Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 2/10/2012 14:38

Be Cool Escreveu:VG

Tens aludido ao inconveniente de se ter muito PIMCO em carteira.

Referes-te exactamente a quê? A possibilidade de a gestora falir? Nesse caso, o que sucede aos investidores? Existe algum mecanismo de indemnização no caso dos fundos de investimento?


O único incoveniente é a elevada correlação dos fundos, mais nada. Sobre falência é quase impossível LOL, eles gerem dinheiro apenas, não investem estilo bancos etc... Nunca vi/ouvi de uma gestora pura que tenha ido à falência. Aquilo são obrigações, para perdermos o $ era preciso o mundo falir. Mais cedo vejo acaba o euro e/ou uma 3º guerra mundial que a PIMCO a desaparecer por falência ou assim.


Uma carteira não deve ter 100% de obrigações, muito menos do mesmo fundo/casa gestora. Só uma perspectiva de construção de carteira, nada mais. Ainda por cima a PIMCO é muito fechada, tem comités de análise económica e posicionamento como empresa, e isso tem impacto na carteira de 75% dos fundos, ou seja, muita correlação que acho que deve ser mitigada pela presença de outros fundos, de preferência mais arricados, como o Eurizon de acções Consumer e/ou os Templeton! Ainda por cima a PIMCO é demasiado pessimista para o meu gosto :mrgreen:

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Be Cool » 2/10/2012 13:34

VG

Tens aludido ao inconveniente de se ter muito PIMCO em carteira.

Referes-te exactamente a quê? A possibilidade de a gestora falir? Nesse caso, o que sucede aos investidores? Existe algum mecanismo de indemnização no caso dos fundos de investimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por fcsat » 2/10/2012 11:44

Chico_laranja Escreveu:fcortez

Antecipando-me um pouco ao VirtuaGod :lol:

Alphas, Rácios Sharpe e desvios padrões consegues no morningstar.pt ;)


Boas

Já fiz uma consulta na morningstar, estão disponiveis na directoria de "rating e Risco".

Obg

FC
 
Mensagens: 56
Registado: 23/11/2007 15:40
Localização: Coimbra

por chico_laranja » 2/10/2012 11:36

fcortez

Antecipando-me um pouco ao VirtuaGod :lol:

Alphas, Rácios Sharpe e desvios padrões consegues no morningstar.pt ;)
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Duvida

por fcsat » 2/10/2012 11:17

Bom dia VirtuaGog.

Estou a começar a acompanhar este tópico que me parece bastante interessante.

É possível que já esteja respondida neste tópico já com quarenta e tal páginas a questão que vou colocar, como ainda não tive oportunidade de as ler todas, aqui vai a questão.

Como saber os valor de "Alpha, rácio de Sharpe, desvio padrão de cada fundo?

São obtidos através de consulta ou utilizas alguma ferramenta para os obter?

Se me poderes ajudar, agradecia.

Obrigado

FC




VirtuaGod Escreveu:
ghorez Escreveu:Que cuidados deveremos ter na seleção de fundos?


Alpha, histórico, rácio de Sharpe, desvio padrão e carteira são as coisas para onde olho inicialmente, depois para a instituição que gere o fundo.
 
Mensagens: 56
Registado: 23/11/2007 15:40
Localização: Coimbra

por LUISSM3 » 2/10/2012 0:56

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Realmente pelo menos 3 estão na 1ª página, os restantes não encontrei.



Tenho 5 PIMCOs na primeira página. Os 4 que ele te deu mais o PIMCO Diversified Income que é o meu favorito. Gosto muito do F&C e tem-me supreendido pela positiva mas acho que está um bocadinho esticado!!


A diferença deve estar no PIMCO High yield os ISIN não correspondem.

Mas vou distribuir pelos 4 que me faltam.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 924
Registado: 29/11/2007 9:59

por VirtuaGod » 2/10/2012 0:05

luissm Escreveu:Realmente pelo menos 3 estão na 1ª página, os restantes não encontrei.



Tenho 5 PIMCOs na primeira página. Os 4 que ele te deu mais o PIMCO Diversified Income que é o meu favorito. Gosto muito do F&C e tem-me supreendido pela positiva mas acho que está um bocadinho esticado!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 1/10/2012 23:47

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Temos melhores na 1ª página?


É um bocado díficil dado que são os mesmos LOL (tirando o JPM que eu nem desgosto). Parece que o teu gestor andou a ler o meu tópico mas deixou o meu favorito de fora :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O que tens em carteira e gostas? É só escolher o Pimco que mais se adapte ao teu nível de risco :wink: (A menos que estejas sobrecarregado de pimco +60% na minha opinião).


Realmente pelo menos 3 estão na 1ª página, os restantes não encontrei.

VirtuaGod Escreveu:Parece que o teu gestor andou a ler o meu tópico...


Não me admirava nada, afinal eu recomendei-o a ler :lol:

O teu favorito deixa-me adivinhar... F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged???

Quanto à sobrecarga da conta com PIMCO nem por sombras, apenas 8% acho eu. Tenho o 1º da lista (PIMCO TOTAL RETURN BOND) desde 2009.

