Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 28/8/2012 21:25

Não ainda não fiz nada em excel. :oops: Quando tiver alguma coisa partilharei com gosto :wink:

P.S. O PIMCO D.I. deverá hoje ultrapassar os 10% YTD :) :)
Editado pela última vez por VirtuaGod em 29/8/2012 1:14, num total de 5 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 28/8/2012 20:50

VirtuaGod Escreveu:
majomo Escreveu:Olá VirtuaGod,

no site da morningstar.pt consegues obter o historial das cotações diárias de cada um dos fundos?


Na morningstar não sei mas no best podes obter até 12 meses de cotações diárias. Ao entrar na "página principal" de um fundo no topo superior direito há umas opções. Um PDF, imprimir, definições e histórico de cotações.

Uso isso para veres covariâncias entre fundos, backtests de carteiras etc...

A minha próxima ideia é fazer uma matriz de covariâncias e tentar fazer algo semelhante a um "Minimum Variance Portfolio"

Efficient Portfolios in Excel Using the Solver and Matrix Algebra


Olá VG,
tenho andado a fazer umas leituras, depois do que aqui foi escrito acerca da análise dos fundos... :roll: 8-)

E a parte do portefólio ideal e das co-variâncias chamou-me à atenção.
Os vídeos que vi foram em inglês e não deu para entender tudo convenientemente à primeira.
Percebi o objetivo.

Tu já usaste o excel para tentar fazer alguma coisa... seria extremamente interessante fazer isso usando os teus fundos.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por LTCM » 27/8/2012 22:09

majomo Escreveu:


Obrigado LTCM,
confirma-me s.f.f. se entendi, para o fazer no excel supondo uma análise diária:
devo calcular a rentabilidade diária e depois é só usar a função desvio-padrão.

Para anualizar basta multiplicar pela raiz quadrada do número de dias que usei...(esta parte não percebi bem porquê, mas também não tenho se saber... :roll: )


Desvio-padrão anualizado
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por VirtuaGod » 27/8/2012 22:07

Às vezes tb vou ver o desvio padrão a um ano no site do best. Tb tem lá a 5 anos.

Sobre como fazer o desvio padrão no excel a minha ajuda infelizmente não poderá ser mais que de te dizer para pesquisares "Calculate standard deviation" e/ou "Calculate standard deviation excel" no google :cry:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 27/8/2012 20:13



Obrigado LTCM,
confirma-me s.f.f. se entendi, para o fazer no excel supondo uma análise diária:
devo calcular a rentabilidade diária e depois é só usar a função desvio-padrão.

Para anualizar basta multiplicar pela raiz quadrada do número de dias que usei...(esta parte não percebi bem porquê, mas também não tenho se saber... :roll: )
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por LTCM » 27/8/2012 19:48

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por majomo » 27/8/2012 18:44

VirtuaGod Escreveu:
majomo Escreveu:
majomo Escreveu:Como é que se calcula o desvio padrão através das cotações?


Nunca calculei. Uso o desvio padrão da morningstar, é o desvio padrão dos últimos 3 anos.


Mas, tens ideia como são feitos esses cálculos... assim poderia analisar para outros períodos que não os da morningstar. :roll:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por VirtuaGod » 23/8/2012 19:19

majomo Escreveu:Para ti, basicamente os indicadores de escolha são o desvio padrão e o Rácio de Sharpe?


Inicialmente faço um "apanhado" do tipo de activos que pretendo, tendo em consideração a correlação. Temos de escolher fundos com activos diversos.

Depois escolho os fundos que se têm comportado melhor com base no desvio padrão e rácio de Sharpe (tens aqueles que considero melhores na primeira página). Tentando evitar fundos com performances do outro mundo pois temos de evitar "perseguir performance".

majomo Escreveu:Qual o período de análise? últimos 30 dias, último ano, 3 anos...


Normalmente últimos 3 anos. Faço uma excepção para ver a performance de 2008 para saber como o fundo se comporta em situações adversas extremas.

majomo Escreveu:Como é que se calcula o desvio padrão através das cotações?


