prever, mas esta descida de rating dos EUA, a originar quedas nestes FI, seriam mais concentradas nos próximos dias, e não um fenómeno de queda mais durante mais tempo, como aconteceu em 2008, certo?


Não sei! Não sei mesmo. A questão é que tanto o Templeton GB como o PIMCO TR deram $ a ganhar em 2008 por isso... timing é conplicado. Acho que o máximo que podemos fazer é ir reforçando em tranches ao longo do tempo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 9/8/2011 12:32

Poderá ser vantajoso investir nesses fundos nos próximos tempos?

Na história destes fundos, quando há uma descida considerável, há depois uma recuperação. Eu estava a pensar em tentar meter-me no Templeton, mas se calhar é melhor esperar mais uns dias.

Sei que estas coisas são muito difíceis de prever, mas esta descida de rating dos EUA, a originar quedas nestes FI, seriam mais concentradas nos próximos dias, e não um fenómeno de queda mais durante mais tempo, como aconteceu em 2008, certo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por vset » 9/8/2011 10:15

vg,

a tua carteira está recheada de fundos ou é questões profissionais?

Abc
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 9/8/2011 9:23

ora bem... não foi tão mau como temi! muito pelo contrário, nas obrigações de qualidade quase mal se notou! é o que digo, o mais complicado é manter a calma (e não sou bom nisso)!!

PIMCO TR -0.11%
TEMPLETONS GB/TR -1.2%/-1.27%
PIMCO IG -0.37%
AXA IF +0.47%

Agora as quedas mais violentas

PIMCO HY -2.05%
F&C CB -2.2%
Editado pela última vez por VirtuaGod em 9/8/2011 22:35, num total de 2 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 9/8/2011 8:58

É a velha história, e se os saldos continuarem a aumentar?

É como ir agora comprar casa, se para o ano ela pode estar mais barata...

Abc
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 9/8/2011 0:39

Ixonas Escreveu:há muito trading e pouco investimento por este fórum.


Concordo plenamente, o problema é que não é só neste fórum nem apenas nos fóruns. Muita pouca gente investe. Tem tudo a mania que consegue vender em cima e comprar em baixo. Há imensos estudos sobre as perdas que os investidores comuns têm ao mexer nos investimentos. Mais recentemente foi muitos "investidores" terem mudado de acções para obrigações em finais de 2008, apanhando a queda mas não a subsequente recuperação das acções.

Ixonas Escreveu:se eu as tivesse e precisasse do dinheirinho daqui a 40 anos dar-se-ia exactamente um cataclismo nesse dia, mas vou ler as tuas recomendações, obrigado pela dica. :wink:


:mrgreen: Fizeste-me lembrar um artigo onde li que agora que os baby boomers é que se estão a reformar é que a bolsa tem estes crashes :twisted:

Pickbull Escreveu:Se puderes colocar a variação de hoje desses fundos a malta agradece. :D


Estou curiosissimo para saber o comportamento de uns 3/4 fundos, pk os outros SEI que levaram castanhada da boa. :( Amanhã de manhã coloco aqui as variações. Uma coisa que pode ser boa é que alguns fundos deverão estar a preços de saldos... vamos a ver!!

Prevejo uns -2%/-3 para o PIMCO I.G. e para o Templeton mas confesso que estou perdido no que diz respeito ao PIMCO T.R. O AXA Inflation Bonds tenho quase a certeza que subiu!! Foi muito mau o dia de hoje mesmo... :( :( :(
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Ixonas » 8/8/2011 21:51

Boa noite,

VG parabéns pelo tópico, há muito trading e pouco investimento por este fórum.
Na mensagem em que me citas, 99% de acordo, talvez me tenha expressado mal, mas julgo que dissemos coisas muito próximas com um senão, “buy and hold” ou acções para a vida, para mim não é para daqui a 20, 30 ou…. anos, é para a vida, para os filhos para libertar margem, para ir vivendo enfim… é que de acordo com a lei de Murphy se eu as tivesse e precisasse do dinheirinho daqui a 40 anos dar-se-ia exactamente um cataclismo nesse dia, mas vou ler as tuas recomendações, obrigado pela dica. :wink:

abraço
Ixonas
 
Mensagens: 65
Registado: 12/12/2010 12:21
Localização: Grande Metrópele

por Pickbull » 8/8/2011 21:19

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Pois claro, o título diz tudo... :lol:

Mas quando diz que o cenário está muito negro, pensa que o da Templeton é capaz de não se aguentar?


Vamos ver vamos ver... penso que irá abanar mais de 1%!! Demasiado para o meu gosto!


Se puderes colocar a variação de hoje desses fundos a malta agradece. :D
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por vset » 8/8/2011 21:13

VG,

4/5% de inflação também é demais!


