Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por frizeman » 29/8/2011 21:14

Obrigado pelas dicas. :wink:
 
Mensagens: 72
Registado: 5/8/2011 17:38
Localização: 16

por VirtuaGod » 29/8/2011 20:25

Frizeman Escreveu:Para já, estou a pensar subscrever os 2 primeiros fundos da lista do membro VirtuaGod.


De facto são os melhores e penso que estão neste momento em saldo.

Frizeman Escreveu:O PIMCO REAL RETURN, pode conduzir a perdas se o dolar valorizar, ( não sei se estou certo ), vamos ver.


A rentabilidade do Real Return nada tem a haver com a valorização/desvalorização do usd. Ele ganha se houver expectativas de inflação, e desce se essas expectativas foram muito altas, como em 2008 (estava-se a pensar que ia haver alguma inflação mas com a crise até houve deflação em países desenvolvidos. A variação do fundo tem a haver com as expectativas de inflação só e apenas...

Espero ter ajudado a esclarecer o funcionamento do fundo. Para um stop de 5% não vá muito mais longe que PIMCO Investment Grade pois senão pode ser apanhado numa queda apenas momentânea. :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por frizeman » 29/8/2011 18:20

Obrigado desde já aos membros que se dispuseram a opinar sobre o fundo que referi.

Para já, estou a pensar subscrever os 2 primeiros fundos da lista do membro VirtuaGod. Resolvi sair dos fundos High Yield após ter atingido perdas de 5%, valor definido logo à partida quando os adquiri.

O Templeton gostei, tem obrigações de paises que nada tem haver com a crise soberana.

O PIMCO, infelizmente não consegui ver a distribuição geográfica, mas como goza de boa reputação vamos experimentar.

O PIMCO REAL RETURN, pode conduzir a perdas se o dolar valorizar, ( não sei se estou certo ), vamos ver.

Desde já obrigado a todos.
 
Mensagens: 72
Registado: 5/8/2011 17:38
Localização: 16

por VirtuaGod » 27/8/2011 20:11

Frizeman Escreveu:Tem conhecimento deste fundo?


Oh... só agora que tava a dar uma espreitadela ao tópico à procura de um fundo que falei para ver se estava tudo a correr bem vi a questão! Quando assim é uma PM a avisar não me incomoda ;-)

Ora bem, esse fundo em breve será discutido aqui no tópico. É um fundo comparável ao AXA Inflation bonds que se encontra no TOP da primeira página pois o objectivo é o mesmo e são fundos cheios de TIPS (obrigações indexadas à inflação). Este PIMCO Real Return Hedged é um bom fundo, e prova disso é a rentabilidade que é cerca de 8% este ano (digo assim de cor pois era a rentabilidade no inicio da semana passada). É um excelente fundo, contudo devido ao "esticão" que os fundos indexados à inflacção é de esperar uma correcção, mas tb pode vir um QE3 e estes fundos ainda subirem mais. Recomendo que se comprar o mantenha mesmo que corrija uns 5%. A 2/3 anos é excelente investimento ;-)

Será uma boa alternativa face ao TOTAL RETURN


É bom para diversificar e fazer uma carteira com os dois, porque nada substituiu o Total Return :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 25/8/2011 9:31

Frizeman Escreveu:Estive a analisar o fundo PIMCO TOTAL RETURN, e nessa analise, deparei-me com este fundo também da PIMCO, o PIMCO GIS REAL RETURN EURO HEDGED.

Tem conhecimento deste fundo? Será uma boa alternativa face ao TOTAL RETURN?


São 2 fundos diferentes mas pessoalmente também gosto dele e tenho-o na minha carteira de fundos.

Desculpa a resposta curta mas estou mesmo de saída para fds prolongado. :mrgreen:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por frizeman » 25/8/2011 3:38

Estive a analisar o fundo PIMCO TOTAL RETURN, e nessa analise, deparei-me com este fundo também da PIMCO, o PIMCO GIS REAL RETURN EURO HEDGED.

Tem conhecimento deste fundo? Será uma boa alternativa face ao TOTAL RETURN?
 
Mensagens: 72
Registado: 5/8/2011 17:38
Localização: 16

por VirtuaGod » 19/8/2011 18:43

ruicarlov Escreveu:VG,

Em relação ao fundo que falou, ele não é tão recente assim. Na página geral diz que foi lançado em 2004.