Daí pretender carregar um pouco mais a conta.

Vou escolher alguns da 1ª página.

Obrigado.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 924
Registado: 29/11/2007 9:59

por VirtuaGod » 1/10/2012 20:07

luissm Escreveu:Temos melhores na 1ª página?


É um bocado díficil dado que são os mesmos LOL (tirando o JPM que eu nem desgosto). Parece que o teu gestor andou a ler o meu tópico mas deixou o meu favorito de fora :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O que tens em carteira e gostas? É só escolher o Pimco que mais se adapte ao teu nível de risco :wink: (A menos que estejas sobrecarregado de pimco +60% na minha opinião).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 1/10/2012 19:28

Podem analisar os diferentes desvios padrões dos diferentes PIMCO analisar. O mais sossegado com boa rentabilidade é o PIMCO G.B., tem cerca de 50% do desvio padrão do Pimco D.I.. Mas com qualquer pimco dormiria bem, mas cada pessoa sente-se confortável com um risco diferente. :wink:

Mas vê os PIMCO na primeira página e compara :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 1/10/2012 19:12

VirtuaGod,

Vou subscrever mais uns fundos.

Sugeriram-me estes em anexo.

Qual a tua opinião? Temos melhores na 1ª página?

Obrigado.
Anexos
JPM.aspx.pdf
(44.15 KiB) Transferido 262 Vezes
PIMCOCORPORATEBOND.aspx.pdf
(63.48 KiB) Transferido 262 Vezes
PIMCOGLOBALBOND.aspx.pdf
(50.11 KiB) Transferido 261 Vezes
PIMCOHIGHYIELD.aspx.pdf
(43.91 KiB) Transferido 264 Vezes
PIMCOTOTALRETURNBOND.aspx.pdf
(49.58 KiB) Transferido 243 Vezes
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 924
Registado: 29/11/2007 9:59

por jardel25 » 1/10/2012 19:06

Boa tarde!
Numa perspectiva de investimento tipo "dormir sossegado" (sem esperar grandes rentabilidades) subscrever o PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc - ISIN IE00B1Z6D669 :mrgreen:, seria uma boa opção?
Pareceu-me ser essa a ideia transmitida pelo VrtuaGod e quando Deus fala......
 
Mensagens: 10
Registado: 29/9/2012 21:19
Localização: 20

por ptigass » 1/10/2012 12:12

oscar.coelho Escreveu:
ptss Escreveu:
No ActivoBank também está disponível


Tens a certeza. Estão lá dois DI mas não me parecem ser o mesmo.

abraço
oscar




PIMCO GIS DIVERSIFIED INCOME(ACC) E

Apesar de não ter os dados do desempenho disponiveis se fores a "Condições > Documentação Obrigatória" > Inf Fundamental Investidores" podes ver ISIN: IE00B1Z6D669
 
Mensagens: 21
Registado: 24/9/2012 22:51

por VirtuaGod » 1/10/2012 10:36

oscar.coelho Escreveu:
ptss Escreveu:
No ActivoBank também está disponível


Tens a certeza. Estão lá dois DI mas não me parecem ser o mesmo.

abraço
oscar


O activo bank tem vários PIMCO. Procurem pelo ISIN (está na primeira página se clicarem no link). Assim ficam a certeza que é o fundo correcto!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por oscar.coelho » 30/9/2012 23:48

ptss Escreveu:
No ActivoBank também está disponível


Tens a certeza. Estão lá dois DI mas não me parecem ser o mesmo.

abraço
oscar
 
Mensagens: 232
Registado: 12/6/2011 19:11
Localização: 17

por ptigass » 30/9/2012 23:31

Be Cool Escreveu:
armandos25 Escreveu:Onde posso subescrever o fundo PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc? Tenho conta no BIG, mas não o encontro disponível para comercializar.


O BIG não tem PIMCO. Tens de ir ao Best. Tem PIMCO e mais 2000 outros à disposição.



No ActivoBank também está disponível
 
Mensagens: 21
Registado: 24/9/2012 22:51

por VirtuaGod » 30/9/2012 22:17

frugal Escreveu:Podes elaborar mais o ponto (4) de como se chega a estas rentabilidades anuais e de como há anos negativos?
Cumprimentos


Responderei amanhã (estou meio sem cabeça para mais hoje lol). Mas responde-me a uma questão. Não percebes com as obrigações podem valorizar e desvalorizar é isso? (esta é uma dúvida comum e queria só confirmar se esta é a tua dúvida ou não)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por frugal » 30/9/2012 22:10

VirtuaGod Escreveu:
frugal Escreveu:*Saber que alguém pode gerir mal o fundo seria pior do que assumir um erro da minha escolha. Fazes rebalanceamento anual de que forma?
*Uma carteira do tipo que aqui apresentas comporta-se melhor em mercado bolsita descendente e pior em ascendente. Como se chega a 7-8% anuais?
Um obrigado


1 - Tens sempre investimento passivo. O diversified income é algo tipo 33% BND,33% LQD,33% JNK. Contudo para além do "benchmark" ter apenas cerca de 7% de rentalidade este ano vs 11.5% do PIMCO D.I. terias de encontrar "ETF's" equivalente em euros se quisesses investir sem risco câmbial. A iShares europe seria o sitio ideal para isso!! PIMCO bate os seus "benchmarks" de forma regular por isso não te preocupes muito com isso :wink:

2 - Com os reforços faço rebalanceamento mais do que anual até!!