Country 1999 2000 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
Portugal 2,4 2,8 3,7 3,3 2,1 2,3 2,5 2,4 2,6 -0,8 1,1


http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=po&v=71&l=pt

:?:
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 8/8/2011 19:47

ruicarlov Escreveu:Pois claro, o título diz tudo... :lol:

Mas quando diz que o cenário está muito negro, pensa que o da Templeton é capaz de não se aguentar?


Vamos ver vamos ver... penso que irá abanar mais de 1%!! Demasiado para o meu gosto!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 8/8/2011 19:45

Pois claro, o título diz tudo... :lol:

Mas quando diz que o cenário está muito negro, pensa que o da Templeton é capaz de não se aguentar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 8/8/2011 19:28

AXA WF Global Inflation Bonds E-Cap EUR - LU0266010296 :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 8/8/2011 19:25

Dos fundos que referiu, qual é o que está indexado à inflação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 8/8/2011 19:20

vset Escreveu:A inflação come grande parte das receitas do DP.


Verdade. A inflacção come quase tudo o que seja abaixo de 4/5%. Em termos reais perdia-se $ se investissemos em DP's a 2/3%. Agora com estes D.P.'s a coisa é diferente mas não sei por quanto mais tempo os bancos se podem das ao luxo de pagar 5 ou 6% por DP's.

ruicarlov Escreveu:Agora se formos para o Templeton Global Bond Acc H1, no prospecto tem lá comissões de gestão 0.75%, mas na página principal tem lá custos anuais 2.1%.

Onde está a diferença? Há algumas comissões escondidas praticadas pelo BEST. Não consigo distinguir no preçário deles algo que esteja relacionado.


Verdade. Agora que reparei achei muito estranho. Mas o Best não cobra nada pelo fundo, o max. que pode ter acontecido é um erro da parte deles. Um e-mail ou telefonema pode esclarecer isso. Esta comissão é feita pela casa gestora do fundo. Na morningstar diz que cobram 2.1%. Tenho quase a certezza que é isso que é cobrado, e é com base nesse valor que o gráfico apresentado na morningstar está feito (o gráfico e performance é já liquida desse valor). No máximo o Best está a ser simpático se arranjou um acordo para a Templeton só cobrar 0.75%, o que duvido um bocado. :lol:

P.S. Isto está a ser o fim do mundo até nas obrigações de qualidade. Bill Gross e o fundo indexado à inflação ainda são capaz de se safar mas isto tá preto...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 8/8/2011 15:17

VirtuaGod Escreveu:
vset Escreveu:VG,

daqui a 30 anos a inflação foi enorme também.

Tem de compensar mais do que 8% ao ano consistentemente.


:?


Não tenho dados precisos de inflação mas não me parece que tenha sido 8% anualizado em países como os EUA nos últimos 30 anos! Não falo dos anos 80 em Portugal... mas a inflação tem andado bem comportada nestes últimos 20 anos+.

As expectativas de inflação estão nos 2/3% por vários anos. Se acreditas que vai para 8% compra fundos de obrigações indexadas à inflacção (encontram-se na lista). Fazes rios de $$$


Eu não sei prever a inflação :lol:

Aoenas me referia que para compensar o risco acrescido face aos Depósitos a Prazo o retorno deverá ser dessa ordem.

A inflação come grande parte das receitas do DP.


Abc.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por ruicarlov » 8/8/2011 15:01

VG

Tinha uma questão para si, já que está habituado a lidar com fundos a partir do banco BEST.
No fundo da Pimco Total Return, no prospecto indicava que as comissões anuais de gestão eram de 1,40%. Na página desse fundo, nos custos anuais do fundo está precisamente 1,40%.

Agora se formos para o Templeton Global Bond Acc H1, no prospecto tem lá comissões de gestão 0.75%, mas na página principal tem lá custos anuais 2.1%.

Onde está a diferença? Há algumas comissões escondidas praticadas pelo BEST. Não consigo distinguir no preçário deles algo que esteja relacionado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 8/8/2011 14:50

vset Escreveu:VG,

daqui a 30 anos a inflação foi enorme também.

Tem de compensar mais do que 8% ao ano consistentemente.


:?


Não tenho dados precisos de inflação mas não me parece que tenha sido 8% anualizado em países como os EUA nos últimos 30 anos! Não falo dos anos 80 em Portugal... mas a inflação tem andado bem comportada nestes últimos 20 anos+.

As expectativas de inflação estão nos 2/3% por vários anos. Se acreditas que vai para 8% compra fundos de obrigações indexadas à inflacção (encontram-se na lista). Fazes rios de $$$
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 8/8/2011 14:33

VG,

daqui a 30 anos a inflação foi enorme também.

Tem de compensar mais do que 8% ao ano consistentemente.


:?
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 8/8/2011 11:07

vset Escreveu:Quando o montante da nossa carteira é elevado para nós, as coisas tornam-se complicadas.


