Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fcsat » 23/10/2012 1:03

Boa noite VG

Li os teus últimos comentários e gostaria se tivesses um tempinho que me ajudasses a interpretar os gráficos indicados no "Interactive Scatter Plot Chart", no best.

Habitualmente faço a comparação através da selecção "gráfico" e depois vejo o "gráfico de crescimento" e/ou "gráfico de Rolling Returns".

Abraço
 
Mensagens: 56
Registado: 23/11/2007 15:40
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 23/10/2012 0:09

Amanhã ou Quarta devo fazer um post com o título "Fundos com exposição obrigacionista a Portugal e a (não) sustentabilidade das rentabilidades dos últimos 12 meses" :wink:

Um verdadeiro caso de "Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura" :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Carteira a Constituir

por VirtuaGod » 23/10/2012 0:06

VIXIUM Escreveu:
VIXIUM

Fundo Montante Classificação Morningstar
IE00B11XZB05 PIMCO 40.000 GOLD
IE00B11XZ103 PIMCO 25.000 SILVER
IE00B11XZ434 PIMCO 10.000 SILVER
IE00B1Z6D669 PIMCO 10.000 NOT RATED; 5*
LU0294220107 TEMPLETON 7.500 SILVER
LU0294221253 TEMPLETON 7.500 NOT RATED; 5 *
GRAND TOTAL 100.000


Gostei, embora apimentasse um pouco as coisas, mas já vi que não és de arriscar muito. Pelo menos nos Templeton não há razões para usares o Global Bond. Tem-se vindo a portar pior que o Total Return +/- com o mesmo risco. Colocaria mais $ no Pimco D.I. definitivamente. Estás a ser demasiado defensivo e se o boom das obrigações acabar vais sofrer em termos de rentabilidade. Se arriscares mais um pouco obtens mais diversificação o que é excelente para a carteira! Tá tudo muito concentrado em obrigações de alta qualidade (os PIMCO)!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 22/10/2012 23:46

Azul10 Escreveu:Também peguei em alguns fundos que achei interessantes das carteiras que fui vendo e criei um ficheiro em excel que planeio ir actualizando para me inteirar melhor sem o risco de ter mesmo dinheiro investido. Com simulações também se aprende qualquer coisa e à falta de dinheiro faz-se assim 8-)


Fazes bem, foi assim que aprendi tb. No site do BEST podes sacar até 12 meses de cotações passadas, tb é bom para "backtesting" :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 22/10/2012 23:45

Rick Lusitano Escreveu:And the winner is... :mrgreen:


US Fundamental growth!! Seria o único onde colocaria o meu $ e irá para a primeira página como "Menção Honrosa" mesmo que roce o limite do "baixo risco"!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 22/10/2012 23:40

Luis19 Escreveu:Virtua, aí vão algumas dúvidas:

1- Tens opinião sobre o ES Crescimento? (ISIN: PTYEVGLM0006);

2- Dentro da mesma categoria Morningstar (Misto defensivo EUR) quais as outras alternativas que te parecem melhores?

3- No site da Morningstar onde vês a volatilidade?

4- Para uma determinada categoria de fundos, que parâmetros segues para determinar os melhores fundos e/ou eventuais alternativas aos PIMCO (para quem não tem acesso aos PIMCO)?

5- Quando um fundo desce, fazes alguma espécie de AT (como quebra de Ltd) ao fundo antes de reforçares?

6- O que achas da ideia de colocares 2 ou 3 alternativas aos fundos que tens na 1ª página, para o pessoal que não tem acesso a alguns dos fundos que aí estão? Por exemplo no caso do PIMCO D.I., outras alternativas dentro da mesma categoria (Obrigações flexivel EUR) poderiam ser eventualmente o Pioneer Fds Euro Strat Bd, Franklin Strategic Income N Acc €-H1 ou o Invesco Global Total Ret (EUR) Bd E QD. (não sei se de facto existem alternativas melhores a estas que referi).


