Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ruicarlov » 12/8/2011 11:10

Pickbull Escreveu:Quem os vende pouco me preocupa.

Preocupa-me mais quem os guarda e daí a questão.


Mas quem os gere é a PIMCO e o Bill Gross, independentemente do país. O controlo do fundo não é Irlandês.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Pickbull » 12/8/2011 11:07

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:VirtuaGod, não te "preocupa" os fundos PIMCO estarem sediados na Irlanda?


Tanto como ser o Best, Big ou AB7 a vende-los!! A sede na Irlanda é apenas fachada para pagar poucos impostos... São questões fiscais que nada a haver com a rentabilidade/disponibilidade os fundos! A Irlanda pode "Kaput" que os fundos lá continuam... :P


Quem os vende pouco me preocupa.

Preocupa-me mais quem os guarda e daí a questão.

Que achas do Nordea-1 Danish Kroner Reserve Fund E (EUR)- LU0173777953 :?:

Não por uma questão de rentabilidade mas sim de protecção face ao euro. Parece-me uma moeda estável e de uma país seguro (AAA, que vale o que vale).
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/8/2011 11:02

Pickbull Escreveu:VirtuaGod, não te "preocupa" os fundos PIMCO estarem sediados na Irlanda?


Tanto como ser o Best, Big ou AB7 a vende-los!! A sede na Irlanda é apenas fachada para pagar poucos impostos... São questões fiscais que nada a haver com a rentabilidade/disponibilidade os fundos! A Irlanda pode "Kaput" que os fundos lá continuam... :P
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/8/2011 10:54

VirtuaGod, não te "preocupa" os fundos PIMCO estarem sediados na Irlanda?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/8/2011 10:42

ruicarlov Escreveu:Faz sentido.
se tivesse 50.000 aéreos, mas enfim...


:mrgreen: Junta-te aos pobres!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 12/8/2011 10:38

Faz sentido.
Afinal, o BCE tem comprado dívida do estado, não das empresas. Nestes dias as yields têm caído imenso nas OTs, mas as das empresas diminuiram mais ligeiramente. Eu até tinha optado por obrigações de empresas se tivesse 50.000 aéreos, mas enfim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Be Cool » 12/8/2011 10:19

Be Cool Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Qual o risco em adquirir Obrigações da PT ?

A PT ir à falência... o que para me parece muito baixa nos pr´ximos 2 anos!! Mas o mercado já se apercebeu disso. Acho que agora pagam pouco mais de 5%, foi um momento (que demorou meses) de irracionalidade, mas no tópico de Obrigações estavam a falar delas e de outras bastante apetecíveis!!



Como assim? As obrigações com maturidade em 30 de Abril de 2013 apresentam hoje YTM de cerca de 7%!!!


Uma explicação para estas YTM relativamente altas prende-se com isto
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=495669
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por VirtuaGod » 12/8/2011 10:13

Estás correcto :wink: Mas em High Yield atingimos já uma volatilidade em que não há problemas em estar "protegido" pelo volatility! Sim...tentar proteger PIMCO T.R/I.G. e Templetons com o Volatility não faz muito sentido não!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 12/8/2011 10:11

VirtuaGod Escreveu:Tenho de actualizar este tópico porque me falta falar de um fundo importantíssimo que é um de volatilidade. Esse fundo sobe quando há aumento de volatilidade (como nos dias recentes) e acaba por limitar perdas da carteira neste tipo de situações. A vantagem do mesmo é que quando a bolsa sobe ele não costuma perder muito! Falo de Amundi Funds Abs Volatil Euro Eqs SE-C - LU0272942433.


Qdo estive a refazer a minha carteira de fundos também incluí esse da volatilidade mas depois de pensar melhor acabei por retira-lo e nem sequer o subscrever.

E isto porque tendo redimensionado a minha carteira para fundos de baixo risco não fazia sentido ter esse tipo de fundo para proteger algo que até tem pouca volatilidade.

Fará mais sentido incluir esse fundo numa carteira de fundos de acções (que tem volatilidades de 20-30%) do que numa carteira de fundos de baixo risco/volatilidade.

Pelo menos na minha maneira de pensar foi esta a conclusão a que cheguei.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 12/8/2011 10:10

Be Cool Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Qual o risco em adquirir Obrigações da PT ?

A PT ir à falência... o que para me parece muito baixa nos pr´ximos 2 anos!! Mas o mercado já se apercebeu disso. Acho que agora pagam pouco mais de 5%, foi um momento (que demorou meses) de irracionalidade, mas no tópico de Obrigações estavam a falar delas e de outras bastante apetecíveis!!



Como assim? As obrigações com maturidade em 30 de Abril de 2013 apresentam hoje YTM de cerca de 7%!!!


É um mercado que não tenho seguido muito!! Se estão a pagar 7% é mais elevado do que eu pensava! "Porreiro pá!" 8-)
Editado pela última vez por VirtuaGod em 12/8/2011 10:11, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Be Cool » 12/8/2011 10:04

VirtuaGod Escreveu:Qual o risco em adquirir Obrigações da PT ?

