Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 14/10/2012 18:41

1ª página actualizada com vários fundos que já tinha falado e andavam perdidos no meio do tópico.

Tb acrescentei 2 links sobre posts no "Para a posteridade"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 14/10/2012 12:29

Manushe Escreveu:A minha tristeza é que relativamente a este dinheiro -(17k)- não o posso resgatar antes da idade da reforma e não temos, tal como nos DPs, a mesma facilidade de transferir estes valores para outros PPRs mais vantajosos, que não no próprio Banco. Os custos de mobilidade são elevadíssimos e na prática, isso traduz-se em investimento imobilizado.

Da v/ prática e sabedoria de leitura, estarei a avaliar mal o fundo? E se não, algum conselho a dar-me dentro da v/ própria experiência?
Bom domingo!


Detesto PPRs exactamente por essa falta de liquidez. O BPI acções não é mau, simplesmente não pode fazer milagres dado o momento em que estamos. Se tens menos de 45 anos acho que não tens muito que te preocupar, ele volta a valorizar. Quais são os custos de alteração disso? São assim tão altos? Vai ao BPI e vê se podes alterar gratuitamente por outro mais estável (deles provavelmente para ser gratuito) se não te sentes à vontade com esse!!

Pessoalmente uso o PPR Vintage da ESAF, mas não o uso como PPR propriamente. Ao final de 3 anos posso levantar o $ sem penalizações e até lá com penalização de 1,5%, só não o posso descontar no IRS. Uso-o como plano poupança, vou pondo uns trocos de vez em quando assim que posso. 25 ou 50 euros, valores que não teria grande impacto num possível reforço nos fundos. http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165990259. Tem um desvio padrão ainda mais baixo que os PIMCO (desconheço qual é mas vejo perfeitamente que tem) e uma rentabilidade muito estável de 3,55% líquido anualizado nos últimos 3 anos e 3,3% líquido no últimos 5 (que inclui 2008 e 2011). E, embora eu nem ligue a isso, acredito que muita gente dê importância ao capital garantido nos aniversários de subscrição!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LMPFernandes » 14/10/2012 11:38

VirtuaGod Escreveu:Na fonte. Se forem "inter"nacionais as rentabilidades na morningstar são brutas, se nacionais as rentabilidades na morningstar são já líquidas de IRS!
 
Mensagens: 7
Registado: 29/11/2007 9:47
Localização: loule

por ghorez » 14/10/2012 11:19

Pessoal tem de começar a aprender a percorrer o mercado todo na hora de apostar num produto. O PPR q arranjei na FUTURO (Montepio) estava a perder 3% (Acções basicamente..), fiz a transferência para outro PPR também da FUTURO sem custos, e espante-se, vai com 8%. Não só já recuperei o dinheiro que perdi, como já estou a tirar lucro..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por Manushe » 14/10/2012 9:22

Por acaso, lembrei-me do PPR que detenho no BPI no momento "BPI Reforma Acções PPR":

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06N1D

e sem ter consciência (até agora) plena do facto, até que foi a minha primeira exposição aos fundos, neste caso de ações.
As rentabilidades são uma miséria e o ano passado, foi particularmente um ano negro.
Por isso já provei do que é ter um fundo com mau desempenho. :)
A minha tristeza é que relativamente a este dinheiro -(17k)- não o posso resgatar antes da idade da reforma e não temos, tal como nos DPs, a mesma facilidade de transferir estes valores para outros PPRs mais vantajosos, que não no próprio Banco. Os custos de mobilidade são elevadíssimos e na prática, isso traduz-se em investimento imobilizado.

Da v/ prática e sabedoria de leitura, estarei a avaliar mal o fundo? E se não, algum conselho a dar-me dentro da v/ própria experiência?
Bom domingo!
Editado pela última vez por Manushe em 14/10/2012 11:47, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

por VirtuaGod » 13/10/2012 22:30

Na fonte. Se forem nacionais as rentabilidades na morningstar são brutas, se nacionais as rentabilidades na morningstar são já líquidas de IRS!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por frugal » 13/10/2012 22:27

Virtuagod,
estas carteiras de fundos são tributadas na fonte ou no final do ano em anexo de IRS?
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por Manushe » 13/10/2012 22:18

Chico_laranja Escreveu:Falta-te ter em atenção uma coisa muito importante no mundo extra DPs. Ganhos passados não garantem ganhos futuros.
Se no último ano este fundo ganhou 12.37%, no próximo pode ganhar 20, 15, 10, 5, 0% ou até perder 5, 10, 15, 20%....

