Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 7/10/2012 21:32

ghorez Escreveu:Quando falas em valorização/desvalorização da moeda referes-te a períodos de deflação/inflação?


Nunca associei os dois, inflação com o cambio, mas pensando empiricamente, acho que podes fazer essa ligação. Uma perda de poder de compra da moeda (que dá origem a inflação) dá tb origem a desvalorização cambial da moeda. Bem visto, nunca tinha pensado nisso. Pensando assim de cabeça faz sentido e os casos que me lembro isso tem-se verificado.

ghorez Escreveu:Lembro-me que o professor dizia sempre "o que interessa para um país é ter inflação...baixa e controlada, mas ainda assim inflação" - Ele estava correto?


De uma forma geral está. Por isso é quer o BCE quer a FED tem como objectivo os 2% de inflação, atenção porque não é limite como é muito vulgar se dizer, é objectivo, ligeiramente diferente, obviamente pode ir acima ou abaixo mas querem que seja 2% em média.

ghorez Escreveu:Então adaptando esta conversa toda a investimentos financeiros em fundos/etf's significa que é do interessa do investidor apostar em:
(1) fundos de países com moedas fortes (coroa norueguesa, sueca, yen) porque são fortemente exportadores logo terão uma balança comercial estável logo terão bons/estáveis resultados no mercado das ações (empresas são bem cotadas); e obrigações (países que têm cotação máxima, logo dão mais garantia de pagar o que pedem emprestado)?


Sim, não é por acaso que esses países têm quase todos AAA (podes incluir Austrália, e Canadá nesse lote).


ghorez Escreveu:(2) fundos de países com moedas fracas porque...nem sei dar uma justificação para esta. Porque sim? :lol:


Há várias razões para se investir por exemplo em dólares como a liquidez, o facto se não se encontrar tão facilmente alguns activos noutras moedas etc. Mas para o que nos interessa e voltando ao que disse acima invisto apenas em euros pk não me interessa o risco câmbial. Não vivemos numa economia de mercado perfeita. No último ano já vi queda de 10% literalmente do dia para a noite de fundos em francos suíços ou de 15% em cerca de 2 semanas em fundos em reais brasileiros por causa de decisões políticas. Imaginemos que há uma decisão política por parte da Noruega ou Suécia de fazerem um câmbio fixo em relação ao euro por causa das duas exportações para a zona euro (principalmente para a Finlândia). Ou com o dólar devido às exportações de gás e petróleo da Noruega. São decisões políticas, e isso é algo que não controlo/prevejo tão bem como as económicas, logo é uma variável que dispenso. (relembro novamente as repetidas intervenções do Banco Central do Japão para desvalorizar o Yen).

Deixo dinheiro em cima da mesa por não aproveitar o investimento em moedas fortes?? Nem por isso, talvez reflectisse nisso se perdesse dinheiro por não investir nessas moedas mas qualquer PIMCO na primeira página já subiu mais que esses fundos em moedas estrangeiras e com bem menos volatilidade. Não tenho necessidade de complicar os meus investimentos.

ghorez Escreveu:Enfim gostaria de saber se devo construir o meu portfólio com fundos/etf na mesma moeda (quais as vantagens de apostar numa moeda forte e numa fraca)? diversifico por várias moedas?


Eu pessoalmente não diversifico mas se é para diversificar obviamente terá de ser em moedas fortes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 7/10/2012 21:12

ghorez Escreveu:O único risco que não compreendo totalmente/globalmente é precisamente o 4)


Fui ao meu expresso mui apressado a pensar como tal me passou ao lado. Depois recordei que tinha já olhado para o artigo na diagonal mas achei-o demasiado superficial e nem o li.

E vou-te responder ao post mais acima e louvo a tua curiosidade mas no que diz respeito ao que é dito (na citação o que te fiz) só faz sentido num cenário de fim do euro, eu como não acredito minimamente nisso (aliás uma das pessoas que mais respeito, professor de história em Harvard especializado em história económica, diz que mais cedo acaba a UE do que o euro, devido aos custos envolvidos. :mrgreen:

Dito isto não vejo qualquer risco em investir 100% no euro!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 7/10/2012 20:06

Esta questão da moeda, surgiu a propósito do artigo do expresso, caderno de economia, página 28, que identifica como principais riscos de investimento o seguinte:
1) Riscos de instituição: Colocar todos os ativos, ou a maior parte destes na mesma entidade financeira;
2) Risco associado à classe de ativos: Aplicar a maioria das poupanças no mesmo tipo de ativos, seja obrigações, ações;
3) Risco do país: Ter o capital aplicado em ativos e em instituições do mesmo país;
4) Risco da moeda: Investir em ativos de uma só moeda, como o euro.

