Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LUISSM3 » 4/10/2012 2:23

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:De volta aos fundos, estou a pensar subscrever estes repartindo o capital disponível a aplicar nestes fundos em partes iguais, achas bem?

20% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
20% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
20% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
20% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
20% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc


Como não me pareces uma pessoa completamente avessa ao risco que tal repartires os 20% do F&C em 10% F&C e 10% Eurizon Consumer Staples? O F&C tem andado a 120 à hora, enquanto o Eurizon estabilizou nestes últimos 3 meses, pode dar bom ponto de entrada!! De resto, força nisso!!

P.S - Procura este que é menos volátil http://lu.ishares.com/en/rc/products/IBGS. Quanto menor a maturidade das obrigações menos volátil é e há para todos os gostos :wink:


Realmente o Eurizon recuou ultimamente, pensava esperar por uma inversão, pois por norma não entro longo em nenhum ativo que esteja em queda.

Mas de fundos entendes tu se achas que poderá ser uma boa altura, pode ser.

Quanto ao ETF, esses seguem as obrigações alemãs e servem de refúgio, quando o mercado cai. Daí a volatilidade, acho eu.
Anexos
German Bond 3-10-2012(D).gif
German Bond 3-10-2012(D).gif (35.53 KiB) Visualizado 8458 vezes
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por VirtuaGod » 4/10/2012 1:27

luissm Escreveu:De volta aos fundos, estou a pensar subscrever estes repartindo o capital disponível a aplicar nestes fundos em partes iguais, achas bem?

20% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
20% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
20% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
20% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
20% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc


Como não me pareces uma pessoa completamente avessa ao risco que tal repartires os 20% do F&C em 10% F&C e 10% Eurizon Consumer Staples? O F&C tem andado a 120 à hora, enquanto o Eurizon estabilizou nestes últimos 3 meses, pode dar bom ponto de entrada!! De resto, força nisso!!

P.S - Procura este que é menos volátil http://lu.ishares.com/en/rc/products/IBGS. Quanto menor a maturidade das obrigações menos volátil é e há para todos os gostos :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 4/10/2012 1:16

VirtuaGod Escreveu:Normalmente o que traders de longo prazo fazem quando estão fora do mercado é deixar em obrigações governamentais de curto prazo tipo isto: http://lu.ishares.com/en/rc/products/IBGX mas podes encontra muitas mais em "fixed income> Currency euro" e ajustares ao risco que pretendes!!


Será um pouco isso, mas os ETF’ que tens na 1ª pagina ou mesmo os ETF’s dos fundos PIMCO são mais estáveis.(Gráficos anexos)


O que indicas-te não está disponível na plataforma, mas encontrei este que é idêntico Ishares Barclays EURO Gov Bond 5-7. (Gráfico anexo)

Mas tem muita volatilidade. Para “aparcar” o capital é muito arriscado, pois deve estar onde possa sair de imediato, tipo uma conta à ordem remunerada.

De volta aos fundos, estou a pensar subscrever estes repartindo o capital disponível a aplicar nestes fundos em partes iguais, achas bem?

20% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
20% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
20% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
20% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
20% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
Anexos
Ishares Barclays EURO Gov Bond 5-7    3-10-2012(D).gif
Ishares Barclays EURO Gov Bond 5-7 3-10-2012(D).gif (54.28 KiB) Visualizado 8091 vezes
PIMCO Total Return ETF   3-10-2012(D).gif
PIMCO Total Return ETF 3-10-2012(D).gif (37.43 KiB) Visualizado 8076 vezes
ETF db x-trackers II EM LEB  03-10-2012(D).gif
ETF db x-trackers II EM LEB 03-10-2012(D).gif (55.08 KiB) Visualizado 8085 vezes
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por VirtuaGod » 4/10/2012 0:26

Normalmente o que traders de longo prazo fazem quando estão fora do mercado é deixar em obrigações governamentais de curto prazo tipo isto: http://lu.ishares.com/en/rc/products/IBGX mas podes encontra muitas mais em "fixed income> Currency euro" e ajustares ao risco que pretendes!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 4/10/2012 0:21

luissm Escreveu:Referia-me a corredor de fundo mesmo, atleta, no fundo pretendia dizer que não sou grande entendido em Fundos. :wink:

Quanto aos ETF’s, faz lá uma análise das tuas aos ishares quando te for possível.