Nunca calculei. Uso o desvio padrão da morningstar, é o desvio padrão dos últimos 3 anos.

majomo Escreveu:A zona geográfica de investimento e a constituição dos ativos em carteira que peso têm na tua análise?


Bastante porque faz parte da estratégia de diversificação. Gosto muito de fundos obrigacionistas emergentes mas tb de países desenvolvidos. Mas temos de ter noção do que cada fundo tem em carteira para podermos diversificar.

majomo Escreveu:É devido à volatilidade que não privilegias as ações ou devido à atual situação dos mercados?


Devido à volatilidade. O Objectivo deste tópico é mesmo pôr as pessoas a investir com baixa volatilidade. Mesmo na minha opinião não é o investimento "perfeito", sendo que considero a forma de investimento debatido no tópico do LTCM com a mais perfeita de longo prazo. Mas realisticamente, nem toda a gente está a poupar para a reforma, muita gente tem medo de "perdas/drawdowns" de 25% etc. Este tipo de investimento é mais para as pessoas adversas ao risco e ou investem em períodos idealmente de 3 a 5 anos, mas também pretendem mais que os 3 ou 4% que os depósitos a prazo dão.

Mas também falo de fundos de acções de baixa volatilidade sendo o EEF Equity Consumer Staples R Acc o meu favorito e único que está no TOP.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 23/8/2012 19:03

luissm Escreveu:E qual a tua opinião sobre estes fundos?


Demasiado exposto às acções em mercados emergentes. E seé para longo prazo o volatility não tem retorno suficientemente alto que justifique estar na carteira.

Pessoalmente começava a introduzir uns fundos obrigacionistas emergentes e High yield, com peso proveniente dos fundos de mercados accionistas, com o objectivo de diminuir o risco da carteira sem grande impacto na rentabilidade.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 23/8/2012 18:17

Volto a colocar as questões...

Para ti, basicamente os indicadores de escolha são o desvio padrão e o Rácio de Sharpe?
Qual o período de análise? últimos 30 dias, último ano, 3 anos...

Como é que se calcula o desvio padrão através das cotações?

A zona geográfica de investimento e a constituição dos ativos em carteira que peso têm na tua análise?

É devido à volatilidade que não privilegias as ações ou devido à atual situação dos mercados?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por LTCM » 23/8/2012 1:02

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por majomo » 23/8/2012 0:10

luissm Escreveu:
luissm Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:As tuas recomendações são as da 1ª página certo?


Sim, os que estão no TOP. Recomendo PIMCO para quem está a começar e depois de lhe apanhares o "bichinho"/perceberes o funcionamento evoluíres para outros fundos.



Eu já tenho alguns e entretanto fui realocando a carteira.

E partilho da tua opinião em relação à PIMCO, mas tb tenho em boa conta o Franklin e a BlackRock, tenho a ideia que tem muito bons os fundos.

Atualmente tenho:

PIMCO TOTAL RETURN BOND

BPI BRASIL

AMUNDI ABSL VOLATILITY WORLD EQT

DWS CHINESE EQUITIES NC

ESPIRITO SANTO AFRICA

FUNDO ESAF BRASIL

FRANKLIN INDIA

E estou a pensar fazer uma mexida na carteira, espero que este teu tópico ajude, pois está excelente.



Mestre VirtuaGod, qual o melhor sitio para analisar os gráficos destes fundos? Da última vez que coloquei aqui um gráfico, tu corrigiste-me indicando outro que era o mais correto.

E qual a tua opinião sobre estes fundos?

Estou a pensar subscrever alguns dos que tens na 1ª página, o objectivo é Longo Prazo.


Podes ver aqui http://www.morningstar.pt/pt/
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por LUISSM3 » 22/8/2012 22:36

luissm Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:As tuas recomendações são as da 1ª página certo?


Sim, os que estão no TOP. Recomendo PIMCO para quem está a começar e depois de lhe apanhares o "bichinho"/perceberes o funcionamento evoluíres para outros fundos.



Eu já tenho alguns e entretanto fui realocando a carteira.

E partilho da tua opinião em relação à PIMCO, mas tb tenho em boa conta o Franklin e a BlackRock, tenho a ideia que tem muito bons os fundos.