Isso são mesmo muitas perguntas, vou responder directo

1. Não tinha, não me parece um fundo desinteressante mas tb não o achei muito interessante. Exposição a Portugal não gosto!! :wink: É um fundo com outros fundos, acaba por ser um equipa a gerir fundos, prefiro faze-lo eu :wink:

2. Porque tem de ser dentro da mesma categoria? Não pode ser dentro do mesmo desvio padrão/risco? É só ires à primeira página e no TOP procurares fundos com devio padrão semelhante, de certeza que tem mais rentabilidade.

3. Onde diz "rating e risco".

4. Boa, o site do Best é excelente para pesquisar fundos. Mesmo que não sejas cliente eu recomendo. Se entrares no best e escolheres o fundo depois escolhe "Rentabilidade". Em baixo tens um "Interactive Scatter Plot Chart" com uma interessantíssima matrix risco/rentabilidade. O que eu faria sem essa matrix :pray:

5. Não. Desde que ele não caia um valor superior ao desvio padrão não faço nada. Nunca farei AT a um fundo. No máximo se não concordar com que o gestor tiver a fazer, e ele tiver a perder $, resgato o investimento. Já discordei de um gestor (o Bill Gross) mas ele mudou de ideias antes que os PIMCO caissem mais que o desvio padrão :mrgreen:

6. Partindo do principio que não vejo razões para ng conseguir ter acesso aos PIMCO + o ponto 5 não irei colocar alternativas. Não trás mais valia e só ia complicar a primeira página/dar-me trabalho que não penso que valha a pena!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 22/10/2012 23:49, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 22/10/2012 23:29

VIXIUM Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Boa noite
Não querendo abusar da paciência podem diversos bancos aplicar comissões de gestão (não de resgate ou de subscrição) diferentes das que aparecem na Morningstar?
Obrigado,
Cumprimentos,
VIXIUM


Vixium,

Pelo que até agora percebi, as comissões de gestão são debitadas directamente no próprio fundo. Pelo que os valores da rendibilidade são líquidos de comissões de gestão.

Rui


Boa tarde
Não era exactamente a isso que me referia. Sei que as comissões são debitadas directamente no próprio fundo. O facto é que as comissões têm um tecto aconselhado pela casa mãe. Mas cada banco pode, suponho, introduzir comissões até esse tecto? Ou estão todos os bancos a cobrar-se pelo tecto sugerido pela casa mãe? E todos os bancos a cobrarem as mesmas comissões de gestão?
Obrigado.
VIXIUM


Não são os bancos que cobram essas comissões, é a gestora. Se o fundo tem aquele ISIN são aquelas as taxas cobradas e nada mais. Isto em termos simples.
São participações de retalho.

Noutro aspecto, há é participações grandes/institucionais. A PIMCO cobra 1.4% a retalho mas participações superiores a 1 milhão, negociando directamente com eles bancos/instituicionais/pessoas com muito $ acho que conseguem uns 0.55% (isto na versão americana pois não sei se dá na europeia).

Mas se tem aquele ISIN são aquelas taxas de comissão de gestão!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 22/10/2012 23:25

@VIXIUM O que o SMALL1969 é 100% verdade. O fundo não irá desvalorizar se sairmos do euro. Nem iria muito provavelmente passar a escudos. Falamos de um fundo internacional em que se estão a marimbar se passamos para escudos ou não LOL

Contudo há sempre o problema político, seja por levantamento de barreiras à circulação de capital, como acontece na Islândia, seja pelo pagamento de impostos especiais no repatriamento de lucros, ou até as duas coisas.

O elemento político é sempre o mais complicado, veja-se o autêntico roubo aos PPRs http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=80928.

O problema é só esse. O Estado pode obrigar o banco a fechar as tuas posições e transformar em escudos etc. Eu penso que tal não aconteceria mas...

Como disse, a parte económica é simples, este fundos são em euros e sempre se manterão em euros. O problema é simplesmente a parte política e o ROUBO que se tem visto ultimamente!! Se um país sair do euro serão automáticamente bloqueados as transacções de $ com o estrangeiro e isso é que pode ser um problema!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 22/10/2012 23:18

fcpfc Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
fcpfc Escreveu:Alguem me sabe dizer onde posso vêr o valor do rendimento distribuido mensalmente pelo fundo, LU0192582467, durante este ano, ou outro qualquer que tenha esta politica de distribuição de rendimentos ?
Obrigada. :)


http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/s ... F0GBR0550R

Antes denais obrigado Figueiraa1, mas os 3.58 que lá aparecem, sabes dizer se corresponte ao ultimo pagamento feito ou ele é fixo até mudarem a quantia a ser paga ?


