Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por L.S.S » 5/4/2012 23:33

EuroVerde Escreveu:

(...)A metáfora está a ser partilhada a toda a velocidade nas redes sociais(...)


Que redes sociais são essas e que credibilidade tem no mundo financeiro?

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por EuroVerde » 5/4/2012 23:06

Bill Gross, gestor do fundo Total Return da Pacific Investment Management Co. (PIMCO), uma das maiores gestoras mundiais de obrigações, colocou hoje um comentário no Twitter sobre o que acha em relação à crise da Zona Euro: "a Grécia era uma borbulha, Portugal é um furúnculo e Espanha é um tumor".

A metáfora está a ser partilhada a toda a velocidade nas redes sociais, assinala o "El Economista", acrescentando que Gross fez acompanhar a frase com uma crítica: "Não se pode resolver uma crise da dívida com austeridade e mais dívida".

Recorde-se que as previsões da PIMCO para os chamados "periféricos" da Zona Euro não são muito optimistas. Em geral, a gestora "considera que a Zona Euro é um mercado a evitar e recomenda aos seus clientes que reduzam para zero a sua exposição à Grécia, Irlanda e Portugal", refere o "El Economista".

Além disso, a gestora de obrigações diz que há que ter cuidado com o risco soberano de outros países da Zona Euro, "não só no caso de Itália e Espanha, mas também de França e de outros países mais próximos do núcleo" da união económica e monetária.

Em finais de Fevereiro, Bill Gross tinha já referido que os investidores deveriam adoptar uma estratégia defensiva
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por VirtuaGod » 5/4/2012 15:22

Relembro que o ETF da PIMCO já está a funcionar com base no novo ticker: BOND 8-)

Está a dar uma porrada descomunal a ETF's passivos equivalentes :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por LTCM » 28/3/2012 20:15

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por vset » 26/3/2012 22:32

Mkpt Escreveu:
vset Escreveu:
Mkpt Escreveu:
vset Escreveu:
Olá a toda a malta milionária :-) ,

Com 5000EUR ? Em que broker?

5000EUR deverá ser a posição minima em cada ETF.


E porque é que 5000€ deve ser a posição mínima em cada etf?

Por causa de comissões de compra?
Ora, contas por alto:

Pago $14.56 por cada compra. Se comprar uma posição de $2900, que são uns 2205€ aproximadamente, num determinado ETF, a comissão representa 0.5% do investimento.

0.5% parece-lhe muito?


Viva,

paga $25 em por compra + venda, em que broker?

Cumprimentos.


Não pago $25 por compra + venda.
Pago $14.56 por compra como tinha escrito acima.

A ideia, nos ETF's, não é venda é o muito longo prazo.
Se negociasse montantes já altos iria fazer 'rebalanceamentos' que provavelmente iria ditar a venda de algumas 'acções' de determinados etf's para meter noutros. Mas como o € não é muito, há que fazer a gestão de forma diferente..

Como as comissões de compra+venda não são baratas, em qualquer broker, a ideia é diversificar entre a 7 ou 8 etf's, e depois com o que se vai poupando, ir metendo mais algum naqueles que vão tendo menos valor.
Não é o ideal, o ideal é mesmo ir fazendo os ajustes para manter as percentagens do portfolio em cada etf conforme o determinado/planeado, mas como o dinheiro não abunda vai-se ajustando à medida que se pode.


Boa noite,

que BROKER usa?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por vset » 26/3/2012 22:31

GOD,

obrigado pelas actualizações.

Continua !
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por Pickbull » 26/3/2012 19:53

VirtuaGod Escreveu:Actualização a 26/03/2012

1. Actualização da fiscalidade no primeiro post para 25% (IRS "cobrado" subiu de 21.5% para 25% dos lucros nestes fundos dia 1/1/2012)
2. Ascenção de Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR -LU0280437830 ao TOP
3. Substituição de F&C Global Convertible Bond A EUR Hdg por UBS (Lux) BS Convt Glbl EUR Hdg P-acc devido ao primeiro não estar já disponível no Best. O novo fundo tem mais risco mas mais retorno. Um índice Sharpe semelhante. Recomendação de colocar menos % da carteira obtendo o mesmo efeito. Crédito ao Pickbull pela dica.


Falta-me tb o crédito do ponto 1. :wink:

Estou a brincar. :mrgreen:

Mais uma vez muitos parabéns pelo tópico e um muito obrigado pela disponibilidade que tens tido para todos.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por VirtuaGod » 26/3/2012 17:42

Actualização a 26/03/2012

1. Actualização da fiscalidade no primeiro post para 25% (IRS "cobrado" subiu de 21.5% para 25% dos lucros nestes fundos dia 1/1/2012)
2. Ascenção de Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR -LU0280437830 ao TOP
3. Substituição de F&C Global Convertible Bond A EUR Hdg por UBS (Lux) BS Convt Glbl EUR Hdg P-acc devido ao primeiro não estar já disponível no Best. O novo fundo tem mais risco mas mais retorno. Um índice Sharpe semelhante. Recomendação de colocar menos % da carteira obtendo o mesmo efeito. Crédito ao Pickbull pela dica.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 26/3/2012 0:41

vset Escreveu:e tu já tens pensaste como vais diversificar a tua carteira?