VirtuaGod Escreveu:SIM SIM, por amor de Deus ng pense que isto é a % que vão ganhar se investirem, são as performances passadas,
Não há garantia de capital nestes fundos, podes resgatar daqui a 1/3 ou 5 anos menos dinheiro do que o investido. Aquilo que vês não são taxas com as do depósito a prazo, aquilo são performances passadas. Se não tens a certeza do que vais fazer investe pouco dinheiro/ aumenta devagarinho ou nem invistas mesmo porque o comportamento dos fundos pode ser o "normal" mas assustares-te porque não estavas à espera e resgatar a perder. O medo e o pânico quando um fundo desce não deve ser menosprezado, principalmente quando não se sabe como funcionam os fundos.
Nestes fundos podes PERDER dinheiro investido. Não há nem garantia de capital, nem garantia de rentabilidade.

Obrigada VG e Chico_laranja pelo alerta mas também não precisam de me alarmar dessa maneira!!! :lol:
Eu sei que é um produto diferente do DP, por isso perguntei a forma como era calculado o ganho. Já percebi, pelo que li também, que um fundo tem determinada volatilidade e isso significa que vai subir e também descer. Mas depois de ler este tópico aos fundos consagrado, acho que deve valer a pena o investimento (a longo prazo, pelo que percebi) de uma % do nosso capital a este produto, que não apenas em DPs. Vá lá... não me assustem! ;)
Editado pela última vez por Manushe em 13/10/2012 22:31, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

por chico_laranja » 12/10/2012 14:10

Se o problema é o USD, podemos ir sempre para a versão Euro Hedged:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000027C4
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

por VirtuaGod » 11/10/2012 20:36

ghorez Escreveu:http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR064F0

Que acham deste?


Excelente fundo, desconhecia. É em dólares mas acho que num fundo de acções não é tão preocupante como num fundo de obrigações.

Os números sem risco câmbial são menos bonitos mas mesmo assim bastante bons. É um bom fundo, se calhar até o incluo na lista de Menções Honrosas!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por ghorez » 11/10/2012 16:02

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por jokerportuga » 11/10/2012 14:32

VirtuaGod Escreveu:ui sabedoria, talvez um dia, por enquanto não é mais que pesquisa :wink:


Pois eu acho que é a palavra que mais se adapta, após leitura das 50 páginas deste tópico(confesso que alguma delas, foram lidas na diagonal). :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

por joaopedroinvestidor » 11/10/2012 14:19

VirtuaGod Escreveu:Óptimo. Vou dar uma olhadela e talvez até o ponha na primeira página. Planeio fazer uma lista de papers bons para o pessoal mais interessado!!

Ao ver o teu o teu nome e avatar associei logo ao "Pedro e o Blog", por acaso não és esse Pedro pois não?


Não sou o Pedro de "Pedro e o Blog".
Deixo aqui um contributo da tese "Análise da performance de estratégias de fundos de investimento no longo prazo" da Cristina Rodrigues para seleccionar o melhor fundo de investimento.
fonte http://repositorio-iul.iscte.pt/bitstre ... rigues.pdf
Cumpts, Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 4/5/2007 18:58
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 11/10/2012 14:18

ui sabedoria, talvez um dia, por enquanto não é mais que pesquisa :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por jokerportuga » 11/10/2012 13:37

VirtuaGod Escreveu:O Pimco DI está "normal", não deve ter alterado a carteira pois já era mais arriscado que os outros :wink: Ou seja, ou outros aproximaram-se da carteira do Pimco D.I. o que para mim é sempre positivo :wink:


Segundo as tuas palavras, aparentemente aumentei um pouco o risco da minha carteira devido à % dos fundos na mesma.

Desde já o meu obrigado pela explicação e exposição da tua sabedoria em prol de todos... :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

por VirtuaGod » 11/10/2012 13:24

Chico_laranja Escreveu:Manushe

Isso basicamente é um reporte da performance do fundo no passado.


