Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por crislopes » 9/12/2011 0:32

ruicarlov Escreveu:
crislopes Escreveu:boa noite,

na compra e venda de fundos quando existe mais valias, essa mais valias tem que ser declaradas?

como se processa é retido na altura da venda como os depósitos a prazo ou no final do ano como as ações?

se alguem me puder esclarecer agradecia

cumprimentos
Cristina Lopes


Nas mais-valias obtidas com fundos, é imediatamente descontado o imposto, não sendo necessário declarar no IRS.



muito obrigada pela resposta ruicarlov
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2011 23:01
Localização: 16

por Dilson Costa » 8/12/2011 23:43

VirtuaGod Escreveu:
Dilson Costa Escreveu:
vset Escreveu:VG,

qual a carteira actual para rendimento semelhante ou superior a DP. Pouco risco e rentabilidade de dep.prazo?

Abraço.


Já agora aproveito a pergunta do vset para perguntar ao Vgod que produto/obrigações sugeria com taxa fixa e capital garantido, para defesa do capital face á possível extinção do euro.


Capital garantido só Depósitos a prazo! Obrigações têm sempre o risco do emitente! Estes fundos têm é obrigações de 100/200 empresas diferentes ou de vários países.

Estes fundos em versão americana (em usd) são uma simples maneira de proteger face à possível implosão do euro! Podes é perder em câmbio se não fizeres o "hedge".


Obrigado VGod, estou á espera do que vai sair da cimeira para na próxima semana decidir o que fazer. Sim eu sei que há o risco do emitente, mas se for sobre empresas sólidas penso que o risco é baixo. O meu objectivo era de ter valores investidos, mesmo que o juro fosse zero ou mt próximo disso, não queria era ter o risco elevado de perder capital.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 307
Registado: 29/11/2007 2:54
Localização: Porto

por VirtuaGod » 8/12/2011 22:31

vset Escreveu:VG,

qual a carteira actual para rendimento semelhante ou superior a DP. Pouco risco e rentabilidade de dep.prazo?

Abraço.


Sabes que estes produtos nunca têm a rentabilidade garantida de um DP. Este ano podem estar a dar 0% e para o ano a dar 10%! É uma rentabilidade média.

Tens imensos fundos para escolher. Começa com os de menos volatilidade. Aí 6 ou 7 (dos 10 do top se tirares os "repetidos" ficas com 7 apenas,) com pesos semelhantes não me parece mal!! Não é preciso nada do outro mundo!

O que é "do outro mundo" é acreditar que se vão continuar a valorizar, acreditar que a economia (mundial) não vai entrar em completo colapso etc. Do que tenho visto o medo e o péssimismo é o maior problema face a ganhar $ nestes fundos! As pessoas têm muito medo...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 8/12/2011 22:22

Dilson Costa Escreveu:
vset Escreveu:VG,

qual a carteira actual para rendimento semelhante ou superior a DP. Pouco risco e rentabilidade de dep.prazo?

Abraço.


Já agora aproveito a pergunta do vset para perguntar ao Vgod que produto/obrigações sugeria com taxa fixa e capital garantido, para defesa do capital face á possível extinção do euro.


Capital garantido só Depósitos a prazo! Obrigações têm sempre o risco do emitente! Estes fundos têm é obrigações de 100/200 empresas diferentes ou de vários países.

Estes fundos em versão americana (em usd) são uma simples maneira de proteger face à possível implosão do euro! Podes é perder em câmbio se não fizeres o "hedge".
Editado pela última vez por VirtuaGod em 8/12/2011 22:38, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 8/12/2011 22:11

VirtuaGod Escreveu:Mas esse são os que tens ou estás a planear fazer a carteira do 0?


São os que tenho.

Obrigado pelas tuas sugestões.
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por Dilson Costa » 8/12/2011 18:23

vset Escreveu:VG,

qual a carteira actual para rendimento semelhante ou superior a DP. Pouco risco e rentabilidade de dep.prazo?

Abraço.


Já agora aproveito a pergunta do vset para perguntar ao Vgod que produto/obrigações sugeria com taxa fixa e capital garantido, para defesa do capital face á possível extinção do euro.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 307
Registado: 29/11/2007 2:54
Localização: Porto

por vset » 8/12/2011 18:11

VG,

qual a carteira actual para rendimento semelhante ou superior a DP. Pouco risco e rentabilidade de dep.prazo?