Atualmente tenho:

PIMCO TOTAL RETURN BOND

BPI BRASIL

AMUNDI ABSL VOLATILITY WORLD EQT

DWS CHINESE EQUITIES NC

ESPIRITO SANTO AFRICA

FUNDO ESAF BRASIL

FRANKLIN INDIA

E estou a pensar fazer uma mexida na carteira, espero que este teu tópico ajude, pois está excelente.



Mestre VirtuaGod, qual o melhor sitio para analisar os gráficos destes fundos? Da última vez que coloquei aqui um gráfico, tu corrigiste-me indicando outro que era o mais correto.

E qual a tua opinião sobre estes fundos?

Estou a pensar subscrever alguns dos que tens na 1ª página, o objectivo é Longo Prazo.
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

por santasnoites » 21/8/2012 0:32

Dá uma saltada ao tópico do LTCM que pessoalmente me parece mais dentro daquilo que pretendes.

obrigado, de facto não conhecia o tópico, irei aprender bastante com o mesmo, assim como tenho aprendido neste.
 
Mensagens: 75
Registado: 26/5/2009 13:01
Localização: 10

por VirtuaGod » 20/8/2012 23:35

Estava aqui a ver os fundos e até fiquei :shock:

O EEF Equity Consumer Staples R Acc subiu 31.6% no último ano, acima dos 26.2% do S&P 500. Conseguiu isso ainda por cima com uma volatilidade de apenas 8.3 face a uma volatilidade de 15 (+/-) do S&P 500.

Nem o ETF VDC (mesmo sector que o fundo) conseguiu tal proeza, com "apenas" um ganho anual de 23% com uma volatilidade de 9.5.

Impressionante este fundo, já subiu quase 10% desde que o pus na primeira página (início de Junho).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 20/8/2012 23:31

VirtuaGod Escreveu:Pergunta. Sempre me vais dando ideias para umas perguntas e respostas para colocar na primeira página :wink:

majomo Escreveu:
1) Como é que tu avalias a volatilidade através do desvio-padrão, ou seja, há alguma percentagem a partir da qual consideras mais volátil?


Não há um padrão pré-definido de volatilidade. A volatitidade do S&P 500 é de 15 e do Barclays US Agg Bond TR (obrigações dos Estados Unidos) é de 3.

O resto é contigo. Pessoalmente gosto muito de fundos entre os 6 e os 8/9, pois a rentabilidade já não é tão limitada pelo baixo desvio padrão. O PIMCO Diversified Income tem sido um favorito meu.

majomo Escreveu:2) Como é que calculas a percentagem a alocar em cada ativo?


Pego em fundos que acredito que vão subir, os mais diversificado possível. Depois os que têm menor desvio padrão terão mais peso. Podes fazer contas para ficar certinho mas assim a olho chega.

majomo Escreveu:3) Como calculas a correlação entre dois fundos? É através das cotações e do excel?


Faço através do excel, mas se seguires as cotações diáriamente durante 15 dias apercebeste logo o que é correlacionado com o quê e qual o peso que deve ter na carteira para minimizar as variações de curto prazo!


Vou perguntando... :wink:

Para ti, basicamente os indicadores de escolha são o desvio padrão e o Rácio de Sharpe?
Qual o período de análise? últimos 30 dias, último ano, 3 anos...

A zona geográfica de investimento e a constituição dos ativos em carteira que peso têm na tua análise?

É devido à volatilidade que não privilegias as ações ou devido à atual situação dos mercados?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por VirtuaGod » 20/8/2012 21:19

Pergunta. Sempre me vais dando ideias para umas perguntas e respostas para colocar na primeira página :wink:

majomo Escreveu:
1) Como é que tu avalias a volatilidade através do desvio-padrão, ou seja, há alguma percentagem a partir da qual consideras mais volátil?


Não há um padrão pré-definido de volatilidade. A volatitidade do S&P 500 é de 15 e do Barclays US Agg Bond TR (obrigações dos Estados Unidos) é de 3.

O resto é contigo. Pessoalmente gosto muito de fundos entre os 6 e os 8/9, pois a rentabilidade já não é tão limitada pelo baixo desvio padrão. O PIMCO Diversified Income tem sido um favorito meu.

majomo Escreveu:2) Como é que calculas a percentagem a alocar em cada ativo?


