Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por avpadrao » 8/11/2012 3:14

Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S.2 o Invesco Balanced-Risk Alloc E hoje +0.65%. Hummm interessante, muito interessante. Tenho de ver mais a correlação deste fundo etc mas tenho uma opinião cada vez mais positiva (e não só eu) deste fundo!!


Fiz hoje a subscrição desse fundo (obrigado a quem o descobriu).

Sou muito (talvez demasiado) simplista a analisar os fundos mas depois de ver a rentabilidade 3A e desvio padrão e principalmente depois de ver a correlação (baixa) na minha carteira nem hesitei em subscrever.

Como sempre entrou com uma % em função do desvio padrão e agora é ver o que vai dar. :D


Caro, onde fizeste a subscrição? No BIG? Confirmas que não pagaste comissão de subscrição? (Bem sei que não é suposto existirem no BIG mas foi o que me pareceu quando iniciei a minha...)
Grato.
 
Mensagens: 8
Registado: 29/11/2007 2:10
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 8/11/2012 2:08

WOW

Nunca tinha visto isto assim, normalmente não há mais que 3 PIMCO no TOP e nunca lá tinha visto o PIMCO D.I. Gostaria de pensar que dei o meu contributo para este Top de subscrições. Estarei a ser demasiado arrogante? Até posso estar a ser mas gosto desta animação que o tópico tem estado a ter e a descentralização dele em relação a mim. Descobertas de bons fundos+boas intervenções abundam recentemente. Irei escrever sobre isso em breve :wink:
Anexos
Mais subscritosJPG.JPG
Mais subscritosJPG.JPG (56.71 KiB) Visualizado 7237 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 8/11/2012 2:05

Rick Lusitano Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:@VirtuaGod

Ando acompanhar estes fundos de Obrigações Emergentes Globais em EUR
(...)
Pensas que também se aplica neste tipo de fundos, a regra de USD ser um amaciador do risco?
(...)



@VirtuaGod
Não querendo ser insistente ( 8-) ), achas que nos fundos de obrigações países emergentes, o factor USD poderá amaciar o risco, como referiste anteriormente em relação às High Yield?


Depende do fundo. Estás a falar tipo F&C? Tinha de ver um fundo especifico e estuda-lo para analisar e dar uma opinião.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 8/11/2012 1:38

VirtuaGod Escreveu:Temos herói!! Sempre muito à frente :wink: Essa carteira deve estar bem bonita \:D/


Está verde mas bem melhor do que o SCP.

A ovelha negra neste momento é o UBS-Brazil mas a exposição é mínima, além de que já de lá tinha tirado bons dividendos.

Entretanto vou ficando um pouco mais exposto a fundos mais agressivos na esperança que a economia comece a melhorar entretanto e que as bolsas mais dia menos dia disparem por aí em cima.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 8/11/2012 1:30

Temos herói!! Sempre muito à frente :wink: Essa carteira deve estar bem bonita \:D/
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 8/11/2012 1:07

VirtuaGod Escreveu:P.S.2 o Invesco Balanced-Risk Alloc E hoje +0.65%. Hummm interessante, muito interessante. Tenho de ver mais a correlação deste fundo etc mas tenho uma opinião cada vez mais positiva (e não só eu) deste fundo!!


Fiz hoje a subscrição desse fundo (obrigado a quem o descobriu).

Sou muito (talvez demasiado) simplista a analisar os fundos mas depois de ver a rentabilidade 3A e desvio padrão e principalmente depois de ver a correlação (baixa) na minha carteira nem hesitei em subscrever.

Como sempre entrou com uma % em função do desvio padrão e agora é ver o que vai dar. :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 8/11/2012 0:38

Mais do que os PIMCO o tipo dos Templeton alterou bastante a carteira. Quando é que num dia em que o S&P caia 2% o Templeton mal caía?? Baixou MUITO o risco.

P.S. Os Pimco claro que se comportaram 5 estrelas hoje :wink: estava até à espera que o High yield tivesse uma maior correcção! Muito bom, muito bom.

P.S.2 o Invesco Balanced-Risk Alloc E hoje +0.65%. Hummm interessante, muito interessante. Tenho de ver mais a correlação deste fundo etc mas tenho uma opinião cada vez mais positiva (e não só eu) deste fundo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 8/11/2012 0:29

andre.p Escreveu:Comissão Subscrição 5.00%

Não é demasiado?