Abraço.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 8/12/2011 17:19

Mas esse são os que tens ou estás a planear fazer a carteira do 0?

O gespatrimónio é irmão do Logística mas dá menos 1.1 ponto percentual por ano. Toca a mudar isso JÁ!! :evil:

O E.S. rendimento plus se calhar mudava o peso (que penso exagerado). Tem muita dívida pública Portuguesa, ainda por cima. Mas tendo sido um fundo com bastante consistência. Uma redução de peso para 20% dava espaço para um novo fundo com 16% o que melhorava a diversificação. O melhor seria um fundo estrangeiro porque já estás muito exposto a fundos do banco E.S. Para a tua carteira o AXA WF Global Inflation Bonds E-Cap EUR - LU0266010296 seria bastante bom devido à falta de correlação com os outros fundos!

Esse E.S. Momentum pode ser substituido por um fundo de acções melhorzito, mas tem tido um comportamento aceitável!

P.S. No caso de "bank runs" a fundo como o logística/gespatrimónio etc eles fecham os resgates pelo tempo que quiserem até a situação normalizar. Não pensem que estes fundos têm a liquidez de fundos de obrigações/acções!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 8/12/2011 14:59

VirtuaGod Escreveu: Já imaginaste algo tipo um "bank run" a este fundo?


Suponho que seria catastrófico. Eu possuo a maior fatia da minha carteira de fundos em fundos ES.

É uma carteira bastante mal preparada, suponho... Foi antes de descobrir os Templeton e os PIMCO.

VG, tendo em conta que sou conservador e paciente, diz-me o que achas e dá-me umas dicas:

GESPATRIMONIO RENDIMENTO 17%
E.S. RENDIMENTO PLUS 36%
E.S. MOMENTUM 6%
E.S. ACCOES EUROPA 3%
E.S. POUPANCA ACCOES (PPA) 2%
PIMCO Total Ret Bd 23%
Templeton Global Bond EHdg 12%
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 8/12/2011 13:42

O que se passa é que os meninos do BEST são tão cromos que nem se ajudam a eles próprios. Não actualizaram o site LOL

Podes subscrever o Logística sem comissões até ao final de 2012 sem comissões. E após o teres mais de um ano não são cobradas comissões de subscrição.

Uma outra questão. No PIMCO e Templeton se houver algum tipo de colapso do Banco que o financia as minhas UPs passam para outra entidade, certo?


Sim.

E no caso destes fundos nacionais como o ES Logistica, se houver colapso do Grupo Espirito Santo, o que acontecem às minhas UPs?


Uma questão que me faço com frequência mas infelizmente não sei. Mas pensando com lógica ou o fundo é autónomo ou não é. No caso de não ser autónomo (ou apenas autónomo no papel que é o que se gosta de fazer aqui em PT) o max. que pode acontecer é o BES vender os activos do fundo, e provavelmente abaixo dos preços de mercado, uma vez que imóveis não são a coisa mais liquida que conheço. Ou seja, o que aconteceria não sei ao certo mas assumo que coisa boa não aconteceria de certeza. Um rombo de 30% talvez. Mas não é coisa que me preocupe. Este tipo de fundos tem outro "track record" de problemas. Já imaginaste algo tipo um "bank run" a este fundo?

P.S. Pretendo comprar logística no curto prazo (nunca mais de 15% da carteira)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 8/12/2011 11:16

Algumas dúvidas sobre o ES Logística:

Se acedo à informação do fundo pelo BEST aparece-me:

Taxa Global de Custos
1.26%
Comissão de subscrição
2.00%
Comissão resgate
2.00%


Se acedo pelo BES redirecciona-me para a página da ESAF aparece-me:

Comissão de Subscrição 0,00 %
Comissão de Resgate >= 0 dias <= 360 dias 2,000 %
>= 361 dias 0,000 %

Comissão de Depositário 0,050 %
Comissão de Gestão 1,050 %


Isto é mesmo assim? As comissões são diferentes em cada um dos bancos e o fundo é exactamente o mesmo?