Acredito!

vset Escreveu:Não achas complicado ganhar no médio e longo prazo porquê? É provavelmente mais fácil prever como vai estar amanhã do que daqui a 1 ou 10 anos...


Pelo contrário! Quanto maior o período de tempo mais fácil é saber em que direcção estará a bolsa, para cima. O problema da maioria das pessoas é pensar no curto prazo! 1 ano é curto prazo para mim, 10 anos está mais perto mas mesmo assim! Curto prazo para mim é roleta...

Daqui a 10 anos a bolsa provavelmente estará a valores acima da que está hoje, daqui a 20 anos quase de certeza está, daqui a 30 aposto que está, daqui a 40 nem ponho em questão! Concordas?

Isto para falar da bolsa porque se vamos falar de obrigações, investimentos de que este post fala, corta esses periodos em pelo menos 50%!

Ixonas Escreveu:Bom dia,
De facto para mim faz sentido que quem invista em fundos de baixo risco defina como fácil ganhar no médio prazo


Todos os fundos que aqui coloquei ganharam $ num periodo de 3 anos. Provavelmente daqui a 3 anos 90% deles estarão positivos e todos daqui a 5 anos max. Acredito que se houver um acontecimento com a Grande Depressão pode mudar as coisas e aí temos de alargar o periodo temporal, mas se vamos viver a pensar que vem aí o bicho papão...

Ixonas Escreveu:mais do que quem investe em fundos de acções ou nelas próprias, é que neste último caso, é mais importante saber quando vender.


E quando é que se deve vender? Nunca? Vender no topo? Quando é que está no topo? Comprar no fundo? Quando é que está no fundo?


Conclusão:

1. Recomendo a leitura de Stocks for the Long Run. Embora eu não pratique pessoalmente o descrito neste livro acreditem que é um abrir de olhos fantástico!!

2. Deixo algo para reflectir tb. Como é que Warren Buffet se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Ixonas » 8/8/2011 9:29

Bom dia,
De facto para mim faz sentido que quem invista em fundos de baixo risco defina como fácil ganhar no médio prazo, mais do que quem investe em fundos de acções ou nelas próprias, é que neste último caso, é mais importante saber quando vender.


abraço
Ixonas
 
Mensagens: 65
Registado: 12/12/2010 12:21
Localização: Grande Metrópele

por vset » 8/8/2011 8:48

VirtuaGod Escreveu:
vset Escreveu:Gerir a NOSSA carteira é difícil.


Interessante... para mim é muito mais fácil gerir a minha carteira pessoal pq sei como que posso contar!! Sei o que penso etc...

Não acho díficil ganhar $ nos mercados a médio/longo prazo, o mais difícil penso que é deixar de ter medo de perder $ no curto prazo e abastrairmo-nos do ruído, o ruído de ataques terroristas, o ruído de baixas de rating etc... Sermos optimistas quando os outros são péssimistas, não nos deixar influenciar pelas ideias dos outros, isso sim é que é difícil!!

Bill Gross tem vindo a alertar que está bearish nas treasuries desde inicio do ano. E como gigante dos investimentos não acredito que não estivesse preparado para esta baixa de rating! Estou curioso... Mas se o homem deu $ a ganhar em 2008 acho que isto é só um solavanco...


Quando o montante da nossa carteira é elevado para nós, as coisas tornam-se complicadas.

Não achas complicado ganhar no médio e longo prazo porquê? É provavelmente mais fácil prever como vai estar amanhã do que daqui a 1 ou 10 anos...


Abraço VG.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 7/8/2011 22:35

vset Escreveu:Gerir a NOSSA carteira é difícil.


Interessante... para mim é muito mais fácil gerir a minha carteira pessoal pq sei como que posso contar!! Sei o que penso etc...

Não acho díficil ganhar $ nos mercados a médio/longo prazo, o mais difícil penso que é deixar de ter medo de perder $ no curto prazo e abastrairmo-nos do ruído, o ruído de ataques terroristas, o ruído de baixas de rating etc... Sermos optimistas quando os outros são péssimistas, não nos deixar influenciar pelas ideias dos outros, isso sim é que é difícil!!

Bill Gross tem vindo a alertar que está bearish nas treasuries desde inicio do ano. E como gigante dos investimentos não acredito que não estivesse preparado para esta baixa de rating! Estou curioso... Mas se o homem deu $ a ganhar em 2008 acho que isto é só um solavanco...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 7/8/2011 20:59

Gerir a NOSSA carteira é difícil.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por frizeman » 5/8/2011 18:41

A carteira está diversificada, só mesmo os activos de maior risco é que deram para o torto.

Vamos ver se o ouro ainda tem algo para dar.

Obrigado pelas dicas.
 
Mensagens: 72
Registado: 5/8/2011 17:38
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], mpaquim, novato, PAULOJOAO, PMP69 e 130 visitantes