Normalmente é fixo, com uma outra alteração anual no máximo! 3.58% é a yield anual. Com pagamentos mensais isso vai dar muito perto de 0.3%. Ou seja vai-te distribuir cerca de 0.3% do valor do capital investido todos os meses. Simplissímo :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VIXIUM » 22/10/2012 22:51

Boa noite de novo
Talvez seja mais simples a resposta se colocar não apenas o ISIN mas o nome do fundo efectivamente, pela mesma ordem anterior.

Grato pelas respostas.
VIXIUM

=========================================================

IE00B11XZ434 PIMCO Funds: Global Investors Series Plc/ - Global Investment Grade Credit Fund – (SILVER)

IE00B11XZ103 PIMCO Global Bond Fund – (SILVER)

IE00B1Z6D669 PIMCO Diversified Income Fund – (not rated; 5 stars)

IE00B11XZB05- PIMCO Total return Bond e Acc HDG – (GOLD)

LU0294220107- Templeton Global Bond FD N Acc Eur - H1 (Silver)

LU0294221253 - Templeton Global Total ret N Acc Eur - H1 - (not rated; 5 stars)
 
Mensagens: 306
Registado: 21/10/2012 19:07
Localização: 16

Carteira a Constituir

por VIXIUM » 22/10/2012 22:46

Boa noite de novo:

Gostava que alguém me desse opinião sobre esta carteira a constituir. Montante inicial 100k com eventuais reforços na mesma proporção.

A opinião que gostaria de ter era sobre qual pensam que será o valor esperado da remuneração anual percentual (bem sei que o futuro não nos pertence mas vejo que há gente com muita experiência por aqui, nomeadamente o VirtuaGod) bem como se pensam que faz mais sentido outra alocação de capital e porquê.

Grato pelas eventuais respostas.

Obrigado.

VIXIUM

Fundo Montante Classificação Morningstar
IE00B11XZB05 PIMCO 40.000 GOLD
IE00B11XZ103 PIMCO 25.000 SILVER
IE00B11XZ434 PIMCO 10.000 SILVER
IE00B1Z6D669 PIMCO 10.000 NOT RATED; 5*
LU0294220107 TEMPLETON 7.500 SILVER
LU0294221253 TEMPLETON 7.500 NOT RATED; 5 *
GRAND TOTAL 100.000
 
Mensagens: 306
Registado: 21/10/2012 19:07
Localização: 16

por VIXIUM » 22/10/2012 22:22

SMALL1969 Escreveu:
VIXIUM Escreveu:...questionar se, em caso extremo de uma saída do Euro, um subscritor de fundos estará protegido com a moeda do fundo... Isto porque já aqui vi esta questão e hipoteticamente algumas pessoas a protegerem-se com fundos em moeda externa, NOK ou DKK.


Caro investidor. Parte de 2 ideias base para perceberes o que pode acontecer, e não te esqueças de um princípio: Os ratitos que saltam dos navios morrem afogados mas os ricos a sério não têm pátria (alguns nem vergonha).

1º ideia: Um fundo de investimento em qualquer coisa, é dono de essa coisa, quer sejam partes de empresa (acções) ou títulos de dívida (obrigações) ou outra coisa qualquer.
Se o fundo estiver em NOK, tu terás NOKs, e se o Euro descambar ou Portugal sair do Euro ou a Alemanha sair do Euro, tu ganhas mais ou estás melhor protegido.
Claro que o fundo está em NOKs, mas também investe parte em dívidas de empresas na Europa....portanto ganhas nos NOKS mas perdes alguma parte no valor.