VirtuaGod Escreveu:Aviso: Estes fundos não têm qualquer tipo de comissão de subscrição ou resgate no bancos indicados abaixo, assim como não paga qualquer comissão de "guarda de títulos".

Escrito na primeira página

Sem querer ser chato ou parecer presunçoso poderias-me explicar o que eu poderia fazer para as pessoas mais distraídas/com menos tempo se aperceberem do que eu acabei de citar? Devo incluir "ler a 1ª página sff" no título do tópico? Espero que compreendas o que quero dizer, não me interessa estar a chamar à atenção imensas vezes, queria mesmo fazer com que as pessoas fossem ler o que escrevi como aviso na primeira página. Até pk uns posts atrás tb peguntaram sobre o IRS, coisa que tb lá está a negrito. Que posso fazer? Obrigado!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 8/11/2012 0:25

majomo Escreveu:
Be Cool Escreveu:
majomo Escreveu:Subscrevi há duas semanas os Templetom para fazerem conjunto com os PIMCO.

Destaco o resultado impressionante do Templeton Glbl Total Return N Acc €, com 1,6% em duas semanas...:shock:
o outro templeton está com -0,11%

VG, esta situação é sustentável?



Não sou o VG, mas essa valorização de 1,6% tem uma fácil explicação: a valorização do dólar face ao euro, que já vai em mais de dois por cento nos últimos 15 dias.
Isto significa que, se retirássemos o factor cambial, a evolução do fundo teria sido negativa, ainda mais negativa que os -0,11% do irmão hedged.

Dito isto, a sustentabilidade dessa valorização de 1,6% em duas semanas estará em grande parte dependente da variação do par euro/dólar. Se o euro continuar a cair, a valorização irá, muito provavelmente, continuar a acontecer. De contrário...


Mas, o fundo está cotado em €€... :?
Pelo que o fator cambial não deveria existir. Certo?!


O be cool está correcto (por isso não disse nada). O facto de estar cotado em euros não muda nada. Podia estar cotado em yenes. Se não cobertura câmbial é como se simplesmente se fizesse uma conversão diária para outra moeda, em nada isso alterando o valor do fundo. Não tem Hedge, é como se cotado em dólares/outras moedas etc, que não o euro!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 8/11/2012 0:36, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por andre.p » 8/11/2012 0:02

Rick Lusitano Escreveu:
Manushe Escreveu:(...)
Muito obrigada mais uma vez pelos teus esclarecimentos. Vou esperar e fazer como dizes e se surgir mais algum problema, cá estarei eu para chatear!
Ps: detesto esperar! :?
Ps2: eu tinha andado a comparar fundos na categoria das Obrigações Emergentes Globais BIASED em EUR, que é onde a F&C está incluída, seja lá o que isso for!


Estamos aqui, todos para "chatear" uns aos outros. :lol:

:arrow: F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
Categoria Morningstar™: Obrigações Emergentes Globais EUR Biased

Significa que são fundos de obrigações emergentes globais com Hedge em Euros (cobertura cambial para EUR)

"Bias", em inglês significa = influência; tendência; tendencioso; parcial; ...


Comissão Subscrição 5.00%

Não é demasiado?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 334
Registado: 9/11/2008 23:27

por majomo » 7/11/2012 23:50

Be Cool Escreveu:
majomo Escreveu:Subscrevi há duas semanas os Templetom para fazerem conjunto com os PIMCO.

Destaco o resultado impressionante do Templeton Glbl Total Return N Acc €, com 1,6% em duas semanas...:shock:
o outro templeton está com -0,11%

VG, esta situação é sustentável?



Não sou o VG, mas essa valorização de 1,6% tem uma fácil explicação: a valorização do dólar face ao euro, que já vai em mais de dois por cento nos últimos 15 dias.
Isto significa que, se retirássemos o factor cambial, a evolução do fundo teria sido negativa, ainda mais negativa que os -0,11% do irmão hedged.

Dito isto, a sustentabilidade dessa valorização de 1,6% em duas semanas estará em grande parte dependente da variação do par euro/dólar. Se o euro continuar a cair, a valorização irá, muito provavelmente, continuar a acontecer. De contrário...