A minha ideia seria aplicar o capital que não está a ser utilizado no mercado. Uma vez que tenho disponíveis esses fundos na plataforma do GB, é sempre uma possibilidade para estacionar o capital, quando está fora do mercado.


Hummm fizeste bem em dizer para que querias o $ que eu assim vou ver um interessante para isso mesmo, mas achas que compensa com as comissões?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 4/10/2012 0:20

Referia-me a corredor de fundo mesmo, atleta, no fundo pretendia dizer que não sou grande entendido em Fundos. :wink:

Quanto aos ETF’s, faz lá uma análise das tuas aos ishares quando te for possível.

A minha ideia seria aplicar o capital que não está a ser utilizado no mercado. Uma vez que tenho disponíveis esses fundos na plataforma do GB, é sempre uma possibilidade para estacionar o capital, quando está fora do mercado.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por VirtuaGod » 3/10/2012 23:47

luissm Escreveu:Mudando de assunto.

Os ETF’s que tens na 1ª página são os recomendados por ti? Ou são apenas um exemplo?

Já agora recomendas alguns dos cotados na AMS – NYSE Euronext Amesterdam?

Isto porque no GB os custos de corretagem na AMS são 5€ enquanto na FSE – Deutsche Börse (XETRA) são 20€.


A parte de ETF's está muito neglegênciada. Tenho para aí um post de ETF's americanos mas ainda nem o pus na primeira página.

Por enquanto aqueles são mais ou menos exemplo, porque quando fizer um "ETFs Europeu" decente será com os da ishares. que ironicamente acabei de verificar que são negociados na Euronext Amsterdam.

Podes pesquisar aqui: http://lu.ishares.com/en/rc/ Os etfs de obrigações são os "Fixed Income". Mas se não és "propriamente um corredor de fundo(s)" (ainda não percebi se qurias dizer corredor ou corrector) começa pelos PIMCO (nem tens comissão de subscrição nem nada). O que não invalida a tua pesquisa por fundos e ETFs e conhecimento sobre os mesmos que acho que traz sempre mais valias (o conhecimento fica para a vida).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 3/10/2012 23:04

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Mia culpa!!!

Tens razão, a comissão de subscrição que aparece nos documentos já está incorporada na rentabilidade.
:oops:


Tinha um texto todo bonito a dar-te na cabeça mas perdi-o. Não há comissões de subscrição de resgate mesmo.NÃO HÁ. A única que é diluida na rentabilidade é a comissão de gestão (a essa não consegues fugir). Mas como é diluída, ao analisares o fundo nem reparas, porque as rentabilidades que vês são as reais rentabilidades brutas :wink:



fcortez,

Eu sei, tinha confirmado isso no Best, só que quando escrevi o post, nem me lembrei disso, apenas associei ao que vem referido nos documentos da morningstar.


VitruaGod,

Ainda bem que o perdeste :mrgreen: até porque eu não sou propriamente um corredor de fundo(s).


Mudando de assunto.

Os ETF’s que tens na 1ª página são os recomendados por ti? Ou são apenas um exemplo?

Já agora recomendas alguns dos cotados na AMS – NYSE Euronext Amesterdam?

Isto porque no GB os custos de corretagem na AMS são 5€ enquanto na FSE – Deutsche Börse (XETRA) são 20€.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por fcsat » 3/10/2012 17:18

luissm Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Até porque 5% ficam logo na comissão de subscrição. :mrgreen:

Num fundo que cresça 5% ao ano, o 1º ano é para o tecto.


