Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 6/9/2011 0:38

vset Escreveu:VG, se o Best falir o que faço com os papeis dos fundos PIMCO?


Se a tua correctora falir o que fazes com acções da PT? São trasferidos para outra entidade digo eu, não tenho a certeza certeza do que acontece mas não desaparecem DE CERTEZA. O mais provável é a PIMCO nomear outro banco para comercializar os produtos deles e a tua carteira é transferida para aí. Passas a trabalhar com outro banco, mai nada... sem stresses nenhuns pk as participações do fundo são tuas não do BEST!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 6/9/2011 0:37

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:No entanto e pegando no FF Germany, e escolhendo apenas 2 anos (que ficam no intervalo sugerido), em 2009 e 2010 deu rentabilidades na ordem dos 20%.


Se o Dax for outra vez a 3000 siga pra bingo... :twisted:


Nem é preciso 3000. Basta que mostre sinais claros de inversão para eventualmente me pôr a cavalgar nele. :mrgreen:

Por exemplo dos 5000 aos 7500 são 50%. :P
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 6/9/2011 0:32

Pickbull Escreveu:No entanto e pegando no FF Germany, e escolhendo apenas 2 anos (que ficam no intervalo sugerido), em 2009 e 2010 deu rentabilidades na ordem dos 20%.


Se o Dax for outra vez a 3000 siga pra bingo... :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 5/9/2011 23:17

Boa noite,

mais umas curiosidades minhas:

a) VG, se o Best falir o que faço com os papeis dos fundos PIMCO?

b) PB, tu estás com medo é da saída do EURO não da reestruturação.

Cumprimentos.

:|
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Pickbull » 5/9/2011 21:05

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:Para rentabilidades de 20/25% só se for mesmo em fundos de acções


Qual? Estamos a falar de investimentos a médio prazo. 3 anos! Nunca vi nenhum fundo com rent. de 25% a 3 anos (talvez os emergentes em 2006 e mesmo assim)


3 anos porquê? 3 anos estão no intervalo de 2 a 4 sugeridos pelo Noob, mas 2 anos ou 4 anos também. :wink:

O que eu queria dizer era que para atingir rentabilidades anuais na ordem dos 20% "tinha" que ser fundos de acções. Agora se há algum que tenha tido essa rentabilidade 3 anos (número escolhido por ti) consecutivos não sei, nem era isso que queria dizer.

No entanto e pegando no FF Germany, e escolhendo apenas 2 anos (que ficam no intervalo sugerido), em 2009 e 2010 deu rentabilidades na ordem dos 20%.

E deve haver muitos mais assim nesse período.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 5/9/2011 19:57

Noob Escreveu:+ Intervalo de retorno anual esperado***: -10% a 25%


E eles conseguem isso? Qual o track record? Isso intressaria-me muito se tiverem um bom track record

Noob Escreveu:Pela resposta devo depreender que apenas os fundos da Pimco são válidos na tua opinião ?


Só só não. Alías para rentabilidades de 20%+ podes esquecer a PIMCO, o mais arriscado é o High Yield e mais de 20% só em 2009!![/quote]

Noob Escreveu:Mesmo com a minha falta de conhecimento vou procurar alguns exemplos para ver o que acham ...


Era o ideal e ajudava muito ;-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 5/9/2011 19:53

Pickbull Escreveu:Para rentabilidades de 20/25% só se for mesmo em fundos de acções


Qual? Estamos a falar de investimentos a médio prazo. 3 anos! Nunca vi nenhum fundo com rent. de 25% a 3 anos (talvez os emergentes em 2006 e mesmo assim)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 5/9/2011 15:00

Noob Escreveu:entre 2 a 4 anos, penso que pode ser considerado médio prazo.

admitir flutuações negativas por volta dos 10% para perspectivar rentabilidades possíveis entre os 20% a 25%.

PS - Só agora percebi as razões da tua duvida relativa ao prazo, o que quis dizer foi que a constituição do fundo seria a curto prazo mas o seu horizonte temporal é médio prazo, penso que me expliquei melhor agora.


Sim, era mesmo essa a dúvida.

Para rentabilidades de 20/25% só se for mesmo em fundos de acções mas o drawdown possível ficará seguramente acima dos 10%.

E numa perspectiva de fundos de acções a minha opinião é escolher um que tenha hipótese de entrar curto para ir acompanhando as variações de tendência. Ou então esperar por sinais mais positivos e entrar por exemplo no FF Germany (supondo que um dia a Alemanha voltará ao seu bull).

Não sendo nessas condições (do fundo poder ter curtos) não entraria, agora, em qualquer fundo de acções.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Noob » 5/9/2011 14:18

+ Intervalo de retorno anual esperado***: -10% a 25%

era mais ou menos esta a ideia que quis transmitir,é uma citação da carteira agressiva do big, mas eu queria em apenas um fundo, e reconheço ser mais complicado.