O único risco que não compreendo totalmente/globalmente é precisamente o 4)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por ghorez » 7/10/2012 19:06

Quando falas em valorização/desvalorização da moeda referes-te a períodos de deflação/inflação? Sou das áreas de engenharia, mas tive 1 cadeira de gestão.
Lembro-me que o professor dizia sempre "o que interessa para um país é ter inflação...baixa e controlada, mas ainda assim inflação" - Ele estava correto?

Então adaptando esta conversa toda a investimentos financeiros em fundos/etf's significa que é do interessa do investidor apostar em:
(1) fundos de países com moedas fortes (coroa norueguesa, sueca, yen) porque são fortemente exportadores logo terão uma balança comercial estável logo terão bons/estáveis resultados no mercado das ações (empresas são bem cotadas); e obrigações (países que têm cotação máxima, logo dão mais garantia de pagar o que pedem emprestado)?
(2) fundos de países com moedas fracas porque...nem sei dar uma justificação para esta. Porque sim? :lol:

Enfim gostaria de saber se devo construir o meu portfólio com fundos/etf na mesma moeda (quais as vantagens de apostar numa moeda forte e numa fraca)? diversifico por várias moedas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 7/10/2012 16:21

A sério, fico tão feliz por contribuir para os conhecimentos financeiros nem que seja de uma pessoa \:D/

Infelizmente é um erro muito comum mas o valor absoluto de uma moeda pouco tem a haver com a força da mesma.

Senão o Yen Japonês seria uma das moedas mais fracas do mundo porque com 1 euro posso comprar 102.5 Yens. Na realidade o yen é das moedas mais fortes do mundo (muito devido à força exportadora do Japão). O banco do Japão tem que intervir várias vezes no mercado cambial para que o Yen não se valorize imenso face ao dólar.

A força de uma moeda tem, normalmente, a haver com duas coisas. Simplificando:

:arrow: Se o país tem deficit ou superavit comercial, ou seja se é um país que exporta mais do que importa (superavit) ou importa mais do que exporta (deficit).
:arrow: Como o país é gerido, principalmente se tem políticas monetárias expansionistas (EUA com os seus Quantitative Easings) ou uma politica mais "rígida" de controle monetário (Alemanha na época do marco)

Conclusão:

:arrow: A moeda de um país com superavit comercial tem tendência a valorizar-se e vice versa (daí o yen ter tendência a valorizar-se e o dólar ter tendência a desvalorizar)
:arrow: A moeda de um país com uma política monetária expansionista tem tendência a desvalorizar-se (daí o dólar ter tendência de desvalorização e o marco tendência de valorização). Aliás a força da Alemanha (que era o que dava força ao marco) é, na minha opinião, uma das principais razões que ainda mantém o euro a estes valores.

Gostaria de dar mais um conceito e uma ideia.

:arrow: Debasement (não sei se estás à vontade com inglês mas se não tiveres diz que eu tento encontrar algo em português) é uma das razões para uma moeda ser fraca, e é uma das consequências dos Quantativa Easings.
:arrow: É do interesse dos países ter moeda "fraca". Uma moeda fraca, que se desvaloriza ao longo do tempo, é quase uma garantia de competitividade. As nossas exportações são mais baratas. Quando o euro estava a 1.5 USD acabei por comprar imensas coisas em dólares, muito mais do que costumava fazer. Uma moeda fraca atrai dinheiro para o país. O contrário é tb verdade obviamente, se o euro se valoriza-se imenso para onde é que os alemães iam exportar? A maioria dos países quer uma moeda fraca e ultimamente até se tem falado bastante em guerras cambiais. Estas "guerras" não são para ver quem tem a moeda mais forte, mas sim para ver quem tem a mais fraca.