2º O Governo em Portugal pode decretar o que quiser, em situação de crise.
Mesmo que tenhas depósitos em USD ou obrigações em NOKs, cá ou numa sucursal ou mesmo no estrangeiro, o Governo pode sempre decretar um imposto especial de 90% de lucros repatriados ou mesmo um imposto de capital sobre activos que tenhas no estrangeiro e queiras passar para cá, portanto ficarias sem a massa quando precisasses dela para comer.

Quer isto dizer que numa situação de ruptura só quem "esconde" a massa ilegalmente (muitos portugueses milionários já a passaram para a Suiça e off-shores, por exemplo) é que se vai safar. Ou quem muda a residência fiscal para outro lado ou quem muda mesmo de local.


Olá Small 1969

Agradeço a amabilidade da resposta.

Eu normalmente não parto de ideias (sobretudo pré-concebidas)...retiram as emoções. Mas no caso em que há dinheiro ao barulho e um eventual futuro de uma família com alguns filhos a coisa pia mais fino.

Percebo tudo o que diz e até apoio no domínio do racional. E os ricos são os ricos e não terão problemas nunca. Nem mesmo de vergonha...Não obstante, a questão não está nem no governo nem na possibilidade de taxar o que seja. Não sou tipo de fugir ou esconder e se puder manter-me na legalidade, com lucidez e informação, é o caminho que prefiro. Uma questão de, ao fazer a barba de manhã, não me sentir com vergonha do que vejo.

O facto é que um evento «especial» acontece de um dia para o outro. Seria um evento extraordinário, disruptivo, mas no campo das hipóteses, embora com baixa probabilidade, é passível de acontecer se o caminho escolhido continuar a ser este, ie, «assobiar a fingir que nada acontece...pelo menos até às eleições alemãs». A Europa pode querer um exemplo e um dos mais baratos seremos seguramente nós. De acordo com um estudo recente alemão, da Bertelesmann Foundation (http://www.spiegel.de/international/eur ... 61775.html) a Grécia pode-se pôr fora e é gerível. Mas fazendo a conta a Portugal também pode ser gerível embora mais caro. A questão é se a Alemanha e os nórdicos não quererão um exemplo para disciplinar o Sul. E o exemplo poderemos ser nós. Não me parece que este Orçamento de «cagaço» do Gaspar não tenha tido isso em consideração...(feeling).

Quanto à pergunta que fiz ela não é ingénua mas penso que não está a ser compreendida na sua totalidade. Bem sei que eu sou detentor do que seja. Mesmo se tiver um depósito à ordem em Euros eu tenho supostamente Euros...não, não tenho pois no dia seguinte a um evento deste tipo o Euro será convertido em Escudos e passo a ter escudos. E era aí que eu queria chegar. Enfim, era uma tentativa de conforto e mais um pormenor que um pormaior. Porque na Argentina houve produtos afectados - quase todos os correntes de liquidez - mas safaram-se as acções em empresas externas.

De qualquer das formas agradeço a forma objectiva como o small respondeu. Acontece que se o meu amigo é de 1969 eu já levo 10 anos de avanço a caminho do cemitério. Isto diz-me três coisas: vivi mais de perto o caos do 25 Abril e o que aconteceu na Bolsa nacional, apercebi-me provavelmente de uma forma mais evidente do que aconteceu na Argentina e, terceira,...infelizmente sou mais velho e precisarei de menos dinheiro até ao final da minha vida (e tenho também mais cagaço porque não tenho a pica ded quando tinha 40 anos...).

Um bem-haja pelas respostas.

VIXIUM
 
Mensagens: 306
Registado: 21/10/2012 19:07
Localização: 16

por SMALL1969 » 22/10/2012 20:25

VIXIUM Escreveu:...questionar se, em caso extremo de uma saída do Euro, um subscritor de fundos estará protegido com a moeda do fundo... Isto porque já aqui vi esta questão e hipoteticamente algumas pessoas a protegerem-se com fundos em moeda externa, NOK ou DKK.


Caro investidor. Parte de 2 ideias base para perceberes o que pode acontecer, e não te esqueças de um princípio: Os ratitos que saltam dos navios morrem afogados mas os ricos a sério não têm pátria (alguns nem vergonha).