Os fundos da primeira página já fornecem uma razoável diversificação devido à baixa correlação entre eles. Mas de facto ando sempre à procura de formas novas de diversificação e é sempre possível ir mais além. Tenho é que aprender muito sobre o funcionamento de algo e "acreditar" e saber correlações etc antes de me meter em algo novo :wink:

Entre obrigações emergentes/baixa qualidade e acções diversificas muito pouco, por isso é que com os fundos da primeira página dá perfeitamente para estar exposto a risco (e ter correlação positiva com o mercado acionista)!! A dificuldade está em encontrares algo que não está muito correlacionado com nada, ter um crescimento sólido e ter baixa volatilidade :wink:

Não sou de meter 40% de acções numa carteira defensiva :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por minos » 26/3/2012 0:19

VirtuaGod Escreveu:
minos Escreveu:Bom dia, alguém tem alguma opinião sobre este fundo que me foi proposto pelo gestor de conta do banco?

Sociedade Gestora: F&C Management Limited
Fundo de Investimento: F&C EUROPEAN HIGH YIELD BOND A

Minos


Ora bem para analisar um fundo temos de ver duas coisa.

1)É um bom fundo?

2)Serve os nossos propósitos?

A resposta há primeira questão é SIM. É um bom fundo fazendo concorrência ao Pimco High Yield que está na primeira página, embora perca (mas tb parece que tudo perde face a PIMCO).

Analisa a rentabilidade passada mas tb a volatilidade, etc. compara com o PIMCO e vê qual mais gostas. O F&C tem melhores rentabilidades mas tb mais risco.

2) Em relação a esta questão só tu é que sabes responder. Este fundo tem forte correlação com a bolsa, por isso se estás bullish na bolsa/economia, os fundos H.Y. são uma excelente forma de estarmos expostos ao bull market bolsista...


Obrigado pela informação e o tempo dispensado, irei verificar esses dados.

Minos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 254
Registado: 12/9/2007 14:14
Localização: Odivelas

por vset » 25/3/2012 18:08

VirtuaGod Escreveu:Actualização a 24/03/2012

1. Retirei o E.S. Logística da primeira página devido a passar a ser um Fundo Especial de Investimento, significando que não tem mais que "jogar" pelas regras dos reguladores (CMVM, etc...)
2. Substituição do Pictet-Emerging Local Currency Debt-HR EUR - LU0340554327 por Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR -LU0280437830 (Optei por susbstítuição porque são fundos irmãos, como se pode ver pelo nome. Devem haver apenas algumas diferenças que fazem com um deles seja significativamente melhor que o outro)

Esperem mais e significativas actualizações nos próximos 15 dias.

Deixo dois links para os mais interessados nestas andanças ou para aqueles que queiram aprender mais sobre o mundo de investimento que deixam antever algumas alterações:

A Market Lacking Diversification - by MorningStar
On Portfolio Planning - Income Investing in a Low-Yield World - by Rob Williams, Director of Income Planning, Schwab Center for Financial Research


Imagem

GOD,

e tu já tens pensaste como vais diversificar a tua carteira?

Abraço.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 24/3/2012 19:38

crislopes Escreveu:Peço o favor a quem tenha conhecimento das mudanças mais relevantes do fundo ES logistica


Poix, tb não sei o que se vai passar, mas como já podes ver não gostei e vou resgatar os trocos que tenho nesse fundo :| :| :|
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 24/3/2012 19:34

Actualização a 24/03/2012

1. Retirei o E.S. Logística da primeira página devido a passar a ser um Fundo Especial de Investimento, significando que não tem mais que "jogar" pelas regras dos reguladores (CMVM, etc...)
2. Substituição do Pictet-Emerging Local Currency Debt-HR EUR - LU0340554327 por Pictet-Em Lcl Ccy Dbt-R EUR -LU0280437830 (Optei por susbstítuição porque são fundos irmãos, como se pode ver pelo nome. Devem haver apenas algumas diferenças que fazem com um deles seja significativamente melhor que o outro)

Esperem mais e significativas actualizações nos próximos 15 dias.

