Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JonhyRico » 11/7/2012 19:54

Estava distraído e não tinha visto o EEF Equity Consumer Staples R Acc.

Há alguma das 30 e tal páginas deste tópico onde fales mais detalhadamente dele?

Então no caso deste, a rentabilidade de 12 meses é 20.72 e a de 3 anos é de 18.94, o que faz com que não seja um bom momento de entrada. Certo?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 11/7/2012 17:41

JonhyRico Escreveu:Estive a dar uma vista de olhos nos fundos de acções que recomendas.

Threadneedle Amer Ret Net EUR Acc

ING (L) Invest Food & Bev X EUR

Vontobel Global Value Equity C

Nordea-1 Global Stable Equity E

Todos têm cobertura cambial?



É exactamente o Vontobel Global Value Equity C o único que não tem. Talvez por isso te tenha parecido tão bonito, com a desvalorização do euro


Quando entro no rating e risco no site da Morningstar a Rentabilidade média é dada baseada em que periodo?


3 anos

O Vontobel Global Value Equity C parece-me ser o mais interessante desses 4 para quem, como eu, não quiser ficar com o coração nas mãos de vez em quando.


Prefiro o EEF Equity Consumer Staples R Acc que foi o primeiro fundo de acções recomendado, e por enquanto o único no TOP da primeira página. Este tem cobertura câmbial.

Suponho que nestes fundos o timing de entrada seja ainda muito mais importante que nos de obrigações. Assim sendo, como o fazes tu?


Correcto. Evitaria entrar quando a valorização dos últimos 12 meses é superior à anualizada dos últimos 3 anos.

Uso o mesmo sistema nos fundos de obrigações.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 11/7/2012 11:52

Estive a dar uma vista de olhos nos fundos de acções que recomendas.

Threadneedle Amer Ret Net EUR Acc

ING (L) Invest Food & Bev X EUR

Vontobel Global Value Equity C

Nordea-1 Global Stable Equity E

Todos têm cobertura cambial?

Quando entro no rating e risco no site da Morningstar a Rentabilidade média é dada baseada em que periodo?

O Vontobel Global Value Equity C parece-me ser o mais interessante desses 4 para quem, como eu, não quiser ficar com o coração nas mãos de vez em quando.

Suponho que nestes fundos o timing de entrada seja ainda muito mais importante que nos de obrigações. Assim sendo, como o fazes tu?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 11/7/2012 8:22

VirtuaGod Escreveu:
Luis19 Escreveu:Virtua, tens opinião formada sobre o fundo ES Liquidez (quando comparado com os DP's) ?


Ora bem...o E.S. Liquidez.

Sobre o Liquidez em si não tenho muita opinião. Podes ver a carteira aqui: http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991336&from=listafundos

O Liquidez sofre dos mesmos males que me levou a retirar o Logística da primeira página:

1 Excesso de exposição a Portugal
2 É um FEI
3 Fundo de investimento demasiado "certinho"

Passo a explicar o meu problema com os pontos anteriores:

1. Se isto der o estoiro não há por onde fugir e terá um impacto no fundo gigantesco

2. FEI (fundo especial de investimento) quer dizer que segundo a CMVM é um "Produto Financeiro Complexo". Porque é que o regulador colocou um fundo de investimento como um Produto Financeiro Complexo não percebo mas assumo que as razões não serão as melhores. A CMVM tem como objectivo a protecção do investidor e se eles dizem "Cuidado", a menos que eu saiba MUITO bem o que estou a fazer não invisto.

3. Fundo certinho... digamos que é mais daquelas "bom demais para ser verdade". Como é que um fundo com carteira de investimento paga sempre o mesmo?? Enquanto a carteira der mais que os 4 ou 4.5% liquido que eles pagam está tudo bem mas e depois?? Parece o BPP, pagava tudo bem e uns 6% fixo até aos investimentos passarem a correr mal...

Dito isto se acho que o fundo vai estoirar?? Duvido muito, muito mesmo, mas o seguro morreu de velho. Se a opção de tomada de risco nacional for consciente recomendo uma olhadela ao E.S. Rendimento PLUS que ao menos está com uma rentabilidade que se coaduna melhor ao risco. Basta dizer que está com 13.5% liquido a 12 meses e este ano (desde Janeiro) já vai com 11%. A rentabilidade deste ano está quase em 25% anualizado (líquido), é este o risco que se toma com um fundo destes. Ao menos pegue num que paga realmente pelo risco :twisted:

Sou uma pessoa muito conservadora e também os fundos em que invisto têm rentabilidades semelhantes/superiores ao liquidez com um risco muito menor.