1º ideia: Um fundo de investimento em qualquer coisa, é dono de essa coisa, quer sejam partes de empresa (acções) ou títulos de dívida (obrigações) ou outra coisa qualquer.
Se o fundo estiver em NOK, tu terás NOKs, e se o Euro descambar ou Portugal sair do Euro ou a Alemanha sair do Euro, tu ganhas mais ou estás melhor protegido.
Claro que o fundo está em NOKs, mas também investe parte em dívidas de empresas na Europa....portanto ganhas nos NOKS mas perdes alguma parte no valor.

2º O Governo em Portugal pode decretar o que quiser, em situação de crise.
Mesmo que tenhas depósitos em USD ou obrigações em NOKs, cá ou numa sucursal ou mesmo no estrangeiro, o Governo pode sempre decretar um imposto especial de 90% de lucros repatriados ou mesmo um imposto de capital sobre activos que tenhas no estrangeiro e queiras passar para cá, portanto ficarias sem a massa quando precisasses dela para comer.

Quer isto dizer que numa situação de ruptura só quem "esconde" a massa ilegalmente (muitos portugueses milionários já a passaram para a Suiça e off-shores, por exemplo) é que se vai safar. Ou quem muda a residência fiscal para outro lado ou quem muda mesmo de local.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por VIXIUM » 22/10/2012 19:51

Boa tarde de novo
Adicionalmente e não sei se escapou a alguém que saiba tinha interesse em perceber como funciona um fundo para um residente em Portugal. Mera pancada mas que às vezes é importante desmistificar. Quando se subscreve um fundo estamos em território neutro? Ou seja, somos independente do país onde estamos? Não por exemplo na taxa liberatória...E é precisamente isso que me leva a questionar se, em caso extremo de uma saída do Euro, um subscritor de fundos estará protegido com a moeda do fundo. A mesma pergunta será válida para USD ou qualquer outra moeda. Isto porque já aqui vi esta questão e hipoteticamente algumas pessoas a protegerem-se com fundos em moeda externa, NOK ou DKK. Mas se a fiscalidade que impera é a do território mãe de residência o fundo não se converterá na moeda de referência, escudos por exemplo, caso Portugal saisse do Euro? Nas accções é fácil perceber que tal não é possível uma vez que temos participação directa no capital de uma empresa e portanto se for em dólares então em dólares ficará. Mas um fundo não é bem a mesma coisa pois apenas indirectamente se detêm partes de empresas e neste caso, de baixo risco, obrigações de empresas. Fiscalmente será admissível a conversão ou não? Esta parece-me que é uma questão pertinente na medida em que, embora apenas em cenário catastrófico, poderá ser uma fuga para muitos. Recordo alguns amigos meus que, na Argentina, perderam tudo o que tinham em depósitos e mesmo noutras aplicações...não perderam as acções mas não consegui perceber a questão dos fundos. Até porque na altura não estavam muito em voga por aquelas bandas nem noutras partes do mundo.
Obrigado mais uma vez.
VIXIUM
 
Mensagens: 306
Registado: 21/10/2012 19:07
Localização: 16

por VIXIUM » 22/10/2012 19:43

Rick Lusitano Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Boa noite
Não querendo abusar da paciência podem diversos bancos aplicar comissões de gestão (não de resgate ou de subscrição) diferentes das que aparecem na Morningstar?
Obrigado,
Cumprimentos,
VIXIUM


Vixium,

Pelo que até agora percebi, as comissões de gestão são debitadas directamente no próprio fundo. Pelo que os valores da rendibilidade são líquidos de comissões de gestão.