Pego em fundos que acredito que vão subir, os mais diversificado possível. Depois os que têm menor desvio padrão terão mais peso. Podes fazer contas para ficar certinho mas assim a olho chega.

majomo Escreveu:3) Como calculas a correlação entre dois fundos? É através das cotações e do excel?


Faço através do excel, mas se seguires as cotações diáriamente durante 15 dias apercebeste logo o que é correlacionado com o quê e qual o peso que deve ter na carteira para minimizar as variações de curto prazo!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 20/8/2012 20:04

VirtuaGod Escreveu:
majomo Escreveu:Dos casos apresentados, escolheria o "portefólio ideal", devido à rentabilidade e à evolução das suas cotações...


Essa evolução mais "certinha" é o resultado da diminuição da volatilidade.

Para ser correcto não é por causa da rentabilidade que preferes o "Portefólio Ideal", dado que todos os activos subiram 100% mas sim do rácio rentabilidade/voltalidade. Por isso é que nem todos os ganhos são iguais. Se para ganhar 10% o activo teve um comportamento calmo (baixa volatilidade) não se pode comparar com 10% de um activo volátil (como as acções) em que se calhar antes de ganhar esses 10% se esteve a perder 8% por exemplo.

A volatilidade e risco que uma pessoa está disposta a "correr" torna os ganhos muito diferentes em diferentes activos e carteiras. E mesmo que ambos os activos tenham volatilidade e rentabilidade semelhante uma mistura de ambos pode tornar uma carteira melhor no que diz respeito à rentabilidade/volatilidade.

O activo A e o activo B têm comportamentos semelhantes (sobem 2 pontos e descem 1 sucessivamente) mas como são negativamente correlacionados é possível fazer um activo híbrido, neste caso um carteira com 50% de cada activo, com um melhor rácio rentabilidade/voltalidade (ou retorno/risco). O activo C (chamemos activo C ao "Portfolio ideal") não existe no mercado, é algo feito por nós combinando diversos activos. Entre esses activos temos acções de diversos sectores e/ou países e obrigações igualmente de diversos sectores/países.

O objectivo final é mesmo ir buscar a rentabilidade de cada um dos sectores com uma diminuição da volatilidade da carteira como um todo.


majomo Escreveu:Outra questão, foi-me proposto para análise, numa base algo conservadora este fundo de obrigações
2]1]FOPRT$$ALL_593&PensionId=]Pictet-Emerging Local Currency Debt-R EUR...
A ideia é diversificar relativamente ao Pimco TR

O que achas deste tipo de obrigações e do fundo?


Esse fundo, embora bom perde para o Templeton Glbl Total Return N Acc €, que embora ainda não esteja na primeira página anda algures por aqui no tópico e estará no TOP em breve. Sobre se é suficientemente consevador ou não cabe a cada um saber o risco que pretende tomar. O risco é fácil de ver na secção "Rating e Risco". Quanto mais alto o desvio padrão maior o risco (volatilidade)

Na tomada de decisão de investirmos num fundo devemos olhar para o "Desvio Padrão", para saber se a volatilidade é aceitável para o nosso tipo de risco mas tb para o Rácio de Sharpe que nos diz se algo semelhante ao rácio Retorno/Risco, ou seja, quanto mais alto maior o retorno que esse fundo teve por cada unidade de risco.

Resumindo, quanto mais baixo o desvio padrão mais baixo a volatilidade/risco. Quanto mais alto "Rácio de Sharpe" melhor é o fundo num óptica de rentabilidade tendo em consideração o risco.

Qualquer um dos fundos mencionados (e não podia ser de outra forma pois são ambos do mesmo estilo) são boa diversificação face ao PIMCO TR pois têm baixa correlação com ele.


Obrigado pela tua disponibilidade para me responderes...
mais algumas questões... :roll: :lol:

1) Como é que tu avalias a volatilidade através do desvio-padrão, ou seja, há alguma percentagem a partir da qual consideras mais volátil?

2) Como é que calculas a percentagem a alocar em cada ativo?

3) Como calculas a correlação entre dois fundos? É através das cotações e do excel?