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 7/10/2012 15:50

Tinha a ideia que o euro seria a moeda mais forte ou das mais fortes do mundo.. as minhas contas eram muito básicas; com 1 euro conseguia "comprar":
-> 7 coroas norueguesas;
-> 7,4 coroas dinamarquesas;
-> 1,3 dólares australianos;
-> 1,3 dólares canadianos;
-> 1,3 dólares americanos;
etc..
sempre tive a ideia que o euro seria superior. Provavelmente faltou qualquer coisa no meu raciocínio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 6/10/2012 21:59

ghorez Escreveu:Quando falas em risco cambial, aconselhas então fundos só em moeda EUR (ou seja todos apenas em uma só moeda forte)


Não é só por ser em moeda forte, de momento o euro tem mostrado muita fraqueza, devido à crise, é mas uma situação de usarmos euros no dia a dia. Ao investirmos na nossa moeda estamos a evitar risco cambial. Eu sigo regras muitas restritas de investimento, não sendo nenhum campeão de investimentos é a única forma de eu me disciplinar e ter quase a certeza que saio vencedor dos investimentos que faço. Não investir em moedas estrangeiras é uma dessas regras pois preciso que o investimento seja o mais simples possível, quantas mais variáveis maior a probabilidade de nos espalharmos e perdermos $. (Não digo contudo que é impossível ganhar dinheiro investindo em moeda estrangeira.)

ghorez Escreveu: ou de uma maneira geral diversificar por moedas fortes, por exemplo fundos em EUR, USD, GBP?


Qualquer uma dessas moedas é fraca, esperando eu que a situação no euro seja temporária (atenção ao dizer espero não é "espero" de esperança, são mesmo expectativas económicas minhas muito devido à força alemã). Entre as moedas que se têm valorizado e mostrado ser de qualidade temos por exemplo, e sem ir às exóticas: AUD australiano, CAD canadiano, NOK Norueguês (o franco Suiço era a mais forte destas até à intervenção política de controle cambial EUR-CHF).


P.S. Embora tenha um fundo em moeda estrangeira na primeira página aí há outro tipo de explicação. Devido ao fundo ser em moeda estrangeira há uma diminuição do desvio padrão, assim como uma descorrelacão com todos os outros fundos.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 6/10/2012 20:02

Quando falas em risco cambial, aconselhas então fundos só em moeda EUR (ou seja todos apenas em uma só moeda forte), ou de uma maneira geral diversificar por moedas fortes, por exemplo fundos em EUR, USD, GBP?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 6/10/2012 18:31

ghorez Escreveu:Ah ok, obrigado..não tinha reparado nesse pormenor.


:wink: Infelizmente acho que muita gente compra destes fundos sem saber o risco cambial envolvido. Estamos aqui é para nos ajudarmos 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 6/10/2012 18:23

Ah ok, obrigado..não tinha reparado nesse pormenor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 6/10/2012 17:48

Não compro fundos denominados em moeda estrangeira. Já debati aqui imenso sobre isso. Mas resumindo:

:arrow: Os ganhos maioritariamente vêm das variações cambiais não das obrigações
:arrow: O câmbio não tem (normalmente) uma definição/trend de muito longo prazo
:arrow: Sempre achei o euro uma moeda forte e basta esta crise passar que a rentabilidade desses fundos deve desaparecer

Não digo que os fundos são maus, mas quem compra esses fundos deve saber o risco cambial envolvido. E tudo o que tem risco cambial passa automaticamente para investimento de alto risco na minha opinião(e de muitas pessoas). Estás mais a comprar a moeda em questão do que as obrigações!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 6/10/2012 17:30

Que achas dos fundos de obrigações da UBS? tive a dar uma olhadela a alguns, e parece que permitem uma boa diversificação por geografia (Canadá, Austrália, Suiça, etc..) com bons números:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04AKI

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04AKO

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04AKS

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000P6J
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 6/10/2012 15:43

armandos25 Escreveu:VirtuaGod, em resultado do teu post anterior, será suficiente 3 fundos para efeitos de diversificação?
Para subscrever alguns fundos, que "MIX" aconselharias da 1ª página, porque me pareceu teres dito que não seria aconselhável tudo na PIMCO, independentemente do desvio padrão de cada um deles (PIMCO).


Como tu próprio percebeste a questão é mais no tipo de fundo do que na quantidade de fundos. Uma carteira 80% PIMCO D.I.+ 20% Eurizon (2 fundos) é mais diversificada do que uma carteira com os 5 PIMCOS que se encontram na primeira página.

O peso depende já do risco que cada pessoa pretende assumir mas devemos ter um mix diversificado. PIMCOs, Templeton T.R., Templeton T.R. sem hedge (ainda não pus na primeira página mas já falei bem dele algures por aí:http://tinyurl.com/8gbljqw) e Eurizon Consumer Staples são os fundos mais descorrelacionados da primeira página e devem ter em carteira (nem que seja 10%). Mas tem tudo a haver com a nossa noção de risco, tenho uma amiga que tem tudo PIMCO e não quer de outra forma, diz que os outros são demasiado voláteis. Mas também prefiro que ela mantenha tudo em PIMCO que vá para depósitos a prazo.