Rui


Boa tarde
Não era exactamente a isso que me referia. Sei que as comissões são debitadas directamente no próprio fundo. O facto é que as comissões têm um tecto aconselhado pela casa mãe. Mas cada banco pode, suponho, introduzir comissões até esse tecto? Ou estão todos os bancos a cobrar-se pelo tecto sugerido pela casa mãe? E todos os bancos a cobrarem as mesmas comissões de gestão?
Obrigado.
VIXIUM
 
Mensagens: 306
Registado: 21/10/2012 19:07
Localização: 16

por Figueiraa1 » 22/10/2012 16:38

fcpfc Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
fcpfc Escreveu:Alguem me sabe dizer onde posso vêr o valor do rendimento distribuido mensalmente pelo fundo, LU0192582467, durante este ano, ou outro qualquer que tenha esta politica de distribuição de rendimentos ?
Obrigada. :)


http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/s ... F0GBR0550R

Antes denais obrigado Figueiraa1, mas os 3.58 que lá aparecem, sabes dizer se corresponte ao ultimo pagamento feito ou ele é fixo até mudarem a quantia a ser paga ?


Tenta calcular aqui:
http://www.investopedia.com/terms/y/yie ... z2A2h4RRpj

...ou aguarda que o VG explique.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por fcpfcp » 22/10/2012 16:13

Figueiraa1 Escreveu:
fcpfc Escreveu:Alguem me sabe dizer onde posso vêr o valor do rendimento distribuido mensalmente pelo fundo, LU0192582467, durante este ano, ou outro qualquer que tenha esta politica de distribuição de rendimentos ?
Obrigada. :)


http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/s ... F0GBR0550R

Antes denais obrigado Figueiraa1, mas os 3.58 que lá aparecem, sabes dizer se corresponte ao ultimo pagamento feito ou ele é fixo até mudarem a quantia a ser paga ?
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por Figueiraa1 » 22/10/2012 15:58

fcpfc Escreveu:Alguem me sabe dizer onde posso vêr o valor do rendimento distribuido mensalmente pelo fundo, LU0192582467, durante este ano, ou outro qualquer que tenha esta politica de distribuição de rendimentos ?
Obrigada. :)


http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/s ... F0GBR0550R
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por fcpfcp » 22/10/2012 15:55

Alguem me sabe dizer onde posso vêr o valor do rendimento distribuido mensalmente pelo fundo, LU0192582467, durante este ano, ou outro qualquer que tenha esta politica de distribuição de rendimentos ?
Obrigada. :)
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

por Midas » 22/10/2012 13:51

VirtuaGod Escreveu:Já vi que tenho muitas coisas a responder. Isto para além de dar um olá aos membros que não sendo novos optaram por começar a participar e já a dar o seu contributo pq pelo que vi dos fundos postados pelo Rick Lusitano gostei bastante (parece-me que pelo menos um desses vai parar à primeira página). Irei olhar com mais atenção amanhã ou Terça e dar o minha opinião mais fundamentada, assim como responder a quem fez perguntas, algumas delas bastante pertinentes :wink:



Fico contente por poder dar o meu contributo a este tópico, acrescentando estes fundos de acções.

E expectante em relação á analise destes fundos. :shock:

And the winner is... :mrgreen:


Rui
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 22/10/2012 10:11

elreidom Escreveu:Reparei que o primeiro lugar do top foi conquistado por outro fundo (PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc). Isso altera a teoria de uma subcarteira principal 66%-24% com "PIMCO total return" e "Templeton global bond"?


Não é que tenha sido conquistado, reorganizei os fundos e agora estão por desvio padrão. O PIMCO G.B. é o que tem menor desvio padrão, só isso! Se bem que é o que tem melhor rácio de sharpe tb, embora pessoalmente prefira o PIMCO D.I.

Na carteira nos dias que correm talvez mudasse o Templeton Global Bond pelo Templeton Total Return mas não haveria grande diferença. Essa carteira continua a bombar!! Infelizmente ainda não actulizei os gráficos, principalmente porque sem a morningstar.com (os fundos europeus já não apararecem na ".com") ainda me vai dar mais trabalho!!

Mas olha para os PIMCO primeiro, depois vais evoluindo :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Heisenberg » 22/10/2012 1:06

Vim aqui parar pela casualidade de ter terminado o investimento em obrigações, que iniciei há um ano: primeiro nas famosas OT de Jun.2012, logo depois na Parpública de Jul.2013. Estas vendi-as há pouco com receio da situação orçamental do próximo ano, mas com uma valorização simpática que não me permite contentar-me agora com o regresso aos depósitos a prazo... Então, depois de 5 anos a perambular pelo fórum, abri pela primeira vez este tópico. :oops: Fiquei admirado, porque na minha iliteracia financeira não imaginava o mundo que isto era (muito menos o nível de informação e organização do tópico), e a expressão "baixo risco" sempre me pareceu sinónimo de "baixo rendimento". Para isso, pensava eu, deixo-me estar nos depósitos a prazo.