Mas se simplificar posso assumir uma classe de risco entre 4 e 6.

Eu sou cliente BIG não pelos fundos mas por um carácter geral com que me identifico, e sou cliente de outras 2 instituições por razões diferentes, poderei vir a ser cliente do Best pelos fundos da Pimco mas neste momento não foi essa a questão que quis colocar.

Pela resposta devo depreender que apenas os fundos da Pimco são válidos na tua opinião ?

De qualquer das formas se alguém tiver uma opinião de um fundo do big com as características que mencionei anteriormente dê-me um exemplo de 2 ou 3 em que acredite.

Mesmo com a minha falta de conhecimento vou procurar alguns exemplos para ver o que acham ...
 
Mensagens: 16
Registado: 23/8/2011 14:25
Localização: 21

por VirtuaGod » 5/9/2011 13:49

Noob Escreveu:admitir flutuações negativas por volta dos 10% para perspectivar rentabilidades possíveis entre os 20% a 25%.


Quando conseguires isso avisa aqui o pessoal como. Nem com sistema de trading consigo isso! Essa rentabilidade é impossível a médio prazo e mesmo a curto prazo só com 10% de variação negativa?? Dammmm! Acho que deves antes de tudo tornar mais realistas as tuas expectativas, e só depois passar para a constituição da carteira! Isto não é trading, é investimento. Se possível eu fazia um rácio 1 a 1 com arentabilidade e o drawdown... 20% de rentabilidade para 20% de drawdown possível... isso é que era!! Melhor que o euromillions (como diz um amigo meu)

Outra coisa a BIG não tem PIMCO?? Pk ficas então num banco que não tem o produto que queres? Nunca percebi porque as pessoas ficam num banco que não tem o que pretendem, e acreditem que são MUITAS pessoas. Eu uso o BIG mas sem PIMCO parece que a minha carteira vai ser feita no BEST!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Noob » 5/9/2011 11:39

entre 2 a 4 anos, penso que pode ser considerado médio prazo.

A maior parte do meu pequeno património está em DP por isso a minha propensão ao risco neste caso é razoável ou seja :

admitir flutuações negativas por volta dos 10% para perspectivar rentabilidades possíveis entre os 20% a 25%.

PS - Só agora percebi as razões da tua duvida relativa ao prazo, o que quis dizer foi que a constituição do fundo seria a curto prazo mas o seu horizonte temporal é médio prazo, penso que me expliquei melhor agora.
 
Mensagens: 16
Registado: 23/8/2011 14:25
Localização: 21

por Pickbull » 5/9/2011 11:11

Noob Escreveu:Venho pedir um conselho acerca de fundos :

Dos fundos disponíveis no BIG (não existem os da PIMCO), quais é que me aconselham subscrever a curto prazo ? Para um montante pequeno e com um horizonte temporal de médio prazo.

Contextualizando :

-Tenho receio das Obrigações com rendibilidade apreciável por estar convencido que vai haver reestruturação.
-Procuro um fundo relativamente distante dos problemas Europeus.
-Procuro um fundo onde possa aproveitar a queda que tiveram no ultimo mês e meio.
-Que despesas de podem considerar aceitáveis, comissões de gestão,resgate,distribuição,etc.

Mais tarde estou inclinado para aderir ao serviço fund advisor, não sei se alguém têm mas se tiverem opinião acerca do mesmo gostaria de ouvir.

Grato pela vossa ajuda e atenção antecipadamente.


Curto prazo ou médio prazo?

E qual é a tua propensão ao risco?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Pickbull » 5/9/2011 11:09

vset Escreveu:Não sei qual a tua diversificação Pickbull, mas ter uma grande % em fundos faz-te dormir bem?


Sem dúvida. A maioria dos fundos que tenho são de classes de baixo risco (alguns deles são mesmo de risco 1 - vale o que vale mas deixa-me mais descansado do que estar nalguns bancos).

Depois tb não é preciso ter uma grande % em fundos. Há outras soluções como por exemplo DPs em bancos melhores (ou menos maus), tens a dívida alemã, tens o ouro, tens terrenos rústicos (nunca se sabe se amanhã não precisamos de pegar na enxada e cavar a terra para comer), etc ....

Obviamente quase tudo isto é trocar rentabilidade por segurança mas não se pode ter o melhor dos dois mundos.