Cumprimentos,
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por VirtuaGod » 20/8/2012 15:25

majomo Escreveu:Dos casos apresentados, escolheria o "portefólio ideal", devido à rentabilidade e à evolução das suas cotações...


Essa evolução mais "certinha" é o resultado da diminuição da volatilidade.

Para ser correcto não é por causa da rentabilidade que preferes o "Portefólio Ideal", dado que todos os activos subiram 100% mas sim do rácio rentabilidade/voltalidade. Por isso é que nem todos os ganhos são iguais. Se para ganhar 10% o activo teve um comportamento calmo (baixa volatilidade) não se pode comparar com 10% de um activo volátil (como as acções) em que se calhar antes de ganhar esses 10% se esteve a perder 8% por exemplo.

A volatilidade e risco que uma pessoa está disposta a "correr" torna os ganhos muito diferentes em diferentes activos e carteiras. E mesmo que ambos os activos tenham volatilidade e rentabilidade semelhante uma mistura de ambos pode tornar uma carteira melhor no que diz respeito à rentabilidade/volatilidade.

O activo A e o activo B têm comportamentos semelhantes (sobem 2 pontos e descem 1 sucessivamente) mas como são negativamente correlacionados é possível fazer um activo híbrido, neste caso um carteira com 50% de cada activo, com um melhor rácio rentabilidade/voltalidade (ou retorno/risco). O activo C (chamemos activo C ao "Portfolio ideal") não existe no mercado, é algo feito por nós combinando diversos activos. Entre esses activos temos acções de diversos sectores e/ou países e obrigações igualmente de diversos sectores/países.

O objectivo final é mesmo ir buscar a rentabilidade de cada um dos sectores com uma diminuição da volatilidade da carteira como um todo.


majomo Escreveu:Outra questão, foi-me proposto para análise, numa base algo conservadora este fundo de obrigações
2]1]FOPRT$$ALL_593&PensionId=]Pictet-Emerging Local Currency Debt-R EUR...
A ideia é diversificar relativamente ao Pimco TR

O que achas deste tipo de obrigações e do fundo?


Esse fundo, embora bom perde para o Templeton Glbl Total Return N Acc €, que embora ainda não esteja na primeira página anda algures por aqui no tópico e estará no TOP em breve. Sobre se é suficientemente consevador ou não cabe a cada um saber o risco que pretende tomar. O risco é fácil de ver na secção "Rating e Risco". Quanto mais alto o desvio padrão maior o risco (volatilidade)

Na tomada de decisão de investirmos num fundo devemos olhar para o "Desvio Padrão", para saber se a volatilidade é aceitável para o nosso tipo de risco mas tb para o Rácio de Sharpe que nos diz se algo semelhante ao rácio Retorno/Risco, ou seja, quanto mais alto maior o retorno que esse fundo teve por cada unidade de risco.

Resumindo, quanto mais baixo o desvio padrão mais baixo a volatilidade/risco. Quanto mais alto "Rácio de Sharpe" melhor é o fundo num óptica de rentabilidade tendo em consideração o risco.

Qualquer um dos fundos mencionados (e não podia ser de outra forma pois são ambos do mesmo estilo) são boa diversificação face ao PIMCO TR pois têm baixa correlação com ele.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por majomo » 20/8/2012 12:28

VirtuaGod Escreveu:Se eu te desse a escolher das 3 hipóteses/acções que estão na imagem qual preferirias e pk? A "A", a "B" ou o "Portfolio Ideal"? Imaginando que eram activos diferentes.


Olá VirtuaGod,

volto ao exemplo do portefólio ideal...
Dos casos apresentados, escolheria o "portefólio ideal", devido à rentabilidade e à evolução das suas cotações...


Outra questão, foi-me proposto para análise, numa base algo conservadora este fundo de obrigações
2]1]FOPRT$$ALL_593&PensionId=]Pictet-Emerging Local Currency Debt-R EUR...
A ideia é diversificar relativamente ao Pimco TR

O que achas deste tipo de obrigações e do fundo?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por eagleman » 20/8/2012 11:47

VirtuaGod...estive a ler o teu tópico todo e decidi experimentar investir nos fundos/ETF's que recomendas. Mas tenho algumas dúvidas...

