Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pickbull » 30/1/2012 22:32

@VG:

Conheces algum site para procurar fundos em que dê para filtrar os que tem cobertura cambial?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 30/1/2012 1:24

Pessoalmente não invisto em fundos denominados noutras moedas por falta de conhecimentos como já afirmei, o câmbio acaba por ser o mais importante, algo que não sei analisar e pode ter fortes impactos negativos (oupositivos) no fundo. De resto acho bem. O PIMCO é "aquele" fundo e o do brasil penso que pode dar bons frutos!!

P.S. Ainda por cima estes fundos em moeda estrangeira só disparam em 2009/2010 aquando do início da crise Europeia. Acho que param de render tão rapidamente como começaram se a crise se resolver!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por aerios » 30/1/2012 0:06

Obrigado pela rápida resposta VG.

Depois de alguma leitura sobre fundos, estou a pensar constituir a carteira abaixo com 5k:

Fundos obrigações Sharpe Peso Carteira
PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E EUR (Hedged) Accumulation 0,97 30%
Nordea-1 Swedish Bond Fund E 2,75 30%
UBS (LUX) BOND FUND - AUD P 2,75 30%

Fundos ações
BNY Mellon Brazil Equity A EUR 1,25 10%

Qual a vossa opinião?

Cumpts,
JG
 
Mensagens: 18
Registado: 28/7/2009 17:22
Localização: 13

por VirtuaGod » 29/1/2012 23:36

o INC distribui capitais, como as acções que pagam dividendos. Os ACC acumulam e apenas o valor da Unidade de Participação valoriza!

Os ACC são melhores pois são fiscalmente mais eficientes. Mesmo que reinvistas no fundo o $ que ele distribuiu a verdade é que não será a mesma quantidade de dinheiro uma vez que já pagaste impostos sobre ele.

Os 25% de impostos que pagas sobre a distribuição podiam estar a valorizar.

EDIT: As contas estavam mal feitas. A diferença não é assim tão grande. Amanhã faço umas novas que tb fiquei curioso para ver se a diferença é grande.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por aerios » 29/1/2012 23:15

Boa noite!

Qual a diferença entre um fundo Acc e um fundo Inc?

Obrigado.
 
Mensagens: 18
Registado: 28/7/2009 17:22
Localização: 13

CHAPEAU

por NELASamonta » 29/1/2012 2:36

chapeau virtuagood
obrigado pelas dicas e por fornecer literacia financeira a muitas pessoas como e o meu caso.
bem haja!!
 
Mensagens: 28
Registado: 4/5/2011 5:32
Localização: 17

por VirtuaGod » 28/1/2012 16:46

"O rácio de Sharpe é uma medida de rendibilidade-risco desenvolvida pelo prémio Nobel William Sharpe. É calculado com os dados dos últimos 36 meses dividindo o excesso de rendibilidade obtida pelo fundo (face à de um activo sem risco) pelo desvio padrão desse mesmo excesso de rendibilidade. Quanto maior o rácio de Sharpe melhor o comportamento do fundo no período analisado. O rácio de Sharpe mede, consequentemente, o excesso de rendibilidade por unidade de risco. " Glossário MorningStar

"Rácio de Sharpe: Determina se um fundo teve melhor desempenho do que um activo isento de risco (numerário) e a medida do risco assumida para atingir tal objectivo. Este índice não é mais do que o rácio entre o diferencial de retorno do fundo para um activo sem risco e a volatilidade do fundo. Um valor positivo (desempenho superior ao activo isento de risco) elevado significa que o gestor conseguiu uma boa combinação retorno-risco. Deve-se sempre optar por fundos com maior índice de Sharpe possível." - Perguntas frequentes BigOnline