Deixo dois links para os mais interessados nestas andanças ou para aqueles que queiram aprender mais sobre o mundo de investimento que deixam antever algumas alterações:

A Market Lacking Diversification - by MorningStar
On Portfolio Planning - Income Investing in a Low-Yield World - by Rob Williams, Director of Income Planning, Schwab Center for Financial Research
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 24/3/2012 19:08

minos Escreveu:Bom dia, alguém tem alguma opinião sobre este fundo que me foi proposto pelo gestor de conta do banco?

Sociedade Gestora: F&C Management Limited
Fundo de Investimento: F&C EUROPEAN HIGH YIELD BOND A

Minos


Ora bem para analisar um fundo temos de ver duas coisa.

1)É um bom fundo?

2)Serve os nossos propósitos?

A resposta há primeira questão é SIM. É um bom fundo fazendo concorrência ao Pimco High Yield que está na primeira página, embora perca (mas tb parece que tudo perde face a PIMCO).

Analisa a rentabilidade passada mas tb a volatilidade, etc. compara com o PIMCO e vê qual mais gostas. O F&C tem melhores rentabilidades mas tb mais risco.

2) Em relação a esta questão só tu é que sabes responder. Este fundo tem forte correlação com a bolsa, por isso se estás bullish na bolsa/economia, os fundos H.Y. são uma excelente forma de estarmos expostos ao bull market bolsista...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 24/3/2012 19:01

Mkpt Escreveu:0.5% parece-lhe muito?


Parece... tomando um exemplo de reforço anual (que nem é assim tão pouco tempo) num carteira de 7/8 etf's como falas são 3.5 a 4% de comissões de "reforços".

Por isso sim, acho muito!! Para mim mais de 0.1% ou 0.2% é inaceitável...

Mas a verdade é que não me vejo a pagar mais de 5 usd por ordem. São mais que muitas as correctoras que só cobram isso... Ir abaixo desse valor é que é problemático!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por VirtuaGod » 24/3/2012 18:58

crislopes Escreveu:algum dos presente sabe mais alguma coisa ou teve conhecimento do que se passa?


O fundo vai passar a ser um fundo especial de investimento. Esse fundos podem "quebrar as regras" por assim dizer. Porque querem eles carta branca para quebrar as regras? Não sei... o que eu não percebo não gosto. Dei já ordem de venda do meu logística que estava a acumular 250 de cada vez e vou mudar para PIMCO diversifed income. É um fundo que para mim tem o rácio risco/retorno ideal no momento.

O Logística irá sair do TOP...

Não gostei nada eles mudarem. Pode não querer dizer nada, mas nunca perdi nada em ser cauteloso. Com tantos e bons fundos não me interessa correr riscos desnecessários.

Não percebo não invisto, tão simples como isso!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por crislopes » 24/3/2012 18:56

crislopes Escreveu:Boa noite,

tive conhecimento através de um mail do Best, que o fundo ES Logística sofreu alterações, acho até que quem quiser fazer o resgate agora mesmo que ainda nao tenha passado um ano apos a subscrição o pode fazer sem pagar nada com a operação.

algum dos presente sabe mais alguma coisa ou teve conhecimento do que se passa?

obg
Clopes


Boa tarde,


Peço o favor a quem tenha conhecimento das mudanças mais relevantes do fundo ES logistica, que as possa aqui divulgar.

obrigado
Cris
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2011 23:01
Localização: 16

por VirtuaGod » 24/3/2012 18:52

fp75 Escreveu:Ok, obrigado pelas sugestões.
Agora só me resta decidir se vou investir nos dois ou apenas num deles...


Recomendo a leitura dos posts (links na primeira página) da subcarteira Pimco+Templeton que está neste momento a menos de 1% do máximo histórico (atingido já este ano)!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 24/3/2012 19:09, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Sr_SNiper » 24/3/2012 5:26

Eu pago 5EUR compra + 5EUR venda em cada ETF.
Mas só tenho negociado ETF´s negociados em Paris...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Mkpt » 24/3/2012 0:40

vset Escreveu:
Mkpt Escreveu:
vset Escreveu:
Olá a toda a malta milionária :-) ,

Com 5000EUR ? Em que broker?

5000EUR deverá ser a posição minima em cada ETF.


E porque é que 5000€ deve ser a posição mínima em cada etf?

Por causa de comissões de compra?
Ora, contas por alto:

Pago $14.56 por cada compra. Se comprar uma posição de $2900, que são uns 2205€ aproximadamente, num determinado ETF, a comissão representa 0.5% do investimento.

0.5% parece-lhe muito?


Viva,

paga $25 em por compra + venda, em que broker?

Cumprimentos.


Não pago $25 por compra + venda.
Pago $14.56 por compra como tinha escrito acima.

A ideia, nos ETF's, não é venda é o muito longo prazo.
Se negociasse montantes já altos iria fazer 'rebalanceamentos' que provavelmente iria ditar a venda de algumas 'acções' de determinados etf's para meter noutros. Mas como o € não é muito, há que fazer a gestão de forma diferente..

Como as comissões de compra+venda não são baratas, em qualquer broker, a ideia é diversificar entre a 7 ou 8 etf's, e depois com o que se vai poupando, ir metendo mais algum naqueles que vão tendo menos valor.
Não é o ideal, o ideal é mesmo ir fazendo os ajustes para manter as percentagens do portfolio em cada etf conforme o determinado/planeado, mas como o dinheiro não abunda vai-se ajustando à medida que se pode.
 
Mensagens: 162
Registado: 5/5/2011 12:11
Localização: 15

por vset » 23/3/2012 23:21

Mkpt Escreveu:
vset Escreveu:
Olá a toda a malta milionária :-) ,

Com 5000EUR ? Em que broker?

5000EUR deverá ser a posição minima em cada ETF.


E porque é que 5000€ deve ser a posição mínima em cada etf?

Por causa de comissões de compra?
Ora, contas por alto:

Pago $14.56 por cada compra. Se comprar uma posição de $2900, que são uns 2205€ aproximadamente, num determinado ETF, a comissão representa 0.5% do investimento.

0.5% parece-lhe muito?


Viva,

paga $25 em por compra + venda, em que broker?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por minos » 23/3/2012 22:20

Bom dia, alguém tem alguma opinião sobre este fundo que me foi proposto pelo gestor de conta do banco?

Sociedade Gestora: F&C Management Limited
Fundo de Investimento: F&C EUROPEAN HIGH YIELD BOND A

Minos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 254
Registado: 12/9/2007 14:14
Localização: Odivelas

por Mkpt » 22/3/2012 12:56

vset Escreveu:
Olá a toda a malta milionária :-) ,

Com 5000EUR ? Em que broker?

5000EUR deverá ser a posição minima em cada ETF.


E porque é que 5000€ deve ser a posição mínima em cada etf?

Por causa de comissões de compra?
Ora, contas por alto:

Pago $14.56 por cada compra. Se comprar uma posição de $2900, que são uns 2205€ aproximadamente, num determinado ETF, a comissão representa 0.5% do investimento.

0.5% parece-lhe muito?
 
Mensagens: 162
Registado: 5/5/2011 12:11
Localização: 15

por crislopes » 21/3/2012 23:28

Boa noite,

tive conhecimento através de um mail do Best, que o fundo ES Logística sofreu alterações, acho até que quem quiser fazer o resgate agora mesmo que ainda nao tenha passado um ano apos a subscrição o pode fazer sem pagar nada com a operação.

algum dos presente sabe mais alguma coisa ou teve conhecimento do que se passa?

obg
Clopes
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2011 23:01
Localização: 16

por vset » 21/3/2012 20:35

Mkpt Escreveu:Sim, com alavancagem consegue-se mais, mas como refere pode causar alguns problemas de saúde.. :)

O que referi era mais com base no investir, fazer 'rebalanceamento' das percentagens investidas em cada produto/sector 1 ou 2 vezes por ano e, já agora, convém também ir metendo mais algum do que se vai poupando.
É estratégia bastante simples e fácil de ter bom retorno para quem não percebe 'de investimentos' a sério e não quer apanhar uns sustos de vez em quando, bastando perder uns 20/30 minutos anuais para ir fazendo a gestão das percentagens de investimento em cada sector.

Mesmo quem não faça alavancagem, neste tipo de investimento a longo prazo, também não é bom andar 'sempre em cima' das rentabilidades, porque há alturas em que também a coisa parece não correr muito bem e pode haver tentação de passar a estratégia de tentar adivinhar topos e fundos o que é muito errado.
A ideia é só fazer rebalanceamentos 1 ou 2 vezes por ano, não se assustar ou não entrar em euforia com percas/ganhos e deixar o investimento 'correr'.

Julgo que o LTCM deve ter uma opinião semelhante a esta, mas é só para reforçar a quem não leu sobre a mesma de que no longo prazo pode-se enriquecer...:) ..demora, têm que trabalhar [para amealhar para investir mais um pouco], mas com o tempo chega-se lá .. E sem necessitar de grandes estudos ou trabalho para saber como investir.


Com a alavancagem 'chega-se a rico' mais depressa, mas também com mais preocupações... e quem não souber realmente controlar emoções corre risco de não chegar lá e perder muito em vez de ganhando aos poucos..

Pessoalmente até poderei vir a alavancar, mas tenho que Oller mais e pensar se serei racional o suficiente para isso...


Olá a toda a malta milionária :-) ,

Com 5000EUR ? Em que broker?

5000EUR deverá ser a posição minima em cada ETF.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Barão de Soestrova, Bing [Bot], daininho, hugob0ss, Lisboa_Casino, malakas, papamericano, PAULOJOAO e 188 visitantes