Pelo que pude perceber ao longo deste tópico tu só investes em fundos e ETF's em euros, correcto?

Pelo que também percebi, o fundo Pimco Total Return que sugeres é em euros. Não existe uma versão ETF desse fundo mas em euros?

Por último, apenas tenho 10000 euros para investir, como é que recomendas que distribua este montante? Ou seja, quais são os fundos ou ETF's em que devo investir e qual é a percentagem que coloco em cada um?

Espero que não sejam muitas questões...lol..mas ainda estou a começar nisto dos fundos e dos ETF's...

Já agora, o investimento será feito no BEST, na minha conta Best Trading Pro. Também tenho conta em dolares no BEST...just in case..

Cumps.
 
Mensagens: 19
Registado: 4/7/2012 13:33

por VirtuaGod » 20/8/2012 0:38

santasnoites Escreveu:e sobre estes ETFs o que te parece?

Lyxor ETF NASDAQ-100 A (EUR)

iShares MDAX (DE) (EUR)


Com uma performance a um ano de quase 50% não me parece que esse Lyxor seja com cobertura câmbial. O nasdaq teve um desempenho de 36% no último ano, o que bate certo pois o euro desvalorizou à volta de 15%. Por isso é como comprar QQQ directamente.

O MDAX segue o índice Mdax ("The MDAX® Index offers exposure to 50 German mid cap stocks"). Não tem nada que saber nem precisa de cobertura pois é em euros.

Agora sobre a alocação correcta na carteira que estes fETF's poderão ter numa carteira de longo prazo não tenho ainda formação/estudos suficientes para te informar sobre isso. Dá uma saltada ao tópico do LTCM que pessoalmente me parece mais dentro daquilo que pretendes. (Investimento o mais diversificado possível para muito longo prazo). Eu invisto em prazos mais curtos (3 a 5 anos) e foco-me demasiado em fundos obrigacionistas para quem pretende investir no muito longo prazo.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por santasnoites » 20/8/2012 0:14

e sobre estes ETFs o que te parece?

Lyxor ETF NASDAQ-100 A (EUR)

iShares MDAX (DE) (EUR)
 
Mensagens: 75
Registado: 26/5/2009 13:01
Localização: 10

por VirtuaGod » 19/8/2012 23:49

santasnoites Escreveu:O que pretendia era EFTs em euros mas relativamente aos indices da américa, aqui se calhar é preferivel ter EFT usd mas conta em usd? terei de qualquer maneira sempre o risco cambial? mas com a conta USD posso fazer o cambio quando pretender não é?


Isso é a questão com que muitos e ilustres gentes aqui do caldeirão se têm vindo a preocupar. Há quem não faça nenhum tipo de cobertura cambial e há quem opte por fazer seja via CFD's, opções ou futuros.

Mas para índices americanos o melhor mesmo é conta numa correctora estrangeira. Há quem esteja activamente à procura da "melhor" correctora para estes etf's. Pessoalmente devido os fundos, que é o que tenho usado recentemente para investir, ainda não me debrucei muito sobre isso se bem que a fidelity com o facto de não se pagar transacções em alguns etf's da ishares me tenha interessado bastante.

Sobre cobertura cambial é algo que tb não sei muito o que fazer ainda. Talvez não faça nenhuma cobertura câmbial mas me reforme nos EUA tipo Havai ou Califórnia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por santasnoites » 19/8/2012 22:56

tinha essa ideia,mas com a explicação simples e objetiva fiquei bastante esclarecido,obrigado.

O que pretendia era EFTs em euros mas relativamente aos indices da américa, aqui se calhar é preferivel ter EFT usd mas conta em usd? terei de qualquer maneira sempre o risco cambial? mas com a conta USD posso fazer o cambio quando pretender não é?
 
Mensagens: 75
Registado: 26/5/2009 13:01
Localização: 10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Apramg, Bing [Bot], ciliegino, Google [Bot], iniciado1, JoeP, m-m, maturidade, Minsk, mquinaz, MR32, Mr_ALL, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, Tx9262 e 223 visitantes