Tenho mesmo de pôr no nome do tópico para o pessoal ler a primeira página :twisted:

Não se paga qualquer comissão de subscrição nem de resgate em nenhum fundo. Apenas de resgate no E.S. Obrigações Europa que tem estas comissões:

Comissão de Resgate:

>= 0 dias <= 90 dias 1,500 %
>= 91 dias <= 180 dias 0,750 %
>= 181 dias <= 360 dias 0,250 %
>= 361 dias 0,000 %


Mia culpa!!!

Tens razão, a comissão de subscrição que aparece nos documentos já está incorporada na rentabilidade.
:oops:



Só uma achega, essa comissão que referes diz respeito á visualização na página da morningstar, nada tem a ver com a subscrição numa instituição bancária nacional.
Se fores fazer uma consulta a um fundo num desses bancos (best, Activo ou outro) verás que o valor de subscrição e resgate é nulo, na sua maioria.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
FC
 
Mensagens: 56
Registado: 23/11/2007 15:40
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 3/10/2012 14:48

luissm Escreveu:Mia culpa!!!

Tens razão, a comissão de subscrição que aparece nos documentos já está incorporada na rentabilidade.
:oops:


Tinha um texto todo bonito a dar-te na cabeça mas perdi-o. Não há comissões de subscrição de resgate mesmo.NÃO HÁ. A única que é diluida na rentabilidade é a comissão de gestão (a essa não consegues fugir). Mas como é diluída, ao analisares o fundo nem reparas, porque as rentabilidades que vês são as reais rentabilidades brutas :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 3/10/2012 14:36

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Até porque 5% ficam logo na comissão de subscrição. :mrgreen:

Num fundo que cresça 5% ao ano, o 1º ano é para o tecto.


Tenho mesmo de pôr no nome do tópico para o pessoal ler a primeira página :twisted:

Não se paga qualquer comissão de subscrição nem de resgate em nenhum fundo. Apenas de resgate no E.S. Obrigações Europa que tem estas comissões:

Comissão de Resgate:

>= 0 dias <= 90 dias 1,500 %
>= 91 dias <= 180 dias 0,750 %
>= 181 dias <= 360 dias 0,250 %
>= 361 dias 0,000 %


Mia culpa!!!

Tens razão, a comissão de subscrição que aparece nos documentos já está incorporada na rentabilidade.
:oops:
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por VirtuaGod » 3/10/2012 14:06

frugal Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
frugal Escreveu:Podes elaborar mais o ponto (4) de como se chega a estas rentabilidades anuais e de como há anos negativos?
Cumprimentos


Responderei amanhã (estou meio sem cabeça para mais hoje lol). Mas responde-me a uma questão. Não percebes com as obrigações podem valorizar e desvalorizar é isso? (esta é uma dúvida comum e queria só confirmar se esta é a tua dúvida ou não)!!


boa noite
nao compreendo o que esta por tras de tudo, no fundo as bases.
cumprimentos


Explicarei da melhor forma que sei mas estou com algumas dificuldades em perceber até onde vai o teu conhecimento. Não sabes o que é uma obrigação? Não sabes como são negociadas no mercado? Não sabes como é que um fundo de obrigações pode variar se eles recebem os juros certinhos?

Se calhar vou fazer uma explicação para "leigos" e assim fica já na primeira pergunta no post que pretendo fazer sobre "Perguntas e respostas sobre fundos de investimento". Quer dizer deve ser a segunda, porque a primeira será a dizer que não quaisquer comissões de subscrição ou resgate :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 3/10/2012 13:44

luissm Escreveu:Até porque 5% ficam logo na comissão de subscrição. :mrgreen:

Num fundo que cresça 5% ao ano, o 1º ano é para o tecto.


Tenho mesmo de pôr no nome do tópico para o pessoal ler a primeira página :twisted:

Não se paga qualquer comissão de subscrição nem de resgate em nenhum fundo. Apenas de resgate no E.S. Obrigações Europa que tem estas comissões:

Comissão de Resgate:

>= 0 dias <= 90 dias 1,500 %
>= 91 dias <= 180 dias 0,750 %
>= 181 dias <= 360 dias 0,250 %
>= 361 dias 0,000 %
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LUISSM3 » 3/10/2012 13:01

VirtuaGod Escreveu:
fcortez Escreveu:Caro VG

Gostaria de saber a opinião relativamente ao investimento neste momento na listagem de fundos apresentados na primeira página em função do critério que apresentou "Rolling 12 Months" ?