Passando a uma questão concreta (se já foi discutida peço desculpa e irei procurar a resposta - já passei pelo tópico todo mas dada a extensão e a falta de familiaridade com muitos conceitos muita coisa me escapou):

Reparei que o primeiro lugar do top foi conquistado por outro fundo (PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc). Isso altera a teoria de uma subcarteira principal 66%-24% com "PIMCO total return" e "Templeton global bond"?
 
Mensagens: 357
Registado: 2/9/2011 12:01
Localização: 14

por VirtuaGod » 22/10/2012 0:04

Já vi que tenho muitas coisas a responder. Isto para além de dar um olá aos membros que não sendo novos optaram por começar a participar e já a dar o seu contributo pq pelo que vi dos fundos postados pelo Rick Lusitano gostei bastante (parece-me que pelo menos um desses vai parar à primeira página). Irei olhar com mais atenção amanhã ou Terça e dar o minha opinião mais fundamentada, assim como responder a quem fez perguntas, algumas delas bastante pertinentes :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Fundos de acções

por Midas » 21/10/2012 22:59

Qual a vossa opinião para estes fundos de acções:

:arrow: Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND
Acções EUA Cap. Grande Crescimento

Rent. Anualiz. %
Ano....................12.35
1 ano.................23.52
3 anos anualiz...17.13

Risco (30-09-2012)
Desv.Padrão(3a.)..........11.07 %
Rentabilidade média......18.30 %

Rácio de Sharpe...............1.59

:arrow: Vontobel European Value Eq C
Acções Europa Cap. Grande Crescimento

Rent. Anualiz. %
Ano....................19.38
1 ano.................27.37
3 anos anualiz...14.08

Risco (30-09-2012)
Desv.Padrão(3a.)............8.74 %
Rentabilidade média......13.44 %

Rácio de Sharpe...............1.45

:arrow: Eurizon EasyFund Equity Pharma LTE R
Acções Sector Saúde

Rent. Anualiz. %
Ano....................17.08
1 ano.................29.79
3 anos anualiz...14.97

Risco (30-09-2012)
Desv.Padrão(3a.)............9.90 %
Rentabilidade média......14.03 %

Rácio de Sharpe...............1.34


O Pioneer US Fundamental Growth, baseia-se nos EUA e contém os "gigantes" americanos, perto de 1/3 da carteira alocada no sector tecnológico: Apple; Google; Microsoft; Oracle; Philip Morris Inter.; Coca-Cola.
Apesar de ter um histórico de rendibilidades interessantes, está a corrigir alguns ganhos ultimamente, talvez devido a Apple estar a perder "força" e recentemente com os resultados da Google e Microsoft vai provavelmente perder mais gás.
Pelo que brevemente será um bom ponto de entrada?


O fundo da Vontobel European Value aposta nas empresas europeias, também elas "gigantes", mais de 1/3 da carteira está alocada no sector de bens de consumo defensivos:
Unilever;
Wikipedia Escreveu:It is the world's third-largest consumer goods company measured by 2011 revenues (after Procter & Gamble and Nestlé) and the world's largest maker of ice cream.

Nestle;
Wikipedia Escreveu:It is the largest food company in the world measured by revenues.

Diageo;
Wikipedia Escreveu:It is the world's largest producer of spirits and a major producer of beer and wine.

Anheuser-Busch Inbev;
Wikipedia Escreveu:It is the world's largest brewer with nearly 25% global market share and the third largest FMCG company by firm value.

Philip Morris Inter (EUA);
Wikipedia Escreveu:Philip Morris International Inc. (PMI) (NYSE: PM) is an American global cigarette and tobacco company, with products sold in over 200 countries with 15.6% of the international cigarette market outside the United States.