Uma outra questão. No PIMCO e Templeton se houver algum tipo de colapso do Banco que o financia as minhas UPs passam para outra entidade, certo?

E no caso destes fundos nacionais como o ES Logistica, se houver colapso do Grupo Espirito Santo, o que acontecem às minhas UPs?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 5/12/2011 13:13

FilipeTouro Escreveu:Por exemplo há algum fundo de obrigações que tenha valorizado em 2008?


Tanto o Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg - LU0291343753 vomo o PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - IE00B11XZB05 tiveram anos positivos em 2008 sendo que costumam seguir o índice o LTCM falou.
em Alternativa tem o E.s. logística que tem dado 4.3 líquidos com uma consistencia invejável e o E.S. obrigações europa.

Estes 4 tiveram todos anos positivos em 2008.

Provavelmente o Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg - LU0291343753 é o que tem menos correlação com o mercado bolsista pois tem muitas obrigações americanas ;-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LTCM » 5/12/2011 11:32

FilipeTouro Escreveu:Gostaria de saber que fundos de obrigações tem uma correlação negativa com as açoes?

Por exemplo há algum fundo de obrigações que tenha valorizado em 2008?


O Barclays Capital Aggregate Bond Index, anteriormente "Lehman Aggregate Bond Index", valorizou 5% em 2008. Portanto é natural que os fundos de obrigações, vários deles referidos neste tópico, tenham ...
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por ruicarlov » 5/12/2011 11:09

crislopes Escreveu:boa noite,

na compra e venda de fundos quando existe mais valias, essa mais valias tem que ser declaradas?

como se processa é retido na altura da venda como os depósitos a prazo ou no final do ano como as ações?

se alguem me puder esclarecer agradecia

cumprimentos
Cristina Lopes


Nas mais-valias obtidas com fundos, é imediatamente descontado o imposto, não sendo necessário declarar no IRS.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por FilipeTouro » 5/12/2011 2:43

Tenho uma carteira de ações mas gostaria de diversificar uma pouco com outros produtos...

Gostaria de saber que fundos de obrigações tem uma correlação negativa com as açoes?

Por exemplo há algum fundo de obrigações que tenha valorizado em 2008?
 
Mensagens: 106
Registado: 16/8/2010 20:08
Localização: 15

por crislopes » 5/12/2011 2:16

boa noite,

na compra e venda de fundos quando existe mais valias, essa mais valias tem que ser declaradas?

como se processa é retido na altura da venda como os depósitos a prazo ou no final do ano como as ações?

se alguem me puder esclarecer agradecia

cumprimentos
Cristina Lopes
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2011 23:01
Localização: 16

por VirtuaGod » 27/11/2011 14:02

Frizeman Escreveu:O que acontece aos fundos euro hedged, se a zona euro desaparecer?


A que questão que se deve fazer é: Os fundos estão em euros? Como é que o hedging é feito? Que acontece se a moeda em que o hedging é feito desaparecer?

Os fundos são em dólares sendo que apenas o hedging em euros é feito, o que me leva a pensar que não aconteceria nada de especial. Uma pancada de 5% para aí de custos com o hedging mal feito sei láe provavelmente transferim as participações para o fundo principal em dólares . Mas isto já sou eu a especular. Não acredito no fim do euro por isso...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por crislopes » 27/11/2011 2:32

VirtuaGod Escreveu:Fundos com o menor desvio padrão possível que neste momento dos que sigo é o:

Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg - LU0291343753

a alternativa é sempre o PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - IE00B11XZB05 embora tenha um desvio padrão ligeiramente mais elevado

Em relaçao ao fundo que norueguês sobre o qual me perguntou eu disse que como fundo é mau tentando salientar que a única vantagem do fundo é de facto ser noutra moeda. A vantagem do fundo é apenas câmbial, daí eu o ter considerado viável como fuga a uma possível implosão da zona euro.



mais uma vez obrigada, esta a dar-me uma grande ajuda, vejo que entendeu o que eu procuro eu liguei para o banco e o que me disseram foi que subscrever um fundo tem como objectivo a valorização a longo prazo, ora é precisamente o contrario que pretendo,...

encontrar um fundo que nao seja monetario e que tenha oscilações minimas porque o que se pretende nao é ganhar dinheiro é durante os cerca (+- 10 dias) que se tem o fundo nao perder dinheiro ou perder pouco.

se tiver conhecimento de mais algum fundo com essas caraterísticas, agradeço que me informe qual o nome.

muito obrigada
Cristina
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2011 23:01
Localização: 16

por frizeman » 27/11/2011 1:57

O que acontece aos fundos euro hedged, se a zona euro desaparecer?
 