No BEST, indo ao separador "Gráfico" e escolhendo "Graf. de Preços" consegue-se ver o historial desde o início do fundo, não apenas de 2009 para cima, e o que vejo não é bonito, pelo menos no que diz respeito a comportamento em crises.

Para resumir, em 2008 estava cotado a > 14. Veio a crise e caiu para abaixo dos 8. Hoje ainda não recuperou das perdas da crise do subprime.


Então já morreu :-(

Que vos parece este?? F&C Emerging Markets Bond C - Euro Hedged - LU0236182225. Parece-me digno de pelo menos uma menção honrosa! Esta +6% este ano e positivo este mês :wink:

@AFH Os "dividendos" são pagos semestralmente na conta à ordem.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por AFH » 19/8/2011 12:10

Estive a analisar o fundo E.S. Logística FII Inc - PTYEIXHM0008 que está em 3º no Top do VirtuaGod.
Desde 2008 que tem sempre rendibilidade na ordem dos 4% - paga dividendos semestrais.
Alguém sabe se os dividendos são "pagos" ou reinvestidos em UP (DRIP)?
 
Mensagens: 13
Registado: 8/8/2011 22:25
Localização: 16

por ruicarlov » 19/8/2011 11:17

VG,

Em relação ao fundo que falou, ele não é tão recente assim. Na página geral diz que foi lançado em 2004.

No BEST, indo ao separador "Gráfico" e escolhendo "Graf. de Preços" consegue-se ver o historial desde o início do fundo, não apenas de 2009 para cima, e o que vejo não é bonito, pelo menos no que diz respeito a comportamento em crises.

Para resumir, em 2008 estava cotado a > 14. Veio a crise e caiu para abaixo dos 8. Hoje ainda não recuperou das perdas da crise do subprime.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 19/8/2011 1:08

Era bonito que desse um gráfico não era?? :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 19/8/2011 0:55

VG,

pensei que houvesse algo, em tempos li-te ou a alguém sobre um tal de X-ray, é que seria imprescindível para ver os DD's conjuntos.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 19/8/2011 0:48

vset Escreveu:VG,

tudo bom?

a) qual é o teu top 10 actual?

Mais ou menos o mesmo (está na 1ª página), se bem que nesta altura me custa dizer para irem para os mais arriscados! Para começar o PIMCO T.R. ou I.G ou Templetons é capaz de ser o melhorzito! Quando a economia começar a melhorar e a confiança a aumentar é começar a alocar um pouco (20% max.) em high yield!!

vset Escreveu:
b) há algum link onde possamos fazer uma curva de rentabilidade da utilização de mais do que 1 fundo ?

Abraço e obrigado.


Excel só!! Tenho dados para PIMCO T.R e Templeton G.B.! Máximo que posso fazer é colocar aqui uma carteira com alocação nesses dois fundos (66, 33% é o meu recomendado). Lembra-te que pode ser uma sub-carteira de investimento (isto é representar apenas 50% da carteira total ou assim)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por vset » 19/8/2011 0:42

VG,

tudo bom?

a) qual é o teu top 10 actual?

b) há algum link onde possamos fazer uma curva de rentabilidade da utilização de mais do que 1 fundo ?

Abraço e obrigado.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Pickbull » 19/8/2011 0:41

VirtuaGod Escreveu:Hoje na minha eterna pesquisa de fundos encontrei um engraçado!! Ainda é recente, mas parece-me jeitoso! Pode ser que agrade a alguém para diversificar a carteira. Aqui fica: Threadneedle(Lux) Global EM S/T Bds DEH -LU0198724758 Mesmo este mês esta-se a portar bastante bem e está a cair apenas 1%. Nos últimos 12 meses está com um rácio de sharpe superior a 2 :)


Parece-me bem mas gosto de fundos que tenham histórico desde 2007/2008 para perceber melhor como se aguentam à bronca. :P

Também há este que é semelhante: JPM Emerging Markets Debt D (acc) - EUR (hedged) - LU0117898204
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 18/8/2011 23:58

Hoje na minha eterna pesquisa de fundos encontrei um engraçado!! Ainda é recente, mas parece-me jeitoso! Pode ser que agrade a alguém para diversificar a carteira. Aqui fica: Threadneedle(Lux) Global EM S/T Bds DEH -LU0198724758 Mesmo este mês esta-se a portar bastante bem e está a cair apenas 1%. Nos últimos 12 meses está com um rácio de sharpe superior a 2 :)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 18/8/2011 11:18

Menção honrosa: Prêmio, distinção conferida a uma pessoa, a uma obra, em concurso ou exame.