A PT ir à falência... o que para me parece muito baixa nos pr´ximos 2 anos!! Mas o mercado já se apercebeu disso. Acho que agora pagam pouco mais de 5%, foi um momento (que demorou meses) de irracionalidade, mas no tópico de Obrigações estavam a falar delas e de outras bastante apetecíveis!!



Como assim? As obrigações com maturidade em 30 de Abril de 2013 apresentam hoje YTM de cerca de 7%!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por VirtuaGod » 12/8/2011 9:58

Qual o risco em adquirir Obrigações da PT ?

A PT ir à falência... o que para me parece muito baixa nos pr´ximos 2 anos!! Mas o mercado já se apercebeu disso. Acho que agora pagam cerca de 6%, foi um momento (que demorou meses) de irracionalidade, mas no tópico de Obrigações estavam a falar delas e de outras bastante apetecíveis!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 12/8/2011 9:52

VirtuaGod Escreveu:
vset Escreveu:Viva VG,

diversificas uma carteira, toda ela em Fundos variados?

Como fazes a divisão total(mesmo não sendo só fundos)?

Cps.


Com os DP's à taxa a que estão penso que será de aproveitar parte da carteira para DP's! Afinal, diminui muito a volatilidade da carteira em geral! Mas de uma forma geral dás-te muito bem só com fundos! Tenho de actualizar este tópico porque me falta falar de um fundo importantíssimo que é um de volatilidade. Esse fundo sobe quando há aumento de volatilidade (como nos dias recentes) e acaba por limitar perdas da carteira neste tipo de situações. A vantagem do mesmo é que quando a bolsa sobe ele não costuma perder muito! Falo de Amundi Funds Abs Volatil Euro Eqs SE-C - LU0272942433.

Mas como já te disse depende muito do tamanho da carteira, sentir-me-ia desconfortável a fazer um depósito a prazo superior a 100.000 nos dias que correm (infelizmente não me parece que nos próximos anos eu tenha esse tipo de $ :()!! Há toda uma série de formas de diversificação! Caramba, até há uns dias Obrigações da PT com maturidade de 2 anos davam 8% (OITO) ao ano!! Mas os fundos serão sempre o central de uma carteira, na minha opinião, porque têm sempre uma rentabilidade muito apetecível, embora no curto prazo possam variar claro! A alocação final deve depender sempre da quantidade de $ e da aceitação de risco por parte da pessoa que faz a carteira! :wink:


Tks.


Qual o risco em adquirir Obrigações da PT ?

Abc.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 12/8/2011 9:23

vset Escreveu:Viva VG,

diversificas uma carteira, toda ela em Fundos variados?

Como fazes a divisão total(mesmo não sendo só fundos)?

Cps.


Com os DP's à taxa a que estão penso que será de aproveitar parte da carteira para DP's! Afinal, diminui muito a volatilidade da carteira em geral! Mas de uma forma geral dás-te muito bem só com fundos! Tenho de actualizar este tópico porque me falta falar de um fundo importantíssimo que é um de volatilidade. Esse fundo sobe quando há aumento de volatilidade (como nos dias recentes) e acaba por limitar perdas da carteira neste tipo de situações. A vantagem do mesmo é que quando a bolsa sobe ele não costuma perder muito! Falo de Amundi Funds Abs Volatil Euro Eqs SE-C - LU0272942433.

Mas como já te disse depende muito do tamanho da carteira, sentir-me-ia desconfortável a fazer um depósito a prazo superior a 100.000 nos dias que correm (infelizmente não me parece que nos próximos anos eu tenha esse tipo de $ :()!! Há toda uma série de formas de diversificação! Caramba, até há uns dias Obrigações da PT com maturidade de 2 anos davam 8% (OITO) ao ano!! Mas os fundos serão sempre o central de uma carteira, na minha opinião, porque têm sempre uma rentabilidade muito apetecível, embora no curto prazo possam variar claro! A alocação final deve depender sempre da quantidade de $ e da aceitação de risco por parte da pessoa que faz a carteira! :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 12/8/2011 8:51

Viva VG,

diversificas uma carteira, toda ela em Fundos variados?

Como fazes a divisão total(mesmo não sendo só fundos)?

Cps.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 12/8/2011 0:23

ruicarlov Escreveu:Quando se faz um reembolso parcial ou total de um fundo, penso que seja aplicada logo a fiscalidade a esse montante. Há alguma desvantagem significativa em, digamos, de 2 em 2 anos resgatar o fundo e voltar logo a reinvesti-lo?


As vezes que tive de ler para perceber!! Sim, é logo aplicado a fiscalidade. m relação à segunda questão penso que a desvantagem será perder os ganhos de 2/3 dias. Parece-me viável a tua estratégia, mas não deixa de ser uma opinião baseada em lógica, não sou fiscalista LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 11/8/2011 21:03

ruicarlov Escreveu:Quando se faz um reembolso parcial ou total de um fundo, penso que seja aplicada logo a fiscalidade a esse montante.