SIM SIM, por amor de Deus ng pense que isto é a % que vão ganhar se investirem, são as performances passadas, e como diz sempre o disclamer, performances passadas não são garantia de rentabilidade futura.

Não há garantia de capital nestes fundos, podes resgatar daqui a 1/3 ou 5 anos menos dinheiro do que o investido. Aquilo que vês não são taxas com as do depósito a prazo, aquilo são performances passadas. Se não tens a certeza do que vais fazer investe pouco dinheiro/ aumenta devagarinho ou nem invistas mesmo porque o comportamento dos fundos pode ser o "normal" mas assustares-te porque não estavas à espera e resgatar a perder. O medo e o pânico quando um fundo desce não deve ser menosprezado, principalmente quando não se sabe como funcionam os fundos.

Nestes fundos podes PERDER dinheiro investido. Não há nem garantia de capital, nem garantia de rentabilidade.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 11/10/2012 13:18

fcortez Escreveu:Bem, foi mesmo para satisfazer a curiosidade, de qualquer modo essa alteração só perceptível se tiveres os dados do dia anterior, não é assim?


Sim, e temos, os dados da variação do fundo

fcortez Escreveu:Não consigo perceber essa alteração se for por exemplo consultar o documento neste momento ou consigo?

Se for possível, como?


Os fundos de investimento só são obrigados a dizer trismestralmente os movimentos de carteiras. Só daqui a uns tempos teremos a "certeza" que mudaram de política. Normalmente passado um mês ou dois aparece uma notícia na bloomberg ou WSJ a confirmar :)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por fcsat » 11/10/2012 12:32

Bem, foi mesmo para satisfazer a curiosidade, de qualquer modo essa alteração só perceptível se tiveres os dados do dia anterior, não é assim?

Não consigo perceber essa alteração se for por exemplo consultar o documento neste momento ou consigo?

Se for possível, como?

Continua a ser curiosidade, não quero ficar viciado :)

Abraço




VirtuaGod Escreveu:
fcortez Escreveu:Bom dia

Como ver esses movimentos de que falam nesses fundos?!

É algo que se deva estar atento?

Obrigado

FC


Vemos na morningstar.pt, nos links que tenho na primeira página. É actualizado diariamente com a variação do dia anterior. Não é algo que tens de estar necessáriamente atento, é só para os mais "viciados" :twisted:

A partir de certa altura consegues "prever" +/- o comportamento que o fundo vai ter devido ao comportamento ao longo do dia dos vários mercados internacionais. E quando o comportamento deixa de ser o que esperas, normalmente é porque a carteira do fundo foi alterada. Não é a primeira vez que acontece. :wink:
 
Mensagens: 56
Registado: 23/11/2007 15:40
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 11/10/2012 12:20

jokerportuga Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Não estás com certeza, numa situação "normal" ele teria subido ontem e manteve-se inalterado.


Curioso...
Os 2 PIMCO que menciono e o PIMCO DI ficaram com uma rentabilidade de 0% com base nos dados do mercado de ontem.


O Pimco DI está "normal", não deve ter alterado a carteira pois já era mais arriscado que os outros :wink: Ou seja, ou outros aproximaram-se da carteira do Pimco D.I. o que para mim é sempre positivo :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por jokerportuga » 11/10/2012 12:14

VirtuaGod Escreveu:Não estás com certeza, numa situação "normal" ele teria subido ontem e manteve-se inalterado.


Curioso...
Os 2 PIMCO que menciono e o PIMCO DI ficaram com uma rentabilidade de 0% com base nos dados do mercado de ontem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

por VirtuaGod » 11/10/2012 12:11

fcortez Escreveu:Bom dia

Como ver esses movimentos de que falam nesses fundos?!

É algo que se deva estar atento?

Obrigado

FC


Vemos na morningstar.pt, nos links que tenho na primeira página. É actualizado diariamente com a variação do dia anterior. Não é algo que tens de estar necessáriamente atento, é só para os mais "viciados" :twisted:

A partir de certa altura consegues "prever" +/- o comportamento que o fundo vai ter devido ao comportamento ao longo do dia dos vários mercados internacionais. E quando o comportamento deixa de ser o que esperas, normalmente é porque a carteira do fundo foi alterada. Não é a primeira vez que acontece. :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por fcsat » 11/10/2012 12:05

Bom dia

Como ver esses movimentos de que falam nesses fundos?!

É algo que se deva estar atento?

Obrigado

FC



jokerportuga Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:O PIMCO Total return (gerido pelo Bill Gross) e o Pimco Investment Grade (gerido de forma muito semelhante/correlacionada) têm vindo a aumentar o risco gradualmente. Devem ter feito alterações no início da semana por exemplo. Mudaram bastante o comportamento. (quando eu digo bastante temos que ter em consideração que são fundos geridos com muita cautela e uma ligeira diferença já é uma "grande" alteração). Mas estão cada vez menos expostos a treasuries. :wink:


Também notei algum "movimento" anormal deste fundo(PIMCO Total Return) na última semana.
O mesmo se passou com o PIMCO Global Bond ou estarei enganado.

Os 2 representam cerca 50% da minha carteira.

Deverei olhar para eles a partir de agora com mais atenção?
 
Mensagens: 56
Registado: 23/11/2007 15:40
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 11/10/2012 12:04

jokerportuga Escreveu:O mesmo se passou com o PIMCO Global Bond ou estarei enganado?


Não estás com certeza, numa situação "normal" ele teria subido ontem e manteve-se inalterado.

jokerportuga Escreveu:Deverei olhar para eles a partir de agora com mais atenção?


Não penso ser necessário.

Parece-me que a PIMCO como empresa adoptaram uma perspectiva ligeiramente mais ariscada, quiça num comité/reunião de fim do 3º trimestre :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por jokerportuga » 11/10/2012 10:59

VirtuaGod Escreveu:O PIMCO Total return (gerido pelo Bill Gross) e o Pimco Investment Grade (gerido de forma muito semelhante/correlacionada) têm vindo a aumentar o risco gradualmente. Devem ter feito alterações no início da semana por exemplo. Mudaram bastante o comportamento. (quando eu digo bastante temos que ter em consideração que são fundos geridos com muita cautela e uma ligeira diferença já é uma "grande" alteração). Mas estão cada vez menos expostos a treasuries. :wink:


Também notei algum "movimento" anormal deste fundo(PIMCO Total Return) na última semana.
O mesmo se passou com o PIMCO Global Bond ou estarei enganado.

Os 2 representam cerca 50% da minha carteira.

Deverei olhar para eles a partir de agora com mais atenção?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

por chico_laranja » 11/10/2012 10:29

Manushe Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Altura certa para quê? Não percebi a questão? Para vender?


Sim VG. Ainda estou a pensar em termos da lógica dos DPS: X quantia rende uma % Y ao fim de um determinado tempo...
Na verdade, eu ainda não consegui perceber bem como se calcula a rentabilidade de um fundo em função do tempo.

Por exemplo, no EEF Equity Consumer Staples R Acc que é um fundo maioritariamente de ações,

Rent. Anualiz. % 08-10-2012
Ano 12.37
3 anos anualiz. 16.04
5 anos anualiz. 5.68
10 anos anualiz. 5.02

logo - dizem os manuais - de manter a longo prazo. Mas para que esperar 10 anos, se este atinge o seu pico ao fim de 3 e depois está sempre a decrescer?
De certeza que há aqui capitalização de capital, de outra forma não faz nenhum sentido para mim. Desculpa a minha ignorância mas algo me está a escapar.

Já agora, e sem querer pretender qualquer vinculação de opinião, aqueles 3 fundos que eu mencionei têm uma boa correlação entre eles para o meu investimento inicial de 4000?


Manushe

Isso basicamente é um reporte da performance do fundo no passado.

Quem investiu há exactamente 1 ano ganhou 12.37% (Se vendeu agora tem que retirar o IRS pois há mais valias), quem investiu há 3 anos ganhou uma média de 16.04%/ano e por aí em diante.

Falta-te ter em atenção uma coisa muito importante no mundo extra DPs. Ganhos passados não garantem ganhos futuros.

Isto não é como um depósito a prazo que há partida já sabes quanto vais ganhar ao fim de x tempo com certeza absoluta.

Se no último ano este fundo ganhou 12.37%, no próximo pode ganhar 20, 15, 10, 5, 0% ou até perder 5, 10, 15, 20%....
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], ciliegino, Google [Bot], Goya777, JoeP, m-m, morinni, mquinaz, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, psandrade, Shimazaki_2, Tx9262 e 210 visitantes