Quais os que acha que seriam uma boa opção nesta altura, pois todos eles parecem-me um pouco "esticados"...?


Já reparei que está tudo um bocado esticado. O "Rolling 12 months" está neutro, nos 9.96% mas a técnica do rentabilidade a 12 meses inferior à anualizada a 3 anos diz que estão sobreaquecidos.

Diria que estão neutros a entrar na zona de sobreaquecimento (no muito curto prazo estão sobreaquecidos). Continuo a olha para os PIMCO mais expostos a MBS como o Total Return pois vai benefeciar enquanto o QE3 estiver vigente. Aliás, não vejo o Total Return a ter uma correcção significativa (2 a 3%) enquanto a FED estiver a atirar dinheiro para a economia. E o bernanke já disse que o QE3 é para continuar até significativas melhorias ( que na minha opinião não são para breve). Perspectivo os próximos 12 meses muito semelhantes a estes últimos 12 meses ((mas ligeiramente piores, ou "menos bons" :mrgreen: isto se não houver grande alterações económicas ou de política da FED, BCE, BoE e do BoJ).

Nada como diverficar, nunca se sabe o dia de amanhã... Continuo a preferir PIMCO D.I. (o que não implica que ache que devemos só ter esse PIMCO)e uns pozinhos de Templeton/F&C/EEF Consumer ou local currency debt.

Investimento não devemos estar à espera da melhor entrada. Já reparei que para mim custa menos ver 3 ou 5% de perda do ue ficar a olhar para possíveis pontos de entrada e ver o $ fugir. O segredo está em ser disciplinado (e não posso dizer que não erro tb infelizmente :oops: )


Até porque 5% ficam logo na comissão de subscrição. :mrgreen:

Num fundo que cresça 5% ao ano, o 1º ano é para o tecto.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por PMACS » 3/10/2012 10:31

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1045
Registado: 30/9/2009 12:27
Localização: Savana Alentejana

por frugal » 2/10/2012 21:46

VirtuaGod Escreveu:
frugal Escreveu:Podes elaborar mais o ponto (4) de como se chega a estas rentabilidades anuais e de como há anos negativos?
Cumprimentos


Responderei amanhã (estou meio sem cabeça para mais hoje lol). Mas responde-me a uma questão. Não percebes com as obrigações podem valorizar e desvalorizar é isso? (esta é uma dúvida comum e queria só confirmar se esta é a tua dúvida ou não)!!


boa noite
nao compreendo o que esta por tras de tudo, no fundo as bases.
cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por fcsat » 2/10/2012 18:31

É verdade o timing correcto é difícil de determinar, no entanto existem sempre alguns factores a ter em conta.

Obrigado pelas explicações.
 
Mensagens: 56
Registado: 23/11/2007 15:40
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 2/10/2012 18:11

Be Cool Escreveu:
Estarei a dizer algum disparate?


De uma forma geral estás correcto, mas já vi uma mudança de política da PIMCO no Verão de 2011. Eles mudam depois de deixar de dar $ apenas. Para isso os fundos têm de descer. Ele às vezes antecipa-se, mas não há poucas quedas de 3% no Total Return (equivalente ao desvio padrão nos outros tb).

2008 e 2011 aconteceu, se mantiverem um ritmo de uma correcção de 4 em 4 anos ainda temos muito sumo para espremer :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Be Cool » 2/10/2012 18:02

VirtuaGod Escreveu:
fcortez Escreveu:Caro VG

Gostaria de saber a opinião relativamente ao investimento neste momento na listagem de fundos apresentados na primeira página em função do critério que apresentou "Rolling 12 Months" ?

Quais os que acha que seriam uma boa opção nesta altura, pois todos eles parecem-me um pouco "esticados"...?