O grande chavão será dormir bem com as opções feitas.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Pickbull » 5/9/2011 10:55

VirtuaGod Escreveu:Acho que os receios do Pickbull são tanta exposição a Portugal (DP's + obrigações do tesouro) não a PIMCO :twisted:


Precisamente.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Noob » 5/9/2011 10:29

Venho pedir um conselho acerca de fundos :

Dos fundos disponíveis no BIG (não existem os da PIMCO), quais é que me aconselham subscrever a curto prazo ? Para um montante pequeno e com um horizonte temporal de médio prazo.

Contextualizando :

-Tenho receio das Obrigações com rendibilidade apreciável por estar convencido que vai haver reestruturação.
-Procuro um fundo relativamente distante dos problemas Europeus.
-Procuro um fundo onde possa aproveitar a queda que tiveram no ultimo mês e meio.
-Que despesas de podem considerar aceitáveis, comissões de gestão,resgate,distribuição,etc.

Mais tarde estou inclinado para aderir ao serviço fund advisor, não sei se alguém têm mas se tiverem opinião acerca do mesmo gostaria de ouvir.

Grato pela vossa ajuda e atenção antecipadamente.
 
Mensagens: 16
Registado: 23/8/2011 14:25
Localização: 21

por VirtuaGod » 5/9/2011 9:25

vset Escreveu:VG, um crash DD de 20% está fora de causa então.


Não sei o futuro e tudo pode acontecer mas é uma situação que nem ponho em questão. Para estes fundos cairem 20% não sei pk mas tenho a sensação que esse 20% será a menor causa dos meus problemas. Se eles subiram na ordem de 6% em 2008 nem imagino o que seria preciso para os fazer descer de tal forma... Uma 3ª guerra mundial? :roll:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 5/9/2011 9:06

Não sei qual a tua diversificação Pickbull, mas ter uma grande % em fundos faz-te dormir bem?

VG, um crash DD de 20% está fora de causa então.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 5/9/2011 0:28

vset Escreveu:não pode haver o caso de uma grande crise nas obrigações que arrastem os top fundos muito para baixo ?


Muito?? Duvido!! Pior que 2008?? O $ tem de ir para algum lado, por isso duvido muito. Com esta incerteza toda a dívida a 10 anos dos EUA anda a rondar os 2% ao ano, algo para mim inacreditável e percebe-se que é apenas refúgio!! Não estou a ver a minha subcarteira principal a cair mais de 6/7%, e mesmo assim só na loucura de algo pior que 2008, mas provavelmente até ganhavam porque da maneira que estamos se houver outra crise esta terá desta vez epicentro na Europa e vai ser tudo a fugir para países que não têm nada a haver com a europa, países cujas obrigações estes fundos têm! ;-)

Acho que os receios do Pickbull são tanta exposição a Portugal (DP's + obrigações do tesouro) não a PIMCO :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 4/9/2011 23:46

vset Escreveu:Boa noite Pickbull,

não percebi, afinal o que estás a fazer face aos teus medos?

Os fundos PIMCO, não seriam um refugio seguro durante esta crise toda de Portugal?


Sim, mas 50% em DP + 10% em OTs a mim não me deixam descansado.

Entendo que as taxas sejam atractivas mas mesmo assim não me deixam dormir bem. :evil:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por vset » 4/9/2011 22:25

Pickbull Escreveu:
vset Escreveu:Caros colegas de tópico,

de modo a estruturar uma carteira conservadora, em que o principal requisito é não perder dinheiro, como dividiriam os vossos 100% de património:

50% Depósitos a prazo

20% Fundos (Top PIMCO)

10% Obrigações de tesouro

10% Gestão Activa Ações + Forex (sistemática ou descricionária)

10% Gestão Passiva ETF's

Aguardo as vossas opiniões para as percentagens e outros instrumentos que utilizariam.


Cumprimentos.


Da maneira que as coisas andam é, para mim, complicado admitir que isso seja uma carteira conservadora. :cry:
E porquê? Porque não confio nos bancos nem no Fundo de Garantia.

Agora olho muito mais para a segurança do que para a rentabilidade. (Segurança quanto aos receios da nossa dívida, bancos e também do euro).

Mas se esquecer tudo isso (menos o problema da dívida soberana), e olhar apenas para rentabilidades existentes diria que:

80%-85% em DPs
15%-20% em gestão activa de acções (e/ou forex e ETFs)

Nota 1: Estou a assumir que esses 100% são o capital que não necessitas para o dia-a-dia.
Nota 2: Juntei os ETFs às acções e forex porque para mim tem +/- a mesma classe de risco).
Nota 3: Devido aos meus medos, atrás assinalados, não é nada disso que estou (e irei) a fazer.


Boa noite Pickbull,

não percebi, afinal o que estás a fazer face aos teus medos?

Os fundos PIMCO, não seriam um refugio seguro durante esta crise toda de Portugal?