Mensagens: 72
Registado: 5/8/2011 17:38
Localização: 16

por VirtuaGod » 27/11/2011 1:19

Fundos com o menor desvio padrão possível que neste momento dos que sigo é o:

Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg - LU0291343753

a alternativa é sempre o PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - IE00B11XZB05 embora tenha um desvio padrão ligeiramente mais elevado

Em relaçao ao fundo que norueguês sobre o qual me perguntou eu disse que como fundo é mau tentando salientar que a única vantagem do fundo é de facto ser noutra moeda. A vantagem do fundo é apenas câmbial, daí eu o ter considerado viável como fuga a uma possível implosão da zona euro.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por crislopes » 27/11/2011 1:10

VirtuaGod Escreveu:
crislopes Escreveu:boa noite,
o que acha deste fundo?
Nordea-1 Norwegian Bond Fund E (EUR)

obrigado


Como fundo?

Péssimo

Como fuga à zona Euro?

Prefiro o fundo Australiano que foi discutido com e recomendado pelo PVSG na página Anterior. Este não deixa contudo de ser uma opção viável, mas de nenhuma maneira "O fundo de segurança financeira" que a publicidade no site do best faz parecer...

O que penso da Noruega?

Um país de jeito LOL Para além de nórdico ainda tem petróleo.... que se pode querer mais?




boa noite e obrigada pela resposta Virtuagod

gostaria de pedir a sua opinião sobre o seguinte:

sou cliente do best e estando eles a fazer uma campanha de novos clientes recomendei uma amiga que abriu conta, acontece que nao foi aprovado o cartao de credito o que fez que nao tivesse direito aos respectivos vales... surge agora a segunda alternativa que pode ser a subscrição de um fundo no valor minimo de 1000 euros, e era ai que queria pedir a sua ajuda, neste momento qual o fundo que podia sugerir para subscrever por um periodo muito curto de tempo 10/ 20 dias no maximo.

sei que nao existem certezas e que a responsabilidade sera sempre de quem subscreve o fundo mas agradecia mesmo uma opiniao por um periodo muito curto de tempo qual o mais aconselhável

atecipadamente grata Cristina Lopes
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2011 23:01
Localização: 16

por VirtuaGod » 26/11/2011 15:54

vset Escreveu:VG,

Qual tem sido a curva do teu TOP de fundos nestes meses?

Abc.


Lateralização com tendência baixista. A carteira 66 PIMCO + 34% Templeton está em -2% (a 12 meses) e está negativa há uns tempos. Mas investimento não é trading e como disse comprei e planeio continuar a comprar estes fundos. Se não sairmos desta crise em 2012 saimos em 2013. Tenho tempo :wink:

Mas de facto não vejo isto a melhorar enquanto na Europa não resolvermos esta crise.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 26/11/2011 15:48

crislopes Escreveu:boa noite,
o que acha deste fundo?
Nordea-1 Norwegian Bond Fund E (EUR)

obrigado


Como fundo?

Péssimo

Como fuga à zona Euro?

Prefiro o fundo Australiano que foi discutido com e recomendado pelo PVSG na página Anterior. Este não deixa contudo de ser uma opção viável, mas de nenhuma maneira "O fundo de segurança financeira" que a publicidade no site do best faz parecer...

O que penso da Noruega?

Um país de jeito LOL Para além de nórdico ainda tem petróleo.... que se pode querer mais?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 26/11/2011 10:21

VG,

Qual tem sido a curva do teu TOP de fundos nestes meses?

Abc.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por crislopes » 26/11/2011 0:50

boa noite,
o que acha deste fundo?
Nordea-1 Norwegian Bond Fund E (EUR)

obrigado
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2011 23:01
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aguia__RED, Aprapr, Bing [Bot], Cem pt, iniciado1, Lisboa_Casino, Masim , Nuno V, Olhar Leonino, Opcard, PAULOJOAO e 135 visitantes