Já reparei que está tudo um bocado esticado. O "Rolling 12 months" está neutro, nos 9.96% mas a técnica do rentabilidade a 12 meses inferior à anualizada a 3 anos diz que estão sobreaquecidos.

Diria que estão neutros a entrar na zona de sobreaquecimento (no muito curto prazo estão sobreaquecidos). Continuo a olha para os PIMCO mais expostos a MBS como o Total Return pois vai benefeciar enquanto o QE3 estiver vigente. Aliás, não vejo o Total Return a ter uma correcção significativa (2 a 3%) enquanto a FED estiver a atirar dinheiro para a economia. E o bernanke já disse que o QE3 é para continuar até significativas melhorias ( que na minha opinião não são para breve). Perspectivo os próximos 12 meses muito semelhantes a estes últimos 12 meses ((mas ligeiramente piores, ou "menos bons" :mrgreen: isto se não houver grande alterações económicas ou de política da FED, BCE, BoE e do BoJ).

Nada como diverficar, nunca se sabe o dia de amanhã... Continuo a preferir PIMCO D.I. (o que não implica que ache que devemos só ter esse PIMCO)e uns pozinhos de Templeton/F&C/EEF Consumer ou local currency debt.

Investimento não devemos estar à espera da melhor entrada. Já reparei que para mim custa menos ver 3 ou 5% de perda do ue ficar a olhar para possíveis pontos de entrada e ver o $ fugir. O segredo está em ser disciplinado (e não posso dizer que não erro tb infelizmente :oops: )


Parece-me que o conceito de esticado pode ser enganador.

Eu vejo a coisa assim:

O fundo pode estar esticado, se as sucessivas valorizações acontecem com base numa carteira que se mantém mais ou menos constante, ou seja, se houver uma gestão mais passiva.

Nesse caso, o potencial de crescimento dos preços das obrigações vai-se esgotando à medida que as mesmas se aproximam da maturidade.

Mas se os gestores fizerem uma gestão mais activa, renovando a carteira regularmente, essa questão provavelmente não se colocará.

Estarei a dizer algum disparate?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por VirtuaGod » 2/10/2012 17:54

O facto dos PIMCO levarem quase todo o pódio de fundos mais subscritos no BEST no mês passado só reforça que provavelmete estão sobreaquecidos :( Mas temos de "Stay the Course", como diz o John Bogle...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 2/10/2012 16:48

fcortez Escreveu:Caro VG

Gostaria de saber a opinião relativamente ao investimento neste momento na listagem de fundos apresentados na primeira página em função do critério que apresentou "Rolling 12 Months" ?

Quais os que acha que seriam uma boa opção nesta altura, pois todos eles parecem-me um pouco "esticados"...?


Já reparei que está tudo um bocado esticado. O "Rolling 12 months" está neutro, nos 9.96% mas a técnica do rentabilidade a 12 meses inferior à anualizada a 3 anos diz que estão sobreaquecidos.

Diria que estão neutros a entrar na zona de sobreaquecimento (no muito curto prazo estão sobreaquecidos). Continuo a olha para os PIMCO mais expostos a MBS como o Total Return pois vai benefeciar enquanto o QE3 estiver vigente. Aliás, não vejo o Total Return a ter uma correcção significativa (2 a 3%) enquanto a FED estiver a atirar dinheiro para a economia. E o bernanke já disse que o QE3 é para continuar até significativas melhorias ( que na minha opinião não são para breve). Perspectivo os próximos 12 meses muito semelhantes a estes últimos 12 meses ((mas ligeiramente piores, ou "menos bons" :mrgreen: isto se não houver grande alterações económicas ou de política da FED, BCE, BoE e do BoJ).

Nada como diverficar, nunca se sabe o dia de amanhã... Continuo a preferir PIMCO D.I. (o que não implica que ache que devemos só ter esse PIMCO)e uns pozinhos de Templeton/F&C/EEF Consumer ou local currency debt.