É uma questão de nos sentirmos à vontade, por isso recomendo que as pessoas subscrevam PIMCOs com parte do capital e depois vão-se habituando e subscrevendo coisas com mais risco, caminhando para uma carteira mais arriscada (potencialmente com maior retorno) e mais diversificada.

A menos que sejas uma pessoa super habituada a investir e aí sim, não tenho medo de te dizer para entrares de cabeça caso não te assustes com uma queda de 5% na carteira no curto prazo pois sabes que a médio prazo vais ganhar bastante :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por jardel25 » 6/10/2012 14:46

VirtuaGod, em resultado do teu post anterior, será suficiente 3 fundos para efeitos de diversificação?
Para subscrever alguns fundos, que "MIX" aconselharias da 1ª página, porque me pareceu teres dito que não seria aconselhável tudo na PIMCO, independentemente do desvio padrão de cada um deles (PIMCO).
 
Mensagens: 10
Registado: 29/9/2012 21:19
Localização: 20

por VirtuaGod » 5/10/2012 22:23

frugal Escreveu:VirtuaGod
considerando uma conta composta com os fundos que apresentaste na 1ªpágina qual seria a percentagem que colocarias em cada um.
Cumprimentos.


Mais uma coisa que devia ter já aqui no tópico mas pronto, mais uma para a lista de afazeres!!

Mas vou dar aqui um exemplo simples e depois faço um post mais completo.

Podemos fazer de várias formas, maximizar o rácio de Sharpe, maximizar a rentabilidade, minimizar o desvio padrão etc.


Uma forma simples que eu recomendo é: Um fundo tem desvio padrão 6, outro com desvio padrão 3 e um terceiro com desvio padrão 5 para um investimento de 1000 euros. A teoria (e o senso comum na minha opinião) diz-nos para investirmos mais no fundo com menos desvio padrão. Ora 1000 euros, como fazer as contas "cientificamente"?

6+3+5=14

14 ---100//////14 ---100////// 14 --100
(14/6)---X ///// (14/3)--Y////// (14/5)-- Z

X=16,7
Y=33,3
Z= 20

X+Y+Z= 69

69 -- 100%... (equivalente para Y e Z)
16,7 -- 23%

O fundo com desvio padrão 6 tem um peso de 23% na carteira, o de desvio padrão 3 um peso de 47% e o de desvio padrão 5 um peso de 29% (eu sei que falta 1% mas é dos arredondamentos).

Isto tem o grande problema de negligenciar a correlação entre fundos e tenho pensado em fazer carteiras com base na minimização de desvio padrão da carteira como um todo, algo que já tem em consideração a correlação entre fundos!! A correlação entre este fundos é contudo muito dinâmica e não sei se terei muito sucesso mas tentar não custa :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por frugal » 5/10/2012 19:57

VirtuaGod
considerando uma conta composta com os fundos que apresentaste na 1ªpágina qual seria a percentagem que colocarias em cada um.
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por Sr_SNiper » 5/10/2012 0:12

No meio é que está a virtude,não hà dúvida, mas à quem goste de comprar mais lixo neste mercado... No mercado secundário para ter boas rendibilidades só dá mesmo para comprar lixo porque aí os valores nominais são mais pequenos. Por isso os fundos são uma boa opcção.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por VirtuaGod » 4/10/2012 23:48

luissm Escreveu:Já agora, diz-me qual a razão da tua preferência pelo PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc.


É o fundo com um risco não muito elevado (no limite do que acho perfeitamente aceitável) e que remunera muito bem o risco que tem. PIMCO com risco mais elevado na 1ª página só o PIMCO High Yield, tem mais risco e a mesma rentabilidade +/-, ou seja não somos "pagos" pelo excesso de risco. É o ponto onde o risco e o retorno está mais perto do limite. A menos que te conseguisses endividar a 0.25 ou 0,5% e alavancasses o PIMCO Global Bond pois é o único PIMCO com melhor rácio de sharpe que o PIMCO D.I. mas o baixo desvio padrão/risco limita o retorno!!

Está mesmo muito bem diversificado em termos de obrigações calmas e arriscadas, tem um pouco de tudo e no meio é que está a virtude :-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 4/10/2012 22:39

VirtuaGod Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:O liquidez é para usar nos prazos recomendados pela própria casa gestora: até 30 dias.