Uma olhadela a fundos como o PIMCO Diversified Income ou o Emerging Market Bonds vê rapidamente fundos com rentabilidades superiores e muito mais diversificados que o Líquidez. A verdade é que as pessoas assumem que há uma relação directa entre volatilidade/desvio padrão e o risco, e em abono da verdade muitas vezes é assim, é assim que se ensina no mundo académico/teórico, mas na realidade não é bem assim. Os riscos que estes fundos tomam não estão patentes no desvio padrão, porque com um desvio padrão quase inexistente teria de haver um risco quase inexistente, o que não acontece.

P.S. O E.S. Obrigações Europa que está na primeira página comprou recentemente Obrigações do Tesouro e com um timming muito perto de perfeito, subiu aí uns 4% num ápice devido a isso. Aqui está um fundo com exposição controlada a Portugal que se tem portado muito bem recentemente para quem acredita no nosso país. Não é FEI, tem tido um comportamento excelente e parece-me bem gerido. É o único fundo Português na primeira página e por aí vê-se bem a minha opinião.


O E.S. Liquidez é bom para, como está na página da casa gestora, manter pelo prazo máximo de 30 dias... É um fundo de tesouraria não para investir. Se fôr para tesouraria é um fundo até aceitável sendo que tem sempre risco portugal, ou seja, para algumas pessoas, o ganho não compensa o risco...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por msa81 » 11/7/2012 1:23

Boa noite caríssimos,

Que acham do fundo E.S. Liquidez?
 
Mensagens: 2
Registado: 10/7/2012 16:42

por VirtuaGod » 10/7/2012 19:17

Só para dizer que estes últimos dias tenho andado bastante contente com o comportamento dos fundos.

Desde 29 de Junho que deram um salto (todos) agora vamos a ver se se mantêm a estes valores. Espero que os PIMCO e AXA e assim segurem uma possível queda dos mais arriscados.

De qualquer forma uma carteira bem diversificada rendeu 1.5 a 2% desde 29 de Junho.

Aquele que para mim é o fundo dos fundos (embora seja discutível claro), o Carmignac Patrimoine A EUR Acc - FR0010135103 subiu 3.5%. Templeton na ordem dos 2.5%, PIMCOS na ordem dos 0.75%. Isto para não falar dos fundos de acções que não param de subir. O EEF Equity Consumer Staples R Acc já subiu uns 6% desde que o acrescentei à primeira página. Estes últimos 10 dias tem sido $ para toda a gente :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 10/7/2012 18:55

Pickbull Escreveu:Usei simplesmente a função CORREL.

Se o PIMCO T.R. subir 0.06% e o PIMCO D.I. subir 0.16% a correlação é 100% mas a rentabilidade é bastante diferente.


Claro. Estou só a falar na perspectiva de diversificação.


ah... claro... comprar PIMCO é cmprar mais do mesmo quase sempre. São super correlacionados entre eles tirando algumas excepções (como o R.R. no ano passado).

PIMCO pode e deve ser visto como um único fundo com diferentes riscos/retornos, pouco mais. Eles seguem todos (ou quase como já referi) o que se decide nas reuniões de estratégia.

Eu falo em PIMCO D.I. como o ideal para investir se só tivesse 1000 euros (na minha opinião porque o risco é sempre muito pessoal).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 10/7/2012 18:49

Usei simplesmente a função CORREL.

Se o PIMCO T.R. subir 0.06% e o PIMCO D.I. subir 0.16% a correlação é 100% mas a rentabilidade é bastante diferente.


Claro. Estou só a falar na perspectiva de diversificação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 10/7/2012 18:40

fcpfc Escreveu:Tenho uns trocos disponiveis e como tal estava a pensar em por num fundo com risco reduzido, e como sou "verde" vinha pedir uma opinião sobre um fundo do Big,do qual sou cliente,JPMorgan US Bond com ISIN:LU0115104423. Que tal ?
Obrigada.


Eu sei que o risco varia de pessoa para pessoa mas um fundo obrigaccionista com 12% de desvio padrão não é muito de "risco reduzido".

Tem noção que o fundo é em dólares correcto? Tem risco câmbial não se esqueça.

No que diz respeito ao fundo em si e batendo mais no ceguinho. PIMCO D.I. é a alternativa para risco semelhante. Para risco inferior o Pimco total return ou investment grade tb são de analisar. Todos disponíveis quer em euros quer em dólares no best A versão em Euros está na primeira página e a versão em dólares está aqui:http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=FOGBR05KHT

Menor risco e maior retorno. quer no curto prazo quer no longo (e maior rácio de Sharpe claro).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 10/7/2012 18:34

Pickbull Escreveu:VG,

Sendo a minha formação profissional feita com base nos números e tendo como amante o excel fiz umas continhas para ver a correlação entre alguns fundos.
(Nunca estou bem quieto cada vez que enfio qq na cabeça).

A minha base foram os dados semestrais dos 12 últimos trimestres (3 anos).

Se bem me lembro tens a tua carteira PIMCO TR + Templeton GB e ultimamente tens apostado no PIMCO DI.

Ora, tendo em conta a base anteriormente referida cheguei à conclusão que os PIMCO TR e DI tem uma correlação de 0,90.

Não achas que apostar num e noutro é mais do mesmo?


Usaste o Analysis toolpack? É o que uso...

Lembra-te que a correlação tem a haver com a direcção e não com a dimensão dessa direcção. Se o PIMCO T.R. subir 0.06% e o PIMCO D.I. subir 0.16% a correlação é 100% mas a rentabilidade é bastante diferente. No site do best até tens as cotações diárias dos últimos 12 meses e se testares com dados diários ainda têm maior correlação.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 10/7/2012 18:28

Falo contra mim. A primeira página já devia ter sido actualizada, mas para dizer a verdade é praticamente só para aumentar/incluir fundos.

As alterações principais são a descida de Templeton global bond do TOP para "Menções Honrosas". A primeira página está relativamente actual. Mas podes ver aqui os fundos da próxima actualização: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=77465&postdays=0&postorder=asc&start=804
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por fcpfcp » 10/7/2012 18:27

Tenho uns trocos disponiveis e como tal estava a pensar em por num fundo com risco reduzido, e como sou "verde" vinha pedir uma opinião sobre um fundo do Big,do qual sou cliente,JPMorgan US Bond com ISIN:LU0115104423. Que tal ?
Obrigada.
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por Pickbull » 10/7/2012 18:25

VG,

Sendo a minha formação profissional feita com base nos números e tendo como amante o excel fiz umas continhas para ver a correlação entre alguns fundos.
(Nunca estou bem quieto cada vez que enfio qq na cabeça).

A minha base foram os dados semestrais dos 12 últimos trimestres (3 anos).

Se bem me lembro tens a tua carteira PIMCO TR + Templeton GB e ultimamente tens apostado no PIMCO DI.

Ora, tendo em conta a base anteriormente referida cheguei à conclusão que os PIMCO TR e DI tem uma correlação de 0,90.

Não achas que apostar num e noutro é mais do mesmo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Pickbull » 10/7/2012 18:18

msa81 Escreveu:Boas,

Sou novato por aqui.
Quando foi a última actualização da lista de fundos recomendados na primeira página?
Não tendo sido entretanto actualizada, podemos considerar que acha essa a lista dos melhores fundos actualmente?

Obrigado!


Tem sido feitas actualizações nestes últimos dias/semanas.

O que não está actualizado é a data das actualizações. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por msa81 » 10/7/2012 16:45

Boas,

Sou novato por aqui.
Quando foi a última actualização da lista de fundos recomendados na primeira página?
Não tendo sido entretanto actualizada, podemos considerar que acha essa a lista dos melhores fundos actualmente?

Obrigado!
 
Mensagens: 2
Registado: 10/7/2012 16:42

por VirtuaGod » 10/7/2012 13:16

JonhyRico Escreveu:Fica a sugestão.


E é óptima sugestão. Eu é sou estúpidamente tímido e sem jeito o que torna improvável isso acontecer, pelo menos no curto prazo. Ainda por cima adorei a ideia de vídeo do Elias sobre as obrigações (até lhe vou pedir para ver se posso colocar na minha primeira página) mas não me vejo a fazer isso.

Sempre adorei coisas escritas, livros etc... vejo-me mais cedo a fazer megaposts com imagens do que vídeos :|
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 10/7/2012 12:54

VG, este é o tópico que mais consulto aqui no Caldeirão, sobretudo aquela primeira página.

Vou-te deixar aqui uma sugestão arrojada que acho que ia tornar o tópico ainda mais interessante. Ele já é o mais interessante para mim, mas com isto ia ser perfeito. =)

Que tal começares a fazer conteúdos em vídeo? Sobre os mais variados temas que abordas...

Por exemplo, podes fazer um a mostrar como navegas e vês as informações gerais de cada fundo, podes fazer um a mostrar como vês se os fundos estão muito ou pouco relacionados, podes mostrar fundos com diferentes riscos e rentabilidades, etc etc.

Fica a sugestão.
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por Pickbull » 10/7/2012 11:19

Sim, até uso mais o do Best porque assim tb apanho só o que está disponível por eles.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 10/7/2012 10:39

Tb tens usado o site do Best? É com base na morningstar, não melhora muito isso das categorias, mas o quadro rentabilidade/risco que eles têm é espetacular...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 10/7/2012 0:55

VirtuaGod Escreveu:Não deixa de ser verdade. Se calhar vou clarificar um pouco isso. Mas penso que não tens dificuldades em diversificar, qual é a dúvida? Para que precisas de ajuda? Penso que ou estás a complicar ou só precisas de uma ajudazinha extra para veres a luz :mrgreen: :mrgreen:


A ajuda que realmente preciso era arranjar um filtro (e um site) a sério que me ajudasse a simplificar esse trabalho.

Como por exemplo as categorias e/ou benchmarks da morningstar se aquilo estivesse melhor.

Depois de feita uma escolha criteriosa para cada categoria iria então procurar ver a correlação entre eles (nem que fosse a olhómetro).

Basicamente era uma base de dados ultra completa que precisava. :P

Mas pronto, com a tua ajuda e com mais ou menos trabalho na pesquisa lá me vou safando. ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 10/7/2012 0:32

Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:Conheces algum site onde possa calcular a correlação de vários fundos?


Consegues fazer isso no excel mas dá um trabalhoooooo. Mas assim a olho deve ser baixa. Comportamento em 2008 e 2011 é o oposto. Feeling e conhecimentos teóricos tb vem à baila. Obrigações dinamarquesas são de qualidade, europa emergente são de risco. Já aí tens a tua baixa correlação. Pelos comportamentos em 2008, 2009 e 2011 tb vês logo a falta de correlação...

Estou certo que vês a baixa correlação tão bem como eu! É só aplicares a máxima de que baixa correlação é sinónimo de diversificação.


Exacto. Daí que aplicar apenas o DP acaba por ser curto.


Não deixa de ser verdade. Se calhar vou clarificar um pouco isso. Mas penso que não tens dificuldades em diversificar, qual é a dúvida? Para que precisas de ajuda? Penso que ou estás a complicar ou só precisas de uma ajudazinha extra para veres a luz :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 10/7/2012 0:06

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:Conheces algum site onde possa calcular a correlação de vários fundos?


Consegues fazer isso no excel mas dá um trabalhoooooo. Mas assim a olho deve ser baixa. Comportamento em 2008 e 2011 é o oposto. Feeling e conhecimentos teóricos tb vem à baila. Obrigações dinamarquesas são de qualidade, europa emergente são de risco. Já aí tens a tua baixa correlação. Pelos comportamentos em 2008, 2009 e 2011 tb vês logo a falta de correlação...

Estou certo que vês a baixa correlação tão bem como eu! É só aplicares a máxima de que baixa correlação é sinónimo de diversificação.


Exacto. Daí que aplicar apenas o DP acaba por ser curto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 9/7/2012 22:40

Pickbull Escreveu:Conheces algum site onde possa calcular a correlação de vários fundos?


Consegues fazer isso no excel mas dá um trabalhoooooo. Mas assim a olho deve ser baixa. Comportamento em 2008 e 2011 é o oposto. Feeling e conhecimentos teóricos tb vem à baila. Obrigações dinamarquesas são de qualidade, europa emergente são de risco. Já aí tens a tua baixa correlação. Pelos comportamentos em 2008, 2009 e 2011 tb vês logo a falta de correlação...

Estou certo que vês a baixa correlação tão bem como eu! É só aplicares a máxima de que baixa correlação é sinónimo de diversificação.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 9/7/2012 22:20

VirtuaGod Escreveu:Não interessa o activo ser diferente se a correlação é a alta.


Sim, é um facto. Conheces algum site onde possa calcular a correlação de vários fundos?

VirtuaGod Escreveu:Diz-me os fundos com desvio padrão semelhante de que falas... Podem ter baixa correlação!!


LU0159064566 e LU0173792911

Isto foi só um exemplo. Tenho mais "casos" nessa situação.


VirtuaGod Escreveu:A "minha" diversificação é feita com base em correlação. O Desvio padrão é um "corta caminho", uma "rule of tumb". E está longe de ser minha, antes fosse, o gajo que "descobriu" isso ganhou um prémio nobel da economia :wink:


Por mim levas um voto para prémio caldeireiro e já não ficas nada mal. ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 9/7/2012 21:09

Que fundos??

Não interessa o activo ser diferente se a correlação é a alta. No caso dos fundos serem eles próprios diversificados temos de analisar a correlação entre fundos. Diz-me os fundos com desvio padrão semelhante de que falas... Podem ter baixa correlação!! Como disse há casos especiais como o JPM Income Opportunity.

Pelo que percebi a tua diversificação é feita com base no DP. Ter activos de baixo, médio e alto risco.


A "minha" diversificação é feita com base em correlação. O Desvio padrão é um "corta caminho", uma "rule of tumb". E está longe de ser minha, antes fosse, o gajo que "descobriu" isso ganhou um prémio nobel da economia :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], iniciado1, jguerreiro.network, joao garcao, latbal, novato, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Pmart 1, trend=friend e 161 visitantes