British American Tobacco;
Wikipedia Escreveu:It is the world’s second-largest tobacco company by sales (after Philip Morris International).


Será este fundo, uma boa alternativa ao fundo Eurizon Consumer Staples, visto que os seguintes activos, são comuns entre ambos, mas o fundo da Vontobel, apresenta melhor rendibilidade em 2012?

Philip Morris Int.;
British American Tobacco;
Anheuser-Busch Inbev;
Diageo;
Nestlé.

Uma das grandes diferenças entre o fundo da Vontobel e o da Eurizon, para além da maior volatilidade do Vontobel, são regiões:

Vontobel European.....90% Europa vs. 8% EUA
Eurizon C. Staples.......27% Europa vs. 53% EUA

A alocação a estas regiões influenciam em demasiado as suas volatilidades e suas rentabilidades (Europa = + risco/+ retorno vs. EUA = - risco/- retorno)?


O Eurizon Pharma baseia-se quase exclusivamente no sector da saúde, mas em vários países, também com grandes empresas, tais como, Johnson & Johnson; Pfizer; Novartis; Merck; Roche; GlaxoSmithKline; etc.
Parece a mim, uma "aposta" mais arriscada, devido a ser um fundo sectorial de acções. Qual a vossa opinião sobre, subscrever este tipo de fundos e mais especificamente um fundo do sector da saúde?


Agradeço desde já, as opiniões sobre estes fundos de acções.

Rui
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por Azul10 » 21/10/2012 22:25

VirtuaGod Escreveu:Até 5k recomendo uma carteira PIMCO :wink: Isso se tivesse nas minhas mãos e eu tivesse com dúvidas ia tudo para PIMCO Diversified Income!!

Não vale a pena fazer muitos filmes. E até 6% de desvio padrão não perdes o sono (a menos que sejas muito conservador mesmo, o que não parece ser o caso om trade em obrigações a o ocasional trade em acções)

O Desvio padrão do S&P é de +/- 15 a 17%. De uma acção individual será potencialmente ainda maior. Acredita que quando desces para 6% de desvio padrão deve chegar. O fundo tem muito menos desvio padrão que as obrigações que tens vindo a negociar com toda a certeza!!

Olhando para a carteira que querias fazer está um pouco confuso, não tens ainda as ideias e o que está por detrás dos fundos bem assente. Compra o PIMCO e começa a analisar os outros fundos. Daqui a 1 ano terás uma melhor percepção de como fazer uma carteira que te agrade.


Obrigado pela sugestão, vai ser o que vou fazer, optar pelo DI ou se quando chegar a altura da verdade tiver segundas ideias fico-me pelo TR.

Sim, talvez estivesse a querer logo fazer uma carteira sem perceber muito bem o funcionamento dos fundo não seja a melhor solução.

Posso dizer que li as primeiras 30 páginas com atenção e já deu para assimilar alguns conceitos e para ver que mesmo em carteiras de baixo risco há uma gestão de emoções a fazer.
Basta ler os comentários de alguns utilizadores que em altura positiva estão confiantes na carteira e depois com as oscilações negativos e à medida que diversas notícias começam a surgir já passam a repensar a estratégia, quando se começa a colocar o dinheiro em causa a gestão das emoções é sempre difícil. É uma lição que já levo juntamente com o gráfico das rentabilidades mensais da página 8 que me preparou em certo modo para o que posso vir a encontrar.

Também peguei em alguns fundos que achei interessantes das carteiras que fui vendo e criei um ficheiro em excel que planeio ir actualizando para me inteirar melhor sem o risco de ter mesmo dinheiro investido. Com simulações também se aprende qualquer coisa e à falta de dinheiro faz-se assim 8-)

Mais uma vez parabéns pelo excelente tópico, não sei se passarei a ser um investidor frequente neste tipo de fundos mas de qualquer maneira já me chamou a atenção e se não for mais vou ser um leitor atento deste tópico.
 
Mensagens: 409
Registado: 4/10/2010 11:29
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dany63, Jonas74, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Tx9262 e 183 visitantes