É o que se costuma dizer quando algo (carro, livro, etc) é bom o suficiente para se falar dele mas não é o TOP! São fundos relativamente bons que podem analisar, chegar à conclusão que gostam e diversificar o capital. Mas são fundos que pessoalmente não uso!!

O novo fundo tem muita divida da polónia... Pode ser que algém que trabalhe na jeronimo martins esteja a ler este tópico e ache que vale a pena divida polaca :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por JonhyRico » 18/8/2011 11:11

VirtuaGod Escreveu:Actualização a 17/08/2011

1. Nova divisão - Menções Honrosas
2. Despromoção do JPM Income Opportunity D (acc) EUR -LU0289473059 para a secção "Menções Honrosas"
3. Despromoção do Pictet-Emerging Local Currency Debt-HR EUR - LU0340554327 para a secção "Menções Honrosas"
3. Adição de UBS (Lux) BS Eurp Convergence P Acc - LU0214905043 na secção "Menções Honrosas"


Em que consiste a divisão "Menções Honrosas"? Que tipo de fundos estás a colocar lá?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por VirtuaGod » 17/8/2011 16:39

Actualização a 17/08/2011

1. Nova divisão - Menções Honrosas
2. Despromoção do JPM Income Opportunity D (acc) EUR -LU0289473059 para a secção "Menções Honrosas"
3. Despromoção do Pictet-Emerging Local Currency Debt-HR EUR - LU0340554327 para a secção "Menções Honrosas"
3. Adição de UBS (Lux) BS Eurp Convergence P Acc - LU0214905043 na secção "Menções Honrosas"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 14/8/2011 20:20

AFH Escreveu:Voltando ao mercado monetário, o Franco Suiço seria boa hipótese, uma vez que CHF/EUR tem vindo a valorizar no último mês?

Existe um fundo Parvest Short Term CHF N que é 100% cash. Tem vindo a valorizar bastante devido ao câmbio, embora na moeda original não tenha grandes ganhos.

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/s ... F0GBR04BS4


A Suíça tem taxas de juro mto baixas daí o fundo tb ter rentabilidades baixas.
É uma boa opção (tb tenho esse fundo na minha short list) mas é melhor ver como vai caminhar o câmbio uma vez que a Suíça anda a mexer-se para tentar desvalorizar o CHF (desvalorizou cerca de 10% face ao euro nos últimos 3 dias).
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por AFH » 14/8/2011 20:09

Voltando ao mercado monetário, o Franco Suiço seria boa hipótese, uma vez que CHF/EUR tem vindo a valorizar no último mês?

Existe um fundo Parvest Short Term CHF N que é 100% cash. Tem vindo a valorizar bastante devido ao câmbio, embora na moeda original não tenha grandes ganhos.

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/s ... F0GBR04BS4
 
Mensagens: 13
Registado: 8/8/2011 22:25
Localização: 16

por Pickbull » 13/8/2011 18:46

VirtuaGod Escreveu:Estás errado, confundiste os fundos!! O fundo canadiano é que tem só AAA e AA. O australiano já tem A e BBB!


É verdade. Já editei para não haver confusão. De olhar para tanto fundo já ando com os olhos trocados. :shock:

VirtuaGod Escreveu:Pelo que me parece ambos os fundos são bons, mas devido ao cambio é dificil aprofundar muito pk as estatísticas estão todas viciadas/alteradas!!


Se fizeres a análise pelo BEST dá para veres a evolução dos fundos na moeda original (na moringstar tb deve dar mas ainda não vi onde). Aí verás que a relação rentabilidade/volatilidade é bastante diferente num e noutro.

https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/s ... F0GBR04AKI]2]1]FOPRT$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=AUD&UniverseId=FOPRT$$ALL_593&BaseCurrencyId=AUD

https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/s ... F0GBR04AKO]2]1]FOPRT$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=CAD&UniverseId=FOPRT$$ALL_593&BaseCurrencyId=CAD

PS: Não consigo deixar o link directo (por causa dos parênteses rectos no endereço) mas ficam os endereços para copiar/colar.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 13/8/2011 18:30

Pickbull Escreveu:Pondo de lado o risco cambial o fundo em AUD aposta em obrigações de melhor qualidade (AAA e AA) enquanto que o fundo em CAD tem também na sua carteira obrigações A e BBB.


Estás errado, confundiste os fundos!! O fundo canadiano é que tem só AAA e AA. O australiano já tem A e BBB!