EDIT: Em relação ao valor que deve ter é +/- 1. Gosto de fundos com rácio superior a 1. Algumas excepções podem ser feitas para fundos que levaram muita porrada recentemente mas são historicamente bons (Templeton G.B.) mas de uma forma geral um fundo com um rácio de SHARPE superior a 1 é bom. Atenção que isto é apenas uma medida. Qualquer dia faço um post de análise do fundo. Temos que ter sempre imensas coisas em análise. O Rácio de Sharpe é uma delas, mas devemos tb ver o desvio padrão, a carteira, e o seu comportamento face à categoria por exemplo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por fcpfcp » 28/1/2012 16:34

VirtuaGod, dizes que uma das coisas que devemos de olhar antes de meter a massa num fundo é ver o rácio de sharpe, importas-te de dizer o que é que esse rácio traduz no seu valor e qual o valor que que deve ter para podermos concluir se é um bom fundo ou não ?
Obrigada. :wink:
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por VirtuaGod » 28/1/2012 3:31

majomo Escreveu:Olá VirtuaGod,

vamos supor que tens 10000€ e vais constituir uma carteira de fundos.

No momento atual, numa perspectiva de uma rentabilidade 6%/7% TANB, quais os fundos que compravas?


A primeira página é actualizada frequentemente e tenho lá tb links para posts que acho relevantes em termos de construção de carteira.

O segredo para analisar um fundo é o rácio de SHARPE, o segredo para o peso ideal a alocar a um fundo é o desvio padrão. Vale a pena perderem 2/3 horas a analisar os fundos. Afinal no trabalho quanto recebem por 3 horas? Quanto é que representa ganhar mais um ou dois % na carteira por ano? E o conhecimento fica a vida inteira.

Se a preguiça for grande existe uma coisa chamada PIMCO Total Return :P :mrgreen: :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 28/1/2012 3:25

Sr_SNiper Escreveu:É gratuita salvo seja, que não há almoços de graça. Quanto é a comissão de gestão? Duvido que seja menos que os 5 euros que pagas quando compras as ações que te apetecerem


Estás a falar de comissão de gestão, guarda de títulos ou comissão de subscrição/resgate?

Comissão de gestão qualquer fundo tem!! Mas as % que vês de rentabilidades estão já líquidas disso.

Não pagas mais nenhuma comissão.

O que eu disse foi: Tens 10 000 euros em acções. Queres reforçar com 1000 euros. Pagas 5 ou 7 euros de compra do ETF/acção. E sempre que queiras reforçar mais 1000 euros voltas a pagar esses mesmo 5/7 euros. Começas logo negativo.

Tens 10 000 euros em fundos. Queres reforçar com 1000 euros. Reforças pura e simplesmente. Não há custos de subscrição, resgate ou guarda de títulos. Começas neutro, como deveria ser sempre...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Sr_SNiper » 28/1/2012 1:38

VirtuaGod Escreveu:
mushis Escreveu:Aproveito para colocar outra questão que me surgiu ao ler os posts deste topico:
Voces fazem rebalanceamento periódico na vossa carteira? Compram mais dos fundos que perderam e vendem os que ganharam, até chegar à % original?

E costumam fazer reforços?

obg!


Teoricamente deve-se fazer um rebalanceamento da carteira. Mas isso é na teoria pk na vida real há uma coisa chamada impostos, e aos venderes um fundo pagas logo 25% dos lucros para o Estado e quando vais comprar o outro fundo tens logo menos $ para o fazer. Este tipo de rebalanceamento é fiscalmente muito ineficaz.

Sobre reforços posso dizer que é uma parte importante. Comprando de forma periódica (tipo 6 em seis meses etc). E como a compra destes fundos é gratuita (ao contrário das ordens de bolsa) o reforço torna-se simples e uma excelente arma para obter mais rentabilidade.

Podes juntar as duas e ir rebalanceando com os reforços 8-) O melhor de dois mundos!!

É gratuita salvo seja, que não há almoços de graça. Quanto é a comissão de gestão? Duvido que seja menos que os 5 euros que pagas quando compras as ações que te apetecerem
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por majomo » 27/1/2012 21:43

Olá VirtuaGod,

vamos supor que tens 10000€ e vais constituir uma carteira de fundos.

No momento atual, numa perspetiva de uma rentabilidade 6%/7% TANB, quais os fundos que compravas?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por VirtuaGod » 27/1/2012 20:43

mushis Escreveu:Aproveito para colocar outra questão que me surgiu ao ler os posts deste topico:
Voces fazem rebalanceamento periódico na vossa carteira? Compram mais dos fundos que perderam e vendem os que ganharam, até chegar à % original?

E costumam fazer reforços?

obg!


Teoricamente deve-se fazer um rebalanceamento da carteira. Mas isso é na teoria pk na vida real há uma coisa chamada impostos, e aos venderes um fundo pagas logo 25% dos lucros para o Estado e quando vais comprar o outro fundo tens logo menos $ para o fazer. Este tipo de rebalanceamento é fiscalmente muito ineficaz.

Sobre reforços posso dizer que é uma parte importante. Comprando de forma periódica (tipo 6 em seis meses etc). E como a compra destes fundos é gratuita (ao contrário das ordens de bolsa) o reforço torna-se simples e uma excelente arma para obter mais rentabilidade.

Podes juntar as duas e ir rebalanceando com os reforços 8-) O melhor de dois mundos!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 27/1/2012 20:38

ruicarlov Escreveu:Ou então há o reverso da moeda, como é o meu caso, em que comprei PIMCO num máximo, que só 6 meses depois é que voltou ao valor inicial.



Sim. Penso que este é um exemplo do pior que pode acontecer. Sempre se pode ir comprando em fases! Tipo 33% este mês 33% em Fevereiro e 33% em Março! 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por mushis » 27/1/2012 17:40

Aproveito para colocar outra questão que me surgiu ao ler os posts deste topico:
Voces fazem rebalanceamento periódico na vossa carteira? Compram mais dos fundos que perderam e vendem os que ganharam, até chegar à % original?

E costumam fazer reforços?

obg!
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

por ruicarlov » 27/1/2012 17:02

Ou então há o reverso da moeda, como é o meu caso, em que comprei PIMCO num máximo, que só 6 meses depois é que voltou ao valor inicial.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por Pickbull » 27/1/2012 17:00

mushis Escreveu:Parabens VG e restantes contribuidores.

Pois, voces estão todos contentes =) mas os outros tb querem =)
Se esses fundos estão em máximo histórico, é pq nao sao bons para comprar agora. Talvez pudesses adicionar uma secção ao 1º post, relativa a oportunidades de negocio. o que está bom para comprar agora, no curto e longo prazo. é so uma sugestão para melhorares ainda mais este thread.
obg! novamente! e um ab e bons negócios!


Depende da maneira que se negoceia.

Para mim se está em máximos é um muito bom sinal e estou disposto a comprar caro para vender depois ainda mais caro. :lol:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por mushis » 27/1/2012 16:53

Parabens VG e restantes contribuidores.

Pois, voces estão todos contentes =) mas os outros tb querem =)
Se esses fundos estão em máximo histórico, é pq nao sao bons para comprar agora. Talvez pudesses adicionar uma secção ao 1º post, relativa a oportunidades de negocio. o que está bom para comprar agora, no curto e longo prazo. é so uma sugestão para melhorares ainda mais este thread.
obg! novamente! e um ab e bons negócios!
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

por VirtuaGod » 27/1/2012 0:30

JonhyRico Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Só para informar que com a subida ESPETACULAR de ontem e hoje os PIMCO estão em máximos históricos :shock: :shock: :P :P :mrgreen: :mrgreen: ( e os templeton estão quase)!!


E a minha carteira BEST está com uma valorização espectacular... =)

VG, porque estão a subir assim tanto?


E ainda nem tens a actualização de hoje que eles (best) só actualizem no dia seguinte pelas 11 da manhã.

Não sei mesmo. Isto está a subir mesmo com muita força! Por um lado é terem chegado à conclusão que não é o fim do mundo, por outro pode ser o efeito janeiro O que é o "efeito Janeiro"? sei lá. Já aprendi que não vale a pena prever nem tentar "racionalizar" os comportamentos dos mercados!

Mas estou felícissimo que estejam a subir. Já não era sem tempo!! :wink: [/url]
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 27/1/2012 0:25

VirtuaGod Escreveu:Só para informar que com a subida ESPETACULAR de ontem e hoje os PIMCO estão em máximos históricos :shock: :shock: :P :P :mrgreen: :mrgreen: ( e os templeton estão quase)!!


E a minha carteira BEST está com uma valorização espectacular... =)

VG, porque estão a subir assim tanto?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 27/1/2012 0:10

Só para informar que com a subida ESPETACULAR de ontem e hoje os PIMCO estão em máximos históricos :shock: :shock: :P :P :mrgreen: :mrgreen: ( e os templeton estão quase)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 26/1/2012 23:57

aerios Escreveu:Boa tarde!

De volta aos fundos de investimento, agradecia a vossa opinião sobre o fundo: Nordea-1 Norwegian Bond Fund E EUR

http://nandt.org/~taxi/NorwegianBondFundE.pdf

Obrigado.


Estou a ver que os gajos do BEST te deram a ladainha toda LOL

A pergunta que queres fazer não é se o fundo é bom. Essa pergunta é fácil demais responder, basta veres as estrelas MorningStar.

A tua pergunta é se a coroa norueguesa se irá continuar a valorizar face ao Euro. E essa pergunta infelizmente ultrapassa um pouco os meus conhecimentos. Eu até acho que sim, pk a Noruega é um país sólido com uma Balança Comercial Positiva (principal razão para a valorização de uma moeda) mas...

Por alguma razão no primeiro post só tenho fundos em euros. Eu quando compro o fundo quero o fundo apenas, só aceito esse risco. Não me interessa assumir risco câmbial.

Principalmente para uma pessoa que assumiu estar a começar a estudar como o investimento funciona devias começar com mais simplicidade. Não quero dizer que investir em moeda estrangeira é negativo. Pode-te trazer bons lucros. Apenas te quero salientar os riscos.

Lê aqui este tópico:

Governo pede cautela nos depósitos em moeda estrangeira (ao leres o tópico tenta descobrir quem trabalha na banca ou não :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por aerios » 26/1/2012 16:53

Boa tarde!

De volta aos fundos de investimento, agradecia a vossa opinião sobre o fundo: Nordea-1 Norwegian Bond Fund E EUR

http://nandt.org/~taxi/NorwegianBondFundE.pdf

Obrigado.
 
Mensagens: 18
Registado: 28/7/2009 17:22
Localização: 13

Re: Brasil Notes 2015

por aerios » 25/1/2012 17:35

VirtuaGod Escreveu:
aerios Escreveu:Sou novo nestas andanças, mas quero coemçar a aprender a mexer na massa.

Pode dar-me a sua opinião sobre o produto Brasil Notes 2015 que me foi proposto pelo BEST e que já adquiri:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd22650.pdf

Obrigado.
JG


Tenho a opinião +/- o sniper. Mas ainda por cima detesto estruturados. Mas pelo que vi este até pode dar umas croas porque é (na minha opinião) uma boa altura para comprar brasil. Pode ser que tenhas sorte...


Pelo menos o capital está garantido, o resto mais tarde se verá!

Retiro o que disse, acabei de ser contatado pelo banco a dizer que já não houve plafond para mim :(
 
Mensagens: 18
Registado: 28/7/2009 17:22
Localização: 13

por Sr_SNiper » 25/1/2012 2:24

cibernauta Escreveu:O gestor de conta do BEST está a recomendar comprar titulos do tesouro portugues que diz estar a dar 10% limpos em 1 ano e 8 meses. Diz que enquanto a troika estiver cá não há problema que é capital garantido.

Como o gestor é novo não tem a minha confiança, mas gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado.

Se fosse eu dizia-lhe para por isso por escrito, e como ele não iria pôr ( partindo do princípio que ele não é estúpido), pergunta-lhe porquê não ponha já que era garantido. Depois enviava um email ao banco best a referir essa situação e para a cmvm.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 190 visitantes