Mas, o fundo está cotado em €€... :?
Pelo que o fator cambial não deveria existir. Certo?!
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por nelsonpt » 7/11/2012 22:00

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_de_i ... latilidade

deixo ai o link... pode ajudar alguns como eu

gostei de entender esta parte:
"Volatilidade
A volatilidade vem a ser a dispersão positiva ou negativa em relação à média das rentabilidades diárias. Mais especificamente seria a média dos desvios padrões. Um investimento com alta volatilidade deve ser considerado como de maior risco. Já os investimentos com baixa volatilidade possuem uma performance mais estável e, portanto, com um comportamento mais previsível, sua performance não surpreende o investidor."
 
Mensagens: 80
Registado: 3/11/2012 17:35

por Midas » 7/11/2012 19:49

Rick Lusitano Escreveu:@VirtuaGod

Ando acompanhar estes fundos de Obrigações Emergentes Globais em EUR
(...)
Pensas que também se aplica neste tipo de fundos, a regra de USD ser um amaciador do risco?
(...)



@VirtuaGod
Não querendo ser insistente ( 8-) ), achas que nos fundos de obrigações países emergentes, o factor USD poderá amaciar o risco, como referiste anteriormente em relação às High Yield?
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por rudifer** » 7/11/2012 19:37

Nov 5 (Reuters) - The PIMCO Total Return Fund, the world's largest mutual fund, attracted over $2.4 billion in new money in October, increasing the fund's assets to $281 billion and drawing more demand than competitor firm DoubleLine Capital LP.

PIMCO's flagship fund, run by founder and co-chief investment officer Bill Gross, is up 9.49 percent this year, beating 87 percent of peers in Morningstar's intermediate-term bond fund category.

In recent letters to investors, Gross has criticized the towering debt levels of developed economies and the effectiveness of the U.S. Federal Reserve's attempts to stimulate growth through its bond-buying plans.

Pacific Investment Management Co., based in Newport Beach, California, had $1.92 trillion in assets as of Sept. 30.

DoubleLine Capital LP, another prominent bond firm with more than $45 billion in assets, attracted roughly $1.9 billion in new money into its flagship DoubleLine Total Return Bond Fund in October, according to Morningstar.

The fund, run by Jeffrey Gundlach, DoubleLine's chief executive officer and chief investment officer, has $35.36 billion in assets, and is up 8.52 percent so far this year - beating 79 percent of peers, according to Morningstar.

Demand for bond mutual funds has trounced that of stock mutual funds this year despite the benchmark S&P 500 's rise of about 12.34 percent. From the start of the year through September, U.S.-based bond mutual funds have gained $238.27 billion in new money, while stock mutual funds have redeemed $82.97 billion, according to the Investment Company Institute.

The top-performing bond fund so far this year is Chou America Management Inc.'s Chou Income Fund, which has produced a 31.11 percent return for the year to date, and has just $6.36 million in assets, according to Morningstar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por Manushe » 7/11/2012 18:33

Rick Lusitano Escreveu:O slider "52 Week Range" é a representação gráfica dos mínimos (lado esquerdo) e os máximos (lado direito) da UP do fundo no espaço de 52 semanas (aprox. 1 ano).
Em relação ás cores (serve para outros indicadores das Watchlists):
Verde = Ganhos
Vermelho = Perdas
No caso do slider, o vermelho representa as perdas de valor da UP.
Exemplo:
SPBEDRR:LX
Eurizon EasyFund - Equity Consumer Staples LTE
161.00 11/05/2012 = última cotação (UP)
132.53 = Min.
168.28 = Max.
A linha vermelha representa os 7.28 EUR que a UP perdeu, depois de atingir os máximos durante as 52 semanas. Portanto agora, poderia ser uma altura para comprar o Eurizon, pois não está nos máximos e pode recuperar. 8-)

Agora percebo finalmente a importância que o VG deu a essa coluna. MUITO útil efetivamente.
Mas se por um lado, com o exemplo referido me alegraste, por outro... preocupaste-me lol já que todos os que eu quero subscrever estão em máximos ou praticamente em máximos, com exceção do Eurizon!!!! :oh: :lol:
Mais uma vez vez Rick Lusitano, muito obrigada pelos teus esclarecimentos, sugestões e ensinamentos que irei seguir!
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

por Be Cool » 7/11/2012 18:31

bazofio Escreveu:Uma duvida....a quando do resgate de qualquer um destes fundos estrangeiros (pex os da Pimco) e se sair com mais valias, é necessário declara-las no irs ou já vem com as deduções feitas na altura do resgate?
Obrigado