Não é para investir nem para substituir DP's. É para Pôr a render dinheiro que temos à ordem parado mas que vamos/devemos precisar no curto prazo.

Diria que até 90 dias é decente usar o liquidez, acima disso não faz sentido para além de ter risco Portugal que não acho muita piada. (tendo em consideração a rentabilidade de 4.5% líquida ao ano que o fundo deverá ter).


Dito isto e respondendo mais directamente, para gestão de fundos de tesouraria é excelente, é exactamente esse o objectivo do fundo e é competente a cumpri-lo!



Está feita a subscrição dos fundos. Já agora, diz-me qual a razão da tua preferência pelo PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc.

Realmente se o Liquidez estivesse disponível na plataforma do GB era o ideal a gestão da liquidez da conta.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por mminter » 4/10/2012 14:43

mminter Escreveu:Aproveito para relatar a minha experiencia com algumas "dicas" que apanhei aqui no forum sobre fundos

Estou c/ estes 2 fundos da PIMCO:

PIMCO Diversified Income, de 23Abr até 3Out, cerca de 5 meses, a sua valorização foi 6,45%
PIMCO GIS plc Global Real Return, de 30Mar até 3Out, cerca de 6 meses, a valorização foi 4,22%
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: 111003

por VirtuaGod » 4/10/2012 13:49

VirtuaGod Escreveu:O liquidez é para usar nos prazos recomendados pela própria casa gestora: até 30 dias.

Não é para investir nem para substituir DP's. É para Pôr a render dinheiro que temos à ordem parado mas que vamos/devemos precisar no curto prazo.

Diria que até 90 dias é decente usar o liquidez, acima disso não faz sentido para além de ter risco Portugal que não acho muita piada. (tendo em consideração a rentabilidade de 4.5% líquida ao ano que o fundo deverá ter).


Dito isto e respondendo mais directamente, para gestão de fundos de tesouraria é excelente, é exactamente esse o objectivo do fundo e é competente a cumpri-lo!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 4/10/2012 12:39

VirtuaGod,

Conheces certamente este fundo da ESAF? ES Liquidez Fei ACC

Qual a tua opinião? É muito utilizado por empresas que trabalham com o BES para gestão de excedentes de tesouraria. Remunera a uma taxa de 4.49% liquida e pode movimentar-se o capital com facilidade.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por LUISSM3 » 4/10/2012 9:29

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Realmente o Eurizon recuou ultimamente, pensava esperar por uma inversão, pois por norma não entro longo em nenhum ativo que esteja em queda.


Activos relativamente passivos, como a maioria dos ETF's (principalmente de acções) e o Eurizon podes e deves entrar quando caem, a queda até pode continuar, nada garante que apanhes o mínimo, porque há uma tendência de muito longo prazo de subida. De facto o Eurizon sobreaqueceu este último ano, nunca se sabe, mas entrar quando está calminho dá-me uma certa segurança, não fico com muito medo de possíveis quedas de repente/apanhar o pico! :mrgreen:


OK vou colocar 10% no Eurizon. Obrigado pela ajuda.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por VirtuaGod » 4/10/2012 9:10

luissm Escreveu:Realmente o Eurizon recuou ultimamente, pensava esperar por uma inversão, pois por norma não entro longo em nenhum ativo que esteja em queda.


Activos relativamente passivos, como a maioria dos ETF's (principalmente de acções) e o Eurizon podes e deves entrar quando caem, a queda até pode continuar, nada garante que apanhes o mínimo, porque há uma tendência de muito longo prazo de subida. De facto o Eurizon sobreaqueceu este último ano, nunca se sabe, mas entrar quando está calminho dá-me uma certa segurança, não fico com muito medo de possíveis quedas de repente/apanhar o pico! :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 4/10/2012 9:01

luissm Escreveu:Quanto ao ETF, esses seguem as obrigações alemãs e servem de refúgio, quando o mercado cai. Daí a volatilidade, acho eu.


Nem por isso. Podes ver em "Holdings" qual a composição do ETF, neste caso de Euro Government Bond é parcialmente devido à data (mas claro que os holdings tb têm muita importância, se calhar com esta crise até devem ser mais importantes do que estou habituado :|). Mas deve ter noção disso das datas/maturidades. Quanto maior a maturidade maior a volatilidade das obrigações. Pessoalmente gosto muito dos holdings da 1-3 anoshttp://lu.ishares.com/en/rc/products/IBGS/holdings porque a 5-7 anos foca muito na Alemanha e França de facto!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 110 visitantes