Investimento não devemos estar à espera da melhor entrada. Já reparei que para mim custa menos ver 3 ou 5% de perda do ue ficar a olhar para possíveis pontos de entrada e ver o $ fugir. O segredo está em ser disciplinado (e não posso dizer que não erro tb infelizmente :oops: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por fcsat » 2/10/2012 16:31

Caro VG

Gostaria de saber a opinião relativamente ao investimento neste momento na listagem de fundos apresentados na primeira página em função do critério que apresentou "Rolling 12 Months" ?

Quais os que acha que seriam uma boa opção nesta altura, pois todos eles parecem-me um pouco "esticados"...?

Cumprimentos

FC
 
Mensagens: 56
Registado: 23/11/2007 15:40
Localização: Coimbra

por Be Cool » 2/10/2012 16:00

VirtuaGod Escreveu:
Be Cool Escreveu:Mas a PIMCO possui alguns fundos mais arriscados e com bons desempenhos, como o Emerging Local, o Global High Yeld, ou os 2 Emerging Markets.


Eu sei, mas daqui a pouco este tópico era só pimco lol. Prefiro os Templeton no que diz repeito a dívida emergente. O gestor especializou-se nisso estes últimos anos e batem a performance dos pimco equivalentes :shock:

Be Cool Escreveu:Quanto ao Eurizon que referes, só não estou muito tentado a entrar nele por ser denominado em USD.


Não é. Está na primeira página mas ponho aqui de novo http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EZQ


É mesmo :oops: Gaffe minha...tinha visto antes de postar, mas acho que confundi com o adversário directo, da Crédit Suisse.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por VirtuaGod » 2/10/2012 15:48

Be Cool Escreveu:Mas a PIMCO possui alguns fundos mais arriscados e com bons desempenhos, como o Emerging Local, o Global High Yeld, ou os 2 Emerging Markets.


Eu sei, mas daqui a pouco este tópico era só pimco lol. Prefiro os Templeton no que diz repeito a dívida emergente. O gestor especializou-se nisso estes últimos anos e batem a performance dos pimco equivalentes :shock:

Be Cool Escreveu:Quanto ao Eurizon que referes, só não estou muito tentado a entrar nele por ser denominado em USD.


Não é. Está na primeira página mas ponho aqui de novo http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EZQ
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Be Cool » 2/10/2012 15:41

VirtuaGod Escreveu:
Be Cool Escreveu:VG

Tens aludido ao inconveniente de se ter muito PIMCO em carteira.

Referes-te exactamente a quê? A possibilidade de a gestora falir? Nesse caso, o que sucede aos investidores? Existe algum mecanismo de indemnização no caso dos fundos de investimento?


O único incoveniente é a elevada correlação dos fundos, mais nada. Sobre falência é quase impossível LOL, eles gerem dinheiro apenas, não investem estilo bancos etc... Nunca vi/ouvi de uma gestora pura que tenha ido à falência. Aquilo são obrigações, para perdermos o $ era preciso o mundo falir. Mais cedo vejo acaba o euro e/ou uma 3º guerra mundial que a PIMCO a desaparecer por falência ou assim.


Uma carteira não deve ter 100% de obrigações, muito menos do mesmo fundo/casa gestora. Só uma perspectiva de construção de carteira, nada mais. Ainda por cima a PIMCO é muito fechada, tem comités de análise económica e posicionamento como empresa, e isso tem impacto na carteira de 75% dos fundos, ou seja, muita correlação que acho que deve ser mitigada pela presença de outros fundos, de preferência mais arricados, como o Eurizon de acções Consumer e/ou os Templeton! Ainda por cima a PIMCO é demasiado pessimista para o meu gosto :mrgreen:

Abr


Ok, também suspeitava que fosse mais por esse género de factores.

Mas a PIMCO possui alguns fundos mais arriscados e com bons desempenhos, como o Emerging Local, o Global High Yeld, ou os 2 Emerging Markets.

Quanto ao Eurizon que referes, só não estou muito tentado a entrar nele por ser denominado em USD.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Phil2014 e 239 visitantes