Está tudo feito, como nos DPs.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por bazofio » 7/11/2012 18:09

Uma duvida....a quando do resgate de qualquer um destes fundos estrangeiros (pex os da Pimco) e se sair com mais valias, é necessário declara-las no irs ou já vem com as deduções feitas na altura do resgate?
Obrigado
 
Mensagens: 15
Registado: 15/4/2011 11:50
Localização: 15

por ghorez » 7/11/2012 17:16

A ideia é precisamente essa...sem grandes aventuras, tirar mais que num depósito a prazo (o melhor, tirando o Private Bank... é praí 4,75% TANB do Best) Qualquer coisa melhor que isto é bom. Atualiza o meu capital (taxa de inflação) e ainda faço algum dinheiro...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por nelsonpt » 7/11/2012 17:08

talvez... mas talvez tires mais que num qualquer deposito a prazo?
 
Mensagens: 80
Registado: 3/11/2012 17:35

por ghorez » 7/11/2012 16:52

Acima de tudo, parece-me uma carteira alérgica ao risco :lol:

dos 6 Fundos de investimento, 4 apostam essencialmente em países com risco de crédito AAA. :mrgreen:

Naturalmente devo ser penalizado nas rendibilidades..penso eu de que.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por nelsonpt » 7/11/2012 16:34

ghorez Escreveu:Minha actual carteira:
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 18%
PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - 18%
PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc - 17%
PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged) - 18%
Templeton Glbl Total Return N Acc € - 15%
Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg - 12%

Vamos lá ver se corre bem.
:mrgreen:
ihihih PIMCOOOOOOOOOS
 
Mensagens: 80
Registado: 3/11/2012 17:35

por VirtuaGod » 7/11/2012 16:29

Simpáticas essas carteiras. As obrigações "Risk Off" (nomeadmente treasuries) estão a subir bastante hoje. Os PIMCO mais conservadores deverão subir bastante :)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 7/11/2012 16:19

Minha actual carteira:
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 18%
PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - 18%
PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc - 17%
PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged) - 18%
Templeton Glbl Total Return N Acc € - 15%
Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg - 12%

Vamos lá ver se corre bem.
:mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por Azul10 » 7/11/2012 15:58

Constituí na 2ª feira a minha primeira carteira de fundos.

Inicialmente como tinha ia apenas subscrever PIMCO DI mas consegui libertar mais algum dinheiro que tinha de parte para uma avaria que me vai ficar bem mais em conta do que esperava então ficou:

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 33,33%
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc - 50%
F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg - 16,67%

Decidi incorporar mais algum risco na carteira com o F&C e então quis balancear com um fundo com desvio padrão que fosse sensivelmente metade, estava indeciso entre o GB e o TR mas acabei por ir pelo GB. Também por essa razão o F&C tem metade do capital do GB.

Espero ter decidido bem, agora vamos ver como corre, estou a contar ficar lá com o dinheiro uns 5 anos, se correr bem nessa altura pago um almoço ao VirtuaGod pela ajuda
8-)
 
Mensagens: 409
Registado: 4/10/2010 11:29
Localização: 14

por Midas » 7/11/2012 1:47

Sugestão para quem quiser usar as "Watchlists" do Bloomberg.

Como pode-se criar várias Watchlist, pode-se criar:

"Carteira real" = com os fundos que temos (com a quantidade de UP, a cotação e a data de compra reais).

"Carteira curiosa" = para fazer análises/comparações (escolher uma data e quantidade de UP comum para todos os fundos, sugiro 1 UP para todos os fundos).

"Carteira ideal" = para fazer simulações, ou seja, uma carteira com todos fundos e o dinheiro que gostaríamos ter investidos.


Como fazer o cálculo das UP através do dinheiro investido:
Quantidade de UP = Dinheiro/valor da UP

Exemplo:
Montante a investir = 1000 EUR

SPBEDRR:LX
Eurizon EasyFund - Equity Consumer Staples LTE
161.00 11/05/2012 = última cotação (UP)

1000/161.00 = 6.211180 UP
(6.211180124223602484472049689441)

Ou seja com 1000 euros investidos, compra-se 6,211180 UP do Eurizon C. Staples.
O Bloomberg aceita até 6 casas decimais.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Alfa Trader, Bing [Bot], Google [Bot], J.f.vieira, JFDIL, JoeP, karaya75, m-m, Minsk, Mmmartins, MP65, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, yggy e 425 visitantes