VirtuaGod,

não pode haver o caso de uma grande crise nas obrigações que arrastem os top fundos muito para baixo ?


Abraços.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Pickbull » 4/9/2011 21:46

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:Numa perspectiva de reforços periódicos (trimestrais por exemplo) nem esperaria por saldos, fá-los-ia na mesma trimestralmente sempre mantendo a relação apropriada em função da volatilidade da altura.


E numa estratégia óptima de poupança e investimento é a atitude a ter :wink: Mas irias ver que a volatilidade a 3 anos pouco ou nada muda e a 1 ano é, na minha opinião, de muito curto prazo.

Dado a volatilidade de agora 4% e 8%, sendo que é só o PIMCO que está em saldos que peso em cada fundo colocarias? Pk?


Como te disse o mais provável seria fazer os reforços (ou investimento inicial) sem olhar para os saldos (tal como referiste, e bem, saldos não significa que não estejam a subir na mesma) e por isso o peso seria na mesma 66/33.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Pickbull » 4/9/2011 21:42

vset Escreveu:Caros colegas de tópico,

de modo a estruturar uma carteira conservadora, em que o principal requisito é não perder dinheiro, como dividiriam os vossos 100% de património:

50% Depósitos a prazo

20% Fundos (Top PIMCO)

10% Obrigações de tesouro

10% Gestão Activa Ações + Forex (sistemática ou descricionária)

10% Gestão Passiva ETF's

Aguardo as vossas opiniões para as percentagens e outros instrumentos que utilizariam.


Cumprimentos.


Da maneira que as coisas andam é, para mim, complicado admitir que isso seja uma carteira conservadora. :cry:
E porquê? Porque não confio nos bancos nem no Fundo de Garantia.

Agora olho muito mais para a segurança do que para a rentabilidade. (Segurança quanto aos receios da nossa dívida, bancos e também do euro).

Mas se esquecer tudo isso (menos o problema da dívida soberana), e olhar apenas para rentabilidades existentes diria que:

80%-85% em DPs
15%-20% em gestão activa de acções (e/ou forex e ETFs)

Nota 1: Estou a assumir que esses 100% são o capital que não necessitas para o dia-a-dia.
Nota 2: Juntei os ETFs às acções e forex porque para mim tem +/- a mesma classe de risco).
Nota 3: Devido aos meus medos, atrás assinalados, não é nada disso que estou (e irei) a fazer.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 4/9/2011 21:35

vset Escreveu:de modo a estruturar uma carteira conservadora, em que o principal requisito é não perder dinheiro, como dividiriam os vossos 100% de património:


Depende muito do $, até poderia ir para umas obrigações da PT/EDP se tivesssemos a falar de um milhão ou assim...

Mas assim por alto e com o mandato de não perder $ ia 30% para DP's e 70% fundos. Carteira de fundos seria algo como 40% PIMCO T.R.+ 20% Templeton G.B + 20% PIMCO I.G+ 10% Templeton T.R+ 10% Europe Convergence :wink:

Noutra altura escolheria Inflation bonds mas penso que estão demasiado esticadas!

Mas uma carteira tem tantas variantes e expectativas que se torna difícil dizer o que faria. Porque por exemplo uma coisa é não queres perder $, outra é a volatilidade que queres na carteira. Imagina que um mês perdes 5% mas no mês anterior até ganhaste 10%, estás positivo mas podes te sentir desconfortável com uma perde de 5% do capital num mês. A resposta para fazer a tua carteira está em ti!! (parece aqueles livros de auto-ajuda :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 4/9/2011 21:23

Pickbull Escreveu:Numa perspectiva de reforços periódicos (trimestrais por exemplo) nem esperaria por saldos, fá-los-ia na mesma trimestralmente sempre mantendo a relação apropriada em função da volatilidade da altura.


E numa estratégia óptima de poupança e investimento é a atitude a ter :wink: Mas irias ver que a volatilidade a 3 anos pouco ou nada muda e a 1 ano é, na minha opinião, de muito curto prazo.

Dado a volatilidade de agora 4% e 8%, sendo que é só o PIMCO que está em saldos que peso em cada fundo colocarias? Pk?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 4/9/2011 21:18

Caros colegas de tópico,

de modo a estruturar uma carteira conservadora, em que o principal requisito é não perder dinheiro, como dividiriam os vossos 100% de património:

50% Depósitos a prazo

20% Fundos (Top PIMCO)

10% Obrigações de tesouro

10% Gestão Activa Ações + Forex (sistemática ou descricionária)

10% Gestão Passiva ETF's

Aguardo as vossas opiniões para as percentagens e outros instrumentos que utilizariam.


Cumprimentos.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, rg7803 e 149 visitantes