3 - O PIMCO D.I. comporta-se bem em quase qualquer mercado (tendência para mercado ascendente mas não em demasia). O ideal é fazeres uma carteira neutra, por isso recomendo sempre pelo menos uma pequena parcela com acções ou fundos correlacionados com a bolsa como os templeton!!

4 - Chegam aos 7% por duas vias. Cupão (juros) das obrigações + valorização das obrigações. As obrigações normalmente aumentam quando o mercado percepciona que há melhoria das condições de pagamento da obrigação por parte do emissor. (País que melhora as condições económicas ou empresa que melhora a sua situação).


Podes elaborar mais o ponto (4) de como se chega a estas rentabilidades anuais e de como há anos negativos?
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 405
Registado: 16/9/2012 22:36

por VirtuaGod » 30/9/2012 21:59

http://financial-dictionary.thefreedictionary.com/Alpha

http://en.wikipedia.org/wiki/Alpha_%28investment%29

Resumindo é a % a que o fundo bate o benchmark/indíce de referência.

Imaginemos e para simplificar usemos o S&P 500. Um fundo cujo objectivo é bater o S&P 500. O fundo consegue em média um retorno superior ao S&P 500 (para ser realista é ao S&P 500 ajustado a dividendos) de 2% ao ano. Ou seja é melhor que o S&P 500 em 2%/ano. O Alpha do fundo é de 2%.

Fundos de investimento com alpha positivo são muito difíceis de encontrar e há estudos que mostram que a grande parte tem alphas negativos, daí a grande discussão de investimento activo vs investimento passivo, uns acreditam em que se consegue alphas positivos nos fundos (de forma sustentada) e outros nem por isso. Contudo os PIMCO têm sistematicamente alphas positivos.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 30/9/2012 21:31

desculpa a ignorância, mas o que é o alpha? tudo o resto já sei graças ao teu tópico.. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 30/9/2012 20:07

ghorez Escreveu:Que cuidados deveremos ter na seleção de fundos?


Alpha, histórico, rácio de Sharpe, desvio padrão e carteira são as coisas para onde olho inicialmente, depois para a instituição que gere o fundo.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 30/9/2012 21:59, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LTCM » 30/9/2012 16:53

ghorez Escreveu:Por acaso alguém sabe relativamente aos parâmetros:
-> Rotação de carteiras (Volume de transações)
-> Beta

Que cuidados deveremos ter na seleção de fundos?


Factores pertinentes, se o objetivo é o longo prazo. Se for caso disso já terá sido aflorado no fórum. 8-)
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por ghorez » 30/9/2012 16:28

Por acaso alguém sabe relativamente aos parâmetros:
-> Rotação de carteiras (Volume de transações)
-> Beta

Que cuidados deveremos ter na seleção de fundos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 30/9/2012 16:10

Figueiraa1 Escreveu:
Drecksack Escreveu:O fundo veio publicitado no extracto mensal do BEST.
Entrei no BEST à procura desse fundo, mas estranhamente não aparece ...


ISIN LU0718467177

Fidelity Funds - Global High Grade Income E-MDIST-EUR

Será este?


Se for esse é mais marketing que outra coisa. Nem um ano de histórico tem e nem o pouco que tem é atractivo :|
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 30/9/2012 16:09

Chico_laranja Escreveu:VirtuaGod

Existe algum site que faça a correlação entre 2 fundos ou é preciso recorrer a uma folha de cálculo?

Vou abrir uma conta poupança e os primeiros 1000 serão para os PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc.

Mais tarde a possibilidade é alocar 2/3 a 3/4 desses 1000 no acima citado PIMCO DI e os restantes 1/4 a 1/3 no EEF Equity Consumer Staples R Acc ou no Templeton Global Bond N Acc € H1 pois dá para fazer pequenos reforços e são um pouco mais vivos (e talvez mais relacionados com os humores das bolsas).

Como é investimento de longo prazo(5 anos, talvez mais), consigo aguentar DDs de uns 10% sem muito stress, desde que a expectativa depois seja de subida.

A opção do LTCM dos ETFs não se aplica pois os valores são baixos (abertura 1000€ e reforços pontuais na ordem das dezenas de €, talvez 1 centena) e as rentabilidades seriam comidas pelas comissões de movimentação e de custódia.


Podes ficar com uma ideia das correlações entre diferentes activos, via ETF's no site http://www.assetcorrelation.com/majors.

Este link vai para a matriz de correlação principal mas depois podes escolher só de obrigações por exemplo. Podes tb escolher diferentes periodos (1 mês, 6 meses, 1 ano etc) para analisares :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 335 visitantes