Só sei responder a esta parte. Sim, a fiscalidade é logo aplicada. Isto para fundos. Para acções acho que é diferente...
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por ruicarlov » 11/8/2011 13:29

VirtuaGod Escreveu:Penso que no Best tem de passar pela conta a ordem mas como é para reinvestir eles deixam logo! Deve ser tipo venda e compra de acções. Imediato :roll: Vender um, comprar outro!! :mrgreen:


Isso agora fez-me pensar noutra coisa. Como já mencionei algures, estou como bolseiro de investigação e assim devo continuar nos próximos anos, pelo que a minha estratégia actual a nível fiscal passa por aproveitar o englobamento. Para esse efeito convém-me que os rendimentos de capitais sejam bem distribuídos ao longo dos anos, para não subir de escalão IRS por causa de um grande reembolso proveniente de uma aplicação em ano x.
Quando se faz um reembolso parcial ou total de um fundo, penso que seja aplicada logo a fiscalidade a esse montante. Há alguma desvantagem significativa em, digamos, de 2 em 2 anos resgatar o fundo e voltar logo a reinvesti-lo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Figueiraa1 » 11/8/2011 12:55

Bom dia

Parabéns pelo tópico que não conhecia. Vou passar a acompanhar para aprender.

Cometi uma gaffe com o seu nome no tópico do Best, as minhas desculpas VirtuaGod.

Cumprimentos,

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 11/8/2011 12:31

ruicarlov Escreveu:Nesta fase inicial, talvez faça um pouco mais do que os 33% do Templeton. Penso que também já foi mencionado mais atrás a frase "reforçar perdedores", o que parece estar a acontecer ao Templeton.


Sim sim, nada está escrito em pedra, cada um faz como achar melhor :P

ruicarlov Escreveu:Já que falo nisto, tenho uma dúvida. Quando se fala em ter uma carteira com alguns fundos, pode-se fazer transferências de um para o outro directamente, ou é dinheiro que passa sempre pela conta à ordem do banco do cliente, e é depois investido no outro fundo?

Ou o método varia de banco para banco?


Penso que no Best tem de passar pela conta a ordem mas como é para reinvestir eles deixam logo! Deve ser tipo venda e compra de acções. Imediato :roll: Vender um, comprar outro!! :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 11/8/2011 12:28

Nesta fase inicial, talvez faça um pouco mais do que os 33% do Templeton. Penso que também já foi mencionado mais atrás a frase "reforçar perdedores", o que parece estar a acontecer ao Templeton.

Já que falo nisto, tenho uma dúvida. Quando se fala em ter uma carteira com alguns fundos, pode-se fazer transferências de um para o outro directamente, ou é dinheiro que passa sempre pela conta à ordem do banco do cliente, e é depois investido no outro fundo?

Ou o método varia de banco para banco?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 11/8/2011 11:33

ruicarlov Escreveu:mas vou tentar investir no tal rácio PIMCO/Templeton sugerido mais atrás.


Já nem sei se expliquei o porquê do rácio, mas fica aqui de novo para quem não leu/não percebeu!! (embora tu tenhas percebido)

A volatilidade destes fundos mede-se pelo desvio padrão!! Se forem à opção "rating e risco" da morning star podem ver o desvio padrão a 3 anos destes fundos. Ora, PIMCO T.R. tem "Desv.Padrão(3a.) 4.08 %" e o Templeton GB "Desv.Padrão(3a.) 8.80 %".

Uma vez que o Templeton tem sensívelmente o dobro da volatilidade é de boa gestão ter metade do $ que foi alocado ao PIMCO (ficando uma carteira 66% PIMCO TR e 33% Templeton GB), de forma a que as duas partes da carteira tenham uma volatilidade semelhante e o ganho de diversificação seja maximizado!! :)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 11/8/2011 10:58

Amanhã tenho dinheiro disponível, logo ando de olho no Templeton. Como já tenho a carteira Dual do produto estruturado do BEST, esta ia ficar noutra carteira, mas vou tentar investir no tal rácio PIMCO/Templeton sugerido mais atrás.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 11/8/2011 10:52

Está a 18.05€ :-) Espero que o Templeton recupere, mas é mais susceptível às bolsas (talvez a carteira tenha obrigações de menor qualidade). Mas ele agora comprou obrigações da Suécia com cupão de 5.5%. Parece-me que sabe o que anda a fazer!! :wink: (tb tem uns prémios internacionais para o provar LOL)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ruicarlov » 11/8/2011 10:30

Menos mal, menos mal.
Pelo menos com o PIMCO TR já voltei mais ou menos ao valor de compra (18.00€), cuja subscrição foi processada dia 3 de Agosto, logo ainda estava em alta comparado com os dias que se seguiram.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AdsBot [Google], hugob0ss, PAULOJOAO, rtinto e 157 visitantes