O fundo em CAD tem obrigações de mais qualidade, como o AFH referiu!!

O que eu gosto menos no do Canadá é a pouca diversificação (visto pelo menor nr de obrigações e pelo maior peso alocado às 10 maiores posições)!!

Pelo que me parece ambos os fundos são bons, mas devido ao cambio é dificil aprofundar muito pk as estatísticas estão todas viciadas/alteradas!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Pickbull » 13/8/2011 14:57

AFH Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
AFH Escreveu:Estes dois fundos de obrigações mistos CAD e AUD seriam uma boa opção?


Para proteger do euro? Os fundos que temos vindo a discutir são mercado monetário! Os que apresenta são mesmo fundos de investimento com a diferença de serem noutra moeda! Não consigo "ver" se são bons investimentos como fundo porque o câmbio estraga as estatísticas! Devem ser jeitosos porque um tem 3 estrelas e o outro 4 estrelas morningstar.

Mas o objectivo destes fundos seria proteger do euro com possibilidades de algum ganho extra em obrigações!! Parecem bons! Agora o problema seria CAD vs AUD!! 50%/50%??


Para proteger do Euro não tanto... é mais numa prespectiva de diversificação.
Coloquei-os porque estão dentro do tópico de Fundos de Investimentos de Obrigações e não por causa dos últimos posts relativos ao mercado monetário.

Encontrei informação relativa ao portfolio de cada fundo. O fundo CAD investe mais em obrigações de estado (Canadá). O fundo AUD que investe mais em empresas. O risco seria maior no AUD, parece-me.

UBS (Lux) BF CAD P Acc

UBS (Lux) BF AUD P Acc


Ambos os fundos têm a vantagem/desvantagem do câmbio que deve entrar em consideração aquando da compra. Se é para apostar nesses fundos sem risco cambial o ideal é escolher com cobertura cambial integrada ou então fazeres tu próprio essa cobertura.

Pondo de lado o risco cambial o fundo em CAD aposta em obrigações de melhor qualidade (AAA e AA) enquanto que o fundo em AUD tem também na sua carteira obrigações A e BBB.

Em termos de rentabilidade/risco (passada), e excluindo a evolução da moeda, o fundo em AUD parece-me bastante melhor (porque arrisca mais em obrigações de maior risco/rentabilidade) que o fundo em CAD.

Numa carteira com apenas esses 2 fundos a distribuição, ideal, do capital, para mim, seria 2 para 1. (Ex: 2000€ em AUD por cada 1000€ no CAD)
Editado pela última vez por Pickbull em 13/8/2011 18:37, num total de 1 vez.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por AFH » 13/8/2011 13:23

VirtuaGod Escreveu:
AFH Escreveu:Estes dois fundos de obrigações mistos CAD e AUD seriam uma boa opção?


Para proteger do euro? Os fundos que temos vindo a discutir são mercado monetário! Os que apresenta são mesmo fundos de investimento com a diferença de serem noutra moeda! Não consigo "ver" se são bons investimentos como fundo porque o câmbio estraga as estatísticas! Devem ser jeitosos porque um tem 3 estrelas e o outro 4 estrelas morningstar.

Mas o objectivo destes fundos seria proteger do euro com possibilidades de algum ganho extra em obrigações!! Parecem bons! Agora o problema seria CAD vs AUD!! 50%/50%??


Para proteger do Euro não tanto... é mais numa prespectiva de diversificação.
Coloquei-os porque estão dentro do tópico de Fundos de Investimentos de Obrigações e não por causa dos últimos posts relativos ao mercado monetário.

Encontrei informação relativa ao portfolio de cada fundo. O fundo CAD investe mais em obrigações de estado (Canadá). O fundo AUD que investe mais em empresas. O risco seria maior no AUD, parece-me.

UBS (Lux) BF CAD P Acc

UBS (Lux) BF AUD P Acc
 
Mensagens: 13
Registado: 8/8/2011 22:25
Localização: 16

por Pickbull » 13/8/2011 12:32

VirtuaGod Escreveu:Pelo menos já concordamos que o melhor é "investir" no fundo em moeda local!! :wink:


Se calhar por razões diferentes mas sim, reflectindo melhor parece-me melhor opção investir na moeda local.

Tentei ligar para o BEST mas dá-me sempre interrompido. De qualquer maneira já sei o que quero por isso irei subscrever os fundos em moeda local.

Obrigado pela discussão saudável. :P
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado: